Trump e Putin iniciam negociações de paz para a Ucrânia após longa ligação telefônica

O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente da Rússia Vladimir Putin na Finlândia, em 2018
Em uma conversa considerada “longa e altamente produtiva”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciaram ontem que seus países iniciarão imediatamente negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia.
Segundo Trump, a ligação, que durou cerca de uma hora e meia, foi marcada por um tom amistoso e pelo compromisso de trabalhar conjuntamente para reduzir o número de vítimas do conflito.
Durante o diálogo, os dois mandatários enfatizaram a urgência de interromper as hostilidades e afirmaram que suas respectivas equipes de negociação já estão mobilizadas para definir os próximos passos rumo a um acordo de paz. Em sua rede Truth Social, Trump declarou: “Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, para acabar com os milhões de mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia.”
Segundo o líder americano, após o telefonema com Putin, ele entrou em contato com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre a iniciativa, gerando reações mistas tanto em Washington quanto em Kiev.
Repercussão Internacional
A notícia surpreendeu o cenário global. Enquanto representantes da nova administração nos EUA afirmaram que o diálogo direto com Moscou não representa traição à Ucrânia, líderes europeus criticaram a condução das negociações “pelas costas” de Kiev. Alguns membros da OTAN enfatizaram que “não pode haver paz sem a participação efetiva da Ucrânia” e alertaram para os riscos de eventuais concessões territoriais.
Os ministros das Relações Exteriores de vários países europeus insistiram na participação da Europa nas negociações de paz sobre a Ucrânia em uma reunião em Paris.
“A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de quaisquer negociações”, disseram os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França, Polônia, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, o Serviço Europeu de Ação Externa e a Comissão da UE em uma declaração conjunta na quarta-feira à noite.
“Uma paz justa e duradoura na Ucrânia é um pré-requisito necessário para uma forte segurança transatlântica”, continuou, com vistas à cooperação futura com os EUA.
Além da pauta ucraniana, Trump e Putin aproveitaram a ligação para discutir temas que abrangem a segurança energética, a tecnologia – com ênfase na inteligência artificial – e o fortalecimento das relações bilaterais, sinalizando uma possível ampliação da cooperação entre as duas nações para além do conflito europeu.
Caminhos para uma Paz Duradoura
Apesar de ainda não haver detalhes concretos sobre os termos do acordo, fontes próximas às negociações afirmam que as equipes dos dois países já estão definindo uma agenda que poderá levar a uma resolução definitiva do conflito. Os líderes chegaram a se comprometer com a realização de um encontro presencial, possivelmente na Arábia Saudita, para aprofundar as tratativas.
Ucranianos entraram numa barca furada desde o começo, só torcedor fanboy acreditava em uma vitória da Ucrânia.
Perderam território pra Rússia, rifaram o país pros EUA e Europa, gerações de ucranianos que nem nasceram ainda estarão pagando essa dívida. E o principal, vidas foram perdidas por nada e mero capricho das elites, pessoas que fugiram da Ucrânia dificilmente irão voltar pro país, principalmente jovens em idade produtiva. O futuro desse país é sombrio.
Qual seria o futuro da Ucrânia ficando sob influência da Rússia como estava? Qual “país” que se encontra sob a órbita russa está bem? Vale lembrar que nenhum país que integrava o Pacto de Varsóvia deseja voltar à órbita russa, aliás, estão se armando ate os dentes para evitar a dominação russa, a Polônia é um exemplo eloquente. Todos optaram pela UE. Afinal, liberdade não se compra, se conquista.
Ótima “liberdade” conquistada
Estou falando da Alemanha Oriental, Polônia, Romênia, Iugoslávia, Checoslováquia e Hungria, por exemplo, que saíram da órbita russa e nunca mais desejaram voltar. Afinal, quem deseja trocar o Euro pelo Rublo?
O comunismo na Europa acabou há mais de 30 anos e ainda vivem rondando nesse fantasma.
Um país no status da Ucrânia o melhor é procurar a neutralidade, o custo em procurar a “liberdade” a todo custo, custou bem caro, mas bem caro mesmo pra Ucrânia, questione quem perdeu parentes nessa guerra se valeu a pena isso tudo ou um soldado que ficou sequelado ou amputado pro resto da vida, vale a reflexão.
Neutralidade? Ali não tem neutralidade, ou se está sob esfera russa ou ocidental. Exemplo de neutralidade pra você deve ser o que? A Bielorrússia?
Eu era partidário da solução finlandesa para a Ucrania, teria poupado muito sangue e não teria essa negociação constrangedora digna de tempos coloniais em que a Ucrânia sequer participou. A ironia é que a Finladia e Suécia só abandonaram sua neutralidade com esse conflito.
Hoje os comunistas que governam para esconder falam que são a favor da democracia hahahaha
Esse fantasma serve para legitimar as políticas neoliberais que fizeram a desigualdade social e desnacionalização/desindustrialização quase absoluta nesses países.
Agora são “livres” sob a OTAN (que controla a UE; ambas controladas pelos EUA) que dita suas Políticas de Estado.
A parte de cima do muro (neutralidade) sempre pertence ao Diabo.
Imagina dizer que liberdade é uma coisa ruim kkkkkk se toca. Brasileiro é sortudo mesmo, nunca viveu sob opressão por isso fala asneira
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Esse é um tipo de discurso que funciona emotivamente, mas na prática é sempre uma realidade bem diferente.
Pergunta para os Ucranianos se deu certo p eles….
Por isso mesmo. Uma realidade bem diferente.
Geralmente os lançadores desses mantras da emotivos nunca estão na linha de frente ou sequer perto dela.
Quer comparar a história da Ucrânia(império russo) com a Polônia(Pacto de Varsóvia) ? A Ucrânia foi vendida aos EUA e seus aliados. Não foi um processo democrático. Foi doloroso e mortal o rompimento das relações Ucrânia/Rússia. E também esse gv ucraniano alinhado ao ocidente não foi aceito pela maioria da população da Ucrânia.
A Ucrânia de 1991 é uma invenção administrativa soviética. Todo o leste/sul foi russo durante séculos; assim como o oeste foram territórios de países do leste europeu anexado após a Segunda Guerra Mundial.
A Ucrânia histórica de fato é só o “miolo” do território de 1991.
O principado de Kiev exsite, pelo menos desde o ano 800, mais ou menos no local onde hoje é a Ucrânia. Aqui, um vídeo que conta a história da Ucrânia:
https://www.youtube.com/watch?v=GnGe9CfDvj8
Seria esse o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=3uyHWEOoPnM&list=PLaBYW76inbX4jqNGixaoL1xQ_pMwNGIXG
acho que o problema não era a UE, mas sim a Otan
“Qual seria o futuro da Ucrânia ficando sob influência da Rússia como estava?”
Valeu apena? E se você pudesse perguntar para as mães que nem puderem enterrar seus filhos…Valeu apena? Não estamos envolvidos nessa guerra…não poder afirmar nada.
Conquistaram desgraça para muitas vidas
Voce diz isso como se a Russia conquistou a Ucrania inteira, o que todos sabemos, era o plano original.
Não era nada impossivel a Ucrania recuperar espaços e tanto que recuperou alguns.
Bastava mais vontade dos paises que ajudam a Ucrania.
Fanboy é achar que a Russia é potencia militar.. RUssia não é amis a URSS faz muito tempo.
Perderam 20%, iriam perder tudo. A Rússia só vai ficar com esses territórios por causa da traição dos EUA. A Rússia ganhou o que virando um um puxadinho da China por causa da elite que serve o Putin?
Sr. Fish a sua analise pode ate ter pontos de razão, mas agora que se passou 3 anos é mais fácil ….. La atrás não se sabia ao certo como as coisas iam caminhar , A Russia pensou que ia ser um conflito rápido o objetivo era entrar em Kiev matar o Zelensky e colocar um amigo da Russia no lugar, não conseguiram e dai para frente tudo foi complicando para um lado e para outro.
Eu cantei essa bola aqui no blog desde quando a blitzkrieg pra Kiev falhou e os russos passaram a lutar uma guerra de atrito.
O Putin cozinhou o Zelensky até dizer chega, pq era óbvio que existia um prazo de validade pro Zelensky e esse prazo venceu, basta ver quanto essa guerra é impopular na população europeia, quantos primeiros ministros que eram defensores fervorosos dela caíram e a cereja do bolo era a eleição americana.
Olá. Eu concordo com esta análise. Cheguei á mesma conclusão acho que mais ou menos na mesma época, pelo que entendi.
Não interessa como vai ser feita a paz, contanto que seja FEITA! Já morreram milhões em ambos os lados, já basta. Rogo aos Céus que Trump e Putin cheguem a um acordo e pronto, fim das hostilidades e que cessem as mortes.
.
A Paz é o que importa agora, de resto Deus nos ajude.
