Atualmente apenas países da Europa e da América do Norte possuem essa designação

Por Patrícia Campos Mello

WASHINGTON – Durante almoço fechado na Casa Branca na terça-feira (19) com a participação de ministros brasileiros e do presidente Jair Bolsonaro, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que vai trabalhar para fazer do Brasil um membro pleno da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar liderada por Washington.

Durante a viagem de Bolsonaro à capital americana, o governo Trump designou o Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN, classificação que identifica parceiros estratégicos dos EUA que não sejam parte da aliança e que tem um caráter mais simbólico.

Ela permite, por exemplo, que o país tenha acesso a vários tipos de cooperação militar e a transferências de tecnologia com os EUA. Também permite que o Brasil tenha acesso preferencial a compra de equipamentos militares americanos, com isenções dentro da Lei de Exportação de Armas que rege a venda desses produtos sensíveis.

Durante a entrevista coletiva que deu na terça no jardim da Casa Branca após seu encontro com o brasileiro, Trump mencionou a possibilidade de o país entrar na Otan.

O assunto foi discutido mais longamente durante o almoço entre os líderes e apoiado pelo conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton.

O tópico teria sido abordado mais uma vez no jantar de trabalho na Blair House (local onde Bolsonaro estava hospedado) na noite de terça, que teve participação de Bolton.

Durante o almoço, segundo relataram participantes à Folha, Trump disse que achava a classificação como um aliado prioritário extra-OTAN muito pouco para o Brasil e que queria fazer do país um membro pleno da organização. Bolton teria dito que adorava a ideia e pedido considerações ao chanceler Ernesto Araújo.

Ainda segundo relatos de participantes, Ernesto teria dito que o Brasil precisa se vincular em definitivo com o Ocidente e estabelecer claramente sua identidade. A maneira de realizar isso seria se tornar membro pleno da Otan e da OCDE, o clube dos países ricos —Trump afirmou na terça que daria apoio à entrada do Brasil na OCDE.

A Otan é o bloco de defesa de países capitalistas criado no contexto da Guerra Fria. O artigo 5 do tratado que o criou estabelece que um ataque armado contra um dos membros da organização será considerado agressão contra todos.

Esse artigo foi invocado uma única vez na historia –quando os EUA sofreram os atentados de 11 de setembro de 2001, e os membros da aliança contribuíram com efetivo para a invasão do Afeganistão.

Embora Trump e Bolton tenham falado em fazer do Brasil membro pleno, a organização diz que “a Otan é uma aliança de países da Europa e da América do Norte”.

Apenas os chamados “parceiros globais da Otan” vêm de fora da região. É o caso da Colômbia, Japão, Coreia e Austrália.

Trump então teria dito no almoço que vai trabalhar pela entrada do Brasil na Otan e enfatizar o eixo Norte-Sul, já que, segundo ele, os europeus parecem não valorizar a aliança militar.

Uma das grandes críticas de Trump é que os europeus não contribuem o suficiente para a organização e que os Estados Unidos são obrigados a arcar com a grande maioria de seus custos.

Ele pressiona países como a Alemanha a aumentar seus gastos em defesa —Berlim gasta 1,5% do PIB no setor. Se entrasse na Otan como membro pleno, o Brasil teria que se comprometer a gastar 2% do PIB em defesa.

O Brasil, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla inglesa), gastou em 2018 1,4% de seu PIB com defesa (1,51% segundo o governo), mas 89% do valor vão para pagamento de pessoal e inativos.

Do lado brasileiro, foi dito que o Brasil tem acesso ao Atlântico Norte e que, portanto, poderia ser membro pleno e não apenas parceiro global como a Colômbia, único país latino americano com este status —que permite a cooperação em diversas áreas, mas que não exige a participação em ações militares, diferente do que ocorre com os membros plenos.

Atualmente, a Otan tem 29 membros: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido, EUA, Espanha, Hungria, República Tcheca, Polônia, Grécia, Turquia, Noruega, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Albânia, Croácia e Montenegro.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

221 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Folha de São Paulo, Folha de São Paulo, Folha de São Paulo, Folha de São Paulo…

Ultimamente só fontes Top.

Vamos esperar os próximos capítulos da mídia para começar a malhação em cima do governo…

O Brasil como membro da OTAN só tem vantagens, a principal é assumir de vez a responsabilidade de ser um ator no mundo globalizado, deixar de ficar correndo pelos cantos e se escondendo, assumir um time, mostrar a que veio.

Paulo
Paulo
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Pois é. A Folha esta desmoronando com brigas entre irmãos (Frias) desesperados com a queda nas vendas tendo que ter aporte dos outros negócios da família para não acabar de vez. Escolheram o lado errado.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

E vamo que vamo!!! A foice de Sampa num vai aguentaaaaaaaar!!!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Por favor, onde assino?

JOAO
JOAO
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Sei não. Membro pleno nos trás uma série de consequências. Uma delas é nos tornar alvo dos ICBMs Russos. Nos “obrigaria” tb a participar das indelicadas intervenções americanas. Sou simpático a uma cooperação com os americanos, mas em defesa dos nossos interesses estratégicos. Acho que a condição de parceiro global seria mais que suficiente.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Para os mísseis russos, o Brasil não é interessante como alvo. Mesmo se o Brasil se juntar à OTAN, ainda não é interessante.

JOAO
JOAO
Reply to  Evgeniy (RF).
5 anos atrás

Por que não é interessante? Pq somos brasileiros? Pq não seria se jogássemos contra os interesses Russos? Se houver uma infeliz guerra total, sendo aliados incondicionais da otan, não seríamos alvos interessantes?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  JOAO
5 anos atrás

No Brasil, simplesmente não há tais metas. Não em todos.
O Brasil não pode jogar contra os interesses da Rússia. Eles estão tão distantes que poderiam jogar contra os interesses da Rússia.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Evgeniy (RF).
5 anos atrás

O Brasil sim é interessante, claro que não pela capacidade militar, mas pelos recursos abundantes e praticamente sem fim como o petróleo, borracha, ferro, água doce e etc. Na Segunda Guerra foi uma grande fonte de tudo isso. Agora, quanto ao Bolsonaro, acabei de ver sua entrevista em Fox News, aonde ele disse em português bem claro que brasileiros que emigram aos Estados Unidos e ficam sem documentos são uma vergonha para ele. Ele veio aos Estados Unidos para atacar seus compatriotas? Só pra agradar o Trump? Agora só estou esperando aquela foto estilo Mácron, com o Trump puxando o… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João, brasileiros que saem para viver ilegais em qualquer país não são uma vergonha só para o Presidente Jair Bolsonaro não, são uma vergonha para mim também, pois como cidadão responsável e honesto, eu jamais teria coragem de entrar ilegalmente na casa dos outros para dar trabalho e tomar o lugar de alguém que de fato tem o direito de usufruir do que há de bom lá dentro. Cabe a nós brasileiros que vivemos aqui no Brasil, tornar nosso país melhor e mais atrativos para nós mesmos. O presidente Trump sabe muito bem em quem ele precisa dar um puxão,… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Moita esses caras me envergonham também. A expressão já diz tudo ‘imigrantes ilegais.’ Eles dão péssima fama e tornam a imigração legal cada vez mais difícil. Se ele dissesse que ajudaria à identificar e repatriar os ilegais de volta para a baderna de onde vieram, eu seria totalmente à favor.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Rússia lançando mísseis para acertar o Brasil? Que “nóia”, hein?

JOAO
JOAO
Reply to  Cinturão de Orion
5 anos atrás

O mundo não é para amadores. Nao é um jogo de war. Não cabe inocência. O bicho pegando de verdade, acredite, qualquer retaguarda americana se torna alvo. Não tenha dúvida alguma que cada membro do otan tem o seu ICBM programado em um conflito maior.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Agra é nóia mesmo. Interesses estratégicos “na vida real” não funcionam do tipo “Faz parte da OTAN? Então vou atirar mísseis em você”. Conflito maior: isso SIM é jogar WAR.

