Trump e Putin iniciam negociações de paz para a Ucrânia após longa ligação telefônica
![O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente da Rússia Vladimir Putin apertam as mãos durante encontro em Helsinki, na Finlândia - Foto Kevin Lamarque-Reuters](https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2018/07/O-presidente-dos-EUA-Donald-Trump-e-o-presidente-da-Rússia-Vladimir-Putin-apertam-as-mãos-durante-encontro-em-Helsinki-na-Finlândia-Foto-Kevin-Lamarque-Reuters-e1739451367877.jpg)
O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente da Rússia Vladimir Putin na Finlândia, em 2018
Em uma conversa considerada “longa e altamente produtiva”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciaram ontem que seus países iniciarão imediatamente negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia.
Segundo Trump, a ligação, que durou cerca de uma hora e meia, foi marcada por um tom amistoso e pelo compromisso de trabalhar conjuntamente para reduzir o número de vítimas do conflito.
Durante o diálogo, os dois mandatários enfatizaram a urgência de interromper as hostilidades e afirmaram que suas respectivas equipes de negociação já estão mobilizadas para definir os próximos passos rumo a um acordo de paz. Em sua rede Truth Social, Trump declarou: “Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, para acabar com os milhões de mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia.”
Segundo o líder americano, após o telefonema com Putin, ele entrou em contato com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre a iniciativa, gerando reações mistas tanto em Washington quanto em Kiev.
Repercussão Internacional
A notícia surpreendeu o cenário global. Enquanto representantes da nova administração nos EUA afirmaram que o diálogo direto com Moscou não representa traição à Ucrânia, líderes europeus criticaram a condução das negociações “pelas costas” de Kiev. Alguns membros da OTAN enfatizaram que “não pode haver paz sem a participação efetiva da Ucrânia” e alertaram para os riscos de eventuais concessões territoriais.
Os ministros das Relações Exteriores de vários países europeus insistiram na participação da Europa nas negociações de paz sobre a Ucrânia em uma reunião em Paris.
“A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de quaisquer negociações”, disseram os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França, Polônia, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, o Serviço Europeu de Ação Externa e a Comissão da UE em uma declaração conjunta na quarta-feira à noite.
“Uma paz justa e duradoura na Ucrânia é um pré-requisito necessário para uma forte segurança transatlântica”, continuou, com vistas à cooperação futura com os EUA.
Além da pauta ucraniana, Trump e Putin aproveitaram a ligação para discutir temas que abrangem a segurança energética, a tecnologia – com ênfase na inteligência artificial – e o fortalecimento das relações bilaterais, sinalizando uma possível ampliação da cooperação entre as duas nações para além do conflito europeu.
Caminhos para uma Paz Duradoura
Apesar de ainda não haver detalhes concretos sobre os termos do acordo, fontes próximas às negociações afirmam que as equipes dos dois países já estão definindo uma agenda que poderá levar a uma resolução definitiva do conflito. Os líderes chegaram a se comprometer com a realização de um encontro presencial, possivelmente na Arábia Saudita, para aprofundar as tratativas.
Ucranianos entraram numa barca furada desde o começo, só torcedor fanboy acreditava em uma vitória da Ucrânia.
Perderam território pra Rússia, rifaram o país pros EUA e Europa, gerações de ucranianos que nem nasceram ainda estarão pagando essa dívida. E o principal, vidas foram perdidas por nada e mero capricho das elites, pessoas que fugiram da Ucrânia dificilmente irão voltar pro país, principalmente jovens em idade produtiva. O futuro desse país é sombrio.
Qual seria o futuro da Ucrânia ficando sob influência da Rússia como estava? Qual “país” que se encontra sob a órbita russa está bem? Vale lembrar que nenhum país que integrava o Pacto de Varsóvia deseja voltar à órbita russa, aliás, estão se armando ate os dentes para evitar a dominação russa, a Polônia é um exemplo eloquente. Todos optaram pela UE. Afinal, liberdade não se compra, se conquista.
Ótima “liberdade” conquistada
Estou falando da Alemanha Oriental, Polônia, Romênia, Iugoslávia, Checoslováquia e Hungria, por exemplo, que saíram da órbita russa e nunca mais desejaram voltar. Afinal, quem deseja trocar o Euro pelo Rublo?