Você, sinceramente, acha que Trump e Putin acreditam em Deus?
Podem acreditar em Satanás, Zeus, Odin, Athena, em quem for, o que eu quero é ver a guerra acabar agora e pronto.
Sempre haverá guerras. Aquele local do oriente médio apelidado de Terra Santa, está em guerra há mais de dois milênios, por exemplo.
Criar um estado de Israel dentro das terras palestinas claro que nunca ia dar certo como não deu. Os Palestinos foram consultados se queriam um estado judeu nas suas terras? Fizeram um referendo pra saber se os Palestinos aceitavam um estado judeu nas suas terras?
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Quer dizer que países pobres podem desmontar seus exércitos porque ao menor aceno de uma invasão estrangeira devem se render em nome da paz e para se evitar mortes e destruição?
Ótimo comentário. A Rússia, EUA e Israel, por exemplo, jogaram a auto-determinação dos povos no lixo. Não respeitam ninguém, a não ser seus próprios interesses.
Uai, voces não são assim com o Brasil?
No caso da Rússia é uma questão de sobrevivência econômica,militar e política. Manter sua área de influência sob seu domínio. Vc pensa com a cabeça de um raso brasileiro,tem que pensar com a cabeça de um russo pra entender o porquê tal decisão do gv russo partir pra guerra.
Não é guerra, é “Operação Especial”.
Infelizmente, essa sempre foi e por muito tempo ainda será a realidade do mundo. Os fortes impõem e os fracos obedecem apenas.
A realidade, é que nunca deixamos de utilizar o modelo divisor entre Estados Soberanos e Estados Vassalos (modelo feudal), mantendo essa até os dias atuais (com algumas mudanças pequenas), mas com uma roupagem diferente, para enganar os olhos da população em geral.
“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Única forma de se impor, é deixar de ser um estado vassalo, e passar a brigar como um estado soberano, impondo as suas vontades e tornando os outros seus vassalos.
Foi o que fez Cuba, na crise dos mísseis, quando os EUA ameaçaram invadir a ilha.
Perfeita pergunta retórica para os palestinos se manterem na luta.
Trump e Putin?
Pode não interessar pra você como será o fim da guerra. Para quem vive lá e sofreu esse tempo todo, faz toda a diferença como isso ocorrerá.
Viver como uma colônia da Russia, por exemplo…
Qualquer paz assinada pelo Trump vai ter vida curta. Assim como ele vem tomando medidas contrárias ao que vinha sendo feito pela adm Biden (como sair do acordo de Paris pela 2a vez), o proximo presidente Democrata deve reverter muitas das suas políticas. O dep de estado e serviço de inteligência tem o plano a longo prazo de enfiar cada vez mais o pé dos EUA na Eurásia e enfraquecer os russos. 4 -8 anos para esses funcionários de carreira passa “rápido”. Por isso a história de Ucrania e Georgia na OTAN não vai desaparecer assim fácil.
Mas é por isso que ele está desmontando o aparato estatal. Não pode ser por outra razão, grana, por exemplo.
Entre o Trump e o deep state, aposte suas fichas no deep state. Até agora o Trump só governou por ordem executiva. Acabar com o deep state será impossível sem o congresso e senado.
Mas, e se o Trump estiver aprofundando um Estado pra chamar de seu?
Agora é esperar uma aceleração dos acontecimentos no campo de batalha para se demarcar posições de força quando do início das negociações.
Rússia vai ganhar em 2 pontos:
Primeiro: Vai ganhar todo o território anexado.
Segundo: A Ucrânia não vai fazer parte da OTAN e UE.
Daqui a 50 anos, o Putin vai ser considerado herói nacional por anexar vários territórios e fazer com que a Ucrânia não seja pró ocidente.
Após o fim dessa guerra, a Rússia vai correr atrás do oriente médio e da África. E vai ajudar todos os países que ” ajudaram” a Rússia, como a Coreia do Norte e Irã.
E o Duende Verde vai matar o Homem Aranha.
Você gosta de “jogar contra os fatos”, não é?
Já está até parecendo o Peter do canal “Ancapsu” no YouTube.
acabei de lembrar desse Peter , aposto que hoje mesmo sai um vídeo sobre a grande vitoria ucraniana nessa guerra.
Gosto dele apesar de divergir acerca da possibilidade da inexistència do Estado e do fato dele ser liberal acerca dos costumes, mas sobre a Rússia e comunistas concordo plenamente e isso há 20 anos .
Acho que ele me copiou.
Se você entrou no esquema fraudulento de doação de uma caminhonete para o exército ucraniano, você e o Gordão Ucrânia estão bem sintonizados mesmo haha
Acreditar em mentiras dos canhotos é sinal de burrice ou mau-caratismo mas acreditar nas próprias mentiras aí é doença.
Trate-se!
Não é mentira de canhoto não, quem denunciou isso foi um próprio pro-Ucrania muito famoso no Twitter que é um grande fã do Azov.
Ou é difícil acreditar que tem gente metendo a mão desviando recursos que deveriam chegar para o exército ucraniano?
Você acha que país que tem um PIB um pouco menor que o Brasil (dados de 2024) está em condições de ajudar alguém? Vale lembrar que a Rússia só tem protagonismo na geopolítica mundial porque tem bombas atômicas, apenas isso.
E eu acho que tem lá uns aninhos de história aí também de vitórias .pelo que sei alguns conquistadores peidaram bolacha contra os russos que não tinham bombas atômicas na época
Tipo o Japão em 1905 ou Alemanha em 1915.
Avisa o Brasil que tem que comprar fertilizantes deles mesmo em meio a essa guerra…
Ela tem as bombas atômicas. E como entregar estas bombas em qualquer lugar do planeta. E voce acha pouco ? Do contrario seria um Iraque da vida. E seu presidente um Sadam da vida.
A Ucrânia não fará parte da OTAN.
Talvez, bem talvez, da UE.
Ucrânia será uma “Jordânia” da Europa… quem tem Q.I. maior que 85 vai entender
Narrativa fantasiosa.
O 1o eu concordo.
O 2o ponto seu vai ser muito cedo pra dizer. O meeting de Bucareste em 2008 da OTAN anunciou a intenção do entao governo Bush de ver a entrada da Ucrania e Georgia na aliança. Daqui 4 anos o Trump nao vai ser mais presidente, se o vice dele (J D Vance) nao for presidente, muito provavelmente algum outro que vai re-estabelecer a ordem do Dep de Estado e serviços de inteligência e as politicas na Eurasia em andamento desde o fim da guerra fria. A longo prazo, a adesão de ambos os países vai continuar em jogo. E depois dos acordos de Minsk, os russos não irão aceitar qualquer acordo que o Trump venha a assinar pois não existe mais confiança no outro lado.
Quanto a África, Irã, Coréia do Norte, depois do que ocorreu na Síria esses outros países não podem depender apenas da ajuda russa, seria muito arriscado. Os chineses ainda serão a principal alternativa ao ocidente.
Vai agir e ajudar como fez na Síria?
Tú sabe que deu MUITO errado pra Ucrânia, quando EUA e Rússia combinam algo entre sí, e não tem NENHUM representante ucraninao no meio.
O Laranjão deve ter ficado uma hora e meia pra convencer o Putin de sair da cadeira de líder iluminado e ficar só com a Crimeia.
é Tosco, vc fervoroso defensor da grande contra-ofensiva ucraniana com modernos equipamentos game-changers ocidentais, disse que a Russia seria chutada e derrotada, agora quero ver como vai se contentar sabendo que o conflito se encerrará e a Russia vai ficar com todos territorios que conquistou (20% da Ucrania), Ucrania não ira pra Otan nem para UE…parece que temos um vencedor (e não foi a coligação Otan/Ucrania)
Ahaaa…oia mãe… sem as mão …
🤣
““A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de quaisquer negociações”, disseram os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França, Polônia, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, o Serviço Europeu de Ação Externa e a Comissão da UE em uma declaração conjunta na quarta-feira à noite.”
Se EUA e Rússia não estão muito preocupados com o que a Ucrânia acha ou “deixa de achar”, imagine com o que a UE acha…
UE vai dançar a música que ambos escolherem.
A Europa quer fazer parte das negociações só pra não ficar de fora da divisão do butim de guerra.
Uma guerra no quintal europeu, feita entre europeus, que deveria ter sido resolvido por europeus, mas que a própria europa teve que “pedir a bênção” pros EUA / China e Rússia pra resolverem.
Acho que nem a Crise do Suez mostrou de maneira tão cristalina o quanto a Europa é irrelevante.
“(…) ficar de fora da divisão do butim de guerra.”
Tio Sam e Rússia vão pegar as melhores partes, e o resto divide entre UE e Ucrânia.
E sem choro, hein?
A ignorada nos europeus deu aquela vergonha alheia de doer.
