Comandante do Exército diz que ‘compartilha anseio de repúdio à impunidade’
Em post no Twitter, general Villas Boas questionou: ‘Quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?’
sem citar o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para esta quarta-feira (4) no Supremo Tribunal Federal, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, fez um comentário nesta terça-feira (3) em “repúdio à impunidade”.
Nesta quarta, o STF decidirá se autoriza ou não a prisão do ex-presidente, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância.
Em duas mensagens consecutivas publicadas no Twitter, o general indaga se há quem pense “no bem do país”.
“Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”, disse na primeira mensagem.
Logo depois, em novo post, questionou: “O Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais. Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”.
Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais.
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) April 3, 2018
FONTE: G1
Parece que o Brasil caminha a passos largos para uma nova ditadura de direita, quem sabe Maduro não ganha um aliado com isso.
Você provou ser um analfabeto político.
No momento o aliado de Maduro tenta escapar da justiça, como todo comunista que se preze.
Sabe como se põe 10 socialistas num Fusca? Joga um pão lá dentro.
Sabe como se põe mais 10 dentro do mesmo Fusca? Põe mortadela no pão.
Maduro é ditadura de direita? (tava demorando……)
Tão de direita quanto Lenin, Stalin, Mao, Fidel…
Aliás, até Marx e Engels no fundo eram de direita.
É como dizem: A fome é invenção da burguesia para tentar te vender comida.
Maduro…aliado de direita…sabe nada inocente…
Não imaginava que vocês eram tão burros achando que eu chamei o Maduro de direitista… Mas por outro lado; ainda bem que vocês já reconhecem que a ditadura brasileira seria de direita, já que direitista tem o costume de renegar suas criações (Hitler que o diga).
Talvez a burrice seja a incapacidade de se expressar corretamente…
Então voce associa um regime SOCIALISTA por ter apoio dos militares na alemanha nazista de direita? (em que local voce recebeu sua doutrinação socialista/comunista? ou melhor em que universidade?)
Sinto muito mas falta de raciocínio, ou desleixo que beira a má fé, tem limite Paulo.
Se temos por Direita a liberdade absoluta de pessoas e capital, com a proteção da Lei, e por esquerda o controle absoluto do capital e das pessoas (os dois em seus extremos), o fascismo NUNCA pode ser de direita.
Tem como pressuposto o controle absoluto do capital da sociedade e de sindicatos, que são todos unificados em um único.
Ora, direita prega que você tenha liberdade de criar quanto sindicatos quiser, que concorrem entre si pelos sindicalizados. Fascismo e Nazismo pregam o absoluto controle de capita e uma ditadura.
A direita, pelo princípio de defender as liberdades individuais não pode ser ditadura.
Por favor, se corrija, ou pelo menos estude melhor os conceitos antes de aplicá-los.
hitler nunca foi de direita!
Se formos por este princípio, a ditadura militar brasileira também não era de direita como a maioria dos neocons Brs acreditam. No Brasil existem é demagogos isso sim, na época de Getúlio os conservas se aliaram a ele para derrotar o tenentismo de Prestes, agora dão uma de joão sem braço demonizando a imagem de Getúlio como fazem o pessoal do Brasil Paralesos. Esquerda e direita são duas faces autoritárias e demagógicas de uma mesma moeda.
Parece que já tem muitos que não conseguem dormir, devido a algum tipo de medo.
Que engraçado, eu particularmente não compactuo com impunidade e consigo dormir tranquilamente.
Me surpreendi com a Globo, ontem botando o Bonner em rede nacional no JN, reproduzindo a fala do general como se fosse um editorial. Tomaram vergonha na cara.
Sobre, o pronunciamento do general é de ser aplaudir, a maioria do povo concorda e não há nada de autoritario e anti democratico nela. É claro que foi uma declaração politica, uma declaração politica de um cidadão que não aguenta mais essa impunidade e usou seu posto de prestigio para inspirar a pressão popular. Eu faria o mesmo!
Augusto, por incrível que hoje possa parecer, a Globo é Esquerda tá? Os filhos do Roberto marinho subverteram as Organizações toda. Quem não está alinhado que saia, como saíram várias pessoas e atores. Minha prima trabalha lá e disse que a Globo quer mais que o Lula volte pois ela depende do povão para continuar com sua grade imbecil de programação.
Exato, Marcelo. Aliás, com tem vermelho postando nesse site. Não é o seu caso, óbvio.
Ele disse oque qualquer um diria. Não tem nada demais. Esperto ele, falou, falou e não disse nada demais. Só deixou a galera grilada
Lamentável isso, todos os países da ONU prendem em primeira ou segunda instancia, adivinha qual é o único que não? Sempre achei equivocado os ministros do supremo serem indicados pelo partido que está no poder, se o partido ficar tempo o suficiente já era, dominam o judiciário, na Venezuela aconteceu o mesmo com o supremo todo chavista fazendo de tudo para proteger e fazer as vontades do Maduro e sua corja.
Pessoal ficou com uma pulga atrás da orelha à toa.
–
Sem apoio político dos USA um novo Golpe Militar é inviável no Brasil.
