Secretário de Defesa dos EUA afirma que retorno às fronteiras pré-guerra da Ucrânia é ‘irrealista’

129
Hegseth

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que a restauração das fronteiras pré-2014 da Ucrânia é um objetivo “irrealista” e uma “ilusão” no acordo de paz que o presidente Trump deseja alcançar entre Ucrânia e Rússia. Ele fez essa declaração durante uma reunião da OTAN em Bruxelas.

Em seu primeiro encontro com ministros da defesa da OTAN e da Ucrânia, Hegseth enfatizou que Trump pretende encerrar a guerra por meio da diplomacia, reunindo Rússia e Ucrânia para negociações diretas.

Ele alertou que a insistência da Ucrânia em recuperar todo o território ocupado pela Rússia desde 2014 apenas prolongaria o conflito e causaria mais sofrimento. Segundo Hegseth, um acordo de paz duradouro exige uma avaliação realista da situação no campo de batalha, combinada com a força aliada.

O secretário de Defesa também destacou que Trump espera que a Europa assuma maior responsabilidade financeira e militar na defesa da Ucrânia. Ele instou os países europeus a aumentarem seus gastos militares para até 5% do PIB, enquanto os EUA lidam com seus próprios desafios de segurança, incluindo a China.

Trump, acrescentou Hegseth, não apoia a adesão da Ucrânia à OTAN como parte de um acordo de paz realista. Após um possível acordo, garantias de segurança devem ser estabelecidas para evitar uma nova guerra, mas essa responsabilidade recairia sobre tropas europeias e não europeias em uma missão “fora da OTAN”, sem a proteção do Artigo Cinco da aliança.

Nenhum soldado americano será enviado à Ucrânia, disse Hegseth, enfatizando que a Europa deve fornecer a maior parte da ajuda militar e humanitária ao país.

Líderes europeus e da OTAN aguardavam ansiosamente as diretrizes do governo Trump para a Ucrânia. Embora as declarações de Hegseth não sejam uma surpresa, representam uma grande mudança em relação à política de Biden, que defendia o direito da Ucrânia de decidir sobre concessões territoriais.

A OTAN prometeu que a Ucrânia se tornará membro no futuro, mas sem estipular uma data. As declarações de Hegseth sugerem que essa adesão pode ser adiada indefinidamente, ou até mesmo descartada.

Suas palavras criam dificuldades políticas para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e podem ser bem recebidas pelo presidente russo Vladimir Putin, que exige manter os territórios ocupados, impedir a adesão da Ucrânia à OTAN e limitar sua capacidade militar.

Para pressionar Putin a negociar, Hegseth propôs medidas como a redução dos preços da energia e a aplicação mais rigorosa de sanções energéticas. Ele concluiu reafirmando o compromisso dos EUA com a OTAN, mas alertou que Washington não aceitará mais uma relação desequilibrada que incentive a dependência europeia.

FONTE: The News York Times

Inscrever-se
Notificar de
guest

129 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

Das duas, uma:

Ou Trump e seu Secretário estão falando isso pra Deus e o mundo ouvirem numa forma de pressionar a Ucrânia a “abrir as pernas” de vez e a passarem todos os seus recursos naturias pros EUA, em troca deles continuarem a mandar armas e equips. a Ucrânia;

Ou pra mostrar que vai cumprrir sua promessa de campanha de acabar com a guerra de maneira rápida e que, nesse caso, vai jogar a Ucrânia aos leões.

Em ambos os casos, os EUA ganham, então ambas são 50 /50 as chances de serem implementadas.

Mig25
Mig25
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Eu acho que o povo Ucraniano não tem mais forças e gana para continuar essa guerra, ainda mais percebendo que, o que eles tanto lutaram, e morreram por, vai ser dividido entre as 2 potências, EUA e Rússia. Zelenski está cada vez mais fraco. Creio que a Ucrânia vai ter que aceitar as perdas e se comprometer com a Rússia, na maioria dos termos.

RSmith
RSmith
Responder para  Mig25
1 mês atrás

Pois é…. pessoalmente não ficaria nada supreso se de repente anunciarem que algo acoteçeu com o Zelenski … tipo um tijolo cai na cabeça dele… teve um subito enfarto ou mesmo caiu de um balcão de um apartamento do 20º andar…. :-/

Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Responder para  Mig25
1 mês atrás

No final das contas o resumo é esse mesmo.

Vejam o Iraque, Líbia, até mesmo a Síria como ficou.

Não poderia ser diferente.

O cenário hipotético é elaborado e ai entram os mais variados e injustificados argumentos como “Armas de destruição em massa”, ou “Adesão de um pais satélite a uma organização não alinhada”, ou “Ditadores que oprimem o povo”, blá, blá blá…

Tudo se resumo ao jogo de tabuleiro onde EUA e Rússia negociam por libre espontânea vontade aos seus interesses os destinos dos demais países.

Saqueiam literalmente suas riquezas e depois fica tudo bem nos acordos, na espécie “Aqui é meu, ali é seu”.

Ucrânia será da mesma forma.

No futuro, quando os olhos se voltarem para a água, recursos hídricos etc etc, sentiremos na pele os senhores do mundo colocando suas toneladas de diplomacia em nossos mares e suas botas em nosso terreno.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Eu acho que os Ucranianos foram rifados nessa.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Renato B.
1 mês atrás

Ah, você acha? Eu tenho certeza.
De 50 notícias sobre o assunto, 45 são sobre o que EUA / China e Rússia acham sobre isso, e os outros 5, são sobre a opinião da UE.
O que o Zé e os ucranianos acham sobre isso é uma nota de rodapé.
A Ucrânia de hoje é a Polônia após a WWII, quem sabe um pouco de história, sabe do que tô falando.

Leonardo
Leonardo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Esta mais para Tchecoslováquia.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

No ocidente perguntam menos ainda para o que a população do leste da antiga Ucrânia acha.

