Chefe do Estado-Maior do Exército Português visita Quartel-General do Exército Brasileiro

Brasília (DF) – Na segunda-feira, 17 de março, o General de Exército do Estado-Maior do Exército de Portugal, Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, realizou uma visita institucional ao Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Após a escolta de honra realizada pelos Dragões da Independência, o oficial-general da nação amiga foi recepcionado no Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), onde foi homenageado pela guarda de honra do Batalhão da Guarda Presidencial e recebeu salvas de gala da Bateria Caiena.
O General Mendes Ferrão participou de uma audiência com o General Tomás, durante a qual foram discutidos temas de interesse mútuo, relacionados às duas instituições.
Encerrando a atividade, o visitante foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Ela é concedida a militares, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à nação brasileira.
As duas instituições compartilham uma longa história de intercâmbio e colaboração, com destaque para ações nas áreas de ensino, doutrina, logística e tecnologia militar. Essa parceria contribui para o aprimoramento profissional dos militares e para o fortalecimento da interoperabilidade entre as Forças Armadas de ambos os países.
O Chefe do Estado-Maior do Exército Português tem 43 anos de serviço e foi promovido ao atual posto em 1º de março de 2023. É formado no Curso de Infantaria da Academia Militar, no Curso de Estado-Maior e no Curso de Promoção a Oficial General, além de ter completado, entre outros, o ACE Orientation Staff Course.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
É para mim uma alegria receber as autoridades das nações amigas aqui no Brasil.
43 anos de serviço?!?!?!.. Aqui no Brasil.. já não teria ido para reserva????
É por que os generais brasileiros, coitados, se cansam muito tendo de assinar papelada o dia inteiro dentro de escritórios com ar condicionado, eles tem que passar pra reserva com aposentadoria integral com 50 anos ou menos.
Pelo seu pensamento, eles já entraram no EB como Generais, nunca foram Aspirantes, Tenentes (2º e 1), Capitães, Majores, Ten Cel e Cel. Será que já saiu o edital do Concurso para General de Exército 2025???
Você pode discordar ou concordar com a organização das Forças Armadas no Brasil, até ai, sem problema nenhum.
Contudo, ao reproduzir um discurso desconexo com a verdade, começa a passar vergonha.
Não é possível ser General no Exército Brasileiro com menos de 50 anos, por exemplo.
Talvez seja importante estudar um pouco de Lei e Legislação sobre o tema, para poder apresentar argumentos contrários, mas verdadeiros, sem passar vergonha.
Não é possível em qual sentido?? por que vedação legal e idade minima para general não tem. O Estatuto dos Militares só regula a idade maxima de entrada na força.
Por que o privilegio existe mesmo:
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/forcas-armadas-tem-360-generais-na-ativa-e-5-mil-na-reserva-com-130-marechais/
.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jose-roberto-de-toledo/2023/05/15/exercito-gasta-mais-com-viuvas-e-herdeiros-de-generais-do-que-com-soldados.htm
https://www.forte.jor.br/2018/12/18/exercito-tem-5-mil-generais-de-pijama-e-eles-custam-r-17-bilhao-por-ano/
Todos Generais do Exército Brasileiro tiveram a origem em um concurso público de âmbito federal.
Para fazer esse concurso público de âmbito federal existem requisitos.
Um dos requisitos, por exemplo, é possuir o Ensino Médio.
Agora a questão é matemática.
Se somar a idade mínima que um jovem ao completar o Ensino Médio, com as idades/tempo de cada interstício para cada promoção, vai descobrir que nenhum militar do Exército Brasileiro consegue ser promovido a Gen com menos de 50 anos de idade.
Matemática básica (do ensino fundamental).
Talvez seja importante um conhecimento um pouco maior antes de querer argumentar, sob pena de repetir desinformação e inverdades.
Eu acho que você não sabe conta. Primeiro que você conclui o ensino médio aos 18, e o concurso deixa claro que quem tem 17 e está no ultimo ano do Ensino Médio pode prestar.
50 – 18 = 32 anos, nesse tempo dá sim, para alguém virar general. E olha, está quase dando os 35 anos de serviço viu?? Então tem milico se aposentado com 53 anos. Quem se aposenta com isso no setor privado?? Você que precisa aprender.
