S-400

S-400

S-400
S-400

A Rússia está enviando novas baterias de mísseis terra-ar S-400 para suas instalações na Crimeia, disse seu Ministério da Defesa. A medida acontece dias depois de navios de guerra russos terem apreendido vários navios da marinha ucraniana, aumentando as tensões com a vizinha Ucrânia sobre a terra que a Rússia tomou em 2014.

As forças armadas da Rússia já possuem três das divisões de mísseis S-400 “Triumf” na península do Mar Negro; terá outro em funcionamento e operacional até o final do ano, disse o coronel Vadim Astafyev, do Distrito Militar Sul da Rússia, segundo a agência estatal de notícias RIA Novosti.

O míssil móvel S-400 tem alcance de até 400 quilômetros (250 milhas) e pode subir a uma altitude de 30 quilômetros, segundo o Exército da Rússia. O objetivo é derrubar uma variedade de ameaças aéreas, de aeronaves a mísseis balísticos e de cruzeiro.

Enquanto as notícias surgiam na quarta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia postou um vídeo da mais recente versão do sistema S-400 passando pelos testes finais, afirmando que “atingiu com sucesso oito alvos aéreos de alta velocidade e baixa altitude”.

A Rússia tem enfrentado críticas generalizadas desde que seus navios atacaram um grupo de navios ucranianos que tentavam atravessar o Mar Negro e o Mar de Azov no domingo.

A embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley chamou isso de “violação ultrajante do território soberano ucraniano”, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira.

A Ucrânia impôs a lei marcial em resposta ao confronto armado, que diz ser mais um em uma série de atos de agressão. Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na quarta-feira que o incidente foi uma provocação projetada pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, que enfrenta fraco apoio público antes das eleições planejadas para o início do ano que vem.

O jornal The Moscow Times cita a análise feita pelo grupo britânico Chatham House ao afirmar que a ação agressiva é “simplesmente a mais recente aposta do longo jogo do presidente Vladimir Putin para atrapalhar a economia de seu vizinho e minar a revolução que expulsou seu líder apoiado pelo Kremlin em 2014.”

FONTE: NPR

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim
Delfim
5 anos atrás

Putin não vai sossegar enquanto não anexar a Ucrânia toda, antes que esta entre para a OTAN. Se é que a OTAN, em especial a Europa, vai comprar esta briga com a Rússia. Na verdade a Ucrânia está vendida, ferrada e mal-paga.
A Polônia que se cuide.
.
Uma lição sobre o que pode acontecer quando se abdica de possuir armamento nuclear, com um vizinho abusado e nuclear.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Quero ver quando começar a ter refugiados ucranianos em massa indo pra Europa Ocidental, o que os proponentes do “não fazer nada e abrir as porteiras” vão fazer.

calvario
calvario
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Último parágrafo, idem para o pau vermelho, o Brasil.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Delfim
5 anos atrás

O comportamento extremamente responsável da ucrânia em relação aos armamentos herdados da guerra fria nos dá uma ideia do que poderia ter acontecida caso tivesse posse de artefatos nucleares…
Kh-55 que o diga…

Mercuriano
Mercuriano
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Se Putin tiver seguindo a cartilha do Neo-eurasianismo de Aleksandr Dugin, a ideia não será, propriamente, “anexar” a Ucrânia toda e os países bálticos, mas só tirá-los da órbita de influência dos EUA, projetando seu “soft power”. Se a Ucrânia inventar de aproveitar este decreto parcial de lei marcial, para uma ofensiva em Luhanski e no Donetski (esta última, com os S400, fica mais difícil), isto poderá levar a Rússia intervir nestas regiões (“para salvaguardar as “minorias” russas presentes”) e só. Neste sentido, a Rússia apoiará o desmonte da OTAN e a independência da União Européia como bloco “soberano” em… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mercuriano
5 anos atrás

A Rússia poderia até anexar a parte ao leste do Rio Dniepre que divide o País ao meio, e reclamar sua posse baseado em fatos históricos, populacionais ou seja lá o que for.
Os ucranianos não teriam o menor poder de reação e seriam derrotados em pouquíssimos dias.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Delfim
5 anos atrás

A Ucrânia e a Polônia devem ficar muito espertas. Estão perturbando muito a Rússia e não têm nenhum cacife contra ela. Como se vê a retórica americana é ladrar e não morder. Na hora ‘H’, vão deixar os dois países na mão. E é bom que sirva de exemplo para qualquer País que ache que pode se esconder debaixo da saia do Tio Sam.

