Gaza strip

Em uma coletiva de imprensa realizada em Washington, o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos “assumirão” o controle da Faixa de Gaza, propondo que o território seja tomado pelos EUA e transformado em um polo de desenvolvimento econômico – um plano que inclui o realojamento permanente dos quase dois milhões de palestinos que atualmente vivem na região.

Segundo Trump, Gaza seria “nivelada” e reconstruída, criando empregos e moradias, com a possibilidade de até mesmo a presença de tropas americanas para garantir a implementação de sua visão de “propriedade a longo prazo” e de transformação da área na “Riviera do Oriente Médio”.

A proposta imediatamente provocou reações intensas em âmbito internacional. Líderes do mundo árabe, como os da Arábia Saudita, Egito e Jordânia, condenaram a ideia, destacando que qualquer tentativa de deslocamento forçado dos palestinos violaria o direito internacional, em especial as disposições das Convenções de Genebra, e agravaria a instabilidade na região. Esses países enfatizam que a solução para o conflito deve respeitar o direito dos palestinos à autodeterminação e a criação de um Estado palestino viável, com Gaza integrada a esse futuro país.

Na Europa, autoridades como a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e representantes franceses e espanhóis rejeitaram veementemente o plano de Trump. Elas ressaltaram que a Faixa de Gaza é parte inalienável do território destinado aos palestinos e que expulsar sua população constituiria uma grave violação dos direitos humanos, além de inviabilizar qualquer processo de paz sustentável. No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que os palestinos devem ter o direito de permanecer em sua terra e reconstruir suas vidas, criticando qualquer política que impusesse o deslocamento.

Dentro dos Estados Unidos, a proposta de Trump também gerou controvérsias significativas. Enquanto alguns membros do Partido Republicano demonstraram cauteloso apoio à ousadia da ideia, a maioria dos legisladores, especialmente os democratas, criticou a proposta como irresponsável e perigosa, alertando que tal ação poderia envolver os EUA em um conflito de larga escala e levar a consequências desastrosas, tanto humanitárias quanto políticas. Líderes como o senador Chris Murphy descreveram o plano como “totalmente insano”, destacando o risco de perdas de vidas americanas e o potencial de desencadear uma nova onda de violência na região.

Especialistas em direito internacional e em relações exteriores apontam que, para que uma ação desse tipo fosse legal, seria necessário o consentimento da autoridade soberana do território e, sobretudo, da população palestina – o que, na prática, torna inviável a proposta. Além disso, a ideia de tomar Gaza e realocar seus habitantes é amplamente considerada como uma forma de limpeza étnica, um conceito que, embora não esteja formalmente definido em tratados, é condenável pela comunidade internacional. Assim, a proposta de Trump não só contraria o direito internacional como também ameaça desestabilizar ainda mais uma região já marcada por décadas de conflito e sofrimento.

Inscrever-se
Notificar de
guest

222 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
1 mês atrás

A seção de comentários vai pegar fogo… só não pego uma cerveja porque sou abstêmio.

2rto4o
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Creio que não… acredito que todos devem ter mais ou menos a mesma opinião

Samuel Asafe
Samuel Asafe
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O dia que o Camargo tiver mais likes do que dislikes o Brasil compra o segundo lote de griphen.
Se o bicho falar “roubar não é algo correto” o povo vai dar dislike ainda kkkkkkkkkk, a essa altura acho que o pessoal da dislike por esporte.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Samuel Asafe
1 mês atrás

Né? Até “Feliz Natal” tem mais negativações….

Iran
Iran
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Lembro que o Feliz Natal me assustou kkk, isso quando não são conceitos simples e universais negativados tbm.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

“Creio que não… acredito que todos devem ter mais ou menos a mesma opinião…”

Será???

Pra onde será que ele pretende realocá-los?

“Nesse tempo estava metido com os Holandeses um mestiço mui atrevido e perigoso chamado Calabar. Conhecedor de caminhos singulares nesses matos, mangues e várzeas, levou o inimigo por essa terra adentro, rompendo o cerco lusitano, para desgraça e humilhação do comandante Mathias de Albuquerque. Esse Calabar carregava consigo uma mameluca chamada Bárbara e andava com ela amancebado.”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

ate agora. ninguém concordou com o Trump…. então acho que todo mundo vai mesmo ter a mesma opinião contrária..

parece que no mundo inteiro as pessoas discordam

vamos esperar para ver se alguém encontra um bom argumento para concordar com Trump.. eu duvido

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Gaza tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados.

É muito pequeno.

Se houver real interesse de fornecer uma terra fértil pra esse povo será que eles se beneficiariam dessa oferta?

Possuem a capacidade de receber uma área equivalente em algum outro lugar para viver em paz sem essa disputa?

Essa proposta de realocação fornecendo suporte inicial e levando à paz para os deslocados é assim tão ruim?

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Se for de boa vontade mesmo, Trump pode oferecer terras em Montana, Dakota ou qualquer outro lugar desabitado nos Estados Unidos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Em Montana tem de lidar com os Duttons…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Se fosse na Virgínia, teria que conversar com os Waltons e dar boa noite para o John Boy

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Não, o jonh morreu, a família se dispersou e a propriedade foi devolvida aos índios…

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Se a oferta de um lote em Montana incluir uma pickup e um carro esportivo, uma criação de coelhos, além de uma americana obesa para cozinhar os coelhos, melhor não aceitar.

É cilada e em poucos minutos você estará mais morto que sujeito de vermelho em Star Trek ou soldado que mostra a foto da namorada pro companheiro de trincheira.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
1 mês atrás

Olá Nunão, há um comento meu aguardando avaliação a mais de três horas. Outros meus já subiram mas este ficou perdido…. Se não estiver em falta com as regras, desejaria vê-lo publicado, por favor.

Obrigado

Sgt Moreno

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Outro editor deve ter liberado ou bloqueado de vez o referido comentário, pois não há nenhum aguardando moderação.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Se for de boa vontade mesmo. Se ele conseguir fazer de modo pacífico. Se der suporte inicial para a instalação desses 2 milhões de palestinos. Se trocar uma terra fertil por essa faixa de areia. Se pacificar com isso essa região…
Vai ser um feito e tanto…

E o pior, ou melhor, é que ele tem capacidade de fazer….

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Nos anos 1940 um outro povo sem terra teria seus problemas resolvidos com realocação em uma ilha tropical. Essa idéia foi chamada de “Plano Madagascar” e só não foi pra frente por problemas alheios à vontade de seus idealizadores que tempos depois chegaram a uma solução final.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Será se o paralelo é válido? Nao me parece, pelo menos por enquanto, que é semelhante…

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Acho que nunca saberemos. Parece mais um papo para agitar as coisas do que uma proposta verdadeira. Tem milhões de pessoas por lá, se a maioria quiser ficar por qualquer razão que seja, não tem como dar certo. Se for tirar à força, seria como uma nova “Trilha de Lágrimas”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Agora faz sentido o interesse do Trump pela Groelãndia

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Rsss

rui mendes
rui mendes
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Ainda tem quem defenda esse lunático e egomaníaco.
Ele a tratar quase como terroristas e criminosos, milhares de imigrantes ilegais, principalmente da América Latina e ainda o defendem.
Tirar a nacionalidade a quem nasceu nos EUA e não tenha nome e sobrenome John Smith e defendem pessoas desse calibre, que mesmo sendo o país mais rico do mundo, não aceita dar nada aos mais pobres, ou ajudar progranas mundiais para ajudar na saúde ou a ter comida, quem não tem nada.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  rui mendes
1 mês atrás

“Ainda tem quem defenda esse lunático e egomaníaco…”

Pior que tem viu…
Acho que eu mesmo já vi alguns…

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  rui mendes
1 mês atrás

Hipócrita. Fazer caridade com o dinheiro alheio é bom, né?? O contribuinte americano não quer isso. Já é ruim pagar impostos qdo esse dinheiro fica no país. Agora, ser esfolado pelo estado pra dar recursos limitados pra outros?? Loucura…____________________________________

EDITADO

Última edição 1 mês atrás por Vinicius Soares
Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

E o que o “contribuinte americano” acha dos EUA já terem gasto > US$ 30 bilhões em ajuda para Israel enquanto há dezenas de milhões de norte americanos vivendo na miséria/pobreza?

Numa guerra que até mesmo o TPI (criado para condenar inimigos geopolíticos do Ocidente – EUA e seus países proxy – não pode deixar de constatar o óbvio: Israel cometeu inúmeros crimes de guerra e contra a humanidade, limpeza étnica explícita.

Aliás, o “contribuinte americano” realmente sabe disso (obviamente excluindo o sionistas que sabem muito bem)?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

chama-se limpeza étnica

JHF
JHF
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Os “deslocados” são contra. Deveria ser resposta suficiente para enterrar o tema. Deveria…..

rui mendes
rui mendes
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Não é???
Faz a pergunta aos Israelitas, se eles aceitavam ceder Jerusalém aos Palestinianos, para terem paz???

