Brasil firma acordo de cooperação com a Guarda Nacional dos EUA
Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres
A Subchefia de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa começa, esta semana, a examinar uma primeira relação de temas passíveis de serem desenvolvidos em colaboração com a Guarda Nacional do estado americano de Nova York.
A Guarda Nacional dos Estados Unidos é uma instituição que reúne reservistas e é mantida como força auxiliar de prontidão no esquema de defesa do território americano.
Na manhã da última quinta-feira, em Manhattan (distrito de Nova York), o chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante Craig Faller (que dias atrás visitou o Brasil), presidiu a cerimônia de assinatura de um termo de cooperação do Ministério da Defesa brasileiro com a Guarda Nacional de seu país.
Pelo lado americano assinou o acordo de parceria o chefe adjunto da Guarda Nacional do estado de Nova York, major general (da Arma de Infantaria) Raymond Ray F. Shields. Pelo lado brasileiro firmaram o documento o Subsecretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, contra-almirante Guilherme da Silva Costa, e o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, general de exército Gerson Menandro Garcia de Freitas.
O termo de colaboração elaborado no âmbito do Programa Enduring Promise (“Promessa Duradoura”) mantido pelo Comando Sul dos Estados Unidos para o continente americano e, em especial, para os países latino-americanos. Mas a aproximação com o Brasil deve ser vista pela ótica mais geral da forte sinergia entre os governos Jair Bolsonaro e Donald Trump.
No total, a Guarda Nacional dos Estados Unidos – que opera um braço aéreo dotado de aeronaves de caça F-16 – mantém parcerias com 82 países ao redor do mundo – planejamento conhecido como State Partnership Program (“Programa de Parceria do Estado”).
Terrorismo – No Ministério da Defesa, em Brasília, a aproximação com a Guarda de Nova York é vista como oportunidade de aprendizado – e adestramento – em questões específicas, como a mobilização de forças da reserva, o emprego de tropas na proteção de sítios de infraestrutura, na prevenção do terrorismo (extremamente importante no contexto americano), defesa cibernética, operações conjuntas de busca e salvamento e utilização de tropas no socorro a vítimas de desastres naturais.
Na Colômbia, que há mais de dez anos tem sua integridade territorial ameaçada pelas Forças Armadas da Venezuela, a Aviação Militar mantém, desde 2013, uma estreita cooperação com os esquadrões aéreos da Guarda Nacional do estado da Carolina do Sul.
Os dois lados empenham seus recursos não só nos treinamentos de combate, também nas chamadas “operações de Busca e Salvamento em Combate” (C-SAR, do inglês, Combat – Seach And Rescue).
Os caças F-16 da Carolina do Sul visitaram o território colombiano em 2017.
Qual o ganho operacional com isso? A meu ver, nenhum!
Tireless, pode ter certeza que vai ter ganhos, é necessário ter paciência para poder colher os frutos 😉 .
Colher frutos de onde? daquele mato (USA) não sai coelhos. É muita submissão.
Melhor é o mato de C..u…b…a né?
Para de falar de Cuba ou qualquer outra coisa que remeta ao passado. está muleta já está gasta ! As tolices de agora são do próprio Bolsonaro e sua equipe ! Sobre ela que temos de debater !
Está no passado ? Really ? Quando sabemos que agentes cubanos assessoravam Dilma de dentro do Planalto, e quando esta escrito em livro de autora de esquerda que já ANTES da libertação de 64 já haviam campos de treinamento de guerrilha em 7 estados brasileiros, tudo isso em 1961 ?
Eles assessoravam era o seu cú! Se existisse mesmo tal ingerência ela ja teria sido presa, até pq o bozo ja mandou abrir tds as “cxs pretas” mas até agora, nada fora encontrado
Submissão do quê?
Do que você está falando?
Cooperação e…
Nossa o brasileiro precisa para de assistir filme, mini-serie e novela… E viver o mundo real…
Este é um dos resultados da ‘parceria estratégica’?
Prefere ¨aquela¨ que enviou bilhões do BNDS para Venezuela, Cuba, etc e eles deram o cano?
‘Parceria’ boa é a dos R$ 2,5 bi da Petrobrás, né?
Ô coisa boa!
