Trump propõe acordo envolvendo recursos naturais da Ucrânia em troca de ajuda militar
![Zelensky Trump](https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2025/02/Zelensky-Trump-1024x682.jpg)
Em meio à escalada dos ataques russos e à intensificação das tensões na região, o ex-presidente Donald Trump, por meio de seu enviado, teria apresentado uma proposta surpreendente: condicionar a continuidade da ajuda militar à Ucrânia à cessão de parte dos recursos naturais do país. Segundo informações publicadas pelo New York Post, a iniciativa visa estabelecer um novo formato de negociação que vincula a segurança à exploração de ativos estratégicos.
A proposta sugere que a Ucrânia disponibilize concessões relativas a seus recursos naturais, que podem incluir minerais, gás ou outros ativos de alto valor, como forma de “retribuição” por um pacote de apoio destinado a conter os ataques russos. Para Trump, a medida representaria um mecanismo de garantia, reforçando a posição dos Estados Unidos no cenário geopolítico enquanto contribui para a proteção do país contra a agressão russa.
Zelensky disse anteriormente que a Ucrânia quer a filiação à OTAN ou o rearmamento nuclear para impedir que Moscou volte a invadir depois que as armas silenciarem.
Durante entrevista à Reuters nesta sexta-feira (7), Zelensky disse: “Se estamos falando de um acordo, façamos um acordo, somos a favor dele”, enfatizando que qualquer pacto deve incluir garantias de segurança por parte dos aliados.
A Ucrânia abriga cerca de 5% dos recursos minerais do mundo, com ricos depósitos de titânio, urânio, ferro, manganês e lítio — bem como minerais de terras raras que são considerados vitais para a segurança nacional dos EUA.
hahahahahahahaha…
Pelo menos ele é sincero com os reais objetivos, não ficando naquela demagogia de bem estar da humanidade, paz e essas palhaçadas vomitadas em discursos de políticos.
Um FDP de marca maior, mas sincero.
Correto em tudo que postou.
O que eles deveriam fazer, olhar O Putin anexar a Ucrânia e aplaudir?
Será que vai acontecer como na Alemanha pós-segunda guerra? Ucrânia será divida ficando metade com os EUA e metade com a Rússia?
Improvável.., a Ucrãnia precisa escolher entre continuar a guerra e perder o controle de suas reservas naturais ou assinar um acordo com a Rússia e encerrar a guerra, abrindo mão da Crimeia definitivamente e, talvez, aceitando a criação de um estado tampão na fronteira com a Rússia.
É um ou outro
Improvável no momento, mas não impossível mais pra frente! Se decidirem dividir sem ter tropas da Otan na Ucrânia, titio Putin não fará objeção. Putin fica com a parte “russófona” da Ucrânia e os EUA “promovem” a democracia e deixam uma zona tampão na outra parte. Só sei que qualquer acordo que existir, Zelensk estará lascado.
Possível sempre é.. são poucas as coisas realmente impossíveis, por isso eu sempre avalio em termos de probabilidade.
Tem coisas muito prováveis, prováveis, pouco prováveis e improváveis… todas possíveis
O Zelensk já comprometeu estas reservas minerais com a Inglaterra. Já transferiu 16 milhões de hectares de terras férteis para Black rock, Monsanto, Cargill e Bunge. A maior reserva de Lítio, que tambem contem Nióbio, Berilo e Tãntalo. O deposito de Shevshenkovskoe localizada Donestk , era explorada pelos alemães e o Zelensky passou para os Ingleses. Esta reserva foi retomada pelos Russos em meados de janeiro deste ano. Observando bem o mapa. Veremos em cor marrom. As Áreas controladas pelos russos. Que são habitadas por maioria de Russos há menos 150 anos. Vemos a Península da Criméia, Que desde 1792 nunca deixou de ser Russa. Porque a frota do Mar negro sempre esteve ancorada nela. Tudo isso estava estabelecido no tratado de Minsk. Até que uma “primavera”. Na Praça Maidan. Insuflado pelo ocidente. Que mudou tudo. Isso tem que ser estudado desde queda da União Soviética, o tempo do Yeltsin no poder e a entrada do George Soros na Russia para administrar os ativos minerais e tecnológicos Russos. Os europeus entraram em cena . Queriam derrotar os Russos para serem donos destas reservas. O Zelensk acreditou e perdeu. Agora os Estados Unidos Vai tomar posse do que restou.