AH-1W Super Cobra

AH-1W Super Cobra

AH-1W Super Cobra
AH-1W Super Cobra

Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

Impedido, pelas atuais restrições orçamentárias, de obter uma unidade aérea de ataque formada por helicópteros novos – “no estado da arte” como os militares gostam de dizer –, o Exército Brasileiro (EB) trabalha para aproveitar a chance de comprar um lote de aeronaves Bell AH-1W que pertenceram ao Corpo de Marines dos Estados Unidos (USMC), e se encontram, desde janeiro passado, em disponibilidade.

O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) do Comando de Aviação do Exército (CAVEX), sediado em Taubaté (SP), já emitiu um relatório preliminar de suas análises acerca da aeronave para a Comissão do Exército Brasileiro em Washington, OM (organização militar) que trata diretamente do assunto.

Nesse momento, as informações que chegam a Taubaté são fornecidas pelo Adido do Exército nos Estados Unidos, general de brigada (combatente) Fábio Benvenutti Castro (ex-comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e ex-chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul).

No último dia 19, o Forças Terrestres noticiou que o EB tem interesse em oito células e 17 motores de helicópteros AH-1W, mas segundo uma fonte do Ministério da Defesa, em função das circunstâncias que limitam o alcance das ações de modernização da Força, o mais provável é que os chefes militares tentem obter um lote ligeiramente maior dessas aeronaves de 2ª mão, consideradas “de grande potencial de utilização ainda”  – talvez uma dúzia.

Os prazos para que este processo de obtenção se desenvolva estão sob o “domínio” da CEBW. O CAVEX não tem interferência alguma nessa fase inicial de aquisição.

Só mais tarde, identificadas as células que interessam ao EB, é que os especialistas da Aviação opinarão sobre os equipamentos que devem constar a bordo, e os armamentos a serem importados juntamente com as aeronaves.

Incorporação – Um AH-1W quando novo custava cerca de 11 milhões de dólares (preco do ano 2000), mas a venda de equipamentos timbrados como “excedentes” das Forças Armadas dos Estados Unidos – caso em que se enquadram os aparelhos da Bell – normalmente é viabilizada a preços menores.

Apenas a título de comparação: um helicóptero de ataque AH-1Z novo custa (sem o armamento externo) cerca de 27 milhões de dólares.

A licitação internacional aberta pelo EB para mobiliar uma unidade de ataque com aeronaves “no estado da arte” avalia (desde 2014), além do modelo da Bell, o T-129 Mangusta modernizado (projeto italiano fabricado na Turquia), o russo Mi-28NE e o Airbus Tiger. Nenhum desses modelos foi ainda escolhido.

Segundo o Forças Terrestres pôde apurar, para esses helicópteros novos, o prazo de início de incorporação previsto no Programa Estratégico Aviação do Exército é o ano de 2025.

Uma unidade eventualmente dotada dos aparelhos usados AH-1W poderia, contudo, começar a operar bem mais cedo.

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Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Vamo que vamo EB/AvEx .

bit_lascado
bit_lascado
6 anos atrás

Se o Exército finalizar a compra será uma bela aquisição. A AvEx precisa de um vetor dedicado.

Thom
Thom
6 anos atrás

Parabéns e Obrigado Forte e Roberto Lopes.
Melhor portal sobre defesa, junto com o aéreo e naval.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Compra novo… pede um prazo…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
6 anos atrás

Isto no mínimo dissuasão. Quem vai ser dissuadido com arma velha? Se for preciso, compre menos unidades, mas compre novo… Pô…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
6 anos atrás

Parece trombadinha com um 22 preto enferrujado… Não, deveria comprar Helicópteros novos e de preferência pinta-los de ouro, dourado, só para mostrar quem manda… Ô inocente…

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Victor Moraes
6 anos atrás

Aposto que se o trombadinha com 22 velho te assaltar, vc vai passar o que tiver… E não adianta dizer o contrário…

Olhe nosso entorno geográfico e estratégico… Não se iluda com “carro zero”… Em Aviação é diferente…

Eficiência e eficácia não tem relação direta com a idade do vetor.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Você pode ter alguma razão, mas um país “rico” como o Brasil não poder fazer uma compra de 200 ou 300 milhões é uma vergonha. Porque será? O fato, meu amigo, que não tem discussão, é que uma arma nova é muito melhor. Talvez você diga que “se vira” com uma aeronave velha por estar acostumado, mas eu tenho certeza que comprar coisas novas, negociar preços de coisas novas, é muito melhor. Em se podendo. O Brasil pode, ou, deveria poder.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Concordo em gênero número e grau!

