DGA entrega o último helicóptero NH90 Caïman TTH às forças do Exército Francês

Em 4 de fevereiro de 2025, a Direção Geral de Armamento (DGA) recebeu o último helicóptero NH90 Caïman Tactical Transport Helicopter (TTH) destinado às forças do Exército Francês, nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane (Bouches-du-Rhône).
Com a retirada progressiva dos helicópteros Puma, os NH90 Caïman TTH agora constituem a principal frota de helicópteros de manobra e assalto das forças terrestres, ao lado dos Cougar renovados e dos Caracal. Atualmente, 63 NH90 Caïman TTH estão em serviço no Exército Francês e 27 na Marinha Nacional.
O NH90 desempenha missões de transporte tático de tropas (até 20 soldados) e de material (até 2,5 toneladas), além de evacuações sanitárias. Uma versão específica do NH90 TTH, dedicada às forças especiais do Exército Francês, foi recentemente encomendada em 18 unidades (10 em 2020 e 8 em 2023), com entregas previstas entre 2026 e 2029.
O NH90 é um helicóptero biturbina de 11 toneladas, desenvolvido por meio de uma cooperação europeia entre França, Itália, Alemanha, Países Baixos e Bélgica. Ele possui duas versões:
- Tactical Transport Helicopter (TTH) – voltado para missões de apoio às forças terrestres.
- NATO Frigate Helicopter (NFH) – especializado em missões de guerra antinavio, guerra antissubmarino e resgate marítimo.
Este modelo substituiu gradualmente os Puma da Aviação Leve do Exército Francês (ALAT) e é equipado com sistemas de combate, blindagem e contramedidas defensivas. Além disso, possui dispositivos para descida por rapel, entradas de ar adaptadas para operações em ambientes desérticos e capacidade de transporte de cargas externas sob eslinga.
O programa NH90, conduzido pela DGA para a França, é gerenciado em nível internacional pela NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA). A fabricação do NH90 é responsabilidade do consórcio NATO Helicopter Industries (NHI), composto pelo grupo Airbus Helicopters, AgustaWestland (atual Leonardo) e Fokker. Os NH90 destinados às forças francesas são montados na unidade da Airbus Helicopters França em Marignane.
Especificações do NH90 Caïman:
- Comprimento: 19,56 m (com rotor girando)
- Altura: 5,31 m
- Peso vazio: 6.400 kg
- Carga útil: 4.200 kg
- Peso máximo: 10.600 kg
- Velocidade de cruzeiro: 300 km/h
- Taxa de subida: 660 m/min
- Teto operacional: 3.500 m
- Raio de ação: 880 km (1.600 km em translado)
- Autonomia: 4 horas (+30 minutos de reserva)
Cairia muito bem para a marinha
Tem fama de ser rainha de hangar. O Sea Hawk, nesse sentido, é bem melhor.
Deus nos livre dessa outra Kombi
Bem espaçoso
Lendo essas especificações de helicópteros fica claro por que tantos exércitos pagam pau para o black hawk (incluindo FAB e AVEX), aquilo lá é um burro de carga. Esse helicóptero com seus 20 metros de comprimento e 11 toneladas consegue carregar no máximo 2.500kg, enquanto isso o UH-60 consegue levar mais de 4 toneladas em carga externa mesmo sendo bem menor… Se for comparar com outros concorrentes da mesma faixa como H-175M e AW-149 essa diferença é ainda maior. Sem falar na confiabilidade, a Austrália encostou todos os NH-90 que tinha e salvo engano encomendou Black Hawks, o próprio EB admite que este é o melhor helicóptero para operar em ambiente amazônico, não atoa todos eles estão no 4° BaVEx em Manaus.
Lindo helicóptero…, más…, acho que estamos bem com nossos helicópteros…, só teriam que deixar o esquilo só para instrução…, vejo muito os esquilos armados aqui em Taubaté-SP e vi esquilos armados lá na AMAN num treinamento deles…, (estava trabalhando na região de Resende-RJ)
Agora os Panther e Black Hawk nunca vi armados…
Deveriam voar com os Panther e o Black Hawk com casulos…, mesmo sem as munições…, iam acostumar com a doutrina de andar com os casulos e o arraste nos deslocamentos…, bem como a entrada e saida das tropas com os mesmos armados…
Abraço a todos…