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  rui mendes
1 mês atrás

Mas as posições não são diferentes?
Os Israelitas estão com o domínio da situação.
O que os Palestinos farão?
Ficarão em Gaza e continuarão a lutar?

Sei lá…
Essa faixa de areia deve ter um valor muito grande para esse povo…
Eu não entendo esse apego a essa terra…

Se eu fosse palestino e me oferecessem uma terra fértil e pacifica em troca dessa aí eu aceitava. Ia ficar brigando por causa dessa faixa de areia? Nunca!

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Mas e quem já mora nessa terra fértil e pacífica? Será que vai querer milhões de pessoas chegando do nada? Lembrando que quando aqueles que fugiram das guerras tribais da Europa chegaram naquelas terras foi o maior rebuliço. Faziam até atentados à bomba.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Quem tem que equacionar isso é quem fez a proposta.

Certamente, se for uma proposta válida e sincera, um naco de terra tão pequeno não fará falta aos EUA ou a outro país que viabilize.

Ainda mais que a proposta foi dos EUA assumir Gaza.

Última edição 1 mês atrás por Marcos Bishop
wilhelm
wilhelm
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Se algum polaco surgisse do nada na sua vizinhança e começasse a reinvidicar a sua terra baseado em uma justificativa rasa de algum direito de posse ancestral, provavelmente você também ficaria bem revoltado.

Você, assim como qualquer pessoa que não vive lá, não entende a situação porque nunca passou por algo semelhante.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

“Se algum polaco surgisse do nada na sua vizinhança e começasse a reivindicar a sua terra baseado em uma justificativa rasa de algum direito de posse ancestral, provavelmente você também ficaria bem revoltado.”

Provavelmente ficaria revoltado.

“Você, assim como qualquer pessoa que não vive lá, não entende a situação porque nunca passou por algo semelhante.”

Possivelmente você está certo.

Mas se eu nascesse no meio de uma guerra, vendo todos ao meu redor dominados por uma ditadura militar teocrática, e fosse obrigado a lutar contra um inimigo tecnologicamente superior, economicamente superior, sendo ainda esse meu inimigo apoiado e suprido pela maior potencial militar que já existiu na historia da humanidade e de tendo o meu povo perdido a guerra, estando minha cidade em ruinas e escombros, estando eu comendo e bebendo por pura concessão do meu inimigo, e sem perspectivas alguma de em algum momento do futuro recuperar o controle sobre essa terra, e de repente alguém me propusesse receber outra terra melhor e mais fértil que essa pacificamente em troca da que eu já tinha perdido penso que analisaria a proposta.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Os cidadãos de Israel são israelenses…

para ser israelense pode ser judeu, cristão, islẫmico, budista e até ateu

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

É verdade.
I

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

E por lei, desde 2018, Israel é um Estado judeu.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauro Oliveira
1 mês atrás

Ainda assim, existem israelenses com passaporte de Israel vivendo lá que não são judeus… por isso os cidadãos de Israel são israelenses

Israelita é relativo aos hebreus do reino de Israel descrito na Bíblia.

São coisas diferentes.

mutatis mutandis, é como confundir paulista com paulistano, ou carioca com fluminense.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Eu sei que há israelenses não judeus.

Mas oficialmente, desde 2018, por lei, Israel é um Estado judeu.

De fato essa lei apenas oficializou o que Israel de fato é: um Estado sionista que se fundamenta em fundamentalismo teocrático para expropriar terras árabes.

Todos os governos são formados com base em partidos de judeus sionistas ortodoxos e ultraortodoxos.

Ou seja, Israel é um Estado teocrático.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

A costa da Faixa de Gaza tem grandes reservas de gás…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

A Jordania já é um país instável, o país que tem mais carencia de água por habitante no mundo e que já tem maior parcela da população de Palestinos. Jogar mais um milhão la dentro tornaria a situação la ainda mais insustentável o que poderia desencadear uma nova Síria e tornar a posição do rei apoiado pelos americanos extremamente ameaçada.
O Egito então detesta o Hamas pela proximidade com a Irmandade Muçulmana, a ideia de relocá-los para o Sinai seria rechaçada por Cairo.
Nenhum outro país árabe quer receber os palestinos de Gaza. A solução de dois estados morreu faz tempo. A direita israelense que deverá seguir no poder nunca quis um estado Palestino do seu lado, só os liberais americanos e europeus acreditam nessa fantasia. No fim, vamos continuar assistindo ao martírio do povo palestino, seja em Gaza ou na Cisjordania. A solução talvez seja a autoridade palestina abandonar a ideia de estado independente e adotar a ideia de obter cidadania israelense, aqueles que não aceitassem emigrariam para os países vizinhos. O ex primeiro ministro Naftali Bennet já sugeriu isso antes.
A verdade é que Israel no fim conseguiu ficar numa situação mais forte na região do que antes de 7/10/23, e agora com o Trump dando carta verde pro Netanyahu fazer o que quiser vai ser dificil a situação dos palestinos melhorar.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Realmente.

Sao 370 km2.

É um municipio brasileiro. Dos menores.

Sao 2 M de habitantes.

É uma média cidade brasileira.

Morte demais e briga demais por uma coisa tão pequena.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Sem falar que, quando a OLP do Yasser Arafat (hoje é a Autoridade Palestina) foi para a Jordânia, eles tentaram dar um golpe de estado para depor o Rei Hussein o que deu início a uma guerra civil conhecida como “Black Setember”.

A Jordânia venceu e OLP do Yasser Arafat (hoje é a Autoridade Palestina) foi parar no Líbano, onde começaram a criar problemas e iniciaram outra guerra civil, agora no Líbano.

JHF
JHF
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

A solução dos dois estados só está sendo enterrada viva pelos Estados unidos e pelo Israel. Esa ideia de ” está morta faz tempo” é conto para boy dormir.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  JHF
1 mês atrás

A ideia de 2 estados morreu no dia que o Ytzak Rabin foi assassinado por um cidadao israelense judeu de extrema direita. Naquele dia em 1995 ficou claro que a direita israelense ve a grande Israel como seu direito estabelecido pela Torah. E hoje a maioria dos judeus em Israel sao de direita e a tendencia demografica sera cada vez mais a sociedade israelense pender pra direita. Quem tem a forca na relacao sao Israel e os americanos, os palestinos sao o lado fraco. Obama, o presidente mais pro palestino nao conseguiu uma solucao de 2 estados, nao vejo nenhum presidente americano conseguir ir contra o lobby israelense. Precisa ser muito idealista pra achar que um estado Palestino vai existir um dia, e os Palestinos vao seguir sem estado como os curdos, os uygurs, os rohingya…
Por mais que se admire a posicao do Brasil, Africa do Sul, Irlanda, enquanto Washington estiver do lado do lobby israelense tudo vai seguir como sempre nos ultimos quase 77 anos.

JHF
JHF
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Uma ideia justa nunca morre pela força.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  JHF
1 mês atrás

O que me consterna é quão improvável é uma vitória nessa luta, apesar de ser justa.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Rodolfo
1 mês atrás

Depois disso, em 2000, o Ehud Barak ofereceu a solução de 2 estados atendendo a quase todas as demandas dos palestinos, salvo a do direito de retorno.
O Yasser Arafat sempre soube – porque isso sempre foi tido como uma questão não negociável – que Israel não aceitaria isso e exigiu o direito de retorno.
Em um acordo, as duas partes devem aceitar que não vão ter tudo, e a intransigência do Arafat apontou para o fato de que um acordo era impossível.
E aí, é aquilo: quem tudo quer, nada tem. NO fim, o que os palestinos conseguiram foi, nem ter seu estado, nem o direito de retorno.
Para rememorar, a Irlanda somente existe hoje porque o Michael Collins aceitou abrir mão do que é a Irlanda do Norte – e foi assassinado por isso pelos radicais, que, como o Arafat, queriam tudo sem abrir mão de nada.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Talvez aquela reunião em Camp David do Barak, Arafat e Clinton no ano 2000 foi realmente a última chance. A solução a dois estados hoje é praticamente impossível. Como se diz nos EUA, that ship has sailed a long time ago.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Deus! É como se alguém quisesse comprar a sua casa e você não tivesse escolha em vender

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Pragmatismo
1 mês atrás

Eu tenho escolha.
Mas os palestinos não estão tendo.
As pessoas se apegam visceralmente ao que é ético e moralmente certo.
Mas aqui trata-se de discutir do ponto de vista pratico.
O que os palestinos podem fazer?
Esse povo tá numa enrascada só…
Não há nenhuma perspectiva real de conseguirem o que querem…

Braga
Braga
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

mas porque não oferecer metade do Texas para os judeus, dai também acabaria o conflito!!!