O comunismo na Europa acabou há mais de 30 anos e ainda vivem rondando nesse fantasma.
Um país no status da Ucrânia o melhor é procurar a neutralidade, o custo em procurar a “liberdade” a todo custo, custou bem caro, mas bem caro mesmo pra Ucrânia, questione quem perdeu parentes nessa guerra se valeu a pena isso tudo ou um soldado que ficou sequelado ou amputado pro resto da vida, vale a reflexão.
Esse é um tipo de discurso que funciona emotivamente, mas na prática é sempre uma realidade bem diferente.
Quer comparar a história da Ucrânia(império russo) com a Polônia(Pacto de Varsóvia) ? A Ucrânia foi vendida aos EUA e seus aliados. Não foi um processo democrático. Foi doloroso e mortal o rompimento das relações Ucrânia/Rússia. E também esse gv ucraniano alinhado ao ocidente não foi aceito pela maioria da população da Ucrânia.
acho que o problema não era a UE, mas sim a Otan
Não interessa como vai ser feita a paz, contanto que seja FEITA! Já morreram milhões em ambos os lados, já basta. Rogo aos Céus que Trump e Putin cheguem a um acordo e pronto, fim das hostilidades e que cessem as mortes.
.
A Paz é o que importa agora, de resto Deus nos ajude.
Você, sinceramente, acha que Trump e Putin acreditam em Deus?
Podem acreditar em Satanás, Zeus, Odin, Athena, em quem for, o que eu quero é ver a guerra acabar agora e pronto.
Sempre haverá guerras. Aquele local do oriente médio apelidado de Terra Santa, está em guerra há mais de dois milênios, por exemplo.
Criar um estado de Israel dentro das terras palestinas claro que nunca ia dar certo como não deu. Os Palestinos foram consultados se queriam um estado judeu nas suas terras? Fizeram um referendo pra saber se os Palestinos aceitavam um estado judeu nas suas terras?
Quer dizer que países pobres podem desmontar seus exércitos porque ao menor aceno de uma invasão estrangeira devem se render em nome da paz e para se evitar mortes e destruição?
Ótimo comentário. A Rússia, EUA e Israel, por exemplo, jogaram a auto-determinação dos povos no lixo. Não respeitam ninguém, a não ser seus próprios interesses.
Uai, voces não são assim com o Brasil?
No caso da Rússia é uma questão de sobrevivência econômica,militar e política. Manter sua área de influência sob seu domínio. Vc pensa com a cabeça de um raso brasileiro,tem que pensar com a cabeça de um russo pra entender o porquê tal decisão do gv russo partir pra guerra.
Infelizmente, essa sempre foi e por muito tempo ainda será a realidade do mundo. Os fortes impõem e os fracos obedecem apenas.
A realidade, é que nunca deixamos de utilizar o modelo divisor entre Estados Soberanos e Estados Vassalos (modelo feudal), mantendo essa até os dias atuais (com algumas mudanças pequenas), mas com uma roupagem diferente, para enganar os olhos da população em geral.
“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Única forma de se impor, é deixar de ser um estado vassalo, e passar a brigar como um estado soberano, impondo as suas vontades e tornando os outros seus vassalos.
Foi o que fez Cuba, na crise dos mísseis, quando os EUA ameaçaram invadir a ilha.
Trump e Putin?
Pode não interessar pra você como será o fim da guerra. Para quem vive lá e sofreu esse tempo todo, faz toda a diferença como isso ocorrerá.
Viver como uma colônia da Russia, por exemplo…
Agora é esperar uma aceleração dos acontecimentos no campo de batalha para se demarcar posições de força quando do início das negociações.
Rússia vai ganhar em 2 pontos:
Primeiro: Vai ganhar todo o território anexado.
Segundo: A Ucrânia não vai fazer parte da OTAN e UE.
Daqui a 50 anos, o Putin vai ser considerado herói nacional por anexar vários territórios e fazer com que a Ucrânia não seja pró ocidente.
