Vendas da chinesa BYD superam as da Tesla

A fabricante chinesa de veículos elétricos (EV) BYD divulgou sua receita anual de 2024, ultrapassando a rival americana Tesla.
A empresa com sede em Shenzhen informou um aumento de 29% na receita, totalizando 777 bilhões de yuans (US$ 107 bilhões ou £83 bilhões), impulsionado principalmente pelas vendas de veículos híbridos. O valor superou os US$ 97,7 bilhões registrados pela Tesla, de Elon Musk.
Embora BYD e Tesla tenham vendido números semelhantes de veículos elétricos no último ano — 1,76 milhão e 1,79 milhão, respectivamente —, quando se incluem os modelos híbridos da BYD, o total salta para um recorde de 4,3 milhões de veículos vendidos globalmente em 2024, consolidando sua liderança em volume.
Recentemente, a BYD lançou o Qin L, um modelo de preço mais acessível para competir com o Tesla Model 3. O veículo tem preço inicial de 119.800 yuans na China, bem abaixo dos 235.500 yuans do modelo básico da Tesla. A novidade chega em meio a um cenário econômico desafiador para os consumidores chineses, marcado por crise no setor imobiliário, desaceleração do crescimento e altos níveis de endividamento dos governos locais.
A empresa também anunciou avanços tecnológicos significativos: Wang Chuanfu, fundador da BYD, revelou uma nova tecnologia de carregamento capaz de abastecer um carro elétrico em apenas cinco minutos — tempo consideravelmente inferior aos cerca de 15 minutos necessários em um supercarregador da Tesla. Em fevereiro, a BYD anunciou que seu sistema avançado de assistência à condução “God’s Eye” estará disponível gratuitamente em todos os seus modelos.
As ações da BYD, apoiada pelo investidor norte-americano Warren Buffett, já subiram mais de 50% em 2024. Enquanto isso, a Tesla enfrenta reações negativas em diversos países, impulsionadas pela nomeação de Elon Musk como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) da administração Trump e por seu envolvimento em temas políticos internacionais, como o apoio ao partido de extrema-direita AfD na Alemanha e críticas a autoridades britânicas. Paralelamente, fabricantes chinesas de EV vêm sendo alvo de tarifas comerciais em várias regiões, incluindo Estados Unidos e União Europeia.
FONTE: BBC
A tendência é a BYD se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo superando a Toyota.
Fico imaginando fabricantes centenárias como Ford e Mitsubishi vendo isso…
Originalmente a BYD era uma empresa de produção de bateria de armazenamento recarregáveis.
E foi ali que ela se consolidou, conseguindo ser, de longe, a maior fornecedoras de baterias de celular.
Para fomentar o consumo de produtos da sua própria empresa, criou-se a área automobilística, potencializada inclusive pelos investimentos do Estado Chinês.
E até mesmo o Warren Buffet viu potencial na BYD, quando investiu em 2009, enquanto o Musk “ria”. Vendeu parte de suas ações em 2021 com um puta lucro.
Tá explicado o motivo do Musk / Trump em sobretaxar os carros da BYD nos EUA…
A BYD nao vende carro nos EUA, nunca vendeu e deve ser um dos últimos mercados que deve entrar. Mesmo com sobretaxa, os modelos mais baratos BYD provavelmente chegariam aqui a um preço menor que o model 3 mais barato da Tesla. No fim, aqui ta mais uma reserva de mercado pras fabricantes americanas de carros eletricos que no fim podem acabar inferiores aos chineses justamente por nao ter que competir com esses rivais.
A sobretaxa de 25% que vai começar semana que vem vai ser pra qualquer carro, CI, hibrido ou eletrico fabricado fora dos EUA, inclusive peças… vai no fim so causar inflação.
Se a BYD vender bem na Ásia, ela já consegur mais volume de vendas que a Tesla.
Se ela se firmar na África, AL e, aos poucos, na Europa, então…
A Tesla pode concorrer nos mercados acima?
Sobre as sobretaxas do Trump, acho que os americanos vão descobrir em breve que o tempo em que marcas americanas como a Ford fabricavam 100% do carro em seu próprio país já passou a muito tempo…
O segundo maior mercado da BYD, já é o Brasil
Enquanto a BYD é proibida nos EUA,
a Tesla vende seus veículos na China,
onde teve em 2024 seu maior mercado consumidor… Concorrendo com a BYD.
[Os veículos Tesla vendidos na China, são produzidos pela fabrica chinesa da Tesla]
Olá Wilber. eu ainda não conseguir entender a estratégia de Trump… contudo, tenho a impressão que após um grande impacto (mais midiático que real) dos primeiros dias, Trump deixou de ser novidade.