Paulo
Paulo
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Serio que o pessoal acredita q sairemos ilesos? Rapa, muita inocência. Pode crer q vai pegar para o nosso lado tb.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Não, não obrigaria. um membro da Otan só é obrigado a auxiliar outro militarmente caso esse membro que peça auxilio seja atacado. ainda assim, nada impede que façamos um apoio figurativo… dar suprimentos, deslocar um navio para participar de uma força tarefa nada de grande coisa e que ainda seria bom para trabalhar com a integração das forças aliadas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  JOAO
5 anos atrás

João, mas quem garante que numa eventual guerra nuclear, já não somos alvos dos russos e chineses só por estar do lado ocidental?

JOAO
JOAO
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Concordo. Há uma boa possibilidade.

Fernandes
Fernandes
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Nossa posição geográfica estratégica, fornecedor de matérias-primas e produtos agrícolas, indústria militar que incomoda, país dividido entre ideologias opostas e grande contingente militar, incapacidade de reação: tudo isso, aliado ICMB sobrando em ambos os lados, resta alguma dúvida que somos alvo em caso de guerra em larga escala?
Esse risco não existe… O Brasil não tem ameaças externas… Vi e vejo muitos dizerem isso… E a Venezuela???

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  JOAO
5 anos atrás

Perfeito seu comentário.

tony
tony
Reply to  JOAO
5 anos atrás

João vc esta certo, durante a guerra fria a estrategia de moscou era não deixar que nenhum pais de ideologia contraria pudesse suceder os EUA apos um holocausto atômico, então tenho certeza que esta estrategia não mudou, em caso de guerra teríamos algumas ogivas Russas caindo em nossas capitais sim.

paulo sergio
paulo sergio
Reply to  JOAO
5 anos atrás

sejamos sinceros: nem precisa ser membro da OTAN. se o brasil tiver papel estratégico num conflito mundial, que justifique uns foguetinhos russos ou chineses aqui. esse interesse é p se aumentar investimento nas FFAA’s, evitando-se os constantes cortes e contingenciamentos. já q n há justificativa para tal. com vizinhos pobres e sem interesse em investir em armamentos, temos de procurar motivos onde n existem para continuar garantindo $$$ pra arma. eu acho que a melhor forma de garantir recursos é defender o maduro no poder. assim podemos ameaçar levar um M60 velho e enferrujado para dar uns peidinhos no Amapá,… Read more »

Jéssica Tavernari
Jéssica Tavernari
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

A esquerda trabalha com manipulação, geralmente eles escrevem para o público cativo e doutrinado deles, a Turquia não é um país europeu tb e faz parte da OTAN, embora quando a Turquia foi aceita foi durante o calor da guerra fria e o território turco era estratégico para conter os soviéticos, portanto existe uma excessao nesse quesito de apenas países europeus (não é pela pequeníssima faixa de terra grega que os turcos ocupam nos Balcãs que justificaria a entrada deles na OTAN), o que fez valer foi o interesse estratégico e vontade dos EUA, isso a reportagem não comenta, portanto… Read more »

Housemaq
Housemaq
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Faço questão de ler a Folha, Globo, Carta Capital e ouvir Paulo Ghiraldeli, Miriam Leitão, Arruinaldo Azevedo, Sakamoto, Freixo, entre outros. Quanto mais leio e ouço essas entidades, apoio e fortaleço ainda mais meu voto em Bolsonaro, tendo a absoluta certeza de que fiz a melhor escolha. Chega a ser muito divertido o chororô e a ganição diária de toda essa corja!

paulo sergio
paulo sergio
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

vc s ilude. o brasil nunca será membro pleno da OTAN pq n pode. nenhum outro foi antes nem o será. os europeus já deixaram isso claro. aí trump fala num rango privado, todo mundo fica feliz mas ele sabe q isso nunca acontecerá. quanto ao “a responsabilidade de ser um ator no mundo globalizado, deixar de ficar correndo pelos cantos e se escondendo, assumir um time, mostrar a que veio” vc crê mesmo que isso vai acontecer? china e rússia deixarão? ahhhh… já sei: equador, chile e argentina apoiarão! vc me diz como uma país assume tal posição sem… Read more »

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Eu queria que entrasse mesmo, para ver se muda algo por aqui, mesmo que seja algo mínimo.

Brunow Basillio
Reply to  DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Só se mudar em outra coisa, com 89% do nosso orçamento militar indo para salários/pensões… Fica difícil, as FAs precisa de uma reforma urgente…

Bille
Bille
Reply to  Brunow Basillio
5 anos atrás

Realmente… Poderia voltar a ser uma previdência privada, da mesma forma de quando foi criada em 1765… aí o governo federal paga o que deve por que meteu a mão no dinheiro para construir Brasília e, quando terminou, viu que não tinha como pagar, aí resolveu assumir a previdência militar, tornando pública uma previdência privada.

Agora quer tornar privada de novo sem pagar o que deve. Se pagar tudo que deve com juros e correção, resolve o problema do gasto com pessoal (mas de início vai ficar caríssimo).

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  Bille
5 anos atrás

Seu raciocínio vale para toda a previdência, civil, militar, especial, agrária… O maior saqueador foi o governo (todos, sem exceção….), a lista de obras pagas com dinheiro da previdência e que hoje estão cedidas à iniciativa privada não tem fim, assim como a de obras inacabadas, obras superfaturadas……

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Brunow Basillio
5 anos atrás

O problema são as pensões para as filhas, as viúvas até merecem. Tem filhas de oficiais que vivem a vida toda sem casar, mas têm seus namoridos e filhos, apenas para seguir com a pensão.

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Seria otimo se por acaso fosse colocada a obrigação de fazer lei antes para obrigar a investir 2% do PIB para o Brasil poder entrar

Elton
Elton
Reply to  Paulo Costa
5 anos atrás

Mas se aumentar para 2% que apostar que a primeira ideia do comando vai ser aumentar efetivo como tem feito sempre mesmo que não tenha fuzis para equipados.

Pedro Bó
Pedro Bó
5 anos atrás

Do ponto de vista geográfico, temos uma pequena parte do território no Hemisfério Norte, então não é tão irracional em pensar no Brasil como membro pleno da OTAN.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Meu caro, sempre achei isto, ainda qdo estava no antigo ginásio. abraços

Jéssica Tavernari
Jéssica Tavernari
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Turquia tb não é um país europeu, possui apenas uma pequena porção de território nos Balcãs (que historicamente sempre pertenceu a Grécia ), e mesmo assim é membro da OTAN, portanto para o Brasil tb fazer parte da OTAN não averia impeditivo, apenas precisaria da decisão dos EUA

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Jéssica Tavernari
5 anos atrás

Alguns pontos, a decisão tem que ser unânime, não basta apenas os EUA desejarem.
A Turquia, por ter parte de seu território na Europa, preenche os requisitos.
A Grécia somente voltou a ser um país nos anos de 1830, esta parte a qual você se refere como parte dos Balcãs, é parte da Tárcia, cuja ocupação Macedônica cessou perante a República Romana, cerca de 150ac . Desde então passando pela queda de Constantinopla e do Império Otomano, esta parte da Trácia sempre esteve nas mãos de Romanos, Bizantinos, Otomanos e Trucos.

