Colômbia anuncia morte de número dois das Farc em operação na selva
Presidente Santos diz que ‘o maior símbolo do terror na Colômbia foi derrubado’
BOGOTÁ – O governo da Colômbia anunciou nesta quinta-feira, 23, a morte deVíctor Julio Suárez Rojas, conhecido como Mono Jojoy, número dois na escala de comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e chefe militar da guerrilha. O guerrilheiro foi morto na operação ‘Boas-vindas’ do Exército, executada no departamento de Meta, no sudoeste do país. Outros 20 homens suspeitos de pertencerem à guerrilha também foram mortos.
Segundo o presidente Juan Manuel Santos, a morte do guerrilheiro é o golpe mais duro já sofrido pelas Farc em toda a sua história. “O símbolo máximo do terror na Colômbia foi derrubado”, disse o presidente, que está em Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A operação foi a primeira de Santos como presidente. Ao assumir o mandato em agosto, Santos rejeitou uma proposta do líder das Farc, Alfonso Cano, de retomar o diálogo, e prometeu manter a ofensiva contra a guerrilha.
Mono Jojoy, cujo nome real era Víctor Julio Suárez Rojas, estava vinculado às Farc desde 1975. Ele ingressou na guerrilha como combatente e cresceu hierarquicamente, chegando ao Secretariado Geral. Ele nasceu em 1953 na cidade de Cabrera, no departamento de Cundinamarca.
Além de chefe militar da guerrilha, Jojoy era líder da “linha dura” da organização. Seu irmão, German Briceño, conhecido como Grannobles, também pertence à guerrilha, mas opera no nordeste do país.
O governo oferecia uma recompensa milionária pela captura de Jojoy, que era acusado de terrorismo e narcotráfico. Ele enfrentava diversos mandatos de apreensão e um pedido de extradição.
Jojoy é o terceiro líder das Farc morto desde a implementação da estratégia de segurança democrática do ex-presidente Alvaro Uribe, da qual Santos foi ministro da Defesa. Em março de 2008, o responsável pelas rexteriores da guerrilha foi morto em um bombardeio no Equador. Meses mais tarde, o líder histórico das Farc, Manuel Marulanda, morreu de causas naturais.
FONTE / FOTO (EFE): Estadão
Acho que Chavez não contava com essa, rsrsrs.
Parabéns a Colômbia, tomando atitudes e conseguindo resultados históricos.
É uma pena nosso governo não achar as Farcs um grupo terrorista e nem dar bola pra ela entrando aqui.
Aposto como nosso EB por conta própria deve dar umas boas caçadas as vezes lá no norte. Acho que depois dessa as Farcs terminam daqui um tempo. Tomara.
Já vai tarde. Menos um para dar trabalho…
Tomara que os Super Tuc´s tenham participado desta tbem.
É engraçado o nível de discernirmento apresentado pelos que aqui postam srsrrsr
Como se o Estado Colombiano fosse mesmo o mocinho e os guerrilheros os bandidos em um manequeismo simplório e barato.
Não vem o que realmente acontece e não enxergam nem o que está na fuça.
Quando se dedicarem a ler algo que realmente faça uma critica ao conflito colombiano, como textos acadêmicos por exemplo talvez comecem a exercitar a pasta cinza que preenche suas cabeças.
PREZADO GUERRILHERO,
COMENTE O POST INDEPENDENTE DA SUA IDEOLOGIA, MAS NÃO INCITE OS DEMAIS PARTICIPANTES.
Parece que os super-tucanos participaram:
“En la operación, que comenzó hace dos noches, participaron unas 30 aeronaves (aviones supertucano de la Fuerza Aérea, helicópteros de la aviación del Ejército). Al campamento bajaron unos 400 uniformados sobre la una de la mañana de este miércoles. ”
http://www.eltiempo.com/colombia/justicia/murio-el-mono-jojoy_7960880-1
Endosso todos os comentários. É um atentado o nosso governo deixar essa gente andar solta por aqui como andam e a mídia denuncia.Acho um absurdo o Congresso não agir, impositivamente, como seria de sua obrigação. Aliás, uma pergunta: porque não o fazem?
