China revela protótipo do que pode ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo
A China revelou um protótipo de sua próxima geração de trem de alta velocidade, um veículo que, segundo afirma, está no caminho para se tornar o mais rápido do mundo.
O CR450, apresentado em Pequim em 29 de dezembro, alcançou velocidades de teste de até 450 quilômetros por hora (281 milhas por hora) e uma velocidade operacional de 400 quilômetros por hora (248,5 milhas por hora), de acordo com o Ministério dos Transportes da China.
Uma vez em serviço comercial, ele poderá ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo, superando o atual modelo CR400 da China, lançado em 2017 e que opera a 350 quilômetros por hora (217 milhas por hora).
O mais recente protótipo CR450 foi elogiado por seus desenvolvedores — CRRC Changchun Railway Vehicles e CRRC Sifang Co., Ltd. — por sua excelência em velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem.
Ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas exigências de operação comercial, segundo o jornal estatal China Daily.
Testes adicionais em linha e ajustes ainda são necessários para garantir que ele cumpra todos os padrões necessários para operações comerciais, informou o Grupo Ferroviário Estatal da China.
VÍDEO: O trem de alta velocidade CR450 da China
Na última década, a China tornou-se uma líder mundial indiscutível no desenvolvimento ferroviário, construindo milhares de quilômetros de novas ferrovias que alcançam quase todas as partes do país. Sua rede ferroviária se estende por mais de 160.000 quilômetros, incluindo mais de 46.000 quilômetros de linhas de alta velocidade, de acordo com o Ministério dos Transportes da China.
A ferrovia de alta velocidade há muito tempo se mostra uma alternativa eficaz ao transporte aéreo para viagens de até 700 milhas, conectando pessoas que se deslocam entre grandes cidades e áreas rurais com facilidade e conforto.
Desde a década de 1980, centenas de bilhões de dólares foram investidos em novas ferrovias de alta velocidade e alta capacidade na Europa e na Ásia, pioneirizadas pelo Shinkansen do Japão e pelo Train à Grande Vitesse (TGV) da França.
Ferrovia de alta velocidade: um recurso estratégico militar para a China
A expansão da rede de trens de alta velocidade da China está se tornando uma ferramenta estratégica essencial para o Exército de Libertação Popular (PLA). Além de facilitar o transporte civil, essas linhas permitem o deslocamento rápido de tropas e equipamentos militares. Em um artigo do China Youth Daily, uma divisão levemente equipada pode percorrer cerca de 965 quilômetros em apenas cinco horas, destacando a eficiência dessa infraestrutura para mobilizações militares.
O artigo também aponta que a rede de alta velocidade oferece “imensurável valor estratégico militar”, permitindo o transporte ágil de mísseis de curto alcance para regiões costeiras, como áreas próximas a Taiwan ou Japão. Desde 2009, o PLA tem usado trens de alta velocidade para movimentar tropas durante exercícios, como demonstrado em uma transferência rápida na linha Pequim-Xangai em 2011.
Com uma infraestrutura ferroviária altamente desenvolvida, a China está posicionada para movimentar grandes contingentes de tropas rapidamente. Um trem militar típico pode transportar 1.100 soldados em 16 vagões, e, no futuro, a projeção é transferir um exército de 100.000 soldados em meio dia.
FONTE: CNN
A Alemanha fez isso em toda a Ii Guerra Mundial. Pergunta do dia: Quem no Mundo quer atacar a China? A índia? Pelo que sei o relevo da divisa entre os dois países é meio repleto de montanhinhas. A China tem que deslocar centenas de milhares de soldados via o Mar… Criando alvos e mais alvos para os seus inimigos.
obs. vocês irão falar sobre a operação militar especial de Israel na Síria???
Nenhum Estado faz um planejamento de guerra visando não ser atacado, isso deve ser a primeira consideração que afeta todas as outras abordagens do planejamento.
