Fim do regime de Bashar al-Assad: forças de oposição declaram Damasco ‘libertada’

236
Rebeldes na Síria - 2

Forças de oposição sírias anunciaram neste domingo o fim do regime de Bashar al-Assad, encerrando 24 anos de seu governo. O comunicado foi feito horas após combatentes entrarem em Damasco, em uma ofensiva relâmpago que percorreu o país. Em transmissão ao vivo pela televisão estatal, líderes da oposição declararam que “o tirano al-Assad foi derrubado” e que todos os prisioneiros em uma grande instalação prisional na capital foram libertados.

A oposição informou que al-Assad, cuja família governou a Síria por mais de 50 anos, teria fugido da capital, com seu paradeiro ainda desconhecido. Em vídeo, o primeiro-ministro sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, afirmou que o governo está disposto a transferir suas funções para uma administração de transição. Ele pediu aos cidadãos que evitem vandalizar bens públicos, reforçando a necessidade de manter a ordem.

Combatentes da oposição também libertaram presos da prisão de Sednaya, ao norte de Damasco, como ocorreu em outras cidades capturadas. O chefe do grupo opositor Hayat Tahrir al-Sham, Abu Mohamed al-Julani, ordenou que não sejam atacadas instituições públicas. Imagens exclusivas da Al Jazeera mostraram combatentes entrando no palácio presidencial em Damasco, enquanto moradores derrubavam fotos de al-Assad.

 

A ofensiva, que começou em 27 de novembro, já havia garantido o controle das cidades de Aleppo e Hama, além de grandes áreas no sul do país. Combatentes entraram no centro da capital anunciando uma “nova era” sem vinganças e convidando os sírios no exterior a retornarem. Hadi al-Bahra, líder da coalizão política opositora no exterior, declarou Damasco “livre de al-Assad” e parabenizou o povo sírio.

Testemunhas relataram celebrações em Damasco, Latakia e na fronteira com o Líbano. Na capital, moradores gritavam “Liberdade! Liberdade!” e no reduto opositor de Aleppo, uma estátua de Hafez al-Assad, pai de Bashar, foi derrubada. Refugiados sírios, muitos separados de suas famílias há anos, expressaram esperança de retornar para casa.

A guerra na Síria começou como um levante pacífico contra al-Assad em março de 2011, mas evoluiu para um conflito armado que envolveu potências estrangeiras, causou centenas de milhares de mortes e transformou milhões de pessoas em refugiados. Especialistas afirmam que a queda do regime era uma questão de tempo, refletindo a fragilidade do apoio ao governo e à estrutura militar síria.

James Dorsey, especialista em Oriente Médio, apontou que al-Assad falhou em manter a lealdade militar e sabotou tentativas de reformas pacíficas. Ele destacou que muitos soldados foram forçados a lutar sem compensação adequada, levando a deserções. A queda do regime demonstra, segundo ele, a incapacidade de seus principais aliados, Irã e Rússia, de sustentá-lo sem uma ocupação direta.

FONTE: Al Jazeera

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

236 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wagner
Wagner
1 mês atrás

Os curdos que se cuidam,

RSmith
RSmith
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Pois é… a Turquia não vai permitir de forma alguma a formação de um estado Curdo no norte da Syria

Maurício.
Maurício.
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Quero só ver a hora que começar a acontecer ataques terroristas do PKK unidos com o YPG na Turquia…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Sempre acontece, mas nada demais, eles ocupam a Síria já tem tempo, e uma área grande, justamente para isso não acontecer.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Pode ter certeza a Turquia não é tão incompetente como a Rússia… A bem da verdade acho que não tem pais no mundo mais incompetente do que os patéticos Russos. Ninguém vê isso??

Heinz
Heinz
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Acho que os curdos ficarão com o norte, eles dominam 40% do país, incluindo o campos petrolíferos. Foram os principais responsáveis pelo declínio do ISIS, os caras são casca grossa.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Eu tenho que discordar de vc nisso, EUA e Rússia foram os principais atores contra o EI, mas tenho que falar que a Rússia foi o maior, pois o que eles lançaram de bombas nos terroristas dos EI não é pouco.

