Nova família de veículos blindados em cooperação germano-americana
A principal fabricante de veículos blindados sobre rodas da Europa, Krauss-Maffei Wegmann (KMW), e a desenvolvedora de tecnologia L-3 Communications Corporation, dos Estados Unidos, anunciaram no dia 6/10 um acordo de cooperação para a produção da primeira plataforma blindada escalável, o veículo F2US, que foi exibido na exposição da Associação do Exército dos EUA (AUSA), em Washington, DC.
Face às cada vez mais rápidas mudanças nos ambientes militares, é a intenção de ambos os parceiros desenvolver e comercializar em conjunto uma versão americana F2US, da nova família F2 da KMW, para responder às exigências desafiadoras das forças americanas para um futuro veículo blindado tático.
O F2US tem arquitetura escalável e design de sistemas que permitem a produção de uma família de variantes, com pesos variando de 10 para 24 toneladas. A veículo básico F2 é movido por dois motores independentes e a versão desenvolvida pela KMW, para os EUA, é equipada com subsistemas de alta tecnologia da L-3 Communications.
A família F2US oferece as mesmas capacidades em todas as versões, porque os mesmos componentes e subsistemas são idênticos na versão 4×4 de patrulha com tripulação de 3 pessoas, bem como na versão 6×6, com espaço para 11 combatentes. Isso permite a troca de componentes, se necessário, reduzindo o custo logístico. Soma-se a isso, o uso de componentes “off-the-shelf”, que garantem o vasto acesso a componentes disponíveis ao redor do mundo.
Capacidade de sobrevivência
Os veículos F2US são equipados com os últimos avanços em tecnologia de proteção, contra ameaças balísticas, minas e IEDs. Para completar, os F2 têm uma silhueta muito baixa, e baixíssima assinatura infravermelha e de radar.
A propulsão garante mais de 26.8 hp por tonelada, dentro do conceito de mobilidade derivado do já provado KMW FENNEK, que permite ao F2US superar gradientes de mais de 60% e inclinações laterais de 30%, sem dificuldade, com um alcance de mais de 1.000km. Os veículos também foram projetados para transporte aéreo, para deslocamento rápido e fácil para áreas distantes.
Não se parece com o veículo “CHARRUÁ” da Avibrás?
Ele não seria pequeno demais para proteção contra minas e outros explosivos? Visto que estas são as ameaças enfrentadas pelas tropas americanas no Iraque e outros lugares.
RT,
Ele parece ser de tamanho ao mesmo nivel dos Humvees…E eles mesmo sao excelentes veiculos.
Sds.
Pessoal.
Peço desculpas pelo erro grotesco.
Em verdade, o veículo cujo qual me referi da Avibrás, é o GUARÁ.