Uma parte fundamental da espinha dorsal logística mais crítica da China na região do Tibete é a Ferrovia Qinghai-Tibete. É a maneira de mover equipamentos pesados, munição e soldados para o TO extremamente hostil do Tibete. Tal esforço logístico é extremamente vulnerável, porque a ferrovia se estende por vastos terrenos e montanhas abertas com proteção limitada. Além disso, a dependência de pontes e túneis elevados, como por exemplo, a Cordilheiro Tanggula, criaria pontos de estrangulamento vulneráveis aos ataques indianos.
As ferrovias não podem ser reparadas rapidamente como as estradas, isso exige infraestrutura e trabalho especializado intensivo, se for interrompida, a capacidade da China em manter as unidades nas bases em Ngari Gunsa, Shigatse e Lhasa Gonggar operacionais será severamente prejudicado.
Ainda falta abordar a questão da nova ferrovia Sichuan-Tibete, uma parte da redundância logística para o PLA na região do Tibete, enfrenta os mesmos desafios que a outra ferrovia, com terrenos montanhosos e difíceis de acessar, incluindo com zonas propensas a deslizamento e falhas geológicas.
Já a artéria rodoviária logística é a rodovia G318, uma rodovia vital para a logística do PLA no Teatro Ocidental. Acessa diretamente a base em Ngari Gunsa, além de servir como uma importância alternativa ao transporte ferroviário. São trechos também propensos a deslizamentos de terra, um ataque ali pode afetar completamente o PLA.
Explica isso pra gente, por favor.
Esse tipo de notícia me deixa p… da vida quando eu lembro o que o Brasil fez com sua malha ferroviária nos últimos 60 anos…
A gente não presta nem pra termos a p….. de um trem ligando as cidades de SP e RJ.
Pois é. JK, Jango, militares e demais burrocratas abriram as pernas às montadoras estrangeiras e detonaram nossos trens. O resultado está aí: logística cara, ineficiente, o país refém de caminhoneiros, políticos ligados às transportadoras de bolso cheio e querendo barrar novas ferrovias
As ferrovias no Brasil se desmantelaram porque todo o transporte ficou nas mãos de uma estatal. Há hoje locomotivas inteiras, encaixadas, com todas as peças de reposição, compradas para atender ferrovias que única foram construídas. E mesmo hoje, um caminhão transporta carga de ponto a ponto com prazos extremamente curtos. Fica para as ferrovias o transporte de grãos e e minérios, muitas vezes em um único sentido, com retorno vazio. E o GF cobrando bilhões de reais para renovação da concessão, não ajuda a melhorar os preços, cujos custos serão cobrados nos fretes.
Mas esse trem de alta velocidade servirá para ligar SP ao RJ, talvez fabricado por aqui pelo triplo do preço.
Bem… Uma coisa era aquela malha construída ao longo do século XIX e início do Sec.XX.. servia bem para transporte de carga e funciona até hoje.. velocidade entre 40 e 60 km/h
Uma linha de alta velocidade para passageiros demanda um novo traçado… Inclinacoes bem suaves e raios de curva muito grandes
Não dá para aproveitar os traçados antigos… A menos nos trechos planos e retas…
Agora, é verdade que o Brasil.esta atrasado no transporte de trens de alta velocidade e uns 40 anos.. isso é verdade
O Brasil de hoje tem menos ferrovias que o Brasil de 1900.
Se isso não é profundamente errado, eu não sei o que mais seria.
Considero a “decisão” de termos sucateado nossa malha ferroviária o TOP 3 de maiores burrices já feitas em nossa história ( e olha que da pre escrever uma Bíblia com burrices histórias feitas aqui… )
Então…. Tem que observar que uma malha projetada no final do Século.XIX e início do Século.XX não é adequada para o fim do Século.XX início do Século.XXI…
Explico…. Uma grande parte da malha eram ramais que ligavam grandes fazendas ao trinco principal da ferrovia…. Com o fim das lavouras de Café e com a divisão dos grandes latifúndios em fazendas menores, estes ramais perderam sentido…
O transporte de pessoas também ficou defasado… A velocidade dos trens no início do Século.XX era de 40km/h.. chegando a 60 nos trechos de retaliação e planos….
