Helicóptero T129 ATAK: Turquia e Paquistão perto da finalização do contrato
Por Yunus Paksoy
ANKARA – O acordo para exportar 30 helicópteros T129 ATAK deve ser finalizado em breve e é considerado um impulso para o moral da indústria de defesa doméstica turca e um projeto promissor para os laços militares turco-paquistaneses
A Turquia e o Paquistão estão prestes a assinar um acordo para a compra do T129 Advanced Attack e Tactical Reconnaissance Helicopters (ATAK). De acordo com fontes de defesa em Ancara, que falaram com o Daily Sabah sob condição de anonimato, os governos turco e paquistanês estão perto de fechar o acordo do helicóptero ATAK nos próximos meses, se não em semanas. As fontes sublinharam que os helicópteros ATAK foram testados e o lado paquistanês expressou seu contentamento com os helicópteros de acordo com suas necessidades e exigências.
Na verdade, o primeiro-ministro paquistanês, Shahid Khaqan Abbasi, que visitou a Turquia no ano passado em outubro, examinou o helicóptero T129 ATAK durante um voo de teste.
Chamando-o de um “helicóptero muito impressionante”, Abbasi disse na época que as conversas contratuais continuavam em plena velocidade, expressando o desejo do Paquistão de adquirir o helicóptero e adicioná-lo às forças do Exército do Paquistão o mais rápido possível.
Enquanto isso, três helicópteros ATAK foram recentemente enviados ao Paquistão para participar de um desfile comemorativo. Os helicópteros decolarão no Dia Nacional. Por outro lado, fontes diplomáticas disseram que os helicópteros foram enviados para o Paquistão por ocasião do Dia Nacional do país como um sinal de solidariedade com o povo fraternal do Paquistão.
Relatórios recentes na mídia turca sustentam que o acordo entre a Turquia e o Paquistão para a compra dos helicópteros será de cerca de US$ 1,5 bilhão. No entanto, não houve confirmação da Defesa ou das fontes diplomáticas a esse respeito.
FONTE: Daily Sabah
fora de tópico:
https://br.yahoo.com/noticias/combates-deixam-1-350-deslocados-fronteira-col%C3%B4mbia-venezuela-171657454.html
Alguém conhece essa aeronave? É boa?
Nunca falei com ela pessoalmente…
Também nunca vi ela falando mal de alguém. Deve ser boa…
KKKKK!! Morri!
Huahuahuahuahau
Sr. Scott ou Bardini. 🙂
Gostei do seu senso de humor. Ri muito.
kkkkkkkkkkkkkkkk
sacanagem!
Opa foi errado. Era pro do Bardini!
Grande Bardini.
O original fez boa figura na Somália.
Douglas, pelo jeito ninguém aqui sabe responder tua pergunta…
Não desanime
Abraço!
Amigo, não vale apena responder. Abraços.
Tá malvado hoje hein Bardini !!!kkkk
Isso nao vale nada Tom…. Da $ num da confianca! kkk
Prefiro o T-129 ao A-129, versão melhorada em todos os aspectos. Queria saber o porquê do EB colocar a versão italiana e não a turca na concorrência para aquisição de helicópteros de taque.
Por que é a Leonardo a dona do projeto?!
O EB quer mais do que apenas comprar um aparelho e para isto é melhor optar direto com quem pode.
E o que mais o EB quer além dos aparelhos?
Para aquilo que o EB pretende, se é que realmente pretende, esse helicóptero não serve tem que ser de transporte tipo o 139 ou 505.
O EB quer um helicóptero de ataque sim, já anunciou um programa para a compra de 36 unidades em janeiro de 2015 ou 2016. Se vai sair do papel é outra história.
Off-topic 2:
Parece que houve novo confronto entre tropas americanas e rebeldes sírios x tropas sírias e grupo Wagner ontem. O resultado foi parecido com o do primeiro confronto. Parece que os mercenários tentaram mais uma vez tomar de assalto a refinaria de Conoco. Será que o Kremlin não sabia de nada novamente?
Tem que ver o que tem no pacote pra julgar o preço.
.
Exemplo?
http://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/pakistan_15-05.pdf
.
30 aeronaves requer um bom pacote cobrindo a logística, sobressalentes, armamentos, estrutura, simulador, etc.
.
Acho que o mais estranho, é estarem comprando um helicóptero Turco e não um Chinês…
.
Brasil…
Se o Brasil vai investir em uma aeronave de Ataque, também vai ter de comprar um generoso pacote logístico.
.
O caminho, no meu entender, seria comprar um lote pequeno, entre 6 e 9 unidades de AH-1W, modernizar, e implementar a logística dessa aeronave. Lá na frente, ~10 anos+, parte para AH-1Z…
“(…) Acho que o mais estranho, é estarem comprando um helicóptero Turco e não um Chinês…(…)”
——
Talvez isso sinalize uma aproximação Turquia-Paquistão, inclusive para criar uma cortina de fumaça sobre eventual transferência de tecnologia nuclear.