Aerokicker
Aerokicker
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Renda per capita de USA e outros países com dinheiro para comprar coisa nova: US$40 mil

Renda per capita do brasileirinho que quer 0km e não tem dinheiro: US$12 mil.

E o nosso país é rico. Piada.

Ainda bem que as Forças Armadas sabem trabalhar com o que têm, para o bem e para o mal.

Roberto Santana
Roberto Santana
6 anos atrás

Com essa, só faltará a aquisição do Chinook.
Seria muito bom.

Luiz Campos
Luiz Campos
6 anos atrás

A título de comparação, quanto custou cada AH2 Sabre da FAB?

Bardini
Bardini
Reply to  Luiz Campos
6 anos atrás

Pelo que vi, foram uns U$ 27 milhões rasgados em cada um…

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Muito mal rasgados, e com a velha desculpa de gerar emprego . era melhor ter pago para cavar um buraco e depois tampar e ter comprado helicópteros S-70 direto de Tio Sam

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Foi acordo de comércio com a Rússia. Entubaram na FAB.
Deram um camelo pra ela, e ela teve q arrumar um deserto… Pôs um Heli Atq pra patrulhar fronteira….

Jorge Alberto
Jorge Alberto
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Olha… “De boa”! Nao entende pq criticam tanto os MI-35 na FAB!

Eh a FAB q tera pilotos abatidos a resgatar… E os MI-35 sao singulares, no srntido de serem helis de combate com possibilidade de levar “passageiros”… Podem perfeitamente resgatar um piloto abatido!

Alem de serem conhecidos como “tanques”, voadores…

Entao pq tanta critica??

Nunao
Nunao
Reply to  Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Fellipe, não entendi. Que desculpa de geração de emprego teve na aquisição do AH-2 Sabre? Não foram fabricados aqui.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Isso acaba com o mito de armamento russo a preço de banana…

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Mateus Lobo
6 anos atrás

27 milhões de dólares por um helicóptero de ataque, com armamentos incluso, é caro? Se tu achas que sim, mostra que tu não conhece nada do que está afirmando.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Porque AH2 Sabre rasgados Bardini?

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Hoje, são os únicos helicópteros realmente capacitados ao combate contra blindados. Ou seja, se a coisa começar a feder mais do que já está, especialmente na fronteira com a Venezuela, são os únicos helicópteros brasileiros que poderão atuar na linha de frente. Na sua retaguarda vem os Caracal e só depois é que Black Hawks teriam condições de entrar num teatro de operações quente.

Podemos questionar sua função na FAB, mas daí serem inúteis, vai uma grande distância.

Lyw
Lyw
Reply to  Luiz Campos
6 anos atrás

Saíram por um custo unitário de cerca de 15 milhões de U$.

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Sensacional!

Eu até ia falar que agora com os mi-35 ia ser legal ser piloto de helicóptero do exército, aí lembrei que eles são da fab!

Muito bom!

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
6 anos atrás

Espero que venham com Hellfires!

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Pelos menos com AW1-H e mais os AH-2, teremos um considerável poder em relação a helicópteros de ataque. Espero que eles fechem o acordo.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Off topic: Vejam quanto custa trocar pragmatismo por ideologia https://exame.abril.com.br/economia/governo-brasileiro-vai-assumir-calote-da-venezuela/

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

A quadrilha do PT tem que mofar na cadeia.Bando de filhos da _##$&.

Samuca Cobre
6 anos atrás

Afff !!!! até que emfim estão acordando !!!!

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Será que esse investimento se justifica em detrimento a outros que poderiam melhorar a efitividade e eficácia do EB no combate?

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Oxe…
O que seria mais eficaz que isso?

GeneralSofá
Reply to  Rui chapéu
6 anos atrás

Guarani 8×8

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rui chapéu
6 anos atrás

Sei la Ruim, sera mobilar uma CAV Mec e mandar para RR, não seria mais ? Obs: falo de uma brigada completa e moderna com Cascavels modernizados com pc de controle de tiro, torre estabilizada, visão infravermelha e IR, sensores IR para os Marruas de reconhecimento, Guaranis no lugar dos Urutus, armars AC (rojões e misseis) nos baixos niveis, os esquadrões de combate, ate os mais altos, a brigada em si, um novo lote de M60tts. Apesar de eu ter certeza de isso tudo ser + caro, acho quê talvez seja mais necessário que um AH-1. Talvez mobiliar as tropas… Read more »

Joojinator
Joojinator
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

cara INFRAVERMELHA E IR SÃO A MESMA COISA,mano oq é marrua?,pq rojão AC?,precisamod de até 250 Leopard 1A5 e não mais M60 TTS,precisamos de até 30-60 AH-1W Super Cobra,mano parece que voce não sabe nem da metade doque fala e comenta.

