Major do Exército ganha ouro e bate recorde do Pan
Major do Exército, a catarinense Ana Luiza Ferrão Souza Lima, 37, conquistou ontem a medalha de ouro na prova de pistola de 25 metros.
A brasileira, que já tinha vaga na Olimpíada de Londres-2012, fez 773,9 pontos. A americana Sandra Uptagrafft ficou em segundo lugar, com 769,8. Maribel Pineda, da Venezuela, marcou 768,8 e ganhou o bronze.
O ouro da brasileira veio com o recorde pan-americano. A marca anterior, de Uptagrafft, era 771,9. Bronze na prova, a venezuelana Pineda liderou a série eliminatória com 571 pontos, um a mais do que a brasileira e a americana, mas não conseguiu manter o posto na decisão de medalhas e acabou superada pelas rivais.
Na final, a brasileira terminou com 203,9 pontos. Uptagrafft marcou 199,8, e a venezuelana acabou com 197,8.
Atiradora experiente, Ana Luiza disputou sete edições dos Jogos Mundiais Militares. Com a medalha de bronze no Mundial militar do ano passado, a brasileira garantiu a primeira vaga do país na Olimpíada de Londres-2012.
Professora de biologia, Ana Luiza também vai disputar a pistola de ar no México.
A campeã pan-americana começou a praticar tiro após entrar nas Forças Armadas. Foi a quarta medalha conquistada pelo Brasil no tiro esportivo brasileiro no Pan.
FONTE: EB