República Tcheca encomenda tanques Leopard 2A4 à Rheinmetall
A República Tcheca contratou a Rheinmetall para o fornecimento de mais 14 tanques de batalha principal Leopard 2A4. O contrato foi assinado por Dr. Björn Bernhard, CEO da Rheinmetall Landsysteme GmbH, e Lubor Koudelka, Diretor-Geral da Divisão de Armamentos e Aquisições do Ministério da Defesa Tcheco.
O contrato, financiado pela República Tcheca, inclui também um pacote abrangente de logística e munições, com um valor total de aproximadamente €161 milhões líquidos. Ele prevê a entrega de 14 tanques Leopard 2A4 reformados até o final de 2026. Esses tanques são provenientes, em sua maioria, de estoques suíços e serão adaptados para uma configuração específica para as necessidades da República Tcheca.
O novo contrato complementa os dois acordos de troca circular já existentes, sob os quais as Forças Armadas Tchecas já receberam tanques Leopard 2A4 e, em troca, entregaram materiais antigos às Forças Armadas da Ucrânia.
O pacote de logística e munições encomendado recentemente foi projetado para manter a prontidão operacional da frota, que contará, ao final, com um total de 42 tanques Leopard 2A4 e dois veículos blindados de recuperação Büffel 3, em um nível elevado. Com a aquisição agora iniciada, as Forças Armadas Tchecas completam a conversão de seu 73º batalhão blindado, que originalmente utilizava tanques soviéticos, para tanques de batalha principal de fabricação alemã.
FONTE: Rheinmetall
Podia ser o Brasil…
Muito pesado pro EB talvez, que também prefere a munição de 105 mm.
O Chile tem 140 desse mesmo modelo que passarão por um upgrade.
Isso de peso é balela por não ter dinheiro para comprar.
Nada como uma guerrinha em seu quintal pra tirar um continente inteiro dos sonhos cor de rosa e acordarem pra vida e voltarem a estar com suas FAs em dia, para não serem o próximo país invadido.
Aqui na América do Sul vemos um recomeço também, depois de umas poucas compras, e bem insuficientes do Brasil, a vizinhança também resolver arregaçar as mangas e depois de décadas de tudo virando sucata, equipamentos novos estão sendo adquiridos aqui e ali.
O valor das munições e apoio (pacote abrangente) é para manter os 42 no total ou os 14?
Se for os 14, isso dá 10 milhões por carro de combate.