Holanda: venda de Leopard 2 para a Indonésia ainda não foi aprovada, mas recursos são necessários
Ontem (terça-feira) o jornal holandês Volkskrant informou que, de acordo com o governo da Holanda, não há nenhum impedimento para a venda de carros de combate do Exército Holandês para a Indonésia. O Ministério da Defesa daquele país europeu necessita desesperadamente de 200 milhões de euros que seriam arrecadados com a venda dos veículos. O montante seria empregado para compensar os cortes no orçamento da pasta.
Mas segundo as regras do Parlamento, a venda de armas não pode ser realizada por governos temporários sem uma aprovação explícita da câmara baixa e do senado.
Muitos parlamentares expressaram preocupações quanto à venda dos veículos para a Indonésia em função do histórico de violações de direitos humanos no país asiático. O gabinete espera informar o parlamento muito em breve sobre a sua decisão.
FONTE: RNW
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Forças Terrestres
NOTA DO EDITOR: reportagens publicadas na mídia internacional no início do ano davan conta da negociação de 100 carros de combate Leopard 2. Também existia a possibilidade da Indonésia adquirir este mesmo modelo de MBT da Alemanha.
Já no nosso país as coisas não funcionam bem assim.
Apesar de nossas FFAA não disporem de dinheiro, os equipamentos, comprados no passado com dinheiro do contribuinte, são doados para qualquer país, democrático ou não, acusado de assassinatos ou não, desde que apoiem o Braphiu Putenphia a conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU.
Esses ai tinham é que ser nossos!
Blind Man’s Bluff
Segundo alguns especialistas da área militar os “Leopard 2”, mesmo usados, seriam “muita coisa para o Brasil”. Assim ficamos com os “Leopard 1”, usados.