Serval Appui SCORPION

Em 31 de dezembro de 2024, a Direção Geral de Armamento (DGA) da França oficializou a compra de 530 veículos blindados Serval Appui SCORPION para o Exército Francês.

As entregas ocorrerão entre o final de 2025 e 2031. A aquisição, avaliada em mais de um bilhão de euros, beneficiará principalmente as empresas KNDS France, TEXELIS, MBDA e CS GROUP, reforçando a indústria de defesa francesa.

O Serval Appui SCORPION é uma evolução do Serval, veículo desenvolvido dentro do programa SCORPION, que busca modernizar as capacidades das forças terrestres francesas. Adaptado para conflitos de alta intensidade, ele combina mobilidade, proteção e autonomia, além de integrar sistemas avançados de combate. Esta nova frota será empregada no apoio, comando e sustentação das unidades do Exército Francês, especialmente em operações de contato e combate interarmas.

A compra inclui versões específicas do Serval para diferentes funções militares: defesa antiaérea móvel (DSA), equipada com uma torre para lançamento de mísseis Mistral 3; guerra antidrone (LAD), com radar, detecção de radiofrequência e um canhão de 30-113 mm; e nós de comunicação tática (NCT), integrando o sistema de comunicação via satélite SYRACUSE IV. Esta aquisição representa a terceira etapa do programa VLTP, que já forneceu 4.380 veículos VT4 e encomendou 103 veículos sanitários não blindados em fases anteriores.

FONTE: DGA

Inscrever-se
Notificar de
guest

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
PACRF
PACRF
2 horas atrás

França investindo em forças terrestres. A boa e velha infantaria nunca sai de moda. Primeiro foram veículos pesados Leclerc agora esses veículos leves, multi-emprego e modernos. Está se preparando para uma possível invasão russa. Lembram dos planos do Medvedev?

Henrique A
Henrique A
Responder para  PACRF
2 horas atrás

Isso é parte de um programa de modernização do Exército deles que foi elaborado anos atrás, não dá pra dizer que é uma resposta a Putin.

PACRF
PACRF
Responder para  Henrique A
1 hora atrás

Também não é possível afirmar que não esteja relacionado ao cenário de instabilidade na Europa criado pela invasão da Ucrânia. A não ser que esse programa de modernização das forças terrestres francesas, tenha sido concebido há muito tempo atrás, tipo nosso FX-2.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  PACRF
1 hora atrás

O programa Scorpion foi assinado pelo DGA e pelas 3 empresas francesas contratadas inicialmente em 13/10/2014.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  PACRF
49 minutos atrás

Já estão cavando as trincheiras pra Linha Maginot?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 hora atrás

A pergunta que não quer calar “e o Renault Sherpa?” Tá certo isso MD francês?