Uruguai em 1960

Tanques M24 do Exército uruguaio durante o desfile de 1960 para a visita do presidente dos Estados Unidos, Eisenhower

Por Roney Lemes de Moura Filho

Duas das principais marcas da América Latina durante os séculos XIX e XX foram a inflação e a incapacidade de seus membros de gerarem Estados eficientes nos moldes europeus, principalmente nos quesitos de recolherem níveis significativos de impostos, e toda a estrutura envolvida nisso, de mobilizarem suas populações quando necessário, e, como se mostrou frequentemente (semelhante aos seus antigos senhores coloniais), incapazes de controlarem suas elites, que muitas vezes corrompiam o Estado em determinados seguimentos ou áreas, ou simplesmente o usurpavam.

E tal situação se torna mais curiosa tendo em mente que os países da América Latina se tornaram independentes, no geral, no primeiro quarto de século do século XIX, o que os deu tempo o suficiente para desenvolverem por si mesmos Estados que tivessem um desempenho ao menos razoável, porém, com algumas poucas exceções, isso não veio a ocorrer. Assim, o questionamento fica: qual seria o motivo disso? A relação estabelecida por Charles Tilly entre Estado e guerra explica em partes tal fenômeno.

Como já dito anteriormente, guerra ou a perspectiva de uma guerra foram importantes para o desenvolvimento institucional em lugares como a Prússia e a China antiga, e não apenas neles, com a França e Inglaterra se incluindo nessa lista, juntamente com os EUA, que, ao longo do século XX, desenvolveu setores consideráveis do Estado por questões relacionadas à segurança nacional.

Com exceção das guerras de desintegração da antiga Iugoslávia, a Europa se mostrou um lugar pacífico, especialmente desde a década de 1950, porém, obviamente, nem sempre foi assim, com boa parte da história da Europa sendo constituída por níveis altíssimos e quase constantes de violência entre Estados, com eventos massivos que levaram a mudanças consideráveis nos mapas europeus e nos estilos de vida dos povos representados nesses mapas, desde a Guerra dos Trinta anos, até Revolução Francesa com suas guerras napoleônicas, chegando no auge desse tipo de violência na Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Obviamente, não se trata de dizer que a América Latina é um lugar essencialmente pacífico, afinal, o continente como um todo tem uma quantidade um tanto quanto alta de cartéis de drogas, facções criminosas e bandidos comuns e até mesmo alguns poucos grupos guerrilheiros de orientação leninista ou maoísta, proporcionando assim altos níveis de violência e de sofrimento para as populações locais. Porém, a violência entre Estados, a guerra propriamente dita, principalmente a de larga escala e total, se mostrou inexistente no continente, com as possíveis exceções da Guerra do Paraguai e a Guerra do Pacífico.

De todo modo, as guerras entre Estados na América Latina foram tão pouco frequentes que muitas pesquisas históricas mal as mencionam, com a possível exceção das duas guerras já citadas. Obviamente que a ausência de guerras do tipo no continente é um fato positivo, ainda mais quando se tem em mente o nível de sofrimento que tais eventos causam. Porém, é difícil não notar que justamente os setores que a guerra incentiva um Estado a desenvolver são aqueles que faltam na América Latina.

Um desses setores, sendo este um dos mais influenciados pela guerra, é o da tributação. Os diferentes Estados da China antiga, por conta da situação de guerra entre eles, se viram obrigados a fazerem reformas administrativas significativas com o intuito de poderem tributar de forma mais eficiente. Os Estados da Europa moderna, igualmente motivados pela guerra e a necessidade de financiamento, criaram ministérios de finanças, burocracias para administrarem a coleta desses impostos e hierarquias administrativas para gerenciarem a logística por trás disso tudo.

Tais Estados passaram a ser cada vez mais eficientes no quesito de tributar sua população. Isto, por sua vez, não veio a ocorrer na América Latina, com o Brasil e o México no século XIX, por exemplo, vindo a recolherem de um quarto à metade dos impostos per capita que a Grã-Bretanha veio a recolher durante o mesmo período.

Sem contar que os países da América Latina dependiam muito mais de impostos indiretos, como os recolhidos pelas alfandegas e aqueles sobre consumo, pois estes dois são mais fáceis de cobrar do que os impostos diretos que são cobrados de empresas e pessoas físicas.

Assim, os impostos indiretos comumente são os primeiros a serem usados por países com fraca capacidade administrativa. Consequentemente o governo brasileiro não conseguia coletar mais de 4% das receitas totais em impostos sobre a riqueza e a produção, mesmo quando travava guerras extremamente custosas no contexto das Questões Platinas. O Chile, às vezes referido como a ‘’Prússia da América Latina’’, tinha uma porcentagem de coleta ainda menor.

REFERÊNCIAS 

  • FUKUYAMA, Francis. Ordem e Decadência Política. Rocco. Rio de Janeiro. 2018. p. 263-264.
  • FUKUYAMA, Francis. Ordem e Decadência Política. Rocco. Rio de Janeiro. 2018. p. 268.

LEIA TAMBÉM:

ESPECIAL: Guerra e Desenvolvimento I – Introdução

Guerra e Desenvolvimento II – Tecnologia

Guerra e Desenvolvimento III – Instituições da Europa

Guerra e Desenvolvimento IV – Instituições da China

Inscrever-se
Notificar de
guest

102 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
28 dias atrás

“Incapacidade de seus membros de gerarem Estados eficientes nos moldes europeus”.

.

Essas são as “referências”: regimes europeus que construíram sua riqueza com escravidão, saque, roubo e colonialismo na América Latina, África e Ásia até os anos 1970 do século XX (e neocolonialismo posteriormente as “independências”).

Sem falar, é claro, da pior interferência: EUA; que promoveu (promove!) Golpes de Estado, desestabilização, guerra híbrida e sanções aliado as oligarquias colonizadas quinta colunas locais toda vez que algum Estado Latino Americano tem algum governo com o mínimo de justiça social e Soberania Nacional.

Nesses casos viram sempre governos “comunistas”, “ditaduras” e “corruptos”.