_RR_
_RR_
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, Lembro-lhe a Guerra Polaco-Russa de 1920… O povo polonês sempre foi osso duro de roer, e tem profundamente enraizados na memória os anos sob tutela soviética e luta constante de seu povo frente ao domínio russo… Agora que estão na OTAN, é que não vão se deixar intimidar mesmo… Quanto aos ucranianos… O que falta-lhes é liderança, pois no mais, acredite: é também um povo duro na queda, que não tem o hábito de fugir a luta. Não tenho dúvidas de que se os russos quisessem, chegariam a Kiev. Mas estou certo que o exército russo sangraria pelo caminho…… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Não acreditaria em guerra. Acho que isso não cabe mais na Europa. Mas, acredito em um estado de tensões que prejudicaria o ambiente político e econômico dos países. E isso seria particularmente catastrófico para a Ucrânia que vive em uma verdadeira mixórdia. Sem contar que ele tem dentro das suas fronteiras um poderoso movimento armado que pode desestabilizar o País.

Pedro
Pedro
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Malta se vocês não conhecem a Europa tenham controlo nos comentários

ricardo
ricardo
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Não tem interesse nenhum nisso, mas Poroshenko com 8% das intenções de voto e com 50% dos ucranianos dizendo que não votam nele em hipotese nenhuma está louco para arrumar uma briga e ganhar popularidade

Flamenguista
Flamenguista
5 anos atrás

Se a Europa/Otan não comprar essa briga, serão eternos reféns do medo!! A Polonia já está esperta!!

paulo santos
paulo santos
Reply to  Flamenguista
5 anos atrás

russia à frente e alemanha atrás. ser sanduíche político é complicado.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Flamenguista
5 anos atrás

Me explica ai, como a Europa vai deixar de ser refém, quando ela mesmo procurou estender uma organização militar até a fronteira com a Rússia? Analisar o mundo a partir de 2014 nos dá a falsa sensação de uma Rússia agressiva, quando na realidade temos uma Rússia muito mais reativa, basta escolher um período mais conveniente a partir do fim da URSS.

Agnelo
Agnelo
Reply to  carcara_br
5 anos atrás

Por esta mesma linha de pensamento, se formos mais para trás, a Europa tem motivos para se preparar contra o avanço russo.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Sim, no limite do argumento vamos todos desconfiar dos nossos vizinhos. É preciso definir um ponto que tenha algum significado, ou que contemple mudanças importantes!
A União Européia não chegou no ponto em que está por meio da desconfiança mútua, nem empurrando bases militares nas fronteiras entre as nações. Pelo contrário, o período em que isto aconteceu a Europa enfrentou o caos e a guerra. Parece que desaprenderam a lição no caso russo.

Doug385
Reply to  Flamenguista
5 anos atrás

A Europa Ocidental já é refém do gás russo. Certo estava Trump: enquanto os EUA gastam bilhões com as bases européias, alemães fecham negócios bilionários com os russos e relegam a segundo plano a própria defesa. Tirando ingleses e poloneses, não tenho a mínima pena dos europeus.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flamenguista
5 anos atrás

Eu acho bom a Ucrânia, Polônia e Hungria ficarem bem mansinhas para que o caldo não entorne para elas.