Nunca tomei partido nessa guerra, mas desde o início sempre ficou muito claro que a Rússia conseguiria o que deseja. O custo foi alto? Sem dúvidas, mas para a Ucrânia foi ainda mais. E muito.
A Rússia patinou muitas vezes na guerra mas, num contexto geral, demonstrou uma resiliência impressionante considerando a sociedade/mundo de hoje.
Estamos presenciando a história. Sinto muito pelo povo ucraniano, não consigo sequer imaginar como será o futuro desse país.
Que essa guerra acabe logo de uma vez.
custo alto? Russia nem usou soldados professionais ,so foi bucha de canhão e individuos sem valor(condenados presidiarios) e aliados chechenos forçado a lutar
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Quando eu escrevi que Trump poria fim a guerra da Ucrânia muita gente não acreditou. Não só eu como vários foristas.
Achavam que ele era um fanfarrão e bravateiro.
A resposta está aí. Quem vai acabar, ou, praticamente acabou foi/será Trump.
Para a Europa Ocidental (França, Alemanha, Reino Unido…), a Ucrânia foi um meio de destruir as forças armadas e economia russas, e que fracassou totalmente. Não há ideal de liberdade na ajuda aos ucranianos. Nunca foi pelos ucranianos.
Ao final, quem saiu perdendo foram os ocidentais que tiveram suas economias bastante prejudicadas pela falta do gás russo com aumento considerável da inflação. Putin ganhou, mesmo que seja uma vitória de Pirro. Destruiu parte do seu exército para conquistar muito menos do que imaginava. A grande vitória foi moral.
Agora vemos uma Europa Ocidental humilhada moralmente por não conseguir destruir um antigo inimigo e, de se ver afastada de qualquer negociação de uma guerra que ela mesmo começou.
Como é que a Rússia está melhor?
Putin talvez…
E deveria rever o significado de uma vitória de Pirro. É que nem chegou a esse ponto…
“Como é que a Rússia está melhor?’
Não disse que a Rússia está melhor. disse que teve uma vitória militar que custou grande parte do seu exército, e outra moral, que é a grande vitória dele.
“E deveria rever o significado de uma vitória de Pirro(…)”
Moscou destruiu grande parte do seu exército para conquistar um terço da Ucrânia. Se fosse uma vitória esmagadora, os russos teriam destruído o exército ucraniano e conquistado todo o país, o que não aconteceu.
E a Europa Ocidental foi a grande perdedora porque deu grande suporte aos ucranianos, suporte esse que não foi transformado em expulsão do invasor e vitória do conflito. Sem contar que a falta do gás russo implicou, como a Alemanha, a volta do uso de carvão. A inflação, só na Alemanha como exemplo, fez os preços explodirem.
E agora eles simplesmente foram ignorados nesse suposto acordo de paz. Os europeus terão que rever seu papel dentro da OTAN e como parceiros dos Estados Unidos.
Uma vitória de Pirro significa que ganhou uma batalha mas perdeu a guerra. E a Rússia ainda não ganhou nada…
Essas contas são feitas quando a guerra acabar.
Se considera como uma vitória Russa mas com alto custo, o que a Rússia ganhou e como a União Europeia perdeu mais do que a Rússia?
Com uma inflação de 2,6% e um crescimento fraco de 1,6% mas que ainda é um crescimento. E qual é a inflação na Rússia?
Andam sempre a repetir a propaganda da inflação mas esquecem que a Rússia está muito pior e sem nenhuma hipótese de recuperar a médio prazo. E num país que produz “tudo” está com uma inflação de 9% que é mantida “baixa” pelas altas taxas de juro.
Ainda não estou a ver os imigrantes a mudarem o seu destino para irem trabalhar para a Rússia…
Uma Vitória de Pirro significa que a vitória veio com altos custos, possivelmente irreparáveis ou bastante dispendiosos, sejam humanos ou materiais. O que é justamente o caso russo, nada a ver com perder a guerra
procure pela versão inglesa da wiki de onde copiou essa frase.
E assim percebe o que significa na realidade danos irreparáveis ou bastante dispendiosos.
É ganhar uma batalha e perder a guerra.
E até me parece que é o que está a acontecer com estas ofensivas Russas que conquistam duas ou três cidades importantes por ano.
Dão mais importância a estas “vitórias” do que ganhar a guerra. Mas é o que acontece quando são os políticos a comandar a guerra.
Não!!! Não é. É literalmente obter uma vitória com altos custos incorridos.
Você pode chamar isso de “vitória”, mas são vitórias. Mesmo uma Vitória de Pirro, a Rússia provavelmente está ganhando esta guerra. Sinta-se à vontade para se gabar do custo, pois eles foram feridos, mas uma vitória é uma vitória.
Segundo, do jeito que as coisas estão indo, a Ucrânia não está recebendo um convite para se juntar à OTAN e não há nada que Zelensky ou você ou ninguém possa fazer para que isso aconteça.
Se acontecer, significará que TODOS os estados parceiros da OTAN votaram para deixá-los entrar, o que não é muito provável considerando que a maioria não os quer.
Entre vários outros objetivos que deveriam ser alcançados poderão ser alcançados a depender do acordo a ser fechado, mas isso ainda está há meses de distância.
Mas é claro que você nunca admitiria isso, já que está tão inserido na narrativa que jamais iria declarar que a Rússia obteria uma vitória, ainda mais que ganhou a guerra, mesmo diante de evidências flagrantes.
Vitória de Pirro é uma vitória que, na realidade, se equivale à uma derrota, tamanha perda de recursos, meios, materiais, vidas, território, etc, que no final das contas só serve para dizer que venceu, mas não tem nada a comemorar e nem sentido na vitória.
Alguns conservadores americanos e canadenses foram pra lá em busca da liberdade. Alguns se arrependeram, mas como queimaram as pontes ao sair de seus países, ficaram sem meios de voltar. Tem vários canais assim no YouTube.
“crescimento de 1,6%” aonde isso ?!? Rapaz a Europa tá no limite da recessão.
E a tão “civilizada” Europa está saindo como ?
“Agora vemos uma Europa Ocidental humilhada moralmente por não conseguir destruir um antigo inimigo e, de se ver afastada de qualquer negociação de uma guerra que ela mesmo começou.”
A Guerra da Ucrânia é a nova “Crise do Suez” européia.
Quem sabe de História, sabe do que tô falando…
Surpresa pra zero pessoas que quem negocia é o Trump, e o Zé só é avisado dos termos…
Pois é!
O Trump chegou lá com uns papéis para o Zé assinar, mas o Zé disse não!!
O Biden disse para o Zė sair, mas o Zé disse não.
A OTAN disse para O Zé não explodir com a tubulação de gás, mas o Zé explodiu.
Os altos executivos das Rosatom e Gazprom já devem estar redigindo os novos contratos para os líderes das “potências” europeias assinarem… e o “incidente nordstream”, será investigado a fundo (sem trocadilhos)
Pensei o mesmo. Os preços estarão beeeem mais caros. É o mínimo que se espera dos russos.
O curioso disso tudo é que a Europa bancará, indiretamente, a reconstrução das FA russas através destes contratos mais onerosos.
É só não fazer parte de uma aliança militar contra a Rússia q vc não é destruído pela Russia. É simples assim.
Zelenky quer prolongar a guerra pq sabe que será preso. Sua conta bancária em Tel Aviv deve estar cheia de dólares americanos. Uma parte do dinheiro q ele recebeu dos americanos sumiu, somente alguns bilhões de dólares.
“ É só não fazer parte de uma aliança militar contra a Rússia q vc não é destruído pela Russia. É simples assim.”
Ah, então quer dizer que os países da OTAN foram desteuídos? Entendi…hehehehehe
O resto do teu comentário nem perco tempo respondendo …
Preso ?! Enforcado, se ele não fugir da Ucrania ao fim da guerra vai acabar no pau da forca, tem mais chance de sobreviver fugindo pra Rússia do que ficando na Ucrania.
Acho que a questão nem seja mais de ideologia e de torcida, mas sim de realismo. Hoje, é utopia imaginar que a Rússia volte 100% das fronteiras anteriores. Diante desta realidade, sobram apenas 03 caminhos a seguir:
1º – continuar essa guerra indefinidamente, e cujo resultado não temos como prever, mas com consequências para ambos de muito longo prazo, mas sendo a Ucrânia que sofre mais essas consequências.
2º – realizar um acordo agora congelando as fronteiras como estão agora. Eu acredito que essa seja a melhor solução, pois oque a Ucrânia precisa agora, é se reconstruir totalmente, tanto economicamente como militarmente, e o fim dessa guerra agora, é o primeiro passo para iniciar esse processo. Levará muitos anos, mas essa reconstrução é urgente e necessária e quanto mais a paz demorar, maiores serão os custos e tempo para essa reconstrução. Um detalhe muito importante, é que os UCRANIANOS, para garantirem sua soberania, no futuro, precisam ser mais independentes militarmente, tanto no desenvolvimento como na produção de equipamentos próprios.
