Vídeo: segunda fase da modernização dos M-113 do EB
O Exército apresentou, em vídeo, o estágio atual do programa de modernização do blindado M-113. O contrato foi viabilizado por meio de acordo assinado entre os governos brasileiro e dos EUA, através do processo FMS (Foreign Military Sales), utilizado pelos americanos em caso de vendas de equipamentos militares para outros países. A fabricante original dos veículos M-113 foi subcontratada pelo governo dos EUA por meio da subsidiária americana BAE Systems Land and Ordnance.
O primeiro lote modernizado contemplou um total de 150 veículos, que correspondia à primeira fase do programa. Atualmente está em andamento a segunda fase do Projeto de Modernização da Viatura M-113, que deverá entregar 236 viaturas modernizadas. Até o final do ano de 2019 o Parque Regional de Manutenção da 5ª RM espera entregar todas essas viaturas da segunda fase.
No inventário do EB existiam 574 blindados do tipo M-113 em 2012. Aqueles que não forem modernizados passarão por um processo de manutenção.
Além disso, o Brasil recebeu em setembro passado 52 viaturas blindadas oriundas da parceria do Exército Brasileiro com os Estados Unidos, dentro do programa Excess Defense Articles.
Esses M-113 do exercito são comparáveis aos do CFN?
Digo, eles podem receber blindagem modular? Receberam sistema de refrigeração moderno para os infantes?
Já que é o que podemos pagar que mantenham-se 100% operacionais…
M113 não poderia ser usado pela policia??
teria condições de subir os morros de RJ??
o M113 suporta até munição 7,62…seria viável para forças policias que lutam com narcotráfico….
(PPC, CV, Novo Cangaço, e o monte desses M….)
Abraços…
Ramon Grigio
.
São propostas distintas. O CFN optou por uma modernização mais profunda e mais cara. O EB por uma mais convencional, mais simples e barata.
.
Até mesmo o motor é diferente. O do EB é Detroit Diesel e o do CFN é Caterpillar.
Olha só o motor novo do M-113 do EB
.
É off-topic mas recentemente li algo sobre os franceses terem apresentado um Leclerc com um canhão de 140mm. Se for verdade vale um debate. 125mm versus 140mm.
E o Guarani?? Vai parar com está??
O EB pretende adotar a modificação que tira o tanque de combustível, de dentro do habitáculo?
Guilherme Poggio
.
Entendo, é “só” para manter operacional mesmo… Melhor assim do que deixar de operar sem substituto.
Tudo o que possa see feito para modermizar um sistema tão antigo e obsoleto é bem vindo. Agora, tendo em vista o que acaba de acontecer com o Guarani, o que mais posso dizer? Parece que o EB estará operando o M113 no século que vem.
O País desenvolveu o Charrua a 30 anos ,só construiu uma ou dois ,que poderíamos ter desenvolvido , produzido e o vendendo ao exterior ,mas continuamos com estas coisas ,qualquer dia não servirão nem como matéria prima de fábricas de Panelas ,pois estão deixando de serem fabricadas com alumínio ,queria entender a mentalidade de nossos militares ; apouco ainda receberam mais 50 . A mentalidade de nossos militares ,principalmente a do Exercito é a mesma desde 1889 ,quando com o Golpe da Republiqueta nos desviou do Futuro e nos colocou a reboque do Mundo!!!