Doug385
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Seu comentário é , além de desconexo com a realidade, totalmente desprovido de conhecimento.
Primeiro: o Orbán tem ótimas relações com Putin.
Segundo: se o ‘caldo entornar’ pra eles, vai entornar para os russos também. Seria a declaração de guerra à toda a Aliança que os russos não tem a mínima condição financeira de manter.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Refiro-me a essa onde de extrema-direita nacionalista que vem empesteando a Europa. Pouco importa de um determinado dirigente é amistoso com Putin, pois o próximo pode não ser. A Ucrânia, Polônia e Hungria tem abusado do bom sendo elegendo partidos execráveis.
E outra. Não pense que os EUA e a OTAN vão se doer por alguma ação contra Taiwan, Israel ou um membro pouco expressivo de sua Aliança. Vão no máximo reunir o Conselho de Segurança da ONU para condenar as agressões.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ah é? E por acaso Ucrânia, Polônia e Hungria deveriam escolher quais partidos? Os que a Rússia quer? Esses países não são soberanos e suas populações não podem escolher quem eles bem entendem? Se por acaso os partidos escolhidos fossem um lixo qualquer de esquerda eles estariam corretos, no seu entendimento, não é?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Prezado Bruno.
Se a Rússia realmente se aborrecer com Israel, tenha certeza que os hebreus não terão ninguém para apertar o botão.
Acredito que apenas um 1/5 das ogivas de um único míssil multi-ogivas russo seria capaz de incinerar Israel até a terceira geração.
Ele olhe que ela possui centenas deles.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Que comentário sem noção, primeiro que nenhum dos players quer uma guerra nuclear com ninguém(os mísseis existem apenas por medo); segundo pq Israel tbm possui armas nucleares (apesar de negar) e com ctza retaliaria um ataque; terceiro pq Israel tem boas relações com a Ditadura russa. Cê acha que é assim chegar e meter um ICBM em alguem que nenhum vizinho se importará…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Israel “membro pouco expressivo de sua Aliança” ?!! KKK

Jr
Jr
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O presidente da Hungria é amigo e aliado do Putin. É o maior defensor do Putin dentro da União Europeia e contra as sanções impostas a Rússia

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Vc nasceu lá ?

paulo santos
paulo santos
5 anos atrás

quem pode, pode. quem não pode, brinca de mocinho-e-bandido com o igla.

jaime
jaime
5 anos atrás

a rússia tem um longuíssimo histórico de interferência nas políticas externas de países, cujos interesses são estratégicos para o país, como os EUA sempre fizeram também.

aprendam com quem desenvolveu o conceito moderno de guerra híbrida e manipula a ucrânia com maestria.

“militares do mundo, babai-vos”.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  jaime
5 anos atrás

Putin é o cara.
Colocou até o Trump no bolso (se bem que isso não é lá muito difícil).

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se o Putin é tão bom porque ele não tira a Rússia da eterna falência ?

A única coisa que eles sabem é recauchutar projetos da década de 70.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Masculino Ferreira
5 anos atrás

É porque ele está esperando a companhia dos EUA.
E Trump está se esforçando para acelerar o processo.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

EUA bateram recorde de criação de empregos no corrente ano.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Masculino Ferreira
5 anos atrás

Metade da Rússia ou é congelada ou é um lamaçal, nada de útil se cria em condições como essa, o país depende muito das commodities que exportam, e estas sofrem todo o tipo de embargo do ocidente. E projeto da década de 70 também atira e mata, se acha que é moleza vai lá enfrentar os caras, eu mando uma coroa de flores…

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Tecnologia é para frente e desenvolvimento vem disto..

Pedrada também mata..

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Mas a Rússia desenvolve muitas tecnologias, em várias áreas, o problema é o boicote do ocidente. Numa situação dessas pode fazer o que for.

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Rodrigo Masculino Ferreira
5 anos atrás

Disse “Rodrigo Masculino Ferreira”: “Se o Putin é tão bom porque ele não tira a Rússia da eterna falência ? A única coisa que eles sabem é recauchutar projetos da década de 70.” 1º) A Rússia está longe de estar “falida”. É superavitária em suas contas externas, e possui baixo endividamento, tanto externo quanto interno. Isto, além estar formando uma das maiores reservas em ouro do planeta… 2º) Dizer que sistemas de armas novos como o T-50, Armata e Borei Class são “recauchutagem” de projetos dos anos 70 é passar recibo de ignorância crassa. Não é surpresa alguma que o… Read more »

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

hã hã

tudo operacional..Só que não

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

vc nasceu lá ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  jaime
5 anos atrás