Agora, eu ainda não sei dizer qual é a estratégia e quais os objetivos que o grupo trumpista espera atingir.., ás vezes, fico com a impressão que eles são pautados pelo impacto imediato nas redes sociais.. talvez não exista nada estratégico mesmo…
A estratégia dele é aparecer no noticiário diariamente pelos motivos errados, enquanto beneficia seu grupo industrial e apoiadores por baixo da mesa sem ser quase noticiado pois tem sempre uma besteira que chama mais a atenção.
Acho que até aqui parece ser o mais provável, mas ainda falta muita peça neste quebra-cabeças.. ainda não está claro quais são os interesses econômicos envolvidos ou quais interesses políticos estão sendo privilegiados..
Eu ainda não consegui entender.. uma outra situação seria que o grupo que chegou ao poder nos EUA é apenas incompetente e inconsequente, tomando decisões sem qualquer inteligência.. isso já aconteceu antes em diversos países
No livro “Todos os homens do presidente” (no filme também), o “Garganta Profunda” segure aos jovens repórteres que sigam o dinheiro e diz que as pessoas que estão na Casa Branca são pouco inteligentes. Ele comenta que não existe nenhuma grande estratégia em torno das decisões tomadas na Casa Branca.
Acredito que a análise do “Garganta Profunda” parece adequada para analisar o grupo trumpista que está na Casa Branca.
“Alguns homens não procuram nada lógico como o dinheiro.
Eles não são compráveis, ameaçavéis, razoáveis ou negociáveis.
Alguns homens só querem ver o circo pegar fogo.”
Alfred Pennyworth (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Uau, citando DN!
Só para deixar claro. Nos EUA não se vende nenhum carro de fabricantes chineses.
E poucos modelos vendidos aqui são fabricados na China.
Nos EUA, se vende de tudo fabricado na China.
Menos carros chineses fabricados na China.
acho que tem alguns Volvos, Polestar e até Buicks e Lincoln fabricados na China vendidos nos EUA e Canadá
Esses são feitos no México ou Canadá. Por que senão não são elegíveis para o bonus da veículos elétricos.
Fator extra é que hoje os carros da BYD são bem melhores que os da concorrência tbm, na vdd se não fosse a proteção estatal a Tesla já teria perdido até o mercado americano.
Igual aos modelos Tiggo da Chery, não deixam a desejar em nada as grandes marcas e até oferecem mais por um preço semelhante
Por isso tá rolando um lobby fortíssimo das montadoras pro governo daqui taxar os veículos chineses.
Ultimamente vejo muitos BYD circulando em SP. Não nego que são designs muito bonitos.
Se grana ( a falta dela, melhor dizendo ) não fosse um problema pra mim…
Sim e a tecnologia deles tbm é superior a dos concorrentes daqui, nessa corrida aí a China tá bem na frente mesmo.
Meu pai comprou um BYD Seal, é um carro mto bom, parece um computador ambulante, e muito espaçoso.
Achei bem melhor do que o Civic que estou usando.
A Tesla desde sua criação e até agora (antes da criação da taxa de 25%) não teve proteção estado. O único incentivo foi o desconto federal de USD5M que se tem quando compra um carro elétrico nos EUA. No resto, a Tesla sempre andou sozinha e criou o mercado elétrico nos EUA e outros países. A Tesla nunca foi parte das 4 grandes montadoras a receber benefícios nos EUA. Apesar dos problemas, a Tesla ainda tem condições de competir nos EUA, Europa e vários outros países, principalmente para carros de mais alto desempenho e valor agregado.
Me refiro a essa proteção aqui”, filho:
https://www.automaistv.com.br/mercado/byd-ja-fatura-mais-que-a-tesla-mesmo-sem-vender-nos-eua/
*tem outras sanções que na prática impedem as chinesas de vender lá.
cara a Tesla além dos U$5.000 abocanha mais U$7.500 de alguns estados como a Califórnia fora que na China a Tesla teve financiamento de Bancos Chineses mais INCENTIVOS a fundo PERDIDO DO GOVERNO DE XANGAI
100% de imposto pra carros chineses é uma proteção e tanto.
São classes diferentes de produtos, a BYD vende mais que o dobro de veículos para atingir uma receita praticamente igual a da Tesla. A Tesla foca em valor alto e marca grife. A BYD está distribuindo navios de EVs pelo mundo, focando no volume.
Pro consumidor a concorrência é ótima, atende a todos os perfis.
Afinal, a BYD vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
riso.. fica tranquilo que é uma piadas de gente mais velha.. acho que só uns três que pediam para não esquecer da Caloi que vão lembrar da Tostines.
A Tesla sempre só fabrica carros elétricos, e por isto ela nunca vai superar os volumes da BYD. Além disso, o foco dela são modelos médios e grandes. Outro foco da Tesla e Autopilot. Um terceiro foco são robôs humanoides, que a grande aposta do Elon Musk para o futuro da Tesla.
Eu apenas lembrei da propaganda da Tostines.. acho que foi o Olivetto que fez.. mas falta-me certeza
Os produtos chineses atingiram um nível de qualidade impressionante, e a BYD é um grande exemplo disso.