Após o fim dessa guerra, a Rússia vai correr atrás do oriente médio e da África. E vai ajudar todos os países que ” ajudaram” a Rússia, como a Coreia do Norte e Irã.
E o Duende Verde vai matar o Homem Aranha.
Você gosta de “jogar contra os fatos”, não é?
Já está até parecendo o Peter do canal “Ancapsu” no YouTube.
acabei de lembrar desse Peter , aposto que hoje mesmo sai um vídeo sobre a grande vitoria ucraniana nessa guerra.
Você acha que país que tem um PIB um pouco menor que o Brasil (dados de 2024) está em condições de ajudar alguém? Vale lembrar que a Rússia só tem protagonismo na geopolítica mundial porque tem bombas atômicas, apenas isso.
E eu acho que tem lá uns aninhos de história aí também de vitórias .pelo que sei alguns conquistadores peidaram bolacha contra os russos que não tinham bombas atômicas na época
A Ucrânia não fará parte da OTAN.
Talvez, bem talvez, da UE.
Narrativa fantasiosa.
Tú sabe que deu MUITO errado pra Ucrânia, quando EUA e Rússia combinam algo entre sí, e não tem NENHUM representante ucraninao no meio.
O Laranjão deve ter ficado uma hora e meia pra convencer o Putin de sair da cadeira de líder iluminado e ficar só com a Crimeia.
““A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de quaisquer negociações”, disseram os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França, Polônia, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, o Serviço Europeu de Ação Externa e a Comissão da UE em uma declaração conjunta na quarta-feira à noite.”
Se EUA e Rússia não estão muito preocupados com o que a Ucrânia acha ou “deixa de achar”, imagine com o que a UE acha…
UE vai dançar a música que ambos escolherem.
A Europa quer fazer parte das negociações só pra não ficar de fora da divisão do butim de guerra.
Uma guerra no quintal europeu, feita entre europeus, que deveria ter sido resolvido por europeus, mas que a própria europa teve que “pedir a bênção” pros EUA / China e Rússia pra resolverem.
Acho que nem a Crise do Suez mostrou de maneira tão cristalina o quanto a Europa é irrelevante.
“(…) ficar de fora da divisão do butim de guerra.”
Tio Sam e Rússia vão pegar as melhores partes, e o resto divide entre UE e Ucrânia.
E sem choro, hein?
Nunca tomei partido nessa guerra, mas desde o início sempre ficou muito claro que a Rússia conseguiria o que deseja. O custo foi alto? Sem dúvidas, mas para a Ucrânia foi ainda mais. E muito.
A Rússia patinou muitas vezes na guerra mas, num contexto geral, demonstrou uma resiliência impressionante considerando a sociedade/mundo de hoje.
Estamos presenciando a história. Sinto muito pelo povo ucraniano, não consigo sequer imaginar como será o futuro desse país.
Que essa guerra acabe logo de uma vez.
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Quando eu escrevi que Trump poria fim a guerra da Ucrânia muita gente não acreditou. Não só eu como vários foristas.
Achavam que ele era um fanfarrão e bravateiro.
A resposta está aí. Quem vai acabar, ou, praticamente acabou foi/será Trump.
Para a Europa Ocidental (França, Alemanha, Reino Unido…), a Ucrânia foi um meio de destruir as forças armadas e economia russas, e que fracassou totalmente. Não há ideal de liberdade na ajuda aos ucranianos. Nunca foi pelos ucranianos.
Ao final, quem saiu perdendo foram os ocidentais que tiveram suas economias bastante prejudicadas pela falta do gás russo com aumento considerável da inflação. Putin ganhou, mesmo que seja uma vitória de Pirro. Destruiu parte do seu exército para conquistar muito menos do que imaginava. A grande vitória foi moral.
Agora vemos uma Europa Ocidental humilhada moralmente por não conseguir destruir um antigo inimigo e, de se ver afastada de qualquer negociação de uma guerra que ela mesmo começou.
Como é que a Rússia está melhor?
Putin talvez…
E deveria rever o significado de uma vitória de Pirro. É que nem chegou a esse ponto…
“Como é que a Rússia está melhor?’
