Exército dos EUA vai se livrar de todos os seus helicópteros Black Hawk UH-60A até 2024
Oficiais generais do Exército dos EUA (US Army) disseram ao Subcomitê de Serviços Armados do Senado em 2 de abril que o Serviço vai alienar seus helicópteros UH-60A (Alpha) até 2024.
Em resposta a uma pergunta do senador Richard Blumenthal, o tenente-general Paul Ostrowski, diretor militar principal do secretário assistente do Exército e diretor do Corpo de Aquisições do Exército, disse que o Exército dos EUA planeja se livrar de todas os seus UH-60 modelo A Black Hawks da Guarda Nacional no ano fiscal de 2022 e da força ativa em 2024.
Durante uma audiência no Comitê de Serviços Armados do Senado, o tenente-general Paul Ostrowski também acrescentou que, até 2024, todos os helicópteros modelo Alpha estarão fora das forças ativas também.
O primeiro UH-60A foi aceito pelo US Army em 1978 e entrou em serviço em 1979, quando foi entregue aos componentes de aviação da 101ª e 82ª Divisão Aerotransportada.
O modelo Alpha do Black Hawk tem sido o helicóptero utilitário da linha de frente do Exército dos EUA há 40 anos.
Desde então, o Black Hawk acumulou mais de 9 milhões de horas totais de frota e apoiou soldados em todas as principais operações de contingência executadas pelo Exército, incluindo Granada, Panamá, Iraque, Somália, os Bálcãs, Afeganistão e todo o Oriente Médio.
Hoje, o UH-60 Black Hawk compõe a maior frota de asa rotativa do US Army, com mais de 2.100 aeronaves no inventário atual. Como a produção do modelo H-60M mais atual continua, ao longo dos próximos anos, o Exército irá alienar suas aeronaves UH-60A e L remanescentes, para serem substituídas por 760 UH-60Vs.
“No futuro, a intenção é também converter todas as aeronaves Lima em modelos Victor”, disse Ostrowski. “Entre Mikes e Victors, na década de 2030, teremos feito a transição tanto da ativa quanto da Guarda Nacional para os modelos Victor ou Mike dentro do nosso Exército.”
FONTE: Defence Blog
Não faço ideia das condições de conservação desses modelos, mas se forem boas e passíveis de uma modernização seria uma ótima oportunidade. E se vierem falar que é sucata, sim, essa sucata eu quero
Mestre Overandout, saudações! Vou aproveitar que seu comentário está logo no inicio para dar alguns “pitacos”! De forma algum essa seria uma boa aquisição para nossas Forças Armadas, realmente estão no “osso”, pois combateram no Iraque (deserto e quente) Afeganistão (deserto, quente e alto). O modelo “A” tem serias deficiências para operar no clima quente, como está submotorizado em climas quentes opera com capacidade menor de carga e alcance. Se não me engano já se cogita substituir os 4 do EB que operam no CMA. A troca das turbinas foi o maior upgrade do modelo “A” para o “L” e para esse upgrade teve que ser profundamente reprojetado! Portanto atualização não existe no que é mais importante para nós! O EB sabiamente quer adquirir helicópteros novos com o que é mais importante: Contrato de manutenção, se possível para toda vida operacional (ex. KC-390 Portugal). A maior virtude do UH-60 A era justamente sua capacidade de desdobramento, fora projetado para ser facilmente transportado no C-130 (KC-390) uma virtude que seus sucessores perderam! Vejam pelo texto que os primeiros usuários do US Army foram justamente as 101ª e 82ª Divisões Aerotransportadas.
Saudações, Pedro! Por favor, amigo está ótimo, deixo o “mestre” para os mais conceituados aqui do fórum hahaha No mais, grato pelas informações
Pedro, os H-60 do EB são da versão L e não da A.
Corrigindo meu post: Como os BH do EB foram entregues em 1997, eu me confundi. Eu pensei que eram H-60L, visto que a versão A foi fabricada até 1989. Mas, procurando melhor, vi que esses helis do EB são S-70A…logo, são equivalentes aos UH-60A do US Army, etc.
Devem estar usados até o osso. São o carro chefe da US Army em se tratando de asas rotativas , mas, quem sabe não teem uns menos detonados e passíveis de modernização pra vender baratinho pro mano do Sul (não esquecer dos Abram’s hein).rs
Os Abrams iam requerer uma cadeia imensa de logística e manutenção, principalmente da sua turbina, isso tudo pra ficarem extremamente limitados pelo nosso terreno e malha ferroviária/rodoviária, não acho que nossa prioridade pra MBTs seja tanta, embora realmente seja necessário trocar esses Leopard e M60
Isso, a manutenção , com treino e ferramental, é mole pra turma do Pq R Mnt/5 que tira de letra. Sobre o peso do Abram e o resto dos MBT’s da atualidade, já se discutiu a exaustão.
Na minha opinião o único problema seria mudar a doutrina de avanço de campo pelo que eu ouvi os soldados não podem ficar próximo ao carro devido ao calor mas pela acessibilidade e quantidade disponível aliado ao nível tecnológico acho que daria tranquilamente para adotar toda a cavalaria próximo de 400 veículos levando em consideração um estudo para uma unidade no norte do país.