E, é claro, para muitos os problemas são China, Irã, Rússia…

Última edição 28 dias atrás por Mauro Oliveira
Angus
Angus
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Atualmente existem apenas 2 países da América Latina com golpes com o objetivo de perpetuação no poder (obviamente com apoio de parcela da sociedade e de Forças Armadas), que são Venezuela e Cuba.
Desconheço que tenham apoio da Cia e EUA.
O Brasil mantem laços amistosos com esses países ou rompeu relações diplomáticas até que a democracia seja respeitada?

Maus
Maus
Responder para  Angus
28 dias atrás

O EUA financiou movimentos de esquerda pelo mundo todo desde 1960

Ed Sanches
Ed Sanches
Responder para  Maus
28 dias atrás

Whatttt????

Esteves
Esteves
Responder para  Ed Sanches
27 dias atrás

Ele considera o esforço do Golbery. Abriu espaço para o PT por receio do Brizola.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
27 dias atrás

Golbery fez da cabeça dele.. a reforma partidária aconteceu quando o Brasil e os EUA estavam distantes por causa das críticas de Carter à tortura no Bradol

Atirador
Atirador
Responder para  Maus
25 dias atrás

Vai estudar, eles financiaram todos os golpes de DIREITA nas américas

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Angus
28 dias atrás

É, sério?

É curioso que quando convém a direita pró-oligarquia local e EUA o conceito de democracia liberal ocidental serve para definir quem é democracia ou ditadura…

E uma tentativa bem recente de Golpe virá “velhinhas com uma bíblia protestando”…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Olá Mauro. Quem dá um golpe ou tenta dar um golpe sempre buscará uma justificativa moral, econômica ou social..

Perceba que ainda há quem diga que 64 foi justificado ou até mesmo que o golpe no Chile foi uma decisão democrática.

Quando o golpe dá certo, é preciso que uma nova geração se debruce sobre os fatos e registros para compreender o que aconteceu

Quando o golpe da certo é é feita a justiça, resta aos golpistas a vitimização

Chavez, por exemplo, chegou ao poder por via democrática. Em seus primeiros anos, a relação entre Venezuela e EUA era normal, mas em 2002 houve uma tentativa fracassada de golpe apoiada pelos EUA.. as relações entre os dois países nunca mais foi normalizada… dai teve outra tentativa de golpe em torno de Guaidó, novamente com apoio dos EUA…

Tudo indica que a refente tentativa de golpe no Brasil não teve apoio dos EUA, ao menos desta vez.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Camargoer.
28 dias atrás

Pois então….

Convenientemente alguns esquecem do Golpe contra Chávez em 2002; por pura “coincidência” todos golpistas que conseguiram fugir foram se refugiar nos EUA.

O Golpe no Brasil não foi para frente porque não tinha apoio unânime entre as facções do regime dos EUA (em sua própria luta fratricida).

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Vocẽ tem razão… sobre a recente tentativa de golpe no Brasil (ainda que exista quem negue), creio que ocorreram vários fatores que o impediram.,

1) faltou apoio do “PIB”. Não sei dizer ser parte do PIB foi consultada e pulou fora (não importa agora a razão) ou nem foi consultada.

2) faltou apoio dos principais meios de comunicação. Sem apoio da mídia não há golpe

3) as forças armadas estava divididas. No limite, teria havido uma resposta de setores militares, como aconteceu na Argentina no movimento dos caras pintadas

4) por alguma razão, nenhum dos grupos acampados nas capitais e outra cidades seguiu uma ordem coordenada de repetir os ataques em outras cidades (isto era fundamental para a decretação da intervenção)

5) os ataques em 8/jan ocorreram após a posso de atual presidente.. um erro de quem nunca estudou auto-golpes. Talvez a ideia fosse evitar a impressão de um auto-golpe.

6) faltou apoio internacional dos EUA, da Europa, dos países asiáticos e latino americanos. Golpe tem que ter apoio internacional

7) talvez o mais importante.. faltou apoio popular. Praticamente todas as pessoas repudiaram os ataques de 8/janeiro. Parece curioso, mas golpe precisa de apoio popular.

DRoig
DRoig
Responder para  Camargoer.
23 dias atrás

Juridicamente, não há que se falar em ”tentativa de golpe” no Brasil. É compreensível ouvir leigos falando disso, já que eles não dominam a tecnicidade. O que causa espanto é ver essa tese repercutindo no meio jurídico

Sergio
Sergio
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Primeiramente deixemos de lado essa ” pescaria jurídica ” + a explosão do 8 de janeiro dos derrotados, que mantém centenas de pessoas condenadas até o fim da vida – isso tem que ser resolvido para o bem de todos- de lado.

Não houve golpe nenhum!

Mas o azar que essa turma boquirrota de WhatsApp deu foi que o governo Biden odiava o bolsonaro.

Primeiro pela óbvia associação deste commo trump. Segundo pelas influências do deep state da metropole com as novas diretrizes da esquerda mundial.

O ineditismo disso tudo foi um governo de esquerda em Washington combater até derrubar um presidente latino americano totalmente simpático e fiel – até submisso – aos ideais mais caros da sociedade Americana. E sabotado por seus próprios generais.

É alho ainda de difícil compreensão e creio que mais pra frente essa situação obscura de 2021 até 2023 será devidamente esclarecida.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sergio
27 dias atrás

Sérgio, até os seres inanimados sabem que não houve um golpe no Brasil recentemente.. houve uma tentativa frustrada de golpe;

São coisas diferentes.

Qual foi o presidente brasileiro derrubado recentemente que não completou o mandato? Talvez Dilma.

Sobre as penas, não importa a idade do criminoso. O código penal determinas os intervalos de penas, assim como prevê a progressão em função do comportamento do condenado, também prevê a progressão para pessoas idosas e também prevẽ prisão domiciliar para aqueles que sofram de alguma doença.

