BlackRock assume controle dos portos estratégicos do Canal do Panamá em acordo bilionário

Consórcio liderado pela gestora compra participação majoritária em ativos portuários, reacendendo debates sobre soberania e influência geopolítica
Em uma operação avaliada em US$ 22,8 bilhões, um consórcio liderado pela BlackRock – a maior gestora de ativos do mundo – assumiu o controle de 90% das operações da Panama Ports Company, que administra os portos de Balboa e Cristóbal, localizados nos dois extremos do Canal do Panamá. A transação, concretizada após a venda da participação majoritária pela CK Hutchison, de Hong Kong, marca um importante movimento estratégico no setor de infraestrutura global.
A aquisição integra uma carteira de ativos que, além dos dois portos panamenhos, abrange 43 instalações distribuídas em 23 países. Especialistas apontam que o acordo reforça a aposta da BlackRock em investimentos em infraestrutura, ampliando sua atuação em mercados considerados cruciais para o comércio internacional.
A operação ganhou contornos políticos após declarações contundentes do ex-presidente Donald Trump, que, em discursos e publicações em redes sociais, afirmou que os Estados Unidos deveriam “retomar” o controle do Canal do Panamá, criticando tarifas consideradas abusivas e alegando, sem evidências, influência chinesa na região. No entanto, autoridades panamenhas enfatizam que a soberania do canal permanece intacta desde sua transferência para o país, em 1999, conforme os Tratados Torrijos-Carter.
Em resposta às declarações, o presidente panamenho José Raúl Mulino afirmou:
“O Canal do Panamá é e sempre será uma conquista da nação panamenha. A transação dos portos é um negócio puramente comercial e não representa interferência na nossa soberania.”
Frank Sixt, codiretor administrativo da CK Hutchison, reforçou que a venda foi motivada por critérios financeiros e competitivos, destacando que:
“A negociação ocorreu em um ambiente de forte demanda por investimentos em infraestrutura global e não tem vínculo com questões geopolíticas.”
Analistas acreditam que, embora a operação envolva ativos estratégicos, o Canal do Panamá continuará sob administração da Autoridade do Canal, mantendo seu status de via navegável neutra e vital para o comércio mundial. A movimentação, entretanto, reacende discussões sobre a influência de grandes grupos de investimentos no cenário geopolítico e as tensões entre as potências globais.
Com a finalização do acordo, BlackRock amplia seu portfólio em mercados de infraestrutura, sinalizando uma tendência de reestruturação do setor, onde investimentos privados se tornam peças-chave na configuração do comércio internacional e na redefinição das relações de poder entre Estados e corporações.
FONTES: Reuters, Bloomberg
os mestres dos fantoches políticos ganham e ganham…
na Ucrânia ganharão uns contratos bilionários logo mais…
geopolítica é o nome que hoje dão pra partida de tabuleiro War em que seu dono joga sozinho com diferentes exércitos… e o povo morre e sofre em escala industrial.
War, joguei muito. Joguinho bom.
A gente ficava as vezes 12 hs jogando, nunca acabava.
Até meu primo ter dito que nós jogavamos errado.
Ai perdeu a graça.
Trocamos War por SimCity, outro joguinho bom,
mas, depois de um tempo enche o saco, os caras
fazendo greve e recebendo alto.
Trocamos para Grepolis, foi bom, até 2017,
depois desandou.
Bem assim que os donos do mundo estão. Já tem o controle do dinheiro. Perdeu a graça. Agora vão tomar os bens. E depois dominar as pessoas, como um menino perverso brincando com formigas…
o jogo Supremacia era mais demorado ainda, e ainda envolvia o mercado de commodities que devia ser movimentado antes dos combates, pensa num jogo demorado. kkkk
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Nicaragua_canal_proposals_-_de.svg
Trecho da palestra do economista Jeffrey Sachs no Parlamento Europeu… Youtube↓
…
Renomado economista revela o papel sombrio e secreto dos EUA fomentando as guerras pelo mundo!