Isso do calor da turbina e mito. Esta cheio de videos no youtube de soldados próximos ao tanque. Quanto ao peso, tem amigos que comentam se se dar por conta que todos os blindados novos são nessa faixa de peso. Quanto aos Helicópteros, e bem provável que venham alguns sim, ate pq se trantando de sucatas temos coisa bem pior aqui kkkk. Certamente viram modernizados a um preço bem convidativo. Afinal o Tio Sam tem que se livrar disso tudo.
André, nossos Leo 1A5 dão baixa a partir de 2027. Provavelmente compraremos MBTs usados, que precisarão ser retrofitados antes de entregues. No meu entendimento, a ´procura por novos MBTs deve estar entre as nossas prioridades, se não quisermos passar um tempo desfalcados.
verdade nao podemos esquecer o M1 Abrams que se for mesmo adquirido via FMS viria ja modernizado, com toda sorte de ferramental, equipamentos, manuais e outros meios para facilitar sua manutenção e assim, os RCB poderiam aposentar os M60A3 de vez.
Sinceramente prefiro não comprar, seria uma opção temporária e daqui a alguns anos ter que ir ao mercado de novo.
A médio e longo prazo sai mais caro do que comprar um novo.
As Forças Armadas Brasileiras poderá tirar proveito dessa oportunidade de ouro que surge no mercado.
Algumas centenas será bem vindo para o Brasil.
Desde quando recolher lixo é oportunidade de ouro?
Para alguns não serve, mas para outros serve.
Vai ver tenha alguns com vida útil boa ainda, quem sabe o Brasil compre
Bom par NÓS vamos ter uma frota via FMS, que boa noticia…
Me dê papai
E Outro dia saiu noticia da retirada metade dos apaches e agora essa noticia …
As constante compras e vendas da industria de defesa deve ajudar muito a economia americana a se manter, por isso tem sempre novas compras e muitos contratos anualmente e deve se isso pra justificar tantos gastos por equipamentos novos.
Por outro lado, o Brasil pode com o tempo e com recursos limitados tentar comprar via FMS três ou quatro dezenas desses helicópteros escolhendo a dedo sempre os melhores para a FAB e para o EB e modernizar se necessário.
04/04/19 – quinta-feira, bnoite, porque ao invés de adquirir usados, não compramos os AT-129, da Turquia, Helicópteros muito bem armados, manutenção barata e uma cópia melhorada dos Mangusto Italianos.
Tem a questão política tbm Vovozao. E como o helicóptero tem componentes de várias nacionalidades pode dar chabu e ficarmos no prejuízo por embargos aos turcos por parte de alguma destas nações.
TOMCAT4.0 – estou levando em consideração, porém, ele é apenas uma cópia licencia do Mangusto Italiano, temos ótimo contato com os Italianos, só que os Turcos custam mais barato que os originais.
Vovozão, quando o helicóptero não é made in USA aparece vários motivos para não comprar, agora quando é uma sucata velha vinda dos EUA não tem problema algum, pois aqui a gente gosta de reformar sucata.
Se não vai de italiano, vai de russo…qual é o problema? se for americano também(minhas opiniões). Depende das FFAA e de suas disponibilidades financeiras e acima de tudo negociação, pois é o que falta.
Grande abraço Sr. Kommander. desculpe a intromissão.
concordo. Na vdd o que deveria fazer é parceria como o FX-2. Fortalecer a industria nacional. Países de vergonha fazem isso.
E é superior ao mangusta…
Sr. Tomcat , a versão italiana seria mais compatível então. e como me referi acima tudo vai depender do preço e… grande abraço.
E por embargo dos USA não ficamos no prejuízo? quem tomou prejuízo quando o tucano não pode ser vendido para a Venezuela por embargo dos norte-americanos?
Ou seja embargo dos USA pode e é aceitável, da Turquia é chabu.
“bnoite, porque ao invés de adquirir usados, não compramos os AT-129, da Turquia, Helicópteros muito bem armados, manutenção barata e uma cópia melhorada dos Mangusto Italianos” .
Vovozão, concordo com você, deveríamos ir de T-129 ATAK…
É sabido que o EB quer adquirir um lote de 26 Bell AH-1W para implementar doutrina.
Bem, se é para iniciar doutrina, por que ao invés de adquirir 26 aeronaves usadas, não adquirem 12 aeronaves turcas novas?⁉️
Depois em uma oportunidade futura, adquira mais unidades do helicóptero.
Lembrando também que o Brasil assinou um acordo de cooperação na área de energia, tecnologia, defesa entre outros.
Muito bem colocado, concordo. Entretanto: preço, manutenção, custo/benefício. Depende das FFAA. Bem lembrado, esperar para ver. Tomada de decisões. Grande abraço.
Financiar o imperador endorgan?
Seria uma boa opção, porém a versão italiana não seria melhor? Mesmo assim, válido. Concordo com o sr. Vovozão. apenas uma ressalva: o preço. já o Blac Hawk pode compensar se estiverem em bom estado. Peças e manutenção existem aos milhares. O MI 35 poderia ser uma outra opção, se já foi colocado haverá uma fábrica em Minas para manutenção. Fica a critério das FFAA.
Vovozao,
O T129 Atak é um helicóptero novo e deve custar assim olhos da cara e apesar de nao saber valor exato, ACho que com o dinheiro para comprar 1 deles daria pra comprar e modernizar 2 ou mais usados
Alem disso, o helicóptero blackhawk-UH-60 é de transporte enquanto o T129 Atak é de ataque então não da para comprar um pelo outro porque sao totalmente diferentes.