Suponha um idoso que cometeu um homicídio qualificado (por exemplo matar uma criança) por motivo torpe (um estupro) e ainda tentou esconder o cadáver..,

Provavelmente pegará uma pena muito grande… a pena depende do crime, nunca da idade do criminoso

Se fosse assim, o códio penal deixaria claro que jovens criminosos teriam penas mais longar que idosos.. uma tolice jurídica.

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Idoso de 70 mata o filho. Porque o idoso tem 70 anos pega 6 meses.

Jovem de 25 mata o pai. Porque é jovem com 25 pega 25 anos.

Xaropes. E jumentos.

Esteves
Esteves
Responder para  Sergio
27 dias atrás

Não houve golpe. Houve depredação e, segundo Cid o Santo, planos de tomada do poder com assassinatos, deposição e 30 anos de chibata.

Somente.

O problema foi o julgamento no STF. Sem contestação oral. Sem debates.

Mas sempre há voltas e revisões.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
27 dias atrás

Olá Esteves, segundo o STF, até agora foram cerca de 900 processos sobre os ataques de 8 de janeiro concluídos.

mais de 500 pessoas fecharam acordo com a justiça, pagando multas e penas alternativas.

Cerca de 220 pessoas não fizeram acordo e foram condenadas por crimes graves e outra 140 (mais ou menos) por crimes de pouca gravidade.

As pessoas que cometeram crimes graves receberam penas de 3 até 17 anos.. todas tiveram advogados que fizeram suas defesas.. os advogados foram ouvidos e as sentenças e penas foram determinadas por votação, já que o STF é um tribunal de colegiados.. se fosse primeira instância, a sentença e a pena seria dada por um único juíz.

No Brasil apenas crimes contra a pessoa usam juri..

o azar desta dos baderneiros foi invadir o prédio do STF… ou melhor, a tolice desta gente foi invadir o STF por que caíram na situação de serem julgados pelo STF..

a ideia é simples.. se o STF foi atacado, o juiz natural é o próprio STF.. e como o STF é a última instância, não tem recurso.., nem precisa ser inteligente para entender a bobagem mas é sempre bom consultar um advogado antes de fazer algo que parece estranho… um advogado mediano teria sugerido esquecer esta tolice porque hoje há cãmeras em quase todo local e uma imagem de câmara de alguém invadindo e depredando o STF é prova suficiente para condenação

da próxima vez, suponho, vão depredar a câmara de vereadores para serem julgados em primeira instância

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Sim.

Mas não permitir a sustentação oral alegando rito do tribunal (plenário) vai contra o preceito da ampla defesa.

Ok. Tivessem permitido…Tava lá os debates até hoje.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Sergio
27 dias atrás

Curiosidade. Você leu as 236 páginas de denuncia da PGR, e os 2500 anexos de provas?? Eu li, e vi a maior parte dos anexos, a denuncia é solida.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Deadeye
27 dias atrás

Leu nada, está aqui com nick falso só para fazer lobby petista.

Edimur
Edimur
Responder para  Camargoer.
26 dias atrás

E o Golpe de tirar e descondenar um Corrupto para voltar a presidência foi culpa de quem ? Porque na.minha opinião esse sim foi um golpe descarado aplicado na sociedade Brasileira

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Edimur
26 dias atrás

Explica melhor sobre o que vocẽ está comentando. Considerando que estou comentando sobre os ataques de 08 de janeiro e à luz do que aconteceu domingo em Copacabana no domingo, posso supor que você estaria (mas sem convicção nesta suposição) comentando sobre a PL da Anista.

Sou contra.

Eu li o relatório da CPMI sobre o ataque de 08 de janeiro. Vale a pena. Nem é tão grande… o fiz em um final de semana com calma.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www12.senado.leg.br/noticias/arquivos/2023/10/17/relatorio-cpmi-versao-consolidada_231017_100010.pdf&ved=2ahUKEwip1tiX3ZOMAxU2upUCHdLAIOEQFnoECAkQAQ&usg=AOvVaw12B6CH-Hz9NC_LeugdWSTe

Há uma convergência de fatos que precisam ser analisadas em conjunto.

1) ocorre uma longa campanha de desinformação sobre a segurança das urnas, comendo pela (tolice) do voto impresso, Discutimos bastante aqui sobre isso. É preciso lembrar que o PL contestou, sem sucesso, o resultado do Segundo Turno.

2) ocorreram as blitz da PFR em algumas regiões do país para dificultar o acesso de eleitores. Algo inusitado. Era tradição brasileira FACILITAR a votação, nunca o contrário.

3) uma das críticas levantadas foi a campanha pelo voto pelo TSE do jovem entre 16~18 anos. Isso sempre aconteceu, mas foi colocado como algo extraordinário que serviria para alterar o resultado da eleição (uma tolice).

4) os acampamentos na frente dos quartéis foi a grande excepcionalidade, começando pelo modo como os militares aceitaram este absurdo. A pergunta sobre o financiamento destes acampamentos ainda esta aberta

5) ocorre um ensaio dos ataques em Brasília na noite da diplomação do atual presidente, que foi antecipada. Isso mostra a relação direta entre os ataques e o resultado da eleição

6) ocorrem os ataques ás torres de transmissão de energia, que foram insuficientes para causar um blackout.

7) enfim, ocorrem os ataques e 08/jan. Os baderneiros em sua maioria de amarelo (seguindo a ordem das primaveras coloridas) colocam faixas e gravam depoimentos que são disponibilizadas nas redes sobre o objetivo daquele quebra-quebra. Ainda é preciso investigar o financiamento.

.dai vem as coisas mais graves…

o depoimento dos comandantes das forças armadas e a denúncia que o comandante da MB estaria disposto a apoiar o golpe, lembrando que foi ele que fez se recusou a transmitir o cargo para seu sucessor.

o Cel.Cid comente o crime de falsidade ideológica com os atestados de vacina (crime provado) que desencadeou as investigações em torno dos arranjos da tentativa de golpe.

