soldado russo num cavalo

Talvez fosse inevitável, com perdas astronômicas na Ucrânia, a produção incapaz de repor estas perdas e os estoques da Guerra Fria em baixa, que as tropas russas na Ucrânia acabaram de adotar cavalos.

Finalmente aconteceu. Um vídeo que circulou nas mídias sociais nesta semana mostra dois soldados russos andando a cavalo pela paisagem plana da Ucrânia. “Olha, os rapazes na Ucrânia selaram um cavalo,” um soldado brincou.

Compelidos a atravessar o terreno infestado de minas, bombardeado por artilharia e patrulhado por drones, a fim de sustentar suas ofensivas de um ano no leste da Ucrânia, bem como sua contra-ofensiva um pouco mais nova visando o saliente ucraniano no oeste da Rússia (Kursk Oblast), os regimentos mecanizados russos vêm perdendo veículos blindados a uma taxa anualizada de 6.000 por ano.

Isso é muito mais do que para as fábricas russas podem produzir. A Rússia produz cerca de 200 novos veículos de combate BMP-3 e 90 novos tanques T-90M anualmente, bem como algumas centenas de outros novos veículos blindados, incluindo veículos de combate com rodas BTR-82.

O correspondente de guerra russo Roma Sapozhnikov culpou os donos das induútrias. “A sensação é que aqueles que são responsáveis por rearmar o exército com [veículos de combate blindados] e tanques .. congelaram e se abstraíram dos problemas da frente e das forças armadas do país em guerra,”.

Nos dois primeiros anos da guerra, o Kremlin compôs confortavelmente a lacuna de quatro dígitos entre perdas e produção, retirando veículos antigos do armazenamento de longo prazo que eram da época da Guerra Fria.

Os pátios de estocagem de veículos da época da Guerra Fria possuíam vastos estoques. Mas agora, mesmo esses estoques, estão ficando vazios. O analista de fontes abertas Jompy examinou três parques de veículos e concluiu que a maioria dos restantes não se move a anos. “Um veículo que não se move durante tanto tempo é um veículo morto,” Jompy explicou.

Com veículos blindados—mesmo os muito antigos—tornando-se cada vez mais raros no Exército Russo, mais grupos de assalto russos estão andando em vans civis e carros compactos. Cavalos podem ser os próximos.

Esta “desmecanização” expõe a infantaria russa ao poder de fogo ucraniano murchando, ocasionando a morte de um monte de tropas desnecessariamente, Sapozhnikov escreveu. Veículos civis, pressionados no serviço da linha de frente, são uma “merda completa que queima e mata nossos soldados,” uma fonte disse a Sapozhnikov.

Mas isso não significa que a Rússia está perdendo a guerra. Por mais que os problemas de geração de força da Rússia sejam ruins, os da Ucrânia são piores.

“As forças russas estão a sofrer pesadas perdas,” Grupo de análise ucraniano Frontelligence Insight explicado. “No entanto, continuam a avançar em várias áreas onde as defesas ucranianas são reduzidas devido à escassez de soldados e onde a Rússia conseguiu concentrar números superiores.”

FONTE: Forbes

Inscrever-se
Notificar de
guest

33 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Aires
Rafael Aires
3 horas atrás

A essa altura do campeonato a mídia nos EUA ainda estão fazendo a propaganda de que a Rússia esgotou a capacidade militar.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Rafael Aires
2 horas atrás

Sim, cavalos de origem norte coreana montados com chips de geladeira, como acabou o combustível na Rússia eles estão optando pela tração animal, esses cavalos estão sendo conduzidos por soldados analfabetos e com fome, eles retirados das cadeias para lutar pelos russos… Logo os F-16 irão usar as JDAM e até os cavalos irão sumir do campo de batalha

Kkce
Kkce
Responder para  Rafael Aires
1 hora atrás

E a do outro lado fazendo propaganda de que a Rússia segue a pleno vapor e sua indústria consegue suprir tudo o que precisam. Ai cada um acredita no que convém né?

wilhelm
wilhelm
Responder para  Kkce
1 hora atrás

Ambos os lados estão passando por dificuldades enormes no conflito. Faz parte da “arte” da propaganda mentir e dizer que está tudo bem. O pato da história é quem acredita no que os governos falam.

