Brasil ficará de fora do Conselho de Segurança da ONU ao menos até 2033
PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO
O Brasil vai ficar ao menos até 2033 fora do Conselho de Segurança das Nações Unidas, porque não apresentou candidatura nos últimos anos. Mais alta instância da ONU, o grupo tem como objetivo cuidar da segurança e da paz internacionais.
A ausência simboliza uma mudança radical na política externa brasileira. No governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), a diplomacia tinha ambições de mediar a paz entre israelenses e palestinos e chegou a apresentar uma proposta de acordo, em conjunto com a Turquia, para resolver a questão do programa nuclear do Irã.
Leia matéria completa no site da Folha de São Paulo, clicando aqui.
Má notícia para os vermelhinhos barbudinhos do Itamaralívia. Pelo menos o PSDB no MinREx não faz a gente passar vergonha mundial em pleno CS da ONU, ao contrário do que os presidentes do “Bravphil-PuThânphia” faziam com sua política “altiva e ativa”, que em 13 anos só produziu o acordo-fantoche Brasil-Turquia sobre o Irã, devidamente torpedeado pelo CS, com apoio unânime dos 5 grandes, incluídos França, Rússia e República Comunista da China Continental. . Vaga no Conselho de Segurança é coisa de país sério. Está longe de ser o nosso caso, uma vez que não conseguimos nem vigiar nossas fronteiras, e… Read more »