Refaça suas contas. Está provado matematicamente que a longo prazo sai mais caro manter um equipamento usado do que adquirir um novo.
Esse pessoal que defende aquisição de usados não se contentou com o FOX (Nae- São Paulo), Só foi despesas e o tal porta aviões acabou indo para o lixo, sem nunca ter funcionado. O mesmo aconteceu com os caças tampões (mirrage)a adquiridos pelo Lula enquanto decidia o FX2- não duraram cinco anos e foram para o lixo.
O nome antigo desse NAE era Foch.
05/04/19 – sexta-feira, btarde, Sr Paulo Costa, entendi sua postagem, entretanto, segundo postagens anteriores o EB estava adquirindo os aviões ”shefa” (8) para transporte no norte do Brasil, por eles serem mais econômicos, e, que pensavam nos ”cobras” para ataque principalmente na fronteira norte, então coloquei o T129 como de ataque e novo, e, também sabemos que os UH em algumas ocasiões são.usados para ataque, possuem disponibilidade para isso. SDS
Porque não tem dinheiro, porque aquele clone de pizza italiana não tem escala de produção e finalmente, se ainda restar vida inteligente no Cavex, estes poucos saberão que comprar helicópteros de ataque, ou absorvente feminino do Erdogam, lá pelas tantas, na primeira fanfarronagem que ele fizer, o EB vai ficar com os Hélis na “chon” e as mulheres em apuros.
Foi o que eu disse ,com outras palavras, mais acima!!!
O T129 é o resultado da integração de aviônicos de alta tecnologia desenvolvidos pela Turquia, aliados à grandes modificações na estrutura e sistemas de armas da comprovada plataforma AgustaWestland A129.
Em 22 de junho de 2008, o acordo entre a TUSAS Aerospace Industries (TAI) e a AgustaWestland entrou formalmente em vigor.
Sob o acordo, a TAI desenvolveu um computador de missão local, aviônica, sistemas de armas, suítes de autoproteção e os sistemas de orientação montados em capacete.
A Tusaş Engine Industries (TEI) fabricará os motores LHTEC CTS800-4N sob licença.
Sob o acordo, a Turquia tem direitos totais de marketing e propriedade intelectual para a plataforma T129; a Turquia também pode exportar a plataforma para terceiros, excluindo a Itália e o Reino Unido.
No entanto, a turbina LHTEC CTS800-4N do T129 dá aos Estados Unidos o poder de veto sobre qualquer venda de exportação em potencial.
Pelo que o texto diz, os turcos são totalmente independentes, há não ser pelas turbinas, duvido muito que os americanos que agora querem se aproximar do Brasil, travar uma venda por causa das turbinas, que poderiam ser até arranjadas pelos italianos.
Os EUA mantém uma produção quase como se estivessem em guerra de maneira constante. Existem cálculos de quantidades necessárias para que as linhas de produção de itens importantes permaneçam sempre operando no mínimo, mas sem parar. O FMS não é realmente bom para a economia americana no sentido pleno(dar lucro), ele na verdade serve para reduzir o gasto. É melhor vender amortizando juros do que não vender e, para manter a máquina rodando e sempre pronta para a guerra, tem que vender, não existe outro jeito.
A finada URSS também produzia como se estivesse em guerra até o seu final, contudo, era incapaz de absorver realmente os custos ou mesmo amortizá-los como os EUA.
Note: o que é bom para um país não é necessariamente o que é bom para indústrias específicas como a de defesa. Os 700 bilhões de dólares anuais são total e absolutamente insustentáveis num orçamento anual que gera déficits ridículos na casa dos 779 BILHÕES de dólares(2018).
Se os EUA fechassem todas as suas forças armadas ainda estariam se endividando em 80 bilhões por ano(desconsiderando dividendos do próprio setor, famosa conta de padaria).
Quem sustenta a economia americana é o seu governo. Ou comprando ou forçando outros governos a comprar. Aqui o Governo quer jogar tudo para iniciativa privada Se quer tanto seguir a linha americana deveria apoiar a industria nacional. Para alguns melhor ajudar a economia nacional…de lá.
Hmmm, cheirinho de sucata. Só esperando pelos “pode mandar que é nosso”.
Olha a xepa!!!!
Qual a solução espertalhão? Comprar novos com poucos recursos?
Alguém em sã consciência trocaria um carro novo (zero Km) por dois usados?
Carro usado só dá despesas e problemas, na hora em que precisamos dele o bicho falha. Imaginem um avião ou helicoptero de ataque. É colocar a vida dos pilotos em risco.
Lembrem dos aviões comprados pela marinha Skyhawk – chamado aqui de AF-1, só deram despesas e não serviram pra nada, pois já vieram obsoletos.
Discordo que usado só da despesas e problemas rsrsrs.
Acho que depende muito do cuidado na hora de comprar e de manter…
Meu Fiat Palio ELX 1.4 2006/2007 que comprei usado com 142.000km rodados (está agora com quase 190.000km) está firme e forte, funcionando redondinho rsrsrs, nesse meio tempo, só fiz as manutenções necessárias, no tempo indicado trocando as peças desgastadas por peças de boas marcas e de boa procedência em mecânico conhecido e com boas referências na cidade.
*Óleo só o recomendado pela montadora 😉 .