Iran
Iran
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Não esqueça do papel do Irã e do Soleimani nisso tbm

brutus
brutus
Responder para  Iran
30 dias atrás

irã , nao tem nada ver com isso

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

sim a Rússia e os EUA ajudaram muito com aviação, mas o grosso da tropa no terreno eram os curdos, eles conseguiram muitas e grandes vitórias contra o ISIS, é só você ver a área que agora eles ocupam e que outrora o ISIS operava.

gordo
gordo
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Não só os Curdos, o conselho é pertinente pra toda a região, em especial o Líbano e a Jordânia. A Jordânia tem um governo que se mantém graças ao apoio dos EUA e Europa, um terreno fértil para os fundamentalista. No mais, o futuro da Síria é uma guerra civil.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Sim, eles confiaram nosAmericanos, os Americanos sairam e os Turcos mataram milhares deles, em um genocidio que a Midia Interncaional deu pouca importância, o Assad até avisou eles, que lutar contra a Síria era um erro, e depois alguns grupos passaram a apoiar o governo, pois a Turquia invadiu a Síria, e eu não vi ninguém falar Slava Siria.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

É que na Síria não se fala ucraniano (desculpa, essa eu não podia perder).

Kleber
Kleber
1 mês atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
1 mês atrás

E a Rússia começa a ficar a cada dia mais distante de chegar em Paris.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Henrique de Freitas
1 mês atrás

Se não chegou na Segunda Guerra, agora que não chegaria mesmo.

Francisco
Francisco
Responder para  Henrique de Freitas
1 mês atrás

ELA ja pode ficar feliz se a Russia mantiver Moscou dentro da Russia

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Henrique de Freitas
1 mês atrás

Estou vendo a nova série … “Churchill em Guerra”

Líderes fracos(Neville Chamberlain)… só levam a destruição.. al-Assad sempre foi um fracote dependente de terceiros… c.fu e o país junto.

Já a Rússia…é uma questão epistemológica – Arsenal Nuclear + Putin.

Se na II-W líderes estrategistas brilhantes, sorte, atos heróicos, “salvaram” o mundo.

Se houver uma terceira…esqueça esse papo de estratégia, ataque tático , preventivo, Rambo , rs.. mimimi.

Será pura e simples Destruição Mútua Assegurada (MAD).

“Os vivos invejarão os mortos“ – Nikita Khrushchev.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

O Putin é uma obra de marketing. No governo dele a posição estratégica russa se deteriora a passos largos. O crescimento da Otan é só uma parte disso. A Russia também está perdendo espaço na Ásia Central e agora no Oriente Medio

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

A Rússia será estrangulada.
Não haverá a necessidade no uso das armas nucleares.

Em um futuro não muito distante, a Rússia vai sucumbir.

Ela terá de baixar a guarda e aceitar a ingerência ocidental.

Não há outro caminho.

“American way of life will always prevail “.
Barack Obama

É o mundo ou melhor, a realidade do mundo.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Estrangulada…rs

Visitar o oculista pode ser necessário..rs

Alemanha que está estrangulada energeticamente… Europa no geral…correndo para fechar acordos independentemente da anuência de todos os membros.

Em 2025 será um salve-se quem puder na UE , ainda mais com o Trump querendo sentar o dedo tarifário.

Iran
Iran
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Alemanha é irrelevante de maneira isolada, a questão são projetos de poder, temos um ocidental liderado pelos americanos que engloba a OTAN e alguns outros países e um projeto russo, o projeto russo está estrangulado e o ocidental vai muito bem, essa é a realidade, a Síria foi não um tapa, mas um fortíssimo soco no estômago do projeto de poder russo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Cara, que estranho. Essa papo de Alemanha estrangulada é brabo. Não se sustenta.