3º – envolvimento direto da OTAN na guerra, mas dai a única certeza que teremos é que o mundo inteiro irá pro ralo junto.
Então, acho que precisamos parar de ver a questão por apenas essa divisão de direita e esquerda, mas enxergar num longo prazo para os ucranianos, oque será melhor dentro da realidade atual possível. Se os russos estão certos ou errados, se são os bonzinhos ou os vilões, são questões que já não fazem mais sentido no contesto atual. é hora de por fim a essa guerra, e a Ucrânia começar a se preparar realmente para garantir sua soberania no futuro. E que o exemplo sirva de lição para todos.
Zelensk falou que não aceitará nenhum acordo em que não esteja envolvido. Se ele não assinar, colocam na Ucrânia alguém que assina. É um inocente.
Olá Rafa.
Um acordo de paz só tera efetividade se negociado e assinado pela Ucrãnia e pela Rúissia
Infelizmente isso é um discurso vazio. a Ucrânia, e com isso seu presidente, não tem força alguma para tentar impor qualquer coisa, restando a eles o único caminho, de baixar a cabeça. Por mais que ganhem uma concessão ou outra, serão pequenas e insignificantes diante da condição atual.
Se Zelenski discordar e não quiser assinar nada, Trump simplesmente irá cortar toda ajuda e com o discurso que quem não quer a paz é a Ucrânia, será visto internamente nos EUA, como cumpridor de sua promessa de campanha. Esse simples fato, calará toda e qualquer voz dissidente da oposição que buscaria manter o financiamento da guerra.
E a verdade, é que a EUROPA sozinha não tem condições de manter as tropas ucranianas abastecidas.
“Se Zelenski discordar e não quiser assinar nada, Trump simplesmente irá cortar toda ajuda e com o discurso que quem não quer a paz é a Ucrânia, será visto internamente nos EUA, como cumpridor de sua promessa de campanha”
E, como bônus, colocará a UE numa sinuca de bico, já que dirão que a UE está gastando o que não tem ajudando alguém que “não tem nenhum compromisso com a paz”.
A Rússia, surpreendentemente, poderá dizer o mesmo pra juetificar continuar na guerra.
Muito boa sua observação.
O Putin não vai aceitar o Zelensky assinar nada.
Zelensky não pode e não vai assinar nada. O Putin não vai aceitar.
Oi Camargoer. Eu escrevi que Zelensk disse que não aceitaria. Se não aceitar, colocarão outro ucraniano pra assinar. Rs
Olá Rafa.
Vocẽ tem razão… eu enfatizei que um acordo de paz terá que ser assinado pelos dois países.. em outro comentário especulei sobre a eventualidade de um golpe de estado para derrubar Zelensky.
Comentei também que Zelensky tem apenas duas opções, Aceitar a chantagem de pressão dos EUA e acertar o fim da guerra nos termos de Trump ou negociar com Putin e acertar o acordo nos temos de Putin
Cantei esta bola há mais de um ano… se o Zelensky frequentasse a Trilogia, ou ele teria me contratado como assessor especial ou teria me chamado de russófilo
Rá rá rá!
E tinha gente sem noção fazendo conferências de paz e negociações sem os Russos. Quanta inocência.
Isso é verdade!
Parece que continua…
Hoje pela manhã, Zelensky discursou em uma conferência em Munique que não aceitará um acordo de paz negociado entre os EUA e a Rússia.
Acho que ele está certo.
Eu também acho impossível negociar um tratado de paz sem a presença da Rússia. Também é uma coisa sem sentido,
Fariam bem os dois países enviarem diplomatas para negociarem um acordo de paz que seja igualmente ruim para os dois. Existem vários países que poderiam receber as comitivas e deixá-las confortáveis para discutirem os termos de uma paz.
Já não há mais como tentar um acordo que seja bom para os dois.
Eu fico imaginando qual será o modo de agir da Rússia em relação a elite ucraniana pós-guerra.
Não acho que os russos aceitarão um governo abertamente russofóbico e pró-ocidental naquilo que sobrar da Ucrânia, já que foi precisamente isso que causou o conflito.
Não tem opção, as pessoas que tiveram parentes mortos e perderam seus bens e patrimônios por causa da Rússia vão odiar a Rússia para sempre.
Sobre a questão de a EU ser tirada de cena, ai entra novamente a questão dos fortes e fracos. Hoje, a Europa sozinha consegue sustentar a Ucrânia nessa guerra? Se sim, basta os americanos suspenderem toda a a sua ajuda e deixar que a Europa se vire sozinha, ai eles poderão tentar ditar as suas cartas. Já a Ucrânia, nem tem como fazer nada, sua única possibilidade é aceitar oque for decidido, e ai não importa os players (pode ser EUA, EU ou qualquer outro), sem força real para se impor, só resta baixar a cabeça e se curvar.
Mas a realidade é bem diferente….. O maior apoiador é o Estados Unidos, e que se realmente quisessem, poderiam sustentar sozinhos a Ucrânia. Então eles simplesmente estão fazendo uso do seu poder e tomando as decisões como convém a eles, e o restante que se lasque.
Essa é dura realidade do mundo.
Algumas dúvidas… Será que os guerreiros patriotas brasileiros que foram lutar pela Ucrânia estão bravos com Trump? Eram pró-Biden? Em um possível acordo, vão receber o soldo pelo ato mercenário? Quem pagará eles, a Ucrânia ou a Europa? Porque o dinheiro via EUA não vai mais rolar.
Coitada da Ucrânia.
Assim, um ex KGB, o outro , um tubarão do ramo imobiliário, sem o menor constrangimento de tomar, os bens de alguém em proveito próprio,(agora ele parece estar menos voraz, más extremamente sagaz) , Xi Jinping com sua fala mansa, para arrumar a casa mandou milhões para morte, tirando estes três players apenas Kadirov está mais próximo deste nível, Nathanyahu não conta,(erra muito) é um atropelado, más também carrega a experiência adquirida no MOSSAD, agora neste cenário, nossa opção _______________________________
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Fazer tudo isso para entrar para a OTAN e não entrar para mim configura uma derrota total, infelizmente. Mas essa guerra tem que acabar, chega, milhões dentre soldados e civis mortos, para absolutamente nada. Bem melhor seria ter esperado o Putin bater as botas e buscar saídas a partir de então. Entrou em guerra sem ter estoque próprio nem capacidade de produção e tecnológica, dependia de outros países para literalmente se sustentar. Insanidade total. Espero que os ucranianos se superem e aprendam a conviver com essa ferida causada principalmente por seu presidente.
então a culpa seria do Joe biden ? e seus parceiros na Europa que deram este suporte ? é difícil a situação do Zelensky se tivesse se entregado o acusariam de covarde e entreguista… penso que muito mais gente lá na Ucrania o apoiou e ficou a seu lado do contrário teria sofrido um golpe e perdido o poder a força.. Penso que o povo da Ucrania concordou com ele e decidiu resistir com ele. e Putin não esperava por isso.
Existem apoiadores de Biden aqui. Pois bem, vamos cair na realidade, sabe quem estava na Casa Branca quando a Rússia invadiu nas duas vezes?
Joe Biden!!!!!
Primeiro como vice-presidente em 2014.
Depois como presidente em 2022.
Por mais que os europeus sejam diretamente responsáveis pela situação atual, a maior culpa pela invasão nas duas vezes deve recair para quem estava na Casa Branca nas duas vezes e esse alguém é literalmente Joe Biden, ele é mais responsável até do que o Obama, que era o presidente em 2014.
Se tu fosse ucraniano, seria um traidor…apaixonado pelo invasor do teu país. Isso que vocês demonstram pela rússia ultrapassa os limites da razoabilidade…é pior que uma doença…vão se tratar!
Você não consegue me esquecer, não é?
Cara, já te falei. Eu não quero nada com você. Sou hetero e muito bem resolvido.
Os caras fingem que nunca existiu uma tal de Victoria Nuland, golpe de 2014 na Ucrania, etc. Acha que a Russia invadia apenas por invadir?
https://horadopovo.com.br/victoria-nuland-confessa-que-eua-sabotou-negociacoes-entre-russia-e-ucrania/
Segundo a coluna do Jamil Chade hoje no UOL, concordando ou não com ele é uma pessoa bastante informada sobre diplomacia internacional. Trump decretou o confisco de todos os bens nos EUA do procurador (inglẽs) que apresentou a denúncia contra Netanyahu no TPI…
Os EUA não aderiam ao TPI, esta ação de Trump é um caso típico de Lawfare.. a escalada neofascista de Trump é um fato.
Nenhuma ação isolada de Trump pode ser classificada de fascista.. isso é óbvio até para o mundo mineral, mas o cenário montado quando são consideradas todas as ações dele neste primeiro mês é preocupante.