O contexto da tentativa de golpe é bastante claro.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

E foram velhinhas protestando, que aliás ainda estão presas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
26 dias atrás

Pelo que apurei, de 1500 pessoas presas nos dias 8 e 9 de janeiro e de outras pouca que foram presas depois, cerca de 500 foram condenadas. e outras tantas fizeram acordos com a justiça.

dependo da fonte, os números variam um pouco porque algumas repostagens estão desatualizadas.

teria que pegar processo por processo para ver

segundo a Gazeta do Povo (para ninguém reclamar que são noticias de imprensa vermelha) até janeiro de 2025, 78 estão presas e condenadas e 70 estão em prisão provisória (teria que ver o motivos… eu não sei) e 7 estão com prisão domiciliar

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/stf-condena-mais-63-pessoas-pelo-8-de-janeiro-penas-chegam-a-17-anos-de-prisao/

Para ter uma visão, no início de março de 25 mais 63 pessoas foram condenadas, sendo 9 réus pegaram penas acima de 14 anos e multa. Os demais foram condenados a serviço comunitário e terão que, juntos, pagar uma multa de R$ 30 milhões

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2025-03/stf-condena-mais-63-pessoas-por-participacao-nos-atos-do-8-de-janeiro

A versão que velhinhas estão sendo condenadas á prisão perpétua não se sustenta.. exceção é a tia de Tubarão que excedeu todos os limites da civilidade democrática, mas pela lei com a progressão de pena e outros benfícios, deve ficar 3~4 anos detida.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Angus
27 dias atrás

E ardilosamente, você deixa El Salvador de lado né??

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Angus
27 dias atrás

O Brasil está se tornando o terceiro, não vai demorar nada nada.

Maus
Maus
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

América latina e África tem 99% dos recursos que os europeus levaram, onde está a riqueza dos africanos e latinos. Melhor: Taiwan não tem uma mina de minério, a riqueza deles vem da areia que eles utilizam para fazer chips de computador, como Taiwan consegue ser mais rica do que qualquer cidade do Brasil?

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Maus
28 dias atrás

?

Tem uma coisa chamada História…

E outra Geopolítica.

O que acha “curioso” é como há defensores do colonialismo europeu e imperialismo dos EUA na América Latina (ambos criminais do começo ao fim).

“Curioso” é um eufemismo de minha parte; é bem explicável.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

Sua lógica cai por terra, quando países europeus como Suécia, Polônia, Noruega e Grécia, que nunca tiveram colônias, se desenvolveram.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Deadeye
26 dias atrás

Teu comentário apenas evidencia desconhecimento absoluto sobre ações econômicas desses países na América Latina. África e Ásia.

Nativo
Nativo
Responder para  Maus
27 dias atrás

“como Taiwan consegue ser mais rica do que qualquer cidade do Brasil?”
Com uma economia voltada para a exportação, facilitada e financiada pelos EUA, só isso.

Esteves
Esteves
Responder para  Maus
27 dias atrás

A resposta está na tua pergunta.

Porque a China não foi saqueada. Apesar do Ocidente seguir tentando.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

Amigo a capacidade e estrutura de um estado francês ou germânico está anos luz de qualquer coisa aqui na América Latina e esse papo decolonial é só moralismo fútil, não muda o ponto do autor: a incapacidade militar está ligada a incapacidade de ter instituições capazes que leva a subdesenvolvimento econômico.

Edimur
Edimur
28 dias atrás

Brasil ta uma M…. e tem governo de esquerda no poder !!! De quem é a culpa agora ? Porque nunca assumem nada sempre culpam alguém, Criaram um pé de meia para aluno mas o professor que ensina este aluno apanha do mesmo aluno kkkkk muito tem que dar aula em 3 turnos para ter o mínimo de conforto, mas não é um governo pelo povo que está no poder ? País vive uma guerra civil mas a preocupação é com a Internet, os caras são tão caras de pau que o miserável que sobrevive de auxílio não conta como desempregado aí a culpa de todos os males é dos Europeus ou dos EUA é igual marido agredir a esposa por não ter feito almoço mas ele gostou o dinheiro de comida com as Primas !!!

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Edimur
28 dias atrás

Esquerda onde?

Só na propaganda.

Na prática é um governo neoliberal de direita.

E muito menos de esquerda ainda é quando aplica no país as políticas do Partido (de direita) Democrata dos EUA (agenda woke-identitária).

Maus
Maus
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Como identificar um canalha: eleja a esquerda e quando ela estiver no poder, diga que é de direita

Maromba
Maromba
Responder para  Maus
28 dias atrás

Já somos grandes o suficiente pra saber que presidente da República (seja Lula ou Bolsonaro) é apenas um mero Chefe do Executivo e que são os parlamentares que realmente detém o poder. A maior bancada do congresso brasileiro é de pseudo-direita. Pseudo pois Direita no Brasil é defender tabelinha da OAB, taxa de serviço em bares e restaurantes, sindicatos patronais e associações de classe (MÁFIAS) etc, sendo que a base do CAPITALISMO é a CONCORRÊNCIA (liberdade para escolher).

“De acordo com a sondagem, dos 513 parlamentares escolhidos, 237 são considerados de direita (46,20%), enquanto 141 (27,48%) são de esquerda e 135, de centro (26,31%)”

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/direita-ou-esquerda-pesquisa-mostra-lado-que-saiu-vitorioso-no-congresso

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Maus
28 dias atrás

Esse é o argumento?

Há um coisa chamada Ciência Política; outra Política de Estado.

O que define o espectro ideológico de um governo é sua base governista, suas políticas públicas e de Estado, não propaganda ou como uma oposição (que nega a própria identidade ideológica) a identifica.

Logo, o Brasil virou um circo ideológico onde uma facção se define como “esquerda” (mas é uma direita neoliberal colonizada pelo Partido Democrata dos EUA) e outra como “direita nacionalista” (mas é neoliberal ultra entreguista e colonizada pelo Partido Republicano).

Nativo
Nativo
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

E isso: estamos com esse POVINHO com preguiça mental e caráter torto, ferrados e lascados.

Esteves
Esteves
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

Isso.

Direita é entreguista. Gente sem caráter. Vermes.

Esquerda é menos. 20% menos.

