Metaphor,Image,Of,United,States,Of,America,And,China,Trade

Futuros das ações nos EUA sobem, bolsas globais se recuperam; índice Nikkei do Japão salta 6%

Pequim reagiu duramente à ameaça do presidente Donald Trump de impor tarifas ainda mais altas sobre produtos chineses, aumentando o temor de uma guerra comercial total entre as duas maiores economias do mundo.

“Se os EUA insistirem em seguir seu próprio caminho, a China lutará até o fim”, declarou o Ministério do Comércio chinês nesta terça-feira. Trump havia afirmado que aplicaria uma tarifa adicional de 50% sobre produtos chineses caso Pequim não desistisse de retaliar os aumentos tarifários anunciados na semana anterior.

“O ameaçar dos EUA em escalar tarifas contra a China é um erro em cima de outro erro, o que mais uma vez expõe a natureza de chantagem dos Estados Unidos”, disse o Ministério do Comércio em nota oficial.

Como sinal de que Pequim se prepara para uma batalha prolongada, o governo interveio nos mercados acionários locais e desvalorizou o yuan frente ao dólar, reduzindo a taxa de referência abaixo de um limite simbólico pela primeira vez desde o outono de 2023.

Apesar do aumento das tensões, os mercados globais se recuperaram na manhã de terça-feira, revertendo parcialmente as perdas acumuladas durante três dias de quedas acentuadas. Os futuros das ações dos EUA apontavam para alta, após um pregão de segunda-feira marcado por forte volatilidade, mas sem grandes mudanças nos índices principais.

Dando algum alívio aos investidores, o governo Trump sinalizou estar aberto a negociar reduções tarifárias com o Japão, Israel e outros países. As ações japonesas dispararam, após Tóquio nomear um novo negociador-chefe e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmar que o Japão seria priorizado nas negociações comerciais.

FONTE: The Wall Street Journal

Inscrever-se
Notificar de
guest

20 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Comenteiro
Comenteiro
5 dias atrás

Eles tem armas poderosas: Títulos da Dívida Pública Amweicana.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Comenteiro
5 dias atrás

https://www.reuters.com/markets/us/who-owns-us-debt-2025-02-10/

Os investidores estrangeiros (que inclui a China e todo mundo), só respondem a 24% dos títulos da divida pública. Pleno 2025 e vocês ainda usam esse argumento manjado de 2012?

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

Hm. Será? E isso não causaria algum impacto? É apenas dinheiro de banco imobiliário?

Deadeye
Deadeye
Responder para  Comenteiro
5 dias atrás

São títulos colega, você não pode vender quando quer. O governo americano só recompra os títulos no vencimento, você só consegue vender antes no mercado secundário.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

Ah, que bom que são imunes a manobras especulativas em meio a uma crise financeira

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

Fundos abutres adoram comprar títulos públicos não vencidos e especular sobre eles.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Deadeye
4 dias atrás

Caro Deadeye,
Como você mesmo falou, todo mundo pode vender um título no mercado.

Se a China vendesse todos os títulos da dívida pública que detêm, seria um desastre econômico para os EUA, já que a venda antecipada elevaria os juros, ficando ainda mais caro para os EUA se financiarem, além desse efeito se alastrar para outros setores do mercado financeiro (crédito, habitação, etc.).

E é claro que a China também levaria um prejuízo enorme, já que venderia os títulos abaixo do valor de mercado e isso também causaria uma valorização do Yuan frente ao dólar.

Última edição 4 dias atrás por Sulamericano
comenteiro
comenteiro
Responder para  Sulamericano
4 dias atrás

O medo é se o Trump apertar e eles resolverem pagar pra ver.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

Toda a questão é a renovação da divida (36 Trilhões de dólares) e os juros(5,0% hoje) dessa rolagem.

O “Tarifaço” vai levar a uma recessão nos EUA e por conseguinte permitir a redução das taxas básicas de juros. Se o Trump cria as condições para os juros da divida caírem de 5% para 0,5% e se renovar a divida nessa taxa de juros, as despesas da divida reduzem drasticamente. O serviço da divida custa cerca de 1 trilhão de dólares ao orçamento em 2025, equivalendo 3,5% do PIB dos EUA. Segundo dizem cerca de 70% da divida deve ser renovada nesse e no próximo ano.

