O ministro da Defesa, Raul Jungmann

O ministro da Defesa, Raul Jungmann

Sumaia Villela

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (4), no Recife, que caso não haja liberação de recursos da pasta, contingenciados pelo governo federal, até outubro, pode ocorrer o fechamento de unidades das Forças Armadas e o número de vagas para o alistamento militar.

“Até agora não tivemos comprometimento operacional das Forças [Armadas]. Nós estamos no limite. Nosso limite é o mês de setembro. E tivemos o compromisso que, aprovada a meta fiscal, nós vamos ter a liberação de recursos”, disse Jungmann.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, R$ 6,5 bilhões do orçamento da Defesa estão contingenciados, o que corresponde a cerca de 42% dos recursos previstos para a pasta em 2017 (R$ 15,5 bilhões).

Caso a liberação não ocorra, o ministro alertou que será preciso fazer cortes. “Nesse caso, você terá que reduzir muitos dos serviços que são feitos. Muito possivelmente fechar unidades. Reduzir o número daqueles que vão prestar serviço militar, que são 80 ou 90 mil. Enfim, vai ter uma série de restrições procurando preservar o que é essencial para a defesa do país”.

A nova meta fiscal do governo federal prevê um deficit de R$ 159 bilhões neste ano e em 2018. Isso quer dizer que a União vai gastar esse total a mais do que espera arrecadar. O Congresso Nacional precisa aprovar a revisão da meta, adiada na semana passada, que já estava em R$ 139 bilhões em 2017 e R$ 129 bilhões em 2018. A expectativa é retomar a votação ainda esta semana.

O ministro esteve em Pernambuco para a comemoração de 10 anos do Forças no Esporte (Profesp), programa criado em 2003 para democratizar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes. As Forças Armadas concedem suas unidades militares para a realização do projeto, e os recursos são repassados pelo Ministério do Esporte para material e pessoal; e pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para alimentação.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
7 anos atrás

85.000 homens numa Marinha sem navios é um absurdo com ou sem dinheiro!

As Forças Armadas brasileiras têm que repensar seus tamanhos e suas missões.
Elas parecem pensar que têm os interesses estratégicos dos Estados Unidos! Especialmente a MB…

Flick
Flick
7 anos atrás

Onde assino, Ozawa?
Um verdadeiro cabidão tão pesado que está sendo co-responsável pelo sucateamento/afundamento de nossos vazos de guerra.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

Está rolando um vídeo onde vários generais do EB estão reunidos e falam que já passou da hora de rolar uma intervenção militar com o apoio do povo.
Tomara que aconteça realmente pois a coisa está feia e caótica.

Gabriel oliveira
Gabriel oliveira
7 anos atrás

Não entendi o titulo remetia a mais cortes ou foi um erro interpretativo meu,enfim espero que tal valor seja liberado,pois as forças necessitam de tal repasse.

Cbamaral
Cbamaral
7 anos atrás

Concordo tomact 3.7

Realmente já passou da hora, dinheiro tem sim, e não é só a defesa que passa por dificuldades, enquanto isso tem políticos ganhando mais de 1 milhão por mês, e juízes com 400 mil reais mensais de aposentadoria.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Normal, tem que cortar mesmo.
Tenho que fazer quatro exames de média complexidade.
A estrutura hospitar pública aqui é muito boa e temos 2 bons hospitais para isso, sendo um Universitário e ambos funcionam bem.
Mas a médica da UBS-USF me pediu: escolha dois, o SUS não admite que façamos de uma vez quatro requisições. Motivo ? Grana.
Brazil …. um país de tolos.
Enquanto isso em Brasília, no executivo Federal, nos executivos estaduais, em todos os legislativos, no Judiciário em todos os níveis …. a suruba continua.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Ozawa 4 de setembro de 2017 at 14:57
Colega
é simples, tem que cortar 40% do efetivo nas três forças, o pé tem que ficar do tamanho da meia, ponto.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Enquanto isso, ficam rasgando dinheiro em GLO.