Bruno. Eu não quis polemizar, mas as análises efetuadas por economistas americanos destacam que o crescimento americano vem perdendo força e que é certa uma recessão até 2020.
E ainda, segundo a reportagem, os empregos criados tem sido de menor qualificação e com salários mais baixos.
E ainda, mencionava uma quantidade significativa de pessoas que desistiam de procurar emprego. Muitos destes por questões de saúde.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Ucrania está indo no mesmo caminho da Georgia,unica duvida é se em 5 dias pedem “água”.
Ou conseguem prolongar o conflito.Porque ajuda não vão ter mesmo, Mikheil Saakashvili é prova viva disso,rsrsrs

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Putin é tão F* que ate elegeu um presidente americano.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

O governo Putin é FASCISTA inspirado em seu guru “intelectual” Alexsandr Dugin, e o interessante é que é amado por um pessoalzinho totalmente alienado da direita, e aclamado por vários da esquerda, que jura que “odeia” o fascismo, vai entender essa gente rsrs…

ScudB
ScudB
5 anos atrás

Que coisa mais estranha essa matéria!
Se trata de substituição dos complexos S-300PMU obsoletos de Sevastópol (12o regimento) pelo S-400. Somente.. Ja existem outros regimentos da mesma 31a divisão AA da Crimeia (em Teodósia e Eupatória) equipados com S-400. Como tb ha um regimento rádio-técnico (3o regimento) na própria Sevastópol. O resto é mastigação das melecas e especulação ideológica .
Um grande abraço!

Flanker
Flanker
5 anos atrás

“Antoniokings 29 de novembro de 2018 at 12:42 Prezado Bruno. Se a Rússia realmente se aborrecer com Israel, tenha certeza que os hebreus não terão ninguém para apertar o botão. Acredito que apenas um 1/5 das ogivas de um único míssil multi-ogivas russo seria capaz de incinerar Israel até a terceira geração. Ele olhe que ela possui centenas deles.” Tu és tão cego ideologicamente, com teus dois neurônios tão lavados por doutrina suja, que vive fazendo apologia ao anti-semitismo e outras coisas imundas do tipo, que acedita que se a tua amada Rússia atacar Israel nuclearmente sairá impune! Se isso… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Flanker Não perca o seu tempo tentando explicar o óbvio para esse ae, não tem jeito já está doutrinado e nunca vai aprender. Ele acha que apenas a Rússia e China tem poder nuclear de reagir a um ataque feito contra eles, e licença para atacar quem quiser saindo os dois países impune, e nem adianta desenhar que não vai entender rsrs..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Não sei se vc é judeu, mas, mesmo assim, não abuse da paciência dos russos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Flanker

Não sei se vc é judeu, mas, mesmo assim, não abuse da paciência dos russos. Eles costumam ser particularmente cruéis com os recalcitrantes.

JPC3
JPC3
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A Rússia não teve coragem nem de atacar a Ucrânia diretamente.

Em outras guerras foi humilhada por países que nem força aérea possuíam. Ridículas essas ameaças em nome da Rússia. Sabe muito bem que eles não irão
fazer nada contra Israel.

Acorda do mundo da fantasia.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não sou judeu e nem israelense. Sou brasileiro e cristão. E você, é brasileiro? Não parece….parece ser uma cruza entre chinês e russo, com ancestrais iranianos misturados com sírios, venezuelanos e cubanos…..
Quanto à paciência dos russos, estou c@gando e andando pra eles…..quero mais é que se explodam, junto com chineses e iranianos….e com o Assad pra enfeitar o féretro.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Matastes a pau camarada !!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Está bem. Enrole-se em uma bandeira e grite:
‘God bless America!’

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Bandeira americana, por suposto!

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Prezado Colombelli
É só uma provocação, diria, hiperbólica, para o sujeito se orientar e não ficar aventando a possibilidade de Israel confrontar a Rússia em qualquer campo militar.
É apenas uma volta à realidade.
Sds

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

“Antoniokings 29 de novembro de 2018 at 12:42 Prezado Bruno. Se a Rússia realmente se aborrecer com Israel, tenha certeza que os hebreus não terão ninguém para apertar o botão. Acredito que apenas um 1/5 das ogivas de um único míssil multi-ogivas russo seria capaz de incinerar Israel até a terceira geração. Ele olhe que ela possui centenas deles.” Israel e Rússia tem boas relações desde o fim da URSS, e sobre ninguém para apertar os botões vc esqueceu que os Israelenses tem submarinos com capacidade de ataque Nuclear Israel pode acabar, mas as Principais Cidades da Rússia vão virar… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Amigo Carlos!
Esta perdendo tempo ainda respondendo para Antikings?Acho que vale a pena não..