Jéssica Tavernari
Jéssica Tavernari
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

A Grécia foi submetida há um processo brutal de colonização e ocupação por parte dos mulçumanos por séculos, se tornando independente em 1832, o Império Otomano durante seu domínio nos Balcãs efetivou inúmeros massacres contra a população local, implantou colonização trazendo colonos mulçumanos do Oriente Médio e tb convertendo muitas vezes a força à população local dos Balcãs ao islamismo, até hj Bósnia, Macedônia, Kosovo e Albânia a população é de maioria mulçumana, portanto à pequeníssima faixa de terra nos Balcãs hoje ainda ocupada pela Turquia sempre foi território grego, e se toda a Europa não caiu diante do domínio… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Jéssica Tavernari
5 anos atrás

Séculos entende-se pelo período de 1453 até 1832, certo ?
Pois o Império Bizantino não era muçulmano.
A Trácia somente teve dominação Grega até a chegada da Republica Romana, depois, somente em celeres episódios nas guerras contra os Otomanos.

Jessica Tavernari
Jessica Tavernari
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

A Grécia sempre foi onde é o território grego atual, foram conquistados pelos romanos, depois passaram a fazer parte do Império Bizantino,até a invasão mulçumana, quando conforme vc mencionou ficaram de 1453 a 1832 sobre o domínio do Império Otomano

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Jessica Tavernari
5 anos atrás

Na realidade a Grécia Antiga foi bem maior que o atual território grego.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Jéssica Tavernari
5 anos atrás

Correto Jéssica,
Além disto, e muito disto, no pega pra capá, quem manda na OTAN são os americanos. Os francesinhos querendo ou não.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Sim, mas de acordo com a carta da OTAN temos:

rticle 10
The Parties may, by unanimous agreement, invite any other European State in a position to further the principles of this Treaty and to contribute to the security of the North Atlantic area to accede to this Treaty. Any State so invited may become a Party to the Treaty by depositing its instrument of accession with the Government of the United States of America. The Government of the United States of America will inform each of the Parties of the deposit of each such instrument of accession.

Caique
Caique
5 anos atrás

Tão deixando a gente sonhar… (meme do Ronaldinho)
Sendo sincero, eu acho que o Brasil atualmente não tem capacidade de se manter em um grupo desse.
O para ter condições de trabalhar como um membro o Brasil vai ter que soltar muitas doletas

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Caique
5 anos atrás

Meu caro, não se esqueça que teremos facilidades nas aquisições, seja em preço, financiamento e até doação, só temos a ganhar. Abraços

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Caique
5 anos atrás

Países com equipamento defasado e forças deficitárias como Romênia e Bulgária pertencem à OTAN. Isso é o de menos. A OTAN é também uma declaração política de com quais países não se deve bolinar na geopolítica internacional.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Caique
5 anos atrás

Realmente Caique, o Brasil de hoje (agora, nesse exato momento) ainda não tem condições, mas o que estamos vendo agora (hoje nesse exato momento), é o presidente correndo atrás para que tenhamos essas condições que tanto precisamos para se manter em um grupo de países de primeira linha, foi exatamente por isso que o Presidente Bolsonaro foi de encontro ao Trump. Nada vai mudar em um piscar de olhos, o governo tem um longo caminho para endireitar tudo que é necessário e estabelecer uma nova base política que nos de condições de sairmos do eterno “país em desenvolvimento” para enfim… Read more »

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Caique
5 anos atrás

Amigo Caique, tem que começar pelo “começo” .. vamos entrar e trabalhar que vai da certo! como o Trump disse… é um meio de fortalezer a democracia e o capitalismo e ajudar a afastar o Brasil do socialismo, comunismo, fascismo, nazimos e todos os outros ismos da esquerda!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

E vamos abrir a porta da esperançaaaa (como dizia o Silvio Santos);
_ o que vemos Lombarde???
_olha Silvio temos Abram M1A2 sepv 3, tbm temos AH-1 Viper, LATV’s e muitos ,muitos outros prêmios !!!rs

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

F18 para a marinha? F35? e quem sabe um premio “gold”? Abraços

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Ok Tom, mas e a bufufa ? Sou a favor disso tudo sim, porem isso tudo custa muita, mas muita pila, mesmo com FMS , parcelamento facilitado. A curto prazo esse material ainda me parece distante, mas , não impossível . E como se diz no mercado financeiro, ” a longo prazo todos estaremos mortos”. Torçamos pra que os caminhos sejam os melhores possíveis e possamos alcançar esses objetivos. Forte abraço…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

País que anseia ser grande (e somos, apenas, ainda, não agimos como)tem que pagar o preço e esta aliança maior com tio SAM só nos impulsionará mais e mais e a entrada na OCDE e OTAN(mesmo que não diretamente) idem. Os dois comentários, excelentes(está inspirado), do sr Alex Nogueira explicam bem isso.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Obrigado Tomcat4.0, hoje meu dia está sendo muito bom e produtivo 😀 .

Brunow Basillio
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Dinheiro para o Brasil não é problema, já que ele é o terceiro maior credor americano com U$313 bi…

Gallina
Gallina
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Não vi vc falar de caças… O Gripen é e será nosso caça. Mas… é um avião que não está pronto. Talvez até atrase, o que seria normal num projeto dessa grandeza. Mas… Os F-5 terão brevemente que começar a dar baixa. Os ex agressor serão os primeiros e isso acontecerá logo. Então, aposto que teremos um tampão. Nao sei se já não aproveitariam para colocar na FAB um aviao complementar ao Gripen. Talvez nao, seja apenas tampão mesmo, com utilização apenas por, digamos, 10 anos. Hoje acredito que as opções seriam: a) F-18E b) F-18C c) F-16C block 40/42… Read more »

pampapoker
pampapoker
Reply to  Gallina
5 anos atrás

Cara, o Gripen e o nosso caça. Não há tempo para colocar um outro caça tampão, até tirar do deserto, fazer manutenção, treinar mecânicos pilotos e adquirir doutrina, vai tempo. O que pode acontecer é a gente ficar, que nem na desativação do Meteor, ficar sem caças e colocar xavante e AT-33 como foi na época na linha de frente. Hoje sobraria para o AMX E AT-29. Isso na pior das hipóteses, se houver atraso no cronograma do Gripen.

Elton
Elton
Reply to  pampapoker
5 anos atrás

Os AMX mesmo um pouco menos antigos estão no pau da goiaba,seu motor já está fora de produção e existem muitas unidades que foram canibalizadas que existem apenas em inventário mas nunca mais vão voar ou voçe acha que foi a toa a desativação de um dos esquadrões.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Amigo se vier só AH-1 Viper , eu já fico muito feliz rsrsrsr

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

“(…) mas 89% do valor vão para pagamento de pessoal e inativos.´´
Os gringos estão cientes disso?

“Se entrasse na Otan como membro pleno, o Brasil teria que se comprometer a gastar 2% do PIB em defesa.´´

Deixando de lado se isso seriam bom ou não, acho pouquíssimo provável que a Câmara, o Senado e a maior parte da sociedade aprovassem isso.
Imagina o choro da esquerda e da mídia…

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Deve ser para combater a URSAL. Só pode.
Essas baboseiras serão logo esquecidas e sepultadas pelo próximo Governo.

JPC3
JPC3
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se sobrar algum candidato fora da cadeia…

ralmeidarar
ralmeidarar
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Esse kings é muito engraçado, irritante porém engraçado.
Acredito que se realmente se concretizar a entrada do Brasil na OTAN, o conhecimento operacional que seria agregado a nossa tropa seria enorme.

Voar Combater Vencer Força Aérea Brasil.

Binho
Binho
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Governar vai muito além que ficar postando em twitter, e governando pra bancos, igreja evangélica, investidores, judiciário, milicos, EUA e o Sionismo….

EU só vejo empresas fechando, pessoas indo embora pra Portugal, Espanha……

Os chavões vazios desse governo não vão enganar tempo todo, como foi com o Collor, Sarney e outros.

