Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou apoio a uma proposta de cessar-fogo na Ucrânia, desde que sejam atendidas condições que garantam uma paz duradoura e que abordem as causas fundamentais do conflito.

Durante uma conferência de imprensa no Kremlin, ao lado do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, Putin declarou: “A Rússia concorda com a proposta de cessar as ações militares, mas partimos do princípio de que isso deve levar a uma paz duradoura e à eliminação das causas originárias da crise”.

Putin expressou ceticismo em relação à duração de 30 dias proposta para a trégua, questionando se esse período seria suficiente sem um acordo completo. Ele também levantou preocupações sobre como garantir que o cessar-fogo não seja violado, especialmente considerando a extensão da linha de frente de 2.000 quilômetros.

O presidente russo destacou que suas tropas estão avançando em quase todos os setores e alertou que uma pausa nas hostilidades poderia permitir que o exército ucraniano se reagrupasse, recebesse reforços e treinasse novas unidades com armamento fornecido por parceiros ocidentais.

Putin também expressou disposição para dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugeriu que empresas internacionais poderiam retornar à Rússia caso as sanções fossem levantadas.

Inscrever-se
Notificar de
guest

130 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nilo
Nilo
1 mês atrás

Putin enquadro OTAN, Inglaterra e países europeus principalmente Alemanha, França, Bélgica e Holanda o restante vem no vácuo.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Nilo
30 dias atrás

O recado foi bem claro: cessar-fogo na antiga Ucrânia soviética será nos termos russos; ou seja, OTAN fora de uma Ucrânia que não seja nenhuma ameaça militar nas fronteiras russas.

Em suma: os mesmos objetivos de sempre da Operação Militar Especial.

Europa não concorda? O avanço continua no campo de batalha até os objetivos finais.

Vitor
Vitor
Responder para  Mauro Oliveira
28 dias atrás

Operação Militar Especial não, invasão com o objetivo de erradicar a Ucrânia e a transformar-la em um estado vassalo como a Bielorussia sim. O fim da guerra só virá com a derrota do invasor russo.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Vitor
27 dias atrás

E o projeto ucraniano de apagar tudo russo da Ucrânia? Pessoas proibidas de falar russo. Pessoas assassinadas por não aceitar um gv pro-ocidente. Um gv que tinha projetos de instalar bases dos EUA e da OTAN em seu território. O que a Rússia tá fazendo hj é manter seu país seguro pras próximas décadas. Imagine uma Ucrânia com 2 milhões de soldados fortemente armados e com armas nucleares próximas às cidades russas? A Rússia não invadiu a Ucrânia por simples prazer de invadir. Existe todo um processo muito antes do Euromaidan.

Edison
Edison
Responder para  LUIZ
25 dias atrás

A anexação anterior também teve motivos “justos” assim como as resto dos outros povos. As outras bases da OTAN próximas podem só as possíveis bases da Ucrânia não podem e os outros dois países com fronteira com a Rússia que acabaram de entrar na OTAN não são problema, só a Ucrânia.

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
24 dias atrás

Essa aí não perde para as armas químicas do Saddan.
Até nisso o Putin supera usamericano estadunidenses

Gavião
Gavião
Responder para  LUIZ
23 dias atrás

Retórica de Putin, que vc está acreditando. Vc está supondo que isso ocorreria. De qq forma os países bálticos são OTAN e já faz um tempinho, e nem por isso teve esse piti todo.

Bosco
Bosco
Responder para  Vitor
24 dias atrás

Fazer acordo com o invador Putin me lembra o acordo entre o sapo e o escorpião.

Gavião
Gavião
Responder para  Nilo
23 dias atrás

A Rússia é uma super potência militar, pois nas últimas décadas só pensou em enfrentar os EUA. Enquanto isso os europeus, priorizando a qualidade de vida de seus cidadãos afrouxaram suas forças armadas em quantidade. Veja, em termos de qualidade, os melhores exércitos da OTAN são o americano, alemão e britânico. Eu não tenho dúvidas, que em um hipotético combate com equivalência em homens e equipamentos, os exércitos ocidentais (incluindo França) dava um coro nestes ladrões de terras.

Deadeye
Deadeye
1 mês atrás

Ou seja: recusou

PACRF
PACRF
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Estranha a posição da Rússia num momento bem mais difícil para a Ucrânia. Será alguma “jogada” diplomática para amenizar a “imagem” da Rússia no ocidente?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  PACRF
30 dias atrás

Olha.. seria um erro diplomático Putin declarar apoio ou rejeitar o acordo. Isso trava qualquer negociação porque significa uma decisão do mais alto nível governamental..

Quando o Putin (ou outro presidente) afirma que seu país está aberto para negociar desde que alguma condições sejam estabelecidas, ele deu aos seu diplomatas poder de negociação.

Isso é diplomacia básica.

Em todas negociação diplomática é preciso manter portas abertas e saídas honrosas.

Curiosamente, a I Guerra começou em agosto de 1914 na sequência de vários ultimatos… O Império Austro-Húngaro colocando um ultimato contra a Sérvia, a Alemanha colocando ultimatos para a Rússia e França. etc

A II Guerra também começa com o ultimato da Inglaterra contra a Alemanha após a invasão da Polônia…

Quando um país coloca um ultimato é sinal que a diplomacia já fracassou.

Se um governante já coloca uma posição antes da negociação, também prejudica a negociação

Vargas e Roosevelt são exemplos de líderes que sabiam negociar.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Deadeye
30 dias atrás

O curioso e essa resposta dele logo após visitar o front e constatar que a única vantagem que os ucranianos poderiam ter em uma eventual negociação eles não possuem mais: Kursk

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Kursk nunca foi vantagem alguma; pelo contrário, foi a “ofensiva” ucraniana mais estúpida dessa guerra.