Às vezes acredita-se que há apoio norte-americano ao golpe, por isso a pulga…
No atual governo Trump, o EUA ou apoiaria, mas protestando para não dizer abertamente que apoia, ou permaneceria neutro, pois sabem o caos em que se encontra o Brasil, e que o objetivo de um possível golpe militar aqui seria o de restaurar a ordem.
Ele soltou isso justamente pra pressionar o STF a nao fazer merda, se resolverem novamente na cara de pau passar por cima da constituicao o povo pode ficar furioso, e dependendo do tamanho dessa furia as coisas podem ficar feia.
Onde estava a revolta e o sentimento contra a impunidade quando
– STF livrou a cara do Aecio[
– Temmer comprou a Camara dos deputados pra escapar 2 vezes da cassação
– Arquivaram o Inquerito contra o Serra, Jucá, Beto Richa
Eim?
Como onde estava? Em toda materia que a impressa lanca sobre a libertacao de algum politico aparece centenas de comentarios e videos de pessoas indignadas com a impunidade, o Lula como um dos principais cabecas sendo libertado na canetada vai aumentar mais ainda esse sentimento
O STF já julgou e condenou o Aécio ?
O STF já condenou o Temer ?
O STF está sentado em processos contra meio PT e eu não vejo você clamando justiça por eles tb.
STF é o lixo do país, com eles não tem ideologia tem fisiologia..
Sendo amigo, eles passam a mão na cabeça.
O amigo esqueceu de citar a “Amante” e o “Lindinho” da lista de Odebrecht.
O AVISO foi dado:
“Se a corda arrebentar para o lado errado vai ter chicotada”
Chega de impunidade, chega de tratar o povo como idiota. O povo que trabalha das 06H às 18H, que cumpre com seus deveres, que carrega e empurrar este país para frente apesar de todas as dificuldades. Povo este, que não desiste de seu País. BRASIL, verás que um filho teu não foge à luta. Força General. SELVA!
Não vi nada demais no conteúdo da declaração, mas o momento político em que é feita denota a sua intenção. Atitude inadequada de um representante institucional, que expõe ainda mais a anomia que prevalece hodiernamente.
Além disso, se o STF vier a se manifestar tecnicamente sobre a impossibilidade de prisão sem o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, nada estará fazendo senão aplicar o texto constitucional. Estão tentando uma construção política para mudar isso, o que é válido, mas no âmbito do Legislativo, e não do Judiciário. A pressão social, nesse sentido, está apontando pro lugar errado.
A despeito disso e em minha modesta opinião, o maior de todos os problemas que acarretam a sensação de impunidade nada mais é do que a imensa e desarrazoada demora em qualquer julgamento, em qualquer instância do Judiciário brasileiro. É inconcebível a inobservância dos prazos para apreciação das matérias levadas ao(s) juiz(es) da causa. Mais uma vez, infelizmente, a reforma passa pelo Legislativo, que não parece muito interessado em mudar o estado atual das coisas.
Para mim ele foi bem claro:
1. Repudia a impunidade (todos nós também)
2. Respeita a Constituição (nada de golpe)
3. Paz social (não vai gerar tumulto)
4. Democracia (conforme constituição)
5. Missões institucionais (nada de tomar o poder).
Sendo assim, acredito que ele só reforçou o papel da instituição e mandou um “cala a boca” para quem pede intervenção do exército.
Interessante análise. Pode ser por aí.
.
Discordo que o General deu sua opinião enquanto cidadão, ele não é um civil. Como militar acredito que ele não deveria se portar desta maneira nas redes sociais. Porém, obviamente compartilho de sua preocupação. E fico mais acalmado com sua interpretação.
.
Tanto um golpe do Exército, quanto um golpe do Judiciário .. ou mesmo um golpe de grupos de extrema esquerda seriam desastrosos para o país.
.
Observamos os deleites da suprema corte e eu me pergunto como mudar esse antro. A legislatura é possível e será demorado. O executivo podemos mudar no voto com mais margem de erro. Mas o supremo deve ser mudado a forma como os comparsas são indicados. Tantos os de Lula quanto os de Temer e FHC sempre puxam os fardos de seus presidentes. Complicado demais nossa suprema corte.
.
Observemos de perto nossos votos na legislatura essa geração que lá está não pode ser reeleita.
Excelente, Davi!
Pouco tempo atrás, o general Mourão citou “cuidado com a diretora das legioes”, parece que tal frase ecoa em nossas casernas… vou além e acrescento “Cuidado com a fúria de um homem paciente” … (John Dryden), pois os demais de nossa classe política (aí incluso o STF cuja atividade tem sido mais política que jurídica) está atingindo o nível de saturação que até o pacato brasileiro médio não suporta mais!
Onde lê-se demais, leia-se desmandos.
