Ideia de que impeachment é golpe ecoa retórica bolivariana, diz historiador

22
Carlos Malamud

Carlos Malamud

SAMY ADGHIRNI
DE CARACAS

ClippingPara o historiador argentino Carlos Malamud, 65, pesquisador no Real Instituto Elcano de Madri, o discurso do golpismo alardeado pela presidente Dilma Rousseff mostra que o PT já não se diferencia do populismo bolivariano.

Em entrevista à Folha por telefone, Malamud disse que a radicalização no Brasil é uma reação ao fato de o PT se considerar o único representante legítimo do povo, e negou que haja golpe em curso.

Malamud afirmou que o eventual impeachment de Dilma seria catastrófico para os governos populistas da América Latina e atribuiu parte dos problemas da região a governos que passam tempo demais no poder.

Folha – Como vê a agressividade do embate político no Brasil?

Carlos Malamud – Esse radicalismo é parecido com os da Bolívia, da Venezuela e da Argentina. Seguidores do PT, de Evo Morales, do chavismo e do kirchnerismo defendiam a ideia de chegar ao poder para se instalar de vez, sob pretexto de serem os únicos representantes legítimos da soberania popular.

O radicalismo é resposta a esse comportamento. Para [Hugo] Chávez e Cristina Kirchner, o fato de a oposição querer ganhar eleições era por si só um esforço golpista. E a ideia de golpe alardeada por Dilma e Lula ecoa o discurso bolivariano –do qual o Brasil se mantinha à distância. Hoje, o governo petista aderiu a essa retórica populista.

Não é pertinente debater se há um golpe em curso no Brasil?

Uma coisa é a conveniência de Dilma ficar no poder. Outra é argumentar que a marcha constitucional é fruto de manobra golpista. A Constituição é clara: alguns crimes cometidos pelo Presidente da República devem ser julgados pelo STF. No caso do crime de responsabilidade, o julgamento cabe ao Senado.

Pensar que isso é golpismo equivale a desqualificar o remoção do então presidente paraguaio, Fernando Lugo [em 2012]. No fundo, o grande tema é a legitimidade democrática, e os membros do Parlamento também foram eleitos pelo povo.

Críticos dizem que a Justiça brasileira não investiga com o mesmo empenho a oposição.

É preciso pressionar todos os suspeitos de terem cometido crimes e punir os responsáveis por corrupção em empresas públicas. Mas o grau de cumplicidade do governo é maior. Se o Parlamento tivesse cumprido sua função de fiscalização, o que não fez, não haveria sido necessária tamanha atuação da Justiça.

O que opina sobre o argumento pelo qual o cerco ao PT seria fruto de revanche da classe média e da direita?

É pura propaganda. Pretender que tudo são manobras da direita contra a esquerda não condiz com a história recente. A Fiesp apoia o impeachment, mas até pouco tempo era aliada incondicional de Lula. De repente a questão é um embate entre direita e esquerda? Isso não tem sentido.

Qual seria o impacto regional da destituição de Dilma?

A saída do PT seria brutal para a Alba [Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América] e os governos populistas da região. A Alba já havia sentido o baque com o fim do governo Kirchner e a crise venezuelana. O motivo pelo qual a cláusula democrática do Mercosul não foi aplicada contra a Venezuela foi o apoio do Brasil a Maduro. Sem esse apoio, o cenário ficaria catastrófico para ele.

O Mercosul poderia aplicar a cláusula democrática contra o Brasil em caso de impeachment de Dilma?

O Paraguai não se esquece do que aconteceu em 2012, quando foi suspenso do Mercosul em grande medida pela posição de Dilma. Era esperado que quisesse que aconteça algo parecido com o Brasil.

Já a posição argentina leva em conta o fato de que o Brasil é seu principal sócio comercial e que qualquer turbulência brasileira pode afetá-la. Mas a Argentina nunca falou em “golpe” no Brasil.

A Venezuela está num impasse desde a vitória da oposição na eleição parlamentar.

As coisas parecem não mudar na superfície, mas a crise não para de se aprofundar. As pesquisas mostram que a perda de confiança no governo é absoluta. Maduro não permite troca de guarda nem dentro do chavismo. A solução dos problemas é cada vez mais complicada e há risco real de desfecho sangrento.

A América Latina está vivendo a reversão do ciclo dos governos de esquerda?

A democracia na região vive uma crise de maturidade. Estamos mudando, mas o futuro ainda pode ser complicado. Não está escrito que tudo será apagado e haverá um novo começo. Mas nos últimos 15 anos houve pouca alternância, e isso gerou muito desgaste. A alternância deve ser valorizada.