Mourão e Doria? kkkkkkkkkkkk

JPC3
JPC3
Reply to  Binho
5 anos atrás

O governo começou faz dois meses e meio. Queria que ele resolve todo o estrago de mais de uma década em uma semana?

Por que não bota a culpa no mercado internacional como faziam no governo Dilma?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  JPC3
5 anos atrás

E conseguiu a proeza de ter 34% de aprovação em menos de 3 meses.
Nessa batida, Olavão vai acertar.
Em seis meses……

JPC3
JPC3
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sim claro, está fazendo o que PT deveria ter feito e não fez para não perder votos.

De certo deveria ficar distribuindo bolsas e dando cargos para corruptos de todos os partidos em troca de apoio.

Não se preocupe, se ele for ruim a gente vota em outro no futuro.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Toninho,
Essa história de 6 meses… já foi desmentida pelo próprio Olavo.
A imprensa editou uma fala dele maliciosamente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

Deve ter sido desmentido mesmo.
Pela pesquisa apresentada hoje, a situação está bem pior.

JPC3
JPC3
Reply to  Binho
5 anos atrás

Ao contrário do que vocês dizem o governo já tomou algumas medidas práticas, reduziu cargos, cortou ministérios e chamou gente qualificada para trabalhar. Enquanto o outro governo só chamava amigos de políticos em troca de apoio, muitos deles mal intencionados e sem qualificação nenhuma para os cargos.

A reforma da previdência só não foi feita antes porque os corruptos que estavam lá não queriam perder votos e foram empurrando o problema com a Barriga.

Binho
Binho
Reply to  JPC3
5 anos atrás

Todos bem intencionados no governo Bozo.

Principalmente o ministro de turismo, Onix, Mandetta, laranjas do seu partido…..

Mig35
Mig35
Reply to  Binho
5 anos atrás

E os caixas 2 do Onix?? Cadê o Queiroz??

JPC3
JPC3
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Você estão desesperados….

Housemaq
Housemaq
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Kings, seja bonzinho… O titio aqui promete que deixa você brincar com o chaveirinho…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

Rapaz! Que susto!
Pensei que fosse tivesse escrito ‘chuveirinho’.
kkkkkkkkk

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

kkk kkk kkkk esta foi ótima kkk kkk kkkk, fico a imaginar como vc consegue ser tão sarcástico quanto o Brasileiro, conhecer tão bem o português, sendo russo, chinês, norte coreano, venezuelano, cubano, bolivariano (em minúsculo mesmo, pois, em maiúsculo somente Brasil e Brasileiros). kkk abraços

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

kkkkkk
Saudações tricolores.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Colombelli, ainda tenho esperança que o Bolsonaro tente a reeleição, ainda tem essa possibilidade, sobre o petê concordo com vc, não voltam tão cedo, a grande maioria da população está enojada com essa gente.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Uai Xings, perdeu dindin de MAV hoje , demorou a começar a nos divertir com seus textos inacreditáveis, surreais e infames!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

E que estava assistindo o noticiário sobre a estrondosa queda de popularidade do Presidente e a revolta do Congresso com a apresentação da ‘reforma’ da Previdência dos militares.
Rapaz! O negócio está animado lá em Brasília.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

(…)mas 89% do valor vão para pagamento de pessoal e inativos.´´
Os gringos tão sabendo desse detalhe?

Se entrasse na Otan como membro pleno, o Brasil teria que se comprometer a gastar 2% do PIB em defesa.´´
Deixando de lado se isso seria bom ou ruim, duvido muito que a Câmara, o Senado e a sociedade em geral aprovassem isso.
E eu não quero nem imaginar o choro e ranger de dentes da mídia e da esquerda…

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
5 anos atrás

3.. 2.. 1….para o Toninho falar que estamos nos vendendo…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Rafael Coimbra
5 anos atrás

Ele não leu ainda, dá mais uns 5 minutos. abraços

Munhoz
Munhoz
5 anos atrás

Nosso país precisa saber negociar no cenário internacional ! Não podemos nos sujeitar a outros países, temos que negociar ! Um país não é muito diferente de uma empresa, percebi no atual governo uma postura extremamente pro ?? E um possível distanciamento da Rússia e China, e se isso for verdade e se concretizar ao longo do governo, podemos dizer que eles são capacho dos EUA ?? sim, pois os EUA são o principal parceiro comercial da China ?? e vice-versa, e com a Rússia ?? o tio Putin foi quem elegeu o atual presidente dos EUA ?? então no… Read more »

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

O complexo de vira-lata de alguns brasileiros é tão grande que o faz viajar ao mundo quântico ideológico psicodélico onde se vê capacho de um algoz . Eu não sei que Nutella é essa que essa gente tá comendo, mas, pura ela não tá.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Sem ideologia amigo, no dia de hoje a Rússia e a China podem ainda estar fraquinhas, mas daqui a alguns anos pode haver uma mudança no cenário internacional. Aí quem sabe numa grande guerra eles resolvam dar uns tapas nos aliados extra OTAN para variar! O alvo ? que ele pintou hoje na testa do Brasil, talvez ele ou outro não pintariam daqui a 15 anos ! Guarde esta frase querido ! A partir do momento que um sujeito assume a presidência, com o tipo de comentário que ele faz a respeito da segunda e terceira maior potência militar do… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Quem vai pagar a conta? OTAN gosta de um gasto militar exagerado.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Onde está escrito, gasto militar exagerado, leia-se – prontidão.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Prontidão incorre em gastos, então mantenho a palavra.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Não se pode esperar que tudo aconteça por força da inércia, ou da boa vontade dos outros, cada um precisa fazer a sua parte, isso inclui gastar tempo e dinheiro.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

não gastamos nem 2% do PIB com defesa, se eu não estiver defasado, gastamos 1,39%, fora que a defesa é a preferida na hora do governo e a equipe econômica passar a tesoura. Havia um bom projeto do ex-senador Crivella, Simon e um outro que não recordo, onde a defesa ficaria livre de contingênciamento orçamentário por 10 anos, mas infelizmente a PL está mofando em algum armário do senado, pois para aqueles quadrilheiros, para todo aquele bando de pilantras do parlamento, defesa é GASTO e não INVESTIMENTO… Os países membros da nato se comprometem com 2%,alguns não chegam a isso,… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

TRUMP?????? Onde assino?

Conan
Conan
5 anos atrás

Isso seria muito interessante mas acho que por enquanto o status, mesmo que simbólico de aliado prioritário extra-OTAN ao meu ver esta de bom tamanho, pelo menos por agora. Isso e sermos aceitos como membros efetivos da OCDE (Que alias, se não me engano são todos membros da OTAN) já seria algo muito bom para o Brasil. Parceiro global da OTAN como a Colômbia poderia mais pra frente um passo a ser dado se aumentarmos os nossos gastos em defesa ate 2% do PIB e enxugarmos o numero de militares em pelo menos 40% da folha de pagamento, chega de… Read more »

Filipe Prestes
Filipe Prestes
5 anos atrás

Nos convém ser membros plenos? Exceto a vantagem de obtenção mais fácil de equipamentos americanos, qual é a outra vantagem que teremos em ser membros plenos? Parceiro global é suficiente para termos acesso a equipamentos. Não vejo muita vantagem em ser um membro pleno, só iria nos empurrar a guerras que não são nossas.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Mas a vantagem de obtenção de equipamentos militares é somente para equipamentos americanos?❓

Felipe S
Felipe S
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

De todos países da OTAN. Na prática o que usamos do oriente? IGLA e MI-35M em poucas quantidades. Nossos equipamentos já vem de países da OTAN, mas agora teremos menos burocracia e menores preços. Quando Bill Clinton ofereceu ajudar o Brasil a se modernizar militarmente para garantir a segurança na América do Sul o socialista caviar FHC não quis. Já poderíamos ter forças modernas e atuantes na OTAN faz tempo.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe, para tanto não precisamos ser membros plenos, há como obter material Otan por outros meios facilitados vide o caso da Austrália com o equipamento americano, britânico e francês.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Não, pode ser de qualquer membro da OTAN, além de participar de treinamentos e ter informações privilegiadas, entre outras coisas.