Samuca Cobre
6 anos atrás

Ops… enfim !!!

kornet
kornet
6 anos atrás

Uma pergunta esses hélis poderiam ser usados em missões GLO com substituição do canhão de 20 mm por um de 7.62 (se houveratal canhão )?

Daglian
Daglian
Reply to  kornet
6 anos atrás

Não. Não é viável economicamente nem militarmente. O que um helicóptero de ataque, projetado para guerra, fará numa GLO? Para isso existem helicópteros de transporte mais leves com atiradores em seu interior para apoio aos soldados no solo, e mesmo este é um cenário exótico numa GLO.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Prezado Daglian!

Parabéns pelas considerações sensatas!
E esta configuração que abordaste não é exótico não, na verdade é muito comum!
Temos voado assim há muito tempo…
Alemão, Maré, Grandes Eventos, etc…

Saudações

Carlos Eduardo Maciel
Carlos Eduardo Maciel
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Piloto, por favor !!!
A última análise desprovida de paixão sobre o Mi.35 foi sua.
Prós e contras e pronto !!! Sem ideologias.
Qual a sua opinião sobre essa compra ?
Vc esperaria até 2025 por unidades novas?
Vale a pena pegar esses usados ?
Abraço.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Carlos Eduardo Maciel
6 anos atrás

Boa noite Carlos! Por desconhecer as capacidades deste lote, e sem saber se eles atendem os requisitos operacionais básicos elencados pela nossa AvEx vou me abster de comentar. O que posso te dizer é que, como piloto de Rec/Atq, mas já tendo voado Manobra, hoje temos um Gap que deve ser sanado em nossa capacidade de combater. Este Gap pode ser mitigado com uma melhora nos sistemas de armas disponíveis para nossos HA-1, ou através de um vetor totalmente dedicado a esta missão. Vale ressaltar que mais importante que ter um vetor “Fudêncio”, temos que ter algo que em consigamos… Read more »

Carlos Eduardo Maciel
Carlos Eduardo Maciel
Reply to  Carlos Eduardo Maciel
6 anos atrás

Sempre muito esclarecedor Piloto !!!
Agradeço a atenção !!!
Abraço.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  kornet
6 anos atrás

Um gatling 7.62 desintegraria o alvo, acho que não ia rolar não.

Marcus
Marcus
6 anos atrás

Bem que a marinha podia aproveitar essa oportunidade e embarcar umas unidades no Atlântico, alguém sabe quantos apaches eram utilizados pela Royal Navy?

Foggeracm
Foggeracm
Reply to  Marcus
6 anos atrás

A Royal Navy não utilizava Apaches, na verdade eram do Royal Army, eram empregados em conjunto no Ocean. O mesmo pode ser feito aqui com as asas rotativas das três forças.

Mazzeo
Mazzeo
Reply to  Marcus
6 anos atrás

Não

737-800RJ
737-800RJ
6 anos atrás

É disso que tô falando, p****! =D
Não importa se são usados; coloque-os com Hellfires perto da fronteira com a Venezuela e darão um caldo bonito! O ditador bigodudo vai ficar mais mansinho… Pro momento, pra mostrar força na fronteira e doutrinar os pilotos para os novos que um dia virão, tá ótimo. E que não deixem morrer o projeto de aquisição de modelos novos para os próximos anos.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  737-800RJ
6 anos atrás

Dar continuidade, isso é que falta para as Forças de Defesa brasileiras, conseguir dar continuidade aos projetos de longo prazo, precisa arrumar um meio de garantir que as verbas para reaparelhamento e P&D não sejam sequestradas a qualquer momento em favor de qualquer causa* só para que o governo em exercício saia bonito na foto.

*Se for tirar verba, que tirem dos excelentissimos do DF, que recebem muito além do que deveriam e recebem todo tipo de ajuda de custo possível.

Almeida
Almeida
Reply to  737-800RJ
6 anos atrás

Afe, ainda esse papo de “criar doutrina”…

Era só cortar pela metade esse monte de general que dava pra comprar helicópteros novos.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Almeida
6 anos atrás

Sim, Almeida. Óbvio! Com um general dá pra comprar quantos helicópteros mesmo? General de duas, três ou quatro estrelas? Não posta bobagem.