FONTE: Folha de São Paulo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

22 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Golpe é sermos usurpados por esses CANALHAS.
Não há dinheiro público, o que é nosso dinheiro.
Cada centavo roubado, desviado, mal aplicado/investido é o nosso dinheiro
que está indo pro ,lixo e/ou para o bolso dos CANALHAS.
Dinheiro esse que tem que ir para a Saúde, Educação e Segurança,
áreas críticas em nosso País.
Previdência ?
70% do rombo vem de aposentadorias especiais etc etc etc.
A população que realmente trabalha e contribui está ferrada.
Brazil, um país de tolos.
——————————————-

QUE ARDAM NO INFERNO TODOS QUE USURPAM O NOSSO DINHEIRO.
___________________________

https://www.youtube.com/watch?v=YIkNJyIE0rA

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Não temos nem de longe uma pessoa com essa capacidade, preparo e sensatez, estamos ferrados e ponto. Não há fundo do poço, a curto, médio e longo prazo estamos ferrados.
Tinha certeza que minha geração viveu/vive quatro (4) momentos:
1) A partir da crise do petróleo 73/74 atingimos o fundo do posso, mas ai em Novembro/Dezembro de 79 veio a Circular 66 (se não me engano esse é o famoso nº),
o dólar disparou assustadoramente, todos “tomados” em dólares quebraram e ficamos duas décadas abaixo do fundo do poço;
2) Plano Real, estabilização da moeda e da economia, anos de prosperidade e harmonia econômica. Ressalto, sem moeda estável não há economia que funcione. Sou monetarista,
fui educado nessa escola em minha graduação. Me deem um único exemplo de prosperidade
estável sem moeda equilibrada ? ,
3) Pós monetaristas, 1º governo Lulla; nos quatro anos surfou na onda da estabilização conseguida durante quase dez anos anteriores (Itamar/FHC) e ao crescimento mundial, China em destaque, surfou, surfou e surfou.
No 2º mandato começam a ruir as bases do plano de estabilização econômica, pegou o final da onda e surfou. Utilizou seu prestígio político há época e colocou a Madame/Preposta em seu lugar, com ajuda de parte da população via voto.
2º mandato da Madame/Preposta, reeleita sobre um arcabouço de mentiras, falsidades, números “escondidos” (pedaladas) etc etc etc, estamos em Abril de 2016 com já declarado rombo fiscal de R$ 100 Bi, mais R$ 60 Bi do ano passado (É mais, creiam-me) e provável rombo de até R$ 200 Bi até o final do ano.
Resultado: A moeda(real) já era e explico:
Cada vez que vamos ao mercado, quitanda, açougue, pagar contas de consumo (Luz, água, Comunicação/Dados/Telefones) precisamos de mais dinheiro para cumprir as mesmas bases de consumo. Nós enxugamos, diminuímos inúmeros itens, cancelamos/excluímos outros e mesmo assim a cada semana, sim antes era a cada mês, de Dezembro para cá é a cada semana precisamos mais Dinheiro(moeda R$) para cumprir aquelas obrigações já citadas, reiterando mesmo com a drástica redução que fizemos.
Qual medida efetiva (não anúncios vazios) foi implementada e cumprida pelo GF para fazer aquilo que nós estamos fazendo ? Redução de gastos ! e
4) A verdade, dura e crua:
Minha geração já era, não verei mais a estabilização dos anos Itamar/FHC.
A geração dos meus Filhos, 22 e 24 anos de idade está praticamente comprometida,
Não recomporemos nada antes de 25 anos, simples assim.
Fácil, quem vai liderar “a virada de mesa” ?
Não bastam um ou dois mandatos (4/8 anos), quem temos por quatro/oito anos ?
E depois ? Não se formam líderes a “la Margaret Thatcher” em tão curto tempo e nem tão fácil, simplesmente porque é de uma pessoas com esse perfil que precisamos.
_________________________

Sinto pelos nossos Filhos, muito mas muito mesmo.
_________________________

Saída ? Para quem tem um bom Inglês……………………………… Exit >>>>
_________________________

Editores, por favor …. repliquei o vídeo acima, este está legendado, podem substituir ?
Agradeço antecipadamente.
_________________________

https://www.youtube.com/watch?v=ZZ52I4LT1Bw&ebc=ANyPxKprZcEItm_pprcGj35ELynukIDPEs8gEQlFPwFPEI6f_10YGvi6rt09Two4M4S75QLGIDSct8x7wRI3loooWNRIrY1uqQ

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

EDITORES, lembro que o 2º vídeo nãso é completo e as legendas estão horríveis, sugiro excluir o 2º vídeo, desculpem-me. Podem excluir este pedido também. Reitero minhas desculpas.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Ótimo tema/tópico, muito boa a entrevista.