È mesmo!? Segundo o próprio Janot o esquema do partidão provocou um prejuízo de 29 bilhões na Petrobrás. E esses 2,5 bilhões que vc disse tem o que a ver com a ¨parceria estratégica¨?
Sério? o Janota, aquele amiguinho do Aecio Neves? A Perobrás vem sendo dilapidada muito antes do PT. E o prejuízo maior foi o tal de Parente fazer um acordo lesivo a empresa, doando dinheiro da Petrobrás para os acionistas note-americanos.
O parente só conseguiu pôr as mãos na Petrobras pela incompetência e roubalheira do pt. Tivésse o pt honrado os votos, a esperança e a confiança em seus presidentes o parente, talvez, não tivesse a oportunidade de fazer o que tu colocas como danoso ao Brasil, mas que até teu partido já vinha orquestrando a possibilidade.
Para de falar de Cuba ou qualquer outra coisa que remeta ao passado. está muleta já está gasta ! As tolices de agora são do próprio Bolsonaro e sua equipe ! Sobre ela que temos de debater !
Aeeeee, já garantiu a mortadela com tubaína do dia …
Viúva de Marx, Lenin e Hugo Chavez detected.
Os próprios russos não suportaram o sistema mais bizarro do mundo, alicerçado na retórica de desvalorização da vida humana; que se chama comunismo. Qual a razão de você ainda seguir esta ideologia? Sadomasoquismo ou burrice mesmo?
Kkkkkkkkkkkkk sem mais…..
A doutrinação socialista é uma verdadeira patologia. Não é algo que se possa explicar de maneira racional. O desejo desenfreado de controlar o próximo leva ao comportamento mais primitivo possível.
Pô Kings , as vezes vc dá umas crises de normalidade, sanidade, maturidade mas, ae vc volta ao normal e …..xa lala lala !!!
É porque tem sempre um celerado que vem falar de Cuba, Venezuela, BNDES e etc.
Aí, eu tenho a obrigação de citar os ‘causos’ escabrosos do lado de lá.
Mas, é só para exercitar. hehehe
Quanto tu ganha pra passar vergonha todo dia na internet?
Provavelmente a metade que vc.
Sabe como é. A esquerda está em crise e está rolando muito mais dinheiro entre os direitistas.
Tá difícil, desde que homossexualismo e uso de drogas foi associado a ideologia de esquerda ninguém consegue mais conversar em paz.
Então você acaba de admitir que quando a esquerda estava no poder, se refestelaram com o dinheiro público, e que a grande raiva de vocês é que a mamata acabou. PS. Não tem mamata com a direita, já foram 21 mil parasitas do esquema da Orcrim demitidos.
Parceria estratégica boa foi com a França…
O Brasil, pagou e o teu Deus embolsou..
Falta só o HXBR para ficar completo o trio na Lava Jato, mas a hora dele vai chegar…
Esse partido que vc citou, aliado do Governo, já não está mais com essa bola toda.
Depois de querer embolsar R$ 2,5 bi para uma fundação de direito privado (?) levou um chega-pra-lá do STF e ficou meio desnorteado.
Acredito que pelo caracteristica da força. O US ARMY, assim como a USAF, NAVY e MARINERS, tem uma característica expedicionária – levar a guerra ao inimigo.
Defesa do território é uma prioridade do homeland security e da Guarda Nacional. E como eu acredito que o interesse primário do Brasil é manter a soberania combatendo em território nacional, estratégia mais defensiva que ofensiva, faz sentido acordo com a Guarda Nacional.
Me pergunto se está faltando o que fazer em Brasília para o presidente fazer um acordo desses… não bastasse isso, ainda foi encontrar Olavão para ouvir histórias da carochinha com o meu dinheiro, enquanto milhares de pessoas aqui vão esperar 6 meses no Sus por uma consulta especializada… Graças a Deus as técnicas de sonegação avançam mais do que as de repressão da RF, assim meu dinheiro suado não será utilizado para idiotices como essa…
Depois não reclama quando o seu chevette azul ficar no primeiro buraco cheio de água depois da enchente que inundar o capão redondo viu!?
Eu pago taxa de condomínio para evitar coisas como essa, ah e eu assinei por livre e espontânea vontade, ao contrário dos impostos…. sorry!