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Braga
1 mês atrás

Quando um não quer, dois não briga. Todos os Israelenses saiam de lá.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Braga
1 mês atrás

Deve ser pq Gaza é do tamanho de um município brasileiro. Um dos pequenos.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Para mim, não seria um problema, caso me oferece um terreno em local menos conflagrado. Mas não sou palestino, onde a família vive e tem historia de quase milênios. Fica difícil convencer a maioria de ser realocada. Senão já teriam saído de lá, por conta própria, já nos anos 60.

Salim
Salim
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O Trump so deu recado. Ou os palpiteiro interessados resolvem Arábia, Egito Quatar….. pondo dinheiro para reconstruir gaza, ou ele faz do jeito dele. O recado e que EUA não vai se envolver em gaza de graça, acabou vender usd6.75 bilhão bomba para a Israel e os outros países árabes também estão comprando bilhões.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Salim
1 mês atrás

Claro que uma coisa é declarar outra coisa é agir.. só que temos que considerar que é a declaração do presidente dos EUA.

Eu sempre uso um paralelo para avaliar o impacto de qualquer coisa.. suponha uma declaração destas feitas pelo presidente da China…

E declaração de Trump é grave e viola os princípios básicos da própria democracia dos EUA.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Poderia mandar todos para Montana. Uma terra sem povo para um povo sem terra.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Eu, se tivesse 100 acres em gaza e o Trump me propusesse trocar por 100 acres em Montana, Wisconsin, Dakota…
Acho que ia dar uma resposta na hora.
Nem tempo pra pensar queria…

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Viu, ele poderia realocar todos em Montana, Mar a Lago… Cumprimentar com o chapéu dos outros é feio, segundo a minha avó. Todos cidadão americanos, com direito a voto, terras, armas automáticas, carro na garagem…

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Só tem que tomar cuidado com os termos. Os Cherokee, Muscogee, Seminole, Chickasaw, Navajo, Cupeño, Cheyenne, Osage e os Choctaw também ganharam terras e parece que não foi tão bom pra eles.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Hoje muitos das tribos são bilionárias, já que podem explorar cassinos em seus territórios. Inclusive a Hard Rock Cafe pertence a uma tribo da Flórida (seminoles) com 4 mil membros e tem US$ 12 bilhões de patrimônio.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Até chegar a esse cenário de aparente bonança, quantos e quantos pereceram massacrados e doentes? E muitos ainda lutam com alcoolismo, doenças e abandono. Sem contar os questionamentos sobre seu status de cidadãos.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Sem dúvida um processo sofrido, mas muito menos sofrido do que a dos nossos povos originais. Conhece alguma tribo brasileira que se tornou próspera?

comenteiro
comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Tem razão. Entre o inferno e o inferno brasileiro, acho que os palestinos estriam ferrados do mesmo jeito.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

Verdade.
Os termos são tudo.
Mas como a área de Gaza é minúscula com 40 km de comprimento por 6 a 12 de largura e área total de 370 km2 é muito mais fácil de equacionar. Seria praticamente o equivalente a um pequeno município brasileiro.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Dá pra esvaziar Curitiba e colocar lá, por exemplo…

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Por estes fatos se vê a hipocrisia das nações, porque não se condena veemente quem ocupa ilegalmente um território, desloca crianças para uma lavagem cerebral no sentido de destruir a cultura e língua de um país, com a guerra provoca-se a deslocação de habitantes e que os espaços deixados são ocupados pelos naturais do país invasor, destrói-se todos e quaisquer vestígios de massacres, tal como aconteceu com o teatro no qual morreram muita gente e grande parte eram crianças, arrasando os vestígios construindo edifícios no mesmo lugar.

O crime de genocídio implica a prática de atos intencionais destinados à destruição, total ou parcial, de um grupo nacional, étnico, rácico ou religioso.

Recordo que em nenhum momento falei da Palestina, mas a hipocrisia de se condenar Trump e os israelense mas não se condena do mesmo modo outros que praticam os mesmos atos.

Não vale tudo para obter descontos no diesel ainda mais porque esse desconto nunca chega ao povão, fica sempre encalhado em um lugar qualquer.

Última edição 1 mês atrás por Carlos
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Há toda essa guerra de elites.
Lideres que querem isso ou aquilo.
E há o cidadão médio que não se interessa ou pra quem não faz diferença a luta.
Nesses caras médios no meio desse fogo entre reis é que centra minha atenção.
No lugar desse cara que eu me coloco.
O que eu faria se fosse um palestino em gaza?
O que eu faria se fosse um ucraniano do leste?
O que eu faria se fosse um norte coreano ?
Se fosse um venezuelano ou um cubano?
Se fosse um sírio?
Eu não ia nunca ficar lá brigando por esses lideres iluminados.

Carlos
Carlos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Existem leis internacionais que regulamentam as relações entre países e uma violação a estas leis deviam ou deveriam todos os países punir estes mesmos violadores de leis e recordo que as leis são aplicadas independentemente dos valores das contas bancárias que cada um tem e independentemente da musculatura que cada um apresenta. Só assim se pode ter justiça porque não pode um país com muito poder impor seja o que for a outro pais mesmo que seja mais “fraco”. Se assim não for e as sociedades apenas forem geridas pelo valor das contas bancárias ou por aquilo que se poderá ganhar, então essa sociedade verá apenas violência, passar a perna, corrupção, etc., mas valores não terá nenhum.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Esse é um discurso bonito, ético, moral.
Ninguem discorda dele.

É politicamente correto.

Mas o quanto tem de bonito tem também de irreal.

Não deveriam existir guerras. Mas existem.
Não deveriam existir assassinos. Mas existem.
Não deveria existir desigualdades sociais, econômicas, políticas. Mas existem.

O problema de discutir a partir de um ponto de vista não pragmático é que a discussão não é sobre fatos, mas ideais.
E os palestinos precisam de fatos possíveis. Os ideais são lindos. Mas como alcanca-los no mundo real?

Faver
Faver
Responder para  Carlos
1 mês atrás

A lei nunca pega quem são os fortes, só os fracos, e isto inclui os países. Para as pessoas, existem os ótimos e caros advogados, para países existem a força e a pressão.
Como se falar em justiça perante um país que é o dono do mundo? A justiça é o que ele e aliados vão querer.
E fica a pergunta, onde estavam as armas químicas?

Carlos
Carlos
Responder para  Faver
1 mês atrás

Não vou repetir o que disse anteriormente, mas apenas apresentar fatos.

Apesar de Trump ter um exército de advogados, foi o primeiro presidente a tomar posse mesmo tendo sido condenado por um tribunal.

Justiça podem todos aplicar desde que não haja visões e interesses apenas no dinheiro, todos os países da UE estão ao lado da Dinamarca que é um dos países mais justo do mundo com maior e melhor repartição de riqueza, o Canadá bateu o pé e disse “olho por olho, dente por dente”, e como esse dono do mundo teme o confronto porque com isso nada ganha.

Também ninguém de bom senso no mundo acreditaria que a Ucrânia resistiria mais de três semanas, mas vamos entrar no quarto ano em 25 de Fevereiro de 2025.

No início de Dezembro de 2024 aqui na Trilogia foi publicado uma reportagem na qual dizia que se os EUA e a UE fechassem os seus mercados, a China não teria a quem vender os seus carros elétricos, distúrbios e conflitos nos mercados, embora vá reclamando e ameaçando.

O único país da OTAN a acenar o artigo 5, foi os EUA apos o 11 de Setembro, mesmo as grandes potências necessitam de aliados, mesmo pequenos que sejam.

Aquele que pensa ser dono do mundo, fez uma afirmação sobre Gaza que foi condenada pelo mundo inteiro e Rubio já veio a publico colocar água na fervura.

Nunca o Conselho de Segurança condenou algum país permanente do CS para que a resolução seja mandatária.

Última edição 1 mês atrás por Carlos
Santamariense
Santamariense
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Trump passou completamente dos limites…acho que a senilidade, tão apontada em Biden, também está se manifestando rapidamente em Trump. Ideia absurda que não tem nem adjetivos…

Faver
Faver
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

É método. Steve Bannon fala muito sobre isto.

Iran
Iran
Responder para  Faver
1 mês atrás

Steve Bannon e Peter Thiel

andre
1 mês atrás

la vem treta nos comentarios hahahah

KKce
KKce
Responder para  andre
1 mês atrás

Chuto no mínimo 200 comentários nesse post kkkk

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  KKce
1 mês atrás

Já tem 210 e contando

Rafael
Rafael
1 mês atrás

Vamos ver quando surgirem rusgas entre ele e nosso mandatário…Vamos descobrir o que ele pensa sobre a Amazônia.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Rafael
1 mês atrás

Olha que já teve gente aqui defendendo a anexação da porção brasileira da Amazônia e achando que vai virar cidadão americano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael
1 mês atrás

Eu como Amazônida, defendo a anexação do Amazonas pelos EUA

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Olá se está falando sério ou apenas quer destaque, lamento, mas seu destaque tem que ser no picadeiro Vostok.