Hélio
Hélio
7 anos atrás

um país com 200 milhões de habitantes, quase 9 milhões de quilometros quadrados e nego insiste que 400 mil homens é muito, oras, AFINAL VOCÊS SABEM A COMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO DA DEFESA? O orçamento não dá pra nada por causa da PEDALADA de pagar os aposentados com o orçamento da defesa e não da PREVIDÊNCIA, essa é uma das várias pedaladas pra esconder o rombo da previdência que todo mundo finge que não vê.

Renan
Renan
7 anos atrás

Meus amigos cortar 44% do efetivo em salários. Então o corte é excensial que seja de quem ganha mais assim não reduz quem efetivamente produz trabalho. Pois quem empunha o fuzil, opera os equipamentos e presta realmente o trabalho social é os que ganha menos e estes devem ser preservados ao máximo. Portanto tem um monte de cargos e patentes que devem ser cortados. De cima para baixo. A exemplo da marinha quantos almirantes é preciso para 11 vasos de guerra( acho que nem isto temos hoje)? E esta pergunta se multiplica ao resto dos cargos e patentes. O mesmo… Read more »

Renan
Renan
7 anos atrás

essencial

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
7 anos atrás

Com ou sem intervenção militar, qualquer remuneração de qualquer político ou funcionário público, ativo ou aposentado, seja federal, estadual ou municipal, e de qualquer um dos três poderes, não pode exceder os tetos estabelecidos na constituição federal e constituições estaduais. Essa é uma medida mais moralizadora do que a solução efetiva para reduzir o déficit fiscal, que deve ser acompanhada de outras, como eliminar competências concorrentes, mordomias, extinguir os salários de vereadores de municípios com menos de 500.000 habitantes, cassação imediata de chefes dos executivos estaduais e municipais que descumprirem a lei de responsabilidade fiscal, agilizar a execução de dívidas… Read more »

Renan
Renan
7 anos atrás

Hélio, concordo não é o suficiente mas você já pensou o quanto este número vai pesar na aposentadoria 400mil se aposentando. Então temos que ter aquilo que o orçamento permite se tem dinheiro para 10 mil militares que se tenha 10mil equipados, treinados com recursos decentes Caso venha uma guerra que convoque os reservas. Mas não tem cabimento por 200mil homens no caso do exercício para uma força que não tem como treinar. Não tem mais de 400 tanques, sem defesa aérea digna, fuzil ultrapassado, quantos kits COBRA temis? . Resumindo tem que ter o número de acordo com os… Read more »

Aldo Ghisolfi
7 anos atrás

LASTIMÁVEL!

Mas verdadeiramente, precisamos repensar as FFAA! É chocante a postagem do Ozawa…

Mas, a continuar cortando verbas e contingenciandooutras, vou me preparar para comprar rifas das ações entre amigos para angarirar fundos…

A MB é a única força que tem oficiais-generais barrigudos…

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
7 anos atrás

Aldo Ghisolfi 4 de setembro de 2017 at 16:59
Aldo, tem certeza que outras Forças Armadas e outros países não tem Oficiais Generais barrigudos?
. http://www.naval.com.br/blog/2011/08/11/almirante-gary-roughead-chefe-de-operacoes-navais-da-us-navy-recebe-a-ordem-do-merito-naval-do-brasil

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

Estamos caminhando para uma situação onde as Forças Armadas vão ficar paralisadas, via asfixia do oxigênio que faz os seus músculos se moverem, as verbas que possibilitam suas atividades mínimas, desde a alimentação, passando pela gasolina dos mais diversos veículos, chegando a qualquer mobilização que se queira fazer. Estão querendo tirar o Exército do jogo. Creio que a cada teste de garroteamento destes sem resposta da vítima, são dados sinais de que podem ir mais longe.

