Pronta para votação em Plenário proibição de contingenciamento em programas de modernização das Forças Armadas
Está pronta para ser incluída na Ordem do Dia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/2004, que proíbe por dez anos o contingenciamento orçamentário de recursos destinados a programas de reaparelhamento, modernização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas. A proposta chega ao Plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
De autoria do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) – atualmente ministro da Pesca –, a proposta tramita em conjunto com a PEC 85/2003, do ex-senador Demóstenes Torres. O relator Pedro Simon (PMDB-RS) opina pela rejeição desta última e a aprovação da primeira. Ele destaca que a PEC 54/2004, além de ter sido “também subscrita por boa parte dos signatários” da outra proposta, limita o tempo de vigência da emenda.
Para o relator, a fixação de prazo evita que a medida seja criticada por “abrir exceção favorecedora”, por tempo indeterminado, em favor de apenas um segmento de governo. Pedro Simon apresentou apenas emendas de redação à proposta de Marcelo Crivella.
O parecer acrescenta que, além de estipular um tempo determinado, a PEC 54 também abrange os recursos destinados a aquisições de bens e serviços definidas em contratos com organismos financeiros internacionais; e os cronogramas de desembolso pactuados como contrapartida em contratos de financiamento externos.
As justificações de ambas as propostas destacam a persistente falta de recursos para investimento, que resulta no sucateamento dos meios militares e na estagnação da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nessa área, com o consequente enfraquecimento da capacidade militar.
FONTE: Jornal Brasil on-line via Resenha do Exército
Antes tarde do que nunca! Aff, tomara que saia logo.
Chega de deixar para os mensalões.
É mensalão Tucano…
É mensalão Petista…
É mensalão DEM/PFL…
É mensalão do manipuladores da mídia…
Fora os que ninguém sabe!
Sejam bem vindos, políticos responsáveis!!!
Vote, vote logo que o nosso já foi votado.
Até que enfim uma boa notícia vinda desse antro de corruptos!
Go Simon…. go !!
Sds.
Só acredito vendo, essa cabanda de corruptos não aprovaram nem 1/3 dos projetos de leis que tinham que votar, imagina essa emenda que tem de haver maioria absoluta nas duas casas e ser votado duas vezes…
A… e quase esqueci, falta ainda o crivo da tia Dilma, ela poderá vetar todo ou em parte o projeto…
A cambada de ladrão vai deixar isso bastante tempo escanteado, quero estar errado porque só assim teremos mais condições para as F.As
Tô igual o Diegolatm
Virei São Tomé nessa hora.
O que é contingenciamento?
Bacchi
CONTINGENCIAR – ato de impor limites e regras em relação ao uso de orçamento, verbas ou recursos. É a essa noção que se liga o substantivo CONTINGENCIAMENTO.
Guilherme, muito obrigado por sua explicação.
Mas, como isto funciona na pratica, e em que pode prejudicar, e por isto está sendo modificado?
Bacchi
Marcelo Crivella? Só acredito vendo!!!
rsbacchi disse:
17 de janeiro de 2013 às 21:27
Bacchi, um exemplo: o orçamento da União votado pelo Congresso destina por R$ 400 milhões para um programa de reaparelhamento qualquer. Aí vem o Ministério da Fazenda e deixa de pagar as parcelas ao Min Def alegando contingenciamento para pagar juros da dívida pública, por exemplo.
Isso acontece de monte. A PEC tenta acabar com isso.
É uma das melhores e mais aguardadas leis para o benefício das Forças Armadas. Que seja logo aprovada!
Vader, muito obrigado.
Bacchi