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Concordo com Carlo Soares , sabias palavras !!!! eu sofro golpe todos os dias quando vou ao mercado , coloca gasolina no carro , cada dia tudo mais caro !!! e ai ?? que me dizem ??? abraços !!!!!

EParro
EParro
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 10:45
Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 11:22

Olá Carlos Alberto Soares, acostumei-me a forma mais leve e, por vezes, até “brincalhona” de muitos comentários seus, entretanto sua análise, nestes últimos dois comentários, a meu ver, foram bem sérias, sucintas e claras.
Acompanho teu raciocínio em gênero número e grau, pois tenho claro na memória a vivência destes fatos que relataste.
Também não vislumbro alternativa para mim (acredito que sejamos da mesma geração) e também fico assombrado quanto ao futuro que minha filha, de 22 anos, terá que enfrentar, quando findar esta desgraceira que nos acometeu, por um momento de descuido das pessoas de bem e pela vontade insana de inconsequentes que “empoderaram” incompetentes e aproveitadores egoístas.

Saudações meu caro Carlos Alberto Soares.

DaGuerra
DaGuerra
8 anos atrás

“…Ah, mas os outros governos anteriores também pedalaram…” e daí? Que tivesse o PT denunciado à época, mas na verdade, também queriam transgredir quando fossem governo. Não impede em nada que a presidente atual pague por seus crimes.

Emerson R.B
8 anos atrás

O “Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 11:22 ” disse tudo matou a pau.
Resumindo, como ja disse em comentários anteriores.Eles são psicopatas, desprovidos totalmente de senso de empatia.Não enxergão um palmo a frente dos olhos a não ser aquilo que eles querem ver e defendem.São totalmente anti-democráticos ,e se dependesse deles, isso aqui viraria uma Venezuela do dia pra noite.

EParro
EParro
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 11:22

Olá Carlos Alberto Soares, acostumei-me a ler seus comentários que, no meu entender, se apresentavam de forma leve. por vezes até de forma “brincalhona”, entretanto sempre informativos.
Quando li estes seus últimos comentários, vieram-me à lembrança a vivência dos fatos que relataste e me foi impossível negar que também não verei mais a estabilidade econômica que um dia tivemos (acredito que sejamos da mesma geração). Também me assombro com o futuro que minha filha (da mesma geração de teus filhos) deverá enfrentar devido a um descuido de pessoas de bem e a insanidade de pessoas inconsequentes que “empoderaram” estes desclassificados, quasímodos sociopatas.
DEUS nos proteja.

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
8 anos atrás

Triste constatação de uma dura realidade… Os atuais governantes – e o Lula – destruíram as bases da nossa economia e levará muitos anos para que se faça a reconstrução. Principalmente, porque não há ninguém com coragem e vontade política de impor uma drástica redução de gastos, com a diminuição da máquina pública (cargos comissionados, etc.) e, privatização – ou extinção – de todas as empresas estatais. Que DEUS proteja nossos filhos e netos…

DomSaf
DomSaf
8 anos atrás

Enquanto esse país tiver pessoas como a maioria ai QUE AGE como torcedor partidário, SEREMOS sempre 3º iMundo.

Quanto comentário e quanta omissão de Corrupção nos governos anteriores.
Nem acredito que li tamanhas besteiras.

Nem tentando fazer a mentira virar verdade conseguirão na base do ufanismo partidário esconder que somos ROUBADOS há mais de 35 anos.

Não estamos ferrados, SEMPRE estivemos ferrados.

Defourt
Defourt
8 anos atrás

Estou maravilhado dos MAVs não estarem aqui agora.
Acabou a mortadela?

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Mas não é a esquerda que tem um projeto de poder? Junto com nossos vizinhos que tanto zelam pela democracia? Queremos continuar amigos de ditaduras? Ter como exemplo Rússia e China? Ou será que temos outra alternativa? Talvez termos como exemplo países de primeiro mundo, não é melhor? Países que zelam pela democracia, que permitem que seu país se desenvolva, sem criar obstáculos… algo que a esquerda nunca produziu na história, um país de primeiro mundo. E não terá sido por esse projeto de poder que se roubou tanto? Não está claro para a maioria dos brasileiros nossa melhor opção, que é de se livrar deste governo, que fará de tudo para se manter no poder? Qual outra opção nós temos? Talvez algum iluminado possa nos dizer…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás
DomSaf
DomSaf
8 anos atrás

Rodrigo Passos 5 de abril de 2016 at 18:45
Qual outra opção nós temos? Talvez algum iluminado possa nos dizer…

Você “cita” outros países que são primeiro mundo, mas lá tem/teve INTERESSE para isso.
Aqui nunca teve e nunca terá, partido nenhum.