August
August
7 anos atrás

1-colocar as as aposentadorias no INSS e com o cálculo base de até 5000 como todos mundo se um alto oficial da vida achar que deve receber mais depois da baixa que faça seu pé de meia enquanto em serviço invista em previdência privada,tesouro ou mesmo ponpança. 2- acabar com as escolas militares,e substua por uma bolsa em escolas particulares a escolas muito boas nos grandes centros por 700 ou 800 reais nas cidades médias e pequenas por 400 ou 350 reais vc já coloca seu filho na melhor da cidade e filhos de militares que ganham mais de 10… Read more »

Renato Vieira
Renato Vieira
7 anos atrás

Tem batalhão que não ta dando ração nem para os laranjeiras, apenas para guarnição. Pior que ainda tem nego falando em nova missão depois da saída do haiti (destino provável África). Acochar as FFAA virou modinha de todo “mandatário” desta putranfa, politicos tão pouco se lixando para o povo e pra segurança do país. Aqui vai algumas dicas… 1 Corta a farra dos jatinhos da FAB, 2 verbas de gabinetes de parlamentares e os 25 funcionários que um deputados tem direito e que onera a nação em 1 bi a.a. 3 corta a farra dos altos salarios no judiciário, Além… Read more »

Arlindo Alves Cavalcanti
Arlindo Alves Cavalcanti
7 anos atrás

A Solução é a ISONOMIA SALARIAL entre os 03 poderes.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
7 anos atrás

Problema é que se cortar cargos das Forças nesse momento vão falar que está contribuindo para o desemprego que já é muito alto…

Brasil Acima de Tudo !
Brasil Acima de Tudo !
7 anos atrás

Hélio 4 de setembro de 2017 at 16:01
Tem certeza ? Não é retórica, é pergunta mesmo.
O gráfico abaixo mostra o desembolso total da Previdência:

comment image

Ver também:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/12/politica/1481558564_122517.html

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/12/09/Como-funciona-a-Previdência-dos-militares-e-por-que-eles-estão-fora-da-reforma

zorannGCC
zorannGCC
7 anos atrás

Olá a todos! . Todo mundo sabe que o problema das FAs é excesso de pessoal. Eu sou um dos que diz isto aqui a anos. . Vão fazer mais cortes. Ótimo, e vão cortar de onde? Vão cortar tudo, menos pessoal. . Estava lendo estes dias em outro site que o Ocean pode não ser comprado por falta de verbas. Até uma das visitas técnicas ao navio, se não me engano, foi cancelada. O Orçamento da MB é de mais de R$30 bilhões. Não querer comprar o navio porque este não atende nossas necessidades é uma coisa, alegar que… Read more »

Juliano M
Juliano M
7 anos atrás

As corporações e associações de classe imperam no Brasil onde o Estado serve os interesses do servidor público e não o contrário. Enquanto essa lógica não mudar a musica será sempre a mesma. Faz-se necessario encarar a questão do tamanho e estruturação da carreira militar. Como está não dá mais, mas quem tem poder de decisão opta pelo corporativismo sem cortar na carne, preferem rifar a operacionalidade e reclamar dos governos civis, como se os militares não tivessem responsabilidade pela situação e nem meios de ação. a corja de Brasília obviamente tem muito a responder por esse quadro, só hj… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

As FFAA não são grandes para um país do tamanho do Brasil, elas simplesmente não tem uma capacidade de combate real para o pessoal na ativa.

O que as FFAA precisam é de reforma em termos de doutrina e revisão do seu papel na sociedade, mas redução de pessoal eu não concordo nunca.

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Bardini 4 de setembro de 2017 at 15:40

Exato!!

Rafael_PP
Rafael_PP
7 anos atrás

O nome disso é “frustração de receitas”.
.
Na hora de aprovar orçamentos gigantescos e desconectados da realidade, ninguém reclama. O problema que a ilusão nunca dura mais de seis meses…

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Por que ainda temos recrutamento obrigatório?A realidade atual é bem distinta daquela do início do séc XX (onde o recrutamento, a duras penas, foi instaurado). Por que não ter FFAA mais econômicas, de menor efetivo, mas mais profissionalizadas? Abre concurso, como no CFN, para os quadros das 3 forças e forma apenas um pequeno efetivo de recrutas, por sorteio, para cada RM!