Analfabetismo funcional é um problema sério, devia estudar um pouco mais antes de escrever bobagens. O Exército Brasileiro não tem nenhum Gen com menos de 50 anos. Não adianta eu querer te explicar, não vai entender, assim apenas decora.
Não fui eu que defendi os 4bi que a MB gastou nas Tamandaré. Ahh e bom, eu estudo, Tenho pós graduação até, e você o que tem além de ter nome de gado europeu??
Você não quer explicar, simplesmente porque não tem argumento, como todo comentário seu aqui.
O que não se enquadra aqui, o que sua logica não foi capaz de entender, não é a porcaria da diferença legal de se “reformar” e se “aposentar”, e sim, que na prática, e você sabe disso, são a mesma coisa.
Então não vem chamar os outros de analfabeto funcionais, quando você não tem a capacidade de entender o objeto aqui da discussão, e inclusive, ignorou todos os links que foram citados aqui, e apenas veio com a sua clássica arrogância e xingamento.
Eu não vou ficar debatendo aqui, sendo que eu – contribuinte, terei que ficar pagando privilegio e direito adquirido de militar, até 2096, inclusive de filhas folgadas que nunca trabalharam (e não me venha falar em direito adquirido, sendo que os pagamentos continuam)
Eu não vou ficar defendo uma casta e força, que na reforma da previdência foi a menos afetada, sendo que não fazem nada. Não vou ficar defendendo uma força, que se acha só porque de vez em quando ajuda em desastre naturais.
Me poupe, não vou fica como você, defendendo uma casta cheio de privilégios, que desde da redemocratização teve aumento real dos seus salários, e os servidores civis, não.
https://www.brasildefato.com.br/2022/05/29/militares-tem-aumento-real-de-30-em-10-anos-maior-ganho-entre-servidores-federais/
Quem não tem entendimento, é você.
Seria bom essa indignação de vocês com a classe política, judiciário e o executivo.
Esse silêncio ensurdecedor da militância é que causa espanto,por que será?
No sentido de que:
1) ter muitos na reserva não faz sentido nenhum com a colocação. São das regras antigas, q havia promoção ou soldo acima na passagem pra reserva.
2) somando a idade mínima de formação mais os interstícios mínimos de cada promoção é impossível Gen com menos de 50 anos.
Aliás, o mais novo até hj foi com 51 anos a Gen Bda, se não me falha a memória.
O claviculário da turma (mais novo) chegou a Gen.
Para exército, mais 8 anos. Pra cmt do EB, mais 4.
Ou seja, mínimo 63 anos de idade, 47 anos de serviço.
Sim, e o contribuinte vai pagar o privilégios antigos até 2096
Privilégio, não.
Desconto por não pagar os direitos q os civis tem.
Para responder, podemos usar como referência o Cmt do Exército, Gen Tomás (que está na ultima foto).
Não tenho absolutamente certeza se ele ingressou na EsPCEx em 1975 ou 1976.
Dessa forma, em um conta simples, na pior hipótese ele tem hoje 48 de serviço e na melhor hipótese tem 50 anos de serviço.
Obviamente nem todo militar concursado/de carreira do Exército de Portugal permanece tanto tempo na ativa, como também nem todo militar concursado/de carreira no Exército Brasileiro.
Ele passou na peneira, o pessoal que não é promovido à oficial general é aposentado com 50 anos ou menos.
Tua aparente dúvida foi uma insinuação, entendi.
Enfim, está equivocado novamente.
Não existe “aposentado”.
O que existe hoje é que o militar de carreira ao completar 35 anos de serviço pode solicitar a ida para a reserva.
Outro equivoco é dizer que se não for promovido a General “é aposentado com 50 anos ou menos”.
Boa parte dos Oficiais e dos Praças permanece na ativa até ter mais de 50 anos de idade, apesar de terem mais de 35 anos de serviço.
Todo mundo sabe que entre se “reformar” e se “aposentar” só muda o nome.
Desculpa, mas você aparentemente quer justificar a ignorância de alguns, talvez a sua também, com o argumento de “todo mundo sabe”.
Eu observo de maneira diferente, qualquer pessoa com conhecimento e escolaridade média vai estudar e se aprofundar minimamente no que significa aposentadoria e o que significa ir para reserva, bem como as legislações e Leis sobre o tema, antes de querer argumentar (a favor ou contra).
Desculpa, mas você aparentemente quer justificar a ignorância de alguns, talvez a sua também, com o argumento de “todo mundo sabe”.