Nenhum país civilizado (hoje incluindo o Brasil) proíbe prender condenados logo após a primeira ou a segunda instâncias. Trata-se apenas da volta à jurisprudência de 2009, inspirada na abjeta Lei Fleury da ditadura militar, imposta para impedir a prisão do policial assassino e torturador Sérgio Paranhos Fleury. Para tanto usa-se, sem pudor, uma patranha jurídica. A Constituição de 1988 não proíbe a prisão de cidadãos cujo último recurso não tenha sido julgado. Mas determina que só seja considerado culpado quem se submeta a esses trâmites que perenizam a impunidade dos ricos. Com 40% de nossa população carcerária composta por presos sem sequer processo, esse argumento é uma ignomínia social. Qualquer coisa diferente disso faz coro às declarações do General, resta perguntar às instituições (STF) e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?
Adriano, só um adendo: esta Lei Fleury alterou o Código de Processo Penal para extinguir a prisão como requisito para recorrer. Antes desta Lei, os condenados em 1a instância eram obrigados a se recolherem à prisão como condição objetiva de recebimento do seu recurso, um rematado absurdo.
A Constituição Federal de 88 efetivamente não impede a prisão antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, mas a condiciona à uma decisão judicial fundamentada.
Assim, qualquer pessoa pode ser presa, mas não apenas em virtude da sua condenação.
Outrossim, uma coisa que aniquilaria a impunidade seria acabar com a contagem do prazo prescricional entre a condenação e o trânsito em julgado.
Hoje, a maioria dos recursos visa enrolar até prescrever. Se nunca prescrever, não há porque recorrer.
Por fim, o STF em 2016, buscou mascarar a própria morosidade à custa de um direito fundamental. Se os julgamentos lá fossem mais rápidos, não haveria tanta impunidade. A quem interessa um voto de 4h? Só aos Ministros, legítimos pavões de toga preta.
Lula é um bandido dissimulado que encorajou e patrocinou ditaduras de esquerda na América Latina e veladamente projetava um projeto perpétuo de poder da sua agremiação política no Brasil, financiado com uma corrupta engrenagem de Estado tão engenhosa quanto pérfida. Ponto.
Não obstante isso, não vi o General Villas Bôas pronunciando-se em declarações com esse tom institucional e ambíguo após julgamentos no STF que beneficiaram Aécio Neves, Romero Juca, Beto Richa, José Serra, entre outros expoentes das demais facções partidárias criminosas do Brasil.
O Exército parece agir de forma ora tímida, ora improvisada, ora panfletária não só entre as facções armadas criminosas do Rio de Janeiro, como também entre as facções partidárias criminosas em Brasília.
Lula não é um “bandido dissimulado”, é um ex-presidente da república, cuja condenação assombra o mundo pela falta de provas, na verdade, no exterior, onde não existe Rede Globo, tem-se que o processo contra Lula jamais seria admitido nos respectivos sistemas judiciários.
Ademais, não deixa de ser interessante que comandantes militares não tenham se manifestado contra decisões que beneficiaram políticos afeitos a um parte do espectro ideológico, mesmo que tenham provas fartas, tal como a conta em bancos suíços na ordem de 23 milhões de dólares pertencente ao Sr. José Serra…
Mas, que ameace com o rompimento da ordem constitucional caso o STF venha aquiescer com o pedido de concessão de Habeas Corpus em favor de Lula, cidadão que na Presidência da República fez esta nação crescer numa taxa média de 4% ao ano, fez renascer a Industria Naval, a Base Industrial de Defesa e concretizou o sonho do Submarino Nuclear Brasileiro…
Realmente, muito nacionalistas são estes…
No tocante ao aspecto geopolítico, a sua acusação de que houve patrocínio de ditaduras carece de sentido, é fruto de ignorância crassa, ou é a manifestação de uma lente ideológica de foco para lá de distorcido… O Brasil ganhou politicamente espaços na América Latina, aumentando a sua influência e dinamizando ganhos econômicos. A América Latina era o destino das nossas exportações de valor agregado e de serviços de engenharia. Uma nação meu caro possui interesses, e durante o dois turnos de Lula como presidente o Brasil relacionou-se com nações de características políticas divergentes, opostas, não questionando em momento algum a natureza do regime existente por respeitar a soberania de cada nação com o qual se trava e se travou relações.
Já no plano interno a acusação de “projeto perpétuo” se contradiz com a adoção da lista tríplice advinda de uma eleição entre pares do MPU… O PGR sendo nomeado a partir desta, e o que é mais significante: nomeado sempre o primeiro da lista…
Aliás, há que aponte no excesso de republicanismo do Partido dos Trabalhadores a raiz da crise institucional ora vivenciada…
O que dizer, além dos seus equívocos, caríssimo?
De qualquer maneira, independente do teor da decisão do STF, em uma democracia digna deste nome, um comandante militar não deve se manifestar quanto as decisões advindas da corte suprema.
Ponto.
Senhor César,
Sua extensa réplica em defesa do acusado-mor da República Petista é “fruto de ignorância crassa [diante dos inúmeros e incontestáveis fatos político-policiais], ou é a manifestação de uma lente ideológica de foco para lá de distorcido”, razão pela qual não vou me demorar em tréplicas contra um bunker ideológico.
Ponto.
Eu só li a primeira linha , defensor de lula pra mim não merece crédito algum.
Mestre Ozawa, em apertadas linhas você desmontou a falsa erudição e a empulhação ideológica do sujeito. Parabéns!