Taxa de condomínio não contempla asfaltamento de rua, apenas garante mal e porcamente a pintura dos brinquedos do playground!
Reitero, na hora que a água bater no platinado e o seu chevette morrer, não reclame…
Que mané asfalto!
Bolso prometeu asfaltar uma BR lá em Mato Grosso e o pessoal tá usando barro para amassar com o rolo compressor.
Kkkkkkk….e os buracos apareceram de janeiro para cá?
Sua OrCrim de estimação teve 13 anos para asfaltar a BR e não o fez, portanto conta outra!
Botem o PT pra administrar o Saara que em 1 mês falta areia por lá.
Anarco-bebezão detected, ” ain, Mass imposto é roubo”. Anarco-mamadeira é o esquerdista chato com sinal trocado porque leu Rothbard.
Você conhece o Capão ???
Conhece, ele mora lá para falar com tanta propriedade sobre o tal bairro. O Ford dele deve sofrer muito por lá quando chove, por isso soltou a pérola acima…
A gente sabe que na primeira chuva o seu chevette fica na poça d’agua, e você ainda defende a boa vida de um janota.
Com seu dinheiro, e com o nosso, encheram as contas de ditadores por décadas e se fez obras caríssimas muchacho e não se viu reclamações da parte avermelhada !!!
Não posso falar pela parte avermelhada por que não faço parte dela. E eu sei a verdadeira forma de protestar e faço isso desde o final da década de 90, não se preocupe.
“protestando” votando em janota que pretendia se eleito colocar os “parças” do Itanhagá Golf Clube nas mamatas do Estado? que lindo….
Melhor que a turma do chá do chapeleiro maluco que tu votou… E aí, o que é Golden shower? ?????
E quem disse que eu votei nele? Já você votou no almofadinha, e isso é um fato…,
Aqui se vê a falta de caráter de um esquerdista. Se ele não concorda com o governo então vai sonegar impostos por pirraça. Que lindo! Era só o que faltava para o movimento de ¨resistência¨ movido a embutido deles.
Não entendi.
Não foi o próprio Presidente que falou que sonegava impostos?!?!?!
Não entendeu? Bolsonaro falou para sonegar só por pirraça por não concordar com um governo numa espécie de resistência ou para tentar sobreviver no país com os maiores impostos do planeta?
Infelizmente temos um Presidente que fica fazendo mais pirraça pelo Twitter do que governando.
Pois eu gostei, por exemplo, da última ¨pirraça¨ do presidente quando ele cortou 21.000 cargos ocupados pela pelegada. Pelo visto vc ficou triste, não!?
Kings falou tudo, obg!
Extrema direita e esquerda, tudo a ver desde o pacto Molotov-Ribbentropp…..
tão preocupado com dinheiro público que disse que o Bolsonaro é pior que o Poste. no mais tem que sonegar mesmo
Se botar o poste e o capinador de mato de quartel na balança da incompetência não sei quem pesa mais… Por isso votei num gestor de verdade, um que comandou um banco, não uma bodega…
O mesmo “jestor” que não queria gerir a educação do país e queria dar um vale para o pobre estudar em escolas particulares, que “coincidentemente” pertenciam aos seus “parças” de golfe.
Melhor pegar um vale e matricular o filho numa escola particular, onde você tem certeza que o ensino é de qualidade, salas climatizadas, e tem até controle eletrônico de entrada de pessoas, do que jogar o filho numa escola pública, onde tem buraco no teto e o sol bate na cara do filho, ventilador quebrado, e qualquer um pode entrar, inclusive traficantes para vender drogas e terroristas que fazem chacinas….. Teu presidente vai gerir a educação, e a única coisa que fez até agora foi mandar cantar o hino nacional…. Pense num salto de qualidade!
É mesmo? E por que motivo o pagador de imposto deveria sustentar a boa vida dos “parças” de golfe do Janota?
As escolas já estão assim desde o PSDB, PT e PMDB!O que acham de começar a jogar pedras depois de um ano de governo!No momento, estamos muito no início para falar mal do governo Bolsonaro!
Na sala climatizada ou na sala com ventilador, a deseducação marxista é a mesma. Uma porcaria essa sua mentalidade rasa, ou como dizia Russel Kirk, ” terrivelmente simplificadora”.
kkkkkkkkkkkkkk gestor! paro por aqui, não tenho mais o que comentar. esse arjumento é irrefutável kkkkkk
Realmente….mas o que esperar de liberalóides?