Esteves
Esteves
Responder para  Maus
27 dias atrás

Defina esquerda.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Olá Mauro.. calma… o atual governo tem uma pauta de esquerda principalmente na prioridade do orçamento.

A política econômica esta mesmo baseada no modelo econômico liberal porque o congresso e parte dos governos estaduais estão sob controle da direita com apoio do setor financeiro…

Há pouco espaço político para uma mudança do modelo econômico.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Camargoer.
28 dias atrás

Discordo totalmente.

Desde 2015 o PT comete absoluto estelionato ideológico/eleitoral.

Deu uma guinada sem volta à direita (que adoram chamar de guinada ao “centro” – um unicórnio ideológico para justificar seu enquadramento ao liberalismo de direita)

Esse governo chancela a agenda neoliberal em vigor desde o Golpe de 2016. O que resta são apenas migalhas que turbina com muita propaganda como “governo de esquerda”.

O espaço político atual foi criado pelas escolhas de Lula e o PT (cuja cúpula é composta por absolutos medíocres, oportunistas e pseudo esquerdistas). Que há muito tempo abandonaram políticas de Estado que podem ser definidas de fato, minimamente, como de esquerda (conceito muito bem definido na Ciência Política e Histórica, quanto mais no contexto latino Americano) e/ou nacionalistas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Eu concordo que o PT é um partido trabalhista que busca uma mudança no modelo econômico seguindo a estrutura democrática (que é uma democracia liberal) evitando o conflito.

O PT não é um partido revolucionário, mas é um partido de esquerda (ainda que esteja muito mais á esquerda que o PT, mas isso é de amplo conhecimento)

Também gostaria de uma mudança mais intensa no modelo econômico brasileiro, mas perceba que as poucas coisas que foram implementadas no pais após quatro governos do PT (sendo um interrompido) gerou um movimento reacionário bastante forte que resultou em uma tentativa de golpe..

A estratégica do PT (creio que desenha por Dirceu) era criar um processo de crescimento que seria distribuído por toda a sociedade, talvez mais acelerado nas camadas mais pobres, que poderia neutralizar um movimento reacionário. deu errado

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Camargoer.
28 dias atrás

O PT abandonou quaisquer fundamento de esquerda real há uma década; muito menos é um partido trabalhista atualmente.

Guinou à direita totalmente; hoje é um partido neoliberal, pró-oligárquico e proxy de uma das facções do regime dos EUA (Democratas).

Ou seja, sequer se pode dizer mais que defende “conciliação de classes” (sua política estelionatária, falida e enterrada dos anos 1980-2010).

Hoje é mais um partido da nefasta ordem vigente no Brasil e maior parte da América Latina (antipovo e antinacional).

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Defina esquerda.

Nativo
Nativo
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

A esquerda e a direita do Brasil de hoje são profundamente populistas, no pior sentido da expressão.
Nada do que fazem tem seriedade, é só imediatismo superficial, jogado ao povo, que infelizmente consome facilmente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nativo
27 dias atrás

Cuidado.. populista é um governante que prioriza o povo., elitista é quem prioriza uma elite.

Populista é diferente de demagogo, que busca o próprio benefício ou benefício de seu grupo por meio de uma ideologia

Esteves
Esteves
Responder para  Nativo
27 dias atrás

Definido.

Esquerda e direita são populistas. O ex mandou pagar auxílio a qualquer um.

O atual quer passar o puxadinho.

Políticas de estado…JK.

Maus
Maus
Responder para  Edimur
28 dias atrás

E depois que esse aluno se forma, onde haverá emprego para ele? Repositor de supermercado? É por isso que as universidades estão vazias: não há empresas para contratar formados

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Maus
28 dias atrás

Caro…

As universidades não estão vazias…

entre 2022 e 2023 (dados mais recentes), as matriculas no ensino superior cresceram 5,6%, com destaque para o ensino privado que cresceu 7,3%

Em 2023 foram cerca de 5 milhões de matriculas nos cursos presenciais no ensino superior.

Para o tamanho da população é pouco.. mas o gargalo é a conclusão do ensino médio, onde há enorme evasão

Sobre emprego, o país esta próximo do Pleno Emprego.. o desemprego está no nível histórico mais baixo, da ordem de 6%… os EUA estão com 4%.

O setor de serviços está com vagas abertas porque falta mão de obra.

Como um todo, há um força de trabalho no Brasil de cerca de 110 milhões de pessoas, dos quais um pouco menos de 40% são empregos formais com CLT, sendo a maioria empregos informais, profissionais liberais e micro e pequenas empresas

Segundo a FIESP, SP teve a menor taxa de desemprego em 2023, abaixo da média brasileira

È muito cansativo rebater comentários equivocados… a gente tem que procurar dados estatísticos confiáveis, buscar várias fontes, ler, entender os dados, organizar e escrever de modo simples e compreensível

e depois ser ignorado. riso

Última edição 28 dias atrás por Camargoer.
Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Equivocados e jumentais. Totalmente.

Ed Sanches
Ed Sanches
Responder para  Edimur
28 dias atrás

Desde 1889, quantos anos de governo de esquerda teve o Brasil ? E quantos governos de esquerda assumiram o poder atraves de um golpe aqui no Brasil ?? E a culpa de toda corrupção é da esquerda. Ta çertu.

Esteves
Esteves
Responder para  Ed Sanches
27 dias atrás

Defina esquerda.

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Edimur
28 dias atrás

Que eu saiba o salário dos professores e pago pelos estados município, a exceção das universidades federais!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Cristiano ciclope
28 dias atrás

Os salários dos professores das universidades federais e dos Institutos federais são pago pelo MEC. Os salários das escolas estaduais das universidades estaduais são pagos pelo governo estadual… Os salários dos professores da rede municipal, incluindo creches e ensino básica são pagos pelas prefeituras..

Não há equivalência.. pode ser que professores estaduais ganhem menos que munipais dependo da cidade para mesma função.

Esteves
Esteves
Responder para  Cristiano ciclope
27 dias atrás

Errado.

