Jane’s diz que Exército brasileiro está prestes a autorizar novo lote de viaturas Guarani
O site noticioso IHS Jane’s, pertencente ao reputado grupo editorial britânico Jane’s, informou nesta terça-feira (28.04), que o Exército brasileiro está prestes a autorizar a Iveco Veículos de Defesa, sediada em Sete Lagoas, estado de Minas Gerais, a produzir mais um lote de viaturas blindadas anfíbias sobre rodas para transporte de pessoal Guarani 6 x 6.
De acordo com um artigo (Brazilian Army expected to order additional 6×6 vehicles) do correspondente do IHS Jane’s em Lisboa, Victor Barreira, dos 2.044 veículos Guarani que a força terrestre brasileira contratou à Iveco em dezembro de 2009, para serem entregues até o ano de 2031, apenas 188 tiveram sua fabricação autorizada até agora.
O ritmo das encomendas é ditado, claro, pela disponibilidade orçamentária. Mas a produção, apesar de gradual, não está parada. Sessenta blindados ordenados em dezembro do ano passado devem ser aprontados até o fim de maio.
Nesse momento, o Exército está engajado em um amplo esforço de mobiliar as suas novas unidades mecanizadas com o Guarani – mas não apenas com ele.
Competidores – Outro ponto alto do programa de renovação do parque de blindados do Exército reside na fabricação de um veículo de reconhecimento 8 x 8, também da família Guarani, cujo armamento da torre será definido por meio de uma concorrência já em curso.
De acordo com o IHS Jane’s, há, nesse momento, quatro competidores empenhados em propor modelos de torre dotadas – conforme foi requerido – de um canhão de 105 mm e de uma metralhadora pesada. Em março eles apresentaram as suas propostas iniciais.
A empresa italiana Oto Melara se dispõe a fabricar a torre de armamentos em conjunto com duas associadas brasileiras: a companhia fluminense ARES e a estatal IMBEL (Indústria de Material Bélico).
A sul-africana Denel Land Systems montou parceria com a companhia paulista Mectron, pertencente ao grupo Odebrecht. As demais competidoras são a CMI Defence, da Bélgica, e a China North Industries Corporation (NORINCO).
O Exército requisitou um protótipo de cada concorrente, e prevê a encomenda de uma pré-série de 13 viaturas. O pedido total de Guarani 8 x 8 pode chegar a 100 unidades.
E a torre de 105mm? Está no planejamento?
Abraços
Com certeza há um erro na matéria, a VBR-MR será de 105mm e as torres propostas pelas empresas em questão utilizam este calibre. Além de quê, tal calibre não estava e nem está no planos do EB para esta família de blindados.
Obs, quando falei “tal calibre” me referi ao de 35mm citado na matéria.
Verdade, Lyw. Peço desculpas.
Fiquei na cabeça com a imagem daquele Guarani dotado de um canhão de 30mm… Já consertei!
Obrigado.
Não há de que Roberto, um errinho pequeno para uma matéria matéria muito informativa!
Acho que esse material é obsoleto em face do poderio bélico do grande aliado brasileiro do Oriente Médio.
http://www.dw.de/feir%C3%A3o-militar-iraniano/g-18420851
Que cancelem os guaranis e comprem os blindades iranianos.
(Ironic On).
Vejo nosso exército como um poderosa empresa de táxi… que não oferece muita segurança para o passageiro.
Off topic, mais importante: Ataque de terroristas no Texas, 2 mortos, 1 ferido.
http://www.nbcnews.com/news/us-news/shooting-outside-draw-muhammad-contest-texas-n352996
tenho a impresao de que este carro capota facil… ele e alto demais e meio curtinho,,,parece nao ter estabilidade. ja vi uma materia que um capotou numa rodovia brasileira .
a fiat hoje produz automoveis maravillosos mas o primeiro que ela fez no brasil foi o 147.,, este blindado me lembra dele, kkk
Uma viatura dessas capotou na rodovia BR 467 no Paraná entre Cascavel e Toledo, até pouco tempo atrás eu tinha as fotos…
Vanicio, é alto devido a proteção contra minas e IEDs. A maioria dos veículos atuais estão sendo feitos assim devido ao aprendizado no iraque e afeganistão. O Guarani 8×8 já existe, é o italiano Iveco SuperAV da qual o Guarani é feito (sempre digo que o guarani não é brasileiro não é atoa) .