Imagens: Projeto ‘Ghosts of History’
A bela e melancólica coleção “Ghosts of History” (Fantasmas da História) foi criada a partir da sobreposição de imagens da Segunda Guerra Mundial na Europa, e fotos contemporâneas dos locais onde as tropas passaram. A historiadora holandesa Jo Teeuwisse teve a ideia para o projeto após encontrar 300 negativos antigos que retratavam lugares conhecidos, mas em uma época muito particular.
A tocante justaposição de imagens coloca caminhos cobertos por escombros contra placas de trânsito recém-pintadas e ruas bem pavimentadas. Belas casas e lojas elegantes foram construídas onde um dia estiveram corpos de soldados mortos, e combatentes alemães enfretaram tropas aliadas. Nessas fotos intensas, temos uma pequena janela para essa época.
Junto com cada montagem foi feito um trabalho de pesquisa sobre o que ocorreu em cada cena. Para a autora, tornar os eventos da guerra mais próximos, associando-os a locais conhecidos, causa um impacto especial. “Eu sei o que aconteceu nessas cidades, mas reconhecer o local exato de algum episódio é algo que fica gravado na memória visual”, explica.
Mas o trabalho vai além. No site da organização da autora, Historical Consultancy, consta que “durante anos nós viemos pesquisando a vida cotidiana antes e durante a Segunda Guerra Mundial, não apenas juntando informações, mas entrevistando pessoas que viveram a época e recriando certos aspectos históricos para obter um ponto de vista único dessa era”.
A organização trabalha junto com escritores, produtoras de cinema e TV, museus, escolas, documentaristas, designers, produtores teatrais, entre outros profissionais. E vem ajudando pessoas a descobrir mais sobre a história de suas famílias, pesquisando minuciosamente episódios desde 1900 ate 1950. Jo Teeuwisse explica que começou o projeto como ferramenta de pesquisa, mas seguiu adiante especialmente “pela paixão por História e fascínio por esse assunto em particular”.
Uma seleção das imagens de Jo Teeuwisse, retratando locais ao longo da Europa desde Roterdã até Utrecht e Sicília, estão disponíveis nas páginas da autora no Flickr e no Facebook.
FONTE/IMAGENS: Daily Mail (Tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)
Que a estupidez humana jamais seja esquecida…
Povo que nao conhece sua historia esta fadado a repeti-la…
Bela materia, um achado, e comovente arte; no mais, subscrevo as palavras do colega Giordani.
[]s!