Não costumo comentar muito no site, ficando apenas na leitura, mas os comentários de algumas pessoas aqui com evidente cegueira ideológica bolivariana defender ao ex-presidente e agora réu faço minhas as palavras do Sr. Ozawa. Também deixo aqui uma explicação de que independente de lado partidário ou opção ideológica a corrupção que aflige nossa Pátria é ambidestra, todos querem “mamar no ubre” do governo e quanto ao povo que trabalha honestamente, esses que se explodam.
Respondendo a cada um:
HMS Tireless: troll famoso, que invade colunas de comentários com personagens vários, não merece nenhuma consideração. Personagens desta pessoa já identificados: S-88, Lucas, Zé Ninguém, Alessandro, Warpath… Caso queiram saber o nome deste ser doentio, pois todo troll é um ser doente, é Leonardo. Para esta pessoa não haverá resposta.
Ozawa: caso não tenha percebido, o teor da matéria impede que não haja abordagem que não seja marcado pela ideologia professada. Neste caso específico a ideologia deve se manifestar explicitamente por uma questão de honestidade. Como foste incapaz de elaborar uma resposta, mas de selecionar trechos por mim redigidos para assenhorar-se da sua própria perspectiva, algo que como comportamento é insidioso, devo dizer que não só revelaste sem perceber pouco, ou nenhum respeito pelo pensamento divergente, como uma atávica insegurança, esta última percebível apenas para quem tem algum conhecimento, ou treinamento, em psicologia de grupos.
Tomcat3.7: credito algum deve-se depositar para uma pessoa que nada sabe, que é o seu caso. Isto é notório, basta acompanhá-lo. Lamento se pareço duro, mas em geral os seus comentários quando abordam geopolítica são infantis. Todavia reconheço que ninguém é obrigado a dominar um assunto específico. Portanto, antes de tecer comentários sobre uma terceira pessoa, lembre-se do que ela poderá apontar sobre você.
Saiba, que Jose Guilherme Merquior foi um intelectual liberal, acadêmico, que sempre esteve em trincheira oposta, mas que contou com o meu respeito. No momento em que você dizes não me dar crédito algum por defender o melhor Presidente da República dos últimos 40 anos segundo a FGV, só tenho como engrandecer-me perante a sua manifesta obtusidade. Obrigado, portanto.
Marcio A Dutra: não tem costume de comentar, então comente, mas faça uso do que pensa, assim é melhor.
Ozawa não me respondeu, não argumentou. Foi insidioso, pois retirou trechos de um texto meu, retirou do contexto, para elevar a sua posição e refluir. E você tomou isso como “palavras suas”?
Você fala de “cegueira ideológica bolivariana”,,, Caríssimo, onde isto se aplica no Brasil?
É uma “cegueira ideológica bolivariana”:
1) 2.7% do orçamento destinado ao MinDef…
2) Concretizar o ProSub…
3) Fazer renascer a Industria Naval…
4) Retomar a nossa Base Industrial de Defesa…
5) Garantir a presença brasileira na exploração de diamantes e de petróleo no continente africano…
Isto é bolivarianismo?
Para mim não sabe o que diz.
Vou ser bem claro: eu assino com o meu nome matérias de geopolítica. Você, aqui está com o seu nome, presumo. Tireless é um troll, Ozawa e Tomcat são pseudônimos. Não adotaram até hoje um comportamento de trollagem, mas, por motivo que não se pode precisar escondem-se. É um fato corriqueiro, mas, independente do motivo, quem está abrigado na pele de um personagem jamais poderá estar e/ou requerer para si o mesmo status (credibilidade), pelo fato simples de ser intrinsecamente desonesto, dado a covardia de não se mostrar defronte ao interlocutor que se identifica de forma plena..
Pode-se reclamar, mas é algo que aquele cujo abrigo em um personagem se apresenta com constância deve aceitar.
Já fiz uso de personagem e aceitei tal fato.
Espero ter sido suficientemente claro.
César, o Lula erra definitivamente em não contratá-lo como seu patrono ao invés do ex-presidente do STF e ex-procurador-geral da República, Sepúlveda Pertence.
Ao menos os juízes levariam uns 30 anos para lerem suas peças de defesa antes de tomarem alguma decisão em desfavor do Lula que assim morreria antes de ser preso . . .
Nossa, aguentei nem terminar de ler tamanho papo furado.
Jesus…
As vivandeiras voltaram assanhadas.
Obrigado, Rede Globo.
Estes senhores, Generais, ao menos se dizem e vestem-se como, muito preocupados estão em pressionar o STF…
O engraçado é que o STF tem-se manifestado, ultimamente, com uma ampla maioria punitivista…
Para quê, então, pressioná-lo?
Medo do quê?
Estão muito preocupados em ameaçar a sociedade…
Mas, muito pouco preocupados com o fato da Petrobrás, que já desinvestiu plataformas, navios, pólos petroquímicos e reservas da ordem de trilhões de barris recuperáveis, por uma ninharia, queira agora se livrar do parque de refino…
Pouco ligam para o fato de a China ter ocupado na África com as suas construtoras a posição que antes era do Brasil… E isto por puro exibicionismo de procuradores e juízes da república, que fizeram questão de levar à lona a engenharia pesada nacional, impedindo a mesma de realizar acordos de leniência…
Isto nunca causou incomodo algum nos nossos comandantes, não é mesmo?