Uma viagem entre Campinas e São Paulo levava até 6 horas… Segundo lembro do meu avô contando… Eles saiam de manga de Rio Preto para chegar na estação da uz no outro dia… Com a abertura e pavimentação da Via Anhanguera a viagem entre Campinas e São Paulo caiu para uma hora..
Como escrevi, o transporte de pessoas por trem da atrasado 40 anos.. mas tem que fazer tudo novo. Se for aproveitar, as grandes estações de trem como a Estação da Luz em São Paulo
Vi agora uma matéria [na mídia chinesa em inglês] com dados sobre o tamanho da rede ferroviária chinesa ↓
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”No final de 2024, a quilometragem operacional ferroviária da China atingiu 162.000 quilômetros, dos quais 48.000 quilômetros são ferrovias de alta velocidade, marcando uma conquista recorde, de acordo com a China Railway.”
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Mas a maior rede ferroviária do mundo continua sendo a dos EUA, com 260.000 km! Um país que se desenvolveu em cima dos trilhos.
Já o Brasil, tinha 30,6 mil km de redes ferroviárias em 2021…
O carro é um dos melhores meios de transporte que existe, só perdendo para o pé e talvez a bicicleta, é por isso que só países coletivista, onde a população vive como pardal uma em cima da outra gosta de trem.
Engraçado…
Países continentais, como China, EUA e Rússia, investem em ferrovias desde os séculos passados.
Até a Europa, que é do “tamanho de um ovo”, comparado a gente, tem milhares de km’s de ferrovia.
Mas claro, o resto so mundo tá profundamente errado, só a Brasilistão é que está “serto”.
Parabéns, já ganhou o título de pior comentário de 2025…
Sim, tens razão! Veja a Rússia, aonde todos moram apinhados por falta de espaço. Só desse jeito é possível ter uma malha ferroviária daquele tamanho.
Me lembro dessa promessa, foi dito que iriam construir uma linha RJ x SP e que ia ser antes da copa do mundo no Brasil.
Tô esperando até hoje 😏
Nem vou falar mais nada senão vão dizer que eu estou entrando e proselitismo político.
É melhor deixar quieto
Olá Burgos. É possível encontrar com facilidade na internet a informação de como o José Serra sabotou o projeto do trem bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo…
Existe um projeto chines em andamento de um trem tão ou mais rápido, do que aviões de passageiros.
Para conseguirem esta velocidade no nível da superfície terrestre, onde a densidade atmosférica é maior, a ideia é construir um túnel com vácuo ou semi-vácuo, em torno da linha do trem, diminuindo assim a resistência do ar.
Depende.. a velocidade destes trens comerciais fica entre 200 e 300 km/h dependendo do trajeto e das distâncias… Para rodar a 300 bom/h tem que ser entre grandes distâncias . Sem as intermediárias… Tipo… Sair de São Paulo e ir direto para Ribeira Perto ou Rio de Janeiro…
Se for um trem para parar em Campinas, vai as uns 200 km/h… Tem a questão da aceleração e frenagem que consomem a maior parte da energia…
Agora.. um avião comercial via a 800 km/h.. Não tem como um trem chegar nisto.
A vantagem do trem seria as estações dentro das cidades e. Integração com metro,rodoviárias aeroportos…
”Agora.. um avião comercial via a 800 km/h.. Não tem como um trem chegar nisto.”
Pois é isto mesmo que estão tentando fazer…,velocidade de 1000 quilômetros por hora em um túnel quase-vácuo com levitação magnética, o que é mais rápido do que aeronaves comerciais.
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”A equipe de pesquisa já concluiu com sucesso, o conjunto de testes de ultra-alta velocidade do trem com tecnologia de propulsão por levitação magnética e eletromagnética em um não-ambiente de vácuo, onde a velocidade do comboio já chegou a 623 quilômetros por hora.
O que estabeleceu uma base sólida para posteriores testes em ambiente de vácuo.”