Ou alguém aqui tem um nome de um político que será PROBO e administrará esse país sem interesses próprios ? D U V I D O.
Sem reformas, principalmente política, JAMAIS!

Desculpem me o povo do “prano real” e do “crédito pra nova crasse média”, mas o problema do nosso país é de falta de evolução moral e todos os nossos políticos corruptos são reflexos da sociedade.

Ernest G foi o maior profeta que tivemos e será secular.

jesusbaccaro
8 anos atrás

Não adianta trazer acadêmicos de direita pra tentar legitimar um GOLPE.
Já tentaram militares, juízes, os bandidos da oposição, a mega imprensa desonesta nacional, pastores pilantras, coxinhas em geral e não adianta, continua sendo GOLPE!
NÃO TEM CRIME DE RESPONSABILIDADE!

O que está atrasando a vida do Brasil é o fato de vossas senhorias apoiarem gente que perdeu a eleição e quer ganhar no tapetão, não se importando se o Brasil vá pro buraco no processo.

O mundo inteiro já percebeu que Dilma, uma Presidenta HONESTA, está sendo combatida por bandidos que querem continuar sugando o Brasil, apoiados por bobos da corte enganados por eles.

E dizem que querem um país honesto. Dando tapinha nas costas do Cunha!

Morro de rir!

Jorge Alberto
Jorge Alberto
8 anos atrás

Como pura propaganda que seja revanche da classe media e da direita? A FIESP apoiava Lula, nao Dilme… Principalmente apos o discurso da mesma para a entidade, onde ela disse que nao mexeria uma linha na CLT, Coisa q o PMDB e o PSDB ja estao articulando e aprovaram no congresso a lei de terceirizacao…. E para dar continuidade a esse processo, eh necessario tira-la do poder…

Nao apoio o PT muitissimo menos o socialismo (esquerdismo – Sou de Direita!), porem o que esta em curso eh sim um golpe (branco), pois quem esta “nas ruas” sao as pessaos que votaram em Aecio (óh! o “salvador da patria”!).

Sou sim a favor de se investigar tudo e todos!!! Pois lhes pergunto:
Pq os processos do metro de SP foram arquivados?
Pq Cunha ainda esta onde esta?
Pq um senador (presidiario!), nao foi retirado de seu mandato?
Pq toda denuncia contra membros do PSDB e arquivado????

Rodrigo Passos
8 anos atrás

DomSaf, concordo que existe já de muito tempo uma decadência moral no Brasil, mas não terá sido em boa parte pela própria influência da esquerda, que vem a décadas atuando fortemente na mídia, na cultura, nas universidades, nas artes, nas instituições etc etc ? Quanto aos partidos, não serão quase todos eles de esquerda?
O Brasil merece uma chance, vivemos um momento histórico. O véu está caindo… O impeachment é só o começo… a lava-jato está aí, e outras investigações virão…
Países de primeiro mundo já enfrentaram os problemas que enfrentamos agora, mas é a nossa vez de dar a resposta.
Sairemos dessa crise econômica e moral, não tenho dúvidas… se o nosso bom Deus ajudar…

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Alguns movimentos de rua já disseram que, mesmo após o impeachment, continuarão a pressionar os políticos…
Quanto a crise econômica, há um consenso entre os bons economistas sobre o que fazer. E num eventual novo governo, as coisas devem caminhar…

Bueno
Bueno
8 anos atrás

Entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco AurélioMello ao Jornal do Comercio POA.
JC – O que pode acontecer?

Mello – Os segmentos antagônicos se defrontarem na rua, e aí teremos de ver se as nossas forças repressivas, representadas pelas polícias militares, são suficientes para controlar a situação. Se não forem, o último recurso estará na intervenção das forças armadas. Isso nós não queremos, não pretendemos…

Se interessa, leia as entrelinhas de um Ministro ou Cidadão.

http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/04/politica/491460-me-preocupa-muito-o-dia-seguinte–diz-marco-aurelio-mello-do-stf-sobre-eventual-impeachment.html