É a mesma coisa que ser um membro de um clube, você tem acesso a tudo, dependendo do seu grau de comprometimento.

É uma elite.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Um clube de ricos gastos militares que nós não podemos bancar hoje em dia e que compulsoriamente nos atrelaria ao artigo 5°, Alex. Melhor deixar como parceiro global como se pretende mesmo.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
5 anos atrás

fico pensando no Brasil ter que pagar sua mensalidade da otan,não tem nem um percentual decente para nossa defesa, não gastamos nem 2% do PIB com defesa, se eu não estiver defasado, gastamos 1,39%. Os países da nato se comprometem com 2%,alguns não chegam a isso, e Trump ordena que seja usado 4% do PIB em defesa. Seremos”aliados” da Nato, agora estaremos na copa da organização, na cozinha da casa grande, ganharemos status. Temos muitos problemas internos a resolver, problemas sociais, educacionais, segurança, saúde, desemprego, drogas e uma justiça branda com marginais ricos e pobres. Adentrar na otan para inflamar… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Fique calmo Adriano.
Isso não vai acontecer.
Primeiro, como vc mesmo disse, não temos recursos para isso.
Se está faltando grana para salário, imagine para bancar encrenca que não é nossa.
Segundo, que isso pode trazer graves consequências para nós, como ataques terroristas que não temos a mínima condição de impedir.
E outras coisas mais.
Portanto, vamos torcer para esse assunto morrer logo.

Conan
Conan
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Concordo, ate porque já temos os nossos próprios terroristas que são bem melhores que os importados, PCC, PV, AMA, etc, que foram gestados no útero de governos socialistas irresponsáveis e displicentes para com o crime e que acreditaram piamente que toda a bandidagem é em principio boa por natureza. Portanto juntos digamos “Eles não” aos terroristas importados.

Leandro
Leandro
5 anos atrás

Nesta visita, tenho que concordar quando dizem que houveram aspectos que considero positivo. Liberação de visto para alguns países, por exemplo. Além de assumir o engano em uma afirmação sobre imigrantes, a conversa sobre o Brasil fazer parte da OCDE. Mas realmente não acredito que temos cacife para uma integração à OTAN. Não é um clube para quem quer, mas para quem pode! Entre percalços, acertos e tweets de gosto duvidoso, vamos torcendo para que o país avance. Apesar de que vou me dar mal com a reforma da previdência.

PauloSollo
5 anos atrás

“O Brasil precisa se vincular em definitivo com o Ocidente e definir sua identidade”. Isto diz tudo, e é o que todo brasileiro verdadeiramente Inteligente, coerente e patriota deseja. Que este Governo possa fincar solidamente os alicerces desta mudança para que o flagelo vermelho jamais se repita e seja extinto para sempre.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Que eu saiba sempre estivemos vinculado ao Ocidente.

PauloSollo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Vinculados geograficamente mas des-governados por bandidos vinculados a ideologias politicas, sociais, educacionais, baseadas em paradigmas orientais ditatoriais socialistas sino-soviéticos. Estrela vermelha nevermore my Friend

Wilson França
Wilson França
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

O Brasil era um país comunista sino-soviético. Tá ok?!

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

Vão nos pôr neste grupelho só pra nos usar contra a Venezuela…!!!…

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Só pra isso…mais nada…!!!…

Housemaq
Housemaq
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Oiseau de Proie (Ave de rapina)

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

“As coisas são mais belas quando vistas de cima.”

Santos Dumont

A Europa curvou-se ante o Brasil :

https://www.youtube.com/watch?v=6OM20Kd0N2o

Farroupilha
Farroupilha
5 anos atrás

Existe uma colossal massa humana crescendo, e se desenvolvendo tecnicamente na Ásia e Oriente Médio (Kuwait, por exemplo, um mísero pedaço de deserto, está com planos, projetos estatais, de remodelar sua paisagem urbana inteira, com cidades futurísticas até a década de 30.), ou seja, o Oriente está com fome de desenvolvimento, crescimento e modernidade, sem limites. Sendo que na sua totalidade (tirando Austrália e Nova Zelândia, com pequenas populações) possui religiões e cultura (ex: comer cachorros, carne crua, insetos; várias esposas; vários Deuses etc) enormemente antagônicas ao Ocidente Cristão. – Simplesmente já está passando da hora de todos os ocidentais… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

Infelizmente (ou felizmente) o tempo já passou.
O Oriente se fortaleceu econômica e militarmente a um tal ponto que não há mais volta.

Sidney
Sidney
5 anos atrás

Considero que seria interessante e até vantajoso ao Brasil ser membro pleno da OTAN. Claro que investir pesado em defesa chegando até os 2% do PIB em gasto seria uma obrigação, e o aumento de gastos para serem válidos teriam que ser exclusivamente em novos equipamentos para as três forças, e não em aumento de gastos com pessoal ativo e inativo que já consomem a maior parte do orçamento. O real problema que vejo será na hora de participar de alguma ação de combate em área quente de verdade, como foi no Iraque, Afeganistão, Kosovo ou mesmo na Líbia. Iremos… Read more »

α Tau
α Tau
5 anos atrás

braziu brazileiro salve, salve pátria amada.
Aonde o paraíso tropical afunda no mar da desgraça
Crianças são raptadas pra quadrilha no exterior
A mãe que falece todo dia consumida pela dor….

JPC3
JPC3
Reply to  α Tau
5 anos atrás

Você é o máquina T?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  JPC3
5 anos atrás

As bobagens são as mesmas

α Tau
α Tau
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Me preocupo mais com meu caráter do que com a minha reputação…Porque o meu caráter é o que eu realmente sou…Enquanto minha reputação é apenas o que os outros acham de mim…

Flanker
Flanker
Reply to  α Tau
5 anos atrás

Nossa…..que raciocínio profundo! Mais ou menos 1 mm de profundidade…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
5 anos atrás

A popularidade do Bolso está mais ‘profunda’ ainda.
kkkkkkk

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Flanker
5 anos atrás

“Ajudaria mais parando de falar asneira”

Malafaia

JPC3
JPC3
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Outro nick?

Housemaq
Housemaq
Reply to  α Tau
5 anos atrás

Estamos fritos! Agora só poderemos calçar Nike, abastecer no Texaco, comer Big-Mac e tomar Budweiser! E agora?

Mig35
Mig35
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

Com r$998 reais por mês??!! Pagar a luz, água, alimentos, remédios, roupas, material de limpeza, condomínio se morar em um apartamento, iptu, ou aluguel… e se tiver filhos??? Bah!! Aí tem que fazer um contorcionismo, o que sobra eu vou no Texaco encher o tanque do meu golf, comer um big-mac e tomar aquela gelada… E agora?? Ahh! Isso tudo se eu conseguir um emprego!!

Daniel Silva
Daniel Silva
5 anos atrás

Sem entrar no mérito da pouca qualidade do nosso gasto com defesa, exageradamente focado em despesas administrativas e pessoal (ativo e inativo) e ideologias à parte, fato é que o Brasil já gastou cerca de 2% do PIB em defesa e não faz tanto tempo assim.
Em 1999 – 1,7% do PIB
Em 2000 – 1,8% do PIB
Em 2001 – 2,0 % do PIB
Em 2002 – 1,9% do PIB
Em 2003 a proporção do gasto caiu para cerca de 1,5% do PIB e se manteve neste patamar desde então.
fonte:
https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/orcamento-da-defesa-no-brasil-evolucao-e-perspectivas.htm

Marcelo-SP
Marcelo-SP
5 anos atrás

Vixe! Eu não acho que vai acontecer… mas que tem gente aqui no site que vai cortar os pulsos com essa manchete… isso vai!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Marcelo-SP
5 anos atrás

kkkk kkk kkk e como tem!!!!! Já parou para imaginar a cena de desespero? kkkkkk kkkk kkkkkkk

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
5 anos atrás

“Chora”, Esquerdalha.