Sgt Moreno

Iran
Iran
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Realmente não te dá vergonha nenhuma escrever isso?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Iran
1 mês atrás

Não, nem um pingo.

Iran
Iran
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Fazer oq, cada um com seus gostos, eu particularmente gosto de loiras, tem alguns que gostam de ser apátridas.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Quem te critica não mora na Amazônia.
Se morasse ia só querer saber sob quais termos seria essa “anexação”…

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Um dos termos provavelmente seria a remoção de todos os brasileiros do local. Já fizeram isso outrora com os mexicanos e os indígenas.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Esse é um termo ruim.
Mas sendo tão poucos os brasileiros alí e vivendo tão desassistidos penso que esse termo seria negociado para sua permanência.

Faver
Faver
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Bingo, certeiro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Justamente isso meu querido, povo pensa, nossa como que ele fala isso, mas não sabe do sofrimento que Brasilia impõe ao meu povo

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Caro Carlos, tenho uma novidade para te contar:
Não é só ao Amazonas que Brasília impõe um sofrimento. É ao Brasil todo!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Sulamericano
1 mês atrás

Mas aqui é acentuado, não tem comparação o nível

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Nem imaginam o quão ruim é morar na Amazonia, sem perspectivas de melhora. Sem acesso a nada. E esperam amor e fidelidade ao projeto que coloca quem mora lá nessa situação. O principal deve de qualquer pai de família é o de proteger e buscar a prosperidade para os seus.
E se o Brasil não entrega isso o cara tem o direito de flertar com outras possibilidades

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Falam de mim, mas ninguém quer reclama da separação de Portugal

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Se for algo nos termos de 40 acres e uma mula…

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

rsss

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

100 acres
Klkk
40 é pouco…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Esse foi o acordo para os libertos dos senhores de escravos depois da Guerra Civil Americana. Não viram nem meio metro de terras, nem um burrico…

Ruas
Ruas
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Os EUA querem as riquezas minerais inexploradas apenas, a população nativa – formada por descendentes de nordestinos e indígenas – eles não querem.

Mas eles não precisam anexar para ter algum ganho, bancos americanos já exploram indiretamente, financiando um monte de mineradoras que exploram recursos na região.

No mais, duvido que eles continuariam subsidiando a Zona Franca de Manaus como o governo de Brasília faz.

Fora que o Trump quer a Groelândia e o Canadá porque são também de população européia.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Ruas
1 mês atrás

A Groelândia tem uma população de 56,699 (2024) dos quais 88% são inuítes e 7% dinamarqueses (2018).

A maioria da população é luterana.

Quase todos os groenlandeses vivem ao longo de fiordes, no sudoeste da ilha, que possui um clima relativamente ameno. 

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Ruas
1 mês atrás

A ZFM não precisa de subsídio de Brasília, e tipo dizer eu te entupo de impostos nas como sou bonzinho te dou “subsídio ” isso é pra rir, cadê esses montes de mineradoras que eu nunca vi, a maior aqui é a Taboca, segunda a Petrobrás, estamos quase 20 anos tentando explorar potássio e não conseguimos, nossa principal estrada a Marina Silva é as ONGs não deixa ser asfaltada, o Ouro que pode ser tirada do Rio sem mercúrio, o governo federal não faz questão de homologar produtos que cumpram o papel do mercúrio, para que o ouro seja legal, ainda vem lá da pqp queimar a casa e o balsa dos outros, teve agente da pF que disse eu só estou fazendo o meu trabalho, quando alguém queima a casa dos outros e todos os bens dela e diz isso, sabe que moralmente ele está errado, só podemos derrubar 20por cento do nosso terreno, temos que mudar isso reduzindo a pastagem e a plantação de outras áreas do país, mas aí nessa hora ninguém quer ter o espírito de irmandade nacional e ajudar o povo do norte, se tivéssemos um manejo florestal com derrubada de árvores, a Amazônia ia capturar mais carbono, mas o IBAMA é as ONGs iam cair em cima de nós, o ribeirinho lá nos confins de Amazônia se derrubar uma árvore é criminoso, mas ele deixar a filha se prostituir às autoridades abafam o caso é ainda atacam quem fala sobre, damares Alves, se ele passa a colaborar com tráfico ninguém fala nada, é vítima da sociedade, TCU é um vendido que não pune os desmandos dos políticos daqui, STF? Basta procurar o escritório que tem um sobrinho, esposa ou parente do ministro que teu processo prescreve, acham a nulidade certa, ou te declaram inocente

Última edição 1 mês atrás por Carlos Campos
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Mais pura verdade.
Se o Trump virar para os povos amazônicos, indígenas e não indigenas e disser que vai anexar a amazônia, que a populacao que lá mora vai poder continuar lá, que vai liberar desmate de 80% das terras . Que vai instituir manejo sustentável da floresta, que vai legalizar exploração do subsolo e terras raras. Que vai legalizar porte livre de armas e oferecer as outras benesses dos EUA, eu duvido se vai ter qualquer nacionalista ululante brasileiro amazonino que vai se levantar contra essa anexação americana .

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

vdd, povo aqui quer trabalhar, mas não pode fazer lavoura, não poe garimpar, maneja florestal é palavrão, e o IPAAM vai sentar encima do teu pedido até vc dar um “agrado” pra eles

Faver
Faver
Responder para  Rafael
1 mês atrás

Chego a assustar de ler os comentários entreguistas e viralatistas de torcedores pró país do norte, mas não me surpreendo. Outros estados do Brasil também iam adorar ficar batendo palmas e prestando continencia para o irmão do norte. O que esquecem é que estrangeiros não virão “salvar” o lugar, vem explorar e pedir aos locais que se retirem ou arrangem outra coisa para fazer.
Duvidam? Até parece que o Iraque, Afeganistão, Síria ou Líbano ficaram uma maravilha depois da intervenção dos nortistas. No fundo é só torcida inviesada antipatriótica mesmo.

Última edição 1 mês atrás por Faver
silvom
silvom
1 mês atrás

vai fazer o que Israel sempre desejou e o real propósito dessa ultima guerra, que é tomar a Palestina

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Ideia de m#, nem acredito que li isso

Carvalho2008
Carvalho2008
1 mês atrás

Totalmente sem sentido

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Ótimo.Se desse certo podia fazer por aqui. Porquê se depender de nossos políticos isso aqui nunca vai prosperar.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Salve senhores camaradas do Forte e Trilogia!

Agora deu…ficou perfeito! Gente, o círculo militar brasileiro já está de orelha em pé faz tempo (os da reserva antiga pois os de agora querem saber de receber o soldo), com Washington e a questão de nossa Amazônia Legal.
Ninguém vai dar um pio se quer se ele desejar tomar posse de alguma porção por procuração (leia-se Raposa do Sol como nação independente). Todos nossos aliados do BRICS tem rabo preso, Índia (Caximir) China(um povo muçulmano que não sei o nome) , Rússia( sua muitas tretas nem vale a pena gastar tempo) Africa do Sul(Botswana).

Como dizia Enéias Carneiro, só a bomba atômica impediria a quebra da união e integridade nacional brasileira a longo prazo.

Hoje nem nuke, nem fragata, nem caça, nem blindados, nem comunicações dedicadas..nada de nada e muito de nada!

Sgt Moreno

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

O alto comando militar brasileiro sempre se comportou como uma quinta coluna. Historicamente se mostrou alinhado com interesses externos, em vez de defender a soberania nacional.

Iran
Iran
1 mês atrás

Sou obrigado a fazer propaganda para o canal do analista geopolítico Rogério Anitablian que vem falando desde meados do fim de 2023 que esse seria o destino de Gaza, ou ao menos que a máfia do lobby energético do Oriente Médio e de Mar-a-Lago gostaria que fosse.

comenteiro
comenteiro
1 mês atrás

O genro dele já havia sugerido isso no ano passado. Em março de 2024 ele disse que Gaza, com todo aquele litoral valia muito e Israel deveria se livrar dos Palestinos e transformara quilo em uma espécie de Balneário Camboriú.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

A família Trump teve muito êxito com o mercado imobiliário, mas há quem diga que esse sucesso é resultante de algumas práticas éticas questionáveis.

Última edição 1 mês atrás por Dagor Dagorath
Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Especulação imobiliária é uma atividade degenerada por natureza e Trump como todo corvotor, não é confiável.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Richard Stallman
1 mês atrás

“corvotor” ???

Iran
Iran
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Fui até pesquisar no Google rs

Esteves
Esteves
Responder para  Dagor Dagorath
1 mês atrás

Tipo roubo, sonegação, estupros e subornos?

