Ministério do Interior uruguaio utiliza suas viaturas russas “Tigr” em operação anti-narcóticos pela primeira vez
A Dirección General de Represión del Tráfico Ilícito de Drogas (Dgrtid) do Uruguai e efetivos da Guardia Republicana, realizaram uma operação de grande escala em uma chacara situada na cidade de Toledo Chico, departamento (Estado) de Canelones. Foi a estréia em combate dos veículos russos GAZ-2975 “Tigr” recentemente adquiridos pela Guarda Nacional uruguaia
Os blindados realizaram o asalto a propriedade, percorrendo sem problemas o seu terreno acidentado (montes, desniveis e outros) que proporcionava proteção natural aos meliantes.
Na operação foram apreendidas seis pessoas de diferentes nacionalidades, 500 quilos de maconha, 1 quilo de cocaína e vários veículos, entre os quais se destacan 3 caminhões de grandes proporções.
Fonte: (Infodefensa.com) G. Porfilio, Montevideo.
Esta noticia deixa mais duvidas do que esclarecimentos.
Da impressão pela mesma que o cenário de utilização de veículos blindados pela policia(?) uruguaia é diferente do Brasil: rural e não urbano.
Será que Guardia Republicana é policia?
Bacchi
Para entender melhor esta noticia procurei informação sobre a policia uruguaia e sobre a Guardia Republicana. Eis o que encontrei: La Policía Nacional de Uruguay (Policía Nacional) es la institución policial del país creada el 18 de diciembre de 1829, formada por personal civil, con atribuciones completas de policía. Constituye la Fuerza Pública, es un Cuerpo de carácter nacional y profesional, dependiente del Poder Ejecutivo por intermedio del Ministerio del Interior. Regimiento Guardia Nacional Republicana – Aprobado en la Ley de Presupuesto Nacional para el quinquenio 2011 – 2015, se crea la Guardia Nacional Republicana, cuerpo de élite de la… Read more »