Trump diz que presença de Zelensky em negociações pelo fim da guerra na Ucrânia não é ‘muito importante’

Presidente americano disse nesta sexta-feira (21) que Zelensky dificulta o fechamento de acordos. EUA e Rússia se aproximaram e chegaram a discutir a guerra sem a Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (21) que não considera essencial que o ucraniano Volodymyr Zelensky esteja presente nas negociações para tratar do fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
No início desta semana, autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram na Arábia Saudita para discutir o fim da guerra. A Ucrânia afirmou ter sido excluída do encontro.
A crise entre Estados Unidos e Ucrânia piorou nos últimos dias, com Trump e Zelensky trocando acusações. Especialistas em relações internacionais afirmam que o presidente americano tem adotado um discurso pró-Rússia.
Na quarta-feira (19), Trump chamou o presidente ucraniano de “ditador sem eleições” e sugeriu que Zelensky se apressasse para um acordo ou ficaria “sem um país”.
No mesmo dia, Zelensky acusou Trump de exigir US$ 500 bilhões em riquezas da Ucrânia em troca de apoio dos Estados Unidos. O presidente ucraniano afirmou ainda que não poderia vender o próprio país.
A mudança no comportamento dos Estados Unidos — que durante o governo de Joe Biden eram os maiores aliados da Ucrânia — colocaram a Europa em alerta. Só nesta semana, duas reuniões de emergência foram feitas para discutir a guerra e a segurança do continente.
Na visão dos líderes europeus, a aproximação dos Estados Unidos com a Rússia poderia permitir que Moscou conseguisse um acordo favorável, incluindo a conquista definitiva de territórios ucranianos. Isso, segundo eles, criaria um precedente para futuras agressões por parte dos russos.
Diante deste cenário, autoridades da Europa passaram a defender que o bloco tenha mais autonomia em termos de segurança e dependa menos dos Estados Unidos.
FONTE: G1
A dívida é alta para com os EUA, Europa e Rússia…
Vão fatiar a Ucrânia
Zé achou que tinha apoio de todos e poderia falar o que quisesse do Trump, tá aí o resultado, ele é descartável.
Ninguém contou para ele que manda quem pode e obedece quem tem juízo, e calado.
Todo mundo é descartável.. até Trump… se ele entender isso, como Stalin entendeu, ele consiga garantir um espaço na história.. agora sem entender isso, vai acabar como o Tony Soprano sem saber o que aconteceu.
obviamente não escrevi que Trump será ou seria assassinado, mas que ele será usado e descartado sem perceber o processo em torno dele.
isso acontece de vez em quando
Atualmente o único descartável nesse assunto é o Zé.
Não comentei nada sobre alguém ficar na história, mas já que puxou o assunto, Trump já está.
Agora se vai ser por algo bom ou ruim é outra coisa.
Geralmente as pessoas não se lembram dos bonzinhos, e quem acaba ficando na história são personagens como Calígula, Cômodo e Heliogábalo.
Vocẽ tem razão..
Todo presidente eleito nos EUA fina na história… até viram personagens do South Park.
Até a Dilma é personagem no “Mike Tyson Mysteries” (dou muita risada).
Acho que é mais que ser bonzinho ou ser do mal… há pessoas que são realmente grandes e outros minúsculos….
acho que tem mais a ver com o papel desempenhado… é como o bêbado na festa.. acha que é o mais engraçado, o mais interessante, o mais tudo…
Até o BushJr vai virar Porta-aviẽos… e o Nixon não…
O pior é que o representante do Brasil está indo no mesmo caminho com seus comentários.
Bem, aqui falta porta-aviões.
Nisso concordo com você.
Se escarafunchar as redes sociais, já se acha aos montes criticas as declarações de Trump. Resta saber se sãos reais ou apenas midiáticas.
Eu não sei.. acho que qualquer análise baseada em mídia social tem muito ruido para ajudar fazer análises políticas e geopolíticas, mas concordo que parece fazer sentido para personagens midiáticas, como Zelensky e Trump… entre outros.
Ao longo do 2 primeiros anos da Gurra, eram comuns conferências para discutir a guera na Ucrânia sem representantes da Rússia.
Critiquei fortemente aquele arranjo porque defendo que o fim da guerra seja por via diplomática envolvendo os dois países em conflito.. e que os dois acertem os termos da paz entro o que considerem razoáveis.
Agora há uma inversão, com os EUA pressionando por um acordo negociado sem a presença da Ucrânia…
continua errado.
É impossível acertar um acordo no qual a Ucrânia respeite os termos sem que ela participe da elaboração do acordo..
claro que vai dar mais trabalho e vai demandar mais tempo, mas é algo que até o mundo mineral consegue entender.
A Ucrânia vai assinar. Zelensk, não.