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Por causa dos custos, creio ser improvável a construção em massa deste tipo de linha de trem. Caso consigam…
Como ele disse, se um projeto contemplar uma linha de trem dentro de um túnel de vácuo para diminuir a resistência do ar, o trem poderia chegar a velocidades de um avião comercial.
Tal projeto ainda está em desenvolvimento na China.
Claro que pode… Nem precisa do vácuo… Basta um sistema de levitação magnética e gias eletromagnéticas para acelerar, desacelerar e direcionar as curvas… Não precisa ser tudo dentro de um túnel…. Usando um sistema de levitação, o arrasto aerodinâmico é parecido ao do avião… Desde que o trem seja desejado para ter formato de avião… Também pode colocar estabilizadores para ajudar no desempenho…
Dentro do túnel, mesmo sob baixa pressão, a onda de choque gerada pelo movimento do trem confinado (não tem como ter vácuo absoluto dentro de um túnel deste tipo) criaria problemas.acusticos insuportáveis… O Shinkansen de primeira gestão tinha este problema quando entrava no túnel..
Agora acelerar este trem é mais fácil que brecar
A levitação magnética elimina o atrito entre o trem e o trilho. A resistência ao ar permanece sendo o problema que impede os trens de acelerarem mais rápido, desconsiderando outros fatores inerentes ao trem.
Se pegarmos o exemplo do Shinkansen, ele só atinge velocidades máximas dentro do túnel, por ser um trem maglev, ele consegue atingir essas velocidades altas, entretanto, se ele estivesse um em túnel de vácuo, ele poderia potencialmente atingir velocidades maiores que 3.000 km/h.
Isso não é novidade nenhuma, isso já foi projectado, mas desistiram, pelos preços da construção e de ficar tão caro, que não conseguia concorrer com o avião.
Essa não era a proposta daquela empresa do Sr. Musk que ele meio que deixou de lado? Era um tal de Hyperloop, acho…
Ele andou fazendo umas tentativas, mas acabou sem resultados concretos…E não é um conceito novo ↓
”A ideia geral de trens ou outros transportes que viajam através de tubos de vácuo remonta a mais de um século”
A China está alcançando o nível educacional da URSS, seus projetos chegam a tal ponto de complexidade que fica impossível copiar, que é o caso do RD180, que nunca conseguiram copiar devido alta precisão. Inclusive o RD 180 é o motor espacial mais potente do mundo, nem a Spacex conseguiu produzir um motor com potência do RD 180. A diferença entre a China e a URSS é que a China não está se militarizado desenfreadamente,tudo em seu tempo.
Vai chegar um período no futuro que os EUA terão saudades de quando a China só copiava.
Só os EUA????
E no futuro, além das actuais previsões, sobre alguns países, como Índia, a Nigéria também será uma nova super-potência, para o top 3.
Índia nem em 50 anos acompanha China,quer um retrato? Compare Pequim com Nova Dhelli.
O RD180 é um.motor de Fusca vs Bugatti da Spaceex.
É mais fácil dizer que o motor da SpaceX é de um Fusca já que é um motor resistente é durável, aliás seu comentário parece ser de um torcedor.
Caça 6g, trem bala e um monte de navios novos.
Chineses estão nervosos.
Eles não sabem brincar 😂
A operação de trens-bala, seja na França, Japão ou China, é uma atividade caríssima que requer altos investimentos em energia e infra-estrutura.
Ferrovias para tranporte de cargas é uma coisa, outra coisa bem diferente é transporte de passageiros, que salvo exceções, costuma ser inviável comercialmente.
Mesmo na China,a maioria das rotas ferroviárias de passageiros são deficitárias, tendo o governo que “comparecer” com a diferença.
Aí vocês imaginam isso aqui no Brasil, com o governo federal tendo que bancar o funcionamento de uma eventual linha Rio-São Paulo (por exemplo) para o deleite de uma dúzia de deslumbrados com um futuro que nunca vai chegar….
Não precisa ser necessariamente um trem-bala.
Mesmo porque, de SP ao RJ, é cheio de vales, serras e morros, então nem sei se isso seria possível, por conta do traçado.
