Parceria entre Exército e Marinha entrega embarcação blindada para a Amazônia
O dia 3 de dezembro de 2024 marcou a entrega técnica da embarcação blindada São Félix do Araguaia ao Comando Militar da Amazônia. A próxima etapa é um processo de experimentação doutrinária sob supervisão do Comando de Operações da Amazônia, que visa validar e ajustar os requisitos operacionais da lancha, que permititrá a atuação direta contra crimes como desmatamento, garimpo ilegal e tráfico de drogas nas fronteiras ribeirinhas.
Fruto da parceria estratégica entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, a São Félix do Araguaia é uma embarcação moderna que alia blindagem e proteção balística à alta mobilidade em águas interiores. Projetada para transportar um Grupo de Combate de Infantaria armado e equipado, a lancha garante a segurança das tropas sem comprometer os requisitos operacionais necessários para o patrulhamento em áreas de difícil acesso.
Combate a crimes ambientais e transfronteiriços
As operações ribeirinhas do Comando Militar da Amazônia são fundamentais para proteger os interesses nacionais e apoiar as populações locais, pois os rios da Amazônia, conhecidos como as “estradas naturais” da região, são vias estratégicas para a defesa e a integração nacional.
O combate aos crimes ambientais e transfronteiriços, a proteção das comunidades ribeirinhas e a preservação das riquezas naturais da Amazônia são parte essencial da atuação do Exército Brasileiro na área e um compromisso permanente.
Com a São Félix do Araguaia, as operações de patrulhamento e defesa das “estradas fluviais” ganham mais eficiência e alcance, reforçando a presença e prontidão do Exército Brasileiro na região, para proteger não apenas o território, mas também a biodiversidade e os recursos naturais essenciais para o futuro do Brasil.
Base Industrial de Defesa do Brasil e integração
A produção da embarcação pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) incrementa a Base Industrial de Defesa do Brasil e contribui para o fortalecimento da economia nacional, para a geração de empregos e para o desenvolvimento de tecnologia de ponta. A integração entre o Exército e a Marinha amplia asb capacidades das Forças Armadas e reafirma o compromisso conjunto com a soberania nacional e o desenvolvimento sustentável da região.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Essa lancha blindada é tipo comprar um carro conversível blindado.
Uma lancha só? Para a imensidão da Amazônia? Sem comentários…
Eu pensei a mesma coisa, mas não quis comentar porque estou por fora deste projeto, vai que este primeiro modelo é para testes, sei lá.
Mas realmente o Brasil precisa de no mínimo umas 300 dessas aí.
Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas (POEB) do EB, visa a aquisição de 200 embarcacoes blindadas, com o contrato firmado em setembro de 2023 contemplando a aquisição de 4 UN, sendo a 1º entregue recentemente como no texto..
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/exercito-encomenda-4-lopribs-junto-ao-arsenal-de-marinha-do-rio-de-janeiro
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5081554/marinha-entrega-exercito-primeira-lancha-operaces-ribeirinhas-felix-do-araguaia
Se visa 200 lanchas, vai chegar umas 17, em uns 27 anos.
Expectativa: 30 unidades do CB90
Realidade: 1 unidade do São Félix do Araguaia
Chegamos a comprar uma ? pra mim essas fotos são da avaliação
E eu pensando que seria pelo menos uma dúzia.
Além da Amazônia, também poderiam ser úteis na fronteira com Paraguai e Argentina e até mesmo no Rio São Francisco.
A não ser que seja algo como um protótipo.
Muito bom, protege a embarcação que é o bem mais importante do Estado, e deixa o pracinha que é descartável exposto.
Brasil sendo Brasil
Tem uma embarcação só pro Cap e os Ten………..
Brincadeira isso?
A blindagem é contra peixe serra?
Respondendo algumas questões levantadas nos comentários:
– Foram encomendadas 4 lanchas ano passado, mas parece que a intenção é de comprar dezenas.
– Essa classe tem blindagem lateral e frontal (algo como STANAG 1, talvez, para resistir a tiros de 7.62 e 5.56? Estou supondo.)
– Pode levar até 17 tripulantes.
– Possui capacidade para velocidades superiores a 28 nós, dependendo da motorização utilizada.
Gostaria de saber como iriam se proteger, caso a embarcação em uma hipotética interceptação tivesse um deck superior…
Certamente é algo raro uma embarcação dessas a serviço do crime, mas vai que em um improvável acontecimento, possa acontecer tal coisa
OFF TOPIC
A Arábia Saudita pulou fora dos BRICS, seria um parceiro de peso, em um mundo desdolarizado, parece que ficaram com medo do que viram o Assad passar
Na verdade, foram pragmáticos.
China e Índia juntos?
Arábia Saudita e Irã juntos?
Concordo
Índia e china quase vive em pé de guerra
Rússia tem uma moeda que não vale nem o que custa para ser impressa
Arábia saudita odeia o irã
África do sul tem seríssimos problemas domésticos.
E o Brasil, bem, segue sendo o Brasil.
A galera compra muita essa ideia de BRICs potência e acaba esquecendo de olhar mais atentamente os fatos.
Acabar com o dólar não é tão simples assim.
Saudações
O maior problema acredito ser a confusão que o pessoal faz com os motivos da criação do grupo.
Muitos acreditam ser uma “OTAN alternativa”…
O BRICS, como mercado (e este é seu foco principal) é sim uma potência comercial.
Claro que, por trás, existem questões e influência política. Mas uma das definições do BRICS é não tratar de questões políticas internas. Não é o objetivo do bloco.