Ataca a pessoa e não o argumento. Clássico.
Porém enfim, meu contador enviou o que vou pagar alíquota de IR esse ano, 27.5%. Eu tenho alguns generais de 55 anos, e 100 kilos para sustentar.
Não fique triste….o general também vai pagar a mesma alíquota.
Eu vou me aposentar no mínimo com 65 e ele??
Ja que essa questao é tão importante pra você, deveria ter feito concurso para as FFAA, é aberto a todos. Agora não adianta ficar chorando.
É que para mim é orgulho, não precisar mamar o Estado
Parabéns!!!
Ele trabalhou bem mais por dia, sem ganhar nada mais.
A vida é feita de escolhas, com suas consequências.
Assim como todos os militares….
Percebi que não tem conhecimento médio para entender a diferença de “aposentadoria” e “ida para a reserva”, assim é só decorar: são situações muito diferentes.
E com o mesmo resultado prático. Porém confia, que algum general da reservai voltar sim em caso de mobilização, o que vai ter gente arrumando desculpa.
Vai se aposentar com 65?
Bem feito… quem mandou não estudar…
Imagine quando você descobrir, que é meme entre os concurseiros de que os concursos militares são fáceis. Ahh, o servidores públicos civis também tem idade minima de 65 anos.
“Não é aposentado” quer me fazer acreditar mesmo que esses velhos pançudos estão no aguardo para voltar a ativa num caso de mobilização?
Em um país que a ultima guerra em escala, aconteceu há mais de 80 anos.
Por isso mesmo.
Gen Tomás, Cmt do EB “Nascido em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo (SP), é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva. Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2019”. Total 50 anos de serviço.
Um Gen Ex no EB tem mais de 45 anos de Serviço.
Não faz muito tempo parece que ele já veio ao Brasil recentemente…
Algum acordo…
Voltou para comer camarão e tomar vinho.
Uma aproximação maior entre os Exércitos Brasileiro e Português é bem vindo, com possibilidade de projetos em conjunto.
Aproveitando o ST e o 390, será que os portugas se interessariam pelo Guaraní ou Lince?
Dificilmente alguém se interesse pelo Guarani não só pelo pequeno número de produção, mas também pelo problema de capotagem crônica que tem.
Bom ponto levantado, quase ninguém comprou o Guarani além de nós, não deve ter sido exportado nem 50 unidades; em comparação o Urutu vendeu centenas; realmente deve ter alguma coisa errado com esse blindado.
O VBCI francês é o melhor do mundo em sua categoria e ainda não foi exportado. Esse argumento de vocês é muito fraco!
A PR vetou 400 pro Iraque e 200 pro Líbano…
É sério? Existe mesmo esse problema? Eu confesso que não sabia. Poderia ser melhor esclarecido, por favor?
Isso é lenda da internet. esse problema não existe
Na verdade, acho que o que pesa MESMO é que poucas das versões imaginadas pro Guaraní, saíram do papel.
Porta-morteiro, AA, engenharia, ambulância, C&C…
Se tivessem já prontas e implementadas, talvez houvesse maior interesse por ele no mercado internacional.
O mesmo não poderia ser dito do Urutu por exemplo? Ainda assim ele vendeu igual água.
Nem o CFN comprou ele, preferiu o Piranha, que nem anfíbio é.
O mercado muda
A realidade e o mundo de quando o Urutu e Cascavel foram criados são completamente diferentes da realidade e do mundo de hoje, nem tem comparação.
A aquisição do Piranha pelo CFN começou em 2005 para serem usados no Haiti. As primeiras unidades chegaram em 2007.
O projeto Guarani, se não me engano, é de 2007 e as primeiras unidades foram entregues em 2014.
E sim, o MOWAG Piranha é anfíbio (capacidade limitada, assim como o Guarani)
O Piranha é bem mais antigo q o Guarani.
Entrou bem antes no FN, q o Guarani foi feito.
Até onde eu sei esse problema de capotamento não existe , e nem existem indícios de que exista. O Guarani é um projeto relativamente novo no mercado e de excelente qualidade técnica, a questão é que o mesmo não é um IFV e sim um VBTT. E as demais versões do guarani não estão prontas e operacionais para o mesmo ser oferecido como uma solução completa no mercado. Ainda sim conseguimos exportar algumas unidades para Líbano e Filipinas , o que é um feito digno de nota visto que o Brasil estava há décadas fora desse mercado.