Um amigo que mora na Alemanha a cinco anos, viveu o ‘antes e depois’ da invasão da Ucrânia me falou que sim, o custo de vida aumentou. Mas as contas fecham com tranquilidade. E isso um imigrante que teve que refazer os estudos em Engenharia por lá e só no início do ano passado conseguiu um emprego que lhe paga bem para os padrões Alemães.

Ele está super tranquilo. As cidades em pleno inverno ultra iluminadas para a estação natalina, aquecedores rolando numa boa, etc.

Já fazem praticamente três anos da mesma ladainha da energia, inverno congelante, vai tudo para o espaço, etc.

Até agora nada. Se não foi pro espaço antes, agora que a economia local está ainda mais adaptada à falta do gás Russo, acho bem difícil que ocorra…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leandro Costa
30 dias atrás

Leandro, admiro tua paciência. O ForTe virou, há tempos, a mais pura guerra de torcidas. A grande maioria se digladia para tentar impor ao outro que aquele para quem ele torce é maior, melhor, mais bonito e tem mais poder. O Aéreo e o Naval são, até o momento, livres dessa doença de torcidas. Eu comento muito raramente aqui, justamente por isso. Cada tópico vira um círculo vicioso, um loop de torcidas…nada mais.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Santamariense
30 dias atrás

Penso da mesma forma. Motivo pelo qual também faço aparições raras por aqui.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Obra de marketing..rs

A chapelaria aluminiaca só cresce …deve ser a água que bebem..rs

Entre 2000-2023 o PIB russo cresceu 678%
Gastos militares +1000%

Geopolíticamente a ascensão de Putin galgou a Rússia ao topo. Alguém se lembra como era antes com o bebum do Boris Yeltsin.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Sim os russos estão bem. Sucessivas expansoes da OTAN, guerra invencível na Ucrânia que drena recursos humanos materiais e políticos, Ásia Central sendo perdida para a China e agora vai perder a capacidade de operar forcas militares no Mar Mediterraneo e na África.
Putin, o gênio.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Ásia perdida para China..Guerra invencível na Ucrânia, perder o mar mediterrâneo.. deve viver numa câmera hiper bárica…rs

Vou ver The Agency ..

difícil ter um discussão realista… cada um com suas verdades insofismáveis.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Sim, se afundar em obras de ficção é uma boa forma de fugir da realidade.

Se você quer uma medida do que está ocorrendo na Asia Central, todas as 5 ex-repúblicas soviéticas da Asia Central participaram da 1ª Cúpula China-Central Ásia ocorrida no ano passado.

Foi um enorme sucesso para seus participantes, a China anunciou bilhões em investimentos nestes países e culminou com o anúncio da construção de um enorme gasoduto entre o Cazaquistão e a China.

Curiosamente, a Rússia não foi convidada, nem como observadora apesar de os 5 países da Ásia Central terem sido seus satélites por séculos.

Mas pouco antes de anunciarem a construção do gasoduto entre o Cazaquistão e a China, estes dois países também anunciaram um pacto de cooperação militar e a China está desenvolvendo as forças militares do Tajiquistão.

É isso o que está ocorrendo na Ásia Central, que tem um novo centro de gravidade que não é russo.

Iran
Iran
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Perdeu a Síria, perdeu a Armênia, panturquismo em seu auge desde a queda do Império Otomano, sanções pra caramba, que sim, afetam a economia russa, apesar de não destruí-la, está atolada na Ucrânia, Turquia e China fatiam entre si a Ásia Central enquanto a Rússia fica de fora, mas não, claro q está tudo bem pra Rússia. Quem está perdendo é os EUA que dominam metade do planeta terra e continuam sendo o país mais rico e relevante do mundo.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Iran
1 mês atrás

Perdeu a Síria..rs

Os EUA controlam via seu proxy (FDS)* 30% da Síria…área que detém 70% do petróleo sírio.

Petróleo esse que é roubado do país, que é usado para ..rs..custear as operações do FDS.