Perderam grande parte dos melhores equipamentos e tropas que possuíam, ao tempo que a Rússia continuou sua ofensiva no Donbass; ofensiva acelerada já que a Rússia enviou novas unidades para destruir as forças ucranianas em Kursk. No fim os ucranianos não conquistaram nenhum objetivo e os russos metodicamente destroem os sistemas de armas e tropas que poderiam conter o desastre ucraniano em outras frentes.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Mauro Oliveira
30 dias atrás

Exatamente, mas na cabeça de Zelensk era um grande trunfo manter o território “conquistado” para equilibrar em uma futura negociação.

Ofensiva totalmente inútil, perderam muitas vidas e equipamento nessa aventura que seriam melhores usados no Donbass.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Mauro Oliveira
30 dias atrás

O objetivo do Zelenski era tomar a Usina Nuclear de Kursk. Queria esse grande trunfo como importante moeda de troca. Foram com muita sede ao pote e se ferraram. Quase 70 mil baixas e mais de 5 mil equipamentos destruídos só na região de Kursk sem contar região de Sumy.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  LUIZ
29 dias atrás

Essa “ofensiva Jenial” foi planejada em conjunto com a OTAN.

Há uma hipótese plausível que caíram de fato numa armadilha. A Ucrânia disponibilizou grande parte de seus melhores meios e tropas; assim como aproximou da frente sistemas de defesa aérea e lançadores de MRLS/mísseis balísticos táticos (facilitando o reconhecimento e destruição pelos russos).

A Rússia acelerou seu avanço no Donbass, incluindo várias áreas críticas fortificadas (algumas abandonadas sem luta).

Em suma: foi uma desastre irreversível para a Ucrânia/OTAN.

Gavião
Gavião
Responder para  Mauro Oliveira
23 dias atrás

Discordo, uma guerra é conduzida também com operações de efeito psicológico. Invadir território russo, teve um grande impacto político e psicológico, e claro significou um desafio ao czarzinho. Veja que a Rússia tb o faz. Controlar a usina de Zaporizhia, bombardear prédios residenciais em Kiev, também pode parecer estupidez, do ponto de vista militar, mas não psicológico.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Deadeye
29 dias atrás

Nao teria porque ter aceito. 30 dias seria tempo pra rearmar a Ucrania apenas, justo quando os russos tem vantagem. Ele pode ate mandar emissarios pra dialogar, mas tenho minhas duvidas que ele aceite qualquer acordo de cessar fogo.
Esse desfecho ja tinha sido cantado pelo John Mearsheir desde 2022, paz so nos termos russos e muito provavelmente uma paz fria onde os russos avançariam ate os seus objetivos.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 mês atrás

Diante das condições favoráveis para a Rússia nesse momento, creio que não haverá trégua.

PACRF
PACRF
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Concordo. O Putin está jogando para a platéia, assim como o apresentador de reality show.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Comte. Nogueira
30 dias atrás

Está favorável faz 3 anos

Nativo
Nativo
Responder para  Comte. Nogueira
30 dias atrás

Sei não, mas manter uma guerra desse nível pesa no bolso e a Rússia ainda não banca tranquilamente isso.

Zoranm
Zoranm
1 mês atrás

Estava claro que ele iria recusar.

Um cessar fogo temporário só ajuda a Ucrânia.

Ele quer um acordo definitivo

Vitor
Vitor
Responder para  Zoranm
30 dias atrás

Faz jus …que sirva de lição aos fantoches europeus .

Augusto Cesar
Augusto Cesar
1 mês atrás

Seria tolice a Rússia aceitar a trégua nesses termos. Estão claramente com vantagem no campo de batalha. Qualquer trégua agora seria mais benéfico a Ucrânia do que a Rússia.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Augusto Cesar
1 mês atrás

Trump já falou que se a Rússia não aceitar vai destruir economicamente a Rússia. Bravata?

Essa trégua está mais para uma imposição americana do que realmente uma discussão seria para encerrar o conflito.

Qualquer discussão seria tem que se levar em conta o momento atual do campo de batalha.

Última edição 1 mês atrás por Augusto Cesar
Eduardo
Responder para  Augusto Cesar
1 mês atrás

O que ele pode fazer que ainda não tenha sido feito? Proibir empresas ocidentais de fazer negócios com a Rússia? Já foi feito. Congelar reservas russas no Ocidente? Já foi feito. Proibir a exportação de produtos e tecnologia sensíveis? Já foi feito. Tentar baixar o preço do petróleo na marra ? Bem, afetará a produção de shale e fracking do próprio EUA,,prejudicando suas próprias empresas do setor, e tb depende de outros atores que não parecem muito cooperativos, como Arábia Saudita, que além do mais também podem ser afetados. Proibir a China, Índia de comprar óleo e gás russos? Não será obedecido e não tem poder para força-los.

Última edição 1 mês atrás por Eduardo
Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Eduardo
1 mês atrás

Exatamente. A Rússia já está sancionada até o talo pelo Ocidente, não da para sancionar mais que isso. Para mim isso e bravata de Trump

LUIZ
LUIZ
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

O Trump tá querendo arrumar um jeito de rifar o Zelenski. Ele não tem nenhuma simpatia por esse cidadão.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  LUIZ
29 dias atrás

Isso vem do 1o mandato.
Um dos processos de Impeachment que o Trump sofreu no congresso, na epoca de maioria democrata, foi por ter congelado a ajuda à Ucrania que na epoca era de miseros 400 milhoes de dolare/ano pois estava chantageando o Zelensky a entregar evidencia que comprometeria o filho do Joe Biden (Hunter Biden) que na época pertencia ao board de uma empresa de energia ucraniana e e recebia 60 mil dolares/mes de salario… o Zelensky nao tinha cooperado com o Trump (pois nao queria se queimar com um futuro presidente e que fez parte do grupo que apoiou o golpe de 2014) na epoca, possivelmente agora ta pagando o preço por nao ter sido amiguinho do Trump.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

O Trump tem um q de megalomaníaco que acha que pode destruir qualquer um com seu poderio econômico. Bem, Irã, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte estão aí para provar que não.
Pode prejudicar? Sim, mas destruir não.
Ainda mais falando de um ator bem mais forte que é a Rússia.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Wilson França
30 dias atrás

Ele sabe que não pode, por isso sua fala não passa de bravata para seu publico interno não parecer fraco e submisso a Rússia.