Muito simples: não querem, absolutamente, voltar a fazer parte da Ucrânia; são russos étnicos e querem (são e serão) parte da Federação Russa.

Fato consumado; e o término do conflito será nos termos russos, ponto.

Última edição 1 mês atrás por Mauro Oliveira
Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Exatamente. E assim será por todo o globo.

Olhe ai novamente Panamá aparecendo para entrar na divisão de quem fica com o que….

Até nomes de “amigos alinhados” agora aparecem como prováveis subordinados aos interesses de um dos donos do mundo.

Vide o amigão Canadá, a Groenlândia e já já aparecem mais nomes.

Seria interessante até para debate a Trilogia elaborar uma matéria expondo as influências de cada potência as quais me refiro unicamente a EUA e Rússia, pois as demais são protagonistas se mera importância a estes maiores, haja vista, que quando quiserem, entram onde bem entendem e nada pode ser feito senão uma divisão futura.

Más digo, onde Rússia detém seus interesses, os países que se alinham e a mesma lógica para os EUA.

Daria um bom debate, em especial no caso do Brasil, iludido por se achar importante quando seu povo se debate feito ratos nadando em um pote de manteiga, fadado a um futuro bem parecido a qualquer outra nação jogada a sorte.

Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Rogério Loureiro Dhiérteria rio
Responder para  Renato B.
1 mês atrás

Sempre estiveram rifados desde o ínicio.
Fazer com que a maioria da população mundial percebesse isso somente agora faz parte do jogo.

Quem percebeu isso antes ou era tido como ideólogo ou como louco.

Más aquele ditado: “Um dia a verdade sempre aparece”.

Somos meros marionetes nas mãos dos donos do mundo.

RSmith
RSmith
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

… sem duvida “A Ucrania foi enganada” pela turma do bide.. ops digo Biden… a Ucrania vai virar comida de Leão… ou melhor dizendo do “URSO RUSSO” pois o Trump sabe muito bem que esses minerios cobiçados estão na parte da Ucrania já tomada pelos Russos… para a Ucrania pagar essa conta teria que primeiro tomar esses teritorios de volta e o Trump não esta disposto a enfrentar a 3 guerra para alcançar isso…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Bixo, vamos ser brutalmente sinceros aqui:

Vamos deixar de lado esse paop fiado de “russófilo”o “canhota”, que é papo de tia-velha falando bobagem:

A Ucrânia NÃO TEM capacidade de retomar o que já foi perdido. Não tem, lamento por eles, mas não tem.
Ela, NO MÁXIMO, tem chances de segurar, por algum tempo, o que AINDA não foi perdido.
E ela só tem chances de segurar o que AINDA não foi perdido, com a contínua ajuda Ocidental.
E ela só conseguiria retomar o que foi perdido, se os EUA / OTAN entrassem em guerra direto com a Rússia.
E todos nós aqui sabemos o que essa opção significaria.

Você acha REALMENTE que EUA / OTAN vão provocar a Terceira Guerra Mundial só pra garantir a integridade territorial de um país que NUNCA fez parte da OTAN e UE, e que, até ontem, todos eles nem ligavam pra esse país?

Responda com sinceridade.

Emmanuel
Emmanuel
1 mês atrás

E zé lensky querendo trocar Kursk pelo que perdeu. Isso só mostra que a Ucrânia não tem mais como recuperar o que foi perdido para os russos.
Se não assinar logo, daqui mais um tempo nem Kursk será mais dos ucranianos.
Os russos estão avançando. Lentamente estão conquistando mais território.
E Trump quer o que sobrou.

Pieter
Pieter
Responder para  Emmanuel
1 mês atrás

Seria bom se alguém invadisse o quintal da tua casa e falasse que é dele agora, acho que vc ia concordar neh “kaum conosco”…soberania, valores, servem de nada hoje em dia…só ter um nuke, invadir, segurar um pouco e pronto, já é seu.

Zorann
Zorann
Responder para  Pieter
1 mês atrás

Larga de ser chato.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Pieter
1 mês atrás

Já tentaram fazer isso mas só subiram no muro, não se chegou a pular no nosso quintal. Corri o meliante com um facão de cortar cana.
Quando você cuida da sua defesa não há necessidade de bomba atômica.

Kayron
Kayron
Responder para  Pieter
1 mês atrás

Discutindo soberania de Nação usando como analogia o quintal da casa dele? Kkkkkkkkkkkk

Ha formas melhores de defender o ponto de vista da Ucrânia, o que não seria esse caso específico, porque é ridículo demais.

RSmith
RSmith
Responder para  Pieter
1 mês atrás

Isso já esta acontecendo em todo Brasil…. nas comunidades (favelas dominadas pelas milicicas ou facções) das grandes cidades pessoal la batem na sua porta e lhe dão 24 horas para desocupar o imovel pois agora pertencem a eles…. e vão logo avisando se não sair vão lhe aplicar uma unica pena… a de morte!

Mauro Cambuquira
Responder para  Pieter
1 mês atrás

Não isso que aconteceu. Você deve voltar nos anos 2000, ler tudo que veio se passando, vai ver que ocidente enganou os russos… E aí até chegar aos dias de hoje. Recoloque a sua opinião. Vai mudar o seu pensamento. Você vai entender que a Rússia está se defendendo de algo muito maior que estava por vir…

Underground
Underground
Responder para  Emmanuel
1 mês atrás

Estao conquistado muito… 1% de território com pesadas perdas.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Emmanuel
1 mês atrás

Kursk no fim foi uma armadilha; consumiu a maior parte do que restava dos melhores equipamentos e tropas das FAs ucranianas enquanto os russo avançam progressivamente no Donbass.

Ozawa
Ozawa
1 mês atrás

A Ucrânia está devendo até as cuecas aos Estados Unidos, e vai ter que submeter à especulação imobiliária de um bilionário americano, hoje presidente, que quer lucrar muito mais com a reconstrução da Ucrânia do que financiar sua guerra, e vai dar ao Zé 2 escolhas: se submeter aos seus interesses imobiliários com algum território para chamar de Ucrânia ou lutar e perder para a Rússia, sendo mais uma República satélite de Putin …

Ou seja, dê um jeito ou de outro o Zé e a Ucrânia perderam (e feio) nessa guerra.

