Operação Catrimani destrói dragas do garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ação utilizou TNT para explodir as estruturas usadas no garimpo ilegal Comando Conjunto Catrimani II
Boa Vista (RR) – No dia 6 de março, o Comando Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo, conduziu uma operação com o objetivo de desarticular estruturas vinculadas ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
A ação foi integrada por militares do Exército, que foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). As equipes partiram de Boa Vista em direção a locais onde foram identificadas dragas usadas pelo garimpo ilegal. Uma draga é uma embarcação usada para escavar, remover ou transportar sedimentos e materiais do fundo de rios.
Após o deslocamento aéreo, os militares desembarcaram e iniciaram o vasculhamento da região para encontrar trilhas de acesso às dragas. Foram localizados um motor, uma antena de internet via satélite, uma bateria de caminhão, um painel solar e equipamento de mergulho.
COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II
A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).
Saiba mais sobre a Operação Catrimani II:
- Forças Armadas desencadeiam operação na TI Yanomami
- Destacamento Especial de Fronteira de Waikás combate garimpo ilegal
- Militares transportam sistema fotovoltaico para comunidade indígena Uxiú
- Forças Armadas realizam evacuação aeromédica
- Pista clandestina é interditada em terra indígena
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Pensei que eram os FE…, más estão com fuzil M1A2 convencional…, e…, boots de selva…, facão de guerra na selva…
São tropas de selva…
Tô percebendo que a cobertura de selva deles, está voltando no modelo americano de selva…, aquela brasileira menor com a aba fechada só dentro dos batalhões…
Abraço a todos…
Pq foram transportados pela FAB de H-60 Black Hawk? o Exercito não tem a sua frota de Super Cougar H225M??
Já ouvi dizer que os super gatos não são bons helicópteros para ambientes quentes e úmidos como a Amazônia. Seria por isso que o EB quis comprar melaço hawk ao invés de mais super gatos, mesmo que esses sejam fabricados aqui.
Impressionante como tem ouro nessas terras indígenas, hein. E como o governo faz todo o esforço do mundo para obstar a exploração desse recurso.
o ouro é contrabandeado para o exterior, mais de 4 bilhões
Amazonas e outros estados do Norte poderiam ser grandes produtores de Ouro, mas como somos um país rico e que não tem problemas sociais que poderiam ser resolvidos com dinheiro, eles dificultam a extração de ouro
Muita ingenuidade achar que essa atividade, se legalizada, iria contribuir pro enriquecimento da nação e não para encher o bolso de meia dúzia de engravatados.
Se não legalizada ela já movimenta a economia do Interior da Amazõnia imagina ela legalizada, fiscalizada e pagando impostos,,,, sai do teu apartamento antes de falar as coisas
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Sabia… só entrei na matéria pra confirmar que tinha gente defendendo garimpo ilegal e contrabandista
anotem ai…uma gigante da area de frigorifico…é aquela mesma….está entrando na area de mineração….curioso …não…
Essa empresa é daqueles irmãos que prosperaram como nunca se viu durante os governos Papa Tango e que caiu em várias operações da PF, como a Carne Fraca, Bullish (feat. cumpanhêru Palocci), Tendão de Aquiles e Lava-Jato?
Só pra saber se estamos falando da mesma empresa, porque se for, não é apenas uma “gigante”, mas a maior empresa frigorífica DO MUNDO. Um prodígio daqueles que só o Brasil putência consegue criar! 😉