O outro problema dos EUA é o déficit em conta corrente. Só com a China esse déficit é de cerca de 450 bilhões de dólares.

Ou os EUA fazem esse ajuste reduzindo os gastos governamentais (DODGE + queda de juros/queda do serviço da divida ) e equilibrando a conta corrente (tarifas para reduzir importações / forçar negociações com parceiros para aumentar exportações ) ou simplesmente sai de cena e passa o bastão para a China.

Trump decidiu que pode até cair, mas vai cair atirando.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
5 dias atrás

O problema é o Banco Central. Eles parecem bastante céticos e cautelosos.

George A.
George A.
5 dias atrás

A China passou os últimos 4 anos se preparando pra isso, acho que vai ser o momento onde vamos saber se realmente há algum planejamento por trás dessa política do Trump, ou ele só conta com aceitarem a chantagem de bom grado.

Oseias
Oseias
5 dias atrás

“Lutar até o fim”,
e é assim que os livros de histórias (se ainda houve no futuro!) descreveram como o inicio da terceira guerra mundial. Como nos repetimos

JuggerBR
JuggerBR
5 dias atrás

Nada me tira da cabeça que isso tudo é um grande ataque ao sistema financeiro, quem garante que ele e seu grupo não estão vendidos nesses papéis a muito tempo, que agora estão ganhando trilhões nessa maré de quedas.
Daqui um tempo ele inverte a mão dos papéis, comprando absurdas quantidades a preço baixo, e fala que era ‘brincadeirinha’ essas taxas, voltando aos patamares antigos, e ganha novamente trilhões…

André Macedo
André Macedo
5 dias atrás

E os países subservientes vão correr pros pés do Trump ao invés de costurar acordos entre si pra uma retaliação coletiva. Vai ser traumático, mas necessário, estamos vendo com nossos próprios olhos as consequências de um sistema econômico mundial depender tanto assim de um país que agora elegeu um integrante perdido do Comando Maluco

comenteiro
comenteiro
Responder para  André Macedo
5 dias atrás

Mas ele já recusou ofertas do Vietnam e União Européia. Ambos ofereceram tarifas zero, mas o governo americano achou pouco.

Deadeye
Deadeye
Responder para  comenteiro
5 dias atrás

O Trump está reinventando o mercantilismo 2.0

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Deadeye
5 dias atrás

Muitos de vocês vão sofrer e até morrer, mas é um risco que eu estou disposto a correr.

BVR
BVR
4 dias atrás

EUA aproveitando que ainda tem o dinheiro para continuar a estabelecer as regras.

Nesse sentido, conforme pontuou o M.Bishop, o vai dar tudo certo ou muito errado.

Acredito que eles já estão atirando porque se caírem; levam muita gente – justamente os que estão mais profundamente ligados à sua economia.

Saudações.

comenteiro
comenteiro
Responder para  BVR
3 dias atrás

Ou foi um recado: Nós fazemos o que queremos e saímos impunes como sempre, mas agora perdemos todo o pudor e discrição. Em 2016 o Sr. Trump bravateava que podia atirar em alguém na rua e mesmo assim não perderia nenhum voto. Agora ameaçaram aliados, deram crashes seguidos nas bolsas, desestabilizaram o mercado e sorriem como se nada tivesse acontecido. Eles devem estar falando: E agora, mostre as suas cartas.

adriano Madureira
adriano Madureira
3 dias atrás

Se eu fosse os chineses, despejava no mercado 10-15% de títulos da dívida americana no mercado somente para retaliar…

Eles tem US$ 761 bilhões em títulos,se a China despejasse parte da nossa dívida no mercado, isso aumentaria os custos futuros dos empréstimos para o governo dos EUA e para os americanos.
O Federal Reserve provavelmente interviria (como fez em 2020) para recomprar dívidas para estabilizar os mercados, mas no curto prazo 
isso poderia causar grande pânico e impacto na economia dos EUA.