Housemaq
Housemaq
Reply to  Cinturão de Orion
5 anos atrás

Aliados? Otan? Ohhh… E agora? O que faremos meu Deus?
Como sobreviveremos sem a nossa grande mãe Rússia, nossa querida irmã China e nossa caçulinha Coréia do Norte?

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

Ótimo.

Heitor
Heitor
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

kkkkk você não vai gostar, mas não quero que goste mesmo. Mas as relações internacionais não iguais os jogos de vídeo game. Acorda e saia do seu quarto. Gostem ou não, se entrarmos na OTAN, países com que mantemos boas relações vão procurar retaliar.. quer retaliar o Brasil? Corte a carne, a soja, a laranja brasileiras.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Housemaq
5 anos atrás

Será que não faltou também a da irmandade bolivariana, assistência cubana?

Mig35
Mig35
5 anos atrás

Alex Nogueira, Tomcat4.0, Paulo, Saldanha da Gama, Foradido da KGB, PauloSollo. Bela equipe.?O empenho é o dia inteiro. Profissionais são outra cousa.

Paulo
Paulo
Reply to  Mig35
5 anos atrás

¨Chame os outros do que vc é e do que vc faz!¨

Mig35
Mig35
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Eu estava elogiando.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Perfeito Mig-35.
Melhor que o Mig-21 indiano.

kkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ué, mas é isso que vocês fazem o dia inteiro, todos os dias! Esse é o “trabalho” de vocês! Vocês ganham pra isso! Se tem muitos, a maioria, diga-se, que combate a opinião de vocês, aí não gostam? Vocês vivem escrevendo m.e.r.d.a por aqui e acham que vão ficar sem resposta?

Housemaq
Housemaq
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Paulo, agora sim estamos perdidos! Estamos mais próximos do Grande Satã do Norte! Meu Deus! O que faremos? Tomarão nossa Amazônia, nossas plataformas de petróleo, derrubarão nossos foguetes e colocarão laxante em nossas águas! Ahhh… esses demônios…. Realmente estamos fritos! rsrsrs

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Essa “lista negra” é do Estadão ou foi voce mesmo que a criou ? Só falta nos chamar de ” A resistência “. 😛 😛 😛

Mig35
Mig35
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Gostei da sua Resposta?? FKGB.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Obrigado Mig35. Estaremos sempre prontos ao bom debate, forte abraço.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

kkkk kkk kkk esta foi ótima abraços

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Pois é MIG35, estamos ai para equilibrar as coisas 😉 .

Aqui nada passa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

‘Mas tudo, tudo passará’!
Lembre-se do grande sucesso musical.
Só que com esse Governo está passando muito rápido.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se passar, não adianta ter esperança….se passar, não vai voltar para seu guru, não! Pode desistir…..vocês nunca mais vão governar o Brasil! Ah, e se não der certo com o Bolsonaro, tudo bem….tira-se ele e coloca-se outro, mas não vai ser ninguém da laia que você defende…e da qual tb faz parte!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Minions e seus pensamentos simplistas.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Kings, a diferença entre quem ama e venera a pátria sagrada BRASIL e quem ama, venera é cegado pelo dogmas e torna-se subserviente a outras nações como você e ao contrário de você, é que torcemos que o país vá bem, mesmo tendo um governo que é contra nossas convicções, tipo o do 9fingers e dilminha encaçapadora de vento, torci e esperava que construíssem uma nação melhor para todos. O que importa para uma nação e em especial para o BRASIL, é que façam o bem, não importando quem o faça, contanto que o façam, isto é ser BRASILEIRO e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Prezado Saldanha.
Vc é uma pessoa inteligente e já percebeu que gosto de ser sarcástico, ou mesmo cáustico, nos meus comentários.
Faço isso para chamar ao debate e principalmente combater comentários rasos de pessoas que percebe-se, claramente, que não têm estofo para argumentar.
Evidentemente que não torço pelo mal do Brasil, mas, na minha avaliação, estamos enverando por um caminho complicado, principalmente na economia que é minha maior preocupação.
Política passa. Hoje é um, amanhã é outro.
Economia não. Se afundar, vai de vez e não volta.
SDS

Mig35
Mig35
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Depois da excelente matéria publicada aqui neste site, cujo o título: “O analfabeto geopolítico”, vocês não entenderam ainda o recado??
Estão passando vergonha aqui pregando o supremacismo.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Eu não me sinto nem um pouco envergonhado, muito pelo contrário, fico muito feliz em ter um espaço disponível para eu expor minha linha de pensamento, fico muito feliz em ver que assim como eu, existem outras pessoas que estão atentas e se importam com os rumos do Brasil e do mundo, independente de muitas vezes termos linhas de pensamentos contraditórias, fico extremamente honrado em podermos debater. Sei que todos nós ansiamos de algum modo ver nossa nação em uma situação melhor e de modo algum considero que sejamos supremacistas tanto de um lado quanto de outro. Quanto a “excelente… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Se você acha aquele texto excelente, mostra sua pequeneza intelectual….talvez até menor do que o jumento que o escreveu.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Ganhou um joinha pela bela ironia sobre nosso ,na sua visão,”profissionalismo”, na nossa ,nossa visão isenta ,opinião , respeito aos demais e amor à pátria, nosso belo Brasil!!!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Meu caro MIG35 ( Parabéns pela escolha do nick, acho esta, junto com o su35, o F14, f22, rafale e até mesmo o gripen aeronaves emblemáticas, lindas, lúdicas) na realidade eu não torço nem para eua, nem para rússia/china, torço, amo, venero, respeito a sagrada pátria MÃE BRASIL, o que melhor for para o BRASIL, eu apoio, mas sem subalternidade a ninguém. Se esta ação nos trouxer material de primeira com custo baixo, apoio integralmente, contanto que não sejamos servis a nenhuma nação. Um grande abraço e muito obrigado pelo elogio, me carregou de lisonja. Aliás, um abração.

Vitor Lajes
Vitor Lajes
5 anos atrás

OTAN é uma aliança, não é o feudo do Trampo, se assim fosse Marrocos já era

Maus
Maus
5 anos atrás

Vocês têm que ver o lado estratégico disso, o Brasil sendo membro efetivo da OTAN é um murro na boca de qualquer um que pensar em fazer algo semelhante ao que está acontecendo na Venezuela em algum país que faz fronteira conosco.

GabrielBR
GabrielBR
5 anos atrás

Seria ótimo para nós!

Daniel Silva
Daniel Silva
5 anos atrás

Cometário retido. Postando novamente. Não vou entrar no mérito da pouca qualidade do nosso orçamento da defesa, excessivamente focado em despesas administrativas e pessoal (ativo e inativo). É um problema crônico, histórico e lamentável. Também não vou entrar em discussões ideológicas, pois creio que o ponto não é este, há países de “direita” com gastos elevados de defesa em relação ao PIB e outros com gastos mínimos, insuficientes, o mesmo ocorrendo no outro espectro político. O Brasil já gastou 2% do PIB com defesa, ou próximo a isto, e isso no período pós 1985. No final da década de 90… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
5 anos atrás

Quem desejar ler a carta d OTAN, segue o link:

https://www.nato.int/cps/en/natohq/official_texts_17120.htm

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Por favor, eu só queria saber o motivo de (até o momento) dois “dislikes” ao fato de simplesmente postar um link com uma informação.