Não disse que a Rússia está melhor. disse que teve uma vitória militar que custou grande parte do seu exército, e outra moral, que é a grande vitória dele.
“E deveria rever o significado de uma vitória de Pirro(…)”
Moscou destruiu grande parte do seu exército para conquistar um terço da Ucrânia. Se fosse uma vitória esmagadora, os russos teriam destruído o exército ucraniano e conquistado todo o país, o que não aconteceu.
E a Europa Ocidental foi a grande perdedora porque deu grande suporte aos ucranianos, suporte esse que não foi transformado em expulsão do invasor e vitória do conflito. Sem contar que a falta do gás russo implicou, como a Alemanha, a volta do uso de carvão. A inflação, só na Alemanha como exemplo, fez os preços explodirem.
E agora eles simplesmente foram ignorados nesse suposto acordo de paz. Os europeus terão que rever seu papel dentro da OTAN e como parceiros dos Estados Unidos.
“Agora vemos uma Europa Ocidental humilhada moralmente por não conseguir destruir um antigo inimigo e, de se ver afastada de qualquer negociação de uma guerra que ela mesmo começou.”
A Guerra da Ucrânia é a nova “Crise do Suez” européia.
Quem sabe de História, sabe do que tô falando…
Surpresa pra zero pessoas que quem negocia é o Trump, e o Zé só é avisado dos termos…
Os altos executivos das Rosatom e Gazprom já devem estar redigindo os novos contratos para os líderes das “potências” europeias assinarem… e o “incidente nordstream”, será investigado a fundo (sem trocadilhos)
É só não fazer parte de uma aliança militar contra a Rússia q vc não é destruído pela Russia. É simples assim.
Zelenky quer prolongar a guerra pq sabe que será preso. Sua conta bancária em Tel Aviv deve estar cheia de dólares americanos. Uma parte do dinheiro q ele recebeu dos americanos sumiu, somente alguns bilhões de dólares.
Acho que a questão nem seja mais de ideologia e de torcida, mas sim de realismo. Hoje, é utopia imaginar que a Rússia volte 100% das fronteiras anteriores. Diante desta realidade, sobram apenas 03 caminhos a seguir:
1º – continuar essa guerra indefinidamente, e cujo resultado não temos como prever, mas com consequências para ambos de muito longo prazo, mas sendo a Ucrânia que sofre mais essas consequências.
2º – realizar um acordo agora congelando as fronteiras como estão agora. Eu acredito que essa seja a melhor solução, pois oque a Ucrânia precisa agora, é se reconstruir totalmente, tanto economicamente como militarmente, e o fim dessa guerra agora, é o primeiro passo para iniciar esse processo. Levará muitos anos, mas essa reconstrução é urgente e necessária e quanto mais a paz demorar, maiores serão os custos e tempo para essa reconstrução. Um detalhe muito importante, é que os UCRANIANOS, para garantirem sua soberania, no futuro, precisam ser mais independentes militarmente, tanto no desenvolvimento como na produção de equipamentos próprios.
3º – envolvimento direto da OTAN na guerra, mas dai a única certeza que teremos é que o mundo inteiro irá pro ralo junto.
Então, acho que precisamos parar de ver a questão por apenas essa divisão de direita e esquerda, mas enxergar num longo prazo para os ucranianos, oque será melhor dentro da realidade atual possível. Se os russos estão certos ou errados, se são os bonzinhos ou os vilões, são questões que já não fazem mais sentido no contesto atual. é hora de por fim a essa guerra, e a Ucrânia começar a se preparar realmente para garantir sua soberania no futuro. E que o exemplo sirva de lição para todos.
Zelensk falou que não aceitará nenhum acordo em que não esteja envolvido. Se ele não assinar, colocam na Ucrânia alguém que assina. É um inocente.
Olá Rafa.
Um acordo de paz só tera efetividade se negociado e assinado pela Ucrãnia e pela Rúissia
Eu fico imaginando qual será o modo de agir da Rússia em relação a elite ucraniana pós-guerra.
Não acho que os russos aceitarão um governo abertamente russofóbico e pró-ocidental naquilo que sobrar da Ucrânia, já que foi precisamente isso que causou o conflito.