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Concordo com o Sr. Colombelli. O inimigo da Rússia está a leste. Lembremos dos confrontos nas fronteiras entre os dois países. a Rússia integrada à comunidade europeia seria muito bom para esta e melhor ainda para aquela. Perfeito. Abraços a todos. Uma interessante proposta. Reitero os abraços.

ScudB
ScudB
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Vide a resposta acima.
Um grande abraço!

ScudB
ScudB
5 anos atrás

Mestre! A Russia dificilmente poderia se alinhar com Ocidente diante da historia milenar(!) da resistência militar e cultural. As cruzadas Teutónicas menos ainda “pulos de gato” Polonesas nem atrocidades de Hitler levariam para tal decisão (sem contar da “cultura gay” e queda geral dos princípios da família tradicional) e ate revisão e , na maioria dos casos distorção grotesca , dos acontecimentos da Segunda Guerra da Pátria (como é chamada a SGM por la). Desde a escolha do “formato” da crença e ate absorção “à vontade” da cultura dos prussianos e franceses Eles (os Russos) sempre foram autodidatas. Hoje nem… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Concordo com você. A Russia não é afeita a esse tipo de parcerias e amizades. Quanto à ajudas mútuas entre Rússia e EUA, você esqueceu da maior de todas, quando na 2ª GM os EUA enviaram milhares e milhares de equipamentos, como caminhões, viaturas de todos os tipos, aviões,etc….para os russos enfrentarem os alemães.

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Fala isto russófilo tem AVC

ScudB
ScudB
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Mencionei isto amigo Flanker! So que aquela união temporária e ajuda com equipamentos e suprimentos não evitou os enfrentamentos e baixas mutuas durante o período final da SGM dando uma ideia de que ta por vir pela frente e inicio de Guerra Fria. Diria que tratava-se “união situacional”. E tanto USSR como EUA saíram ganhando no final das contas : USSR focou nas coisas mais estratégicas e EUA – multiplicaram seu parque industrial tendo as encomendas firmes dos equipamentos fornecidos para UK e USSR (vide a historia da produção de carne enlatada , Studebaker , P-39 etc). E não esquece… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

Estes sistemas S-400 são capazes de dissuadir eventual vetores 4++ da OTAN. ?
Acredito que a única forma de realmente os Estados Unidos reafirmarem sua força global naquela região é enviando para a Itália ou Grécia os F-22 e F-35 e começar a sobrevoar a Crimeia insistentemente. Somente assim Putin irá acreditar que a Ucrânia não está desamparada.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Sim, esses vetores só podem atacar os S-400 ou a área que ele protege com mísseis de cruzeiro Stand Off, tipo o Storm Shadow.
Podem tentar lançar bombas planadoras stand off, mas é mais arriscado por que teria que entrar efetivamente na zona de engajamento do S-400, provavelmente voando a baixa altitude, fazer um Pop-Up lançar rapidamente as bombas e voltar para baixa altitude.
Como os mísseis do S-400s são Mach 6, essa estratégia só é viável com aviões que tem um bom sistema de guerra eletrônica para retardar o engajamento.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

So para alvos de baixo RCS.

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Amigo Augusto!
So complementando um detalhe para seu comentário : as distancias onde os vetores de ataque hipotética poderiam se sentir relativamente seguros em baixa altitude (relativamente porque tem dois radares Nebo-SM por la) ficam fora de raio de uns 110-120km da península de Crimeia. Ou seja , mesmo fazendo pop-up fica difícil garantir um alto grau de sucesso.
Um grande abraço!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Tirando o método usando arma Stand Off. acredito que um E/A-18G Growler tem capacidade para causar interferência eletrônica nas baterias de S-400 e facilitar o ataque.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Victor Filipe
5 anos atrás

