10 mil militares em exercícios na fronteira Sul
A vigilância da fronteira do Brasil com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai está reforçada. Até o dia 24, as Forças Armadas realizam na área a Operação Fronteira Sul II, treinamento militar que coíbe crimes fronteiriços e ambientais reais.
Ontem, 10 mil militares começaram a se deslocar para as áreas de fronteira da Região Sul. A meta é marcar presença em 2,5 mil quilômetros na linha divisória entre o Chuí (RS) e Guaíra (PR). As tropas procedem dos três Estados do Sul mais Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do Exército, que comanda a operação, participam Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil e órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência.
A primeira edição da operação, realizada nos mesmos moldes da atual entre maio e junho, teria reduzido a circulação de sacoleiros brasileiros em cidades paraguaias. A área da operação compreende quase 20% da fronteira terrestre brasileira.
De acordo com o comandante Militar do Sul, general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira, as ações serão de patrulhamento, fiscalização de produtos e treinamento de uso de armas. De forma paralela à operação, serão realizadas ações junto às comunidades, como atendimentos de saúde, emissão de documentos, recreação com crianças e trabalhos de engenharia como recuperação de estradas, pontes e cisternas.
Os países vizinhos foram informados sobre a movimentação das Forças Armadas brasileiras.
De sexta-feira a domingo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, devem acompanhar as atividades nos três Estados.
FONTE: Zero Hora
Agora sim a diplomacia vai funcionar. O governo do Paraguai já enviou policiais para proteção dos brasiguaios da fronteira. realmente a ação valem mais que mil palavras.
Argentinos e Uruguaios não falaram nada.
Mas a imprensa e governo Paraguaios estão em polvorosa contra as manobras.
Sds.
Como um Cidadão Brasileiro, vendo a quantidade de manobras militares que são realizadas por ano, e com a divulgação que tem na mídia leiga, pode acreditar em crise séria nas FF.AA.
Minha preocupação é válida?
A baderna no paraguai,bolívia, equador, SP e RS são apenas reflexos da política tresloucada de LULA e do PT. O Motim da Polícia Civil e a trapalhada da PM paulista no sequestro em Sto André estão sendo explorados desesperadamente para reverter a esmagadora DERROTA nacional dos petralhas nas urnas. Já custou a integridade de jovens moças, quantas vidas brasileiras serão ameaçadas no paraguai? LULA está perdendo o controle dos extremistas, interna e externamente . Será que terá coragem de implementar o decreto 6592? De conter o HUGO BOSS? Ou se acovardará, deixando agricultores Brasileiros serem esbulhados apenas porque são…BRASILEIROS?
Guilherme,
“crimes ambientais e fronteiriços” viraram motivo suficiente para se realizar exercícios como este??????????????????
A verdadeira intenção é mostrar aos nossos vizinhos do sul ( principalmente Paraguai) que não somos tão ” manés” assim não. Pelo estardalhaço realizado por Assunção, acho que o recado chegou até o destino final.
Parabéns à todos os integrantes que estão realizando essa manobra.
Caro DaGuerra, vc ainda tem alguma dúvida, com o grande assessor Marco Aurélio ao lado do covarde Lula….nossos irmãos no Paraguai estão perdidos….As manobras no Sul é uma boa oportunidade para começarmos a estrangular o Paraguai…outrora o III Exercito costumava realizar grandes manobras…é bom ver a força (comando do sul) se movimentando novamente.
Tenho dúvidas se aqueles Brasileiros, quase todos colonos sulistas, podem contar com a proteção do (des)governo PeTralha. Se depender do ÓDIO RACIAL E DE CLASSES dos esquerdopatas, melhor pedirem ajuda para ALEMANHA, ITÁLIA e POLÔNIA…infelizmente.
Estamos “Rugindo nas fronteiras” é assim que se faz Parabéns às FAAs brasileiras !!!
Camaradas!! Confiram este link e os comentários dos leitores paraguaios
http://www.ultimahora.com/notas/163683-General-brasileño-dice-que-invadirá-Itaipú-si-Lula-ordena
Q é isso! Quantas mentes doentias, o sectarismo cega!
É…? Com que moral, se aqui o MST invade, destroi e mata sem um “miado” de ninguém?