Uma das grande dificuldades é indentificar a ascensão de um regime fascista.. geralmente, as ações são legais ou beiram a legalidade.. naquela zona cinzenta.. geralmente, a compreensão da gravidade ocorre após a consolidação do regime.
Vc só pensa em fas.cismo. Vai se tratar.
Comentário desnece.ssário que só propaga o ód.io e não ajuda em nada.
Zoran…
Eu falo de democracia onde há democracia
Falo de ditadura onde há ditadura
Escrevo sobre fascismo onde há fascismo
Discuto sobre paz onde há paz
E comento sobre guerra onde há guerra
Infelizmente, Trump representa uma ascensão fascista. Gostaria que fosse diferente.
A China, infelizmente, não é uma democracia, nem a Rússia é uma democracia.
Suécia, Dinamarca e Finlândia são democracia. Que bom.
O Brasil é uma democracia mas é socialmente injusto e violento, infelizmente.
A Venezuela é uma ditadura e a Argentina é uma confusão
A notícia publicada pelo Jamil é relevante para o debate. Ajuda a compor o cenário politico. O Prof. Gerner da UFRJ observou que muito gente desconhece como ocorre uma ascensão fascista, o que demanda um debate sobre o que vem sendo chamado de “neofascismo”.
Discurso de ódio é ofender as pessoas, debater baseado em racismo e preconceito, incitar violência e impedir um debate sério por meio de uma postura intolerante.
Jamil Chade???? Um extremista de esquerda da UOL?
É sério mesmo que você leva a sério o que vem pela pena de um radical assumidamente inimigo do Trump?
Meu caro, não sei o que vem pela frente, mas caso a Ascenção trump/Musk continue a prosperar gente como Jamil Chade et caterva irão derramar muitas lágrimas.
E fascismo hoje em dia é a turma da canhota.
Ora
Se vocẽ desgosta do Jamil que escreve em português, pode ler a reportagem na página a Associated Press que escreve em inglêe.
https://apnews.com/article/trump-international-criminal-court-sanctions-un-4a77229e4eacd288d6dfc331b9f51ec5
Tanto faz a língua na qual a notícia é divulgada, o teor é o mesmo.
…. chamar fascismo de esquerda é uma tolice, ao menos é o afirma os responsáveis pelo Museu do Holocausto em Israel
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47784368
“Argentina é uma confusão”, inflação despencando, projeção do PIB cada vez maior e agora o índices de pobreza começando a baixar, confusão e em certo pais onde o presidente usando um gravata caríssima fala para o povo parar de comprar o que esta caro.
Segundo o Banco Central da Argentina, a inflação acumulada em 12 meses foi de 84%, as reservas estão em US$ 24,9 bilhões.
Em 2022 a Argentina exportou US$ 88 bilhões e importou US$ 82 bilhões, em 2023 a exportação foi de US$ 67 bilhões e a importação foi US$ 74 bilhões… em 2024 exportou US$ 80 bilhões e importou US$ 61 bilhões. Aqui merece um pouco mais de atenção. Queda de importações significa desaceleração da atividade econômica e redução de consumo
O superátivit de 2024 foi por causa da redução das importações, já que as exportações foram no nível de 2022.
Em 2020, o PIB Argentino recuou -9,9% e em 2021 cresceu +10,4%.. a alta é explicada pela enorme queda no ano anterior. É um exemplo da curva em U. Em 2022 o PIB cresceu +5,2%, em 2023 caiu -1,6 e em 2024 cresceu +1,7%, o que pode ser novamente um efeito de curva em U. Será preciso espera 2025 para concluir alguma coisa.
A taxa de desemprego está ha 3 anos em um pouquinho mais alta de 6%, que é um bom número.
O índice Gini era 42,7 em 2021, 42,4 em 2022, 40,7 em 2023 e é estimado para 42 em 2024. Então, os dados sociais estão piorando…
Atualmente, ninguém precisa ler noticiário econômico.. os dados estão abertos. é só consultar e saber analisar
Tanto malabarismo, para dizer que os índices estão melhorando, kkkkkk. Realmente os números não mentem, vocês podem fazer o contorcionismo do que for mas os números estão aí.
Você tem.problrmas com números…
Tem número para cima, tem.numero para baixo e tem número caranguejo
Apaga a palavra Argentina e escreve o nome de algum país distante… Timbuktu… Vai ver que não tem como concluir qualquer coisa…
Faz este teste com.alfuem que você conhece e que tenha facilidade com números.. por exemplo, coloca Moçambique.. provavelmente a resposta vai ser. “Não sei”
Agora se preferir, soma tudo e tira uma média. Daí você vai ter uma visão geral da economia da Argentina
“esta ação de Trump é um caso típico de Lawfare.. a escalada neofascista de Trump é um fato.”
Tem no Brasil algo parecido…
Eu também acho, mas como a matéria é sobre Trump…
Um “fascista” defendendo um Judeu? kkkkkkkkkk.
E não pode ? Desde quando judaísmo e fascismo são antagônicos ? Tu pode muito bem se dizer judeu e ser um fascista, se dizer cristão e ser um fascista, mulçumano, budista e afins.
“se dizer judeu e ser um fascista”, kkkkkkkk, vocês estão assistindo demais Globonews, kkkkkkkk.
Exato. O nazismo é foi um movimento fascista extremo.. talvez o mais extremo que já existiu, por isso é usado como referência. O nazismo mirou dois grupos como inimigos, o judeu e o comunista.
Contudo, outros movimentos fascistas escolheram outros grupos. No Brasil, os movimentos neofascistas geralmente miram no nordestino. Isso tem sido fácil de perceber inclusive após as eleições de 2022. Outros movimentos neofascistas escolheram os grupos islâmicos.. Trump escolheu o imigrante ilegal.
O problema de comparar tudo com o nazismo é perder de vista como os movimentos fascistas surgem e crescem. Acho muito difícil que qualquer movimento neofascista chegue ao que foi o nazismo, mas de modo algum deixam de ser fascistas.
fascismo é religião?
Fascismo até onde eu sei era um movimento politico não religioso, cujo criador não via o judaismo apenas como uma religião. Ou vocês acham que o Ze bigode era o único que não gostava de Judeu?
Quase… os nazista viam o judeu e os comunistas como a ameaça externa. Outros movimentos fascistas miram outros grupos, que pode ser os imigrantes ilegais, as comunidades islâmicas ou como ás vezes vemos no Brasil, os nordestinos.
Mussolini era tão antissemita e anticomunista quanto Hitler. Não existe isso de fascista apoiar qualquer coisa relacionada ao Judaísmo. E pura desonestidade intelectual afirmar uma coisa dessas.
Você mistura os movimentos atuais de “extrema direita” com um movimento politico que não existe mais. E mesma coisa de chamar qualquer movimento atual de esquerda de comunista.
Volto a afirmar isso não passa de desonestidade intelectual da atual esquerda de querer rotular de forma qualquer coisa que represente uma “ameaça” aos seus ideias. Isso e uma tremenda falta de respeito de todos aqueles que deram suas vidas para combater o fascismo, esse movimento politico tão depressível.
O Mussolini em si não era antissemita e até mesmo criticou a política racial da Alemanha, já que, ao contrário dos nazistas, ele via as raças mais como conceitos culturais e espirituais do que biológicos.
O surgimento do antissemitismo baseado em noção de raças biológicas dentro do fascismo italiano é algo que remonta a um período posterior da Itália Fascista (especificamente, no início da guerra em diante) e é algo que reflete muito mais o aumento da influência nazista na política italiana do que uma mudança repentina de pensamento dentre os intelectuais fascistas da época, e mesmo assim nunca foi algo realmente popular (talvez justamente pela Itália ser uma salada de fruta de diferentes povos).
Eu não acho que seja uma boa ideia ficar analisando movimentos políticos atuais sob o mesmo olhar da política de 80 anos atrás, até porque muitas das características tidas como “fascistas” são, na realidade, parte do discurso de qualquer movimento político de massa.
Olá W.
Já li alguns estudos recentes nos quais os autores usam “fascismo histórico” para caracterizar o período entre guerras do que seria um “neofascismo” para caracterizar ente início do Séc.XXI.
por outro lado, tem autores que acham ser suficiente usar “fascismo” porque mesmo naquele início do Sec.XX existiam várias experiências fascistas, inclusive no Brasil liderada por Plínio Salgado.. seria mais adequado usar “fascismos..
para que depende muito do debate… em alguns casos a confusão é tão grande que é preciso usar “neofascismo” para caracterizar o que está acontecendo agora e evitar confusão
Gosto muito do Prof. Michel German, da UFRJ. Ele defende que todos nós erramos ao focar no horror do Holocausto como vacina contra o fascismo, sem discutir como um movimento fascista se organiza e ascende ao poder.