Aldo Ghisolfi, tentando responder a sua pergunta, mas o maior problema do Brasil foi essa bando de politicos que criaram uma constituição imaginaria para um paĩs imaginario que nada tem a ver com o Brasil. Os direitos humanos são tão bom no Brasil que todo bandido tem mais direitos que os proprios cidadões que tentam viver a vida seguindo a lei. No final, aqui os mais fracos são e serão sempre oprimidos por bandidos e corruptos de todas as classes sociais.
A Colombia está fechando o cerco na fronteira com a Venezuela e acabando com o suprimento das Farc, mas por outro lado, com a fronteira brasileira, eles estão deitando e rolando, estão bem intimos com as organizações criminosas de SP e RJ e como relatado na midia, cada vez mais estão tendo encontros nada amigavéis entre as Farcs e o Exercito brasileiro.
Já foi tarde!!!!! Menos um aloprado narcoterrorista no mundo!!!! Que os Colombianos terminem o serviço, e se derem bobeira no nosso lado da fronteira, que o exército de uma forcinha aos colombianos.
Menos um carrapato TERRORISTA……
Farc é grupo terrorista e tem que ser tratado como tal!!
Guerrilhero disse:
23 de setembro de 2010 às 18:16
“É engraçado o nível de discernirmento apresentado pelos que aqui postam srsrrsr”
Engraçado é ver um sujeito que se auto-intitula “Guerrilhero” (sic) vir criticar o “nível de discerniRmento” (sic) dos outros comentaristas… 🙂
Guerrilhero,
tendo em vista que o seu nível de discernimento é alto, bem como sua pasta cinza é exercitada, ao contrário da maioria aqui, nos mostre o lado bom das FARCs. Faça-nos enxergar algo além desse maniqueísmo.
Mostre-nos que o Estado da Colômbia é o bandido e os guerrilheiros são os mocinhos.
Tenho certeza q vc não deixará os EUA de fora da sua explanação. Claro, do lado dos bandidos.
Demorou para esse cara. Serviu de rato de cobaia para o Super Tucano. Os caras se escondem atráz de um pano “ideológico ” para ganhar dinheiro, destruir as famílias, promover o medo e o terror. Olha o México como está, só por Deus.
Parabéns Colômbia.
Parabens ao Governo Colombiano que está levando a serio a luta contra os narcoguerrelheiros e protegendo a vida dos cidadãos comuns. Pena que nosso governo tenha tantos ex-guerrelheiros preocupados em receberem poupudas indenizações como se um dia tivessem lutado pela Democracia em nosso País.
Quanto a sugestão do nosso colega Guerrelheiro..(opiniao a qual respeito) que aconselha a lermos textos academicos, me pergunto quais textos? aqueles escritos por Mao, Fidel Castro, Lenin, os pelos guerrelheiros colombianos? ou textos academicos escritos por aqueles que pregam o comunismo e socialismo somente enquanto estão na oposição e esquecem de tudo quando estão no governo.
Boas-vindas para você, Guerrilhero.
heheheheh!!!!!
Menos um a entulhar o mundo.
Parabéns a Colômbia.
A ilusão é o primeiro de todos os prazeres……..
Parabéns à Colombia.
Acho uma chatisse esse povo que cita o Chavez em tudo, oq q o cara tem haver com isso?