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Mas a licitação para novos ainda está aberta? Os modelos citados são a shot list?

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Hélio
6 anos atrás

Ainda está aberta a licitação e o AH-1 Z ( q é a versão mais moderna )está na short list.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Não sabia disso, mas se pensar bem dá pra apostar no AH-1Z nessa licitação e essas 8 células do AH-1W ficariam para treinamento. O que seria muitíssimo interessante. Quantos helicópteros essa licitação prevê?

Mauricio R.
Reply to  Hélio
6 anos atrás

Tira o Tigre fora da lista, é o primo da “komboza” voadora e a própria Airbus já disse que não presta.

PS: A VW Kombi tinha lá seus defeitos e um certo charme, mas se tornar referência a esse “maledeto” helicóptero solta pecinha, matador de passageiros da Airbus, beira ao insulto.

Felipe
Felipe
Reply to  Mauricio R.
6 anos atrás

Falando em solta pecinha, os fanboys piram:
https://www.defensenews.com/land/2018/04/19/army-stops-taking-ah-64es-from-boeing-due-to-lack-of-confidence-in-part-critical-to-safety/

“WASHINGTON — The U.S. Army has stopped taking deliveries of AH-64E Apache attack helicopters from Boeing because the service is not confident in the durability of what it deems a “critical safety” item, Defense News has learned. (…) The nut in question holds very large bolts that subsequently hold the rotor blades on the helicopter and is therefore determined to be a critical safety item, Todd explained.”

Felipe
Felipe
Reply to  Felipe
6 anos atrás

“There have been eight AH-64E mishaps since the Army began fielding the variant in 2013, with five of those considered major accidents involving millions of dollars in damage and/or causing fatalities or major injuries. A crash in 2016 at Fort Campbell, Kentucky, resulted in the loss of both crew members. And earlier this month, also at Fort Campbell, an Apache crashed, killing both soldiers.”

fonte: https://www.defensenews.com/land/2018/04/19/army-stops-taking-ah-64es-from-boeing-due-to-lack-of-confidence-in-part-critical-to-safety/

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Felipe
6 anos atrás

Essa falha no processo de fabricação não tira a qualidade e os méritos do Apache,que tem uma ficha de combate que fala por si. Bem diferente da malfadada Kombosa, que tem um defeito sério de projeto (MGB) que resultou em ao menos dois acidentes catastróficos, com a perda de muitas vidas, e que hoje voa às custas de uma gambiarra.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Ruim com Tio Sam pior sem ele, mas prevejo muitas compras de oportunidade nos próximos anos, não duvido nada que logo venham alguns sistemas Patriot PAC-2 .

Artur Paulo
Artur Paulo
6 anos atrás

Bem que umas 20 unidades e mais algumas para a MB, visando assim “mobiliar” o PHM A140 Atlântico. Aí sim

Foggeracm
Foggeracm
Reply to  Artur Paulo
6 anos atrás

Sim, creio que a compra do PHM Atlântico também deve estar influenciando lote maior do Exército, talvez a AvEx já esteja se imaginando operando em conjunto com a Marinha.

claudio quadros
claudio quadros
6 anos atrás

marinha vai compra pelo menos 6 tenho certeza disso a onde a fumaça tem fogo foi igual atlatico Phm

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
Reply to  claudio quadros
6 anos atrás

Exatamente o que eu pensei … Vai vir uns 6 ou 8 para a M.B, isso será ótimo . E que venham as Type 23

Vladmir Avellar
Vladmir Avellar
6 anos atrás

Com o psicopata do Nicolás Maduro no poder acho que deveríamos investir numa maior quantidade de vetores estatégicos.

Paulo roberto Barboza
Paulo roberto Barboza
6 anos atrás

Sabem dizer se há algum estudo em andamento sobre aquisição de Chinook pelo EB?

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Paulo roberto Barboza
6 anos atrás

Não há estudo.
E também não há necessidade.
Nossos meios de Manobra e Emprego Geral atendem nossas missões doutrinárias.
Nosso gargalo principal é meios de Rec Atq.

Mauricio R.
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Os Chinooks se adquiridos deveriam ir pra FAB, como aliás é na RAF, as custas das tranqueiras francesas é lógico.