Eu concordo com ele.
Ficou comum negar que vimemos uma ascensão fascista porque não há holocausto, porque não há perseguição aos judeus nem campos de concentração… ou qualquer característica similar ao nazismo em seu apogeu.
Ele comenta que o Nazismo foi a experiência mais extrema do fascismo.. se formos balizar todo o fascismo pelo auge do nazismo, a conclusão equivocada seria que nunca existiu fascismo exceto na Alemanha Nazista…
sem falar na tolice de tentar associar o “nacional-socialismo” nazista ao socialismo de esquerda..
é como querer comer manga de camisa ao invés de fruta.
Não da para saber o que se passava na cabeça de Mussolini, mas a partir de 1938 ele aprovou diversas leis raciais (a Leggi Razziali) que tinha como finalidade a segregação racial na Itália contra Judeus e Africanos, os fascistas até restringiram com essas leis os direitos civis e ainda proibiu o casamento de Italianos com Judeus.
Ou seja e um mito que o regime fascista não era racista e nem antissemita. O próprio Mussolini dizia varias fezes que o Judeus eram seus piores inimigos.
Quando Mussolini assumiu o poder, muito da população judaica apoiou o regime. Precisam consolidar o seu regime primeiro. Portanto ele não podia assumir uma posição mais extremista (com relação aos Judeus) logo de cara. Esses ditadores vão aos poucos colocando em pratica seus ideias. Em 38 Hitler mais idolatrava Mussolini do que o contrario (somente na guerra com as trapalhadas de Mussolini e que os papeis foram invertidos). Não tinha o porque Mussolini naquela época impor leis raciais simplesmente para agradar os nazistas se ele mesmo não concordasse com elas. Se ele aplicou em seus regime leis raciais (independente de ser racista ou não, o que eu pessoalmente duvido que ele não fosse), então as politicas raciais faziam parte do regime fascista.
Realmente eu concordo que não e uma boa ideia ficar analisando movimentos políticos atuais com a prisma do que já passou a muitos anos atrás. Épocas e circunstancias muito diferentes.
Então,,,,
Você prefere me atacar ao discutir argumentos.. é só ignorar o que eu escrevo.
Os editores recomendam isso.. ignore os desafetos para evitar que o debate vire uma bola de neve.
É um boa ideia.
Então, por reciprocidade, eu também vou ignorá-lo.
Acredito que vai ser fácil… boa sorte.
Vá Ser Feliz…
Não. O fascismo é um movimento político de extrema direita. Uma das características do fascismo é ser contraditório. Geralmente, tem um discurso anticomunista. É comum que os movimentos fascistas apresentem soluções simples (e erradas) sobre problemas complexos. São anti-intelectuais.
O fascismo ascende ao poder por via democrática, por exemplo por eleições livres e democráticas, mas uma vez no poder buscam extinguis os mecanismos democráticos. É comum que arregimente seguidor que estejam insatisfeitos com os regimes democráticos, por exemplo nos períodos de recessão ou crise das democracias liberais.
Os fascistas são extremamente nacionalistas e fazem referência a um passado glorioso que nunca existiu. Os nazistas adoraram uma mítica ariana, na Itália era o império romano. Os movimentos fascitas, como o integralismo no Brasil, focam na ideias de Nação, O estado e todas as instituições, inclusive o Estado, existem para a grandeza da Nação, Neste ponto é comum um erro de dizer que a sociedade está subordinada ao Estado.. não. É o estado que é subordinado ao movimento fascista.
Dada a unidade, nada contrário é permitido e deve ser removido da sociedade, inclusive pela violência.
È um resumo… recomendo dois livros “Introduão ao fascismo” e “O fascismo eterno”
“Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães”. Partido socialista que era de direita? Onde o único elemento de direita era o nacionalismo?
e lá vamos nós…
Durante a ditadura militar, o partido governista no Brasil se chamava Arena “Aliança Renovadora Nacional”… a pergunta importante seria saber o que foi renovador…
No final da ditadura, a Arena virou PDS.. Partido Democrático Social.. e seu candidato para presidente oi o Paulo Mafuf.
Sobre o nome do Partido Nazista, em 1923 Hitler deu uma entrevista para George Sylvester Viereck em 1923. È curioso que o entrevistador perguntou exatamente a razão do partido ter a palavra socialismo no nome. Hitler responde:
“O socialismo é a ciência de lidar com a riqueza comum. O comunismo não é socialismo. O marxismo não é socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram seu significado. Eu tirarei o socialismo dos socialistas. O socialismo é uma antiga instituição ariana, germânica. Nossos ancestrais germânicos possuíam certas terras em comum. Cultivavam a ideia da riqueza comum. O marxismo não tem direito algum de se disfarçar de socialismo. O socialismo, ao contrário do marxismo, não repudia a propriedade privada. Ao contrário do marxismo, não implica negação alguma da personalidade e, ao contrário do marxismo, é patriótico.
Espero tê-lo ajudado a entender a situação.
O socialismo nazista é uma coisa esquisita relacionada a um passado de um instituição ariana.. bem, pelo menos dá para concluir que o socialismo nazista é uma coisa diferente do que seria o socialismo soviético ou qualquer socialismo proposto pela esquerda..
O curioso é que eu já expliquei isto uma duas vezes aqui na trilogia.
O cara coloca a ditadura miliar no meio de uma discussão sobre o fascismo, kkkkkkkkk.
Quanto ao fascismo ninguém aqui falou que o fascismo e um movimento marxista, kkkkkkk. Existem vários movimentos socialistas, não quer dizer que são todos marxistas.
Você tenta explicar mas na verdade não fala coisa com coisa, kkkkkk
Rapaz..
Leia com atenção… mostrei que o nome de um partido nada tem a ver com a sua atuação política. Usei a Arena e o PDS parque, supus, que vocẽ teria alguma familiaridade… mas errei…
Contudo, intui que o exemplo do PDS seria insuficiente. Então busquei na fonte.. qual foi a explicação de HItler para usar a palavra ‘socialismo” no nome de seu partido.
Lembrei da entrevista de Hitler. Pelo visto, vocẽ ainda não teve a chance de ler esta entrevista de 1923… vale a pena. A gente aprende muito.
Meu comentário é bem claro “Hitler responde” e segue a resposta de Hitler. Então, quem mencionou marxismo para explicar o sentido do “nacional-socialismo nazista” foi Hitler.
Entendeu? Se precisar eu explico de novo… a paciência é um exercício. É preciso treinar todo dia senão a gente desaprende.
Realmente a paciência e um virtude, kkkkk.
Acho que você não entendeu o Hitler queria dizer na entrevista. Ele deixou claro que era socialista e que o socialismo dele era o verdadeiro socialismo, o Marxismo para ele, não era considerado socialismo de verdade.
Exato.
E pela razão de Hitler afirmar que aquilo que ele chamava de de socialismo (e de um modo mais específico de nacional-socialismo) é diferente do que as pessoas de esquerda chamam de socialismo, isto significa que é um erro… mas é um grande erro mesmo…, supor o (nacional)socialismo de HItler seja algo de esquerda…
pelo contrário… é o oposto de tudo o que a esquerda defende.
consequentemente, sendo o (nacional) socialismo de HItler o oposto do que é o socialismo da esquerda, resta ao nazismo (e ao fascismo) ocupar um espaço na extrema direita;
algo que é um consenso entre que estuda o assunto
sobre as virtudes, existem três delas que considero fundamentais… a caridades, a paciência e o bom humor.
Bem se não de é esquerda (apesar de muita similaridades com alguns regimes de esquerda) isso eu não posso afirmar, mas afirmar que o nazismo e o fascismo pertencem a direita também e altamente questionável. As raízes dos dois regimes vieram da esquerda.
As ideias socialistas são incompatíveis com as da direita, pois para a direita, a sociedade humana e dividida em hierarquias sociais e consideram a igualdade social como uma utopia. Para a direita o que importa e o individuo (e consequentemente suas liberdades individuais), diferente do socialismo que o conjunto e mais importante que o individuo.
“algo que é um consenso entre que estuda o assunto”, consenso entre os acadêmicos de esquerda que tentam de todas as formas desvincular os dois regimes da esquerda.
O nazismo é um tipo extremo de fascismo no qual tem como adversário os judeus e os comunistas.
O fascismo geralmente encontra um inimigo que representa o diferente. No caso no neofascismo de Trump, ele escolhei o imigrante ilegal como grupo estranho.
É o que estou tentando explica a muitos meses… as pessoas estão usando a climax do nazismo como referẽncia fascista sem se dar conta de como um movimento fascista surge e ascende.
Você tenta explicar, mas ainda não entendeu como funcionava os dois regimes. Ambos viam os Judeus e os comunistas como adversários principais.
tá certo… vou comprar uma pilha de livros e ler.