Há um ano lhe foi proposto (pelo “Sul Global” …) ficar com os territórios pós-2014 e vc bateu pezinho, desfilando o mundo como garoto-propaganda da Insider, dizendo que queria lutar e reconquistar tudo!

Valeu a pena, Zé?

Bueno
Bueno
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Devendo a Europa e aos EUA
Alemanha Polónia França e Reino Unido também vai passar a duplicata

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

“Há um ano lhe foi proposto (pelo “Sul Global” …) ficar com os territórios pós-2014 e vc bateu pezinho, desfilando o mundo como garoto-propaganda da Insider, dizendo que queria lutar e reconquistar tudo!”

Quando o Brasil, China e outros comentaristas aqui falaram sobre isso e deram essa mesma proposta no começo do ano passado, teve uma galera que xingou a gente e nos chamou de russófilo pra baixo.
Mas agora que isso está saindo da boca do próprio Trump e de seu entorno, essa mesma galera fica quieta…curioso, não?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Ficaram na doce ilusão. Agora a realidade é mais dura e penosa. Onde há choro e ranger de dentes.

Ozawa
Ozawa
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Se aceitasse há 1 ano estaria menos destruído, menos endividado, teria menos sangue derramado, e teria mais dignidade, podendo inclusive sustentar uma “vitória moral” por resistir a carga russa …

Se aceitar, E VAI ACEITAR, agora, está arruinado financeiramente, politicamente e moralmente!

Underground
Underground
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Lembre-se de suas palavras quando baterem a porta da Amazônia.

Nilo
Nilo
Responder para  Underground
1 mês atrás

Para isso precisa ter um Zé na Presidência deste pais, meu caro, que quando bater na porta de permissão a entrada.
“….SE for reeleito, permitirei base militar dos EUA na tríplice fronteira….”
Patriota 😁

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Mig25
Mig25
Responder para  Nilo
1 mês atrás

É só elegerem de novo essa turma dos “patriotas” que usam boné do MAGA e batem continência pra bandeira americana…

Zorann
Zorann
Responder para  Underground
1 mês atrás

E vc vai lá defender a Amazônia com FFAA brasileiras que não valem nada? Pode ir com Deus, porque vai precisar. Eu não vou.

É cada uma que este cara posta.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Underground
1 mês atrás

A história de que um dia vão invadir a Amazônia já é pedra cantada há décadas!
Agora eu pergunto, o que foi feito nesse tempo todo pra manter a soberania e os interesses da nação na região?

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Sulamericano
1 mês atrás

Criaram a reserva Raposa Serra do Sol, deixando uma imensa faixa de fronteira contígua, exposta.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Underground
1 mês atrás

Quando esse dia chegar, não será necessário uma invasão militar.
É só os EUA embargarem cada parafuso e porca usado pelos equips. das 3 FA’s, que em uma semana ( ou menos ) as 3 não poderão fazer absolutamente NADA.

E isso se, é claro, até lá, os “patriotas BR” já não derem a Amazônia pra eles.
Afinal, pra quem defende e bate palmas em apoio a quem diz que permitiria uma base americana aqui, pra dar a Amazônia de mão beijada, é um pulo.

Mig25
Mig25
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Falou que ia permitir base americana aqui sim. Chega de passar pano para esses vendilhões. Não tem como tergiversar mais com as declarações lesa pátria desse senhor …

Carlos
Carlos
Responder para  Mig25
1 mês atrás

E as terras vendidas para os chineses?

Renato B.
Renato B.
Responder para  Underground
1 mês atrás

Eu prefiro um governante sem graça do que um heróico. Um bom governante é aquele que vê a catástrofe vindo e tira o país desse caminho. Zelensky falhou nesse aspecto.

leonidas
leonidas
Responder para  Underground
1 mês atrás

Mas é por isso mesmo que a Rússia perder esta guerra não é de nosso interesse geoestratégico rs

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

É sempre bom lembrar que essa guerra nem deveria ter acontecido se não fosse q insistência do Zelensky em peitar s Rússia e querer a todo custo colocar a Ucrânia na OTAN. Como se ele não soubesse o vizinho que têm.
Pra piorar, acreditou que teria todo apoio militar do ocidente se a Rússia invadisse a Ucrânia.

Agora, três anos depois, tem um país ocupado, em estado de terra arrasada, devendo pro mundo todo e ainda vai ter que entregar as riquezas pros EUA, Europa e Rússia.

Heinz
Heinz
Responder para  Sulamericano
1 mês atrás

A guerra russo-ucraniana começou em 2014, e não em 2022, 2022 foi só uma nova fase da agressão russa.

Vitor
Vitor
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Não acredito… que você comprou essa idéia

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Na prática esta guerra começou 1997.
Nenhuma guerra começa de uma hora para outra.
É a soma dos comportamentos políticos das elites que herdaram a Ucrânia pós Soviética. O deslocamento da OTAN em direção ao leste sem considerar os compromissos da segurança com a Rússia. As falhas nas definições das fronteiras desconsiderando os direitos seculares das maiorias étnicas que habitavam estas terras riquíssimas. A influência dos vizinhos europeus cobiçando esta riquezas todas e o pessoal dos “Bandera” da herança nazista.

Mig25
Mig25
Responder para  Sulamericano
1 mês atrás

Na boa, o futuro desse zelenski vai ser bem complicado, salvo se ele conseguir fugir e arrumar asilo em algum país. Mesmo assim, arquivo vivo que é, corre perigo. Na Ucrânia, vai acabar preso ou pior…

Última edição 1 mês atrás por Mig25
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Se o Zé tivesse aproveitado após a 1° contra-ofensiva, quando seu apoio Ocidental era sólido, ele era visto como um “Churchill” 2, o país ainda tinha poderio bélico pra se manter na defensiva e as tropas russas estavam no seu ponto mais baixo, ele teria MUITO mais espaço de manobra e cartas pra negociar.
Ele teria, obviamente, que fazer concessões, mas ainda estaria na ampla vantagem, a Rússia sairia envergonhada pra sempre, e ele entraria pra história, de maneira positiva.
Daria 2 dedos, mas manteria o resto do corpo.