Virou jardim de infância ?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Marcio, as vezes fazem isso por birra mesmo, relaxa, não esquenta com isso.

Obrigado por trazer o link informativo, assim que der irei ler com calma.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Obrigado Alex, eu apenas quero debate em um nível decente, debates são sempre saudáveis, sempre se aprende algo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Caro Marcio. O fato de um ou outro discordar de você pode ser tomado como critica pessoal, mesmo que for (riso). Lembre-se que se um cão latir para você, o melhor é não latir de volta (nossa sorte é que não um botão do tipo “mostrei a língua, bobão”, né?)

Lyw
Lyw
5 anos atrás

Vejo as críticas à Folha de SP ser utilizada como fonte e penso… Fontes boas mesmo são aquelas repassadas nos grupinhos de WhatsApp e Facebook ou, claro, qualquer uma que fale bem do político de estimação.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

A admissão do Brasil na OTAN elevaria nossas FA a um novo patamar, por facilitar seu reequipamento e aperfeiçoamento de seu pessoal. Porém mais importante seria o ingresso à OCDE, que daria ao Brasil um “selo de qualidade” que proporcionaria mais investimentos no país e mais confiança nas relações comerciais internacionais. É hora de aproveitarmos a oportunidade de nos alinhar aos grandes players globais, abrir a nossa economia e enterrar definitivamente nossa opção pelo subdesenvolvimento.

Robert Smith
Robert Smith
5 anos atrás

O Brasil juntos com Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido, EUA, Espanha, Hungria, República Tcheca, Polônia, Grécia, Turquia, Noruega, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Albânia, Croácia e Montenegro… me belisca pra ver se estou sonhando…. :o)

Munhoz
Munhoz
Reply to  Robert Smith
5 anos atrás

Alvos dos mísseis russos e chineses daqui a 15 anos, me belisca para acordar desse pesadelo ??

Quando a grande frota chinesa quiser provocar a OTAN ela já sabe onde ir, no bucha de canhão extra OTAN ?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Munhoz, a China já vem provocando permitindo que barcos pesqueiros de lá venham pescar ilegalmente nos mares do hemisfério sul, se não nos fortalecemos, logo esses barcos viram com escolta armada e ai sim a coisa começa a ficar feia.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Veja bem, não podemos culpar um pais pelo ato de um pescador ! O que eu quero dizer com meus comentários é o que muitos não percebem, nesse mundo não tem ninguém santo, cada pais tem seu interesse, e nós temos que saber negociar no cenário geopolítico, eu não tenho ideologia, não quero os EUA, Russia ou China como inimigos, o que temos que fazer é manipular esses países de acordo como nossos interesses, temos que ser prudentes, esse presidente ta puxando muito para o lado dos EUA, esta criticando a Russia e a China abertamente, ele não sabe negociar,… Read more »

Hammer
Hammer
5 anos atrás

Já! Agora! Sem pestanejar! Temos que ocupar nosso lugar entre as grandes Democracias mundiais e arcar com as responsabilidades decorrentes.

Vítor
Vítor
5 anos atrás

Não faz o menor sentido esta proposta de Trump..
E também não faz o menor sentido o Brasil cogitar sequer pertencer a essa organização . A NATO é um organismo obsoleto e deveria ter sido desmantelado em 1992. O propósito da sua existência já não faz sentido porque o Pacto de Varsóvia desmoronou junto com a URSS. Actualmente é uma instituição para Enriquecer pançudos….

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

A turma canhota não irá deixar barato tudo isso. Anotem aí.
A Rússia irá financiar ataques aqui no Brasil, via crime organizado. Tendo como principal alvo, bases militares vulneráveis, linhas de energia e suprimentos, etc.
O que não faltam são acéfalos ideologicamente e criminalmente motivados a fazer isso.
A Rússia planta o caos onde não consegue vencer por meios lícitos. A história recente da Crimeia e leste da Ucrânia mostram isso.
ABIN deveria começar a identificar e classificar todos estes riscos, impedindo ações dos vermelhos !

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

por isso que é importante o Brasil ter uma agência de inteligência forte, desconfio que aquela passagem do Bolsonaro lá na CIA foi para tratar alguma coisa nesse sentido, vamos aguardar.

Mig35
Mig35
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

O próprio governo mantém o crime organizado, não combate para acabar. Não se preocupe com a Rússia pois o próprio governo o deixará os brasileiros na miséria. Inss, gasolina, impostos, temos um dos menores salários mínimos da América Latina… As promessas de governo do Boso: vamos gerar 9 milhões de empregos no primeiro ano, não vamos mais sangrar o povo com novas medidas fiscais kkkkk, iria colocar um urutu e um cascaval em cada esquina contra a bandidagem kkkkkkk!!! Só tá metendo a mão no bolso do brasileiro, walking dead é o futuro aposentado do brasileiro. Green card é a… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
5 anos atrás

Todos os problemas listados por você apareceram nos últimos 2 meses e meio?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Acho que você está deveras doente… Os russos atacar o Brasil?⁉️ Sinceramente alguns viajam na esquizofrenia e na paranoia, não sei oque é pior : esquerdistas lunáticos ou alguns de direitistas alucinados… Se a Rússia planta o caos, alguns regimes democráticos ?? plantam oque amigo, paz⁉️ Acorde para vida meu caro, alguns mocinhos não são mocinhos e são tão vilões quanto os que eles dizem ser… Oque existem são países que são ambas as coisas dependendo do que seja mais oportuno ao momento,e dependendo do que for convenientemente vantajoso para eles… Os mesmos países que criticam os russos, sua forma… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

A tentativa de assassinato do atual presidente república, um notório defensor da direita converservadora, foi simplesmente realizado por um ex membro do PSOL (partido SOCIALISTA do Brasil), realmente é uma alucinação?
Procure o site flagelo russo, e você verá lista gigantesca de opositores de Putin que foram assasinados de forma mais do que misteriosa.
A esquerda mundial arquiteta ataques, ações no mundo tudo, só não vem quem não quer.
«No creo en brujas, pero que las hay, las hay». Certo ?

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
5 anos atrás

Trump sem fazer muita força esta tentando um xeque mate na America do Sul.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Primeiro de tudo, hoje não estamos preparados para assumir a OTAN, pois é uma responsabilidade muito grande, mas reconheço que tem muitos benefícios fazendo parte, mas que tbm pode trazer uma certa dor de cabeça para nós, e não sei se os militares brasileiros querem isso.

Cansei de ver vários comentaristas (inclusive eu) dizendo que o Brasil tem que ser mais protagonista na geopolítica, olha ae a grande chance batendo na nossa porta.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro, é a chance de deixar de ser o “Anão diplomático”, é preciso encarar o desafio, olha o tamanho do Brasil, não tem como querer bancar a Suíça que é uma gota d’água perto do nosso território.

É urgente a necessidade de tomarmos um lugar na geopolítica mundial.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex a questão é que acho muito, mas muito improvável do Brasil entrar na OTAN, pois precisaria do aval de todos os membros, e como qualquer organização a política pesa, e no caso do Brasil que agora tem um governo de direita conservadora as chances diminuem mais ainda, a OTAN tbm virou um antro de governos sociais democratas (esquerda) que por birrinha vai barrar por puro viés ideológico, oq talvez vai ser até bom para nós pq sinto que nosso alto escalão militar pelo seu positivismo histórico de ser pragmáticos, e nádegas molengas que são, não iriam querer tal grau… Read more »

Junior
Junior
5 anos atrás

Assim como na OCDE, para entrar para a OTAN o Brasil precisa do OK de TODOS os membros, portanto podem esquecer

https://www.terra.com.br/noticias/oferta-de-trump-a-bolsonaro-irrita-aliados-na-otan,952b625f3cc2f38817cd3063b69b7bc993f9xc7e.html

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Junior
5 anos atrás

O que na prática é o OK dos EUA, os outros só estão lá pra falar amém…

Junior
Junior
Reply to  Jefferson Ferreira
5 anos atrás

Você esta delirando se acha que eles vão alterar o artigo 10 só para deixar o Brasil entrar, nem Israel com todo o seu Lobby conseguiu isso

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Junior
5 anos atrás

Vc sabe se Israel pleiteou entrar na Otan muchacho???