Agora, é certo aceitar e negociar com ditaduras (por exemplo) e permitir sua associação ao grupo sem interferência? Tenho cá bastante minhas dúvidas.
Se não aceitar ditaduras, o grupo nem existe, ou tem que se chamar só BIS.
Nada de moderno aí, há mais de dez anos eu já andava, pra cima e pra baixo, em lanchas como essa no Raposo Tavares e no Pedro Teixeira fazendo inspeção naval, fora os desembarques ribeirinhos em exercícios no 1° BtlOpRib, no tempo que ainda era só BtlOpRib.
Bom ponto, prezado Naval… será que essas embarcações vão substituir as LAR ? Seria bom se colocassem aqui as características para efeito de comparação… ADSUMUS… cordial abraço…
Tudo bem 👍
Mas pq não fizeram a venda da cabinada?! 👀
Por exemplo a que tem lá em Foz e Santos/SP que estão sob a responsabilidade do FN.
Ninguém tem “Peito de Aço” e colete à prova de balas nivel 3 não segura projétil de fuzil.
Isso daí tá estranho de mais.
Algumas poderiam ser de assalto (desembarque rápido), mas deveria ter uma mais preparada pro trabalho sujo (esclarecimento e ataque).
Tem unidades dessa em santos? Não sabia,a MB poderia divulgar mais sobre as operações dos fuzileiros navais no porto de santos.
Em santos só blindada, MB PMesp,PF só usam blindadas.
Inclusive uma excelente unidade por lá é a PM ambiental, estão equipados com o supra sumo de sp, salvo engano até OVN estão utilizando.
O Nepom da PF é quem trabalha muito nessa área do Porto de santos,bom saber que existem lanchas blindadas na região,a MB poderia divulgar mais e apresentar o grupamento de fuzileiros navais de Santos
Acho que até valeria a pena uma matéria falando sobre o Nepom.
Acho que uma das melhores unidades especializadas do BR e pouca gente conhece
Alou Editores !!!
Posta o link aí pro povo ver !!!
Relembrar é viver 👍
Pelo menos nas especificações, colete nível 3 segura até 7,62. Claro que isso não é justificativa para essa lancha não ter uma cabine fechada blindada.
Acredite !!!
Já atirei com o Sig Sauer, nível 3 não segura não, não desse fuzil.
Na época o Sargento responsável pelo estudo dessas armas estava com todas elas no antigo Cresumar e eu atirei de AR15 M16 Ak 47 e o Sig Sauer foi o que mais me impressionou (poder) esse medido em Joules é claro 💀
Neste link, tem um resumo:
https://armablindagens.com.br/nij-0101-04/
Detalhe essa cabinada é blindada também !!!
O Naval já publicou matéria sobre elas e os dados técnicos também procurem por lá na lupinha 👍
O único que é da gola na tripulação é um Sargento MR Manobras e Reparos o resto é tudo FN 💪⚓️
https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:0fc30ef9-d239-45ea-9f93-b1ad5fec1c68
Não percam a próxima notícia: militares do exército passarão a utilizar nova garrafa termica, que garante água mais geladinha!
Gente, está no primeiro parágrafo, está unidade foi entregue para avaliação e desenvolvimento de doutrina.
Unidade piloto, com certeza as próximas sofrerão modificações/melhorias.
Ler, para quê?
Como dizia Macunaíma, “Ai, que preguiça…..”
Lancha meia-boca… é oque dá para o almoço!
Tá igual ao caveirão do Bope! Só uma pra adoçar a boca! Parece piada!
Pessoal, voces sabem a pergunta mais besta do mundo…porque uma LAR é uma LAR?
Se não souber…complica….ok…..tem a ver com calado….calado…calado….sabe porque calado…..?
Se cabinar…é outro calado….não…..?
Características técnicas das unidades a serem fabricadas:
– Comprimento: 8,83 m;
– Boca: 2,74 m;
– Calado: 0,53 m (rabeta);
-Velocidade máxima: superior a 28 nós;
– Capacidade de Transporte: 17 tripulantes;
– Casco: Casco de alumínio tipo planeio, velocidade de planeio 21 nós;
– Propulsão: 2 propulsores centro-rabeta de 320hp, óleo diesel marítimo (ODM);
– Blindagem: Lateral e frontal, altura média de 1100 mm;
– Cabine: aberta;
– Deslocamento: 5,6 toneladas;
– Armamento: suporte para 01 MAG na proa e 02 metralhadoras tipo 7,62 nas laterais.
Ficou um projeto bem robusto, vale lembrar que é a unidade piloto, visa validar e ajustar os requisitos operacionais da lancha, como está escrito na matéria, ela não vai monitorar a Amazônia sozinha.
é…, essa parceria EB x MB deu muito errado! Seria mais simples copiar e/ou aprimorar soluções já empregadas e testadas com sucesso pela Colômbia, com centenas de lanchas e modelos entregues. Essa voadeira, rasa e larga, com as metralhadoras de emprego geral e pesada, bem como os infantes, totalmente expostos. Se for para ser helitrasportada, aí até passa, mas duvido que pensaram nisso! Bem, para quem operava voadeiras de alumínio, melhor q nada!
Fazer numa empresa estatal. Custo X, prazo Y.
Fazer numa empresa privada. Custo X/10, prazo Y/100.
Me desculpem a ignorância, mas qual a utilidade de uma lancha blindada onde todos ficam expostos? Este é o desenho final?