Eurosatory 2018: Wiesel AWC com esteiras de material composto
A Soucy Defense do Canadá está exibindo na feira Eurosatory deste ano seu sistema Composite Rubber Track (CRT) no Pavilhão 5A canadense no veículo blindado de transporte de armas blindado (AWC – Armoured Weapons Carrier) WIESEL do Exército Alemão, em parceria com a FFG Flensburg.
O WIESEL foi originalmente desenvolvido para o Exército Alemão atender a um requisito para um veículo blindado leve transportável pelo ar para uso por tropas aeromóveis. Dado o seu pequeno tamanho e agilidade, o WIESEL tem a exigência de uma solução de blindagem leve que forneça altos níveis de proteção balística, sem impedir a manobrabilidade.
O CRT da Soucy Defense consiste em uma estrutura de elástico de revestimento contínuo, reforçada com uma variedade de materiais compostos e cordão de aço, pesando até 50% mais leve que a esteira de aço comparável. Isso permite que veículos como o WIESEL atendam aos requisitos de menor peso e maiores níveis de manobrabilidade.
Nos últimos 28 anos, a Soucy desenvolveu e fabricou sistemas CRT para atender às necessidades dos clientes em mais de 10 países em todo o mundo, variando entre categorias de peso de 6 a 45 toneladas.
“Nosso Sistema CRT oferece vantagens adicionais: até 70% de redução de vibração (proporcionando mais conforto à tripulação e prolongando a vida útil da eletrônica embarcada); redução de ruído de até 13dB (melhorando a comunicação da tripulação, a consciência situacional e a furtividade do campo de batalha dos veículos).
Os testes de comparação realizados pela Unidade de Testes Blindados e Desenvolvimento (ATDU) do UK MOD mostraram uma economia de combustível de 30% ”, afirma a empresa. “Nossas equipes de Desenvolvimento de Negócios de Defesa (BD) estarão presentes na EUROSATORY no Pavilhão Canadense – Hall 5A – Estande C648 para discutir os benefícios e vantagens da tecnologia CRT. Venha conhecer nossa equipe e descubra mais sobre os resultados após os testes da ATDU.”
Uma pergunta , uma viatura dessas seria interessante para o EB fazer uma operação relâmpago em defesa das nossas fronteiras ou mesmo para compormos uma força expedicionária?
O que esse veículo faria pelo EB que um 4×4 blindado não faria, agregando ainda por cima, mais capacidades e possibilidades de emprego?
Geralmente veículo sob lagartas tem mais mobilidade e isso na fronteira norte pode ser um diferencial…talvez os alemães tenham pensado nisso né?! Amadores como nós eles não são!
Cara, eu te dou um exemplo que tem peso bastante parecido, é blindado, é 4×4, tem tripulação de 2+1 sendo que é anfíbio, com custo x benefício interessante e testado em combate:
http://military-vehicle-photos.com.s3.amazonaws.com/313.jpg
.
Se o VBL entrega tudo e mais um pouco, pq um Wiesel seria interessante para o EB?
.
Wiesel já deu o que tinha que dar…
Se tem uma coisa que nós realmente precisamos, é de um projeto de um 4×4 blindado.
Parece saído da WWII, não levo fé nesse veículo, parece que pode ser destruído até com armas leves.
“O WIESEL foi originalmente desenvolvido para o Exército Alemão atender a um requisito para um veículo blindado leve transportável pelo ar para uso por tropas aeromóveis. Dado o seu pequeno tamanho e agilidade, o WIESEL tem a exigência de uma solução de blindagem leve que forneça altos níveis de proteção balística, sem impedir a manobrabilidade.”
Se parece com o Antigo ENGESA Ogum.
Más uma versão melhorada, óbvio.
Esta ai matéria do próprio FORTE para leitura, vale a pena a comparação entre os dois projetos.
http://www.forte.jor.br/2009/09/22/o-blindado-engesa-ee-t4-ogum/
iria fazer uma pergunta em outro post sobre o material das esteiras, vendo o vídeo do Lynx , a esteira também parece de material composto.., em 1,04min do vídeo.
Tecnologia dos materiais compostos so evoluindo, em breve esteiras sendo produzida em impressoras 3d
https://www.youtube.com/watch?v=-zS2k_rZxqM
Depois de alguma pesquisa , cheguei a conclusão que este conceito é bem interessante mas o ideal é que fosse uma viatura de reconhecimento remotamente controlada…mas um fato é certo, as vantagens em matéria de mobilidade de uma viatura sob lagartas não são nada desprezíveis.
O conceito, como já evidenciado, é para tropas aeroterrestres.
Para outras tropas, acredito q seja caro, pra cumprir o q as outras OM Bld/Mec já cumprem.
To sabendo que para tropas aeromóveis ele me parece bem util… Mas alguem sabe se os alemães já conseguiram lançar esse veiculo por paraquedas? e o sistema de combate remoto, funciona?