Posso estar mal informado (e se estiver, corrijam por favor); mas Brasil e Portugal não realizam simulações de combate entre suas forças, na proporção que seria esperado entre nações de tão profundos laços.
Sei lá, talvez uma a cada biênio de força aérea para força aérea, depois no biênio seguinte uma de exército para exército e da mesma forma entre as marinhas.
Interessante seria, também, maior contato operacional entre os países lusófonos. Não no sentido de criar um bloco militar; mas para estreitar mesmo as relações além do plano comercial e diplomático.
Enfim, que sejam reforçados os laços a partir deste encontro.
Saudações
Existem intercâmbios.
Também há oficiais aqui e lá fazendo cursos.
Salve João!!
Sim, sim. Eu não citei porque pensei em algo mais operacional.
Não que intercâmbios não sejam importantes; mas a visão é num sentido mais voltado à troca de experiências no exercício da função de cada força; afinal Portugal é um país “otânico” e se essa aliança for desfeita, certamente irá integrar a nova aliança militar.
Logo, suas forças estão(rão) sempre atualizadas no que tange a guerra moderna.
Acredito que ampliar os laços seja benéfico para ambos.
Valeu pela visita e pelo fortalecimento das nossas relações!
Fica a dúvida: de que forma, exatamente, Portugal pode nos apoiar na área militar?
Comprando nossos produtos, como o KC390 e A29. Intercâmbios e exercícios conjuntos poderiam ser interessantes também.
Portugal é um nanico no âmbito militar. Onde estão os exercícios com França, Inglaterra, e países da OTAN para aprendermos as táticas e inovações da guerra da Ucrânia?
É muito mau o teu comentário porque falas sem saber.
Mas não sou eu que te vou informar apenas recordar alguns pontos a começar pelo General Mendes Ferrão que também foi segundo comandante da MINSUCA, posto que tem sido sucessivamente ocupado por generais portugueses, Brigadeiro Herminio Maio, Tenente General Marco Serronha, Tenente General Maia Pereira, Major General Gonçalves Soares, Major General Luís Monsanto e falando na RCA lembro-me dos militares brasileiros que participaram na EUTM-RCA integrados no time português https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ultimas-noticias/2-contingente-brasileiro-e-desdobrado-na-missao-de-treinamento-militar-da-uniao-europeia-na-republica-centro-africana.
Lembro-me dos convites à participação do Brasil nos exercícios REPMUS https://sicnoticias.pt/programas/futurohoje/2024-09-17-video-futuro-da-marinha-em-simulacao-num-enorme-exercicio-na-costa-portuguesa-ff8954f9 mas como neste video não se consegue ver a bandeira do Brasil vai este https://www.youtube.com/watch?v=6IHKyDFk1A4&ab_channel=MarinhaPortuguesa e dois vídeos do almirante cessante https://www.youtube.com/watch?v=6BnL5E3OMY8&t=1310s&ab_channel=AcademiadeMarinha e https://www.youtube.com/watch?v=r7gNqUGBFyc&ab_channel=Bitalk-Neg%C3%B3cios%C3%A0Portuguesa mas se quiseres ver a entrevista por inteiro https://www.youtube.com/watch?v=_mOT2VMzXMA&ab_channel=Bitalk-Neg%C3%B3cios%C3%A0Portuguesa
Também podes ler algo sobre o acordo de partilha do conhecimento e de experiências em diversas áreas tais como sistemas não tripulados, tecnologias disruptivas e sistemas de navegação https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Marinha-Portuguesa-e-Marinha-do-Brasil-reforcam-acordo-de-cooperacao-.aspx.
Portugal é um dos doze países fundadores da OTAN.