…
[colocaram este título sensacionalista, mas a palestra é boa]
Não sei se é verdade, li em algum lugar que um dos motivos do declínio da economia Argentina nos séculos passados foi justamente a abertura do Canal do Panamá, parece que os argentinos dependiam dos navios que contornavam o continente fornecendo apoio logístico, era uma época onde a autonomia dessas embarcações menor e era comum a navegação de cabotagem e inclusive existia um tráfego intenso pelo Brasil também em cidades como Rio de Janeiro e Salvador….ps. não sei se isto é verdade ou um rumor argentino…rs
O motivo real iniciou com Juan Domingo Perón e a maioria que o sucedeu.
Perón foi tão ruim pra Argentina e o povo argentino que até hoje é, de longe, o político mais importante e influente do país…
O que ele fez de bom para a Argentina e como a economia do país era antes e o que se tornou depois dele? Pergunto porque popularidade e competência nem sempre andam juntos.
Pra vc ver como o povo é burro, aqui figuras como Maluf e Getúlio Vargas são reverenciadas, e até o Lula quando morrer vai virar santo com estátua em PE com romaria e tudo…
Não importa quem e o governo, se o gestor de uma empresa e bom, ele se adapta ao governo da vez e próspera!
Perón era uma cópia de Getúlio Vargas, e JK, os dois maiores presidentes desenvolvimentista e industrialistas do Brasil.
O problema dos argentinos e o mesmo que o nosso, elite capitalista que se diz liberal, reclama dos impostos, mas depende dos investimentos do governo, não aceita pagar menos imposto se o imposto for um valor único para todos, sempre quer pagar a menos que os demais, e quer subsídios, e quer proteção contra a concorrência externa e uma concorrência interna limitada.
Caro Cristiano,
Sem querer politizar ou mesmo invocar a Lei de Godwin, Getúlio Vargas tinha fortes laços com o Nazismo.
Abcs
“15 de agosto de 1914”
Esta é a data em que o canal foi inaugurado. Os argentinos foram bem até os anos 50/60, não foi o canal que levou eles ao estado atual.
Foi o fato de eles não se alinharem aos Estados Unidos na 2 guerra, aí os americanos investiram em melhoramento genético do trigo no estado de Ohio, ocasionando super produção de trigo que eles vendiam a preço subsidiado para os países amigos, isso acabou com a Argentina
Esqueceu de mencionar Menem, Cavallo , e o principal personagem. Jorge Soros.
Os governos são dirigidos pelas grandes corporações.
“O Canal do Panamá é e sempre será uma conquista da Nação Panamenha” .
O Trump que o diga.
Conquista Panamenha???
Quem construiu foram os americanos.
Pior, o Panamá foi criado em 1903
com apoio do Ted Roosevelt justamente para esse canal, antes toda aquela região pertencia a Colômbia. Se os colmbianos tivessem negociado com os EUA e acertado a construção, esse país nem existiria hoje.
Quem disse conquista “Panamenha”. Foi o atual presidente. O senhor deve ter percebido que coloquei entre parênteses.
Sim, eu vi isso no texto acima, meu comentário foi justamente baseado no que o presidente disse. Desculpe não ter sido claro.
Um fraterno abraço Rodolfo. Tudo bem. O presidente não tinha como negar a pressão.
A plutocracia vai se escancarando, se você olhar a quantidade de empresas onde essa BlackRock é acionista majoritária (inclusive supostos rivais no mercado) vai ver porque o tal livre mercado é um conto de fadas.
A empresa em si é basicamente um fundo coletivo, eles não são realmente donos das ações, mas sim administradores, mas ainda representam interesses de um grupo seleto.
Se bobear até eu e você possuímos parte na BlackRock. Eles investem em tudo e com um valor aplicado gigantesco. Quando acessei os fundos disponíveis para aplicação nos EUA, por volta de 80% eram administrados por eles.