August
August
7 anos atrás

As faas brasileiras são grandes sim! Tamanho de pais não se mede tamanho de faas, mas sim as ameaças. Não tem ameaças para ter mais de 100 mil soldados . Olha Austrália q tem o tamanho do Brasil e tem 51 mil soldados no exercício. Ah mais eles tem marines em seu território ! Sim, tem mais míseros 1,700. E aliás se o Brasil sofre uma invasão de algum pais o que é inviável no cenário atual é mais do que certo que os EUA vao se meter, ou seja, da no mesmo termos tropas deles ou não

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
7 anos atrás

Generais barrigudos…
Estou na reserva do US Army, e trabalho em uma base da US Navy, em Point Mugu… Vejo muito general e almirante barrigudo por aqui…nao e so no Brasil, nao…rsrsrs

Hélio
Hélio
7 anos atrás

se é pra ter 10 mil militares, que se extingua as forças armadas, se um país não tem capacidade de ter uma força militar capaz de proteger sua imensa população e seu imenso território, qual é a razão dessa força militar existir? Oras, que acabe com o exército, marinha e aeronáutica e se volte ao modelo do império, cada Estado que tenha seus próprios meios. Manter uma força armada alegórica não traz benefício nenhum pra nação, só é motivo de vergonha.

Hélio
Hélio
7 anos atrás

Brasil Acima de Tudo ! 4 de setembro de 2017 at 19:46 sim, o próprio link do el país (que é deveras tendencioso e petista) tem a explicação do ministro, o INSS paga só os DEPENDENTES dos militares, a previdência militar faz parte de um ~fundo de seguro social~ (pedalada) em que tudo é pago COM O ORÇAMENTO DA DEFESA, o próprio ministro mostra que o dado é distorcido, no mais, em todo lugar do mundo, quem arrisca a sua vida, ainda mais os militares, tem um regime de aposentação privilegiado e tem que ser assim mesmo, ele precisa de… Read more »

Hélio
Hélio
7 anos atrás

August 4 de setembro de 2017 at 22:14 A Austrália tem 20 milhões de habitantes, o mesmo que a região metropolitana de SP, um décimo da população brasileira, sabe quanto é a relação habitante X militar? O dobro do Brasil. Quer ver como essa teoria é ridícula? Que tal cortar a quantidade de policiais, oras, dizem que eles custam muito para os estados (PEDALADA), a PM de SP bem que poderia ter só 20 mil homens, pra que ter 80 mil? Que diferença isso faz. Se a força militar se mede pelas ameaças, pra que ter força militar no Brasil?… Read more »

Renan
Renan
7 anos atrás

Tá na hora de termos um presidente que mude toda a estrutura nacional, um presidente que seja apoiado pelo povo e pelos militares, pois sem estes não é possível mudar isto. Mudar em 4 anos toda está vergonha através de plebiscitos. Alguns exemplos. Reforma politica. 81( R$160 milhões anual) senadores reduzir a 1 por estado =27 (R$ 54 milhões) 513( R$1,2 Bilhões anual ) senadores reduzir a 3 por estado =81 (R$ 189 milhões) 1059( R$5,9 Bilhões anual ) senadores reduzir a 5 por estado =135 (R$ 195 milhões) Está já economiza 6,8 bilhões. / Reforma estrutural Contratar auditorias para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

Renan 5 de setembro de 2017 at 1:11 “Tá na hora de termos um presidente que mude toda a estrutura nacional, um presidente que seja apoiado pelo povo e pelos militares, pois sem estes não é possível mudar isto.” Militar não é povo para você ? Governar através de plesbiscitos com esta população ignorante é o que Hugo Chaves fez e não preciso dizer que a Venezuela, virou a Venefavela. O problema da máquina pública brasileira tem um nome muito simples ESTABILIDADE. O dia que um funcionário público correr o mesmo risco que eu tenho de ser mandado embora se… Read more »

