A Líbia desintegra!
1. Desde o começo da guerra civil na Líbia, era considerada seriamente a possibilidade de o país desintegrar-se, pois duas de suas principais regiões (Cirenaica e Tripolitânia) sempre apresentaram características sociais e econômicas diferentes, que foram desconsideradas quando da unificação do país pela principal potência colonial, a Itália, em 1939. Agora, líderes tribais e membros das milícias de Benghazi declararam sua região, a Cirenaica (de Sirte até a fronteira com o Egito), semiautônoma, alegando ter sido a mesma abandonada há décadas pelo governo central. É uma área onde se concentram as grandes jazidas de petróleo. Aguarda-se a decisão do poder central, o Conselho Nacional de Transição, sediado em Trípoli.
2. O território da Líbia era constituído por 3 reinos. Após a segunda guerra mundial o Reino Unido encarregou-se do governo da Cirenaica e da Tripolitânia, e a França passou a administrar Fezã. Em 1952 a ONU aprovou a independência como Reino Unido da Líbia. O emir Sayyid Idris al-Sanusi foi coroado rei com o nome de Idris I (1951-1969). Em 1969, um grupo de oficiais nacionalistas, de forte alinhamento político-ideológico com o pan-arabismo, derrubou a monarquia e criou a República Árabe Popular e Socialista da Líbia, muçulmana militarizada e de organização socialista. O Conselho da Revolução era presidido pelo coronel Muammar al-Khadafi.
FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia
Vamos por partes:
Parte Um
República Árabe Popular e Socialista da Líbia
– Isso explica a aproximação de nosso glorioso líder com aquele país;
Parte Dois
Nessas alturas alguém irá perguntar: “de quem foi a idéia de derrubar o Kadafi?”
E logo aparecerão os que aponatrão o francês como responsável, pois precisava mostrar ao Mundo que seu avião servia para alguma coisa.
Isto não surpreende.
Qualquer um que tenha dedicado quinze minutos de leitura à História da Líbia sabia que ia dar nisto.
Ioguslávia, Iraque, Líbia… …países que viviam debaixo de ditaduras que sufocavam os movimentos separatistas.
É como tirar uma pedra do lugar. Você nunca sabe o que sairá de baixo: barata, cobra, escorpião…