Nunca se preocuparam, também, os próceres da caserna, que o cidadão que colocou o país no mapa geopolítico do mundo, iniciou de maneira concreta o programa do submarino nuclear brasileiro, fez renascer a indústria naval e retomou a nossa Base Industrial de Defesa seja condenado com base uma única declaração, de um réu, portanto sem compromisso algum com a verdade, enquanto provas materiais apontavam que o bem a ele imputado sempre pertencera à uma construtora, tanto que alvo de ações de arresto em duas varas civis, em Brasília e em São Paulo… Isto, sem falar na revelação absurda, de que a Perícia da Polícia Federal aponta alteração de planilha eletrônica tida como prova material, após a mesma estar em posse do MPF…
Ou seja, Procuradores/Promotores alterando uma prova para garantir a condenação de um cidadão…
Contra isso, as vivandeiras não se manifestam…
Quero lembrar uma só coisa: a matança dos comandantes pela soldadesca é um estopim revolucionário clássico. Que a classe média, ignara e entreguista tenha isso em mente.
É sério que você vai usar o argumento de que não haviam provas ?
César, leia a sentença do Moro…
Se fosse eu ou você, já bastaria para sermos condenados o imóvel aparecer em um ano na declaração do IR e no outro não, sem recibo de venda…
Como o Lulla é um cidadão “diferenciado” ainda tiveram que ir catar muito mais que isto.
És ao menos um rábula?
Ao contrário de você eu li a sentença desta pessoa apenas para dar gargalhadas.
Caso não saiba a sentença da Vara de Curitiba, como do Tribunal de Porto Alegre foram, para a nossa suprema vergonha, traduzidas… E isto ocasionou em matéria repercutida no mundo inteiro, do jornal Washington Post, em que se declarava que no mundo onde existe justiça séria as ações contra o ex-presidente sequer admitidas seriam.
Aqui, nesta coluna, as discussões se pautam pela lente ideológica, todavia, pondero pelos resultados históricos e pelo olhar estrangeiro e este último está estarrecido.
Tenho certeza que estou ao lado da perspectiva correta perante a história e cobrarei de todos caso esteja vivo.
Sou muito bom nisso.
Só uma pergunta:
Você já perdeu o sono?
Me parece que esta com algum tipo de medo.
Quanta bobagem e falsa erudição.
“Mas, muito pouco preocupados com o fato da Petrobrás, que já desinvestiu plataformas, navios, pólos petroquímicos e reservas da ordem de trilhões de barris recuperáveis, por uma ninharia, queira agora se livrar do parque de refino…”
Isso ocorre porque a Petrobras perdeu sua capacidade de investimento. A perda da capacidade de investimento, por sua vez é consequência de algumas decisões bem desastradas tomadas nos anos em que o PT governava. Apenas para citar duas decisões desastradas ambas na área de refino, que drenaram recursos de investimentos da Petrobras: Abreu e Lima e Pasadena. Isso para não falar do congelamento de preços de combustíveis determinados pela Dilma que drenou dezenas de bilhões de reais da Petrobras.
“Pouco ligam para o fato de a China ter ocupado na África com as suas construtoras a posição que antes era do Brasil… E isto por puro exibicionismo de procuradores e juízes da república, que fizeram questão de levar à lona a engenharia pesada nacional, impedindo a mesma de realizar acordos de leniência…”
A China ocupou economicamente a Africa simplesmente porque é a 2 maior economia do mundo e com capacidade de investimento centenas de vezes superior à brasileira. Objetivamente, eles oferecem tudo o que o Brasil podia oferecer a preços mais baixos e com melhores condições de financiamento – e com propinas melhores. Tudo isso ocorre porque a China vê a ocupação econômica da Africa como um objetivo geopolítico, o que lhe possibilita investir lá a fundo perdido – algo que o Brasil não pode fazer.
“Nunca se preocuparam, também, os próceres da caserna, que o cidadão que colocou o país no mapa geopolítico do mundo, iniciou de maneira concreta o programa do submarino nuclear brasileiro, fez renascer a indústria naval e retomou a nossa Base Industrial de Defesa seja condenado com base uma única declaração, de um réu, portanto sem compromisso algum com a verdade, enquanto provas materiais apontavam que o bem a ele imputado sempre pertencera à uma construtora, tanto que alvo de ações de arresto em duas varas civis, em Brasília e em São Paulo… Isto, sem falar na revelação absurda, de que a Perícia da Polícia Federal aponta alteração de planilha eletrônica tida como prova material, após a mesma estar em posse do MPF…
Ou seja, Procuradores/Promotores alterando uma prova para garantir a condenação de um cidadão…”
O governo Lula teve as suas virtudes, a maior dela foi ter continuado a política econômica do governo anterior e produzindo superávits primários (os maiores superavits primário da história do Brasil foi no governo Lula). Quando o Lula abandonou esta política após 2008 e começou a elevar as despesas do governo ele plantou as sementes da atual crise econômica.