PACRF
PACRF
Responder para  Eduardo
1 mês atrás

Correto. O Putin disse que aceita o cessar fogo apenas para ficar bem “na fita”.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Eduardo
30 dias atrás

Esqueceu da proibição de exportação de produtos de “uso duplo” isso em larga medida, não foi feito.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Deadeye
30 dias atrás

E que teria pouco efeito pratico pois a Rússia poderia comprar, de novos fornecedores não ocidentais ou ate mesmo utilizar empresas baseadas na China ou de países na sua esfera de influencia para realizar tais aquisições.

Deadeye
Deadeye
Responder para  A6MZero
30 dias atrás

E entra a outra possibilidade de agravamento: sancionar empresas de países terceiros, que vendam.

Hélio
Hélio
Responder para  Augusto Cesar
1 mês atrás

Os eua não estão nem sustentando sua política de taxação, vão destruir a Rússia economicamente como?

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Hélio
1 mês atrás

Foi o Trump que disse isso não foi eu, kkkkk. O Biden colocou o máximo de sanções possíveis contra a Rússia e nem por isso ela quebrou, não tem como pressionar o Putin com mais sanções.

PACRF
PACRF
Responder para  Augusto Cesar
1 mês atrás

Prezado, não tenho nenhuma simpatia pela Rússia nem pela sua política expansionista, porém achar que depois de três anos de sanções econômicas e diplomáticas dos EUA e da Europa o Trump vai conseguir impor algum coisa ao Putin? O Biden foi muito mais agressivo com a Rússia durante quase três anos e não conseguiu fazê-la recuar. Lembra?

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  PACRF
1 mês atrás

Foi isso que eu respondi para Hélio logo acima. Por isso acho que isso e papo furado do Trump

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

“Trump já falou que se a Rússia não aceitar vai destruir economicamente a Rússia. Bravata?”

Hum, deixe-me ver…Trump vai amaeaçar a Rússia com…o quê? Mais sancões?
Sobrou algo em que a Rússia já não tenha sido sancionada?
Essa cacetada de sanções mudaram algo até o momento?

Nei
Nei
Responder para  Willber Rodrigues
30 dias atrás

Marco Rubio, comentou que se a Rússia não aceitar o acordo de cessar fogo para as negociações de paz, poderá mudar a autuação no governo TRUMP novamente, em apoio a Ucrânia. Ou seja, continuar a fornecer equipamentos para essa guerra, o que novamente prolongaria os gastos de todos.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Nei
29 dias atrás

Nessa altura já nao da pra saber muito o que o Trump que fazer… para ajuda… retoma ajuda militar… impoe tarifa… suspende tarifa de ultima hora. Quer consistência olhe do lado russo e chines. Talvez seja a arte do negocio que confunde todo mundo, tanto aliados como os inimigos.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Donald trump não passa de um bravateiro,de um garganta…

Eromaster
Eromaster
1 mês atrás

Trumpete está brincando com acordo de paz. Fez pressão só pra garantir riquezas minerais da Ucrânia, depois ele muda de lado, passando a fornecer armamentos e inteligência para Ucrânia.
Em vez de ser um acordo de paz para encerrar o conflito, ele resolver fazer acordo com cessar-fogo de 30 dias sem consultar a Rússia.
È típico de pessoa que não quer acabar com a guerra. Afinal, as indústrias do Império estão lucrando bastante com a guerra, então não há interesse encerrar a guerra.

Última edição 1 mês atrás por Eromaster
Camargoer.
Camargoer.
1 mês atrás

Quais seriam as condições? Esta é a chave do problema

Só há um modo dos dois países chegarem a um acordo.. os dois precisam sentar á mesa, expor as condições, acertar o que já concordam e negociar aquilo que divergem

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Esqueça, acordo é entre EUA e Rússia, não é uma a acordo Europa e Rússia, a procuração perdeu validade, o que vc está vendo é uma acordo Trump/Putin. As condições sao ditas por quem tem as cartas em campo de batalha, não há mais necessidade de manter o moedor de carne Kursk com fim de diluir as forças ucranianas, agora é Karkiv, Zelensky sem cartas, na verdade é uma liderança fictícia, sustentada por teimosia e falta de visão dos líderes Europeus que estão mais para salvar as aparências.

Nei
Nei
Responder para  Nilo
30 dias atrás

Liderança do Zelensky, deve-se a ele ser Presidente e a Constituição da Ucrânia, regrar que em Guerra não tem eleições.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nei
30 dias atrás

Olá Nei..

Acho que a embaixada da Ucrânia tem versão da constituição em português (eu já coloquei o link na trilogia).

Creio que é o art.86 (ou 83.. não lembro) diz que as eleições parlamentares devem ser adiadas se o país estiver sob lei marcial e os mandatos dos parlamentares serão estendidos.

Isso é um dispositivo para evitar que a lei marcial seja usada para um golpe de estado. Bastaria um presidentes decretar uma lei marcial para criar uma situação na qual os mandatos parlamentares acabariam e não ocorreria novas eleições, dando total poder ao presidente.

Não há menção ao mandato do presidente.

Eu não sei se houve um questionamento na corte suprema da Ucrânia sobre o mandato do presidente em tempos de lei marcial e qual o entendimento do parlamento ucraniano…

Com certeza, a constituição ucraniana não menciona o adiamento de eleiçẽos presidenciais… ela é bastante clara ao mencionar a prorrogação dos mandatos dos parlamentares.

uma interpretação possível seria que se a constituição menciona explicitamente a prorrogação dos mandatos dos parlamentares, ela também deveria mencionar explicitamente o mandato do presidente.

Última edição 30 dias atrás por Camargoer.
Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Sob essas condições (se for verdadeiro isso), o correto então seria uma votação no parlamento ucraniano sobre manter ou não o Zelensk no cargo. Ele não pode simplesmente decidir que ficara no cargo de presidente indefinidamente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Segue o link

https://jus.com.br/artigos/97841/constituicao-da-ucrania-de-1996-revisada-em-2019

O Artigo 83 é longo, mas vou deixar o trecho da extensão do mandato destacado. A Verkhovna Rada é parlamento ucraniano.