Acredito em mudanças e acho que elas já começaram. Mas isso sabemos que não acontecerá da noite para o dia. Sinto muito pelos “fundamentalistas” acima e sua eterna insatisfação, isso demonstra que estão sempre infelizes e que dificilmente regam seu espírito de esperança, ficam sempre contestando afim é esse, e somente este o seu papel. Temos sim que criticar, afinal falhas e desvios existem, mas, com uma visão restrita, simplesmente detonar e destruir tudo que tanto se demorou para construir??? Me desculpem, não concordo com essa insatisfação latente e crônica, o espírito não pode adoecer neste momento. Espero que exista… Read more »
Ao menos estamos nos movimentando. Essa ideia de negociar sem pressão é coisa de quem não enxerga um palmo a frene do nariz. Temos sim que mostrar que baderna em nossas fronteiras não será tolerado.
“Rugindo nas fronteiras” — [ Pinchas Landisbergis ] A questão da tríplice fronteira é um tema de extrema relevância. Sem querer reduzir o probléma dos ” Brasiguaios ” [ que é MUITO GRAVE ], essa atitude do governo do Brasil é muito oportuna devido a outras questões que também estão em jogo neste cenário da tríplice fronteira. O novo cenário latino-americano incomoda com o aumento crescente no que tange a aproximação ideológica e fízica de certos paizes Sul-Americanos [ Bolivia/Venezuela ] com nações [ Irã/Russia ] que se opõe ferozmente a influncia norte-americana. O jornal Folha de S. Paulo, em… Read more »
Aff e a gente tem que ler certos comentários…
O Brasil, precisa sim, de pessoas inteligentes e capazes, para fazer no momento certo o que precise ser feito, em prol dos cidadãos brasileiros e do país como um todo, governos de outros paises, defenderão certamente interesses outros, e para isso, devem utilizar-se de seus meios e arcar com os custos para o empreendimento, não temos que nos preparar para exercer controles além fronteira, sem real interesse de nossa parte. Além do que, com ou sem a IV frota, as forças dos EEUU atuarão onde melhor lhes convier, independentemente de haver ou não frota que abranja determinada área, ou será… Read more »
Acredito na importancia das manobras realizadas pelas Forças Armadas brasileiras com a Operação Fronteira Sul II, o Brasil se quer um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas tem que se fazer respeitado no Continente! È o minimo que nós esperamos deste Governo.
Sds.
400 marines não são nada! Pior quando esta pista começar a receber ANTONOV, ou ainda pior…SUKHOI…qual a distância até os grandes centro…Ah, não há necessidade mas quem sabe um ou dois TUPOLEV?
dA gUERRA, jÚLIO E vOLUNTÁRIO DA pÁTRIA: COMO VOCÊS FALAM “MATÉRIA ORGÂNICA, USUALMENTE DE TOM MARROM; PROCESSADA PELOS INTESTINOS E EXPELIDA PELO RETO”!!!!!!!!! VOCÊS AINDA VÃO MORRER DE TANTO ODIAR. NÃO APÓIO DE FORMA INCONDICIONAL O GOVERNO DO LULA, E NA VERDADE SOU CONTRA VÁRIOS ASPECTOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO. MAS DAÍ VOCêS ESCREVEREM QUE ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU EM SÃO PAULO????!!!!! VOCÊS SABEM QUAIS OS MOTIVOS DA GREVE???!!! QUANDO COMEÇOU???!!!! QUAIS AS REINVIDICAÇÕES DOS GREVISTAS???!!! PORQUE DECIDIRAM MARCHAR ATÉ A SEDE DO GOVERNO???!!! E MAIS, O QUE O GOVERNO TEM A VER DIRETAMENTE COM OS “BRASIGUAIOS”??? NÃO PODEMOS… Read more »
Congratulações ao Mauro por sua “Chamada à Razão”. Uma mensagem clara, lúcida e sensata.
AGORA SIM!! – NEGOCIAR ENERGIA EXIGE FORÇA, O BRASIL NÃO PODE ABRIR MÃO NEM DE 1WT, AFINAL O PARAGUAI É DONO SÓ DE DIREITO, QUANTOS REIAS O MESMOS COLOCARAM NA CONSTRUÇÃO?? – É ASSIM QUE SE FAZ, DEVÍAMOS TER FEITO TAMBÉM NO CASO DA BOLÍVIA, ESPERO QUE O BRASIL REAJA SEMPRE A ALTURA. OS EUA, A CHINA, A RUSSIA, A FRANÇA, A GRÃ-BRETANHA, todos fazem assim, intão está certo.