Mas agora? Vai ter que dar um braço inteiro e um pé, a cada dia que passa, a conta aumenta, e o tempo não está do seu lado.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Eu mesmo defendi um acordo com perdas territoriais, não sou russete, american fanboy, apenas pragmático, só na cabeça de alguns que a Ucrania pode vencer a Rússia.

Kayron
Kayron
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Garoto propaganda da Insiste kkkkkkkkkkk

Nilo
Nilo
1 mês atrás

Nada como um dia aposto outro diria minha avó. Trump prepara os EUA para um pois que será ao solavancos em qualquer governo, mas Trump seguramente desmantela o risco de uma guerra entre potências, prepara os EUA a contas gotas Europa, G7, aliados carrapatos como Polônia, vão recebendo dose da nova realidade geopolítica, de forma não paliativa, afinal Trump não tempo a perder, só quatro anos de governo. Então: “acrescentou Hegseth, não apoia a adesão da Ucrânia à OTAN como parte de um acordo de paz”
Essa uma exigência intransigente do Zé que inclusive entra em conflito por isso incluso fazer parte da U.Europeia, nunca chegou perto de realizar nenhum dos dois que prometeu ao povo.
“Nenhum soldado americano será enviado à Ucrânia”. Outra exigência que cai por terra força de paz para garantir a governabilidade e comprometimento com o governo de Zé, cai por terra.
“Hegseth enfatizou que Trump pretende encerrar a guerra por meio da diplomacia, reunindo Rússia e Ucrânia para negociações diretas”. Ou seja, procurou convulsão, agora se resolva. Como disse, enroleixan, esse período foi bem curto, rsrs errei, mas a pantomima do Zé com a Rússia ainda sem prolonga, a Europa ainda alimenta o devaneio, mas certamente, não incluir Odessa é uma seria grande surpresa para mim nos territórios a serem retomados. O que sobrar será, desmilitarizado, será desnazificado.
Minha participação neste PT é ajudar a mostra, a insanidade de decisões equivocados que leva a destruição de uma sociedade, chegamos perto, o desmantelamento do Estado, sem haver equilíbrio entre setor privado e público, é o início de um caminho ao precipício. Como diz Gates a desinformação é o grande perigo da humanidade, pior que a questão climática ou IA. Patriotas 😁

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

..para um pouso de encontro ao mundo real, multilateralismo…..

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Nilo
1 mês atrás

Entao, 4 anos passa rapido e se um democrata ganhar em 2028, o status quo volta em 2029, por isso acredito que o Putin vai ter cautela e não irá confiar na palavra do Trump. Nao creio que um acordo será facil porque a longo prazo sempre irá existir o risco de outra mudança na politica externa americana e expansão da OTAN incluindo Ucrania e Georgia podem voltar a mesa.
A visao de curto prazo entre ciclos de eleições presidenciais do ocidente não é a mesma do Putin e do PC Chinês onde eles se dão ao luxo de poder fazer estratégias de longo prazo.

Nilo
Nilo
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Correto meu caro, na verdade ele não confia na palavra de nenhum Presidente americano seja democrata ou republicano, ele sabe por experiência de erros passados, que mesmo acordos assinados com os americanos pode haver reversão, isso é, a atual nível de relações com desconfianças generalizadas, então a proposta do Trump o que faz é abrir caminho para negociações entre os dois Ucrânia e Rússia, realisticamente Trump nos insere nesta realidade quando diz “faremos acordos negociais com a Ucrânia, de reparação inclusive dos bilhões de dólares gastos pelos EUA com a Ucrânia, sendo ela Ucrânia ou uma Ucrânia dentro da Rússia.
Sua análise está correta, sobre o retorno de uma política de expansão da OTAN e a tentativa de balcanizacao da Rússia (fato que aqui alguns negam, esperam que esteja detalhado isso em planejamentos do Estado americano, perdem a noção de que o Estado americano só apresenta aquilo que ele quer que saibamos, existindo no mínimo três estágios, planejamento aberto ao público, o secreto e ultra secreto.
Saber das intenções americanas da balcanizacao da Rússia, Putin sai vitorioso quando estanca o processo, mas sai perdendo anos de investimento, desenvolvimento econômico, industrial e nas relações geopolíticas, normalizar o status das relações é fundamental para recuperação da economia européia, para barateamento da energia, portanto não vejo dificuldades para um processo de paz, apenas uma enrolação, a ficha demora para cair, até lá, Zé derreteu, ele não terá nenhuma influência sobre os acordos, vc verá, as dificuldades dele e com seus apoiadores tendem a se somar e tornar-se caótica.
Patrio…😁

Última edição 1 mês atrás por Nilo
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Ou seja:

A “ajuda” dos EUA dependem do humor de que está na White-House e do eleitorado que colocou esse inquilino lá, que pode se manter por + 4 anos, ou pode mudar completamente nesse período.

Quem diabos quer depender da ajuda de alguém tão “caprichoso” e volátil assim?

Zorann
Zorann
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

O acordo não depende da Ucrânia. Ela não decide mais nada. Acho que você está fora da realidade.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Creio que nunca um russo irá confiar em um americano. Principalmente depois da promessa da OTAN não se expandir pro leste.
Eles no máximo vão fingir.

Scudafax
Scudafax
1 mês atrás

Infelizmente, a Ucrânia perdeu uma grande oportunidade, de tentar evitar uma guerra devido ao golpe de 2014 e através da arrogância das potências. Lembrando que quase nenhum líder do início se manteve nos principais países: Bóris Johnson, Biden..