As sessões regulares da Verkhovna Rada da Ucrânia começam na primeira terça-feira de fevereiro e na primeira terça-feira de setembro de cada ano.
Sessões especiais da Verkhovna Rada da Ucrânia, com a estipulação de sua agenda, são convocadas pelo presidente da Verkhovna Rada da Ucrânia, a pedido de não menos Deputados Nacionais da Ucrânia que um terço da composição constitucional da Verkhovna Rada da Ucrânia, ou a pedido do Presidente da Ucrânia.
No caso de o Presidente da Ucrânia declarar, por decreto, lei marcial ou estado de emergência em todo o território da Ucrânia ou em algumas áreas do Estado, a Verkhovna Rada da Ucrânia se reunirá dentro de dois dias sem convocação.

No caso de o mandato da Verkhovna Rada da Ucrânia expirar enquanto a lei marcial ou estado de emergência estiver em vigor, sua autoridade é estendida até o dia da primeira reunião da primeira sessão da Verkhovna Rada da Ucrânia, eleita após o cancelamento da lei marcial ou do estado de emergência.

As regras sobre a condução dos trabalhos da Verkhovna Rada da Ucrânia são estabelecidas na Constituição da Ucrânia e no Regulamento Interno da Verkhovna Rada da Ucrânia.
De acordo com os resultados eleitorais e com base em um terreno comum alcançado entre várias posições políticas, uma coalizão de facções parlamentares será formada na Verkhovna Rada da Ucrânia para incluir a maioria dos Deputados Nacionais da Ucrânia na composição constitucional da Verkhovna Rada da Ucrânia Ucrânia.
Uma coligação de facções parlamentares na Verkhovna Rada da Ucrânia deve ser formada dentro de um mês a partir da data da primeira reunião da Verkhovna Rada da Ucrânia a ser realizada após eleições regulares ou especiais para a Verkhovna Rada da Ucrânia, ou dentro de um mês a partir da a data em que as atividades de uma coalizão de facções parlamentares na Verkhovna Rada da Ucrânia terminaram.
Uma coligação de facções parlamentares na Verkhovna Rada da Ucrânia apresenta ao Presidente da Ucrânia, de acordo com esta Constituição, propostas relativas a uma candidatura ao cargo de Primeiro-Ministro da Ucrânia e também, de acordo com esta Constituição, apresenta propostas relativas a candidaturas para a adesão ao Gabinete de Ministros da Ucrânia.
A estrutura para formar, organizar e encerrar as atividades de uma coalizão de facções parlamentares na Verkhovna Rada da Ucrânia será estabelecida pela Constituição da Ucrânia e pelas Regras de Procedimento da Verkhovna Rada da Ucrânia.
Uma facção parlamentar na Verkhovna Rada da Ucrânia cujos membros constituam a maioria dos Deputados Nacionais da Ucrânia dentro da composição constitucional da Verkhovna Rada da Ucrânia gozará dos mesmos direitos sob esta Constituição que uma coalizão de facções parlamentares na Verkhovna Rada da Ucrânia .

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Esclarecedor! incrível como a mídia passa um pano e fecha os olhos para isso. Putin e Trump estão certos ao afirmarem que Zelensk não tem credibilidade para continuar no governo (na verdade isso é ilegal e contaria o que está escrito na constituição ucraniana).

Faz muito sentido um governo parlamentar em situação de guerra, manteria o caráter democrático, sem a necessidade de desmobilizar o exercito ou expor a população em um novo processo de eleições.

Underground
Underground
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Isso. O país está em guerra, parte da população está sob controle de outra nação, com ataques diários a civis, eleição do parlamentar não pode, do Presidente pode.
Cada um que me aparece.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Underground
29 dias atrás

É o que está na Constituição deles. Eles escreveram..

Agora, como expliquei, não sei qual foi o entendimento da suprema corte deles.. isso se eles fizeram está consulta .

Nem é o caso de dizer que está certo ou errado.. é o que eles colocaram na constituição deles…

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Se forem as mesmas do primeiro ano da guerra, são inaceitáveis por parte da Ucrânia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MMerlin
30 dias atrás

Eu não sei quais são as condições e a Ucrãnia hoje é diferente da Ucrãnia de 3 anos atrás..

só os dois países sabem quais os termos que importam para uma paz.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer.
28 dias atrás

Segundo o site da Veja (sem entrarmos no mérito da confiabilidade do veículo) atualmente são:
* Não se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan):
* Encolher drasticamente seu Exército;
* Proteger a língua e a cultura russas para manter o país na órbita de Moscou;
* Retirar totalmente as suas forças das quatro regiões que Moscou pretende anexar (cerca de 20% do território do vizinho).

A Rússia tem poder para manter a guerra por tempo indefinido.
A Ucrânia depende de todos os tipos de recursos, tanto da UE quanto dos EUA.
Se forem essas mesmas as condições, a Ucrânia (e demais países envolvidos) devem aderir?
Se sim, sem condenação ao país por tais ações?
Sem condicionantes financeiros e econômicos?
Sem contrapartidas relacionadas à segurança futura contra novas invasões?
E se houverem novas invasões, o que a comunidade internacional (atualmente bastante enfraquecida) pode ter direito de aplicar?
E quais os precedentes que serão criados caso outros países resolvam seguir o mesmo caminho (ex.: Venezuela)?

Resumindo, não existe solução fácil para o conflito.
Só o Trump acredita que se resolve em um mês.

Última edição 28 dias atrás por MMerlin
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

No mínimo, o Putin vai exigir algo grande, do tipo descongelamento de seus ativos, a Ucrânia sair do pouco que resta de Kursk ou que eles aceitem em definitivo que a Criméia é russa, pra que a Rússia considere realmenre esse cessar-fogo.

Eles farão isso?