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Pois eu também acho esses helicópteros mais úteis para a MB/FN do que pro EB. Pro EB seria melhor receber os Mi-35 da FAB.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Almeida
6 anos atrás

Concordo, os AH-2 seriam mais úteis no EB, principalmente na Amazonia. Além de serem “tanques” voadores, podem cumprir missões de assalto.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Adriano Luchiari
6 anos atrás

Não seriam não. Na URSS, eram empregados de forma diferente do q seria aqui. Uma massa de aeronaves.
No Afeganistão, utilizaram seus irmãos mais velhos “como nós” e foram abatidos aos montes.

Antonio Marcelo
Antonio Marcelo
6 anos atrás

Gostaria de lembrar aos senhores que o Chile também está de olho nestas máquinas. Pergunto: Vai ter bolo para todo mundo nesta festa? Com o interesse do Chile não foi um despertar no E.B?

Mf
Mf
Reply to  Antonio Marcelo
6 anos atrás

O Brasil teria prioridade ao meu ver, somos naturalmente o país mais importante na região e com o maior câmbio econômico com os EUA.

Ademais, eles não curtiram a nossa compra dos MI-35M na época .

Outro sinal são as doações recentes de M-113, M-109, está havendo uma reaproximação com eles já que nos últimos tempos só equipamentos europeus e alguns russos tavam vindo.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Mf
6 anos atrás

Mf, eu acredito que o Chile seja um país mais próximo dos EUA do que o Brasil, na verdade tenho quase certeza. O Chile foi um país que teve e tem muita influência de pensadores econômicos e sociais americanos, na área econômica eles tem forte influência da Escola de Chicago. Não é em vão que o país cresce de forma constante há 30 anos.

Doug385
Doug385
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

Sem contar a Aliança do Pacífico.

Rane paulo
Rane paulo
6 anos atrás

Decepção com a matéria e o enunciado dela …. Apenas 12 unidades não é um lote maior quase coisa não … talvez 16 ou 20 seriam ideal para o EB levando em conta que ao longo dos anos a disponibilidade dessas aeronaves tendem a cair

Espero pelo menos que o CFN ou a MB siga essa linha de atuação e compra um lote maior para operar mo PHM Atlântico

Mf
Mf
6 anos atrás

Sempre imaginei que no fim seriam 12, não iam querer ficar com menos que a FAB, existe inveja dos 12 MI-35M até hoje.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Mf
6 anos atrás

Não existe isso amigo…
E não é competição de quem tem mais…
Entra Doutrina e Logística nesta equação…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Caro Piloto de Combate tens ouvido algo que confirme esta postagem do interesse na compra dos AH 1 W???

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Infelizmente, tudo que sei conversa de cafezinho…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

E mesmo que soubesse, não poderia comentar antes que se oficialize a transação.

Renival Oliveira
Renival Oliveira
6 anos atrás

Compra logo 36 AW1-H para o EB e mais 12 M-35 para FAB. e Compra logo 10 baterias S-400 E deixa de papo, é só vincular o pagamento ao orçamento do judiciário e do congresso e executivo, e descontando 5% do orçamentos deles para pagamento do reaparelhamento das forças armadas do Brasil. A ir vamos ter uma forças armadas bem equipada com armamentos no estado da arte.

Joojinator
Joojinator
Reply to  Renival Oliveira
5 anos atrás

precisamos de 60 AH1-W e mais 24 Mil Mi 24 Pra FAB e no minimo 1 bateria de um S-400 pra cada estado,1 flankpanzer gepard pra cada estado,um primeiro lote de 36 SAAB Gripen NG,250 Leopard 2A6 (ou 250 Leopard 1A5 mesmo) e etc etc

Renan
Renan
6 anos atrás

um pais não ter dinheiro para 100 helicópteros de ataque é piada
Vamos fazer umas contas 27 milhões pelado, mais uns 23 em recheio 50 milhões
coloca 50 milhões de plano de manutenção por 10 anos
100 milhões x 100 = 10000 ou seja 10 bilhões paga 5 bilhões de entrada e parcela o resto em 5 anos se em uma canetada arrumaram 37 bilhões para manter o presidente no poder porque não tem 10 bilhões para comprar armamento de qualidade e quantidade?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renan
6 anos atrás

Pura verdade. Se Cortarem Deputados, Senadores e toda rede de assessores que são cargos de confiança que ganham salários exorbitantes, sem falar no nepotimos que ainda rola, coloca ai um belo corte de ajudas de custo de todo legislativo, executivo e judiciário…

Cara, sobraria muita, mas muita grana mesmo, dava para arrumar tudo nesse país se fizessem uma boa gestão.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Renan
6 anos atrás

França, Inglaterra e Alemanha tem quantos?