George A.
George A.
2 horas atrás

Considerando os ganhos de território recentes difícil dar total credibilidade a essa matéria, apesar de blindados realmente não serem possíveis de se repor importando do Irã ou da Coreia do Norte como os russos fazem com munição e drones.

FNascimento
FNascimento
Responder para  George A.
1 hora atrás

Eu acredito que seja um fato isolado. Soldados tendem a fazer brincadeiras nos campos de batalha.

Macgaren
Macgaren
2 horas atrás

ahahhahahaha os novos blindados russos

Carlos
Carlos
2 horas atrás

A Rússia nunca quis essa guerra. Essa prontidão e capacidade industrial demonstra isto. Estavam e estão em reconstrução, tanto de suas forças quanto indústria, então realmente a guerra era algo que não queriam nem um pouco. Desde o inicio dos anos 2000 que eles vinham tentando se reaproximar do Ocidente, tratando com preocupação, mas não xiando muito sobre novos membros na OTAN próximo de suas fronteiras.

Isso demonstra como aquele país chamado E.U.A é um mal até para quem se alia com eles. O foco sempre será em garantir os lucros dos donos das indústrias de guerra. Desde mandar toneladas de armas e equipamentos que nem os fuzileiros deles possuem para narcotraficantes, a terroristas, rebeldes e outras nações em guerras que eles fomentaram.

O erro da Europa foi não acabar com a OTAN após a União Soviética ruir e os países que faziam parte, começarem a tentar o diálogo e reaproximação, demonstrando que já não havia mais hostilidade do outro lado. Agora ficam ai se matando para enriquecer sujeitos do outro lado do oceano.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Responder para  Carlos
1 hora atrás

Não filho. A Rússia está se distanciando do Ocidente desde 2000, quando Putin assumiu o poder, para ” Fazer a Rússia forte de novo”. Sendo um ex-agente da KGB, ele não gostava de ver a Rússia na cama com os antigos inimigos. Inclusive o Ocidente investiu dinheiro na Rússia para esta não se desmantelar e os armamentos dela não chegarem em mão indesejadas mais do que chegaram.

Antes de Putin, a indústria de armamento ocidental estava em declínio, e os projetos da década de 80 para novas armas estavam encontrando grande dificuldade de financiamento, pois os políticos Ocidentais não achavam que valia a pena comprar armas novas depois do fim da URSS. Exemplo disso são os programas do F-22, Rafale e Eurofighter, que entraram em operação 10 anos depois do previsto por pura falta de interesse político. E esse interesse político foi justamente a chegada de Putin no poder.

Essa foto aqui representa quão bom era o relacionamento com o ocidente. Agora é vista com melancolia por causa da egocentrismo e paranoia de um homem e seus seguidores:

comment image

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carlos
1 hora atrás

Os russos invadiram porque quiseram invadir. E quiseram invadir porque erraram os cálculos sobre a própria capacidade militar.

JuggerBR
JuggerBR
2 horas atrás

Estratégia de dar orgulho a Atila, o Huno…

Brandão
Responder para  JuggerBR
1 hora atrás

Durante a 1ª Guerra mundial, vários exércitos mantinham Regimentos “Hussardos” (Cavalaria Hipomável), cito aqui, os “Hussardos Alados” poloneses, que bravamente enfrentaram as forças alemãs….
Durante a segunda Guerra Mundial, a “Cavalaria de Savoia”, do Exército Italiano, destroçou tropas do 182º Regimento Siberiano, em solo russo…
Ou seja, em combate usa-se o que tem, Gengis Khan e Átila estão orgulhosos e Sempre haverá uma cavalaria!!

Josè
Josè
2 horas atrás

Provavelmente os chechenos seriam os mais indicados para essas tarefas caso estejam utilizando esses meios mesmo.

Pragmatismo
Pragmatismo
2 horas atrás

Publicar uma matéria dessas causa espécie.

Não pode ser levado à sério.

PACRF
PACRF
Responder para  Pragmatismo
1 hora atrás

Por que uma matéria dessas “causa espécie”?

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  PACRF
1 hora atrás

Porque fere os sentimentos dos seguidores da Nova Resistência.
Falar do anão ditador do Kremlin os deixa tristinhos…

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  737-800RJ
3 minutos atrás

Tudo bem. Acredite no que quiser. Acredite nos chips de geladeira.

Há boas análises diárias do conflito na rede. Podes ler ou ouvir.