Nativo
Nativo
Responder para  Edimur
27 dias atrás

Calma criança que você vai ter chance de eleger seu super herói e o Brasil virar uma Suiça.
Não vi nada de diferente no Brasil neste seis anos,
No governo Bolsonaro não me lembro de viver em um país em paz e prosperidade, assim como.agora.

Porque os principais responsáveis por gerar ou modificar as leis estavam com Bolsonaro, como estão com Lula, porém não SÃO COBRADOS pela maioria dos inteligentes e indignados cidadãos.

Última edição 27 dias atrás por Nativo
Esteves
Esteves
Responder para  Nativo
27 dias atrás

6? 6 anos?

Não vi nada diferente nos últimos 60 anos.

Esteves
Esteves
Responder para  Edimur
27 dias atrás

Governo populista. Como Vargas. Não há esquerda no Brasil. Exceto nos grêmios.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Edimur
27 dias atrás

O Brasil vai mal há uns 40 anos…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
28 dias atrás

O texto, embora tenha muitas verdades, se esqueceu de um “pequeno” detalhe:

O loooongo histórico das FA’s dos países latino-americanos em darem golpes, se meterem nos governos civis, e de serem unha e carne com a mesma “elite” do país a quem eles dizem servir.
E nem vou falar das vezes em que as FA’s latino-americanas foram usadas pra combater narcotráfico, de serem subversientes a CIA e aos EUA com a desculpa de “ameaça vermelha”, e de não darem a mínima pra se modernizarem e de estarem em sintonia com o resto do mundo.

Angus
Angus
Responder para  Willber Rodrigues
28 dias atrás

Atualmente existem apenas 2 países da América Latina com golpes com o objetivo de perpetuação no poder (obviamente com apoio de parcela da sociedade e de Forças Armadas), que são Venezuela e Cuba.
Desconheço que tenham apoio da Cia e EUA.
O Brasil mantem laços amistosos com esses países ou rompeu relações diplomáticas até que a democracia seja respeitada?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Angus
28 dias atrás

“Desconheço que tenham apoio da Cia e EUA.”

Ok, agora vamos falar da quantidade de golpes militares que tiveram um ou dois dedos da CIA na AL durante os últimos 50 anos…ou tú vai vir pro meu lado e dizer que estou mentindo, ou fazer igual um “outro” aqui que disse que deveríamos “ser gratos por isso”?

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
27 dias atrás

2? Somente 2?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Esteves
27 dias atrás

Disse 2, mas esse hábito do EB vem de séculos.
Como vocês acham que a “República” começou?

Esteves
Esteves
Responder para  Willber Rodrigues
27 dias atrás

Com os ingleses?

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Willber Rodrigues
28 dias atrás

A maioria das FAs Latino-Americanas atuam de fato como forças neocoloniais dos EUA na região.

E continuará assim enquanto adquirirem hardware dos EUA, sobretudo via FMS (que inclui sempre um pacote de doutrinação antinacional).

Esteves
Esteves
Responder para  Mauro Oliveira
27 dias atrás

Geisel.usou a desculpa da sucata em 1978. Mas…até ele percebeu que o golpe de 64 não Teve razão.

Puro colonialismo.

Última edição 27 dias atrás por Esteves
Antunes 1980
Antunes 1980
28 dias atrás

Se a situação atual vencer a eleição presidencial de 2026, será necessário apresentar uma denúncia à ONU.
Diante do caos social, da inflação, das derrotas esmagadoras nas eleições municipais e dos altos índices de rejeição, a reeleição da turma do foice seria impossível.
Nesse caso, uma investigação extremamente aprofundada do sistema eleitoral seria indispensável.

Edimur
Edimur
Responder para  Antunes 1980
28 dias atrás

Perfeito

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Antunes 1980
28 dias atrás

Agora a ONU serve?

Aliás, que ONU?

Maus
Maus
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Assino em baixo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Creio que a ONU nunca enviou observadores para eleições em qualquer lugar.. são países que enviam observadores para dar base para o recebimento do resultado…

No Brasil, todas as eleições desde a redemocratização foram reconhecidas internacionalmente.

Sobra para quem discorda do resultado ir para Cuba, Miami ou Israel.. entre tantos lugares como o Timbuktu

Maus
Maus
Responder para  Antunes 1980
28 dias atrás

Não creio que isso acontecerá porque a elite econômica também perdeu dinheiro, apenas meu chute: Caiado e Gustavo Lima

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Maus
28 dias atrás

Ahhhhh..Gustavo Lima não… Ainda se fosse o Daniel.. ou a Pitty… Anitta ou Wesley Safadão…

Gustavo Lima é chato demais… Ele canta sempre no mesmo.tom.

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Esses seres sertanejos cantam da mesma forma, do mesmo jeito, no mesmo tom, com o mesmo conteúdo.

Xatos. Xaropes e xatos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Esteves
27 dias atrás

Olá Esteves.

É curioso como eles realmente cantam sempre no mesmo tom… e sempre usando um registro vocal acima do registro natuarl

então, fica um baixo querendo cantar como tenor .. ou uma contralto querendo cantar como soprano

basta meio ouvido para notar isto

Esteves
Esteves
Responder para  Camargoer.
27 dias atrás

Eles colocam o baixo na frente junto com os metais.

Jack Bruce tirou o baixo do fundo nos anos 1960 mas a separação de canais garantia a guitarra de Clapton e a bateria de Baker.

Esses sertanejos colocam tudo em 1 canal.

Nos anos 1970 os Beatles usavam 64.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Responder para  Esteves
27 dias atrás

I’ll wait in this place
Where the Sun never shines
Wait in this place
Where the shadows run from themselves

IntenseMX
IntenseMX
Responder para  Esteves
27 dias atrás

Parece muito q Esteves e Camargo são a mesma pessoa, num dialogo muito rico, sem ofensa! kk

O que as duas consciências acham da Monarquia?

Esteves
Esteves
Responder para  IntenseMX
27 dias atrás

Estados medievais criados por concílios na Igreja.

Eu prefiro a discrepância, a disjunção, a dissuasão e a destruição.