Aliás, é um argumento até contraditório, porque em um momento afirma que o Lula foi condenado com base em “uma única declaração, de um réu, portanto sem compromisso algum com a verdade” e em outro momento afirma que existe outra prova material, uma “planilha eletrônica tida como prova material, após a mesma estar em posse do MPF” que teria sido alterada.
No fundo, o argumento é que o Lula é um ser especial, um príncipe…
É engraçado uma pessoa que pouco sabe queira acusar outra de alguma coisa.
Bobagem é a sua resposta, caríssima pessoa sem sobrenome…
Quanto a minha erudição, creio que é superior a sua.
Vamos ao que interessa:
A perda de espaço geopolítico e consequentemente das empresas brasileiras no continente africano deu-se em razão da guinada ideológica havida no Itamaraty, associada a escassez de financiamento,, advindo dos empecilhos impostos as empresas para que estas firmassem acordos de leniência com o Governo Federal.
Ou seja, houve perda de espaço conquistado no continente africano por pura desistência. Não foram as nossas empresas expulsas por deficiência em termos concorrenciais para com as congêneres chinesas, portanto.
Daí que o seu argumento, calcado na pujança econômica chinesa, caro interlocutor, não se sustenta.
O endividamento da Petrobrás se deu em função de investimentos em plantas produtivas: refinarias, polos petroquímicos, plataformas de produção, navios de transporte e distribuição. Estes investimentos, principalmente em refino e petroquímica, geravam retorno com valores agregados. Além disto, o endividamento em si nunca foi problema dado que a União outorgou à Petrobras a exploração exclusiva de campos do Pré-sal, caso de Carcará, com valor recuperável na ordem de um trilhão de barris.
Caríssimo que pouco sabe de geopolítica do Petróleo: o que importa em uma empresa petrolífera é a capacidade da mesma de exibir reservas recuperáveis. É isto que interessa para um agente financeiro. Isto, também é o motivo que faz com que as empresas petrolíferas estatais sejam muito mais valorizadas do que as gigantes privadas, pois tais empresas, estatais, podem exibir reservas petrolíferas, enquanto as antigas “grandes irmãs”, sofrem para exibir reservas recuperáveis em seus portfólios…
Entendeu agora, caríssimo?
E já que você falou de Pasadena, saiba que esta refinaria produz mais do que 100.000 barris dia, está ligada por oleodutos com todo o mercado consumidor da Costa Leste. Foi adquirida pelo valor total de 1,8 bilhões de dólares, que é um preço compatível com refinarias deste porte, malgrado o que Cerveró tenha embolsado. Esta refinaria está no plano de desinvestimento, ou seja, perderemos uma posição privilegiada no maior mercado consumidor do Planeta, justamente em um momento em que se avizinha a elevação nos preços dos barris e consequentemente dos produtos refinados (com maior valor agregado).
Quanto a Abreu e Lima, que custou demasiado pelas alterações constantes dos requerimentos de projeto, é preciso lembrar que além de ser uma planta nova ela é dimensionada para 200.000 barris/dia. Capaz de processar óleo diesel e querosene para aviação… Dado o déficit interno de refino não se entende o motivo da inclusão desta planta em um plano de desvestimento, principalmente se levarmos emconta o seu argumento, visto que a produção de derivados possuem valor agregado muito maior que a da extração e comercialização de óleo cru.
Em palavras brutas: você conhece muito pouco de geopolítica do petróleo, não sei o motivo de ter iniciado um debate…
Por fim, devo responder-lhe quanto ao fato de tentar confundir terceiros de maneira infantil. Não existe prova material para a condenação do ex-presidente, ela se baseia na declaração do réu Leo Pinheiro de que o “triplex” teria sido um presente ao ex-presidente…
Acontece que tal unidade está listada como bem da construtora e assim foi embargada em duas varas de direito civil, uma em Brasília e outra em São Paulo. Este é um fato.
No tocante a perícia da Policia Federal, esta aponta para adulteração do programa MyWebDay da Odebrecht após este estar em posse do MPF…
Não há contradição alguma, apenas ignorância dos fatos, ou a incapacidade da sua pessoa em entender e interpretar um texto escrito.
Espero ter sido suficientemente claro, caro senhor Jacinto sem sobrenome.
É um intelectual, um geopolítico, um erudito…. Não sei porque não é convidado pra ministrar palestras na ESG! Vou mandar um Zap pro Gen Schons.
O General foi infeliz em se comunicar em nome do Exercito Brasileiro..
Ele como qualquer cidadão tem direito de opinião, porem utilizar o cargo publico e nome da instituição para incitar odeio e sabe -se quem lá oque.. ESTA ERRADO!!
Deve ser punido pela constituição!!
Não somos uma republiqueta de banana para qualquer general decretar uma ditadura!
O povo não deixara isto acontecer novamente, assim como foi o em 2016 o fracassado golpe militar na Turquia .
Como não somos uma republiqueta de banana como você afirma, espera-se que o STF faça valer a letra da lei e o preceito maior da CF: Todos são iguais perante a Lei!
Vai estudar fiot, aqui houve regime militar, ditadura é conversa do povo vermelhinho .