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

O Jared Kuchner alimenta na cabeça do Trump a ideia de que já existe um estado Palestino hoje chamado Jordania onde 80% da população é de palestinos. Empurrar o maior numero possivel de palestinos para outros países e aceitar a minoria que aceitaria cidadania israelense sempre foi a solução que a direita israelense quis para lidar com a bomba demográfica que existe na Grande Israel (entre o Mediterrâneo e o rio Jordao) onde metade da população é palestina.

J R
J R
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

aposto que a família Trump considerou as câmaras de gás

Iran
Iran
Responder para  J R
1 mês atrás

Pra muito gente da elite em Israel matar é literalmente a “solução final” pro “problema palestino”

juggerbr
juggerbr
1 mês atrás

Questão de tempo até os Democratas arranjarem alguma coragem e proporem um exame de sanidade mental.

Hcosta
Hcosta
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

isto não é uma questão de saúde mental mas de pura ignorância…
E quem tem de arranjar coragem são os republicanos.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

Não acredito numa eventual insanidade do Trump. Creio que ele é extremamente são, sabe como manipular os humores do seu eleitorado e é capaz de qualquer crueldade ou atrocidade para manter seu “status quo” político e econômico.

Fabiano
Fabiano
1 mês atrás

Vamos ver o comportamento dos “patriotas” quando Trump ou o seu chefe Musk voltarem os olhos para a riqueza mineral e de biodiversidade da Amazônia brasileira. Já que a lei da selva está instaurada, tudo é possível. E é capaz de algum ex presidente e alguns generais de escritório apoiarem a invasão americana, só para puxar o saco do troglodita laranja.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Fabiano
1 mês atrás

PR assinou um acordo para um organismo internacional cuidar de 14 por cento do territorio nacional, mas o povo tá preocupado com o Trump

Esteves
Esteves
Responder para  Fabiano
1 mês atrás

Explica teu comentário. Com fatos.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Em Davos, na Suíça, foi firmado um memorando de entendimento entre o governo lula por meio do Ministério dos Povos Indígenas e a multinacional Ambipar.

O acordo concede ao grupo internacional a administração de serviços em terras indígenas que somam cerca de 1 milhão de quilometro quadrados e representa cerca de 14% do território nacional.

A principal atividade econômica da Ambipar é arrendamento de áreas florestais de terceiros para fornecimento de créditos de carbono a setores da indústria e agropecuária.

O documento foi assinado por Luiz Henrique Eloy Amado, secretario executivo do Ministério dos Povos Indígenas.

Passível de criticas porque não há legislação que conceda a esse senhor o direito de negociar exploração de créditos de carbono nessas terras. E nem possui mandato procuratório para representar os povos indígenas nessas negociações.

O acordo com a Ambipar prevê que a empresa fornecera suporte em governança florestal, capacitação, cursos diversos, gestão de resíduos e outras coisas mais. Além de pagar pelo arrendamento para negociação de créditos de carbono.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Pesquisa aí a CPI das ongs

J R
J R
Responder para  Fabiano
1 mês atrás

não precisa esperar muito não, deixa chegar nosso inverno amazônico que traz a temporada das queimadas e verá a família Trump crescer os olhos sobre a Amazônia. Vai ser interessante ver como a nossa “direita tea party” vai se virar para passar pano nisso.

J R
J R
Responder para  Fabiano
1 mês atrás

sim é verdade, já virou até anedotário aquela vez que encontraram do nada o rei da Dinamarca no meio da Amazônia sem ninguém em nosso governo estar sabendo disso, aquilo esta perdido a muitas décadas, os únicos que não desistiram dela ainda é o exército.

FERNANDO
FERNANDO
1 mês atrás

Calma cabras, eu tenho a solução para todos os
problemas da humanidade.
Quem não está satisfeito, favor pegar o primeiro
foguete para Marte.
Podemos recolonizar Marte.
Pronto, resolvi o problema de todos os lugares.
Como sou populista, não preciso falar como
farei.

comenteiro
comenteiro
Responder para  FERNANDO
1 mês atrás

O documentário “Vingador do Futuro” mostra que vai ser difícil…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

A parte mais legal são os mutantes… o Kuato sempre nos pede para abrir a mente… e tem a menina com três mamas…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

O remake de 2012 é bem inferior.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Olha.. é ruim mesmo. A refilmagem de Karate Kid é horrível… é impossível assistir a refilmagem de Fahrenheit 451 e desisti de ver o Predador e Robocop….

todas as refilmagens foram piores…

Uma refilmagem que ficou muito boa foi “Bravura Indômita”.. mas também a refilmagem foi com os irmãos Cohen…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Falando em filmes. Um muito bom sobre a questão de Israel é Kedma, de 2002, dirigido pelo israelense Amos Gitai. Mostra o povo chegando da Europa destruída p lá guerra e encarando uma outra. Em uma cena os que chegam dão de cara com os que fogem. Estes últimos avisam que eles nunca irão embora, que estarão por lá, trabalhando e tentando sobreviver em empregos que os recém chegados não vão querer encarar.

Outro bom filme israelense é Lemon Tree de 2008 sobre uma viúva que luta pra preservar seu pomar que está justamente atrapalhando a “segurança” da região.

Por fim, se puder assista o documentário “Promessas de um mundo novo” de 2001 que mostra como as crianças israelenses e palestinas da época viam o conflito. É um retrato de um futuro que nunca vai chegar.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Opaa;; valeu pelas sugestões.

Iran
Iran
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Cresci com a refilmagem de Karate Kid com o Jackie Chan, tinha uns 6 anos quando vi no cinema, então gosto mais do que o original dos anos 80, Kung Fu é mais legal que Karatê, pelo menos nos filmes de hollywood kk

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Iran
1 mês atrás

Ah, não tem mesmo como negar que Kung Fu em todos os seus estilos fica muito bem na tela.

Esteves
Esteves
Responder para  FERNANDO
1 mês atrás

Marte jamais. Marte é de Musk.

JHF
JHF
1 mês atrás

Para não reinventar a roda, vamos analizar as ofertas de deslocamento que o Gov dos States fez aos seus povos originários. Podemos recolher facilmente destes exemplos historicos as respostas reais que os mais entusiasmados lançam por aqui. Eu gosto de chamar este tipo de ideia de “Varíola no deserto”.

comenteiro
comenteiro
Responder para  JHF
1 mês atrás

“Enterre meu coração na curva do rio”. BROWN, Dee. Editora L&PM. Porto Alegre.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  JHF
1 mês atrás

Mas se você olhar para o nosso país, vai ver que fizemos pior. Nos EUA as tribos são hoje bilionárias porque podem explorar cassinos e jogos de azar de forma que os EUA, afinal, deram aos seus povos originários um meio de sobreviver (e na verdade, enriquecer). Nós nunca demos esta oportunidade aos nossos, que hoje vivem de forma absolutamente degradante, tendo taxas de suicídio, alcoolismo enormes e não raramente vivendo em pobreza extrema.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Outro dia mesmo a imigração estava detendo pessoas de origem Navajo e Cherokee, questionando seu status de cidadãos. Quebrar promessas é a regra de lá e os nativos estão carecas de saber disso…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  comenteiro
1 mês atrás

E no Brasil é melhor? A Igreja Católica (CNBB) divulga um relatório chamado “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”. Dá uma lida nele e você vai descobrir que, comparado com o que ocorre no Brasil, estas detenção de pessoas é um tipo de passeio no parque de diversões. Um aperitivo: em 2021, mais de 700 crianças entre 0 e 5 anos morreram por omissão do Poder Público brasileiro.

Nativo
Nativo
1 mês atrás

Nem o Ronald Reagan era tão doído kkkkkkkk por falar é
Melhor pararmos de zoar o Trump, por que muitos de nossos compatriotas cogitam o Gustavo Lima para presidente kkkkk.

Última edição 1 mês atrás por Nativo
Heinz
Heinz
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Para um país que tem o nine, como presidente, o nível é do esgoto pra baixo

Esteves
Esteves
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Olha o preconceito…

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Nativo
1 mês atrás

E segundo as ultimas pesquisas esta bem posicionado…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Deixa o Luan Santana lançar a candidatura dele.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

O bebê com o Leonardo de vice ninguém vence…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Uma eleição decidida nas paradas de sucesso do Spotify…

Nativo
Nativo
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Espero um segundo turno entre ele s oruan, Aruan sei lá como é nome do tal rap .

Esteves
Esteves
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Muito rico. Bi rico. Tem chances.

Iran
Iran
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Estou aguardando o Zeca Pagodinho ou o Neymar lançarem a candidatura deles, n voto no Gustavo Lima nem a pau

Última edição 1 mês atrás por Iran
Heinz
Heinz
1 mês atrás

Já não bastasse o louco do Putin, agora temos o louco do Trump!

