Tensão entre Índia e Paquistão se intensifica após ataque mortal na Caxemira

A tensão entre Índia e Paquistão atingiu níveis críticos após um ataque ocorrido em 22 de abril de 2025, na região de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia, que resultou na morte de 26 pessoas, incluindo 25 turistas indianos e um cidadão nepalês. O grupo insurgente Frente de Resistência (TRF) reivindicou a autoria do atentado.
Em resposta, o governo indiano acusou o Paquistão de apoiar o terrorismo transfronteiriço e tomou medidas diplomáticas severas, incluindo a revogação de todos os vistos de cidadãos paquistaneses e a ordem para que deixem o país até 29 de abril. Além disso, a Índia suspendeu o Tratado das Águas do Indo, acordo vital para a agricultura paquistanesa.
O Paquistão negou envolvimento no ataque e respondeu com ações recíprocas, como a expulsão de diplomatas indianos, o fechamento do espaço aéreo para companhias indianas e a suspensão do comércio bilateral. O governo paquistanês também declarou que qualquer tentativa de desviar o fluxo de água do rio Indo será considerada um ato de guerra.
Analistas alertam que a escalada atual remete à crise de 2019, quando um ataque similar quase levou os dois países à guerra. A comunidade internacional observa com preocupação, temendo que as ações recentes possam desencadear um conflito armado entre as duas potências nucleares.
India vs Paquistão(apoiado fortemente pela China), Egito vs Etiópia, Arábia Saudita vs Irã, e tem gente falando de união dos BRICS e do sul-global kkkkkk. Esse pessoal viaja na maionese.
vão se unir pra se matarem mais fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os conflitos não são entre Índia e China, ou China e Rússia, ou qualquer um deles contra Brasil e África do Sul.
Desses que você citou o único que pode acontecer realmente é Índia x Paquistão. Mas há controvérsias.
Dificilmente o Irã iria fazer a besteira de atacar um país árabe e fazer todos os outros se voltarem contra ele. Sem contar os 10 dedos que Israel colocaria nesse conflito.
O BRICS é a única coisa que está dando certo no mundo hoje. Tem os seus problemas? Tem. Mas vai muito bem e está provocando a ira de muito país desenvolvido.
O BRICS “dá certo” por que é apenas uma aliança econômica, nada mais, assim como a OCDE dá certo, mas se você está esperando que eles se juntem e tentem mudar o jogo geopolitico por birra ideológica e não por seus interesses nacionais(individuais), vai ficar esperando sentado.
“mas se você está esperando que eles se juntem e tentem mudar o jogo” você sabe que o BRICS já se apoia diplomaticamente na ONU??
Concordo integralmente
E desde quando integração econômica é garantia de paz eterna? Fosse assim Alemanha e França não viveriam em eterno atrito na UE e tampouco a Grã-Bretanha não teria abandonado a própria UE. Ou então os EUA jamais sancionariam México e Canadá com tarifas por causa do tratado de livre comércio da América do Norte. Você está procurando relações de causa e efeito onde não existem, muito provavelmente por pura ideologia.
Nada de novo nas relações entre Índia e Paquistão.
Estranho seria se ambos tivessem assinado um acordo acabando com seus conflitos fronteiriços e dando fim a essa eterna escalada de tensões entre os dois países.
Se começar uma guerra tem que ficar de olho nos chineses e seu provável apoio ao Paquistão. Torcer para que os chineses se mantenham neutros e não façam escalar esse conflito, caso aconteça.
Todo mundo fala de uma guerra China X EUA, ou EUA X Rússia, mas eu tenho MUITO mais medo de uma guerra Índia X Paquistão pois, de todas as opções acima, essa seria a mais provável de acontecer, e que “descambaria” fácil pra uma guerra nuclear entre as duas, que arrastaria o resto do planeta junto.
Com possível ligação com o grupo terrorista salafista jihadista islâmico, atuam em Caximara a partir do Paquistão.
Já tiveram envolvidos em outros atentados na Índia e lutam pela anexação de Caxemira, pelo Pasquistao. Como disseram, Pasquistao é próxima a China, e a visita do J.D. Vinci a Índia, o pivô estratégico na Ásia rsrsrs.
Ha um ditado ingles que diz “dividir para conquistar”. Por certo que nao haja no mundo um “melhor” exemplo para ilustrar.
Em uma guerra de Índia e Paquistão, eu penso que nenhum dos lados utilizaria armas atômicas. Seria mutua destruição assegurada e a China se beneficiaria disso para expandir fronteiras. Ao meu ver ocorreria uma guerra convencional de alta intensidade .
Eu acho que em um conflito, a India vence
É a III Guerra Mundial seguindo seu caminho!!!! Já começou faz tempo….
Acho que não. Em 2001 houve atritos entre Índia e Paquistão por causa da região da Cachemira e parecia que a coisa iria descambar para um conflito aberto. Felizmente os ânimos se pacificaram. A Índia sempre tem algum conflito em suas fronteiras. Ora com o Paquistão, ora com a China , ora com a Rússia.