É um carro que roda todo dia dentro da cidade para trabalho e em alguns fins de semana ainda pega estrada de terra xD .
Quanto aos A-4 SkyHawk, eu os defendo pois além de serem excelentes aeronaves de combate, trouxeram de volta para a MB a aviação de combate de asa fixa, e sendo todas as unidades planejadas devidamente modernizadas e armadas, de modo que possa utilizar todo o desempenho possível dos sensores, vejo como um ótimo vetor para dar apoio ao CFN, fazer defesa aérea da frota e de bases costeiras, além de interdição marítima de longo alcance.
Que a “xepa” seja dos russos,é isso que ele quer.
Se tu quiser pode comprar novo e doar para as forças armadas, já que critica tanto, quem sabe tu te mexe e ajuda!!!
Já não basta eu pagar imposto, agora ainda tenho que doar H60 para as FA? Se as FA gastassem com equipamentos novos metade do que ela gasta com pensões e aposentadorias, com certeza não estariam no estado atual.
ela gasta com o que pode gastar, com o dinheiro que dispõe, se tu acha ruim vai cobrar em quem tu votou!
Vou cobrar de quem usa dinheiro público, pois nã pago dezenas de imposto a toa! Agora as FA são blindadas, ninguém mais pode criticar? Se tu gosta de ostentar velharia, problema teu!
se tu nao gosta vai pra outro lugar! então vai la e cobra ao invés de ficar de mimimi
Sabes nada !
Com todo respeito Sr. Kommander. Entendo sua revolta pois também pago impostos, porém sobre aposentadorias e pensões está tudo sendo sanado. Houve leis de 2003 que mudaram as regras e com a reforma novas regras serão ditadas. Acredito que haverá um número maior de praças e oficiais temporários já incluídos no INSS. E os R1 também, mas isso leva tempo. Voltemos ao ponto sobre os melhores heli de ataque. Saudações. e desculpe.
Nada, Sérgio. Comentários que venham para somar ao invés de palavras vazias são muito bem vindos.
Sds
Realmente, comentarios vazios nao servem pra nada!!
Esta é a questão ! Certamente em nenhuma outra força armada esta aberração acontece , já que vivem agarrados no saco dos americanos , deviam também querer copia-los em sua previdência militar , procurem saber ,a nossa como a de todas as castas corporativistas desta Republica de Castas Corporativas , não têm similar no mundo , nossas castas vivem no melhor padrão de vida mundial e quando se aposentam , melhoram ainda mais de vida , Coisas do Brasil . Enquanto isso o homem brasileiro que trabalha e produz , Coitado , recebe a mesma resposta que o filho do Bolsonaro deu ao HAMAS !!
Solução para você é trocar helicóptero russo velho por carne. Ou então comprar helicóptero francês com MGB bichada……
Aí pode né?
A renovação da AR de tubo via FMS caiu no esquecimento. Ninguém mais comenta.
…da artilharia auto rebocada, quis dizer.
Acredito que não caiu no esquecimento. Esperemos. Boa aquisição seria nesse momento. Concordo. Grande abraço.
Por um lado….é uma das primeiras versões, da década de 70. Então devem ter sido usados até o osso.
Por outro lado, pelo que eu entendí do texto, não são helis do US ARMY, e sim da Guarda Nacional. Então talvez não sejam tão
rodados´´ assim.
Digamos que eles estejam em bom estado e nossas FA´s tenham interesse. Valeria a pena comprar mais Black Hawnks, ou mais Super Cougars?
Eu apostaria nos Blackhawks
Os BH com certeza! Mas BH novos ou semi-novos, não essa sucata de 30 anos.
De acordo, concordo com o Sr. Wilber. Se for da Guarda nacional, pesquisar não custa. Grande abraço. Sou a favor de ter Heli para diversos propósitos. MI 35, Mangusta Italiano, Black Hawk… Depende das FFAA e do dinheiro e negociação. reitero saudações.
Não custa nada ir lá e dar uma olhada, mesmo que por alto, pra ver o estado dessas células.
Porém, se forem mesmo as primeiras versões da década de 70, mesmo que os americanos nos deem esses helis de graça, é provável que tenhamos que pagar uma boa quantia em modernizações. Aí é a hora de estudar se valerá a pena ou não. Mas isso quem vai decidir são os entendidos do assunto nas nossas FA´s.
Mas eu queria mesmo eram aqueles AH-1Z Viper no EB…
De acordo com o Sr. Wilber. Reitero saudações.
A Versão Alpha já está no osso , mas a Lima dá pra fazer uma vistoria e pegar uns 30, sendo 20 para o EB e 10 para a FAB.
Vai se livrar? Quem é o propineiro que escreveu essa pérola aí em cima?
Cheirinho de sucata no ar! Nada que uma mão de tinta e uma soldinha qui e ali de jeito!!
Certamente estão melhores do que todo os UH-1H que voam pelo mundo.
Ter dinheiro disponível é muito bom né ? Os caras trocam tudo sem preocupação financeira. Mas falando do Brasil, acredito que alguns seriam úteis nas fronteiras da Amazônia.
Perfeito. De acordo com o Sr. Veiga.
É incrível ver aqui neste blog brasileiros ditos patriotas com pires na mão implorando migalhas que possam cair da mesa de jantar do Tio Sam.
Cada figura que tem aparecido por aqui $#@#$.
Pois é, uma coleção incrível de figurinhas, e pior quando querem politizar tudo.