Nonato
Nonato
Reply to  Renan
6 anos atrás

E quanto foi gasto para tentar armar a arapuca para o presidente e para o senador?

Eduardo Jardim
Eduardo Jardim
6 anos atrás

Bom dia foristas.

Por que não adquirir mais Mi-35? O Exército pretende adquirir 36 helicópteros, correto? Com os 12 da Força Aérea seriam 48. Mais 12 para Marinha, 60.

Em termos logísticos parece razoável. O Mi-35 tem reputação de ser muito capaz.

Quais são as críticas da Força Aérea em relação a aeronave? Assistência técnica? Custo de operação?
As desvantagens são tantas que não vale a pena padronizar a frota de helicópteros de ataque no Brasil?

Doug385
Doug385
Reply to  Eduardo Jardim
6 anos atrás

Amigo, a coisa já começou toda errada. A FAB não queria esses helicópteros. Foram adquiridos para equilibrar a balança comercial com os russos, visto que estes ameaçaram embargar a compra da nossa carne sobre pretexto referente a questões sanitárias (e onde venho isso se chama chantagem), mas enfim, as máquinas realmente são robustas e potentes, mas desde o início apresentaram problemas quanto à sua operação. Falou-se até em problemas com os capacetes dos pilotos. O coronel Nery que participa da Trilogia sabe muito mais do que qualquer um aqui a dificuldade de operação que a FAB sofre com essas máquinas.… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Na boa…

Com o tanto de despesa que o EB vai ter com GLO nos próximos anos, eu investiria em coisa mais útil.

Foxtrot
Foxtrot
6 anos atrás

Só o EB mesmo! Com tantas carências como miras ópticas para fuzis, mísseis vdiversos, blindado 4×4, 8×8, canhões modernos, comunicações seguras, coletes balísticos e táticos, capacetes, coturnos modernos, melhor fardamento etc.. Vai gastar uma boa grana em um helicóptero que era usado em ambiente Marinho e deserto. Sujeito ao rigoroso e severo sal e areia do deserto. Aí vão ter que revisar, importar armamento que será embargado só para usar no desfile de 7 de setembro. E recebe apoio deuita gente desinformada, ou seja show de pirotécnica para inglês ver. Quando digo que temos oficiais desatualizados para a guerra moderna… Read more »

Nilson
Nilson
Reply to  Foxtrot
6 anos atrás

Permita discordar, Foxtrot. Num eventual conflito, e mesmo para efeito de dissuasão, um esquadrão de helicópteros de ataque é bem mais eficaz do uma grande quantidade de infantaria ou blindados. Entendo que o meio aéreo é o principal vetor num conflito, guardados, logicamente, os cuidados com a AAAe inimiga. Por exemplo, quem tem a superioridade aérea detona veículos, blindados e as linhas de suprimento inimigas, tornando suas forças terrestres mais frágeis. É só ver o recente exemplo do ISIS, depois dos ataques aéreos não conseguiu mais resistir contra os iraquianos, curdos e outros. Antes, era uma luta ferrenha.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Foxtrot
6 anos atrás

Concordo Foxtrot, vc sintetizou meu pensamento.
Agora pra saber o que é melhor temos que comparar os preços de aquisição e operação das coisas.

Nilson
Nilson
6 anos atrás

Muitos falam em o EB colocar meios (helis de ataque,brigada blindada) em Roraima, e parecem esquecer que a superioridade aérea por lá é da Venezuela, com seus F-16 e Su-30. Ou seja, entendo que antes de o EB colocar alvos tão valiosos por lá, a FAB teria que colocar AAAe de médio alcance e caças de superioridade aérea (os futuros Gripen). Provavelemente, antes de termos esses itens, a tão falada tensão já tenha se esvaído. Agora, se o EB for levar itens valiosos para a região, que leve para Manaus, onde ficam mais distantes das bases aéreas, mais protegidos e… Read more »

Nilson
Nilson
Reply to  Nilson
6 anos atrás

Colombelli, no plano teórico os Su-30 são superiores, na prática temos essas informações de que não estão operacionais. Mas para colocá-los para funcionar não deve precisar de mais do um mês de trabalho de uns 30 russos chegando secretamente com um Antonov cheio de equipamentos. Ou seja, é uma superioridade teórica que numa situação limite pode virar superioridade prática, não podendo, portanto, ser desprezada no plano estratégico do EB. De qualquer forma, por essa ou outras razões, estamos concordes quanto à localização aprofundada ser a melhor forma de disposição dos meios, evitando perdas em ataques surpresa.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Nilson
6 anos atrás

Avião ou helicóptero não é igual a carro…
Por mais que se pense que tudo é “plug n play”, o adestramento é necessário, e se leva um tempo até realmente se obter operacionalidade.

