1º Tenente Florentino Zandonadi

Natividade da Serra (SP) – Ao completar 102 anos de idade, o 1º Tenente Florentino Zandonadi, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, é homenageado pelo Exército Brasileiro, relembrando histórias de dificuldades e superação nos combates travados em solo italiano.

Nascido em 3 de fevereiro, na cidade de Conceição do Castelo-ES, o pracinha do 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria preserva vívidas as lembranças de um episódio que vivenciou: “me lembro daquele dia, sob intenso bombardeio, estávamos sem comida, a munição havia acabado. Era loucura”.

De pé, ao lado de sua esposa, filhos e amigos, recebeu em sua casa uma homenagem da Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, ao som da Canção do Expedicionário.

A visita contou com as presenças do General de Brigada Igor Lessa Pasinato, Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, do Tenente-Coronel Luís Fernando Hilgenberg Júnior, Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, uma comitiva do Comando de Aviação do Exército, bem como outros militares da ativa e da reserva.

A reverência ao Tenente Zandonadi estende-se a todos os integrantes da FEB, que atuaram na Itália, defendendo os mais caros valores da democracia.

 

Brigada Expedicionária

Brigada de Infantaria Aeromóvel integrou o 1.º escalão da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial. Uma de suas Unidades, o 6º Regimento de Infantaria, foi a primeira Organização Militar a enfrentar o inimigo, a 16 de setembro de 1944, na conquista da localidade de Massarosa. Participou de todas as batalhas da 1.ª Divisão de Infantaria Expedicionária, no Teatro de Operações da Itália.

Destacam-se os combates em Camaiore (Set/ 44), Monte Prano (Set 44), Borgoamozzano (Set / 44), Barga (Out/ 44), Monte Castello (Nov/ 44), Soprassasso (Mar/ 45), Castelnuovo (Mar/ 45), Montese (Abr/ 44), Zocca (Abr/ 45), Colecchio (Abr/ 44) e Respício (Abr/ 45). Todavia, o feito que a consagrou nos campos da Itália foi a ofensiva de Fornovo Di Taro (Abr/ 45), a qual encerrou aquela Campanha, caracterizando-se como um dos mais impactantes feitos da história militar brasileira, culminando com a rendição incondicional da 148ª Divisão Alemã e remanescentes da Divisão da Itália e da 90ª Divisão Panzergrenadier. Saiba mais sobre a FEB.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
3 horas atrás

Meu sincero respeito e obrigado a este senhor ! Herói da Força Expedicionária Brasileira.

JuggerBR
JuggerBR
3 horas atrás

Não sabiam o que iriam enfrentar, foram lá e fizeram grandes atos de bravura.
Ao voltar foram esquecidos e humilhados.
Mas aos poucos sua história está sendo resgatada, e seus feitos, valorizados.

M.@.K
M.@.K
Responder para  JuggerBR
1 hora atrás

Infelizmente na atualidade, os heróis não são mais os que enfrentaram a tirania, como este veterano, mas sim os que a pregam…

Cássio Barroso
Cássio Barroso
1 hora atrás

Todas as Homenagens a este Grande Cidadão Brasileiro.

NBS
NBS
1 hora atrás

Eu tive a oportunidade de visitar os principais campos de batalha da FEB na Itália. Confesso que, em Pistóia, onde por muitos anos permaneceram os corpos daqueles que tombaram em combate, senti uma mística diferente. Emocionei-me, pois ali foi o destino final de pais, filhos, sobrinhos e primos — homens que morreram longe de casa, às vezes por um ideal, por sustento ou por missão.

A guerra se revelou cruel. Sempre imaginei a angústia, o medo, a coragem, a camaradagem, os laços de amizade e o respeito que uniram milhares de brasileiros, de norte a sul, nessa jornada.
Parabéns e muito obrigado!