Esteves
Esteves
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Louco não pica dinheiro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Nenhum dos dois são loucos… podem ser muitas outras e parece-me, ambos tem algumas coisas em comum…

um louco é inimputável… líderes políticos são responsáveis por suas decisões

Iran
Iran
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Olha, não é só a posição ideológica, eles tem literalmente negócios em comum, na realidade não sei o Putin em si, mas muitos oligarcas amigos dele tem negócios no Texas, Florida, Las Vegas, Emirados, Malta e Israel, muitos tem 3 ou mais passaportes. Alguns órgãos de inteligência da União Europeia tem vastas investigações ligando esses bilionários, grupos da nova direita e os republicanos.

Iran
Iran
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Aliás, o Azerbaijão tbm tem muito a ver com tudo isso, descobriram que o Alyev usava dinheiro da SOCAR junto com a Gazprom para “dar presentes” para representantes republicanos nos Estados Unidos.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Nada de se espantar,ainda mais vindo de dois países que tal modus operandi é clássico,roubar terras está no DNA histórico de americanos e israelenses.

Scudafax
Scudafax
1 mês atrás

“Even the children of Gaza know better than you, Trump.”

De uma reportagem de Gaza. A maioria da população de Gaza é descendente dos deslocados das vilas palestinas tomadas pelos israelenses. Os campos de refugiados em Gaza, são campos desde 1948. Israel foi fundada através de uma ideia messiânica e não sabem o que fazer até hoje com quem morava na região. Trump veio com a brilhante ideia da limpeza étnica. E basta ver os comentários do Jerusalém Post para saber que grande parte da sociedade israelense apoia e fica excitada com a limpeza étnica do “problema” palestino, a solução final.

Esteves
Esteves
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

O Grande Israel.

Iran
Iran
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

Exatamente, e por motivos escatológicos religiosos, mas se vc aponta esse claro problema gravíssimo não só na elite, mas não população comum de Israel vc é “apoiador de terrorista” ou coisa assim

KKce
KKce
1 mês atrás

Opinião impopular: no fundo todo mundo sabe que em algum momento algum país vai ter que assumir o controle daquela região. Mas a ideia de remover os palestinos de lá não dá mesmo pra concordar.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Ele quis agitar;

Foi eleito para isso, também!

Naturalmente que os simpatizantes da ideologia do mal, que ele combate, aproveitam a deixa para escarrar o odio acumulado desde a eleição dele.

Ele sabe disso e provoca. É inteligente.

Sabe que aquele tiro desviado pelo anjo da guarda e que poderia ter estourado-lhe os miolos frente ao mundo inteiro foi lamentado por muita gente do mal.

A questão é: O Hamas não pode continuar no poder naquele lugar.

Depois de 07/10/2023 todos os limites morais foram solapados.

O que fazer? Os israelenses, e tem muita competência pra isso, que se virem.

Eu , como brasileiro, e sufocado por uma situação influenciada pelo governo americano que saiu estou bem mais interessado na USAID…

Wilson França
Wilson França
1 mês atrás

De todas as ideias racistas e desumanas propostas até o momento essa é a mais indecente.
Os EUA ficam com o bônus – uma terra que nunca lhes pertenceu, para explorar como um resort, e os países vizinhos (a exceção de Israel) ficam com o ônus de ter que acolher os milhões de deslocados.
Impressionante como o pudor foi perdido nos últimos anos.

Esteves
Esteves
1 mês atrás

Neva em Nevada? Neva. Neva em Las Vegas? Dinheiro faz nevar em qualquer lugar.

Então…deve ser por isso que a família Trump está captando sócios locais no OM. Fazer nevar. A família diz que bota 7 milhões e os sócios locais se comprometem com local, nativos, infraestrutura, logística, subornos, localização privilegiada e…70 bilhões.

Tá nas mídias de ontem. O filho de Trump 7 X príncipes de Lá 70. Levam a neve de navio.

Eu acho que tá certo. Alguém tinha a mais vaga esperança em Republicanos? Desde Ford e Reagan?

Jump Trump. Jump. Contamos com Trump para repetir o sucesso de Marte Ataca.

https://youtu.be/DqtjHWlM4lQ?si=JT9SDep3rmE7Ff1v

Última edição 1 mês atrás por Esteves
BraZil
BraZil
1 mês atrás

A Proposta não é ruim, em tese, mas faltou explicar para onde iriam os Palestinos. Detalhezinho besta…

sergio 02
sergio 02
1 mês atrás

Ai eu não entendo.
VCs vivem chamando os EUA de imperialistas, ai quando eles se comportão como imperialistas vcs reclamam, ai eu fico confuso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  sergio 02
1 mês atrás

Ora… Chamar os EUA de imperialista é uma crítica, portanto faz sentido criticar quando os EUA atuam como.imperialusta….

Assim . Suponha que todo mundo achei que um goleiro é frangão. Quando ele toma outro frango todo mundo reclama….

Wagner
Wagner
1 mês atrás

Nunca imaginaria que Trump ficaria com discurso raso em seu governo. Perdeu a queda de braço para Canadá e México,China sequer deu ouvidos meteu logo 25% de tarifas mostrando quem precisa de quem Enquanto isso, o estadunidense médio morando na rua e comendo lixo.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  Wagner
1 mês atrás

“Estadunidense médio morando na rua e comendo lixo.” tirou a afirmação de onde?? Qual dado corrobora seu argumento?? Os índices de desenvolvimento humano continuam altos e o poder de compra da classe média (mesmo com o problema dos opiaceos e de moradia). Confundiu com o Brasil e América Latina??

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Penso que ele está sendo irônico.
A China não impôs essa tarifa.
O Panamá anunciou acordo.
O Mexico anunciou acordo.
O Canadá anunciou acordo.
Os EUA estão com pleno emprego.
A economia está aquecida e crescendo.
A deportação de imigrantes ilegais tem apoio dos americanos.

E as primeiras pesquisas parecem demonstrar apoio da base eleitoral do Trump a essa proposta de gaza….

George A.
George A.
1 mês atrás

Eu acho engraçado as análises na mídia e algumas na academia tentando ver algum plano super elaborado do Trump por trás desse projeto (genocida, segundo a lei internacional), como se ele estivesse jogando um xadrez 4D, quando na verdade NEM A EQUIPE DELE sabia nada sobre esse devaneio (algo confirmado pela porta voz da Casa Branca) e até o Bibi ficou visivelmente surpreso quando ele começou a falar.
Considerando que o nível de senilidade dele é parecido com o do Biden deve só ter dado voz a algum lobby imobiliário de terceira que envolveria o filho dele construindo a tal Riviera do Levante sem ligar pras consequências da declaração (tipo unificar as posições dos aliados árabes contra a posição dele, colocar o rei Abdulah contra a parede na Jordânia (esse lance defendido por setores do sionismo de forçar a Jordânia como a terra ancestral dos palestinos é uma questão nacional bem séria lá) ou até dinamitar qualquer esforço pra segunda fase do acordo de cessar fogo).

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 mês atrás

Trump é muito astuto ele joga a isca , se morderem ok, se não ele muda de tática, faz isso com tudo , é um jogador nato.

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

Ainda que uma eventual tática de negociação, Trump é um completo sem noção. Propõe estupro, mas até recuaria caso a mulher transasse com ele de livre vontade. É surreal, se fosse imoral, antiético e criminoso.
Por óbvio, 24hs depois de “assumir” Gaza, Trump a repassa para os israelitas.

Bosco
Bosco
1 mês atrás

A extrema esquerda mundial pira se Gaza se desenvolver, abandonar o vitimismo e o terrorismo.
A esquerda precisa conservar seus oprimidos de estimação “ad eternum” para se tornar relevante e ser eleita “democraticamente” indefinidamente.
Ela realmente ama a pobreza.
“Oprimidos do mundo todo, uni-vos para manter a elite socialista sempre no poder tomando champanhe e comendo caviar enquanto cuida de vocês nas horas de folga, com muito amor”

Última edição 1 mês atrás por Bosco Jr
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Olá Bosco.. não ficou claro para mim se você concorda ou discorda da proposta do Trump

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Sou automaticamente contrário a toda posição da extrema esquerda que vê o indivíduo como uma peça manipulável e não raro, dispensável. E o mesmo em relação à verdade e aos fatos.
Se a extrema esquerda considerou a fala do Trump negativa tenho forte tendência a achá-la interessante e positiva.
Apesar do texto tentar nos passar que os palestinos seriam retirados da Faixa de Gaza não foi isso que o Trump disse.
Mas ainda que tenha dito acho cômica a indignação seletiva desse sujeito aí em baixo que acha natural que 20 milhões de ucranianos (que não apoiam terroristas) tenham sido desalojados de suas terras na Ucrânia, pelo Putin e tenha esse ataque de pelanca com a pretensão do Trump.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Sim.. você já havia comentado sua crítica á esquerda… mas Bosco, vocẽ é a favor da proposta do Trump que é dispersar os palestinos pelas países da região para os EUA assumirem o controle da região de Gaza?

