As FARC: Guerrilha colombiana iniciou hoje cessar-fogo unilateral e ilimitado

7
farc

farc

ClippingO movimento de guerrilha colombiana FARC iniciou hoje um cessar-fogo unilateral, considerado um passo fundamental nas negociações de Paz com o governo, mas rodeado de incertezas, com a guerrilha a ameaçar quebrá-lo caso seja atacada pelo exército.
“Hoje, o cessar-fogo unilateral e ilimitado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) começou. Espero que se torne bilateral e definitivo, para assim podermos por fim a uma guerra que dura há mais de 50 anos”, afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos, numa cerimónia em La Guajira, no nordeste do país.

Juan Manuel Santos, que em declarações anteriores qualificou o cessar-fogo como “um gesto positivo na direção certa”, acrescentou ter esperança que o gesto possa facilitar as negociações de Paz que decorrem em Havana, Cuba.

Numa mensagem divulgada antes de o cessar-fogo começar, as FARC saudaram a postura de Juan Manuel Santos, e pediram-lhe que “não se atravesse no desejo das pessoas em conhecerem o seu país sem o barulho de bombas e de armas de fogo”.

As FARC fizeram saber que, sob cessar-fogo, só irão combater, se forem atacados primeiro.

O movimento de guerrilha FARC declararam cessar-fogos no Natal nos últimos dois anos, mas este é o primeiro sem data de término.

As conversações de paz, que decorrem desde final de 2012 em Havana, já permitiram acordos parciais sobre desenvolvimento rural, combate ao tráfico de droga e participação da guerrilha na vida política após um acordo geral.

Após a conclusão do capítulo sobre as compensações às vítimas, permanecem por abordar o fim efetivo do conflito e as modalidades de ratificação de um eventual acordo de paz global.

O conflito na Colômbia, que envolveu o exército, as guerrilhas marxistas das FARC-EP e do guevarista Exército de Libertação Nacional (ELN), paramilitares de extrema-direita e bandos criminais com ligações ao narcotráfico provocou nos últimos 50 anos, segundo os números oficiais, mais de 220.000 mortos e cinco milhões de deslocados.

Fundadas na década de 1960 na sequência de uma rebelião camponesa contra a contínua repressão governamental, as FARC permanecem a mais importante força de guerrilha em atividade, com pelo menos 8.000 combatentes sobretudo disseminados nas áreas rurais.

FONTE: www.rtp.pt/Lusa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

7 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
tadeumar
tadeumar
10 anos atrás

Conversa para boi dormir.

Essa “guerrilha” nao passa de uma organizacao criminosa, que sobrevive com o dinheiro do narcotrafico.

A idelogia que os motivou a formar as FARC (treinada pelos comunistas de Cuba), se evaparou nos anos 70/80.

A solucao para o problema se chama Napalm.

Blackhawk
Blackhawk
9 anos atrás

Não vai ser feito post sobre o acontecimento histórico da semana passada, com o levantamento dos embargos à Cuba??

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
9 anos atrás

“O senhor acha a Polícia Civil eficiente?
O modelo de segurança pública hoje no Brasil é arcaico e ultrapassado. Devemos seguir o exemplo de outros países. Não interessa se a polícia é civil ou militar. Ela deve ter um contingente que faça o ostensivo e outro que faça a investigação, uma polícia única. Essa divisão que temos no Brasil é prejudicial e danosa à sociedade. A integração que todo mundo almeja só acontece nos escalões superiores.”

Interessante entrevista com Coronel Meira:
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,o-estado-nao-controla-os-presos-e-fracassa-no-combate-as-drogas,1610226

É o que sempre dissemos e a maioria discordou. Não importa se a Policia é Militar ou Civil, ela deve ser 1.

Vader
9 anos atrás

Ou seja: pediram arrêgo.

Cana pros bandidos pés de chinelo. Vala pros líderes.

Sem mais.

Vader
9 anos atrás

Blackhawk, embargo algum foi levantado: o que houve foi o restabelecimento de relações diplomáticas, algo natural entre nações que não estão tecnicamente em guerra.

Só o Congresso Americano tem poder para derrogar os atos de Kennedy. Barack Obama não tem poder para tanto. E num Congresso em que seu partido é minoria e num tema que é tabú até entre democratas, é altamente improvável que consiga “desembargar” a ilha-prisão dos genocidas Castro.

Cuba continua embargada comercialmente pelos EUA (o que também significa pouca coisa, dado que o mundo tem quase 200 países além da América pra Cuba vender seus charutos); e Obama agora vai concorrer a outro Nobel da paz com mais um ato populista e de pouquíssimos resultados práticos.

Sds.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Copo meio vazio, né Vader?

😉

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

O Raul Castro ja advertiu ao Obama que nao intefiram com o seu regime.

Essa latrina chamada Cuba e uma pedra no sapato. Eles foram os responsaveis por incitar e treinar todos os movimentos subversivos e guerrilheiros na America Latina.

Deveriam deixar de existir…..