LAAD 2013: Seminário Brasil-Angola marca cooperação bilateral
Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de Angola, general Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, trataram da parceria estratégica na área de defesa entre os dois países durante reunião bilateral, nesta quinta-feira, na LAAD 2013 – Defence & Security, a maior feira do setor da América Latina. Amorim e Van-Dúnem abriram oficialmente o encontro entre empresários brasileiros e angolanos.
No evento, Amorim destacou a importância do lançamento da base industrial de defesa no país africano. Os dois ministros afirmaram que vão supervisionar, pessoalmente, todo o processo de incremento da base.
A aproximação com Angola marca a condução do setor de defesa pelo ministro brasileiro que, entre outras questões, busca aproximação com o continente africano e os vizinhos sul-americanos.
Encontro empresarial
Na agenda da visita oficial do ministro Van-Dúnem consta o encontro empresarial. Sob a liderança da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, foram trazidos para o Riocentro executivos das principais indústrias de defesa brasileira. Já a comitiva angolana contou com representantes de empresas interessadas nos produtos nacionais.
A expectativa é que, dentro das próximas semanas, autoridades dos dois países junto com os empresários possam estabelecer as bases desse acordo. Esse sentimento ficou devidamente expressado na declaração divulgada pelos ministros do Brasil e de Angola.
“Reafirmando a vitalidade da Parceria Estratégica Brasil-Angola e seu desejo comum de explicitá-la na área de defesa, os ministros declaram sua intenção de cooperar com vistas a alavancar a indústria de defesa e a produção nacional em Angola”, diz a declaração.
No reforço dessa parceria, o texto do documento conclui: “os ministros orientaram suas respectivas equipes a dar seguimento à promoção de encontros empresariais entre representantes da indústria brasileira de defesa e de representantes do setor em Angola”.
Confira a carta de intenções assinada pelos ministros da Defesa do Brasil e de Angola.
FONTE: Ministério da Defesa
VEJA TAMBÉM:
- LAAD 2013: Centro de Coordenação Logística e Mobilização assegura interoperabilidade das Forças Armadas
- LAAD 2013: Países sul-americanos criam comitê consultivo do projeto do avião de treinamento básico regional
- LAAD 2013: Melhor defesa é aquela que não precisa ser implementada totalmente, diz Amorim