So para alvos de baixo RCS.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Muito possivelmente, os caças de 5º geração seriam detectados a varias centenas de quilômetros pelos radares VHF russos. Os próprios atacantes sofreriam pesados ataques eletrônicos. Um F-18G que se aproximasse suficiente para que a interferência eletrônica tivesse sucesso também seria alvos dos mísseis do S-400. E dado a doutrina Russa em desenvolver versões antiradiação dos seus mísseis ar-ar os próprios interferidores teriam que se defender da aproximação de vetores disparando mísseis a grandes distâncias procurando por emissores de radiação. Não duvide de uma cabeça de busca “P” para os S-400. E lógico os atacantes teriam que concentrar uma força em… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  carcara_br
5 anos atrás

Na verdade os radares UHF não enxergam os Stealth americanos a mais de 100 km isso para o F-35, para os outros é menos, sem ter como engajar. Na guerra eletrônica moderna (EW, ESM e ECCM) mais do que o hardware dos sistemas em si, o que vale é a inteligência, poder computacional e sensibilidade do sistema, os americanos nessa aérea tem uma superioridade incontestável, devido a grande vantagem competitiva da área de informática que tem na sua economia. Quanto a ataques russos, a Otan oferece uma boa proteção em camadas, principalmente nos seus ativos na Europa ocidental (Alemanha, RU,… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Sugiro que saia da opinião de especialistas de internet, inclusive eu, e vá ler algum artigo acadêmico que trate o assunto com seriedade.
Não temos um ponto pacífico aqui, a menos que você me apresente alguma boa fonte, por falar em fontes sugiro que leia:
http://www.academia.edu/5672531/Radar_Cross_Section_of_a_stealthy_aircraft_using_electromagnetic_simulation_in_the_X_and_in_VHF_UHF_Bands
É um artigo escrito por brasileiros…
Vale a pena ler, sério… é um inicio pra gente ficar debatendo, não vale a pena ficar dando murro em ponta de faca…

carcara_br
carcara_br
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Outro link de um fabricante russo http://www.kbradar.by/en/products/radiolokatsiya/radiolokatsionnye-stantsii/80/?
Mostrando a performance contra o F-117, e que corroboram minhas suspeitas. Agora, é chato, preciso ficar postando repetida vezes esses links, vamos combinar, basta uma unica fonte que corrobore estes números que você apresenta que eu desisto!

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Caro Carcará, eu não posso fazer você acreditar no que você não quer, apesar de a verdade ser clara, mas posso fazer com que você não passe informações erradas. Você mostra um o artigo de um fabricante, que não tem como provar sua eficácia, por não terem um stealth pra testar e um artigo brasileiro falando sobre o equipamento usando as mesmas fontes desse tendencioso fabricante. Enquanto há informações disponíveis de pessoas da aérea, que não são “especialistas de internet”, que provam que é ao contrário. Inclusive já postaram-se links aqui, e você os refutou alecando fontes que nem estavam… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Sr. Scud B . Obrigado . Fatos históricos e culturais incontestáveis. A questão religiosa, tradição familiar…etc. para não adentrar no mérito decadente ocidental de certas “paradas”. realmente fica muito difícil esta integração9não impossível. O tempo é o Sr. de todos… Reitero abraços.

nonato
nonato
5 anos atrás

Uma coisa que não entendi até hoje. A Rússia foi útil na segunda guerra Mundial. Mas o que lhe deu o direito de ocupar toda a Europa oriental, as repúblicas soviéticas além da Coreia e outras? Na segunda guerra Mundial apoiou e foi apoiada pelos EUA e pela Europa. Por que agiu tomando territórios nos moldes da Alemanha? O ocidente não agiu e criou uma cobra. E no que dá ser omisso. É o que ocorre agora com a China. Ninguém tem coragem de dizer ou fazer nada. Depois serão forçados a sofrer. Seja pela subserviência seja por meio de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  nonato
5 anos atrás

A resposta a isso é simples: Manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Quem poderia enfrentar Stalin e o gigantesco exército soviético?
Quem poderá enfrentar Jinping e o poderoso exército chinês.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Quem tinha bomba nuclear e quem forneceu armamentos para a Rússia enfrentar a Alemanha…
Em tese, a Rússia era aliada.
Não sei porque tomou para si vastos territórios de outros países, justamente o que motivou a segunda guerra, só que o invasor era a Alemanha.
O ocidente poderia ter continuado a guerra, mas mudando o adversário de Alemanha para Rússia
A vida teria sido muito mais fácil nos últimos 70 anos…