Mas um trem de passageiros ligando ambas as cidades, com velocidade constante de 70 km/h, com vagões de dois amdares, típicos de trens de passageiros dos EUA, já seria muito útil pra levar uma grande quantidade de gente em tempo hábil.
Correto, embora seja eficiente do ponto de vista do consumo de energia, os custos de construção e manutenção são muito elevados e aí ”não fecha a conta”….
Ao mesmo tempo, a operação de trens de levitação magnética produzirá fortes campos eletromagnéticos, que podem interferir com o ambiente circundante, organismos e equipamentos, causando uma série de problemas ambientais.
Por mim, tenho saudades do velho tem pra Corumbá, cruzando o Pantanal a 40 km/h… xD
Pelo jeito vc mora bem no interior do Brasil, sabe qual é a população da grande SP e Grande Rio? Qual o fluxo de pessoas entre as duas metrópoles? Qualquer operação de trem convencional ou rápido é mais que viável entre as duas cidades. Agora precisa saber se a iniciativa privada quer abraçar e fazer ou esperar o governo fazer para os amigos do rei ganhar uma concessão de 100 anos a preço de banana.
O investimento nas linhas de alta velocidade chegaram à casa de centenas de bilhões de dólares. E boa parte disso em empréstimos que terão de ser pagos ou então “caloteados”.
Dilma disse que iria fazer.
Pois é.. o José Serra era senador.. ele declarou que atuou para o projeto fracassar. A ideia era fazer uma linha entre São Paulo e Rio, então ele passou a fazer lobby para a linha seguir até Campinas.. isso atrasou o projeto e demandou refazer o projeto preliminar, inclusive o plano de passageiros, custos, questões ambientais..
Neste caso, quem inviabilizou a outra foi o Zé Serra. Seria aberta uma licitação internacional.. mas com.a mudança do projeto, foi preciso refazer tudo… Daí veio 2015…
Ele era contra o Plano real também.
Como um cidadão que era tão errado assim foi relevante por tanto tempo? kkk Coisas de brasil.
Se tivesse começado não teriam feito metade, muitas obras bem mais simples da copa Brasil foram entregues até hoje, não passou de delírio
Bem.. de tivessem feito metade, daria para ir de São Paulo até Aparecida do Norte rapidinho.
A Asia e parte do Oriente Medio passa tem passado por uma grande fase de desenvolvimento e evolucao com enormes investimentos em infra-estrutura e capacitacao tecnologica. Na India, se controem 25Km de estrada por dia. O grau de desenvolvimento que ocorre hoje na China nao acontece em nenhum outro lugar do mundo.
O Brasil não tem dono, quando digo isso toda vez que entra um governo ele tenta desfazer tudo q o anterior fez, isso vale para a esfera municipal, estadual e federal. Na minha cidade as obras do prefeito anterior são abandonadas ou sucateadas. Ou seja não tem continuidade em prol da sociedade. A China com um único partido está dando uma lição de desenvolvimento e inclusão social nas democracias, monarquias etc.
Perfeita colocação.
Trem de alta velocidade e obra para governo, a iniciativa privada do Brasil sequer tem grana para isso, são 57 milhões por Km, só a China consegue reduzir para 37 milhos por km, tem uma matéria da DW sobre alta velocidade chinesa, e detalhe nem um país do mundo tem capacidade financeira para se igualar a Pequim, só déficit é de 800 bi, mas o resultado é a mobilidade social.
NBR 16387,diz que nossa velocidade máxima ferroviária é de 128km/h
Me permita uma correção, A NBR 16387 de 09/2020 – Via férrea — Classificação de vias estabelece a metodologia e os critérios para a classificação de uma via ou trecho ferroviário, com velocidade máxima autorizada até 128 km/h. Ela não limita a velocidade a 128 km/h, esta norma só se aplica até vias desta velocidade.
As NR são obrigatórias por lei, já as NBR não.
O CDC no seu artigo 39 diz: “VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro)”. As normas da ABNT somente são exigências na falta de uma legislação técnicas específica daquele produto ou serviço.