Wagner
Wagner
1 mês atrás

“Tigrão” com Gaza, “Tchutcuhca” com Vladimir Putin

D. Bagrov
D. Bagrov
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Ele sabe as brigas que compra. Eu não aumentaria tensões com a maior potência nuclear

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  D. Bagrov
1 mês atrás

Putin vendeu a Rússia em troca de apoio irrestrito de Xi jinping na campanha russa contra a Ucrânia.
Nem o bêbado do Yeltsin fez uma coisa semelhante, mesmo em um momento “financeiramente terrível” para a Rússia nos anos 90.

Zorann
Zorann
Responder para  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Está falando sem conhecimento. Por birrinha…

Toda a Europa sancionou os combustíveis russos; um certo país norte americano destruiu o nord stream 2 e aí temos a Europa em crise econômica. Muita gente querendo normalizar as relações com a Rússia e ter de volta energia barata.

A burrice foi do ocidente que jogou a Rússia no colo da China. Hoje quem se beneficia de combustíveis baratos é a China. Lógico que esta dependência não é de interesse russo.

Mas a paz está próxima. Há novos interesses russos na África. E as relações comerciais com a Europa estarão em breve normalizadas.

Dó de quem chorou e morreu em vão na Ucrânia. O país será dividido e a parte que sobrar será explorada por americanos e europeus.

Entende agora porque os soldados ucranianos não querem lutar e se rendem assim que podem?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Senhor Vinicius.
O Yeltsin colocou nada mais nada menos que o judeu Soros com seus fundos de investimentos. Para administrar os recursos materiais, estratégicos, politicos , econômicos e culturais da quebrada Rússia. O Putin é um produto disso.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Putin deve saber de algum “podre” sobre a família Trump, para que o presidente da maior potência global se submeta dessa forma.

Zorann
Zorann
Responder para  Vinicius Momesso
1 mês atrás

esta aí, vc viajou para Nárnia

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Zorann
1 mês atrás

Viajei para o seu mundo, então.

Kayron
Kayron
Responder para  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Sabe sim… Tem haver com as escorts, se vc me entende

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Não é “podre” não, apenas os interesses que coincidiram. A gente não pode esquecer que o Trump é empresário, acostumado a negociar. Podemos não concordar, mas ele tem conhecimento das ferramentas.

Última edição 1 mês atrás por Marcelo Baptista
PACRF
PACRF
1 mês atrás

Essa postura servirá para legitimar a ocupação de Gaza pelos EUA. Só que se esquecem que essa postura poderá legitimar a ocupação de Taiwan pela China, também. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  PACRF
1 mês atrás

Os Ingleses prometeram ao Zelensky que o ajudariam a vencer os russos nos campos de batalha.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Antonio Palhares
1 mês atrás

Os ingleses não conseguem cuidar nem deles. Hoje creio que sequer dão conta da Índia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Ele não perderam a empáfia.

Zorann
Zorann
Responder para  PACRF
1 mês atrás

Mas isso aí deve acontecer mesmo.

Você acha que a taxação que inclusive já atinge Taiwan tem qual objetivo? Trazer para os EUA a fabricação de chips de alta tecnologia, porque Taiwan inevitavelmente será de novo uma província chinesa.

Estamos vendo uma divisão do mundo e suas áreas de influência. Até reuniões com a China a este respeito estão sendo feitas.

Turco
Turco
1 mês atrás

È difícil opinar sem saber a realidade politica e Cultural da região, mas e acho muito mais humilhante ceder as terras raras pro Trump, do que perder a guerra para a Rússia.

Fora que com as terras raras a Ucrânia poderia reconstruir sua economia sem ter que abrir as pernas para nenhum país no mundo. Poderia abastecer a Europa. O Zé jamais deveria cogitar entregar as terras raras para o Trump.

Vender um país muito pior que lutar e perder uma guerra.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Turco
1 mês atrás

Mas quem vende, como o Senhor diz o país, poupa a vida de muitos. E já morreram milhões de cada lado. Melhor vender do que prolongar uma guerra perdida contra um assassino frio como Putin.

Turco
Turco
Responder para  Fábio CDC
1 mês atrás

Bom então se é pra poupar vidas, O Zé já poderia ter assinado um acordo entregando o território perdido e poupando vidas. Agora além de perder o território para Russia, vai perder terras “raras” para o Trump. Desculpa mas não tem lógica.

Zorann
Zorann
Responder para  Turco
1 mês atrás

E o medo do zé de ser deposto, responder por corrupção e diversos outros crimes. Oque os EUA pedirem, ele irá fazer.

JHF
JHF
Responder para  Turco
1 mês atrás

A Ukrania pegou a grana emprestada em material bélico e não tem como pagar. No meio da guerra foi deixada de lado por outros interesses e claramente está perdendo cada vez mais terreno e infraestrutura. Agora é entregar o que pedem aos dois lados. A Europa vai mediar as negociações simulando dignidade mas, vai pegar seu pagamento no processo.

Kayron
Kayron
Responder para  Turco
1 mês atrás

As terras agrícolas possivelmente já foram vendidas para empresas americanas, agora as terras raras serão o outro meio de pagamento por toda a ajuda, enquanto o Zé da Ucrânia curte sua fortuna bilionária em Miami.

JuggerBR
JuggerBR
1 mês atrás

Acabou, Zé….

PACRF
PACRF
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Concordo. De volta à subserviência e a falta de liberdade. Além disso, haverá a vingança que se abaterá sobre o povo ucraniano em função dos russos mortos e dos custos materiais da guerra. Prefiro vendar riquesas e aderir à UE, por exemplo, do que ficar subjugado às vontades do Kremlin. Velho ditado: entrega-se os anéis e permanecem os dedos. Sob a batuta russa, vão os anéis, os dedos, a liberdade e vai sobrar o porrete.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  PACRF
1 mês atrás

“De volta à subserviência e a falta de liberdade”

Acho que a galera aqui se esqueceu que, em matéria de falta de liberdade de expressão, nepotismo e violência, a Ucrânia não devia em nada pra Rússia, e ambas deixavam o Brasil no chinelo em matéria de corrupção.