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  nonato
5 anos atrás

Patton, queria isto..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  nonato
5 anos atrás

Bomba nuclear, àquela época, já não adiantaria, visto que os russos já estavam no coração da Europa.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  nonato
5 anos atrás

A USAF era 2 vezes maior que a URSS. com os novos B-29 os americanos não teriam o trabalho que a Alemanha teve para reduzir a capacidade industrial soviética. tirando isso temos: Regiões agrícolas do leste europeu completamente devastadas e sem capacidade de produção (exercito de estomago vazio não luta) Estrangulamento naval da URSS. a Royal Navy e US Navy conseguiriam com sucesso impedir qualquer entrada de suprimentos por meios navais pq a marinha soviética era pífia e o grosso da cavalaria blindada soviética formada por pelos T-34 tinham uma qualidade muito inferior na construção, sua suspensão dava problemas constantes… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
5 anos atrás

1º) A URSS tinha mais de 11 milhões de homens muitíssimo bem armados e bem treinados ao final da Guerra; 2º) O T-34 foi considerado o melhor tanque da guerra em termos gerais. E ao final do conflito, os soviéticos ainda lançaram a série de tanques pesados IS (Josef Stalin) que tinha um poderoso canhão de 122 mm, mas que nem precisou ser utilizado de maneira mais contundente, visto a derrota nazista iminente. 3º) A URSS sempre foi autossuficiente em materiais estratégicos e nunca deu muita importância aos meios navais. Por isto, qualquer bloqueio naval seria inútil, como é ainda… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  nonato
5 anos atrás

Existem formas explicitas e sutis de dominar território,
Em geral governos centralizadores e autoritários tem facilidade em lidar com o primeiro. Já democracias são mais estáveis com o segundo…
A Europa não ficou por conta própria após a segunda guerra mundial e continua assim até hoje, com um ou outro sinal de mudança, mas nada que vá ocorrer a curto prazo…

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

Li os comentário desta coluna, eles são bastante reveladores do atual momento em que vivemos… O fato é que os comentaristas presentes não conseguem entender o que se passa na região, o que não me surpreende, A Rússia não tem interesse algum na Ucrânia, que para a Federação, hoje, não passa de um peso morto. Todos os back-ups industriais existentes na Rússia foram ativados, tornando a base industrial ucraniana completamente inútil para os russos… A Rússia deu um golpe de mão, genial diga-se, e ficou com a Criméia. Nada se pode fazer quanto a isso que não seja o esperneio,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

Perfeito comentário.
E acrescentaria que a Ucrânia está se desesperando pelo fato da Rússia estar colocando em aspecto secundário o transporte de gás pelo seu território. Agora é muito tarde. Quis se afastar da Rússia? Agora aguente as consequências;
É importante observar os crescentes laços econômicos entre a China e a Rússia. É para lá que a Rússia está se voltando.
O comércio entre os dois está aumentando a taxas exponencias e dentro em breve chegará a um fluxo de US$ 200 bilhões anuais.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

O Ocidente estava cansado da guerra. Havia um Europa a ser reconstruída urgentemente.
Militarmente também seria complicado. O clima seria inclemente. A URSS era autossuficiente com os recursos. A diferença tecnológica em termos convencionais não existia. Seria um adversário pior ainda que os nazistas.
O ideal, militarmente falando, seriam os nazistas e comunistas se matando e o Ocidente assistindo de camarote com pipoca e refri 2 litros. Mas aí teríamos que fechar os olhos para toda a barbárie e genocídio, o que Churchill não fez.

Yan Klows
Yan Klows
5 anos atrás

Tava lendo os comentarias e focando em 2 pontos: A Russia e Israel são hoje em dia bons aliados. Possuem vários convênios de Educação, Pesquisa e Defesa pra ambos. Então esse papo Russia e Israel é furada, fora que o *Ministro da defesa de Israel é de Origem russa, amigo de Putin e faz par da extrema direita… Sobre a Ucrânia, a Russia poderia toma-la facilmente em 2 semanas usando principalmente as 150 e 136 Divisões Rifle motorizadas do **Distrito Militar Sul. Basicamente elas são compostas de 268/288 T-72B3M e T-90A cada mais varios batalhões de BTR-82AM, BMP-3M, MTsA-M1/M2, Akatsiya,… Read more »