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Willber Rodrigues
30 dias atrás

E se o Putin exigir a Groelândia?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Palpiteiro
30 dias atrás

Groelândia já está na “lista de desejos” do Trump.

Mig25
Mig25
Responder para  Palpiteiro
30 dias atrás

Kkkkkkk
Se eu fosse o Putin exigiria a Groelândia, o Canadá e o Canal do Panamá. E mudaria o nome do Mar Negro para Mar da Rússia.

KKce
KKce
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Deve ser aquela palhaçada de Ucrânia neutra e desmilitarizada (e sem tropas estrangeiras para garantir a segurança do país), além de claro o reconhecimento das áreas ocupadas como territórios russos (esse é aceitável) e talvez até mesmo áreas que eles nem controlam totalmente. E convenhamos que um acordo assim não é garantia de paz, tratado de versalhes que o diga.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  KKce
30 dias atrás

Eu não sei quais são os termos.. só teria condições de analisar sabendo quais são eles…

quem iré determinar o que e palhaçada ou o que é essencial é a Rússia e a Ucrãnia

Nicolas
Nicolas
30 dias atrás

Que vergonha esse site. No titulo diz que Putin apoia o cessar-fogo, no texto diz que recusou o acordo…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nicolas
30 dias atrás

O título e o texto diz que Putin aceitaria o cessar fogo dentro de algumas condições colocadas por Moscou…

Talvez seja o momento de fazer uma enquete

Quem concorda com você que a trilogia é um vergonha dá um positivo para vocẽ. Quem discorda dá um negativo.

Eu já votei

Carlos
Carlos
Responder para  Nicolas
30 dias atrás

Vergonha por quê?

Apoiar o cessar-fogo é uma coisa, aceitar o acordo é outra.

Macgaren
Macgaren
30 dias atrás

Final trágico para a Russia só conseguem terminar uma guerra com um vizinho falido por intermédio dos EUA

LUIZ
LUIZ
Responder para  Macgaren
29 dias atrás

O vizinho falido só tá vivo na guerra por causa dos EUA. O vizinho falido não duraria 1 mês de guerra. Até pra pagar funcionários públicos o dinheiro vem dos EUA.

Macgaren
Macgaren
Responder para  LUIZ
29 dias atrás

Não duraria 3 dias segundo o Putin.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
30 dias atrás

Convem lembrar que essa guerra simplesmente demoliu a economia russa, que já vinha mal das pernas. 3 anos de guerra não saem barato para ninguém.
Por outro lado, EUA não quer mais cumprir o papel de babá da UE e primo-rico da Otan, bancando guerras de quem não tem capacidade de se defender.
A UE precisa ser forte com suas próprias forças, pois não interessa mais aos EUA ter um aliado de meio-expediente.
Na pior das hipóteses, essa guerra colocou a economia russa no colo da China, que agora exercerá maior influência ($$$, claro) e terá um Putin mais “comportado”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dr. Mundico
30 dias atrás

Discordo. Putin preparou a economia russa para uma guerra rápida com muitas reservas cambiais. Contudo, a avaliação de Putin e dos generais russos fui ruim e a Rússia foi incapaz de obter o acordo nas primeiras semanas

Os EUA e a Europa também erraram na análise, supondo que as sanções aplicadas prejudicaria a economia da Rússia.

Ao longo do primeiro ano de guerra, a Russia mudou a estratégia adotando uma guerra de atrito. Ao mesmo tempo, manteve o comércio internacional vendendo derivados de petróleo abaixo do preço internacional, garantindo o ingresso de divisas e também sustentou o mercado doméstico por meio da importação de bens da China

além disso, reorganizou o setor industrial para sustentar uma economia de guerra.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Tá, e você acha que tudo isso saiu a preço de saldão? No início do conflito, a previsão russa era de uma “ocupação” em poucas semanas ou mêses.
E já se vão 3 anos….
E tudo que você falou só confirma o que eu citei: a economia russa está em frangalhos e perigosamente dependente da China.
Enfim, a maior vitoriosa dessa guerra estúpida é a China!

Talisson
Talisson
Responder para  Dr. Mundico
30 dias atrás

A Russia entrou nessa por acesso ao mar, minérios e terras aráveis.
20 mil blindados perdidos ainda valem a pena quando o assunto é mineração. Isso ta na casa do trilhão $. Exércitos, financeiramente falando, são pó perto disso. Quem fica mais pobre numa guerra é quem perde os ativos que citei la no inicio. Quem os ganha, tendo o poder de administrá-los, enriquece.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  Talisson
30 dias atrás

“Tendo o poder de administrá-los”, acrescente capacidade de processá-los.

Talisson
Talisson
Responder para  Dr. Mundico
30 dias atrás

Aí lembramos que Russia e China estão a frente nisso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dr. Mundico
30 dias atrás

Toda guerra é muito cara. Quanto mais longa a guerra, maior o custo tanto econômico quanto em vida.

Um dos aspectos que precisa ser analisado é o impacto sobre a infraestrutura e sobre o parque industrial

Durante a II Guerra, o parque industrial da Alemanha foi destruído e o dos EUA foi preservado e ampliado.

Você está certo ao afirmar que esta guerra é estúpida. Escrevo isto há quase 3 anos. Você também está cero ao dizer que ela tem custado caro para a Rússia e muito mais caro para a Ucrãnia

contudo, discordo quando você diz que a economia russa está em frangalhos… ainda que as sanções econômicas tenham prejudicado, a Rússia contornou o problema de reservas cambiais por meio da exportação de petroleio e combustíveis, que tem financiado a importação de bens de consumo, e pela reorganização do sistema industrial para uma economica de guerra

A inflação na Rússia em 2024 foi 9,5% e um crescimento de 4% no PIB e uma taxa de desemprego de 2,5%.. superior aos dos EUA de 4%.

a guerra aqueceu a economia russa, não o contrário.