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Enfim,
Helicópteros para a guerra moderna nunca são ruins. E esses são de um ótimo tamanho e de performance já mais que provada.
Se o preço deles valer a pena com as reformas que precisarão (se ficar uma pechincha) que comprem o máximo possível.
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Vejam a importância deles, exemplos: Numa guerra em que estradas e pontes forma bombardeadas eles são valiosíssimos para transportar feridos, alimentos, remédios, armas etc, entre a população e tropas, entre lugares isolados de transportes sobre rodas.
A mesma importância há para ajudar barcos e navios a deriva, ou sem onde atracar, que ficaram ancorados no mar, após a destruição de portos.
Ou seja, numa guerra, com infraestrutura de transportes destruída ou cheia de interrupções, eles são a mão na roda, principalmente atrás das linhas de combate.
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Se der… Quantos mais vierem, até para ficarem guardados, melhor. A meu ver possuem muito mais vantagens e utilidades que os tais Abrams… Pois ajudariam, numa guerra, a manter as coisas funcionando entre os civis. E com todas as tropas abastecidas.
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Temos quantas centenas de helicópteros nas nossas FFAA? Nenhuma, 1, 2?
Se for pechincha aproveitem.
Disse tudo. perfeito. concordo com o Sr. Farroupillha. São para diferentes serviços e isso é de suma importância. Parabéns. grande abraço.
Luiz Trindade é outro nick fake news no Toinho Kings.
EB deveria ter 100 desses e a FAB 60/80, todos do modelo M.
Mas os A na faixa ajudava muito.
Muito melhor usar a grana pra fomentar investimento aqui e mesmo que demore uma década pra produzi um “gaviãozinhopreto”, do que financiar bilhões pra pagar ativos esgotados e sem retorno.
Ola Fulcrum. Seria uma pena se investissem em um projeto de um helicóptero nacional e depois vendessem a fábrica para alguma multinacional ou estatal estrangeira.
ouch, é isso mesmo. ?
Camargoer são só negócios, faz parte do sistema capitalista.
Os acionistas decidiram fazer a venda e o governo aparentemente também decidiu, então não tem muito o que fazer.
Sempre vai ter quem ache que foi um bom negócio e sempre vai ter quem ache que foi um mal negócio… é impossível agradar a todos.
Caro Alex. Considerando o interesse estratégico para a defesa de algumas tecnologias, preciso concordar com você que não seria adequado deixa-los nas mãos da agentes privados. Assim, parece adequado desagradar os setores do mercado e criar uma estrutura industrial de defesa estatal cujo objetivo não seja o lucro dos acionistas, mas os interesses do Estado.
Na sua avaliação, após a aquisição da Bombardier pela Airbus, quanto tempo você avalia que a EMBRAER suportaria a concorrência?
Qual governo tentou criar uma estrutura industrial de defesa Estatal?
Parece-me que só Getulinho começou a trilhar nessa direção. Nem mesmo no Governo Militar houve uma “vontade decidida”, a menos da EMBRAER, que parece-me foi mais um ato heroico de uns poucos, do que um verdadeiro plano para estruturar uma base industrial de defesa.
Tenho dúvidas.
Caro Edson. Quando o Fulcrum mencionou a opção do governo em um projeto nacional, lembrei haveria o risco de perder todo o investimento caso houvesse uma venda da empresa. Como o Alex lembrou que isso seria uma decisão soberana dos proprietários, o único modo de garantir que essa empresa atendesse aos interesses das forças armadas seria que ela fosse uma estatal. Caso contrário, teremos que vender milhões de toneladas de minério de ferro, soja e sandálias havaianas para adquirir via FMS excedentes dos exército americano. Acho que não haveria dúvidas sobre isso.
A tese do Camargoer é muito interessante. Realmente seria o desejável o desenvolvimento de tecnologia caseira, mas, pelo menos no campo da defesa militar isso só funciona em uma economia como a americana que é voltada para a defesa e a guerra, com o povo em geral apoiando as forças armadas. No Brasil, do jeito que as coisas são, quem vai investir em um projeto de bilhões para depois as FFAA comprarem 10 ou 20 unidades? Na verdade somente o governo brasileiro pode fazer esse tipo de investimento, porque não espera lucro. Então, dentro da nossa condição econômica e cultural, o governo tem que investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que podem ter aplicação militar e civil. Deve ser fomentada uma cultura de cooperação com as universidades e centros de pesquisa passando por cima do ranço ideológico de todos os lados. Com isso, se for necessário investir em um projeto caseiro, vão existir condições. inclusive material humano para fazer isso mais fácil. Fora disso, o negócio vai ser fazer bons negócios de oportunidade mesmo. O que não quer dizer que esses BlackHawks o sejam. Devem estar no osso. Bom pros americanos que podem praticamente trocar toda a sua aviação de asas rotativas enquanto a gente luta pra manter voando o que a gente tem.
Pois é Camargoer, parece-me que os excedentes do exército americano, via FMS, não requerem tanto esforço assim.
Aliás, parece que só suco de laranja já bastaria.
Logo, penso que há muitas dúvidas sim. E é sempre agradável discuti-las.
Saudações
Caro Edson. Com uma agradável ironia, lembro que o concorrente direto do suco brasileiro (30% do mercado mundial) é a Florida (10%). pertinho da China (8%). O preço do suco concentrado US$ 2,3 mil por ton também não refresca, ao contrario de uma jarra de suco natural fresquinho.