Nunca vi ditadura que voce pode comprar armas facilmente…. (só comunista bandido que apanhava…)
Estou desconfiado que realmente somos uma republiqueta de banana.
A tão propalada intervenção militar pode, ao meu ver, matar novamente a direita, a exemplo do que ocorreu em 64 com o Carlos Lacerda. Só espero que o Bolsonaro não seja o Carlos Lacerda da vez.
Perfeito.
Lucas, ele fez bem ao falar pelo EB… é o Comandante, sua voz e palavra são a voz e a palavra do EB… reparou que os comentários posteriores de outros generais estão alinhados ao dele ? Pronto, unificou o discurso, alinhou a tropa… ponto final… e ainda deu um exemplo prático de sua liderança…
XO
Minha Continência.
Agnelo, não sou FN, mas… ADSUMUS !!! Forte abraço…
Agora é tarde demais, general. O STF aparelhado pelo petismo já está fazendo a mesma coisa que a Suprema Corte bolivariana de Chávez fez na Venezuela. Os ministros petistas do STF são os novos ditadores do Brasil. A palavra final é deles. Ela decidem o que quiserem e como quiserem. A decisão deles e lei e todo mundo tem de aceitar e calar a boca – inclusive os militares. O BRASIL ACABOU!!! JÁ SOMOS UMA VENEZUELA!!! Preparem as malas, amiguinhos. Acho que dá pra ir a pé para algum país vizinho, não acham?
Quanta mudança no “Força Terrestre” , curto esse site a muitos anos , acho que antes de 2010, acordo todos os dias e vejo novos assuntos militares , e hoje me deparo com defesores de Lula falando falácias aqui no forte .
Todo blog precisa do seu alívio cômico meu caro, o famoso bobo da corte.
A muito tempo tenho certeza que o brasil(em minusculas mesmo)e uma republica de bananas.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/04/04/onze-anos-apos-denuncia-julgamento-que-pode-levar-tucano-a-cadeia-e-marcado.htm
É bom cobrar justiça pra turma do partido azul tbm. Embora não tenho nenhuma simpatia pelo vermelho mas já esta ficando chato esses dados viciados. Se é petista o julgamento é em passos largos, se for tucano nada acontece. Vale lembrar que prescreveu quatro denuncias contra o Serra recentemente.
Já me adiantando, sei que o general não fez a cobrança em relação ao Lula, mas que a justiça usa dois pesos e duas medidas, ahhh, ela usa.
Todos os casos em questão do PSDB envolvem pessoas com foro privilegiado, e por isso estão na mão do STF, que até agora não julgou absolutamente ninguém até hoje na lava-jato, os processos do Renan tão mofando a décadas, enfim. Ou seja, o problema é a incompetência total do STF, todos que foram pro Moro estão sendo julgado e vários foram presos preventivamente, ou seja, a justiça tá andando. Então a culpa não é da justiça de primeira instância se o STF não faz porra nenhuma.
Viva s Forças Armadas, Viva o Exército Brasileiro. Viva 64!
Lugar de ladrão é na cadeia…o STF não representa as pessoas sérias desse país…os ministros trabalham para criminosos. Tem dezenas de grandes políticos cheio de provas de corrupção e o STF simplesmente não julgam, perpetuam a impunidade e a sensação de desordem nacional. Precisamos de intervenção no STF, épreciso acabar com a indicação política de ministros do SFT, é preciso dar imparcialidade ao STF. Em fim, STF não me representa!
a nossa carta magna é desrespeitada quase o tempo todo pelo STF, então o General como cidadão só mostrou sua indignação, e o sentimento GERAL do povo brasileiro, apenas isso.
sou contra intervenção militar e não acredito nessa ideia de que foi um aviso, pelo que já me falaram do General Villa Boas ele não é disso.
Com o devido respeito Comandante, isso significa então dizer que as Instituições NÃO estão funcionando adequadamente…
.
Já os celulares do crime funcionam muito bem de dentro das prisões!
É, o tempo, sempre ele. Colombelli, 15minutos prontificado e em condição de marcha….
g abraço
Aos tolos que ainda acreditam em justiça no Brasil, na base do paz e amor, dos” dereito dus manu”, do estado democrático de direito, sugiro subir o morro com roupas brancas, bandeirinhas cor de rosa, levem os cachorrinhos, cantem Imagine”, e estendam a mão para a bandidalha. Depois a gente sobe para buscar o que sobrar de vocês , se é que vai sobrar…
Ahh, a propósito, será que “vossas excelências acharão premeditado prender os assassinos da “Mariele paz e amor” em segunda instância????
Tem que ir junto com o Caetano Veloso! Hahahaha
E também o Chico Buarque de Paris, digo de Hollanda…
Pois é, o Lula “paz e amor” está sempre dizendo e fazendo ameaças ao Brasil e esses mesmos desonestos intelectuais nada dizem.
.
“Se eu for preso vou colocar fogo no Brasil”, dentre muitas outras, passa(m) “desapercebida(s)” pelo senso de (in)justiça desses tipos já sabidos, que agora têm a desfaçatez de condenar o Comandante do EB por uma simples frase qual não deveria ser temida aos que bradam ser inocentes.