Carlos
Carlos
Responder para  Dr. Mundico
29 dias atrás

Já me enjoa a conversa de Trump para boi dormir “EUA não quer mais cumprir o papel de babá da UE e primo-rico da Otan, bancando guerras de quem não tem capacidade de se defender.
A UE precisa ser forte com suas próprias forças, pois não interessa mais aos EUA ter um aliado de meio-expediente.” e relembro alguns dados.

Os EUA pagam 16% do orçamento da OTAN e o mesmo montante é pago pela Alemanha, o Reino Unido, a França e a Itália pagam mais de 10% do orçamento e os restantes membros pagam o resto. Alem dos EUA só o Canadá não fica na Europa e a Turquia tem 5% do seu território no continente europeu.

Na cúpula de Gales em 2014 foi recomendado 2% do PIB para o orçamento de defesa e que 20% desse montante fosse gasto na aquisição de novos equipamentos militares e o bullying de Trump só tem a ver com o gasto do orçamento de defesa na compra de equipamentos militares “made in USA”.

Agora que todo o mundo sabe que a Europa vai gastar mais na defesa, será que alguém ouviu que os EUA vão diminuir o orçamento de defesa? Claro que não. Trump também matou a OTAN com a afirmação de que não iria em defesa de ninguém que não gaste 2% do PIB em defesa, ignorando o artigo 5º da OTAN “Um ataque a um membro é um ataque a todos os membros” e irónico foi precisamente os EUA o único pais que pediu a ajuda de todos acenando o artigo 5ª quando do ataque às Torres Gémeas.

Ser membro da OTAN apenas para comprar equipamento militar “made in USA” não é para países europeus e fatos já conhecidos , as marinhas dos países nórdicos vão substituir os misseis Harpoon de fabrico americano por misseis NSM da empresa norueguesa Kongsberg, os países Alemanha, Espanha, Dinamarca e Países Baixos já assinaram a compra do sistema PULS em vez do sistema Himars. Os Países Baixos, a Dinamarca e a Noruega forma os primeiros países europeus a receber os F-35, mas hoje já estão “arrependidos” e Portugal caiu fora mas a recente visita de Macron a Portugal pode ter tido uma influência grande neste desfecho e recordo que os Rafale F5 já estão preparados para operar o drone de combate Loyal Wingmen.

Resumindo; foram os EUA que perderam o apoio dos países europeus, perderam na venda de material militar Made in USA omo tal fazer piada com estes temas é uma perda de tempo

LUIZ
LUIZ
Responder para  Dr. Mundico
29 dias atrás

Esse vídeo é bem esclarecedor sobre essa guerra:
https://youtu.be/p0jLdwor-3M?si=o6F7BgkxilZmRIr0

Rafael Aires
Rafael Aires
30 dias atrás

Acho até que Putin fará algo pra mostrar boa vontade com o Trump. Putin é esperto.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Aires
30 dias atrás

Dos trẽs, Putin é quem tem mais experiência e quem comete menos erros

Profyler
Profyler
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

O primeiro erro dele, foi achar que conquistaria a ucrania. Menos.

Maus
Maus
Responder para  Profyler
30 dias atrás

E vai conquistar

Macgaren
Macgaren
Responder para  Maus
30 dias atrás

tem 20% apenas, grande conquista pelo valor pago

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Profyler
30 dias atrás

Nem Zelensk acredita que o Putin quer conquistar a Ucrânia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Profyler
30 dias atrás

Caro. Putin é mais experiente que Trump e Zelensky.

Até o mundo mineral sabe disto.

Em outro comentário expliquei que Putin errou na avaliação do que seria a guerra. Seu objetivo era fazer um guerra rápida e conseguir um acordo com a Ucrânia.

Quando a Rùssia percebeu o erro, mudou a estratégia para uma guerra de atrito.

Zelensky insistiu na mesma estratégia, que foi seu erro.

Depois que a Rússia mudou para uma guerra de atrito, o tempo passou a favorecer Putin…. e que tem a vantagem agora

concluíndo.. Putin é o mais experiente, Putn errou e compreendeu o erro. A Rússia perdeu a vantagem. Após mudar a estratégia, Putin recuperou a vantagem após mais de 2 anos de guerra. Zelensky tinha uma vantagem e insistiu em uma estratégia de conflito. Perdeu a vantagem.

Afiirmar que Putin é o mais experiente é diferente de afirmar que sempre acerta, mas nota que ele tem a vantagem de compreender melhor a situação e revisar seus erros.

Escrevo isso há mais de 2 anos…

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Exatamente Camargoer, por mais experiente que o Putin seja, isso não quer dizer que ele não possa cometer erros. E subestimar o Biden e os ucranianos foi um deles.

Depois disso ele se adaptou e o resultado e esse que estamos vendo, ele sabia que uma guerra de atrito iria trazer resultados no médio prazo. O ocidente dificilmente teria a resiliência para bancar essa guerra indefinidamente. Agora ele esta em posição para poder definir os seus termos.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Ué ele só cometeu o maior erro de achar que venceria fácil uma guerra dessas, nem precisa ter mais erros

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Macgaren
30 dias atrás

O erro dele foi blefar, enviando 150 mil soldados para invadir o segundo maior exército da Europa. Ele achou que os melhoradores do mundo da Europa e dos EUA se importariam com a população ucraniana. Guerra e a extensão da política. Político nenhum se importa com os pagadores de impostos. Imagine se vai se importar com os pagadores de impostos de outro país, que ele não ganha votos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Macgaren
30 dias atrás

Temo que vocẽ confunda “experiencia” com “onisciência”

Macgaren
Macgaren
Responder para  Camargoer.
29 dias atrás

Temo que vc perdeu no argumento e está tentando usar semântica para justicar sua resposta.

Lamento, não deu.

Última edição 29 dias atrás por Macgaren
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Macgaren
29 dias atrás

Então vou explicar.. Putin está no poder na Rússia há décadas.. Zelemsky há poucos anos.. Trump está no segundo mandato..

Então.. ele tem mais experiência..

O fato de ter mais experiência significa cometer menos erros.. é improvável que qualquer líder só faça escolhas certas.. eventualmente todos erram. Uns mais outros menos..