Isto não é novidade para ninguém e espero que seja um fracasso https://www.rtp.pt/noticias/economia/brasil-quer-aproveitar-contexto-global-para-aumentar-exportacoes-de-defesa-para-portugal_n1631569
É nanico mas está quase em todo o lado (ver o mapa) https://www.emgfa.pt/pt
O mapa ainda não está atualizado mas existe também uma companhia de fuzileiros portugueses na cidade portuária de Klaipeda na Lituânia
Vai partir, já foi entregue o estandarte nacional, a uma força militar da FAP de 4 F-16 e composta por 100 militares da FAP e que ficará instalada na Base aérea de Siauliai na Lituânia
Também me esqueceu de mencionar uma página onde fala sobre o interesse da MB por novas tecnologias e inovações num acordo celebrado com a Marinha Portuguesa
https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Marinha-Portuguesa-e-Marinha-do-Brasil-reforcam-acordo-de-cooperacao-.aspx
novos navios, projetos da própria marinha https://www.youtube.com/watch?v=5N6lZEsnfSw&ab_channel=PortugalDefense
Exericio militar ARTEX https://www.youtube.com/watch?v=HrVfG0b8bek&t=22s&ab_channel=Ex%C3%A9rcitoPortugu%C3%AAs
até as operações especiais norte-americana experimentam tecnologia portuguesa
https://thedefensepost.com/2025/03/11/tekever-us-test-ar3-drone/ o AR3 é um drone construído pela portuguesa TEKEVER
Correção: Sempre que aviões da FAP patrulham o Báltico, ficam na Base Aérea de Siauliai, mas pela primeira vez isso não acontece porque ficam instalados na Base Aérea de Amari na Estónia
É bem normal exercícios, intercâmbios e cursos.
Atualização doutrinária.
Por ser da OTAN, recebe o mesmo q os outros países.
Muito. Na aprimoração de piadas para fortalecer a moral da tropa…😁
O EB podia se livrar dessa farda dá uma vibe muito paquitas, não tem garbo não e tem certamente alto custo pra um objetivo fútil; quem quer ver farda histórica pode ir no museu ou abrir um livro.
Essas fardas são simplesmente para uso ceremonial e são muito bacanas, pois remontam aos tempos coloniais.
Compreendo que a falta de conhecimento e cultura provoque esse tipo de reação.
Para não me alongar, sugiro pesquisar sobre o uso de uniformes históricos pelo mundo, pode começar com a Guarda Suíça do Vaticano e Guarda de Honra do Regimento Presidencial da Rússia.
A Guarda Suíça não parece com as paquitas.
Admito, tentei te explicar com termos técnicos demais para a compreensão.
Te indico o EJA – Educação de Jovens e Adultos (conclusão da Educação Básica) – e o Pé de Meia (incentivo financeiro).
Existe também a cinza no EB, muito parecida com a de Portugal.
Eu servi no 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador!
Sugiro pesquisar a origem dos uniformes, sua importância histórica, e o uso nas inúmeras forças armadas mundo afora!
Só desprovidos de senso não valorizam a história!
“A Guarda morre mas não se rende!”
É essa turminha de azul que ‘protegeu’ o Palácio do Planalto em 08/01/2023
Não.
O GSI não acionou eles.
Com certeza esse senhor tem muito mais experiência em combate que o nosso general, no mínimo, deve ser veterano da guerra colonial portuguesa.
Da guerra colonial ele certamente não participou, só se começou a combater ainda bebé. Mas no Kosovo ele esteve.
Os Generais de Brigada recém promovidos aqui no Brasil são da turma de formandos da Aman de 1995, ou seja, com 30 anos de serviço. Se forem sendo promovidos a Gen Div e Gen Ex, de quatro em quatro anos, chegarão ao final de suas carreiras com 42 anos de efetivo serviço. Se algum deles for nomeado Comandante do EB, passará obrigatoramente para a Reserva e terá o mesmo tempo de serviço que esse Sr. Português. Logicamente, O Gen Tomás não tem apenas 35 anos de serviço…
Espero que nossos generais tenham escondido nossas armas top secret…
Espero que tenham Lacrado os paiois com 80 mil cervejas(Heineken e Stella Artois…), Moët & Chandon e picanha e filé mignon…
Seria um erro de segurança!
Na verdade, as rações da OTAN q tem cerveja e vinho dos bons…
Sabia?
Eles são eles, não me interessa como gastam o orçamento deles…
Pouco me importaria se todos os dias no café da manha eles comessem torradas com patê de Foie Gras e uma chícara de Kopi Luwak
Aqui é que me interessa.
E tome almoços e jantares
“Encerrando a atividade, o visitante foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Ela é concedida a militares, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à nação brasileira.”
Alguém poderia informar qual foi o “relevante serviço prestado à nação brasileira” pelo gen Ferrão? Foi vir nos visitar?
Provavelmente uma reciprocidade.