Então, sem essa de “de volta a falta de liberdade”, que a Ucrânia não era, e nunca foi, uma Suécia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  PACRF
1 mês atrás

Com os russos eles tinham os anéis e os dedos. Somente não podiam entrar para a OTAN. Escutaram o canto do cisne das oligarquias da Europa e dos Estados unidos .e aceitaram travar uma guerra por procuração contra uma potência nuclear.

Reginaldo
Reginaldo
1 mês atrás

Já estou até vendo a Ucrânia no fim dessa celeuma, perdendo território para os invasores e entregando terras raras para seus financiadores… Se pá o acordo que o Lula queria propor junto do Xi Jinping era até melhor kkkk…

marcelo
marcelo
1 mês atrás

Sincermente , isto mostra que todos os países menores e com menos influência e poder bélico, estão nas mãos das grandes potencias mundiais, e ninguém vai querer ajudar , se outro país for invadido. Temos a Amazônia , que vai ser a ambição , de muitos no futuro, e o Brasil infelizmente vai ter que estar, preparado se não fizer, a lição de casa.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  marcelo
1 mês atrás

Ucrânia tinha arsenal nuclear, entregou pra Rússia lá nos anos 90… Agora não tem como resolver isso.

Jrrb.
Jrrb.
Responder para  JuggerBR
1 mês atrás

Só lembrando que as armas nucleares estacionadas na Ucrânia eram de controle Russo. A Ucrânia nunca chegou a desenvolver armas nucleares.

Zorann
Zorann
Responder para  Jrrb.
1 mês atrás

Exatamente

Heinz
Heinz
Responder para  Jrrb.
1 mês atrás

Se era de controle russo, então porque foi necessário um acordo para entrega-las?
E outra, muitos engenheiros que faziam parte do programa nuclear soviético eram ucranianos, as melhores fábricas de motores da URSS ficava na Ucrânia. Então sim, a Ucrânia poderia sim fabricar suas próprias nukes. Só que caíram no conto do vigário e se lascaram

Pedro Mariano
Pedro Mariano
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Você é maluco cara, é a unida explicação. Ninguém disse que a gloriosa Ucrânia não poderia “fabricar” suas nukes, mas sim que ela NUNCA teve controle sobre o arsenal que estava lá, assim como hoje ocorre na Bielorrússia. Conseguiu compreender agora ou está difícil digerir essa noticia?

Zorann
Zorann
Responder para  marcelo
1 mês atrás

Lição de casa? isso nunca fizemos e não vai mudar.

Se vierem to.mar a Amazônia, é a hora de mudar pra lá. Vai ser a terra das oportunidades para o novo do.no e quem estiver lá vai se dar bem.

Essa é a maior diferença entre ser bra.sileiro e ser america.no, chi.nês ou até mesmo russ.o. Aqui morremos de vergonha do país e da situação em que vivemos. Vamos morrer por meia dúzia de pessoas que vend.em o Brasil a quem pa.ga mais? Eu não.

Bigliazzi
Bigliazzi
1 mês atrás

Deviam retornar as fronteiras normais em 2010. É como a Argentina ficar com o Rio Grande Sul no caso de uma hipotética agressão deles contra o Brasil, pode isso Arnaldo?

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Bigliazzi
1 mês atrás

Se bobear aos gauchos sozinhos colocam os argies pra correr

Zorann
Zorann
Responder para  Bigliazzi
1 mês atrás

O sul do país deveria buscar sua independência. O resto do Brasil não representa seus ideais e interesses.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Zorann
1 mês atrás

Inclui SP nessa…e o MS…país redondinho…

Zorann
Zorann
Responder para  Jorge Cardoso
1 mês atrás

Verdade…. Aí pode incluir MG, fica mais redondinho ainda!

Matheus
Matheus
Responder para  Zorann
1 mês atrás

Agora eu quero saber.
Quais são os Ideais e Interesses desse “Sul” ai?

wilhelm
wilhelm
Responder para  Bigliazzi
1 mês atrás

Se a Argentina tiver como bancar a ocupação, pode.

A geopolítica nunca foi sobre “justiça” ou qualquer noção de certo ou errado (até pq esses conceitos são bastante cinzentos, na maior parte dos casos), mas sim sobre os países lutando para exercer seus interesses através do poder.

George A.
George A.
1 mês atrás

Bem, como era previsto Trump tá entregando a Ucrânia numa bandeja de prata pro Putin.

Kayron
Kayron
Responder para  George A.
1 mês atrás

Tinha alguns aqui achando que Trump seria justamente o oposto disso

Underground
Underground
1 mês atrás

Será Donald Chamberlain Trump o Presidente que entregará parte do território de um outro país à Rússia simplesmente para atender o ego de um ditador?
Que em essência é isso, centenas de milhares de perdas humanas e bilhões de dólares em meios militares, simplesmente para atender o Ego de Putin.

Zorann
Zorann
Responder para  Underground
1 mês atrás

Como você é inocente! A ajuda americana sempre teve por objetivo interesses próprios e não interesses ucranianos.

O interesse de enfraquecer militarmente a Russia usando soldados ucranianos
O interesse nas riquesas minerais do país…

Só pra citar duas

Marcos Bishop
Marcos Bishop
1 mês atrás

O Putin pode se quiser prolongar esse conflito indefinidamente.
A Ucrânia ou aceita a paz nos termos da Rússia ou vai acabar sem nada.
O Trump já deixou claro que não vai gastar dinheiro nessa guerra.

Zorann
Zorann
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Os avanços estão mais rápidos a cada dia.