Então, o tempo que eu gastaria debatendo com você e tentando contornar quando você chama de desonesto, vou usar lendo bons livros..
Enquanto isso, vou ignorar os seus comentários… peço que me ignore também para eu poder me concentrar no estudos.
Não adianta ler uma pilha de livros se você não entende o que está escrito neles.
Então a esquerda também é fascista.
Tomemos o Brasil como exemplo.
A esquerda daqui tem como inimigo os empresários e suas empresas, a classe média, os ricos, os banqueiros, os brancos ( em especial o homem branco), a democracia real, entre outras pontos.
Se a definição de fascismo é encontrar inimigo naquilo que representa o diferente, tudo é fascismo.
Então…
lógica aristotélica… ou algo é uma coisa ou ele não é esta coisa.
Não existe uma terceira opção.
Acho que isso seria a ideia do “terceiro excluído”…
assim, suponha uma fruta em suas mãos. Ou esta fruta é uma maçã ou esta fruta não é uma maçã. Não existe uma terceira opção.
nem deveria ser uma ideia tão difícil de entender. é um conceito que a gente aprende quando é criança… ás vezes, esquece quando cresce.
Ou o fascismo é de extrema direita ou ele não é de extrema direita. Não pode ser uma terceira coisa..
Tu sempre pedistes um “cessar fogo imediato.”
Agora, e depois de “três” anos, quando se abre um canal de negociação de 1º nível, tu vens dizer que o cara é facista?
Professor, nós não somos seus alunos…deixa a doutrinação para a sala de aula…
Temo que você esteja confuso.
Há anos defendo o imediato cessar fogo e início das conversações de paz entre a Ucrãnia e a Rússia e que os dois países encontrem os termos deste acordo de paz… qualquer que seja o governo nos EUA.
Sempre critiquei Biden pelo apoio á guerra…
Se Trump conseguir a paz, será sensacional e vou bater palmas para ele.
contudo, ao mesmo tempo, Trump está dando pistas que tem uma visão fascista de governo.
Concluir que pelo fato de Trump ser um fascista será impossível encerrar a guerra na Ucrânia seria, mais ou menos, o mesmo que concluir ser impossível um cachorro latir porque o gato mia.
acho que você precisa frequentar minhas aulas presenciais de química onde são discutidas questẽos de causa-e-efeito de modo bastante didático
“Não saco nada de Física
Literatura ou Gramática
Só gosto de Educação Sexual
E eu odeio Química
Química
Química!”
Pois é,,, muita gente odeia química porque não sabe.. é como música clássica.. tem gente que dorme porque não aprendeu a apreciar…
é como sashimi.. tem gente que não gosta sem nunca ter provado
talvez sua dificuldade em compreender fascismo seja porque vocẽ não gosta de história.
“I don’t know how you were diverted
You were perverted too
I don’t know how you were inverted
No one alerted you”
Se as aulas forem do mesmo nível sobre geopolítica ai lascou, kkkkkkk. E por isso que a educação desse pais esta tão atrasada.
Zé disse que dessa forma não tem acordo.E pediu um lugar para a Europa nas negociações.
Ele é um preposto dos americanos. Se ele continuar fazendo doce vão acabar sumindo com ele. É assim q se lida com puxa-sacos. A opinião do Zé Lascado pouco importa. Putin venceu a eleição americana. Cheque mate.
Nem Chamberlain foi tão FDP como o Trump.
O Brasil que coloque as barbas de molho, e aprenda de uma vez por todas com a situação
E se o Zelensky não aceitar o plano?
Aí acho que aquele velho chazinho de polônio vai entrar na brincadeira.
Cutucou a onça com vara curta, ta aí o resultado.
os Patriots serão “desligados” em algum momento, combinado com os Russos…
E a esposa de Zelensky, que nesse momento se encontra andando de Rolls Royce e esquiando nos Alpes Suíços, pode subitamente sofrer um “acidente”.
Zelesnky ainda é o presidente? Não venceu o mandato dele?
poderiam ter se contentado em entrar na união europeia , Moscou disse que não se oporia…
Mas no momento que quiseram adentrar a otan, só conseguiram arranjar problemas, destruição e morte, quem sabe ao invés de dois anos de guerra, teriam sido dois anos de um bom começo econômico
Uma coisa é certa depois dessa reunião … os interesses ucraniano não serão levado em consideração e nem da OTAN … provavelmente a Ucrânia não estará na OTAN e nem na UE …e se bobear ….nem estará no mapa mundi como uma nação…palavras do senhor Bundanov.
.
Uma pergunta … a OTAN se sente representada pelo Sr.Trump ? … olha que os EUA são a espinha dorsal , estomacal e neural da OTAN … sem os americanos a OTAN não é nada.
.
por ironia do destino, se tem alguém nessa reunião …. que seja europeu…o único europeu , por incrível que pareça…. é o Sr.Putin… não é francês..alemão..inglês….é um russo…rsrsr
.
Se existir uma arma secreta de Putin ….e ela foi usada contra a OTAN e tudo indica que ela funcionou muito bem …. essa arma secreta tem um nome …Trump.
Eu me arrisco a dar uma previsão aqui…não sou a Dna Diná …a profetisa apocalíptica …más para mim …o Trump tem um alvo…ele está só querendo naturalizar as conquistas territoriais perante a opinião pública … Ucrânia…Palestina … para mim …Trump tem segundas intenções com a Groelândia …o o Canadá abra os seus olhos…Golfo do México agora é Golfo da América…seus petróleos e tudo mais…..México que fique esperto.
Sem dúvida.
Depois do Golfo da América vem aí a Amazon Da América.
Me lembra a tendência paulistana de renomear logradouros com merchandising de empresas privadas.
Os europeus acabam de ser jogados debaixo do ônibus ….. ficaram sem nada , desdentados geopoliticamente por 4 anos …
Não disse que era bem a cara dele decidir tudo bilateralmente diretamente com a Rússia, deixando a Ucrânia de lado e apenas frivolamente depois comunicar à Ucrânia o decidido?! Rapaz, esse segundo governo Trump acabará muito mal para alguém (Ele mesmo, Os EUA ou o Mundo), resta saber quem…
Discordo…. não será para alguém… acabara mal para todos. Pois para o bem e para o mal, a civilização ocidental é muito apoiada nos EUA militar e economicamente.
A globalização, para o bem e/ou mal, enfraqueceu muito o ocidente, com um conceito de apoio mutuo, sendo em muito casos como consequência a perda de poder militar em muitas nações.
Desde que o Trumpalhão voltou à Casa Branca, tenho me pego lembrando da década dos 30 do século passado: lembrei que em 1938, houve uma conferência de ‘paz’ em Munique, Alemanha; onde compareceram o presidente da França, o primeiro-ministro do Reino Unido, Mussolini e Hitler. Nessa conferência, foi sacramentada o destino da Tchecoslováquia, já que Hitler, queria, porque queria que os sudetos, territórios da Tchecoslováquia com uma expressiva população de origem alemã, fossem incorporados ao Reich Alemão. Hitler, um mentiroso contumaz, assim como o atual presidente dos EUA, prometeu aos franceses e ingleses que seu desejo era ‘unificar’ no Reich todos o povos germânicos vizinhos e conseguindo isso; jamais faria guerra aos vizinhos. Como bons otários e se borrando de medo; franceses e ingleses entregaram os sudetos tchecos a Hitler. Detalhe do porque lembrei desse fato agora: assim como em Munique, as potências decidiram o destino dos Tchecos sem nem ao menos perguntarem nada a eles; assim como parecem que vão fazer com o bobo-da-corte ucraniano Zelensky
Ao menos o Chamberlain reforçou a produção industrial/militar do Reino Unido, tendo ficado à frente do gabinete de Guerra. A França se escorou na Linha Maginot e nem chegou a tomar uma coça, se rendeu rapidinho.
Em parte você está certo! O Reino Unido vinha aumentando a produção de armamentos desde a metade dos 30 e o fato que quase ninguém lembra: O exército mais poderoso: em número de armas, equipamentos e tecnologia era o da França antes da Segunda Guerra
Vamos ver daqui a alguns anos quem vai estar melhor se a Ucrânia ou os territórios ocupados pela Rússia.
Impossível saber. Ambos podem estar ruins ou melhores do que hoje, mas não há como prever quem estará melhor ou não. A Russia, mostrou que não precisa do ocidente para se manter, e a Ucrânia precisará de muita resiliência e união nacional para se reconstruir.
Um ponto muito importante que todos devem ter em mente (sobrea Ucrania) que pode ocorrer após uma paz nas condições atuais, e que pode afetar e muito sua reconstrução no curto e médio prazo, são os movimentos ultranacionalistas, conhecidos sempre pela inicial BATALHÃO, que hoje detém grande poder militar e influencia. O problema reside no fato de serem contra um acordo de paz, e com isso, após o fim do conflito atual, existe um grande risco de um conflito interno ocorrer (uma guerra civil). Então, um cenário de esfacelamento e divisão da Ucrânia não é impossível de ocorrer e a paz não significa e garante a continuidade e existência da Ucrânia.