Resumindo o ditador deposto não tinha dinheiro, era e é roubado com a “cobertura” dos EUA.

*Forças Democráticas Sírias (FDS).

Iran
Iran
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Frase de efeitos tipo “chapelaria de alumínio” só funcionam naquela pântano de propagandistas russos da comunidade “arte da guerra” que errou mais uma, diga-se de passagem.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Iran
1 mês atrás

O “Farinhaço” é torcedor infiltrado… nem vejo mais a torcida organizada de lá.

Prefiro canais da gringa… americanos , espanhóis…ucranianos..russos…chinês.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

não vejo assim, sem ele Rússia seria a Parte Eropeia, a Parte Caucasiana seria a Grande Chechenia, Teria a República Siberiana, e Rússia Oriental do Extremo oriente do país com a Cpaital Vladvostok

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

O risco de a Rússia se fragmentar existia em 1991, quando a URSS caiu e vários países se tornaram independentes. Mas depois disso, na maior parte da Rússia a densidade populacional é tão baixa que não seria viável movimentos separatistas sustentáveis. Pode ver que os que existem, são no Cáucaso, que têm maioria muçulmana que têm as taxas de natalidade mais elevadas de toda a Rússia.

RSmith
RSmith
Responder para  Henrique de Freitas
1 mês atrás

não entendo esse medo de certos comentaristas nesse fprum… não é a Russia que esta ameaçando a Europa… é a Europa que não suporta a existencia da Russia…. isso desde sempre… a europa deseja a pulverização da Russia em diversos estados pequenos… tem o mesmo desejo em relação ao Brasil…

Hcosta
Hcosta
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Não bastou as várias décadas de ditaduras comunistas, ataques híbridos, campanhas de desinformação, invasões de países, ameaças, chantagens usando o gás e o petróleo, patrocinar grupos extremistas, etc.

E, agora, ameaças nucleares.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Mesma coisa pros EUA, França, e UK, ninguém é santo

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Existe até livro americano de décadas atrás em que defende a pulverização da Rússia.
Não me recordo o título ou o autor más tem.

Imagine se um escritor russo resolve escrever um livro defendendo a pulverização dos EUA como várias nações independentes?

Seria antidemocrático.
Kkkkk

Mas pra resumir, isso sempre existiu desde que mundo é mundo.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás
AMBAR
AMBAR
Responder para  RSmith
1 mês atrás

A general do Comando Sul do Exército dos EUA Laura Richardson  no Brasil para exercícios conjuntos entre a marinha brasileira e a estadunidense, declarou numa de suas entrevistas, e sem qualquer constrangimento, o seguinte: ” “Nossos concorrentes e adversários também sabem o quanto essa região é rica em recursos”… “60% do lítio do mundo estão na região; você tem petróleo bruto pesado, você tem petróleo bruto leve, você tem elementos de terras raras, você tem a Amazônia […] você tem 31% da água doce do mundo aqui na região”, completou.
O Comando Sul dos EUA é o departamento do exército americano focado em temas da América do Sul e América Central. Laura Richardson, sua chefe, sabe a importância da região para os EUA. Em 2020, ela deu uma declaração que esclarece os interesses de Washington na região.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

A pessoa que escreve estadunidense para falar de americanos já declara sua posição ideológica.

E quanto a 31% da água doce do mundo, temos de olhar os relatórios das 5 maiores bacias hidrográficas brasileiras que saiu recentemente. Todas com grandes déficits hídricos.

Agro atuando com força.

Nativo
Nativo
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Calma amigo nossos patriotas com e sem farda, estão muito ligadoa …. Nas urnas eletrônicas, atrapalhando a ascensão do salvador da pátria.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  RSmith
1 mês atrás

A Rússia invadiu a Letônia e a Lituânia em 1991, atuou Moldávia criando uma região ocupada na Transnístria em 1992, invadiu a Georgia em 2008, a Ucrânia em 2014 e 2022.

