Comboio de 280 caminhões com ajuda humanitária russa parte para Ucrânia
MOSCOU/KIEV (Reuters) – Um comboio russo de 280 caminhões transportando ajuda humanitária partiu para a Ucrânia na manhã desta terça-feira, informou a agência de notícia Itar Tass.
“Foi tudo acertado com a Ucrânia”, disse o porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, Dmitry Peskov, segundo a rádio FM Business. Na segunda-feira, os Estados Unidos alertaram que qualquer intervenção russa na Ucrânia sem o consentimento de Kiev seria “inaceitável” e uma violação às leis internacionais.
O comboio será acompanhado por representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), de acordo com um mediador. O carregamento russo assim como ajuda dos Estados Unidos e da União Europeia serão entregues sob a supervisão da Cruz Vermelha Internacional e escoltados por representantes da OSCE até a cidade de Luhansk, disse à agência de notícias Interfax o ex-presidente ucraniano Leoni Kuchma.
FONTE: Reuters.com
Uma pergunta aos amigos frequentadores do Forte. Será que esse não vai ser a “falsa bandeira” para o Putin usar como pretexto para invadir o leste da Ucrânia? Utilizar o comboio como chamariz e atacá-lo em território ucraniano (através dos “rebeldes”) e ter assim um motivo “humanitário” para a invasão? Fica o questionamento aos nobres. Abraço.
Ajuda humanitária? Aham…sei.
Alexandre, Sim, é possível e provável. Esta semana havia um comboio de “ajuda humanitária” russa para Luhansk ou Donetsk com nada mais nada menos que tanques T-64 (os mesmos usados pelo exército da Ucrânia) e blindados de transporte de tropas BMP2. Aparentemente este comboio é uma forma de ajudar os civis que estão no meio desta zorra, desarmando o argumento de Moscow que pretendia manda blindados. Outro fator importante é despoletar a justificativa “humanitáira” de uma invasão pelo Exército Vermelho. Segundo a OTAN há entre 20.000 e 25.000 tropas russas no outro lado da fronteira. O chefe da OTAN, Anders… Read more »
Um mapa para ajudar:
http://socioecohistory.files.wordpress.com/2014/03/ukraine-percentage_of_population_russian.jpg
Sds.,
Ivan, o mapento.
Observar que este comboio que é tratado na matéria é de caminhões “civis”, provavelmente com carga negociada entre Kiev e Moscou, inclusive com ajuda humanitária do ocidente.
Sds.,
Ivan.
Obrigado Ivan pela explanação. Também pensei na hipótese levantada por você. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Olha,olha o cavalo de Troia!!
Eduardo, ” Cavalo de Troia !! ” É um risco, sem dúvida, mas Kiev optou por concordar com um comboio de caminhões de transporte possivelmente para evitar uma desculpa (um motivo) para Moscou alegar uma intervenção direta. Este carregamento é “acompanhado por representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)”, o que pode dar um aviso se parte da carga for desviada ou venha a ser composta de itens pouco humanitários, como munição e explosivos. Russos e ucranianos suspeitam uns dos outros por que se conhecem muito bem, desde antes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas quando… Read more »
Morde e depois assopra, chave combinada.
Muito bacana Ivanovich, conhecimento é poder!!
Sds. Eduardovskh.
Nesse caso específico, de um comboio alegadamente transportando ajuda humanitária para civis, o emprego da “maskirovka”, ou qualquer nome que se queira dar para a presença de armamento, munição ou mesmo tropas nos caminhões, é claramente tratado nas Convenções de Genebra, das quais a Rússia é signatária, como PERFÍDIA. Um crime de guerra reconhecido pela jurisprudência internacional.
Para quem já usou dos Homens de Verde na Criméia… O Tzar Putin I não tem limites! Lembrem-se do Cabo da Baviera…