Camargoer
SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de suco de laranja do Brasil para os Estados Unidos somaram um volume recorde de 306,7 mil toneladas (FCOJ equivalente) entre julho e maio da temporada 2017/18, alta de 86 por cento em relação ao ano mesmo período do ano anterior, ainda sob influência da quebra de safra da Flórida no último ano, informou nesta quinta-feira a CitrusBR.
Em faturamento, os embarques do Brasil para os Estados Unidos totalizaram 544,9 milhões de dólares, 80 por cento a mais do que no mesmo intervalo da safra 2016/17.
Para FMS, 1/2 bilhão de US$, acho que dá um bom suco!
https://extra.globo.com/noticias/economia/exportacao-de-suco-de-laranja-do-brasil-para-os-eua-atinge-recorde-22779492.html
Caro Edson. O suco de laranja é uma importante commoditie de exportação, mas representa apenas 1,2% das exportações brasileiras, igual as exportações de ouro. A soja representa 12% das exportações, seguida minério de ferro (9,2% lembrando que a Vale vem sonegando impostos há anos) e então petróleo (7,9%) e açúcar (5,2à %). Mais de um terço das exportações brasileiras são commodities de baixo valor agregado. Existem vários modelos econômicos, como este baseado na exportação de commodities e importação de produtos industrializados defasados. Outro seria de exportador de produtos industrializados de baixa complexidade para países não industrializados. Um terceiro seria o de exportador de produtos industrializados de alta tecnologia (eletrônicos e medicamentos, por exemplo). Todos são válidos, apresentam vantagens e desvantagens relativas. A pergunta seria qual deles integrará 200 milhões de brasileiros à economia ao invés da exclusão de 1/3 deles?
Então compramos os AMX com preço de F16 para uma certa empresa adquirir e desenvolver tecnologia para supostamente fortalecer a indústria aeronáutica nacional e depois de um tempo ser vendida para uma empresa estrangeira e agora vamos repetir tudo de novo com a promessa do Gripen NG
Caro Elton. Vejo uma enorme diferença entre uma empresa estrangeira que se instala no Brasil, constrói uma fábrica nova, cria empregos e amplia a produção industrial. Com sorte, ainda colabora com a balança comercial. Por outro lado, tem uma outra situação na qual uma empresa estrangeira (as vezes até uma estatal) adquire uma empresa no Brasil, mantem o mesmo nível de produção ou até fecha alguma coisa para não concorrer com a matriz, e no fim, remete lucros e dividendos para fora. Pior é a matriz estrangeira que adquire uma rede de serviços no Brasil porque nem produção existe. Adquirir ações em baixa e vende-las na alta não pode ser visto como investidor. A participação do setor industrial no PIB do país é hoje menor do que era antes de JK.
Elton, épocas diferentes e contextos diferentes…
Caro Alex. Concordo com você que os contextos são diferentes, mas o Elton apontou questões pertinentes. Creio que não seria adequado fazer uma comparação direta, mas seria imprudente achar que agora vai dar certo.
Camargoer, parto do pressuposto de que aprenderam lições importantes ao longo do tempo decorrido, sem contar que a sistemática do acordo com a SAAB é bem diferente e de todo modo a Embraer Segurança e Defesa não faz parte do acordo, sem contar que a Boeing de certo já domina toda a tecnologia que adquirimos e muito mais… é mais fácil a Boeing ficar com receio de pegarmos tecnologia deles e trazer para cá.
Considerando as enormes diferenças da industria aeroespacial e naval, o modelo adotado pela MB para a construção dos submarinos parece ser uma boa alternativa para o fornecimento de equipamentos para o ministério da defesa.
Pois é!
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/fundador-da-embraer-ozires-silva-avalia-acordo-com-a-boeing-os-fracos-nao-vao-sobreviver.ghtml
Prefiro comprar pronto novo ou usado de prateleira e sair usando do que esperar anos e anos e não ter nada e pior, ficar sem o dinheiro investido.
Dependendo do tipo de vetor, o mercado já está saturado, não compensa desenvolver para comprar poucas unidades… só vale a pena se for um produto de nicho ou que não tenha poucos concorrentes.
Reinventar a roda tendo tanta opção disponível no mercado é queimar dinheiro a toa, a menos que desenvolva algum avanço muito significativo e revolucionário.
Esta gente só sabe fazer doação para pagar multa do Zé Dirceu, Genoíno, para passeata Mula Livre…
etc..
Parabéns grandes patriotas… Continuem assim…
“Não gosta da sucatinha que eu quero? Então faz uma doação!”
Parabéns pelo nível adulto dos comentários.
Se e para comprar helicópteros usados, tem algo chamado de revitalização e modernização, resolve muito bem, agora que se compre todos, se forem 100 unidades que seja bem vindo, agora para comprar alguns gatos pingados de 20, 30, então deixa por la, prefiro que seja novos.
Podem até dar, mas vão exigir modernização e reparos lá mesmo.
Sucata nada , isso ai é helicóptero de macho !
São ótimos helis, mas devem estar o osso, acho difícil encontrar células em bom estado, até porque estas vão continuar em operação com as FA´S americanas….seria interessante retomar as compras via FMS de Black Hamks novos, mesmo em pequenos lotes como a FAB fez no passado
Olá Colegas. Qual a diferença entre esses UH60A do exército dos EUA e os S70A do EB? São equivalentes? Considerando que o EB quatro S70A, não seria o caso de manter essa versão em termos logísticos?