Tempo é uma coisa que a Ucrânia não tem.

profyler
profyler
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Nao viaja. Ninguem consegue sustentar uma economia voltada pra uma guerra em curso pra sempre. Olha a economia da Russia como esta…

Akhinos
Akhinos
1 mês atrás

O sonho acabou, a aniquilação é total. Voltamos a era dos impérios. E estamos com nossos 1% de gasto em Defesa, com 80% indo para pagar filhas solteiras.

Eu ainda acredito que se a necessidade chamar, os bravos desse blog não exitarão em imolar suas vidas no altar da pátria, sendo fulminados por jatos de 5ª geração de alguma super potência expansionista.

Charles
Charles
1 mês atrás

Antes tarde do que nunca..

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

As bases para a paz estão aí.Só faltam negociar mandar dois ônibus para tirar o Volkssturm e o Leibstandarte Vladolf Zé lensk de kursk.que estão fazendo movimentos de pinça na floresta.

Jose
Jose
Responder para  Renato de Mello Machado
1 mês atrás

O cara ainda fal de nazismo. Nazi aqui sabemos quem é ne…um tal lá que invadiu a UCrania pra ” roubar” terra. E só.

Heitor
Heitor
1 mês atrás

Pobre Ucrânia…

João Moita Jr
João Moita Jr
1 mês atrás

“Ser inimigo dos EUA é muito perigoso, mas ser aliado é fatal.”
Henry Kissinger

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  João Moita Jr
1 mês atrás

Bem vindo João.

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

A grande questão é que se Putin vai ou não vai aceitar a OTAN/EUA na Ucrânia. Creio que não.
E sobre Trump querer terras raras, falta literalmente combinar com os russos, que também querem.
Moscou está em uma posição privilegiada para negociações. Se não houver acordo, continua como está, com tropas lentamente ganhando terreno, novos territórios e abocanhando riquezas, enquanto a elite e sociedade russa aprovar o conflito. Trump não parece querer dobrar a aposta.
Havendo acordo, não consigo vislumbrar um que senão nos termos russos.

Eromaster
Eromaster
1 mês atrás

O Zé Lascado perdeu a oportunidade de encerrar essa guerra em abril de 2022, através do Acordo de Istambul.
Nesse acordo, foi definido que a Ucrânia seria um país neutro, nunca entraria para OTAN, e que a Criméia ficaria com a Rússia.
Em contra partida, Putin garantiu ao Zé lascado que todas as regiões separatistas voltariam a ser da Ucrânia, inclusive Donetsk, Lugansk , Mariupol e Zaporizhzhia. Putin só pediu ao Zé lascado autonomia para essas regiões, para que eles pudessem falar a língua russa, praticar suas religiões e sem perseguição aos falantes russos em toda a Ucrânia.

O Zé Lascado aceitou todos os termos do acordo e pediu para o Putin retirar primeiro as forças russas da periferia de Kiev para ele poder assinar o acordo. Putin concordo e retirou todas suas forças da região de Kiev.
Para quem não lembrava, as forças russas estava na região de Kiev, cercando a Capital. O Zé Lascado estava com faca no pescoço nessa época.

Após a assinatura do acordo, Boris Jhonson foi até Kiev, com bênção de Biden, para convencer o Zé Lascado a rasgar o acordo com Putin.
Prometeram a ele centenas de bilhões de Dólares e armamentos infinitos pra derrotar a Rússia. Pior que o Zé acreditou. Hoje a Ucrânia corre o risco de não existir mais daqui alguns anos.
Se tivesse aceitado o Acordo de Istambul, a Ucrânia estaria inteira hoje, vidas teriam sido poupadas.

Eleger um comediante sem experiência políticas para comandar um país, pode levar a destruição de uma nação.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

O Zé Lenski acreditou que a Inglaterra ainda era uma potência imperial global.

Jose
Jose
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

Só de chamr o presidente de um país assim percebe-se o quão fracos são nas premissas e explicações dessa guerra. Russos e seu fãs alucinados sendo apenas os de sempre.

Última edição 1 mês atrás por Jose
lucena
lucena
1 mês atrás

Nesse momento em que dois homem…estrangeiros… estão dissidindo o futuro da Ucrânia sem a presença de um ucraniano … vem a grande pergunta : o quê será o maior arque inimigo e traíra dos ucranianos …O Zelensk … o quê será dele o pau mandado da OTAN …rsrsr

Nativo
Nativo
1 mês atrás

Infelizmente nesse mundo ainda pouco civilizado, um país fraco militarmente, está sempre sujeito ao ataque dos mais fortes, e ainda por cima aceitar isso, mesmo em nossos tempos.
Será que este período histórico da Ucrânia, ensina alguma coisa ao Brasil.

Última edição 1 mês atrás por Nativo
Leonardo
Leonardo
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Acredito que não. Infelizmente, nossos dirigentes parecem imunes a qualquer aprendizado que se mostre útil para a nação.

Hamom
Hamom
1 mês atrás

Um pouco de história, quase que totalmente ignorada hoje em dia no Ocidente…

”Em 17 de março de 1991, 70% dos ucranianos votaram para permanecer na URSS”

”80% de todos os eleitores participaram do referendo em 17 de março de 1991. 77,85% deles votaram pela preservação da URSS.”
comment image

Continua ↓

Última edição 1 mês atrás por Hamom
Kayron
Kayron
Responder para  Hamom
1 mês atrás

O “State of Union”, o que seria a chamada nova URSS repaginada, foi destruída pela tentativa de golpe, o que acabou selando o destino da findada URSS. Chorar por isso é ser saudosista por uma coisa que nunca ocorreu na realidade.

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Tem uma continuação em um segundo comentário, mais ficou em ”esperando aprovação”…

Hamom
Hamom
1 mês atrás

”Mas o Comitê Estadual de Situação de Emergência empreendeu uma tentativa malsucedida de remover M. S. Gorbachev do cargo de Presidente da URSS à força, interrompendo a assinatura do Tratado da União:

“…Usando as liberdades oferecidas, violando os brotos recém-emergidos da democracia, surgiram forças extremistas comprometidas com a eliminação da União Soviética, o colapso do estado e a tomada do poder a qualquer custo. Os resultados do referendo nacional sobre a unidade da Pátria foram pisoteados.”