Putin por ser mais experiente comete menos erros. E sendo mais experiente consegue perceber os erros a partir das consequências. E assim, sendo mais experiente, possui um repertório mais amplo de soluções para mitigar erros ..

Eita nois ..

E você acha que eu comento na trilogia para ganhar ou perder?

Eita. Nois.

Underground
Underground
30 dias atrás

Cidadão Volomir foi ao banco sacar $ 10 k para efetuar pagamento diversos, quando na saída foi confrontado pelo líder da facção, Vlademir. Quase imediatamente aparece a viatura com os bons policias Don & JD.
Como Don e Vlademir já eram conhecidos de longa data, iniciaram breve bate papo. Don disse ao Vlademir que Volomir era um cara bastante conhecido no bairro e ia pegar mal o assalto. Vlademir disse que nai pegar nada ia desmoralizar ele. Don então propôs para Vlademir ficar si com $ 2 k, o que logo foi aceito. O que Volomir Não concordou, disse que a Polícia precisava prender o chefe da facção. Logo levou um tapa de JD: “fica quieto, que ninguém pediu tua opinião”.
Vlademir pegou seus trocados e foi saindo, convidando Don, no sábado, para um baile funk lá no morro.
Daí Dom entregou $ 4 k para Volomir. É no resto? O resto é nosso por ter te ajudado, não agradecido.
Na próxima semana, nesse mesmo canal e horário, mais um episódio de Os Bons Policiais Don & JD, defensores da justica e da moralidade .

lucena
lucena
30 dias atrás

A diplomacia russa mostrando cautela e profissionalismo com sabedoria….quem não quer uma paz duradoura? …será que… se perguntassem a população ucraniana e europeia em geral … se eles preferem uma paz de um mês …ou paz duradoura .
.
Guerra quem sai perdendo …como sempre …. é a população geral…menos é claro ..rsrs..os fabricantes de armas e os agiotas do sistema financeiro internacional.
.
Isso ai foi uma jogada de quem quer chegar no objeto já traçado….em quanto os europeus procuram convencer a opinião publica internacional sobre a paz ( de um mês ou duradoura) …a guerra continua ….até a Rússia conseguir enfraquecer de vez a UE e a OTAN….que aliás ..já está conseguindo.

João Carlos
João Carlos
30 dias atrás

Conseguem imaginar perto de um milhão de homens sairem do exercito de repente virem para casa sem emprego, embrutecidos por uma guerra? ou voçes pensam que se transforma uma economia de guerra (fazer blindados,canhões e munições) não da para fazer manteiga e croissants!!!
E depois vão ver o que ganharam, desconfiança dos paises vizinhos, sanções da Europa, dificuldades em emigrar para a Europa. Pensam que o Putin não sabe disto?
Ele meteu-se numa arapuca e não vai sair dela sem consequençias nefastas se tivermos sorte so na russia, Por isso não acredito que haja uma paz aceite pelo Putin, infelizmente para todos.

JHF
JHF
Responder para  João Carlos
30 dias atrás

Os mais violentos e treinados vão direto para a África. Está cheio de oferta de “emprego” no velho continente.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  João Carlos
30 dias atrás

Parece que o Putin não vai desmobilizar o exercito ao fim da guerra. Se não me engano saiu uma nova diretriz do Kremlin sobre um exercito permanente de 1 milhão de homens…

sub urbano
sub urbano
Responder para  João Carlos
30 dias atrás

No começo achei q vc falava da Ucrânia… Seu comentario contém inverdades.

A Russia nunca fez uma mobilização total. Nunca houve mais de 250.000 homens no front. Todos reservistas em rotação, muitos de segunda linha, poupando o filé das tropas.

1 milhão de homens qm mobilizou foi a Ucrania. Ta cheio de videos no youtube de jovens sendo retirados de suas casas à força. A Russia estava preparada para essa guerra, entenda isso, por isso ela sofreu menos.

João Carlos
João Carlos
Responder para  sub urbano
30 dias atrás

Voce acredita no Papai Noel? 1200 km de front, 3 anos de guerra, uma guerra com ataques constantes da parte Russa e 250 mil homens no front???
São clones do Rambo??
Os ucranianos lutam pelo seu pais, mas todos tem medo. Ou pensas que os russos vão a cantar para a guerra?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  João Carlos
30 dias atrás

Só pelo jeito que escreves, és lusitano.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  sub urbano
30 dias atrás

O proprio Putin já falou que tem mais de 600.000 soldados na ucrânia e que sua meta era chegar em 1 milhão (na Ucrania). Não da para travar uma guerra de atrito em uma frente de 2000 km com apenas 250 mil soldados.

Alias esse foi o maior erro dos russos, invadiram um pais do tamanho da Ucrânia (e em varias frentes) com apenas 150 mil homens. Se tivessem entrado com a mesma quantidade que estão usando agora a Ucrânia teria caído em pouco tempo.

George A.
George A.
30 dias atrás

Tem risco mesmo da Ucrânia ir de Vietnã do Sul se Putin obtiver sucesso em enrolar essas negociações, apesar de eu acreditar que ele só quer ganhar tempo pra terminar de “limpar” Kursk e consolidar posições no leste ucraniano.

João Moita Jr
João Moita Jr
30 dias atrás

Tradução; Sou trouxa não!!! 😂

Sergio Machado
Sergio Machado
30 dias atrás

Putin não quis fechar a porta, muito embora não foi convidado para a reunião que definiria o que e como a Rússia deveria proceder daqui para frente.
Devolveu a bola na mesma jogada: aceito, porém há algumas condições frente a situação que deu origem ao conflito.
Óbvio que Zelensky não irá aceitar e a estaca volta ao marco zero. Pau continuará torando.

