As FARC: Guerrilha colombiana iniciou hoje cessar-fogo unilateral e ilimitado
O movimento de guerrilha colombiana FARC iniciou hoje um cessar-fogo unilateral, considerado um passo fundamental nas negociações de Paz com o governo, mas rodeado de incertezas, com a guerrilha a ameaçar quebrá-lo caso seja atacada pelo exército.
“Hoje, o cessar-fogo unilateral e ilimitado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) começou. Espero que se torne bilateral e definitivo, para assim podermos por fim a uma guerra que dura há mais de 50 anos”, afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos, numa cerimónia em La Guajira, no nordeste do país.
Juan Manuel Santos, que em declarações anteriores qualificou o cessar-fogo como “um gesto positivo na direção certa”, acrescentou ter esperança que o gesto possa facilitar as negociações de Paz que decorrem em Havana, Cuba.
Numa mensagem divulgada antes de o cessar-fogo começar, as FARC saudaram a postura de Juan Manuel Santos, e pediram-lhe que “não se atravesse no desejo das pessoas em conhecerem o seu país sem o barulho de bombas e de armas de fogo”.
As FARC fizeram saber que, sob cessar-fogo, só irão combater, se forem atacados primeiro.
O movimento de guerrilha FARC declararam cessar-fogos no Natal nos últimos dois anos, mas este é o primeiro sem data de término.
As conversações de paz, que decorrem desde final de 2012 em Havana, já permitiram acordos parciais sobre desenvolvimento rural, combate ao tráfico de droga e participação da guerrilha na vida política após um acordo geral.
Após a conclusão do capítulo sobre as compensações às vítimas, permanecem por abordar o fim efetivo do conflito e as modalidades de ratificação de um eventual acordo de paz global.
O conflito na Colômbia, que envolveu o exército, as guerrilhas marxistas das FARC-EP e do guevarista Exército de Libertação Nacional (ELN), paramilitares de extrema-direita e bandos criminais com ligações ao narcotráfico provocou nos últimos 50 anos, segundo os números oficiais, mais de 220.000 mortos e cinco milhões de deslocados.
Fundadas na década de 1960 na sequência de uma rebelião camponesa contra a contínua repressão governamental, as FARC permanecem a mais importante força de guerrilha em atividade, com pelo menos 8.000 combatentes sobretudo disseminados nas áreas rurais.
FONTE: www.rtp.pt/Lusa
Conversa para boi dormir.
Essa “guerrilha” nao passa de uma organizacao criminosa, que sobrevive com o dinheiro do narcotrafico.
A idelogia que os motivou a formar as FARC (treinada pelos comunistas de Cuba), se evaparou nos anos 70/80.
A solucao para o problema se chama Napalm.
Não vai ser feito post sobre o acontecimento histórico da semana passada, com o levantamento dos embargos à Cuba??
“O senhor acha a Polícia Civil eficiente?
O modelo de segurança pública hoje no Brasil é arcaico e ultrapassado. Devemos seguir o exemplo de outros países. Não interessa se a polícia é civil ou militar. Ela deve ter um contingente que faça o ostensivo e outro que faça a investigação, uma polícia única. Essa divisão que temos no Brasil é prejudicial e danosa à sociedade. A integração que todo mundo almeja só acontece nos escalões superiores.”
Interessante entrevista com Coronel Meira:
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,o-estado-nao-controla-os-presos-e-fracassa-no-combate-as-drogas,1610226
É o que sempre dissemos e a maioria discordou. Não importa se a Policia é Militar ou Civil, ela deve ser 1.
Ou seja: pediram arrêgo.
Cana pros bandidos pés de chinelo. Vala pros líderes.
Sem mais.
Blackhawk, embargo algum foi levantado: o que houve foi o restabelecimento de relações diplomáticas, algo natural entre nações que não estão tecnicamente em guerra.
Só o Congresso Americano tem poder para derrogar os atos de Kennedy. Barack Obama não tem poder para tanto. E num Congresso em que seu partido é minoria e num tema que é tabú até entre democratas, é altamente improvável que consiga “desembargar” a ilha-prisão dos genocidas Castro.
Cuba continua embargada comercialmente pelos EUA (o que também significa pouca coisa, dado que o mundo tem quase 200 países além da América pra Cuba vender seus charutos); e Obama agora vai concorrer a outro Nobel da paz com mais um ato populista e de pouquíssimos resultados práticos.
Sds.
Copo meio vazio, né Vader?
😉
O Raul Castro ja advertiu ao Obama que nao intefiram com o seu regime.
Essa latrina chamada Cuba e uma pedra no sapato. Eles foram os responsaveis por incitar e treinar todos os movimentos subversivos e guerrilheiros na America Latina.
Deveriam deixar de existir…..