O Paquistão está tentando vender ou vendeu uma boa quantidade de aviões de treinamento para a Turquia. Parece mais um acordo do tipo “você compra o meu e eu compro o teu”.
No mais, o Paquistão não é vassalo da China, comprando armamentos de vários países do mundo, até mesmo do Brasil.
O Brasil sem dindim,queria comprar esse helicóptero é bom mas agora surge o supercobra quase de graça,só que o exercito pretende adquirir só 8 unidades,devia pedir logo 16,é no futuro comprar o supercobra novo é formar doutrina no mesmo aparelho,quem sabe venha com o helfire,o Eb teria que comprar o helfire dezenas deles,daria um salto quantitativo é qualitativo imenso.
Ver uma nação como o Paquistão,que está em 13º no ranking militar,apesar de estar em 25º no ranking de países com maiores PIB e com população de 40% vivendo na pobreza adquirir modernas aeronaves T-129ATAK.
Enquanto aqui se sonha com Cobras no Brasil, é ver como nossa defesa é vilipendiada.
e sem nenhuma prioridade do governo.
Realidades diferentes.
Paquistão tem sérios problemas de fronteira com a Índia e tb esta preocupada com a ascensão da China.
Como tem um inimigo real e outro potencial e ambos potências atômicas e grandes FFAA eles tem que se armar.
Adriano,
Esses relatórios que colocam o Paquistão atrás do Brasil no ranking militar não podem ser entendidos fora de cotexto.
Tem gente que acredita que somos mais ricos que a Suíça, mas não somos.
Defesa não deve ser pensada somente em tempo de guerras,na paz também…
Esteticamente falando, parece que foi projetado pela Lego. Feio de doer.
O trem de pouso lembra helis antigos como o M-4 russo e o H-19/S-55.
Mas se combater bem, aí fica bonito.
Alguém sabe qual é a situação dos Rooilvalk da África do Sul? Eles tinham alguns estocados. Não seria interessante para o Brasil?
Eles parecem que só construíram 12 aeronaves Carpophorus…
Acredito que não seja uma boa,melhor tentarmos adquirir algo como os aw-129 ou aeronaves turcas mesmo,quem sabe em algum futuro….
O problema com o Rooilvalk é a dependência de certos sistemas franceses.
A Turquia selecionou finalistas em concorrência o A-129 e o helicóptero sul africano, preterindo o helicóptero francês Tigre.
Eis que os franceses em represália vetaram a fabricação local da motorização, que é baseada na do helicóptero Super Puma.
Eu ainda prefiro que o EB invista em modernizações e integração de armamentos aos helis já existentes. Ter aeronaves dedicadas não são tão necessárias assim…
Como os MH-60 DAP ? Viram gunship mas aí não transportam tropas, aí os Mi-35 tem vantagens.
Exato, também já vi uns panteras bem armados.
É só procurar na web Carpophorus,existem imagens diversas de panteras bem armados. Ter um helicóptero “puro sangue” de ataque é o sonho de qualquer país,mas se não há condições de adquirir maquinas como o AH-64,AW-129/T-129 ou Airbus Tiger,a solução seria aeronaves mais modestas. Como acho muito difícil o EB adquirir aeronaves como MI-28,KA-52 ou CAIC Z-10 por não confiarem na qualidade das aeronaves por serem produto russo e chinês,acho que adquirir airbus panther anabolizados… Para nossa realidade econômica e para o teatro de operações da América do sul,com certeza tais aeronaves cairiam bem. Uma aeronave como o do projeto LAH(Light… Read more »
Um pouco mais sobre as relações Turquia e Paquistão.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pakistan%E2%80%93Turkey_relations
Se for pra usar somente os helis que já temos basta o EB integrar aos Esquilos/Fennec mísseis ATGM e pronto. Basta buscar no google que se vê fotos do Fennec francês levando misseis .
http://www.suarasurabaya.net/_watermark/createimage_small.php?d=kk&c=berita&b=201607&a=173798&angka=10
Este Fennec com mísseis anti tanque é do Exército da Dinamarca, equipado com “HeliTOW sighting system and TOW anti-tank missiles”.
Veja como ficou o cockpit com o display do sistema de armas.
. http://www.airliners.net/photo/Denmark-Army/Aerospatiale-AS-550C-2-Fennec/2603233?qsp=eJwtjEEKwkAMRe%2BStZu2oNKdXkAXXiBkPnZgbIckC0vp3U0Hd4/3%2BH8jWWbH119rBY1kYJWJTlRZ%2BWM0bsRZS56P2F0v/RDNFvX7GiKx4yaC6kh//9AEPRJM2s07ll0A9NmYhnP4lK0Wbh9wzoX2/QeHZC0M