zorannGCC
zorannGCC
7 anos atrás

Olá Helio! . Você precisa se informar. Os militares nãp contribuem para sua aposentadoria. Oque eles pagam é uma contribuição para pensões e que não cobre nem 50% dos gastos com este benefício. . Também não existe teto do INSS para eles. . Até aí tudo bem. Se tivessemos forças armadas bem equipadas, bem treinadas e não tivéssemos comentários de militares reclamando do orçamento na imprensa, pouco importa os beneficios que eles tenham. Acontece que nossas forças armadas são equipadas principalmente com peças de museu (às vezes nem peça de museu tem), até o rancho está faltando, os militares ficaram… Read more »

zorannGCC
zorannGCC
7 anos atrás

Olá Renan!
.
Ter um presidente apoiado pelo povo para votar reformas? Isto jamais vai acontecer. As reformas que precisamos são todas impopulares. Mexem com direitos e beneficios de todos os brasileiros. O corporativismo em todas as classes é enorme. Todos querem um país melhor desde que não mexam no seu bolso.
.
Mesmo que seja eleito com a esmagadora maioria de 90% dos votos, se no dia seguinte propor as reformas, ele perde este apoio rapidinho.

Renato Vieira
Renato Vieira
7 anos atrás

zorannGCC 4 de setembro de 2017 at 20:31 Olá a todos! . Todo mundo sabe que o problema das FAs é excesso de pessoal. Eu sou um dos que diz isto aqui a anos[…] Olá Renato Vieira! Se não tem grana pra ração é porque tem gente demais. Todas esta regalias que citou estão erradas, mas as FAs tb tem de fazer a sua parte. ….. Até concordo com você, mas em parte, a redução tem que ser pontual na minha opinião. Reduzam algumas OM, há muitos oficiais e em menor grau subtenentes e sargentos também podem diminuir, mas no… Read more »

zorannGCC
zorannGCC
7 anos atrás

Olá Rodrigo Martins Ferreira!
.
Eu vou um pouco mais além. O funcionalismo público é o câncer da nação. É um cancro que corroi o orçamento, está infestado de corrupção e não nos entrega nada que preste. Precisamos estirpar esta doença, privatizar tudo que for possível e manter este mal somente onde for absolutamente indispensável. E nestes casos, com avaliação de desempenho e sem estabilidade.

Renato Vieira
Renato Vieira
7 anos atrás

OPS

Faltou explicar, quis dizer que no caso do EB, se for para cortar SOLDADOS que cortem apenas na quantidade de recrutas que entram por ano pois o efetivo profissional EP ou antigo núcleo base NB já é por demais pequeno, tanto que quando os recrutas dão baixa no fim do ano falta gente ate para formar uma guarnição, nego tira 24×24 , 24×48[…]

zorannGCC
zorannGCC
7 anos atrás

Olá Renato Vieira! . Quem impacta no orçamento são exatamente os militares de carreira. Eles servem, quando muito, 30 anos (quando não vão para a reserva remunerada antes disso) e passam outros 40 anos reformados recebendo salario integral, sem jamais terem contribuidio para isto. . A solução? Aumentar em muito a quantidade de militares temporários nas Forças Armadas. Militares estes, que quando chegarem no momento de ir para detrás de uma mesa, deem baixa do serviço e sigam suas carreiras no mercado, como civis, não impactando a previdencia dos militares no futuro. . Aí alguem vai dizer: mas os militares… Read more »

Marcos Torres
Marcos Torres
7 anos atrás

Interessante o comentário de diversos aqui, principalmente dos que não sabem nada de administração pública. Querem mudar esse país de verdade acabem com a corrupção, não falo daquela lá de Brasilia, falo da de todo dia, aquela que está dentro de casa , denuncia o teu vizinho que tem “Skygato”, denuncia o teu vizinho do mercadinho que vende sem nota, denuncia o teu patrão que sonega imposto, para de estacionar em vaga de deficiente ou de idoso, para de desperdiçar água do condomínio, denucia aquele médico que que cobra consulta por fora para te atender pelo plano, etc. Muitos dirão,… Read more »

