Flags,Of,Usa,And,Eu,Painted,On,Two,Fists,On

A União Europeia (UE) aprovou nesta quarta-feira (9 de abril de 2025) um conjunto de tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas impostas anteriormente pelo governo norte-americano sobre aço e alumínio europeus. As medidas afetarão aproximadamente €21 bilhões (cerca de US$23 bilhões) em produtos norte-americanos e serão implementadas em três fases distintas.

Fases de Implementação das Tarifas:

  1. 15 de abril de 2025: Tarifas de 25% sobre produtos como suco de laranja e cranberries.
  2. 16 de maio de 2025: Tarifas de 25% sobre itens como aço, carne, chocolate branco e polietileno.
  3. 1º de dezembro de 2025: Tarifas de 25% sobre amêndoas e soja.

A seleção dos produtos visados parece ter sido estrategicamente planejada para impactar estados norte-americanos que tradicionalmente apoiam o Partido Republicano. Por exemplo, 60% da produção de cranberries nos EUA está localizada em Wisconsin, enquanto 80% do suco de laranja provém da Flórida.

Além disso, a UE está mirando produtos como carne bovina do Kansas e Nebraska, aves da Louisiana, peças automotivas de Michigan, cigarros da Flórida e produtos de madeira da Carolina do Norte, Geórgia e Alabama.

A Comissão Europeia enfatizou que essas medidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com uma solução negociada que seja justa e equilibrada.

Essas ações alinham a UE com outros países, como China e Canadá, que também adotaram medidas retaliatórias em resposta às políticas comerciais dos EUA. A escalada nas tensões comerciais aumenta os receios de uma guerra comercial global, com possíveis impactos significativos na economia mundial.

Inscrever-se
Notificar de
guest

28 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ivan herrera
Ivan herrera
3 dias atrás

Essa briga tá boa , aguardando os próximos capítulos 😂

Samuel Asafe
Samuel Asafe
Responder para  Ivan herrera
3 dias atrás

Bom para nós essa taxação, a união europeia toda vai comprar certamente do agro do Mercosul. Se o preço dos americanos já não era bom, imagine agora com 25% a mais de preço.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 dias atrás

Ainda é pouco, comparado a % de tarifas que o homem-laranja pôs sobre produtos da UE? Sim.
Mas pra quem achava que a UE iria apenas sorrir e acenar, estáo enganados.

Nilo
Nilo
Responder para  Willber Rodrigues
3 dias atrás

Vai beijar a bunda do Trump, a Alemanha já está no caminho, já faz biquinho para o beijo, em uma crise econômica, Alemanha não se dará ao luxo de brigar com EUA, Friedrich Merz não conseguiu obter maioria teve que partir para negociações. A Europa vai continuar seguindo o EUA, assim como Inglaterra rsrsrs

rui mendes
rui mendes
Responder para  Nilo
2 dias atrás

rsrsrs …vê-se quem lhe beija a bunda, tanta coisa com os brics e desse grupo, só a China os tem no sitio, até a putinada tenta passar no meio dos pingos da chuva, os outros nem falo, agora já não são brics ou lá o que isso é.

André Macedo
André Macedo
3 dias atrás

Um certo pensador uma vez disse que o capitalismo vivia de crises, mas acho que nem ele imagina uma crise mundial inteira causada por um lunático kkkkkkkkkk

Hamom
Hamom
3 dias atrás

A UE não quis beijar a bunda de Trump, se continuar nesta direção, será a classe média e baixa americana que tomará na bunda.

Última edição 3 dias atrás por Hamom
Nilo
Nilo
Responder para  Hamom
3 dias atrás

UE não quis beijar a bunda do Trump na sua frente, pediu para beijar ” atrás da moita “.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Nilo
2 dias atrás

OI iletrado, macho-man, mentiroso compulsivo tem adoradores, parecem os yes-man da sua administração, sim chefe, você é o mais e mais e mais … da espécie humana.

JuggerBR
JuggerBR
3 dias atrás

Agora ferrou, chocolate branco mais caro na Europa… hehehe

comenteiro
comenteiro
3 dias atrás

Deram uma pausa de 90 dias nas tarifas. Por alguma razão obscura voltaram atrás e o mercado, esse assustadiço ente, deu uma subidinha. Todo o mundo volta a pagar 10%, menos a China que vai pagar 125%.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  comenteiro
2 dias atrás

Manipulação em andamento, ganharam na baixa, agora ganham na alta, os amigos avisados de cada movimento com antecedência, democratas saíram do sono profundo e começam a acusar isso.

António Rodrigues
3 dias atrás

Começo a pensar que este “gajo laranjão” deve ser a reencarnação do Nero.
Mas este, em vêz de pegar fogo a Roma, quer pegar fogo no mundo inteiro.