Junior
Junior
5 anos atrás

“Segundo as fontes, a aliança estaria disposta a cooperar mais estreitamente com o Brasil, se o país tiver interesse. No entanto, a possibilidade de alterar o Tratado do Atlântico Norte para que o Brasil possa se tornar membro da organização foi classificada de improvável, já que para tanto seria necessária uma decisão unânime de todos os aliados.” O Brasil vai ter que se contentar como um aliado prioritário extra-OTAN e mesmo assim vai ter que suar para conseguir a aprovação de todo mundo, a Colômbia ficou anos na fila

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Junior
5 anos atrás

Se realmente for interesse do governo Bolsonaro fazer parte da OTAN, com essa simpatia e possível aval dos EUA, e se nosso ministro das RE tiver aquilo roxo, ele deve atirar na cara desses membros adversos à nossa entrada, 3 fatos principais… 1- O Brasil também é do hemisfério norte, e com litoral no Oceano Atlântico desse hemisfério, condição esta que nem Japão nem Austrália possuem, que são dois queridinhos deles. 2- Mais contundente ainda: O Brasil lutou na WW2 justamente a favor de todos os atuais membros dessa organização (exceto Alemanha, óbvio). E na WW1 lhes prestou várias ajudas.… Read more »

peter nine-nine
peter nine-nine
5 anos atrás

Seria uma bela de uma jogada geopolítica e um “baita” de um salto para o Brasil. Quanto aos discursos anti-Europa de Trump, só gostava que mais gente o mandasse passear, é pena. Como português sempre olhei com muito bons olhos uma aproximação do Brasil a OTAN/NATO, e consequentemente uma aproximação militar com o próprio Portugal, que teria bem mais facilidade em exercitar-se com o Brasil, algo que gostava que ocorresse mais regularmente, afinal o Brasil é a Potência da América do Sul e fala a mesma língua. Por norma a única coisa que vejo são observadores brasileiros, ah muito tempo… Read more »

Caio
Caio
5 anos atrás

Se estes projetos forem adiante a entrada do país ma Otan e na ocde vão exigir: O que muitos ja disseram seriedade com a questão da defesa com a lógica adequação em equipamentos ( mesmo que em quantidades, de segunda mão). E um desenvolvimento que não deve se limitar ao armamento como muitos tem focado, pois s assim fosse, muitos países armados da Ásia seriam do primeiro mundo. O desenvolvimento social é uma cláusula? Pode ser uma consequência como membro da OCDE? Esperamos. A corrupção política e burocrática, não cabe num país que almeja o desenvolvimento real! Como trata-las? Citando… Read more »

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  Caio
5 anos atrás

podemos mandar nossos cariris daqui que matam 62 mil pessoas por ano. Soh vantagem…hoje o brasil nao participa de conflitos…ops ha 150 anos…ai ficam matando os trabalhadores os cariris

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Caio
5 anos atrás

Caio, o que todos nós?! esperamos é um governo sério que nos torne, ou que ao menos nos encaminhe seguramente para ser um país desenvolvido e respeitado politicamente e geopoliticamente falando. Não é para ser um governo bonito e sim para ser um governo eficiente, que coloque o país nos eixos, doa a quem doer, cortando privilégios e trazendo para o escopo “mortal” toda a casta de “deuses” que ocupam os três poderes, principalmente os “deuses supremos” do judiciário. Sem dor, sem ganho. É dessa forma que penso que deve-se agir, enfrentando os problemas de frente e batendo forte junto… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Excelente comentário Colombelli.

JRSALVADOR
JRSALVADOR
5 anos atrás

Bom, vejo alguns se opondo ao possível ingresso na OTAN. A conversa mudaria se à aliança se chamasse Pacto de Varsóvia.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Colombelli, o seu comentário sim deveria virar tópico para discussão, e digo isso não só pq eu gostei, mas pq infelizmente é a mais pura realidade da maioria das redações do jornalismo brasileiro, e os nossos “intelectuais” fingem que está tudo bem, já dizia o prof. Olavo de Carvalho, não há debate de ideias no Brasil, os jornalistas se fecharam numa bolha e acreditam piamente que são agentes sociais do povo e querem falar em nosso nome, e quando são colocados contra a parede por esse mesmo povo nas redes sociais, oq fazem? Apelam para a difamação e calúnias do… Read more »

rdx
rdx
5 anos atrás

Folha…e principalmente a Globo.

Farroupilha
Farroupilha
5 anos atrás

Se esses países europeus tivessem vergonha na cara, o Brasil era para ser membro Honorário da OTAN, por sua participação em prol de uma Europa livre tanto na WW1 como na WW2.
Fatos históricos inegáveis.

Onde então estavam Colômbia, Argentina, Alemanha, Japão?

Heitor
Heitor
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

WW1? O Brasil entrou no fim da Guerra. Não tem históricos de grandes feitos na 1a Guerra.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Verdade Heitor.
Mas estivemos juntos.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
5 anos atrás

Eu não acredito nisso… Qualquer analista americano que esteja por dentro da atual situação política do nosso país, saberia da força que a esquerda tem junto a maioria do povo. Sendo assim, saberia que qualquer medida impopular que o governo Jair Bolsonaro tomar, pode significar, daqui a 4 anos, um governo de esquerda assumindo o poder… E esquerda por aqui não é só ideologia marxista e gastança de dinheiro em geral… É apoio a ditaduras esquerdistas… é fomento a negócios escusos em países de ideologia duvidosos… e daí pra baixo ! Ainda é muito cedo para o Brasil despontar como… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

Eu vou ter que verificar essa afirmação do Trump através de outras fontes porque eu realmente não acredito na Foice de São Paulo. E realmente não foi isso que ele disse na coletiva de imprensa no jardim da Casa Branca. Ele deu a entender que tentaria bolar uma relação especial ao Brasil com alguns privilégios de membro pleno, o que indica que não seria um membro pleno. Ademais, se flertássemos com a idéia de que o Brasil poderia se tornar membro pleno da OTAN, eu acredito que é uma idéia atualmente sem pé nem cabeça. Seria um passo muito maior… Read more »

Dr. Mundico
Dr. Mundico
5 anos atrás

Quem pergunta quer saber:

Quais seriam as vantagens econômicas em participar de uma Otan? Fora a compra preferencial e subsidiada de equipamentos defasados e a doação de sucatas recondicionadas, o que isso traria de vantajoso para o país?

Em termos de DINHEIRO (que é o que realmente importa nessa vida e nesse mundo) quais seriam as vantagens em participar desse circo?

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

Po! Nossos militares vao ter de trabaiar ne,,,,, e ainda terao mais 0.6 do pib de aumento.. para gastar em mais pessoal pensoes e jantares

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

A vantagem maior desse “circo” é, quanto maior e mais forte o time ocidental, menor o risco de o time oriental querer comprar uma briga que leve o mundo todo para o buraco… e caso apenas a intimidação não seja suficiente, o dia que o cerco fechar e não tiver para onde correr, teremos aliados e não ficaremos a mercê de quem estiver lutando, seja de um lado ou de outro. Comercialmente falando, as vantagens são, poder se equipar pagando menos e tendo condições favoraveis, além de acesso a um maior leque de opções de materiais, poder tratar com países… Read more »