Guerrilheiro,se tu acha que o correto e colocar um colar de cordél detonante no pescoço de um senhora e depois matar digo explodir a cabeça dela e mais o policial anti-bomba que foi desarmar o artefato por dinheiro ou qualquer outro motivo ideológico que for ou sequestrar o filho “criança”de uma familia de camponeses para entrar na guerrilha e se não for ser morto por este motivo, olha amigo eu não leio este tal texto academico mas o pouco que li fala destes fatos que relatei e muito mais com audio e video. O governo colombiano deixou a muitos anos… Read more »
Guerrileiro, se tu acha certo colocar um cordel detonante no pescoço de um mulher e depois matar digo explodir a cabeça dela e mais um policial anti bomba que foi desarmar o artefato por dinheiro ou roubar o filho “criança” de uma familia de campones para entrar na guerrilha e se ele não for matar o pai da criança por ideologia,meu amigo eu não leio este tal texto academico mas o que já li foram relatos como estes aí de cima alguns com audio e video. O gov colombiano deixou a muitos anos de combater uma guerrilha ideológia para combater… Read more »
Capixaba disse: 24 de setembro de 2010 às 8:04 Olá Capixaba caso não lembre a Colômbia foi com provas a OEA sobre o trabalho das Farcs na Venezuela… Lembra? Do Chavez mandando tropa pra fronteira e quase declarando guerra como sempre? Aqui no forte mesmo tem umas boas matérias sobre isso. A Venezuela foi pra Unasul e não quis o acordo que o Brasil oferecia e talz e talz…. Acho que agora ta lembrando. E minha citação a Chavez foi irônica caso não tenha percebido, justamente citando esse caso. Se ele gostava das Farcs que davam trabalho pro vizinho ‘usado… Read more »
Quanto ao colega Guerrilheiro estamos ávidos por conhecer sua sabedoria acadêmica e com a literatura de real valor da qual todos fomos privados…
Leve na brincadeira ta bom?
Sds.
Desculpa pelas duas postagem eu achei que tinha perdido a primeira e escrevi de novo. abraços
Demorou!
Luiz Paulo disse:
23 de setembro de 2010 às 17:07
…É uma pena nosso governo não achar as Farcs um grupo terrorista e nem dar bola pra ela entrando aqui…
É…aqui esses marginais são recebidos como chefes de Estado, se hospédam em hotéis 5 estrelas bancados com $ público, vão aos melhores restaurantes e “casas noturnas”…e aí quando os nossos governantes são indagados sobre as FARC$, com a maior cara de pau, respondem: “É um problema da colômbia e do povo colombiano…”
Parabéns a Colômbia!
Giordani RS disse:
24 de setembro de 2010 às 11:11
Verdade, basta lembrar dos ‘Foros’ por aí da fora desse pessoal, rs.
Acho que quando a PF chegou com relatório lá na Palácio a resposta deve ter sido a mais sabia a mais usada pelo nosso ‘camarada-mor’: Não sei de nada, não vi nada… rs
Sds!
Depois, algumas pessoas, inclisive autoridades, reclamam e levantam um monte de teorias quando os norte-americanos vetam a venda dos ST para o Chapolim Amarelado.
Abraços.
Além de matar, tem que queimar o corpo desses insurgentes,narcotraficantes, traficantes de armas, guarda-costas de traficantes e terroristas metidos a grupo político hahahahahaha. Queimar para que sirvam de exemplo e que não sirvam de mártir ou propaganda política/guerrilheira para as FARCS.
ABRAÇOS.
Mais uma missão cumprida pelos SuperTucanos.
[]’s
Agora, mais um narco-terrorista está lá, NO COOOLO DO CAPEEETA!!! A-29 neles!!!
uma vitoria muito importante p/ todos, mataram um lider narco-terrorista de grande Influência e valor.