Iran
Iran
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Os países europeus sempre tiveram relação boa com a Rússia e nunca quiseram sua desintegração, a única exceção é o Reino Unido, e estou falando num âmbito histórico, França e a Alemanha – as potência continentais – sempre buscaram na Rússia um aliado, isso até 1917, e tudo isso foi prescrito pelo Halford Mackinder, um dos, senão o maior estrategista geopolítico da história do Império Britânico. Mas desde 1945 a ideia de Moscou de dominar o mundo e se tornar o hegemon subiu a cabeça, e essa ideia continuou existindo nos cantos escuros de Kremlin dps de 1991, e hj encontrou a sua expressão máxima com o Putin e nacionalistas como o Dugin, o Dugin inclusive prega um real imperialismo russo e se baseia em um monte de schizoterismo e uma espécie de “destino manifesto” pra Rússia controlar todos os antigos países soviéticos e além deles ainda manter uma zona de influência no Oriente Médio, Ásia Central e Europa, é praticamente a mega-nação eurasiática que o George Orwell descreve no 1984. Tudo que a UE – sobretudo os países da fronteira com a Rússia – querem é se proteger de uma expansão russa.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

É o fim de toda tirania.

Jamais perder a esperança.

Na Síria ou …

eliton
eliton
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Igual na Líbia. “É o fim da tirania”, corta a cena, mercado de escravos.
O chicote só mudou de mão. Ou você acha que o Estado Islâmico é um grupo democrático que faz tudo dentro das 4 linhas da constituição?

Sergio
Sergio
Responder para  eliton
1 mês atrás

Eu não discordo de você.

A tirania destroe o tecido social e provoca efeitos deleterios.

Pra ser derrubada é necessário sangue nos olhos.

E o que sucede costuma ser confuso.

É isso que temo.

AMBAR
AMBAR
Responder para  eliton
1 mês atrás

O problema são as 4 linhas. Constituição com só 4 linhas, só se for desenhada. Constituir um estado é assunto demais para só 4 linhas.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  eliton
30 dias atrás

O EI faz o que ele é pago para fazer.

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Pois é! Um dia todo regime autoritário e violento, onde não vige o estado democrático de direito, desmorona.
Falam do embuste das armas químicas iraquianas mas o Saddan teve 13 anos para abandonar as chuteira de líder supremo iluminado mas se apegou ao poder e teve o fim que atinge 9 de cada 10 tiranos.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Verdade. Se não tem um padrinho forte segurando a onda, o fim de um ditador é ficar pendurado.

Sergio
Sergio
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

O padrinho uma hora solta as mãos.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Verdade. Isso vale para esquerda e direita. Alguns tem sorte e conseguem morrer na cama, cercados pelos bens amealhados durante seus governo. Outros até falecem no vaso sanitário de uma prisão qualquer

Wilson
Wilson
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Vc fala em padrinho forte para sustentar, e quem é padrinho fortemente que sustenta a tirania da China há cem anos ou mais?

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Wilson
1 mês atrás

Boa pergunta.

Sergio
Sergio
Responder para  Bosco
1 mês atrás

E eles pensam ser eternos…

RSmith
RSmith
Responder para  Bosco
1 mês atrás

… discordo.. basta ve a historia do mundo… todos os estados, povos, nações foram liderados por “lideres Supremos” (ditadores, reias, czar, Pharao etc…)
Na historia humana esse foi majoritariamente a forma de governo dos povos… so por um pequeno perido na Grecia antiga (antes do periodo cristão) e nos ultimos 200 anos aproximadamente é a democracia tem prosperado… infelizmente na democracia vale mais quem mais agrada uma parcela majoritaria da população (populismos, Lula de um lado e Bossanaro do outro, exemplos mais evidentes e atuais) Ocorre que a grande massa do povo e desprovida de inteligencia e essa massa é que define o destino das nações… não acredito que a democracia, da forma como esta atualmente, vai sobreviver por muito mais tempo…

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Mesmo na Grécia a democracia não era para todos.