São o mesmo helicóptero. O EB não tem interesse em mais Black Hawk. Já tem quase 100 helicópteros na frota, que estão para serem redistribuídos entre as bases, com uma média de 18-20 helis por esquadrão. Se estuda reduzir o Caracal de 16 para 14, e o foco e num helicóptero puro de ataque e as modernizações dos esquilo e pantera em andamento.
Lembro que uma das possibilidades é um híbrido de ataque do Blackhawk, como o Harpia usado pelos colombianos. Ainda mais considerando a frota que já temos, seria uma vantagem em termos de manutenção.
Ok, não é um helicóptero de ataque puro. Mas já é melhor do que temos hoje.
Precisamos de um upgrade de armamento nos Pantera e Fennec para utilização de mísseis antitanque e emprego geral, podendo ser o Hellfire ou Spike ER em minha opinião.
Eu li o plano da aviação do EB e não mencionava nada de mais Black Hawk. Na verdade pela quantidade de helis que temos já seria possível um esquadrão com 12 helicópteros em Belém. Você tem 15 em Campo Grande , 12 em Manaus, e todo o resto em Taubaté, sendo que são quase 100 unidades. No plano se prevê a redistribuição de tal modo que cada esquadrão tenha 18-20 helis, mas não há menção a um novo esquadrão no Pará a curto prazo.
Colombelli, por gentileza, não seria melhor o EB padronizar os helis no H-225 ? Já esta recebendo 16 novos, mais os 4 BH que precisam de substituição, mais o Caracal que deverá ser substituído em pouco tempo também…seriam mais 20 H-225 novos, num plano de recebimento de médio prazo ajudaria na logística, faria o valor de aquisição não ficar tão “pesado” pra força e padronizaria, inclusive, treinamento, manutenção, etc…
E outra noticia, coloquei este linque na reportagem dos Spyder, mas aqui parece ser mais sensato e fica dentro da discussão:
https://www.janes.com/article/87586/laad-2019-rafael-eyes-brazilian-army-helicopters-upgrade
O ideal seria elevar a versão do EB em vez de comprar outros helicópteros defasados para padronizar.
De qualquer forma, não sei se o EB precisa e deseja mais Blackhawks.
Não é impossível, só não há nada oficial nesse sentido. O desejo em 12 helicópteros de ataque puro não sairá barato, acho que é mais prioritário.
Atualmente temos 4 UH-60A no EB e 16 UH-60L na FAB, além dos 6 Sea Hawk na MB.
Estes helicópteros começaram a entrar em serviço nos EUA em 1979. As unidades mais antigas portanto já possuem 40 anos ou algo próximo disso.
Não vejo vantagem em adquirir pela idade. Mas talvez os lotes da versão L , se existirem por FMS, ainda valham a pena por não serem tão antigos. A FAB precisaria de mais Black Hawk para ter seus esquadrões completos. São 6 em Manaus, 6 em Santa Maria e apenas 4 em Campo Grande, sendo ideal 10 em cada pelo menos.
esse é exatamente o numero que a FAB precisa, o problema é precisamos Blackhawks C-SAR e ai preço e outro
Os Blackhawk do EB são L, e não A.
Adquiri-lo seria fomentar a industria da manutenção, ou não, quanto mais velho mais horas de inspeção e manutenção. Obviamente não teríamos a permissão pra aprender sobre todo o ferramental necessário, então seria necessário pagar pra a fabricante prestar o serviço terceirizado. Sucata aqui financiando novos investimentos lá na matriz.
Se quiserem desová-los aqui, são bem vindos rsrrs
Célula muito usada a preço de banana é complicado…
Mesmo reformando totalmente..
O US Army, vai revitalizar para o M somente os L…
Senão farão isto com os A é porque financeiramente não vale a pena para eles que tem muito dinheiro, imagine para nós..
Deixa passar…
Na minha unidade possuímos 6, cavalos de guerra potentes e majésticos. Tenho uma estima inigualável por ele.
Tem muitos que acham que a manutenção das turbinas do Abrams é um pesadelo logístico e uma barreira intransponível para a sua adoção. Quero lembrar que essa turbina é derivada de modelo de helicóptero. Iguais aos que se usam aqui no Brasil em todos os lugares. E como fazem? Como qualquer dono do equipamento: recorrer a especialistas. Temos por aqui e dos bons.
Em toda aquisição fala-se disso, é navio?
Turbina é fora da nossa cadeia logística!
É avião?
Um segundo vetor é fora da nossa cadeia logística!
É MBT?
Se não for alemão é fora da nossa cadeia logística!
Como os outros países fazem eu não sei e entendo que máxima eficiência é ótimo mas tem hora que parece que somos incompetentes mesmo!
Carlos Gallani
Quanto a competência, acredito piamente que não – veja a manutenção feita e a sobrevida alcançada em todos os equipamentos em uso atualmente.
Parece-me que o problema é, apenas e tão somente, o dinheiro.
E creio que não seja “falta de”, mas somente o eventual mau uso e, principalmente, a corrupção!
Assim que houver estas “correções”, a situação deve melhorar muito.
Saudações
Que modelo vocês usam João?