A operação “Sodoma”, na qual morreu o chefe militar das Farc, conhecido como Jorge Briceño e Mono Jojoy, foi preparada em menos de cinco dias e envolveu em torno de 800 homens e 72 aeronaves equipadas com bombas inteligentes, segundo fontes militares. Os dados entregues às autoridades foram “tão precisos que praticamente era como se tivessem obtido o endereço de uma residência” e, por isso, o bombardeio teve “o êxito esperado. No ataque, no qual foram utilizadas 72 aeronaves que transportaram em torno de 600 homens, morreram ao menos 20 integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Cerca de… Read more »
senhores olha oque achei no site da brturbo, sobre
“O Exército da Colômbia conseguiu localizar com precisão o líder das Farc conhecido como Mono Jojoy, pois havia colocado um GPS (localizador via satélite) na bota do guerrilheiro, segundo fontes militares citadas pela rádio local RCN. Jojoy, chefe militar da guerrilha, morreu em operação das forças de segurança colombianas no departamento (Estado) de Meta, centro do país, na quinta-feira.”
parece coisa de filme !!!
abraços
Noticiarios da Tv,dizem que a inteligencia Colombiana interceptaram um pedido dele de uma bota nova,dai
inseriram um localizador de GPS na bota.Muito provavel
que varias botas foram enviadas com este localizador,
e quando todas juntas ,reunião,o ataque foi feito.
Parabéns ao Exército Colombiano!
Um “traste” a menos no mundo.
O inferno está em festa…
O governo colombiano liberou o vídeo do bombardeio:
http://br.video.yahoo.com/watch/8289828/22100881
Tem o dedo dos yankes no meio…. ou dos instrutores israelenses, que inclusive usaram de um instrumento semelhante no passado, ao inserirem uma bomba dentro de um celular de um lider do hammas…. quando este atendeu o aparelho…… Bummmm !!
No vídeo do ataque as Farc, parece ter sido um ataque de razoável altitude….
Sds.
Menos um vagabundo no mundo!!
Tem que ser enterrado em pé e de cabeça para baixo!
Parabéns a Colombia e aos EUA por mais essa vitória com o terrorismo e o narcotráfico!
*contra
Ao Colega ALDO GHISOLFI Aldo, fácil te responder. Num país onde boa parte dos ministros, deputados, senadores e candidatos foram ou são, traficantes, guerrilheiros, assassinos, assaltantes, contrabandistas, é certo que jamais vai apoiar ações como as da Colômbia, pois se apoiarem, o MST seria a primeira a ser classificada como movimento de guerrilha ou grupo terrorista. Com orgulho eu fiquei sabendo que mais uma vez os nossos Super Tucanos deram sua valiosa contribuição para a liberdade e até a saúde combatendo estes guerrilheiros assassinos que captam dinheiro através da venda de drogas. Parabéns a todos os envolvidos neste episódio. A… Read more »
Verdade, e o Chaves com isso ??
Mas, parabéns a Colômbia ! Que alcance a paz logo !Já chega de tanta guerra ! E parabéns aos super-tucano !
Menos um verme… E as despesas da Venezuela vão diminuir no financiamento da guerrilha!
Algumas pessoas criticaram muito esse novo presidente acreditando que ele estava abandonando a politica combativa de Alvaro Uribe, o que em principio, me pareceu prematuro, ao esticar as mãos para os Vizinhos, esse presidente fez o óbvio na politica externa, não devemos esquecer que este presidente foi diretamente responsável pelo ataque que matou Raul Rayes no Equador e que no que pese as Farc, duvido muito que este governo tire o pé do acelerador, recentemente o governo tb divulgou um ataque surpresa contra uma embarcação que transportava armas para as FARC (fronteira com Venezuela). Torço para que este presidente continue… Read more »
Algumas análises válidas sobre o caso: a) vale a pena invesir em iteligência e tecnologia militar, demonstrado pelos sucesso do governo colombiano em deceapr as cabeças das FARC-EP; bem melhor do que os escândalos de mais de 2.000 homens assassinados pelo governo e dados como guerrilheiros mortos em combate para demonstrar a efetividade da segurança democrática de Uribe; b) Assim como Espanha e Inglaterra foram vítimas de atentados por apoiar abertamente os EUA nas invasões do Iraque e Afeganistão, é possível imaginar que o Brasil, fornecedor de armas para as forças armadas colombianas, pode ser um alvo válido para o… Read more »