Morte. Morte. Morte.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  IntenseMX
26 dias atrás

Talvez…

Talvez como em “Clube da Luta” eu tenha criado o Esteves que surge quando eu “apago”. Ou o Esteves tenha me criado.. mas eu comento há mais tempo na trilogia que ele….

Creio que temos mais bom-humor que convergência ideológica.

Pedro I, seguindo o conselho de seu pai e de sua esposa, proclama a independência do Brasil antes que outro o faça Leopoldina teve um papel fundamental na fundação do Império. Isto garantiu que a elite latifundiária e escravocrata continuasse no poder, adiando a revolução burguesia para 1930. Po outro lado, o Império garantiu o colosso territorial brasileiro, evitando que se fragmentasse em pequenas repúblicas caudilhistas. Acho complicado analisar o Império em termos de democracia liberal porque ele refletiu os valores da época. Leopoldina era uma Habsburgo. O segundo império foi bastante forte em consolidar o Brasil e criar, enfim, um sentimento de nação. Foi derrubado por um golpe de estado que novamente serviu para retardar a revolução burguesa. A república velha segui o modelo corrupto das repúblicas caudilhistas na América do Sul,

Eu seria um tolo em dizer que seria a favor ou contra um fato histórico que aconteceu antes que eu tivesse nascido.

Seria uma tolice dizer que foi contra ou a favor da Roma Antiga, ou da Revolução Francesa ou do Xogunato no Japão..

Nativo
Nativo
Responder para  Maus
27 dias atrás

Sou mais o Leonardo, o feriado da cachaça vai estar garantido.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Maus
25 dias atrás

Vixe…. o Gustavo Lima desistiu.. riso. A “volta daquele que não foi”…

como comentei, é impossível fazer qualquer analise de chapas eleitorais há cerca de 1,5 ano de antecedência…

daqui um ano, a gente volta a conversar sobre este assunto

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antunes 1980
28 dias atrás

Ora.. se são eleições livres e democráticas, o que a ONU, OEA, Transparência Internacional ou a KKK tem a ver?

Se um grupo de eleitores concordam com as regras da eleição,qual a letimidade deles para questionar um resultado contrário? E se este grupo resolve boicotar as eleições, qual a legitimidade de questionar o resultado?

Quem faz badernaé criminoso e merce cadeia.

Esteves
Esteves
Responder para  Antunes 1980
27 dias atrás

Evidentemente há quem pensa diferente. Havendo 1 voto à mais…

Nativo
Nativo
Responder para  Antunes 1980
27 dias atrás

Kkkkkkkk essa foi a melhor do dia.
O mesmo sistema que elegeu os reclamantes de hoje diversas vezes, agora vai precisar de investigação da ONU, HAJA ÓLEO DE PEROBA.

Esteves
Esteves
Responder para  Nativo
27 dias atrás

Só vale quando perdem. Quando ganham não vale.

O resto vale.

José Luuz
José Luuz
28 dias atrás

A América Latina precisa se desvencilhar do esteriótipo socialista comunista, isso além de não estimular o progresso, estimula o atraso, estimula as pessoas pensarem que são as últimas da face da terra, não estimula a autoestima e consequentemente leva a miséria. Elites sempre vão existir, desde que seja dos seus próprios esforços e não a custa do dinheiro público.

Esteves
Esteves
27 dias atrás

Isso aqui ficou xato. Parece que os ratos e as baratas do 8 de janeiro invadiram a Trilogia.

Vou dedetizar vocês
Vocês dizem que sabem votar
Dizem que sabem viver
Na hora da farra acabam na dança
Então vão votar
Então vão votar
E não reclamem de quem faz a lambança

Esteves
Esteves
27 dias atrás

Uma entrevista perderam na história. Paulo Egydio, governador de SP nos anos 1970, conta Tim Tim por Tim de onde veio a grana para o golpe de 64.

Outra entrevista perderam na história. General Newton Cruz, Comandante em Brasília, conta como a ala dura foi engolida pela Reserva.

Comprei camiseta Reserva. Tem muita tinta por fora. Por dentro…

Esteves
Esteves
27 dias atrás

Essa bobagem de esquerda direita na AL veio pela escravidão, usura, miséria e devoção na rapinagem de nossas riquezas. Não sem motivos as revoltas na Marinha e no Exército vieram na conta das péssimas condições militares que ainda hoje existem…é só ler as notícias.

Comer rato lendo Trotski foi digerir a chibata.

Se na América Espanhola os nativos eram obrigados a encher uma sala de 20 metros com ouro, no Brasil não foi menos. O império britânico fez a revolução industrial + duas guerras mundiais extorquindo Portugal após a pirataria no Atlântico.

Hoje é o que importa. O poder político e econômico segue concentrado na extração e na servidão…é só ler as notícias sobre as emendas parlamentares que o Dino pediu pra ver.

Tolice de direita esquerda é mais ou menos certa Justiça social que na Europa dão como objetivo e obrigação dos Estados. Trump vai retirar as cestas básicas e fechar os restaurantes populares de 1,50?

Quero ver fazer política social e passeata em Moscou. Quero mesmo.

Última edição 27 dias atrás por Esteves
Akhinos
Akhinos
27 dias atrás

Esse texto é um completo delírio, escrito por alguém que nunca teve contato com os últimos 200 anos de ciência econômica. O que desenvolve um país é o comércio, logo abertura econômica, não guerra. Se a guerra fosse uma premissa do desenvolvimento a África que tem mais guerras do que qualquer continente seria hoje uma super potência.

Se sua teoria tem um cisne negro do tamanho da África ela não serve de nada. A guerra é absolutamente desastrosa para a causa do desenvolvimento econômico. Não existe contexto em que a guerra beneficia uma sociedade sobre qualquer ótica. Eu nunca vi em meus longos anos como economista alguém defender a guerra como mecanismo de desenvolvimento econômico. Sim, uma indústria militar pode ensejar algum tipo de keynesianismo de guerra, mas isso não implica a guerra em si.