UH-60M Mike
Uma pena pois o intuito da FAB era ter 10 em cada um dos 3 esquadrões , e hoje ficou 6,6 e 4, 16 no total. Lembro de uma notícia de mais 15 mas não foi efetuada a compra de fato, nem dos 3 UH-60M mais modernos também noticiado na trilogia.
Não seria uma má ideia negociar com os americanos alguns desses helicópteros, dede que estejam em boa condições. Dá para equipar esquadrões da FAB do EB e até
, quem sabe, da Marinha.
Logo estarão voando nos céus do nosso Brasil, tenham certeza!!!
https://twitter.com/ConflictsW/status/1114215056458375168
Lançamento do novo missil de cruzeiro Ucraniano
A noticia deve ser lida assim : a Ucrânia faz mais um teste de lançamento de mock-up da copia (pirata) de míssil antinavio soviético Kh-35E “Uran”.
Basicamente corrigiram aquela cabrada ridícula devido a um desalinhamento de booster com propulsor principal – TRDD-50. Passaram mais de um ano tentando resolver isso..Grande feito!
Nossa… Fala sério. Pessoal sonhando com isso aí é triste.
Por quê? explique
Quando visitei um parente, residindo próximo de Washington, Prince George County vi um local onde se recebe e estocam equipamentos militares novos. É incrível de se ver, filas intermináveis de veículos de todas as espécies, ao tempo. Lembro que me ocorreu uma ideia: as forças armadas do Brasil não possuem um décimo daqueles estoques em ação, que dirá em reserva. Quando o mestre Colombelli relata o recebimento de viaturas, quase novas me recordo deste local.
Pega logo umas 40 e trás pra cá!
Tendo em conta que existem 2000 unidades deste aparelho para serem desactivadas, não vejo qual o problema em operar umas 12 e adquirir umas quantas para peças.
Não são sucatas se forem devidamente recuperadas e modernizadas. Claro tudo depende da utilidade que lhes será dada.
Prefiro um Super Puma novo aos Blackhawk usados.
O Brasil já cogitou adquirir helicópteros de transporte Russo Mi-17 e o italiano Aw-139?
Antunes, eu diria que as forças brasileiras iriam beneficiar de uma maior padronização, nesse sentido, operar um único heli medio, um único ligeiro e, eventualmente, um único heli pesado…. Nesse sentido, talvez fosse melhor optar pelos helis da helibras do que blackhawks mas…. A salgalhada de meios já está feita portanto… Tanto faz, desde que sejam úteis.
Ola Peter. Também me parece que o Ministério da Defesa deveria ser mais propositivo quanto a integração das três forças. Por exemplo, integrar os setores de saúde, educação e saúde, padronizar equipamentos, unificar unidades de treinamentos. etc. Lembro apenas que nem os códigos das aeronaves eles padronizaram.
O EB pretende comprar 12 helicópteros novos para substituir seus UH-60L e Cougar. Espero que o escolhido seja o UH-60M.
A chamada da matéria já diz tudo ” O exercito dos EUA vai se LIVRAR de todos seus …..”
Ei, ei…Galante….está acontecendo a batalha por Trípoli, está sabendo? Vamos falar disso? ou mídia ocidental não fala da Líbia, para não demonstrar toda a podridão, torpeza e depravação das políticas ocidentais?
Tá esperando o quê para se mudar de mala e cuia para o oriente, M a v? Convite?
Mude-se você para um aliado dos EUA, que tal Ucrânia? que tal a própria Líbia? que tal a Colômbia, o ‘Paraíso na Terra’? ou então Israel, vivendo em um bunker.
Quase todos esses lugares (tirando a Síria do seu amado ditador Al Assad) que vc falou conseguem ser mais seguros ainda que o Brasil e seus 60.000 homicídios anuais, M a v!
Mas pode também ser Canadá, quase toda a Europa, Nova Zelândia, Austrália, Japão, etc, etc, etc,
Agora Coreia do Norte, Cuba e Venezuela que vc tanta adora isso vc não quer ir, não é t r o l l movido a embutido?
BOA LEMBRANÇA AMIGO?‼️
As forças do Marechal Khalifa Haftar, futuro presidente da Líbia, está prestes a derrubar o governo pró-eurobambi de Tripoli…
Notícias de deserção e de tropas que se bandearam para o lado vencedor, o aeroporto de Tripoli já está nas mãos do Marechal, que já detém todas as fontes de petróleo e de água sobre seu poder,.
Tem o apoio de russos, italianos, egípcios e outros países, além do mais importante: apoio das tribos e dos clãs, pois quem tem o apoio deles, tem a Líbia, de certa forma a democracia funcionou…
Pessoal ! Os EUA em breve vão se ” livrar ” de alguns Apaches também , quem sabe uma dobradinha Black Hawk e Apaches num futuro próximo via FMS .
Se estiverem em bom estado claro que são uma boa opção !!!, inclusive alguns já foram oferecidos para o Brasil.
Temos ele operando em todas as forças, então já sabemos operar e manter.
Os EUA já nos ofereceram o modelo usado, junto com vários outros equipamentos, temos que analisar com cuidado, com nossa extensão territorial precisamos muito de aeronaves de asas rotativas, a questão crucial é:
Vale a penas ? Estão em bom estado ? Para dar mais horas/voo a estes helicópteros gastaremos quanto ? Só lembrando que uma das exigências dos EUA é que qualquer manutenção complexa ou upgrade seja feita lá !