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyjk22j4vzo

Última edição 1 mês atrás por Camargoer.
Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Sou contra os palestinos utilizarem a Faixa de Gaza como base de ataque a Israel e isso já há décadas na tentativa de expulsar os israelenses das suas terras e não me parece que soluções ortodoxas funcionem para solucionar o problema.
Sou a favor de que “países” ( não acredito mais na ONU como um representante de virtude ou boa vontade alguma e deve ser completamente abolida) entrem lá e combatam o terrorismo e financiem a reconstrução do local e que fiquem lá os que querem viver em paz.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Bosco… pelo que entendi, vocẽ é contra a proposta do Trump de remover os palestinos de Gaza, distribuindo-os nos países da região e ocupar a assumirem o controle da região.

Espero ter entendido corretamente.

É isso mesmo?

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Eu não entendi que ele tenha dito isso mas se ele disse eu sou contra ele ou qualquer um que queira expulsar civis inocentes , que não apoiavam os métodos criminosos do Hamas , de suas casas.
Mas forçoso lembrar que até a nossa Constituição Cidadã prevê a desapropriação de um imóvel mediante justa indenização desde que atenda a uma demanda social e em prol do bem comum.
Fazendo uma analogia com a carta magna brasileira e tendo em vista que em 10 anos mais de 10 milhões de muçulmanos nao se escusaram em buscar abrigo na Europa, não vejo problema em que os palestinos que queiram sair da Faixa de Gaza, considerado por alguns um gueto imundo onde os locais são torturados pelos israelenses , sejam indenizado e aceitos em outros países amigos dos palestinos.
Os inocentes que não quiserem sair poderão se juntar aos que quiserem erguer a região.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Bosco
1 mês atrás

“ There have been, inevitably, underground conspiracy talks between the Irgun, the Haganah and the trade unions; but the struggle for power in Palestine is between the Left— the trade unions and the labour movement—and its defence force, the Haganah, and this new semi-Fascist organisation which says, “Your methods with the British Government are old-fashioned and out of date. Blow them up and blow the bridges. That is the only way we will get them to understand what we want.”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Eu deixei o link de uma reportagem da BBC-Brasil. acho que na BBC tem o áudio dele. Tanto que vários presidentes ao redor do mundo estão criticando esta fala.

Ele foi bem claro. Retirar toda a população palestina de Gaza e distribuí-la nos países [árabe] da região, ocupar e controlar o território de Gaza.

Uma jornalista perguntou diretamente sobre os palestinos que vivem lá, ele desconversou dizendo que a área seria para todas as pessoas do mundo.. ela insistiu.. ele mencionou a Jordânia e o Egito.. ela insistiu para ele explicar.. dai ele encerrou a entrevista.

Ele fala em reconstruir \Gaza para criar uma Riviera dizendo que após décadas e décadas o problema não foi resolvido. Em nenhum momento ele fala sobre reconstruir Gaza para os palestinos, cerca de 2 milhões de civis, que vivem lá.

Acho que esta é a discussão..

https://edition.cnn.com/2025/02/04/world/video/trump-gaza-strip-us-digvid

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Pois é, Camargoer. Tempos difíceis estes que ora vivemos.
O Putin retirou de suas casas cerca de 10 milhões de inocentes e agora vem o Laranjão com essa de retirar 2 milhões de apoiadores dos terroristas das suas.
Complicado.
Os palestinos deixaram que cavassem túneis em baixo de suas casas e permitiram que foguetes fossem lançados de escolas e hospitais e lançaram um ataque contra Israel que acabou vencendo a guerra que eles começaram .
Muitos que se indignam hj com a fala do Trump ficaram extasiados com a ação do braço armado palestino quando eles assassinaram quase 2000 inocentes, incluindo bebês, e fizeram chacota com as forças de defesa israelenses e com o Iron Dome, chamando-o de peneira.
Tempos difíceis estes.
Forte abraço.

Faver
Faver
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Contorcionismo puro. A constituição atua sobre os cidadãos brasileiros e no território brasileiro em casos de “desapropriação”. No caso dos palestinos é vontade de outros países e de outros dois povos, sem poder algum das leis destes países sobre o local e locais. Isto se chama intervencionismo e é crime. Do mesmo modo como o que ocorre com a invasão Russa. Crime. As colinas de Golã são um exemplo disso.

Bosco
Bosco
Responder para  Faver
1 mês atrás

Quem tem a força ao seu lado realmente faz coisas que muitos consideram absurdas. Trump e Putin que o digam.
Fazendo outra analogia com o Brasil, uma cidadã brasileira foi condenada a se retirar de sua casa por 17 anos por ter “pichado” com batom uma estátua em praça pública e isso na cidade mais pichada do Brasil.
Tempos difíceis estes.
Forte abraço.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Pesquise sobre Lehi e Irgun, depois procure entender o Nakba.

Para ajudar sua pesquisa histórica, coloco um link para um discurso na Câmara dos Comuns de 1947 no Reino Unido. Bons estudos!

https://hansard.parliament.uk/commons/1947-01-31/debates/95d0e71b-ae3a-4509-81be-be17f353608e/Palestine(JewishTerrorism)

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Engraçado ver a preocupação que demonstras pela proposta de Trump que é análoga a um genocídio, mas bombardeamentos de estruturas civis, de escolas e hospitais para que as populações abandonem estes territórios que serão ocupados pelos naturais do país invasor, rapto de crianças para lavagem cerebral com vista à destruição de cultura e língua de um país invadido que para ti não se apresentam como situações análogas ao genocídio, saem fora da minha capacidade de raciocínio e compreensão.

Espero bem que os benefícios que alguns países tiveram neste conflito, porque guerra é uma palavra proibida, não tenham que ser pagos com juros mais tarde.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Todo extremista tenta nivelar o debate pela sua régua. Até um membro da sua ideologia, porém menos radical, tende a ser classificado como esquerdista, comunista, etc…mesmo pertencendo no mesmo espectro ideológico, todavia mais a esquerda no plano cartesiano, mas ainda à direita. O mote agora é extrema esquerda, e não aquela envolvida em atentados, invasão ao Capitólio ou em golpe de Estado, mas uma que perde eleição, tem o seu maior líder preso e ainda assim respeita a eleição e vai para a oposição. Curioso como seria então chamada uma radical.
Outra característica é a Ordem Unida, o que um líder fala, é automaticamente repetido e copiado, nunca questionado, por mais absurdo que pareça.
Parece gente doida, mas é método.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Ele provavelmente é a favor do seu mestre da vez, Trump, tomar o Panamá, a Groenlândia, e, quiçá, Gaza. Mas sem os palestinos, afinal quem mandou morarem no lugar dos sionistas.

Bosco
Bosco
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

“Ele provavelmente é a favor do seu mestre da vez, Trump”
Na verdade eu prefiro o Bukele.

Iran
Iran
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Vc vai se decepcionar mt se souber das ligações do Likud e da ala MAGA do partido republicanos com oligarcas russos

Bosco
Bosco
Responder para  Iran
1 mês atrás

Sério?
Tomara que seja com os oligarcas que querem a cabeça do Putin.

Mig25
Mig25
Responder para  Scudafax
1 mês atrás

Com certeza. Pra ele, o Trampi pode, o Putin não, é feio e do mal, além de bobo e comuna. O Trampi é legal, capitalista de suce$$o, amigo do Musky e tem um bronzeado maneiro…

Última edição 1 mês atrás por Mig25
Bosco
Bosco
Responder para  Mig25
1 mês atrás

Pra vc o Putin pode. O Trump não, é feio e do mal, além de bobo e fascista. O Putin é legal e tem uma careca maneira.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Meu Deus. Olha a besteira que vc escreveu… Vc já leu a história da região?? Ou é papagaio??

Que “desenvolvimento” é esse?? Limpeza étnica?? Remover milhões de pessoas de suas terras?? Então, na sua opinião, o holocausto foi correto, né?? Era preciso exterminar os judeus para a Alemanha se desenvolver. Concorda?? O genocídio de Ruanda então…

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Canhotos como você odeiam os judeus mas lembram do Holocausto quando lhes convém.

Vc torce para que cada foguete do Hamas e do Hesbolah tire a vida da maior quantidade de israelenses possível e vem com essa.
Patético!
Sem falar que é um fervoroso defensor da ideia dos judeus saírem de Israel com mala e cuia já que os consideram invasores.
Patético 2!

Última edição 1 mês atrás por Bosco Jr
Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Os canhotos quando se indignam com o sofrimento dos oprimidos não é por conta dos sofrimento em si e sim porque eles consideram que só eles sabem a dose certa de sofrimento a ser imposta aos oprimidos e que ninguém deve meter o bedelho no assunto já que os oprimidos são deles e de ninguém mais.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Desonesto. Que argumento é esse?? Tirou nota baixa no vestibular?? Agora, ser contra limpeza étnica e remoção de civis de suas terras é “odiar” Israel?? Que dicotomia é essa??