Gestor é o cacete. É um babaca a serviço do globalismo com ideias adolescentes de sociedade alternativa anarco- babacalista.
Caramba, vocês têm a capacidade de promoverem umas discussões extremamente inúteis. Como sempre temos o Xings, com seu show de horrores. Enfim. O escopo do acordo nem sequer foi divulgado e alguns se acham capacitados para dizerem que não presta ou que presta demais. Quanto aos 21.000 cargos extintos, eram cargos privativos de servidores públicos. Não eram cargos em comissão ocupados por pessoas sem vínculo e que, normalmente, faziam parte da ideologia do governo. Quanto a esse ponto, tem que diminuir mesmo. Só seria interessante se os militares e outros poderes fizessem o mesmo. Lembrando que no fim do ano… Read more »
Essa cooperação inútil só demonstra que o EB é um exército com espírito de Guarda Nacional. Isto explica o fascínio de muitos oficiais do EB pelas chamadas missões GLO, a clara intromissão em assuntos de Segurança Pública dos estados e os bilhões que estão sendo investidos no SISFRON.
Parabenizo o editor por permitir positivacoes e negativacoes! Me poupa um bocado de teclas e aumenta a longevidade do meu tecado! Alem das risadas.
Editor, as positivações não estão funcionando em desktops, apenas nos dispositivos moveis, na verdade, não aparece nem a opção de negativar/positivar.
Adivinha o que acabam de cortar novamente porque os amiguinhos vermelhos estavam apanhando feio e batendo todos os recordes de Deslikes??
Que bom, voltou de novo!
Vái brasel! ese acórdo va epulsonar nossa siencia de helicopiteus e melorar em mil veze nossas endustra da arma!
Todo acordo no Âmbito militar com os EUA é valido e creio que foi pensando e conversado muito antes dessa assinatura, tomara que saia lições para aplicamos nas nossas forças militares auxiliares, na força de reservistas e no tiros de guerra também.
Acredito que um acordo de cooperação técnica com a guarda costeira também poderá ser feito para no futuro implantamos uma guarda costeira Nacional, quem sabe aproveitando alguma estrutura dos distritos navais da Marinha.
OFF topic
Peço licença para mostrar isso:
https://www.youtube.com/watch?v=lDCnOwjw7yI&ab_channel=RobertoCaiafa
Acho que, vez por outra, deve-se ler as coisas com a mente mais livre. Quem fez isso, deve ter reparado na parte que diz que a Guarda Nacional dos EUA tem acordos de cooperação com 82 países. Não acho que 82 países invistam só em bobagem e desperdício, como sugerem alguns comentários.
Só como exemplo, parece-me que a instituição das forças americanas principalmente responsável por garantir a segurança da infra-estrutura nacional em situações de crise pode ter boas práticas e conhecimentos para trocar com as forças brasileiras.
Sempre temos o que aprender e a ganhar com intercambio de informações e treinamento.
Será que agora o pessoal vai cair na real e perceber que o EB é feito de muita “Mão Amiga” e pouco “Braço Forte”?
Bardini, nisso eu concordo. É bem isso.
Aprendeu mais uma, esta avaliação like/dislike é uma piada de mau gosto, outro dia mostrei os aviões usados na instrução primária e básica da FAA(Força Aérea Argentina) que são melhores e mais novos que o nosso T-25 e foram 19 dislikes… Os deles são o Italiano Tecnam e o alemão Grob, dois aviões testados e aprovados com muitas vendas.
Servi no EB ha 32 anos e não tinha dinheiro para o papel higiênico, era peixe, arroz e feijão “al dente”. Tirar guarda ao quartel, plantão ao alojamento, Cricri, capinar, pintar, limpar banheiro e trabalhar de garçom nas festinhas dos generais. Achei que seria sério mas não é. E até hoje não pagaram um mês de salário dezembro de 1987 e os meus vale transportes de 11 meses…
“Brasil firma acordo de cooperação com a Guarda Nacional dos EUA” Faz sentido.