O que acontece quando as fronteiras não correspondem aos desejos da população? Isso mesmo, guerras… No antigo território Russo, Ucrânia… a democracia foi violada em seu nível mais fundamental. Todos os conflitos futuros foram selados em 1991.

E regido por forças externas, o golpe de Maidan em 2014 foi o estopim destes conflitos selados

Última edição 1 mês atrás por Hamom
Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Boa noite a todos os senhores camaradas do Forte e Trilogia.

Desde o início deste conflito estúpido eu me propús a fazer poucos comentários (os moderadores e os camaradas assíduos aos comentários sabem disto), pois desde o começo esse conflito foi uma guerra de provocações, por procuração e que tem como objetivo apenas a promoção da industria bélica estadunidense e tentar fazer a influência de Washington prevalecer na região (coisa que não aconteceu já que Donbass não sairá das mãos do Kremlin).

Agora a narrativa começa ser a de preparar o Zelensk para o ditado popular de que “o gato subiu no telhado”…

NOTA:
Pergunta 1: Como será o futuro político do Zelensk após deixar a população morrer ao milhares e até recrutar inaptos?
Pergunta 2: Como os aliados de Washington confiarão em sua parceria com uma nação que tem demonstrado a tendência de deixá-los na mão (o caso mais recente foi o Afeganistão, mas temo um determinado país do sudeste asiatico que não existe mais, que os americanos até alijaram equipamento ao mar para haver espoço nos seus NAE’s para levar pra casa primeiro os da sua gente e os mais…digamos…elegíveis…)

Sgtº Moreno

Underground
Underground
1 mês atrás

Objetivo de Trump hoje é dividir a Mundo entre EUA, Rússia e China.
Preferencialmente sob, de um lado, um Capitalismo transferido de Comunismo, e de outro lado, vice versa.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

“Secretário de Defesa dos EUA afirma que retorno às fronteiras pré-guerra da Ucrânia é irrealista!…
não sei porquê mas lendo essa afirmação, sinto cheiro de toma lá-dá cá…

Tipo: Washington aceita uma grilagem de Moscou e talvez lá para frente, Moscou não se oponha a uma de Washington.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Salve camaradas do Forte e Trilogia.

Desde o começo do conflito eu pouco participei dos debates por motivos pessoais já dito no passado (e que geraram polémicas que saíam da raiz do tema da postagem).

Agora fica as seguintes perguntas a serem respondidas, após Washington mandar o recado nas entrelinhas de que “o gato subiu no telhado”:

1) – Como fica a vida política e moral do Zelensk após estender essa carnificina por procuração, chegando ao absurdo de recrutar ináptos ao serviço militar e forçar o recrutamento?

2) – Como fica a relação de confiança dos aliados de Washington especialmente seus parceiros asiáticos, uma vez que a politica norte americana de abandonar os aliados na mão está virando rotina? (…e não estou falando de coisa recente como por exemplo no Afeganistão, essa tendência vem desde quando um certo país do sudeste asiático deixou de existir…na ocasião os americanos largaram o parceiro na mão, chegando ao ponto de alijar equipamento militar ao mar, para dar espaço no convoo de seus Nae’s para que mais aeronaves trouxessem primeiro os seus semelhantes e depois os nativos digamos…elegíveis).

Sgtº Moreno

Observador
Observador
1 mês atrás

Pobre Ucrânia, tolhida em seu legítimo direito de auto-defender-se e abandonada às feras pelos “aliados”.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 mês atrás

Acho que perder 20% do seu território é muito ruim, mas é melhor do que continuar com a guerra. A Ucrânia já deve ter perdido mais de 1 Milhão de homens e dezenas de cidades devastadas.

Se conseguirem garantias de que a guerra não volta, de que terão proteção dos europeus e que a Rússia vai assinar um acordo de paz duradouro, devem aceitar.

Vão perder 20% do território, mas poderão voltar à vida normal, provavelmente terão muita ajuda para reconstrução, para se reerguer, poderão melhorar a economia e a vida da população.

Duvido que a Rússia aceite devolver os territórios, isso é ilusão daqueles que querem uma guerra eterna. A Rússia alegava que ucranianos contrários ao governo de Zelensky e contrários ao afastamento da Rússia e à aproximação com a UE e Otan, estavam sendo atacados e mortos pelas forças armadas ucranianas, então a Rússia entrou no conflito para defender essa população. Pelo menos essa é a retórica russa. A Rússia também diz que fizeram referendos nestas regiões e a esmagadora maioria concordou em fazer parte da Rússia. Pode ser tudo mentira ou 50% mentira, mas a retórica sempre foi essa, então a Rússia não vai abrir mão destas regiões, pois segundo eles, eles estão protegendo esta população que se identificam como russos.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

E acho que a Rússia não vai aceitar a presença da OTAN ou da UE dentro da Ucrânia. Um dos motivos do início da guerra foi essa, não faz sentido que a Rússia irá aceitar isso.
O melhor acordo para Ucrânia é assinar acordo de neutralidade. O que vai valer é o que tá escrito.
Esse negócio de garantia é o papo de Zé Lascado.

Jose
Jose
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

Russia não tem que aceitar nada na Ucrania. Um pais independente. Que ela cuide do território dela e acabe logo com essa zona que ela criou, apenas por ganancia e ganancia.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Eles tem sorte da ucrânia não virar Novorussya…

comment image

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

O Lula disse o mesmo, só que dois anos antes. A OTAN quer sacrificar até o último ucraniano. O Ucrania nunca entrará para a OTAN e nunca retomará a Crimeia.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
25 dias atrás

Parece que esse negócio de morrer pela pátria só vale para o andar de baixo. No andar de cima, quando a coisa aperta, apela-se para negociação e para uma gorda aposentadoria em algum país rico…