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Vamos conjecturar… apenas conjecturar… . Se as FFAA em um passe de mágica reduzissem os seus efetivos agora em monstruosos 20%, o que garantiria que o repasse do orçamento seria mantido no mesmo patamar, seguindo a tendência, isso em época de malabarismo para tapar rombo fiscal? . Enfatizando: as FFAA ganhavam um mesada fictícia $100. Elas gastavam $90 para se manter e sobrava $10 para investir ao longo do ano, ir no cinema, comprar a pipoca, roupa e etc. Mas elas resolvem melhorar! As FFAA montam um planejamento supimpa e cortam na carne, para melhor gastar os $100 que o… Read more »

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

Renan 4 de setembro de 2017 at 16:23

Hélio, concordo não é o suficiente mas você já pensou o quanto este número vai pesar na aposentadoria 400mil se aposentando.

Prezado, somando as 3 Forças, uns 100 mil são de carreira estabilizados, o q dá uns 3000 pra reserva por ano.
No EB, Cb e Sd não estabilizam e não vão pra reserva. MB e FAB, tem q passar em concurso interno, e quem não passa pra Sgt, vai na rota.
Sds

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

August 4 de setembro de 2017 at 17:53 1-colocar as as aposentadorias no INSS e com o cálculo base de até 5000 Se o militar ganhar assim na reserva, terá q ganhar como o civil na ativa. Vão uns 3000 mil pra reserva ao ano no máximo, o q daria uma economia de no máximo 150 milhões com esses 3000, 300 milhões no segundo ano, com aqueles 3000 e mais os novos 3000 e assim vai. Já a ativa, ganharia como o civil ganha: Exército: mais 24 bilhões por ano (sem Operações GLO) FAB: 18 bilhões Não sei a MB.… Read more »

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

Senhores A Austrália tem acordo de defesa com EUA e GB. Não tem 200 milhões de habitantes… Suas FFAA não tem q guardar fronteira, apoiar DNIT, Dengue, Receita, PF, IBAMA, ICMBio, FUNAI, missão GLO, 1bilhão de distribuição de água ao ano etc etc etc… Se o Brasil fosse uma ilha, com segurança garantida por aliados, com uma população pequena e civilizada… dava até pra copiar… Na Suiça e Israel todo mundo serve… quer copiar? Em Israel são 3 anos de Serviço… Na Alemanha, foram 3 anos de Serviço Militar Obrigatório por muitos anos, até as últimas crises. Dá pra copiar… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

Agnelo 5 de setembro de 2017 at 8:43
Excelente colocação, nada melhor que uma visão de dentro pra nos dar outra perspectiva a ser considerada.

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

Pessoal, os 200 mil soldados do EB não seriam capazes de deter o avanço de 50 mil homens de uma força padrão OTAN ou Russia. – Não tem dinheiro pra treinar e equipar os caras. – As nossas FAs seguem a mesma lógica de todo o funcionalismo público brasileiro. A lógica da ineficiencia e dos cabidaços de empregos. – Os funcionarios públicos quebraram o Brasil. A matematica prova isso, Essa gente consome 900 bilhões de reais por ano em salarios! Isso sem contar a previdência. – É uma excrecência, em plena crise, ter que aumentar impostos porque esse pessoal não… Read more »

donitz123
7 anos atrás

Vou dar duas dicas. Tem um certo programa de construção de submarino nuclear que poderia ser torpedeado economizando bilhões. Uma certa aquisição nebulosa de helicópteros para as três forças também deveria ser revista pois é um acordo caracu.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Vou dar uma dica melhor então: Acaba com tudo. Economizariam-se quase uma centena de bilhão de uma só vez! Coisa linda, não?
Não temos inimigos mesmo. Pra que “gastar” com essa bobagem de defesa? Pura palhaçada…

SmokingSnake
SmokingSnake
7 anos atrás

Tirem o alistamento obrigatório que já economiza um dinheiro, não faz sentido gastarem dinheiro com a organização de milhões de pessoas se o número de vagas chega a ser menor do que o número de pessoas que querem servir.