Israel e os judeus tem todo o direito de existir, em nenhum momento eu disse o contrário. Meu comentário foi criticando o tema da matéria e vc começou a inventar coisas.

Última edição 1 mês atrás por Vinicius Soares
Mig25
Mig25
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Esse já perdeu a noção do ridículo há muito tempo… provavelmente, tava acampado em algum quartel aguardando a intervenção alienígena.

Última edição 1 mês atrás por Mig25
Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Ah…para!
Confessa aí que você fica todo tristinho quando o Iron Dome intercepta um foguete palestino, vai!
Se vc pudesse vc varria Israel do mapa. Sim ou não? Diz aí!!
Não vale posar de satinho. Diga a verdade… Abra o seu coração.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Não, eu não fico. Nao vejo o mundo como preto e branco. Afinal, não vivemos numa dicotomia de bem x mal. A sociedade israelense é próspera e muito interessante (país espetacular), mas tbm cheia de contradições (como qualquer outra na história humana).

O ponto aqui não é a existência do estado de Israel e do povo judeu, nem da segurança do mesmo e sim sobre a situação na faixa de gaza e a deportação de milhões de civis de suas terras. Entende?? Tirar suposições_______________

EDITADO

Eromaster
Eromaster
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Pessoal estão naturalizando extermínio como se fosse coisas normais. Tentam defender o indefensável.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

O que você espera de pessoas que são assintomáticas no quesito raciocínio. Sabe aquelas pessoas que não conseguem ter pensamento próprio, apenas repetem as falas propagadas pelos seus ídolos, então…

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Deixa eu ver quem, além dos canhotos, que consideram os judeus um bando de banqueiros rentistas opressores aproveitadores que devem ser exterminados pelos :foguetes do Hamas”.
Ah! Lembrei! Era um tal de Adolf… que era… pasmem… de direita. Rsss
*Além das asas o bicho tem penas, bico e faz cocoricó.

Última edição 1 mês atrás por Bosco Jr
Krest
Krest
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Duas coisas a dizer:

A um tempinho atrás tive um comentário editado devido a “não virar briga política”, mas aí vem o fanático de direita que faz um comentário só atacando a esquerda e ninguém edita. Estranho rs acho que os editores tem seus preferidos

E a outra coisa é como é fácil manipular o eleitorado de direita. Basta criar essa ideia de bicho papão da esquerda, que eles falam da gente como se fossemos anti Cristo e ficam dispostos a apoiar todo tipo de barbárie que a esquerda é contra. Não tem capacidade de pensar sozinho, são uns robozinhos. Não atoa que todo grande genocida flerta com a direita.

Bosco
Bosco
Responder para  Krest
1 mês atrás

Pelo menos vc teve a honestidade de se autoproclamar de esquerda.
A maioria dos seus colegas camaradas dizem que não existe isso de esquerda e direita.
Apesar de muito provavelmente não termos a mesma visão acerca do espectro político devo refrescar sua memória: Pol Pot, Stalin, Mao…
Só pra citar alguns genocidas de esquerda mas que claro, assassinavam por amor e aí vc esqueceu.
Forte abraço.

Krest
Krest
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Conheço todos esses homens e não negamos a materialidade humana de que pode haver pessoas sem caráter. Mas também devo refrescar a sua com uma pergunta: em qual parte dos livros do Engels, Marx, Lenin e Mao eles pregam perseguição a minorias como historicamente a extrema direita sempre fez como no caso dos judeus e hoje os palestinos. Isso sem falar de ataques a movimentos feministas, negro e LGBT, que vcs sempre perseguem, criticam injustamente e defendem toda a violência que a polícia muitas vezes faz com essa segurança pública fracassada que temos.

Faver
Faver
Responder para  Vinicius Soares
1 mês atrás

Esse aí é um torcedor inviesado que só vê bicho-papão em politica.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Bosco
1 mês atrás

O que o Trump propõe é basicamente limpeza étnica e realocação forçada de populações inteiras de suas terras nativas, não muito diferente do que os nacionais-socialistas alemães (que, conforme muito bem notado por grandes pensadores brasileiros, é um partido de extrema-esquerda) pretendia fazer no leste europeu algumas décadas atrás.

A minha grande dúvida é: nesse sentido, dadas as semelhanças entre o modus operandi, seria o Trump o mais novo peão do plano de dominação mundial da extrema-esquerda? Estaria ele comendo caviar e tomando champanhe enquanto balança suas mãos de maneira nervosa fantasiando sobre sua eterna permanência no poder? Seria ele um amante da pobreza? As folgas dele teriam tanto amor assim enquanto cuida dos oprimidos do mundo? O caviar que ele come enquanto conserva os oprimidos de estimação é do comunismo russo, do comunismo chinês ou do comunismo iraniano?

São questões assustadoras. Não consigo dormir.

Bosco
Bosco
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Qual a fonte de informação em que o Trump diz sobre limpeza étnica e realocação forçada?

Bosco
Bosco
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Os paladinos da justiça apoiam veementemente os palestinos fustigarem os israelenses diuturnamente por décadas como forma de expulsá-los (10 milhões) da terra em que se encontram , de onde eles fizeram jorrar leite e mel de pedras. Normal! Mas se indignam com a simples menção de que talvez o melhor seriam os palestinos (2 milhões) , e não os israelenses, saírem de suas terras improdutivas e arrasadas.
Talvez essa seja a hora dos iranianos abrirem os braços para seus irmãos e fornecer-lhes um bom pedaço de terra , além de custear toda a mudança, assim como fazem com os milhões de muçulmanos que saíram de suas terras em direção da Europa e dos EUA.

Última edição 1 mês atrás por Bosco Jr
Faver
Faver
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Que contorcionismo hein senhor Bosco.
Vou expulsar você da sua casa, porque isto vai resultar em desenvolvimento para um grupo específico de sua cidade (que você não faz parte). Se você não gostar você é esquerdista… Você que se vire.
Onde está o direito a propriedade privada dos atingidos? E a necessidade de justiça para o desenvolvimento de uma nação? Coitado do Adam Smith… Que visão…
Seu pensamento de ser tudo esquerda como se fosse bicho papão está muito atrasado em relação ao multilateralismo do século XXI.
Crime é crime, não importa desenvolvimento, esquerda-direita-centro ou congêneres.

Carlos Eduardo Goes
Carlos Eduardo Goes
1 mês atrás

A única solução realmente viável para questão palestina, é a Unificação Nacional. Esqueçam essa historia de dois estados, de realocação….

A única forma de existir uma paz verdadeira e durável, é o surgimento de um estado único, que abrace tanto judeus como palestinos. Mas infelizmente, o extremismo religioso de ambos os lados, torna essa possibilidade hoje, impossível de acontecer. Politicamente e economicamente e possível e viável, mas infelizmente, a questão religiosa, nesse caso, fala mais alto que qualquer lógica.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Carlos Eduardo Goes
1 mês atrás

Se um estado acham que tem direito de existir, não pode negar o mesmo direito para o outro estado.

Carlos Eduardo Goes
Carlos Eduardo Goes
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

Ninguém nega o direito de um ou outro existir. Oque digo é que a solução apresentada, de estados baseados única e exclusivamente na questão religiosa (como é o caso na região), nunca terá uma solução definitiva. Mesmo que se faça a a fundação do Estado palestino, futuramente surgirão vozes internas pregando a guerra em nome de uma questão religiosa (Divina).

Quando temos a divisão de estados por critérios religiosos, em algum momento este desencadeia massacres e guerras, devido ao fanatismo e extremismo. Por isso, acredito que a solução única realmente plausível, é a de um unico estado, no qual todos, eu digo todos, palestinos, judeus, cristãos e quaisquer outros vivam, num modelo como temos aqui no Brasil, onde temos uma unica nação como um todo, mas todos convivendo com as diversas representatividades religiosas.

BraZil
BraZil
26 dias atrás

A proposta gera polêmica, pois sabe-se, que Gaza virou a Madrid do início do século xx, ou seja, uma espécie de vedete para os esquerdistas. Essa mesma gente que usa estampa do Guevara e segura cartaz de libertem Gaza. A diferença é que naquela época, milhares de esquerdistas jovens foram lutar ao lado dos madrilenhos. Os de hoje só brigam quando falta Todynho na geladeira…

Observador
Observador
26 dias atrás

Então, que Trump ceda incondicionalmente um dos territórios dos EUA, tem várias ilhas, ou se ele quer pagar de bonzinho mesmo, ceda parte do território continental dos EUA com território equivalente à Gaza, de forma plenamente emancipada. Isso se os palestinos quiserem sair de livre e espontânea vontade. Mas, sabemos que isso não vai ocorrer…