Motocicletas estão sendo utilizadas, por exemplo.

E ninguém está defendendo ditador. Putin, apesar de inegável apoio popular, é autocrata; e Kim, um ditador.

Att.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  PACRF
4 minutos atrás

Tudo bem. Acredite no que quiser.

Há boas análises diárias do conflito na rede. Podes ler ou ouvir.

Motocicletas estão sendo utilizadas, por exemplo.

E ninguém está defendendo ditador. Putin, apesar de inegável apoio popular, é autocrata; e Kim, um ditador.

Att.

PACRF
PACRF
2 horas atrás

Por que, após quase três anos de guerra a Rússia, considerada uma superpotência militar, ainda não atingiu seu objetivo: anexar a Ucrânia?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  PACRF
1 hora atrás

PACRF. Isto é comum
Igual o outro que invadiu as terras dos barbudinhos de sandálias e saiu vergonhosamente corrido de lá.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 horas atrás

Não estou comparando, mas me lembrei que durante a 2ªGM a máquina de propaganda do bigodinho vendia a ideia de um exército totalmente mecanizado, mas o que se viu especialmente na frente russa foi uso de centenas de milhares de cavalos (algo em torno de 600 a 700 mil) desempenhando um papel importantíssimo na logística – muitos desses acabaram servindo de alimento p/ as tropas famintas.

FNascimento
FNascimento
1 hora atrás

Um fato isolado, não da para levar a sério.

Emmanuel
Emmanuel
1 hora atrás

Não sei não, isso está parecendo mais um momento descontraído do que uma patrulha contra o exército ucraniano.
E grande engano quem acha que os ucranianos estão numa situação melhor porque nem os cavalos eles devem ter.

wilhelm
wilhelm
1 hora atrás

Apesar de que é inegável que a Rússia perdeu muito material na Ucrânia, essa matéria é só propaganda (e propaganda ruim, diga-se de passagem) e o seu autor é conhecido por publicar inúmeras bobagens envolvendo essa guerra desde que ela começou. Talvez a mais icônica delas foi afirmar que a contraofensiva ucraniana de 2023 estava indo bem e que os russos estavam mandando suas últimas boas reservas de tropas para o local do teatro. Essa do cavalo é a mais recente.

Sinceramente, não acho que há muito o que ser comentado. Uma pessoa que realmente acredita que dois soldados andando de cavalo indica o colapso da capacidade blindada de um país provavelmente está mais interessada em crer em algo que satisfaça as suas paixões do que analisar a realidade. Nesse caso, o ideal é só concordar.

Carlos 07
Carlos 07
Responder para  wilhelm
1 hora atrás

Fala sério, quem leva um matéria dessas a sério? Só torcedor mesmo.

Hamom
Hamom
1 hora atrás

Nesta guerra os blindados em seus papeis tradicionais sofreram muitas perdas de ambos os lados e se mostraram inadequados e ineficientes do ponto de vista de custo/beneficio.

Especialmente blindados de transporte de tropas pro front, que se tornaram alvo de drones, a ”solução” por enquanto foi pulverizar as tropas em veículos individuais improvisados, como motocicletas…reminiscencias da segunda guerra….

Carlos 07
Carlos 07
1 hora atrás

Matéria tosca, para dizer o mínimo.

george
george
Responder para  Carlos 07
54 minutos atrás

– Galvão!
– Fala Tino.
– Sentiu!

Marcelo Soares
Marcelo Soares
1 hora atrás

Sempre haverá uma cavalaria…rs

737-800RJ
737-800RJ
1 hora atrás

Nessas últimas 3 semanas várias refinarias russas foram incendiadas por ataques de drones ucranianos.

Pelo que li são vários tipos de drones utilizados, desde os mais baratos cheios de improvisos (talvez para uso em enxames) até os mais caros e sofisticados.

Ter sistemas para se defender disso hoje em dia é questão de sobrevivência. A Itália irá utilizar o Skyranger 30 em alguns dos seus 1.050 Lynx recém adquiridos.
Que o EB aja rápido para não perder, como sempre, a passada da tecnologia!

Última edição 1 hora atrás por 737-800RJ
Destro
Destro
33 minutos atrás

Enquanto isso a Ucrânia está usando laser!
A Rússia já era

silvom
silvom
20 minutos atrás

Parece muito o general Custer…

JuggerBR
JuggerBR
11 minutos atrás