EUA aprovam venda de fuzis M4A1 ao Equador em acordo de US$ 64 milhões

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao Governo do Equador envolvendo fuzis M4A1 e suporte logístico, com valor estimado em US$ 64 milhões. A certificação da proposta foi enviada hoje ao Congresso pela Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (DSCA).
Além dos fuzis, o pacote inclui carregadores Magpul PMAG M4, manuais técnicos, treinamento, e outros elementos de apoio logístico e de programa. O acordo tem como objetivo reforçar as capacidades das Forças Armadas equatorianas para enfrentar ameaças atuais e futuras, especialmente no combate ao crime organizado transnacional, segundo o comunicado oficial.
A venda está alinhada aos objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, ao fortalecer a segurança de um parceiro regional considerado fundamental para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul. O Departamento de Estado também destacou que a operação não altera o equilíbrio militar na região e não terá impacto negativo na prontidão das forças de defesa norte-americanas.
O contratante principal será definido após a implementação do caso, e nenhum representante adicional do governo ou de empresas contratadas será enviado ao Equador como parte do acordo. Eventuais cláusulas de compensação (offset) serão negociadas diretamente entre o comprador e o fornecedor.
Tem uma notícia bem antiga, poucos vão lembrar, mas lá por meados de 2010 os EUA haviam oferecido cerca de 400 mil fuzis M4 para o Brasil.
Foi recusado pra dar preferencia para o Ia2.
Hoje ainda não temos fuzis novos em todos os batalhões e o ia2 se provou uma bela porcaria.
E antes que venham dizer que não, que é um fuzil maravilhoso e bla bla bla, eu opero com ele toda semana, sei bem do que estou falando.
Inicialmente, ninguém ofereceu/oferece 400 mil fuzis de graça: “ai Brasil, tenho 400 mil M4 para vocês, só me avisa o Porto que vou entregar”.
Em complemento, sim o IA2 está longe de ser equivalente ou tão bom quanto outros fuzis consagrados (por isso que existe uma variedade de outros fuzis empregados por tropas especiais).
Em contrapartida tem melhorias significativas em comparação com o M-964 FAL e tem fabricação 100% nacional.
Ou seja, copo meio cheio ou copo meio vazio, conforme o entendimento.
“”Inicialmente, ninguém ofereceu/oferece 400 mil fuzis de graça: “ai Brasil, tenho 400 mil M4 para vocês, só me avisa o Porto que vou entregar”.
FMS tem um custo irrisório, além disso EUA já doaram vários blindados para o Brasil, doar fuzis que só estão ocupando espaço nos depósitos americanos talvez até valeria a pena pros próprios americanos.
Daria pra ter equipado do EB, os fuzileiros navais e uma boa parte das policiais brasileiras na época.
E o IA2 nada mais é que um fal modificado com plástico ruim e ferrolho rotativo no lugar do vasculhante, não passa de um MD97 piorado.
Antes de pensar em um produto 100% nacional, primeiro a tropa tem que ter equipamento de qualidade, mesmo que importado, até pq é assim que se garante um desenvolvimento sem pressa.
Se foi verdade 400 mil é muita coisa, deve ser mais do que o EB tem de FAL. Daria pra rearmar todas as OM do EB, muito melhor do que agora onde só algumas tem o IA2 e o resto continua com FAL de 70 anos.
Se o IA2 tivesse substituído todos os FAL já teria sido uma coisa boa, mas quase 20 anos depois do início da produção nem metade do EB tem ele.
“Vasculhante”?
A Taurus tem a cópia nacional do M4, o T4. Se quiséssemos esse modelo para complementar o Ia2 não precisamos comprar dos EUA.
Atualmente nem vale a pena mais pra nos comprarmos M4 dos EUA, além de que alguns países da OTAN estão querendo e já usam o HK417
O T4 veio depois, e é um bom fuzil se comparado ao Ia2 marea.
E você está certo, não precisa ser dos eua, a plataforma AR tem mais 200 empresas autorizadas a utilizar o projeto
Bom porcaria não é, mas não é um fuzil moderno, se compararmos até aos M16A3 ou M4mais recente
É nacional e continuam a perfeição e trazendo inovações no Fuzil IA2, isso importa. Quantos tiros vc da por mês, é suficiente para ter proficiência e dar um parecer técnico, isso importa.
Esse não é aquele fuzil que em um teste recente teve 882 panes contra 233 do HK416.
Cerca de 73% mais problemas do que o fuzil alemão?
Não sei se foi uma boa escolha dos nossos colegas equatorianos
O M4 é um fuzil testado em combate que não apenas passou por muitas melhorias ao longo dos anos mas que já provou ser robusto até mesmo em condições adversas. Se não fosse bom os EUA já teriam substituído faz muito tempo.
https://youtube.com/shorts/q3wvrehnYWM?feature=shared
Está em vias de ser substituído, embora eu ainda ache que o MCX Spear terá uma história quase equivalente ao M-14
o M4 é inferior ao HK416-17, mas ainda é muito comfiável e mais barato, além de ter sido testado em guerras seja na selva, seja no deserto
Nenhum fuzil é invencível, principalmente se submetido a muito abuso, mas se o M4 fosse tão ruim ele não teria sido utilizado durante décadas em combate real por vários países e tropas especiais.
As próprias forças especiais do EB têm esse fuzil no seu arsenal.
Sim. Colt M4 e HK416/417.
Isso da pra comprar quantos fuzis ?
se eles estiverem pagando 1000 doláres por fuzil, 64k
É menos do que isso já que o pacote não é só fuzil mas tem também o pacote logístico e o frete. Então 50 mil ou menos.
Pra um país pequeno igual o Equador deve dar pra renovar todo o arsenal.
Pergunta de leigo, qual a diferença do M-4 pro M-16?
Basicamente o M4 é a versão carabina, com cano mais curto, e o M16 foi a primeira versãoa entrar em operação do AR-15, mais longo e sem a modularidade caracteristica dos M4
Cano mais curto e coronha retrátil.
Até hoje me pergunto pq o EB não optou pelo T4 da Taurus ao invés do IA2 da Imbel.
Favoritismo. O IA2 é da Imbel e foi criado por um militar então é “melhor”.
T4 é bem mais recente que o projeto do ia2, além disso alguém tinha que ganhar dinheiro com ia2
Que o EB e a FAB (anunciou a aquisição na LAAD) sejam felizes com o IA-2. Enquanto isso o CFN está feliz com a dupla M16A2 e M4…e as PMs não querem mais IA-2 nem de graça. A PMERJ está feliz com o IWI ARAD e em breve deve receber um lote de CZ Bren 2.
O que precisaria acontecer é uma grande aquisição para padronizar todo o armamento portátil tanto das FFAA quanto das PM/PC para substituir de uma vez toda a salada mista de armamento obsoleto/inoperante/despadronizado.
Se o EB dá tanto valor pra produção nacional e para a Imbel que invista no aumento da capacidade produtiva e adquira a patente de algum fuzil consagrado pro exemplo o Galil ACE que é descendente de uma plataforma consagrada de décadas e é adotado por dezenas de países. Esse fuzil tem muitas variantes e atenderia todos os usos normais tanto das FFAA quanto das polícias.
Não faz sentido nenhum PMs com realidades diferentes operarem o mesmo armamento