Yan Klows
Yan Klows
5 anos atrás

* Li agora que ele saiu do governo por se favorável num ataque/engajamento maior contra o hezbollah/ outros grupos terroristas.
** Praticamente essas unidades ficam no outro lado da ponte.
*** As 150 e 136 Divisões rifle Motorizadas, fazem parte do 8th Guards Combined Arms Army que é compostos também 49th Combined Arms Army e 58th Combined Arms Army

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Eu não sei aonde o Linmberman que renunciou faz parte da extrema direita ou é apoiador do Putin. Que eu saiba o Linmberman é extremamente pro-ocidental. Quanto as relações russo-israelenses, os 2 se respeitam enquanto da pra respeitar ao mesmo tempo em que tentam lucrar um com o outro. Não são nenhuma maravilha mas também não são infrutíferas, no mínimo pragmáticas. Quanto a Ucrânia o máximo que os russos chegariam é o Rio Dinipro, apartir dali não valeria mais a pena. Diferente da OTAN, mais especificamente a USAF, o poder aéreo russo não é muito eficaz contra alvos moveis. Eles… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Victor Filipe ( 30 de novembro de 2018 at 12:25 ); Vamos por partes aí… Em verdade, os efeitos da campanha de bombardeiros aliados foi muito menor que o frequentemente alardeado… O bombardeio estratégico foi concebido com dois propósitos básicos: (a) destruir a moral do atacado e (b) destruir os centros industriais e de produção de matérias primas. No primeiro caso, foi um completo fracasso… Ao contrário, cada bomba que caía era usada pela própria propaganda alemã para manter as fileiras cerradas. E sendo justo, efeito similar viu-se no Reino Unido. Já no segundo… O êxito foi parcial… A campanha… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Antoniokings ( 30 de novembro de 2018 at 13:24 ), A ajuda do Ocidente aos soviéticos incluiu mais de 400.000 caminhões… Em 1945, cerca de 1/3 da força de transporte soviética era composta por modelos ocidentais, que eram, de longe, os melhores disponíveis a eles… Também foram enviados mais de 11.000 vagões e cerca de 1900 locomotivas, sem as quais os transporte ferroviário soviético teria virtualmente parado. Quanto a viveres e suprimentos, foram mais de 2,5 milhões de toneladas de derivados de petróleo e e cerca de 4,5 milhões de toneladas de alimentos. E por fim, cito o próprio Stalin:… Read more »

Yan Klows
Yan Klows
5 anos atrás

Augusto L, Sobre o Ministro de defesa de Israel e putin, é vi nós jornais aqui e lá e sendo representante da enorme colonia judaica russa. O Partido dele fazia até pouco tempo parte da coalizão do Netanyahu, só que é mais a direita ainda. Sobre os equipamentos russos… esse site sempre foi meio atrasado 2/3 anos sobre as capacidades russas. Antes de 2015 eles falavam de pé junto que os russos não tinha armas “bombas” por glonas ou GPS e outros equipamentos russos que foram vistos na Síria. Sobre parte dessa deficiência, Putin mandou aumentar em muito a compra… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Yan Klows
5 anos atrás

Ele nasceu na ex-URSS, mas é extremamente pro ocidental.

Yan Klows
Yan Klows
5 anos atrás
Delfim
Delfim
5 anos atrás

Sinceramente, vcs piram com Israel… nem é citado na matéria.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
5 anos atrás

Tudo perfeito nesses comentários ai encima sobre ataque a Crimeia ou no final da segunda guerra para destruir a Urss ,mas so tem um detalhe teriam que combinar com os Russos ne.kkkk

jose luiz esposito
jose luiz esposito
5 anos atrás

Disputada Península da Crimeia ! A Crimeia sempre foi russa , o ocidente é que repete , repete , repete que a Rússia tomou a Crimeia e os bobos , passam a repetir também , para os que pensam em contrário , que estudem História , Geografia e Geopolítica , entenderão o caso Crimeia e outros casos mentirosos também !

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  jose luiz esposito
5 anos atrás

Quero ver quando a Bolívia começar a falar que o Acre é dela..