Servi em 1989 e era igualzinho, lavar banheiro, engraxar coturno de tentente, major vendendo muamba de Miami, subtenente paquerando (assediando) conscrito, almoçar moela com angu enquanto nos cassinos era filé com fritas. Embuste é pouco, de sério não tem nada…
Por isso só contra alistamento militar tem mais função social e serviçal do que militar.
E tb sou contra essa besteira de força auxiliar e reserva , sem comentários quem defende isso parou na 2 guerra mundial.
Imagina pra quem serviu em 2015 na era da tecnologia e perceber que nada mudou em 30 anos!? Devem imaginar como me sinto frustado, e quando algumas práticas antigas e sujas são postadas junto com críticas ao EB aqui, você é taxado de esquerdista.
Qual o problema em assinar acordos com a Guarda Nacional que está mesmo assim trocentos anos a frente do EB ?
Intercâmbio sempre é bom, com quem tem o que acrescentar..
Duro eram acordos com Cuba, Venefavela, Bolívia, etc…
Não sendo com essas tranqueiras esquerdistas que pegavam o nosso dinheiro na mão grande, qualquer acordo vai ser mais benéfico para o Brasil comparado com antes.
Essa Guarda Nacional é a mesma ANG?
É um tiro de guerra bombado então.
Senhores É um apanhado de comentários de adolescentes? Todo intercâmbio é excelente. Fazemos com EUA, Canadá, México, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina, Suécia, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Polônia, Rússia, China, Paquistão, Coreia do Sul e sei l mais quem. Temos o Melhor Centro de Instrução de Guerra na Selva do mundo, e fazemos intercâmbios com varios outros centros. Intercâmbios dão trocas de experiências. Experiências testadas em situações reais. FFAA atuam quando ninguém mais atua ou já esgotou suas capacidades. Não émpra buscar excelência??? Os EUA tem interesse de como fazemos GLO, pois se assemelha muito… Read more »
Agnelo, obrigado pelo seu comentário, era o bom senso que estava faltando.
Melhor centro de guerra na selva do mundo? Me desculpe, mas pra mim isso só vai ser provado no dia em que os militares do SiGS entrarem em combate.
O CIGS é um centro de instrução. Para se provar que um centro de instrução fornece um curso melhor que outro, não é necessário que se promova um combate armado entre os centros de instrução no mundo. É a mesma coisa de dizer que, para provar que uma faculdade de direito é melhor que a outra, é necessário que os advogados formados em uma enfrentem os advogados formados na outra numa ação judicial. Não, há N fatores e testes que podem fazer chegar a um diagnóstico sobre qual é a melhor entre elas. O mesmo para os centros de instrução… Read more »
Graças a Deus, não precisamos entrar em combate para constatar isso.
Aqueles q já combaterem e tem combatido, atestaram a qualidade do curso por meio de intercâmbios.
Outra coisa, CIGS.
Sds
O Centro é excepcional. O problema são as OM.
Agnelo, obrigado! Seu comentário é uma luz no fim do túnel aqui no forte!
Quanto a discussão de adolescentes. Sim, é por aí mesmo!
Você realmente dá importância pra like/dislike?
rsrsrsrs. Agora são -32, ele deve ter morrido de desgosto.
Quanto tempo mais vai demorar para os editores fecharem os comentários?
O que se vê aqui a tempos é a torcida A contra a B, anedotas, piadas prontas e etc.
É fechar que fala né?
Já passou da hora!
Obrigado!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já tem mais de 46 lá em cima e aqui tem -15 , vá logo agendando um terapeuta
Sem sombra de duvidas, a grande comédia nos comentários são as lamúrias do Fernando, inconsolável porque a galera deu uns joinhas negativos para ele.
Morrendo de rir aqui. Ganhei minha noite kkkkkk
Alem de centro de guerra na selva temos guerreiros da selva, o que é muito melhor. Os moradores das selvas, inclusive de origem indígena são excelentes mateiros e não precisam de equipamento para se manter ativos no combate de selva. Da natureza colhem tudo que necessitam e conhecem os seus perigos e armadilhas. Evitam animais peçonhentos e insetos vorazes e insalubres. Armam seus abrigos com galhos e folhas sem necessitar de barracas e outras tralhas. Invisíveis aos olhos estrangeiros combatem no silencio e na sombra, com emboscadas letais.