FA que faça diferente é “peladeira”

Nilson
Nilson
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Concordo plenamente, Piloto, não se consegue as habilidades de uma hora para outra, adestramento é fundamental.
Mas o que eu estava defendendo, em síntese, é que na análise de riscos não podemos subestimar a capacidade e criatividade do eventual adversário. Por exemplo, quem pode afirmar que não haja 8 pilotos venezuelanos adestrando-se secretamente em Su-30 lá na Rússia?? Que essa inatividade dos Su-30 não seja jogo de cena para enganar e manter eventuais adversários abaixo da prontidão necessária?? Tudo passa por informação e contra-informação, e subestimar riscos já levou a derrotas fragorosas.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Prezado;

Mantemos acompanhamento disso!
Temos as Aditâncias na Embaixada, tivemos pilotos que lá fizeram cursos dentro da AvEx e FAB deles…

Pode ficar tranquilo, pois acompanhamos!

Nilson
Nilson
Reply to  Piloto de Combate
6 anos atrás

Muito obrigado, Piloto. Tenho certeza do profissionalismo da FAB na condução desse tema.
O que digo é apenas no âmbito aqui dos comentários do blog, muitas vezes aparece um oba-oba diminuindo a capacidade das forças de países vizinhos que me incomoda, devido à natureza cautelosa.
Abraços.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

A Questão é simples ou o Brasil compra os 12 e deixa o chile com os 8.ou então o chile compra os 20 e muitos dos srs que estão a criticar falarão mas os chiles tem os cobra.Os cobra são helicópteros bons,e pelo preço de um novo vamos adquirir 3, é no futuro podemos adquirir mais unidades novas do cobra claro se as condições financeiras permitir.Alguns falam em priorizar outras áreas um helicóptero destes com helfire coloca qualquer força blindada de joelhos a 8 a 10 km de distancia.A MB que não costuma marcar toca,marcou deveria até sair na frente… Read more »

Tallguiese
Tallguiese
6 anos atrás

Kornet, usar este Heli em GLO? Já sei tava assistindo o filme do Trovão azul né?

kornet
kornet
Reply to  Tallguiese
6 anos atrás

Kkk o pior que pensei nele mesmo,rs.
Um helicóptero desses em GLO é só pra mostrar presença e fazer barulho.
E obrigado aos demais pelos esclarecimentos, pensei que houvesse um kit pra transformar o canhão em algo próximo do Trovão Azul, rs.

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Reply to  kornet
6 anos atrás

Mostrar presença, fazer barulho e nada mais além disso é tiro no pé…

Ou decola podendo empregar os meios disponíveis, ou perde o respeito…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
6 anos atrás

O ” presidente ” da Venezuela e alguns países amigos nos deram um calote e nós o povo é que teremos que arcar. Devido a situação política e econômica do país Bolivariano, este está louco para achar um inimigo externo e fazer a população esquecer a tribulação pela qual passam. É muito bom mesmo que nos reforcemos o máximo que pudermos e que além desta compra, que servirá como freio, caso a infantaria inimiga venha a entrar em nosso solo, precisamos urgente de caças (gripen) e defesa AA, não deixando a força aérea deles atuar como ponta de lança, mantendo… Read more »

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Também sou contra rasgar dinheiro nesses helicópteros. Vejam que não necessita de um vetor de alto poder de disuassão como esse no momento, pois temos carências mais urgentes.

Preferiria rasgar esse dinheiro comprando mais Guaranis, Colt M4 ou IA2, miras ópticas, peças de artilharia M-198 Howitzer (excelente compra), mais RBS-70 e Iglas.

Se fosse pra comprar helicópteros compraria mais uma dúzia de S-70 que é o que realmente precisamos.

Fabio
Fabio
6 anos atrás

Vejo os comentários aqui, agradeço por 90% não serem comandante das forcas armadas…otima aquisição, vejo um monte de gente falando dos maldosos americanos, imagine se o Brasil dependesse dos bondosos chineses e russos.

João Adaime
João Adaime
6 anos atrás

O que é mais interessante para uma transportadora?
Dois caminhões zerinhos ou uma frota de seis caminhões usados?
Quem respondeu “depende do estado dos usados”, acertou.

Paulo B
Paulo B
Reply to  João Adaime
6 anos atrás

Assino com o relator.

Requena
Requena
6 anos atrás

Ótima notícia!! Que venham logo 16.