Seus modelos mais premium, em alguns casos, superam até mesmo carros alemães e japoneses, entregando mais tecnologia, conforto e eficiência por um preço muito mais acessível.
O meu BYD Song Plus, por exemplo, é similar ao Audi Q3 e ao BMW X1 — e isso custando metade do preço!
É apenas uma questão de tempo até a BYD conquistar uma fatia ainda maior do mercado e desafiar gigantes como Toyota e Grupo VW.
Já começa fazendo uma análise errada. Audi e BMW são caras pq são consideradas uma marca premium e a maioria dos consumidores paga pelo “status” que a marca traz (quem compra modelos de luxo dificilmente pegaria um generalista como o Song Plus. São consumidores diferentes e o grupo BYD sabe disso).
A BYD é uma new commer no mercado brasileiro e por isso oferece mais por menos (se tornar conhecida pelo consumidor médio). A marca premium da BYD é a Yang Wang e cobra muito mais pelos veículos.
Leigo querendo comparar marca generalista com premium é impressionante.
Diga isso para os americanos e veja como as marcas japonesas conquistaram o mercado desde os anos 90. Lexus, Honda e Toyota deixaram as marcas “premium” para trás, vendendo mais de cinco vezes que elas. O pragmatismo do consumidor se provou vencedor. e agora, a história se repete com a BYD e outras marcas chinesas ganhando espaço pelo mundo.
Já começa que Honda e Toyota nunca foram rivais de Mercedes, BMW e Audi. Marcas generalistas possuem muito mais volume que as premiuns e dessas que vc falou só a Lexus e rival, mas só tem relevância nos EUA e Japão. Aprende um pouco: Marca premium da Honda é a Acura, Toyota é Lexus e Nissan é infiniti.
https://youtube.com/shorts/nsaIogk0P0g?si=Y51xpqYcbxw1ojnT
cara nos anos 90 a Nissan tinha o 300zx, a Mitsubishi o 3000 gt, a Toyota o Supra e a Honda o NSX todos mais caros que um Corvette ou uma BMW M3 inclusive o NSX era mais caro que uma M5
240k contra 365k da GLA 200. É de parar para pensar algumas vezes…
Descartável, só serve para sujar o planeta.
Tudo é descartável seres humanos incluídos…
Nos EUA também existem pessoas que não pensam como Trump, que escolheu a sua administração com base na lealdade e não na competência como tal é para mim uma piada ler “As ações da BYD, apoiada pelo investidor norte-americano Warren Buffett, já subiram mais de 50% em 2024″. Warren Buffet é gringo e um dos homens mais ricos do mundo e que de certeza irá ultrapassar Musk que se esqueceu que as pessoas que mais Tesla compravam tinham como intenção a descarbonização do planeta, coias que a extrema direita não tem nem se preocupa com a conservação do planeta e Trump quer apenas furar, furar para extração de petróleo, tal como acontece no presente da foz do Amazonas. Também me recordo que distintos gringos republicanos se preocupam com o ambiente entre os quais destaco George Shultz https://www.youtube.com/watch?v=KR39TfpyAgY&ab_channel=Stanford e o mundo continua girando e quem perder o barco apenas fica perdendo olhando os outros evoluindo o seja Trump; Musk e outros apenas arrastam os EUA para o buraco
Trump com estas altas taxas pode mudar algo que existe há décadas por lá, americano troca de carro como e troca de roupa, porque é muito mais barato pegar financiamentos longuíssimos com juros muito baixos e carros que são baratos (pro bolso deles) do que fazer a manutenção desses carros. Se os preços subirem realmente, será menos vantajoso fazer essa troca (tem quem troque todos os anos), isso pode valer milhares de empregos.
_________________ A idade média dos veículos nos EUA é maior que no Brasil, por exemplo. Comentar sem fazer uma pesquisa básica e confiar no “senso comum” é complicado… Ademais, o americano médio está ficando muito mais tempo com um carro do que antes. A inflação e “estagnação salarial” está afetando demais o estadunidense (desde o governo Biden e um pouco antes) e com as políticas contraditórias e belicosas do Trump isso vai piorar.
EDITADO
americanos costumam trocam de carro após o fim da garantia, já que lá os custos de mão de obra são caros
e isso é notícia militar pq….
Isso é geopolítica. Geopolítica está diretamente ligado ao setor militar e área de tecnologia.
Pedro, você precisa estudar mais.
Discordo e dispenso o “conselho”. Se alguma dessas empresas produzisse equipamento militar pelo menos, ou se fosse algo de estado e não particular….guerra comercial é uma coisa..guerra militar é outra.
Porque o Musk, dono da Tesla, tem enorme influência no governo dos EUA em uma situação óbvia de conflito de interesse
sim, para o mundo corporativo…
Pra mim o maior motivo pra ter um elétrico é a economia em manutenção e custo por km rodado, além do conforto, silêncio e ausência de vibração.