As grandes empresas de defesa hoje tem como maiores acionistas a Blackrock e em seguida o fundo Vanguard.
A Blackrock também é um dos fundos que mais comprou terra aravel na Ucrania.
Pois é meu caro, na Ucrânia, as compras de vastas terras compradas pelas instituições financeiras americanos e europeias é.uma loucura rsrs o mesmo procedimento da China. Nunca a democracia e o Estado Nacional e sua soberania foi tão ameaçado.
Terras boas para produzirem alimentos baratos para a Europa e exportarem.
2º maior acionista da EMBR3.
Eles administram até os paises.
Previsão do Futuro: milagrosamente o Trump passará a não falar nada sobre o Panamá e seu canal. Já que seus parças de Wall Street resolveram tudo.
Quem começou o Canal do Panama foram os Franceses.que devido ao alto custo pararam a obra.Sem contar com as doenças.Os Americanos continuaram e terminaram o projeto
Sabe o que é mais bizarro? Os eleitores do bronzeado de Doritos, em seus devaneios, pensavam que o mesmo iria combater os mesmos interesses que ele está fortalecendo, votando em um cara que se beneficiou do sistema para combatê-lo.
Em entrevistas em comícios com eleitores do laranjão, sempre ficavam falando a respeito de Blackrock e como isto estava destruindo os E.U.A e tals. Olha ai, o resultado agora!
A estupidez dos eleitores de direita nunca tem fim. Votam em “patriotas” que ficam oferecendo o próprio país para se perpetuar no poder, em liberais que sucateiam serviços públicos e criam monopólios que tornarão esses mesmos serviços inalcançáveis para o povão, esperando que isto irá “melhorar” as coisas, em pessoas com agendas políticas de austeridade achando que tirar dinheiro da economia e desenvolvimento, mandando tudo para rentistas, irá fazer o país crescer, e em pessoas do sistema que dependem do status quo para se manter no topo, para combater esse mesmo sistema.
É mais fácil achar cabelo em ovo do que sentido em pessoas da classe D, C e B que votam na direita achando que serão beneficiadas de alguma forma, por sujeitos que só estão no poder em prol de interesses próprios que em nada tem a ver com o desenvolvimento e fortalecimento do país.
Por isso ficam perseguindo comunismo, socialismo, lacração, woke, guerra cultural… porque é mais fácil e beneficia os interesses dos mesmos grupos que tanto prejudicam a vida da maioria das pessoas. O importante é debater lugar de fala, identitarismo, mamadeira de pirok… do que as reais causas dos nossos problemas e como superar os nossos desafios como sociedade.
A esquerda também sofre de estupidez assim? Claro. Identitarismo e lacração são exemplos claros disto. Abandonaram os interesses trabalhistas, progressistas e desenvolvimentistas em prol de ficar debatendo absurdos que em nada irão ajudar ninguém. Mas é exatamente isto que os donos do poder querem. É sempre um deserto de ideias quando se vê esquerda e direita debatendo alguma coisa. Um povo polarizado, ignorante e alheio ao que os cerca, debatendo absurdos e se odiando, praticamente impossibilitando quaisquer chances de união.
Gostei do teu texto.
Perfeito.
Já tinha lido a vinte anos, sobre a divisão dos movimentos sociais e seu óbvio declínio ,por essa divisão.
Oodua operandi da direita capitalista, já são pra lá de batidos, a novidade é misturar religião nisso.
Huuummmm !!!…
Trump disse que o canal seria dos EUA de uma maneira ou de outra. Acredito que conseguiram de uma maneira, pois a outra seria usando a anexação via Semper Fidelis.
Conjecturando.
Empresa de Hong-Kong abriu mão para a BlackRock (independente do preço) de boa sem “espernear” nem um pouquinho, sendo o canal um ativo tão importante econômica e geopoliticamente ?!?!?!!?
Taiwan teria virado moeda ?
Fim da conjectura.
Blackrock…Tá no nome.
Eles nem disfarçam.