O EB finalmente vai ter um Helicóptero de ataque de respeito.

Me surpreende alguns criticando a compra.

O EB tá se modernizando, reformando armamentos, fabricando, importando, ampliando sua capacidade operacional, se profissionalizando… tudo em meio à MAIOR CRISE DA HISTÓRIA DO PAÍS.

Daí vem os caras criticar.

Esses “especialistas de teclado” não são fáceis de aguentar…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Requena
6 anos atrás

Excelentes colocações. Assino embaixo!!!

Paulo B
Paulo B
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Também assino com o relator.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
Reply to  Requena
6 anos atrás

Acompanho o nobre relator …

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Requena
6 anos atrás

Diga-se de passagem, seria o único helicóptero de ataque puro a ser empregado nas FFAA brasileiras.

Os outros vetores são aeronaves mixtas.

Samuca cobre
6 anos atrás

Requena ótimo comentário!!! João adaime,assino embaixo!!! N

Samuca cobre
6 anos atrás

Neguinho só sabe falar mau,blá blá blá… e criticar!!!!?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Apache já é mais caro naturalmente. Os ingleses então, são ainda mais.
SuperCobra igual ao do EB é a melhor opção.

ALESSANDRO TEIXEIRA
ALESSANDRO TEIXEIRA
6 anos atrás

O EB TINHA QUE COMPRAR AS 20 CÉLULAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS. ESSA É UMA OPORTUNIDADE DE OURO. HELICÓPTERO BOM BONITO E RELATIVAMENTE BARATO.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Eu fico feliz com essas aquisições de oportunidade do arsenal dos EUA, via FMS. Esse programa de cooperação com os EUA é excelente, o Brasil evoluiu muito desde então…artilharia autopropulsada M109, talvez a artilharia M198 howitzer, blindados M113 , entre eles de comando e comunicação, M992A2 – viatura blindada de transporte especial remuniciadora, avião fixa do EB Sherpa C23, agora os SuperCobra. Equipamentos em bom estado, baratos para adquirir e de manter…dificilmente o Brasil com problemas econômicos e uma máquina pública PODRE que consome todo o dinheiro público em folha de pagamentos, previdências, BNDES, divida pública etc…conseguiria produzir ou comprar… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

É por aí, Ivan!

Flávio Henrique
Flávio Henrique
6 anos atrás

os Apaches ingleses são de versão exclusiva deles logo é mais caro de manter.

Bardini
Bardini
Reply to  Flávio Henrique
6 anos atrás

Eles não vão nem modernizar aqueles Apaches, pq não compensa… Compraram novos, no padrão dos Americanos.
.
Mais vale a MB comprar SeaHawk. Muito mais util.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bardini
6 anos atrás

SeaHawks com Hellfires, Penguin e futuramente NSM 😀 .

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Infelizmente não vai rodar. Não ha recursos para efetuar o IRAN que as células necessitam, para comprar o armamento e para implantar a estrutura e a doutrina.
A prioridade é concluir a mod. dos Fennec e arma Los com foguetes guiados.

Marcos
Marcos
Reply to  Juarez
6 anos atrás

Ninguém vai atrás de uma mercadoria se não tiver money no caixa.

Já viu alguém ir avaliar um carro sem ter dinheiro para comprar? Ou sem perspectiva de compra?

Vai vir Super Cobras sim, e se reclamar vem alguns Chinook também

Talisson Goet
Talisson Goet
6 anos atrás

Acho que foi retido por causa do link…

Off topic: M198 para o EB via FMS? Vi no Hoje no Mundo Militar

BrunoFN
BrunoFN
6 anos atrás

12 unidades seria um belo começo .. 6 / 6 equipando o 1 e o 4 BAvEx .. embora considero o numero de 16 unidades o ideal pro EB nesse primeiro momento .. . ainda acho q a MB deveria correr atras de pelo menos 4 unidades .. com ao menos 2 sempre embarcadas no ”Atlântico” …..falta dinheiro mas essa aquisição .. se assinada agora .. e depender da forma de pagamento e o valor .. da pra equacionar .. ja q essas unidade (se considerar o numero de 12 unidades ) deve ser entregue em +- 2 anos ….… Read more »

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

E fez-se a Luz!

Obrigado, Juarez.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

S.r Juarez expôs com precisão a a conclusão do pedido de modernização dos Fennec solicitada pelo EB. Poreém nada impede à compra apenas resta saber se há recursos ou se vale o investimento? Um ou outro, os dois, duvido (conjecturas)