Antunes 1980
Antunes 1980
30 dias atrás

Analisando de forma estratégica, antes da guerra, não teria sido mais sensato para a Rússia fortalecer suas fronteiras com bases aéreas e militares ao longo da divisa com a Ucrânia, além de posicionar mísseis balísticos nucleares como demonstração de força? Isso poderia ter servido como dissuasão, evitando um conflito que, até o momento, trouxe enormes custos para ambos os lados.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Antunes 1980
30 dias atrás

A dissuasão era os 150 mil soldados na fronteira. Não funcionou, então ele teve que usar essas tropas que já estavam na fronteira para demonstrar força.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antunes 1980
30 dias atrás

Olá Antunes.

É muito difícil fazer análises sobre o passado considerando o cenário atual.

Todo mundo considerada o exército russo bem aparelhado e treinado, e que ele teria condições de vencer uma guerra contra a Ucrânia em pouco tempo.

Por outro lado, os russos cometeram erros logísticos que prejudicaram a sua movimentação e tenho a impressão que erraram também no dimensionamento. Acho que a Rússia mobilizou cerca de 200 mil tropas no início da guerra.

Putin também subestimou a capacidade de apoio militar para a Ucrânia e a intensidade de das sanções econômicas

agora, eu não sei dizer se aumentar a pressão militar sobre a Ucrânia a teria feito desistir da Otan ou se teria acelerado o processo.

Em “O Príncipe”, Maquiavel recomenda fazer o bem aos poucos e o mal de uma vez. Suponho que Putin tenha lido este livro nas teno que Zelensky não

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Com toda certeza ele já o leu o Príncipe. Todos os lideres que aspiram a grandeza devem ler esse livro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Como disse, Putn é o mais experiente dos trẽs.

Zelensky é apenas uma figura midiática e provinciana.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Acho que não fui muito claro, quis dizer que provavelmente Putin já deve ter lido o Príncipe de Maquiavel. Tenho minhas duvidas se Zelensk já tenha lido algum livro na vida ainda mais Maquiavel, kkkkkkk.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Riso.. ai sim concordamos.

Heinz
Heinz
30 dias atrás

Eu aviso há muito tempo, Putin não quer paz, ele quer capitulação total da Ucrânia, expandir mais seu território e fazer da Ucrânia um estado vassalo.

Mig25
Mig25
30 dias atrás

Só pra confirmar, já temos 24h de governo Trampi? O Laranjão não prometeu acabar com essa guerra em 24h? Mentir é com ele mesmo…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
30 dias atrás

Gato escaldado.
O Putin sabe que dentro de um mês Kursk estará retomada.
Odessa pode ser tomada. Simplesmente, com o andar desta carruagem a Ucrânia sabe que não tem recursos para impedir. Daí a necessidade da trégua. O Zelensk vendeu a mãe e a pátria. A mães ele já entregou. Falta agora assinar a escritura da venda da pária.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Antonio Palhares
30 dias atrás

Um mês? Já estão expulsando eles (faltam apenas 100 km²) e fazendo a limpeza da região.

Se continuar assim e bom os ucranianos ficarem de olho em Summy, por parece que será a próxima ofensiva russa.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Augusto Cesar
30 dias atrás

Augusto. Voce tem razão . Kursk já era . Eu fui modesto.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Augusto Cesar
29 dias atrás

Depois do chute na porta e nao tiver ninguém mais pra defender os russos vão hastear a bandeira russa no Palácio presidencial em Kiev.

Bryan
Bryan
30 dias atrás

Putin está matando dois com uma apunhada: os EUA e a Europa. A preocupação dos EUA não é a guerra militar, mas econômica. Enquanto os EUA ficam brigando por taxação, a Rússia, Coreia do Norte, China e Irã estão se armando. A Europa parece um peru tonto, não sabe o que faz. O fato é: Rússia providencia insumos e energia; China a mão-de-obra e tecnologia; Irã tecnologia de drones; e Coreia do Norte pessoal para morrer. Ou seja, parece até uma sinfonia pronta.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
30 dias atrás

O Trump pediu para poupar as forças ucranianas em Kursk .
O Putin respondeu:
“Se elas se renderem e deporem as armas. Suas vidas e tratamento decente estarão garantidos.”
Para atender o Trump.
Kiev deve mandar suas tropas se renderem.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
29 dias atrás

Teve gente que acreditou na vitória da Ucrânia…
E tem gente que ainda acredita!

Czar Bomb
Czar Bomb
Responder para  Francisco Vieira
28 dias atrás

Maior golpe da história…patrocinado pelo complexo militar EUA …vai lá Zelensky, tem o no$$o apoio…agora a fatura está chegando: UK , EUA transformando o que restar em feudo.

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Francisco Vieira
26 dias atrás

A ficha começou a cair …..

Vitor
Vitor
28 dias atrás

O Putin quer uma paz duradoura? Basta ele retirar suas tropas da Ucrânia e devolver os territórios roubados do Donbas e Criméia. Fim da guerra que ele mesmo causou.

Czar Bomb
Czar Bomb
Responder para  Vitor
28 dias atrás

Vai estudar ?porque? a Ucrânia foi invadida…

Mig25
Mig25
Responder para  Vitor
27 dias atrás

Claro, claro…ele vai fazer isso na companhia do Saci Pererê e do fantasma de Kiev, pode aguardar…

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Vitor
26 dias atrás

Gzuz ….. se você acredita nessa história deve acreditar no coelhinho da páscoa também não?

Czar Bomb
Czar Bomb
28 dias atrás

O mini Napoleão quer enviar tropas da OTAN independente da posição da Rússia.

IMG_2163
Andromeda1016
Andromeda1016
25 dias atrás

Putin não ia morrer em alguns meses após o início da guerra com a Ucrânia, por causa de uma doença seríssima???? Para um morto até que está vivo demais ….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Andromeda1016
24 dias atrás

Existem uma dezena de clones que se substituem periodicamente na função putiniana.

Gavião
Gavião
23 dias atrás

Sabemos do caráter de Putin. Qualquer acordo ou mesmo trégua teria de respeitar as porções de terras roubadas. A única chance que a Ucrânia teria era expulsar as forças russas de seu território, mas faz uns dois anos que estão tentando, sem sucesso. Fazer o quê?

Última edição 23 dias atrás por Gavião