Além disso, o desenvolvimento de nações, foi amplamente estudado na ciência econômica, a teoria mais aceita hoje é a de Acemoglu que postula que o desenvolvimento é derivado de instituições inclusivas. Como a América Latina foi colonizada por portugueses e espanhóis acabou herdando o modelo de instituições desses países que são de natureza extrativistas. É importante lembrar que até a década de 1980, Portugal e Espanha eram os países mais atrasados da Europa, só foram se tornar ricos depois que entraram na União Europeia e forçados a adotar um modelo institucional semelhante aos países avançados da região.

Por isso temos no continente latino-americano índices de desigualdade social que beiram a insanidade. Uma pequena parcela da sociedade é capaz de capturar o Estado e faz com que ele funcione em prol da perpetuação de seus interesses. Por isso somos um país de baixa arrecadação, nada a ver com guerras. Elites em países que tem instituições extrativistas são voltadas para a maximização de seus privilégios, exatamente o que vemos no Brasil e Latam. Além disso, o desenvolvimento em si, é um processo que como diz o economista Schumpeter ocasiona um processo de destruição criativa, com business ineficientes sendo destruídos e dando lugar a outros mais eficientes e produtivos. O Brasil não atoa é uma das economias mais fechadas do mundo, odiamos profundamente o capitalismo em todas as suas dimensões em todas as classes brasileiras e correntes políticas, assim a destruição criativa não tem vez aqui, o que mais tem aqui são empresas altamente ineficientes que sobrevivem graças a subsídios e isenções fiscais. Esses dias mesmo tivemos um medalhão da suposta direita brasileira chorando pq abaixaram o imposto de importação de alimentos, mesmo a gente sendo hoje o maior produtor de alimentos do mundo, isso é a defesa de privilégios para quem quiser ver.

Desenvolvimento econômico nada tem a ver com essa lógica medieval de senhores da guerra, ele é um processo complexo derivado da colaboração entre agentes econômicos e o desenho de instituições que geram a participação de cada vez mais pessoas na construção da riqueza do país. No Brasil graça a ideia de que alguns são mais iguais do que outros e portanto merecem ser tratados como especiais por isso ainda não chegamos lá. O setor público e o privado está cheio desses exemplos de privilégios que diminuem o crescimento potencial. Enquanto não amadurecermos uma mentalidade institucional aqui que seja minimamente comparável ao que se tem na Europa e EUA desde o final do século 19, estaremos condenados a ficar votando em salvadores da pátria. Não existe salvadores da pátria, existem apenas instituições. Mas como eu já vi várias vezes nesse blog, mtas pessoas estão dispostas a destruir as instituições. Mesmo elas demorando séculos para amadurecer. É mto fácil destruir instituições, criá-las é um processo penoso que demora séculos.

Eu ainda sou otimista em relação ao Brasil, só não teremos um crescimento chinês como alguns imaginam. O Brasil é um país profundamente conservador, logo, a nossa saída será por meio de uma transição lenta, que provavelmente irá levar ainda este século. Mas se nada grave acontecer, como rupturas políticas, talvez cheguemos ao final do século como um país de alta renda.

Esteves
Esteves
Responder para  Akhinos
27 dias atrás

Melhor…melhor retornar aos estudos. Desde o básico.

Francisco
Francisco
27 dias atrás

08/01 foi a maior armação. Aproveitaram a revolta de alguns para nunca mais ter a populacao na rua protestando. Isso sim foi um grande golpe, legalizou totalmwnte a corrupcao …me cite um politico preso por corrupcao.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
26 dias atrás

Roberto Jefferson…

também segue uma matéria sobre os prefeitos presos em Santa Catarina nestes recentes 4 anos

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/09/04/28-prefeitos-presos-sc-4-anos-quem-sao.ghtml

O STF tornou réu dois deputados do PL e um suplente por corrupção

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-03/stf-torna-reus-deputados-e-suplente-do-pl-acusados-de-corrupcao

É preciso distinguir também os políticos que já foram condenados, cumpriram pena e agora estão livres. Tem os condenados que estão cumprindo pena e tem os que estão sendo investigados.

Talvez uma pergunta curiosa seria quantos empresários estão presos por participar de esquemas de corrupção?

Hoje, a PF cumpriu mandatos de prisão de uma quadrilha que fraudava o INSS

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/03/18/pf-faz-operacao-para-combater-fraudes-contra-o-inss-no-rj.ghtml

Emmanuel
Emmanuel
27 dias atrás

O Brasil não está ruim. Sempre foi.
E em Outubro de 2026 só vai piorar. De um lado teremos um idoso meio senil com discursos misóginos e de ódio travestidos de democráticos, e do outro teremos alguém apoiado por outro idoso com as mesmas características do primeiro.
Mas o importante é que em Fevereiro/Março de 2027 estaremos comemorando o Carnaval. E quem sabe o hexa conquistado em 2026.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Emmanuel
26 dias atrás

Ninguém ś capaz de compor um cenário eleitoral com 1,5 ano de antecedência…,

nem Mão Dinah

Paulo Costa
Paulo Costa
26 dias atrás

Parece que alguns aqui vivem só em casa.viajem um pouco,
no Brasil, se abrir uma estrada no interior,mesmo de terra ,daqui a dois anos
vai haver fazendas,ou chacaras nos dois lados da estrada.As viagens entre cidades
eram feitas por dentro de fazendas,etc hoje tem muita estrada boa no pais.
O pais melhorou e muito,mas tinha gente hibernando,jnfelizmente

Paulo Costa
Paulo Costa
26 dias atrás

Atualmente,o transito esta cada dia mais complicado,esta faltando gente no mercado
de trabalho,galerias que estavam vazias estao quase tudo alugadas.
No fim deste ano o mercado estara bem aquecido.BH MG

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Paulo Costa
26 dias atrás

Exato.. creio que existe uma faixa de pessoas com renda mas em subempregos que poderão até ocuparem as vagas mas pode ser um problema curioso o Brasil faltar pessoas para ocupar vagas..

Um caminho será por meio do ganho de produtividade e substituição de empregos por sistemas de auto atendimento.