George A.
George A.
3 dias atrás

Agora recuou do tarifaço, menos pra China.
Bem, parece claro que essa loucura não foi nem um pouco planejada por parte do laranjão.

RPiletti
RPiletti
Responder para  George A.
3 dias atrás

Discordo, ele atua assim, desde sempre. Pede o impossível para conseguir o que quer. O alvo é a China.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  RPiletti
3 dias atrás

Encontrou um adversário que não cai em blefe.

Rafael
Rafael
Responder para  George A.
3 dias atrás

Eu imagino que muita gente do entorno dele (e talvez ele mesmo) deve estar festejando agora.
Alta firme nas bolsas americanas, o “temor de recessão” já está desaparecendo para alguns bancos de investimento…
Jogou o preço das ações no chão…afinal sabia que quem comprou em baixa iria se dar bem e vai multiplicar o investimento nos próximos dias.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Rafael
2 dias atrás

Coincidentemente os órgãos que investigam transações financeiras como a SEC foram desmontados.

Nilo
Nilo
Responder para  George A.
3 dias atrás

Aplicar uma tarifa recíproca reduzida de 10%, com efeito imediato, desde que esses países não retaliem, “de forma alguma”, os EUA, após mais de 75 países convocarem representantes dos EUA para negociar questões como tarifas, barreiras comerciais.
R.Piletti, agora é assertivo quando diz o alvo sempre foi a China.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Nilo
1 dia atrás

Pediram para a Casa Branca divulgar essa lista com 75 países. Eles disseram que é segredo…

Rodrigo
Rodrigo
3 dias atrás

Brasileiro chamando Trump de laranjão e o americano aqui entendendo o óbvio: ele só quer proteger a própria economia. Há anos Google, Youtube e outras techs americanas não podem comercializar no mercado chinês, mas o brasileiro faz alarde quando o governo americano decide barrar o TikTok por aqui. São dois pesos e duas medidas, um belo presente da desinformação. O fato é: a China não tem como bancar uma guerra comercial contra um mundo dolarizado e contra praticamente 200 anos de cultura norte-americana espalhada pelo mundo. Se a China realmente quiser dominar, tem que começar criando um idioma mais fácil 😉

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Alexandre Galante
2 dias atrás

Eis a hipocrisia americana, seguem sendo os maiores parceiros comerciais da Venezuela, uma clara ditadura de esquerda.

Caravaggio
Caravaggio
Responder para  JuggerBR
1 dia atrás

Só devem comercializar com ditaduras de direita como Myanmar?

Luciano Prado
Responder para  Rodrigo
2 dias atrás

Proteger a economia de um “monstro” que eles criaram quando resolveram mandar pra fora tudo que era produzido internamente, buscando sempre a maior lucratividade para os grandes capitalistas americanos. Você mencionou uma Big Tech mas esqueceu de falar sobre as várias empresas como Apple, Nike e até grandes montadoras de automóveis, que um dia buscaram lucrar potencializar seus lucros na China, nem que para isso tivessem que entrar em joint ventures com empresas chinesas, entregando todo um know how de bandeja aos chineses (isso não é um crítica a China, apenas um fato).

Agora o laranjão vai fazer o que? Repatriar todas essas empresas para produzir internamente, por uma mão de obra caríssima, e vender apenas internamente?

Wagner
Wagner
Responder para  Rodrigo
2 dias atrás

Meu deus, efeito de econocoach de porta de YouTube.

Caravaggio
Caravaggio
Responder para  Rodrigo
1 dia atrás

Tás por fora, muito por fora, vira-latas.

lucena
lucena
2 dias atrás

Numa crise…aprendi muita coisa…,aliás …. o brasileiro em se tratando de crise é PHD em sobre sair de crises:
.
Primeiro… “ em briga de tubarão…sardinha tem que ficar bem longe“.
Essa regra de ouro…. tem como a premissa de você saber …quem é você na crise, o seu tamanho….o seu passo não pode ser maior que as suas pernas, conhecer o seu potencial na crise.
.
Segundo ….” è nas crise onde se ganha muito dinheiro” ….. a segunda premissa depende da primeira…. você está preparado e sabendo do seu potencia….. aproveite as oportunidades que sempre irão aparecer.
.
.
Para mim nessa briga de tubarões … o Brasil até o momento ….sabe o tamanho dele e está usando o tempo a seu favor… esperando as oportunidades e procurando ganhar com isso.
.
A Europa … como um todo …a vejo como um cardume de sardinhas que procuram se passar como mais um tubarão …mas é só um cardume de sardinha.
.
Basta os EUA pegar um membro mais susceptível ser um fiel subserviente no canto da parede e convencer em beijar a mão do tio Sam … que o resto das sardinhas se espalha …. a lei do murici….”Deus por todos e cada um por si”.

.