Verdade…
acho que a primavera no hemisfério norte começa no final de março… mais ou menos daqui um mês
Das duas, uma:
Ou o Zé simplesmente aceita o acordo que EUA e Rússia estão costurando, independente do quão retalhada a Ucrânia fique sob esse acordo;
Ou o Zé cede a pressão e dá os 50% de terras ricas em minérios que o Trump quer, em troca de armas e mais ajuda.
Em ambas as ocasiões, o Trump leva o que quer, e o Zé se lasca.
Eu acho que o Ucrânia tem duas opções neste momento.. 1) aceitar a proposta dos EUA ou 2) abrir uma negociação direta com a Russia.
Nos cosas, vai ser difícil, mas parece-me que o menor prejuízo seria uma negociação direta com a Russia… também acredito que seria melhor para a Rússia fazer uma negociação direta…
só que duvido que os dois países estejam em condições para abrir negociações diretas
“2) abrir uma negociação direta com a Russia.”
Como você observou anteriormente, o Zé passou 3 anos fazendo “reuniões” e “sessões de paz” sem a Rússia, nunca fez nenhum esforço diplomático nesse sentido, e sempre apoiou que o mundo isolasse a Rússia diplomaticamente, e isso pra não falar da lei que o Zé promulgou que torna esse tipo de conversa algo ilegal.
Tentar conversar com eles, aos 45 do segundo tempo, exigiria mudanças drásticas demais em seu governo.
E outra, tem 3 pequenos detalhes aí:
1- ele teria apoio doméstico pra isso? Imagino a gritaria em sua populacão, pensando “porque você não faz isso antes, então?”
2- a Rússia não o reconhece como presidente legítimo;
3- seus “mecenas” europeus deixariam isso?
Nessa altura do campeonato, me pergunto se o Zé realmente poderia fazer isso, mesmo se ele quisesse.
Qual esforço diplomático com a Rússia? A Rússia tentou tomar a Ucrânia.
Esse seu “tentou tomar a Ucrânia” deixa claro que os torcedores pró Ucrânia aínda não perceberam que ela perdeu a guerra e já perdeu um enorme território para a Russia, que não só tentou mas tomou
Olá Wilber.. você tem razão…
Um dos traços comuns das pessoas comuns é a incapacidade de mudar o comportamento quando as condições mudam… a maioria se comporta mesmo como ratinho de cobaia….
vai repetindo o comportamento até quando para de funcionar, dai fica bravo e depois deprimido.
Alguns poucos são capazes de perceber como as coisas mudam e conseguem mudar para se ajustar, algo parecido ao que Raul descreveu como “Metamorfose Ambulante”. A política é um ambiente cheio de contradições, por isso esta necessidade de adaptação.
Um grande politico precisa desta capacidade.
Zelensky é apenas um político midiático. Ele é incapaz destas transformações. São figuras binárias, sim ou não. Ele fracassa nas contradições.
Tenho a impressão que Trump também tem o mesmo problema.
assim, de memória… Stalin, Chiurchill, Vargas, Roosevelt, Nixon, Geisel, Sadat (não Sadan) são o contrário disto.. e até o contrário do contrário.. riso.
Dúvido nada Ucrania perderem além dos 20% de território que perderam para a Russia.
Quem não pode se defender sozinho e depende dos outros infelizmente tem que pagar uma conta cara.
Que sirva de lição para o brasil.
A preocupação dele …é como ele e a família dele vai sair dessa enrascada que ele por ganância..se deixou entrar ..o velho cântico das sereias.
.
Ele já é uma carta fora do baralho…nem para a OTAN ele tem mais serventia …como um verdadeiro judas …vendeu um pais inteiro….jovens ucranianos,gerações inteira da Ucrânia ..sonhos e futuro ..foram rifados por uma casta da elite ucraniana … corrupta e cleptomaníaca …acabaram com um pais inteiro.
.
Que o exemplo ucraniano sirva de exemplo para o resto do mundo …o quê um elite corrupta, sem amor pela pátria …é capaz de fazer a uma nação inteira.
Trump não tem como cessar o apoio para a Ucrânia, se fizer isto Kiev cairá.
Caindo Kiev quem pagará o que Trump está cobrando?
Isso com certeza é pauta da negociação Rússia x EUA
Os EUA param o apoio militar a Kiev em troca eles discutem a partilha da Ucrânia…
Excelente tarde ensolarada de sábado a todos os senhores camaradas do Forte!
Deste jeito o garoto vai ficar revoltado, vai raspar o cabelo e sobrancelhas, irá pegar aquela faca plástica de Rocambole e cortar os pulsos e outras sandices de jovem mimado.
Cara o Zelensk está valendo tanto quanto o nosso presidente da República…mas que draga hein!
Sgt Moreno
Porque o Trump não faz logo a Anschluss da Ucrânia?