Por isso que eu digo, é impossível prever quem estará melhor que quem, pois a situação na Ucrânia é muito mais complexa que na Rússia.
Para adicionar um ponto nessa parte da guerra civil: Existem minorias étnicas na parte ocidental da Ucrânia. Num caso de caos total, não duvido que Polônia, Hungria e Romênia usariam o discurso de “proteger os próprios cidadãos” para anexar pequenas partes da Ucrânia. Acho que foi Orban que apareceu com um mapa alterado da Hungria e um político romeno que falou algo nesse sentiso
Perdeu playboy !
Quem acha que a paz será alcançada apostara num cenário improvável. Para os EUA a Rússia é como se fosse uma unha encravada no dedão do pé, o foco é a China, todos sabem, mas tratar de uma forma errada essa “unha encravada” pode fazer com que daqui a alguns anos (8 anos nas minhas contas) a patética Rússia avance em seus processos de “desnazificacao” em outros países. Acredito que quem está olhando tudo isso atentamente é a China, agora voltada na agressão que estão planejando contra Taiwan. Existe um sério risco nessa negociação da Ucrânia, a China pode ter uma noção bem melhor de quanto a diplomacia americana é fraca. Chineses, Norte Coreanos e Iranianos estão atentos a tudo o que está acontecendo.
Custava muito a Ucrânia prosperar sendo neutra, algo como o que faz a Índia por exemplo?
Olá Natan.
Zelensky nunca foi um político profissional. Cometeu e continua cometendo pequenos erros de grandes consequências.
Sabe aquele rolo que passam várias vezes para comprimir o asfalto? É assim que é.
A Rússia vai e volta. Segue o enterro.
Então essa era a fórmula mágica da paz do laranjão? Entrega os territórios invadidos de vez pra Rússia, não entre para a OTAN e me dê US$ 500 bilhões em terras raras. Grande entreguista esse orange man!
Pegar ou largar.
Acho que nessa altura do campeonato eles nem tem mais essa opção.
A Polônia é logo ali.
Como nas duas guerras mundiais. Os atores assinam acordos, fazem promessas, firmam parcerias e…depois é cada um por si.
Os de cima do poço sempre serão. Os debaixo também. Vida que segue.
How can you tell me how much you miss me
When the last time I saw you, you wouldn’t even kiss me…
Rara. Hahaha.
Hoje o Google mandou alerta de terremoto em Ubatuba. Trump quer dividir o Brasil em antes e depois de Paraty. Tsunami e twisters…
A parte de cima, Trump não quer. Trump quer a parte debaixo…de Ubatuba até a Terra do Fogo.
Cadê a turma comemorando?
Hummm…como faz para reativar a base em Natal e entregar pra ele?
A turma do 8 de Janeiro pedindo…implorando para o Governo do Brasil enviar blindados, munições, A29 à Ucrânia.
Até F5 pediram pra mandar.
Rara. Hahaha.
A turma do 8 de janeiro está condenada a prisão perpertua por depredação e um momento infeliz, de cabeça inchada com a derrota nas urnas…
Não sairão da prisão nunca mais por algo que sua turma já aprontou várias vezes. Impunemente. Enquanto traficantes e assassinos deitam e rolam…
Uma senhorinha septuagenaria está presa por 20 anos por pichar uma estátua com um batom!
E você debochando…
Lembra-te: os ditadores, como seu atual idolo lá na corte , um dia chegam ao fim!
Ria bastante.
Aproveita.
A roda gira.
Ra. Rara. Rarara.
Sérgio.
Todo criminoso deve ser processado e se condenado, deve cumprir a pena. O fato de uma pessoa ser idosa não a torna inimputável.
No Brasil ninguém pode cumprir pena maior que 30 anos.
Contudo, a lei brasileira prevẽ alguns benefícios, por exemplo redução da pena pela metade, entre outras coisa. Além disso, há a progressão de pena e também nos casos de caráter humanitário, o réu pode cumpri pena domiciliar
Hoje mesmo, um assassino condenado a 20 anos de regime fechado ontem por matar uma pessoa em sua festa de aniversário por motivo fútil em razão de uma divergência política, recebeu o benefício de prisão domiciliar por demandar cuidados médicos
Então, esta história da velhinha que recebeu prisão perpétua é, no mínimo, um equívoco propagado na internet.
Aliás, baton é para ser usado na boca ou, quem sabe, deixar uma mensagem de amor no espelho do banheiro.
Deve se informar melhor , te dou certeza de que dos 1500 que foram processados só uns 300 mereciam e ainda sim por depredação…crime impossível não existe.
Mereciam…
Eu penso que minha sogra merece. Mas sou eu que penso.
Eu pensou que o Neymar merece. Mas eu penso assim.
Quando um maloqueiro invadir tua casa…chama o ladrão.
Então.. você mudou de assunto…
antes era a pena perpétua da velhinha…
Uma coisa era a velhinha… agora outra coisa são todos os investigados e processados…
Tudo bem. O STF mantém uma página com os dados das investigações do tumultuo de 08/jan.
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/em-dois-anos-stf-responsabilizou-898-pessoas-por-atos-antidemocraticos-de-8-de-janeiro/
A Fátima Tubarão pegou 17 anos em regime fechado, cumprindo pena em um presídio em Criciúma. O terrorista que queria explodir um caminhão tanque em Brasilia teve progressão de pena.
Quem tem advogado bom…
Quem tem advogado, cardiologista, terapẽuta, jardineiro, mecânico… bons…
Baton do amor…lá em Santa Maria usam?
Toda pessoa apaixonada escreve mensagens de amor ridículas, …não seriam mensagens de amor se não fossem ridículas. Eu, já escrevi mensagens de amor . E como todo mundo, eram também ridículas.
Não posso referendar ou corroborar que os de Santa Maria são ridículos.
Passo.
Palavras de Álvaro de Campos;
Eu dobro.
Perfeita sua colocação. Lembro de uma turba colocando fogo no Itamaraty, e outra quebrando Ministérios. Nada foi golpe…não há golpe sem armas aliás.
Opa. Craro. Sem dúvida.
Junta uma turba de maloqueiros armados de paus e pedras e vão lá invadir, saquear e queimar.
Né golpe não. Foi somente uma tentativa.
Maloqueiros do Brasil, uni-vos.
Penso que podiamos ter pelo menos vendidos uns Guarani.
Opa. Claro. Sem dúvida. Jenial.
– Zé.
– Eu tô saindo…mas vocês ofereceram dólares. Não minha conta tem TrumpCoins.
– Zéee.
– Eu tô indo…mas o acordo era dólar. Só recebi bitcoins.
– Zéeeeeee.
– Eu tô na esquina…mas e as malas com dólares?
– Zéeeeeeeee.
– Eu já fui…mas e as verdinhas?
– Zé…1…2…se eu chegar no 3…
– TQP…devia ter aceitado o acordo do L.
Os gringos precisarão contar com o apoio da Rússia na hora em que decidirem enfrentar a China de forma séria, e Putin sabe disso logo quer tirar vantagem disso.
Evidente que Trump deseja rachar a “amizade” entre russos e chineses.
Trump quer beber água na fonte.
Ideia do Esteves. Mais uma boa ideia do Esteves.
As turmas de Araraquara e São Carlos lançam o suco de laranja OrangeMan. Colocam a imagem do Trump como Tivesse sido pintado por Andy Wahrol…levantando o vestido e mostrando tudo.
Suco OrangeMan. TaxFree. Pure. By Trump.
Mais uma boa ideia do Esteves.
O Trump está mostrando ao Mundo , como se deve Tratar uma Grande Potencia Militar e querendo ou não Econômica . Aos milhares , de Torcedores e Russófobo , que diziam que os equipamentos militares da Rússia , soltavam peças , que os Russos estavam tirando peças de Maquinas de lavar , que o Putin estava morrendo , que só tinha mais três meses de Vida , etc , etc …. Enfim !! As propagandas e as desinformações , foram muitas , porem lá no fundo , o mais radical Russófobo , já sabia que a Rússia , iria ganhar essa Guerra , mesmo com a ajuda da OTAN , com materiais bélicos da França , Inglaterra e Americanos . Como o próprio Putin , em uma entrevista falou : Nada disso vai mudar o Rumo da Guerra , e realmente não mudou . O resultado está aí o Trump , negociando com o Putin , um acordo onde a Rússia, sai vitoriosa e com uma extensão territorial , muito maior do que já era a Rússia . Ou seja , os Russófobos , vão ter que comprarem em 2025 um Novo Mapa Mundial , onde vão constar os Novos Territorios Russos.