Trump sugere que Ucrânia ‘pode ser russa algum dia’ antes de reunião de Vance com Zelensky
![Trump - 5](https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2025/02/Trump-5.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia “pode ser russa algum dia”, levantando dúvidas sobre o futuro da independência do país, que, com apoio ocidental, tem resistido à invasão em larga escala da Rússia há quase três anos. A declaração foi feita em uma entrevista à Fox News, transmitida na segunda-feira, antes de um encontro planejado entre seu vice-presidente, JD Vance, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Trump mencionou os esforços de sua administração para encerrar a guerra e sugeriu que a Ucrânia poderia fazer ou não um acordo com Moscou. Ele reforçou seu desejo de um retorno sobre os investimentos da ajuda dos EUA à Ucrânia, reiterando a ideia de que Kyiv deveria oferecer minerais raros em troca do suporte americano. Suas declarações foram bem recebidas pelo Kremlin. O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que “uma parte significativa da Ucrânia quer se tornar parte da Rússia” e citou os referendos ilegítimos realizados em 2023 em quatro regiões ocupadas – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – como suposta evidência do desejo local de anexação.
Em meio à Conferência de Segurança de Munique, onde líderes europeus se reunirão com membros do governo Trump, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, declarou que a Rússia não pode se beneficiar da guerra na Ucrânia e não deve sair vitoriosa. Ele defendeu que o cenário ideal seria a recuperação de todos os territórios ocupados pela Ucrânia, mas enfatizou que o mais urgente é garantir que a guerra termine sem que Moscou dite as condições. Enquanto isso, Trump continua a adotar uma abordagem mais transacional na geopolítica, sugerindo que os EUA só devem continuar apoiando Kyiv caso haja uma compensação financeira ou estratégica em troca.
FONTE: CNN / MAPA: Al Jazeera
Um dia eu posso ser marido da Bruna Marquezine.
Com todo respeito… Sou mais a Paola Oliveira…
Eu a Isis Valverde….
Prevejo uma decepção “avassaladora” por parte do Bosco, quando de fato a Ucrânia ou partes dela, se tornarem de fato, russas.
Laranjão e seus devaneios imperiais…
Já diziam os mais velhos, já briga do rochedo contra o mar, quem se lasca é o marisco.
Rapaz, melhor zé lensky assinar a paz, do jeito que Trump é daqui a pouco ele está financiando a Rússia.
Tem maluco para tudo.
Está querendo os minérios ucranianos…
Sim
A Ucrânia possuiu as maiores reservas de minerais raros de toda Europa.
E é acesso a esses minerios que Putin está atrás.
Acredito que até demoraram para começar a colocar estas áreas na mesa de negociação.
Os afegãos sabem como termina.
Uma atitude pró Rússia do Trump já era esperada, por qual um que conhece a trajetória desse senhor desde antes da decade de 20 desse século.
A Ucrânia não tem opção ou assina uma paz subjugada ou simplesmente vai se vira sozinha, porque os demais europeus não tem condições materiais e financeiras de lhe ajudarem sozinhos.
E perder muito ou se arriscar a ficar sem nada.
E virar-se sozinha significa debacle em semanas.
Sem o dinheiro, monitoramento, munição, equipamentos, aeronaves, inteligência e afins não há como lutar. É um conflito da OTAN através de tropas ucranianas, somada de “mercenários” e “consultores técnicos”.
Real motivo por Moscou desejar prolongar o conflito: eleição nos EUA.
Talvez o s EUA possam ser canadenses!
É difícil entender com clareza quais são os plano de Trump. Ele está usando a tal doutrina do choque para causar alguma disruptura cognitiva… estar estratégica funciona bem se aplicada intensivamente por um período curto. a médio prazo, como 6 meses a um ano, ela perde efetividade.
Depois dos impactos, há uma acomodação e uma adaptação que neutraliza estas operações psicológicas.
Assumindo que o interesse de Trumo é o controle dos recursos minerais da Ucrânia, o que faz sentido considerando o perfil de Trump, isso coloca um dilema para Zelensky… assinar a paz com a Rússia e neutralizar a pressão dos EUA ou aceitar a chantagem de Trump
A estratégica de Trump também tem uma contradição insolúvel… ele pressiona a Ucrânia ameaçando deixa-la sozinha contra a Russia e ao mesmo tempo os pressiona a aceitar o apoio dos EUA condicionado ao acesso dos EUA aos recursos minerais
ou seja, ele chantageia e pede para a Ucrânia.. isso pode (não que vá) fazer a Ucrãnia assinar um acordo com a Rússia..
O que eu vejo:
Uma espécie de “blefe” pra, das duas, uma:
Ou fazer com que a Ucrânia dê todos os recursos ucranianos pros EUA, em troca deles continuarem a mandar grana e armas;
Ou pressionar o Zé a se sentar logo numa mesa de negociações com os russos, chegar em algum acordo ( que pode ou não ser benéfico pros ucranianos, o Trump não dá a mínima ) e terminar logo com isso, pros EUA poderem se concentrar contra a China.
Eu chutaria que cada opção acima é 50% de chances de ser a correta.
Como já disse em um post recente sobre o mesmo assunto:
Quando a guerra acabar a Ucrânia não será um país independente. Será um estado-vassalo dos Estados Unidos ou da Rússia. E o Zé finge não saber disso.
Vai viver como garoto-propaganda da Insider com o slogan: Não amarrota e não sua nem na guerra!
É o mesmo que aconteceu na Alemanha após a 2ª Guerra Mundial. Uma parte se tornou vassala dos EUA e a outra da URSS. Mas entre os alemães ocidentais e os orientais, quem tinha mais qualidade de vida e qual país se desenvolveu mais?
Concordo.
Então aí, o país precisa ver como estão os países que viraram “vassalos” dos EUA ao longo da história. E como estão os que viraram “vassalos” dos russos.
Comparativamente, alguns até podem torcer o bico mas, economiacamente, sabemos de longe qual a melhor opção.
Do jeito que Trump é, se ele achar vantajoso para os EUA, para as grandes corporações dos EUA e acima de tudo, para ele, é capaz dele entrar em negociações bilaterais diretamente com a Rússia, vender a Ucrânia para a Rússia e só informar depois.