.
“Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.” (Mateus 23:24)
Seu sentimento de repudio a impunidade e apenas sobre os crimes dos pobres, ditos socialistas ou tambem se estende aos ricos capitalistas, sinto o fedor de golpe com o apoio eterno d familia Marinho, errar uma vez e humano, duas vezes e burrice.
Meu sentimento de repúdio é contra todos os ladrões deste país, em especial aos da esquerda, que venderam o paraíso encantado as classe inferiores e entregaram um país quebrados, de joelhos e 15 milhões de desempregados, e quem não tem trabalho, não tem renda e por consequência não tem DIGNIDADE.
Não há golpe, leia constituição, está escrito lá: Intervenção constitucional, e foi baseado neste artigo que o Comandante Vilas boas externou sua opinião.
Ou o S”PT F” para de fazer malabarismos a fim de evitar a prisão de condenados, ou o aço vai arder.
Moderadores, comentário ficou na boca do Dobermann.
Hoje, nos, Brasileiros de bem ,acordamos, talvez para um novo mundo de luz, luz está que devemos ao Com Villas Boas,que nos socorreu com a mão amiga, fazendo valer a constituição pela força do braço forte.
Parabéns exército Brasileiro, parabéns Com V Boas, Devemos muito ao senhor.
Juarez, ia comentar sobre a nota do teu comandante, teu conterrâneo, mas deixa pra lá. ..
Juarez,
A única dúvida era sobre o voto da Rosa Weber. Mas havia tendência dela negar o HC.
Se o Villas-Boas quis intimidar os ministros, não conseguiu nem intimidar o Gilmar Mendes, o Dias Tofolli, o Celso de Mello, o Marco Aurélio e Lewandowski.
E é bem provável que no julgamento das ADCs a Rosa Weber vote pela impossibilidade de prisão e o Lula seja solto. Melhor o Villas-Boas ser mais incisivo na próxima ameaça, então.
Devemos muito mais ao Moro, aos desembargadores do TRF-4, aos ministros do STJ e à Carmen Lúcia que pautou o HC do Lula sozinho, para que os ministros tivessem que dizer com todas as letras: estou soltando o Lula, além de forçar a Rosa Weber a manter a coerência.
Mas isso é só uma batalha. A guerra ainda vai acontecer. Os ministros derrotados vão tentar pautar a matéria novamente, em breve.
Agora será somente choro e ranger de dentes da choldra comunista.
Rafael, como diz o Gaúcho, “o tempo se armou de fato lá para os lados do Uruguai, vai chover barbaridade e sem poncho ninguém sai”, o recado está dado. O “trotezito é chasqueiro”, e assim será.
Rafael, o Toffoli, arregou no final, Rosa Weber já avisou que não vota a ADC antes de pelo menos um ano.
Quando um quatro estrelas, Charlie Eco escreve o que ele escreveu é porque a bucha de pólvora está na culatra do 155mm.
Eu, se fosse o Marco Aurélio não pagava para ver, pode acabar saindo preso do STF. sem direito a “vênia”.
Bom, Marco Aurélio pode pedir para colocar em pauta a liminar na ADC. Mas a Carmen pode segurar. Em setembro o Tofolli assume como presidente e aí veremos se ele pauta ou não e quem vota ou deixa de votar.
Cel Neri, Melancia Rossato nunca foi meu comandante, graças a Deus, por mim, eu pegava aquela nota e mandava ele, bom deixa para lá……
Cel Neri, quem teve o privilégio de ser comandando por Brig Délio, pelo Cel “Chefe Povoas”, sabe o que é comando de verdade e não este babo ovo de vagabundo.
Cesar A. Ferreira 5 de Abril de 2018 at 0:54
Respondendo a cada um: Marcio A Dutra: não tem costume de comentar, então comente, mas faça uso do que pensa, assim é melhor
Respondendo ao Sr. Cesar A. Ferreira tenho a dizer-lhe que se comento ou não sempre na trilogia isso é PROBLEMA MEU, em segundo o que respondo é o que PENSO e não ajo a mando de ninguém ou por delírios ideológicos nem a esquerda e nem a direita. E caso o senhor não concorde como que escrevo isso faz parte da democracia, agora assentir em dizer que não penso por eu mesmo é uma afronta. Respeito seu ponto de vista, pois creio que o senhor fala por sí e não por outrem como uma caixinha de ressonância, e sendo assim faço uso de minhas idéias e pensamentos, agora se o senhor não entende a complexidade de um debate de idéias e rebate dizendo que todos pensam sob o comando de uma entidade maior, também respeito, mas peço-lhe que guarde isso para sí pois ofende a outros dentro do blog. Debata com pensamento e não ofensas, e desde já deixo-lhe um abraço.
Um memorando secreto da CIA diz que o general Ernesto Geisel, presidente do Brasil entre 1974 e 1979, sabia e autorizou execução de opositores durante a ditadura militar.
Segundo o memorando da CIA estavam na reunião os generais Geisel, João Batista Figueiredo, Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino.
Qual deles era informante da CIA ?