RSmith
RSmith
Responder para  Comenteiro
29 dias atrás

verdade… a democracia de então não funcionava muito bem em relação as mulheres e escravos :-/

AMBAR
AMBAR
Responder para  RSmith
1 mês atrás

“… infelizmente na democracia vale mais quem mais agrada uma parcela majoritaria da população”, completando:
Quem agrada a elite governa sem perturbação e sem medo.

RSmith
RSmith
Responder para  AMBAR
29 dias atrás

… discordo… a “Eliete” e a “turba”, no final das contas são iguais… são como “sanguessugas” quanto mais você agrada mais querem… é a “natureza humana”

Nativo
Nativo
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Quase certo na sua análise, só pecou pela parte da inteligente do povo.
A questão que os líderes eleitos na democratas se valem dos anseios do povo, racionais ou não.
O erro disso é a pouca avaliação da história de vida do líder político, o que já seria uma boa baliza para evitar o erro.

RSmith
RSmith
Responder para  Nativo
29 dias atrás

é verdade… “O erro disso é a pouca avaliação da história de vida do líder político, o que já seria uma boa baliza para evitar o erro” e mesmo com todas as ferramentas atualmente disponíveis para essa avaliação grande parte da população continua votando no “efeito manada”… não “fazem” a devida avaliação dos políticos… pelo menos não uma avaliação profunda e criteriosa… verdade que os meios de comunicação não ajudam, estão partidários de um lado ou outro (geralmente para o lado que paga mais) … desculpa, a minha idade avançada diminui muito minha boa percepção do futuro de nosso pais se não do mundo todo.

Diego
Diego
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Kkkkk estado democrático
Aí você pegou pesado né,os outros só estão de pé por causa da amizade.
Enquanto apoiar o amigo forte e fazer seus gosto está tudo tranquilo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Nossa vai ser o governo do Amor com Estado Islâmico e Al Qaeda kkkkkkkkkkkkkk

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Sergio
30 dias atrás

Salvo melhor juízo, a Arábia Saudita também se enquadra no conceito de tirania?

sergio S.
sergio S.
1 mês atrás

E como fica as bases russas na Síria?

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Não ficam

Iran
Iran
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Ficam, já negociaram para a Rússia manter duas bases e dois portos, as demais bases no norte foram transferidas para a Turquia, e as do sul para Israel

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Os russos vão negociar com os “terroristas” e provavelmente já estavam negociando há dias.

RSmith
RSmith
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

hum….. quem sabe ocorrerar a formação de novos paises nos territorios controlados por cada facção?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  RSmith
1 mês atrás

Um processo de desmembramento igual ao da Iugoslavia sempre foi uma possibilidade na Síria. Vai depender do que acontecer daqui para frente mas é uma possibilidade.

Francisco
Francisco
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

kkkkkk que base russa na Síria?
isso não existe mais.

Novo governo já falou que a base agora é deles

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Francisco
1 mês atrás

Como sempre deveria ter sido.

Iran
Iran
Responder para  Francisco
1 mês atrás

Continuam havendo bases russas na Síria

Carlos
Carlos
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Da mesma forma da base americana no Sul do país. Se estas grupos ligados ao Isis e Al Quaeda avançam, saem e deixam a Síria se tornar uma nova Libia

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Terão o destino que todas as demais bases de outros países tbm deveriam ter.

Voltam pra casa.

Olhe a loucura.
Base russa na Síria, base americana por infinitos lugares no mundo, bases chinesas se espalhando de igual forma.

Não há nada de certo nisso.
Cada país tem o direito de ser soberano sem ninguém no seu quintal exercendo seus interesses.

Mario Aruda
Mario Aruda
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

A Rússia vai fundar a Republica da Fenícia no território controlado.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Continuarão como sempre … óbvio que a reunião em Astana(capital do Cazaquistão) foi para acertar o “espólio”.

O líder jihadist já disse que nenhum ativo russo será danificado…etc.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  sergio S.
1 mês atrás

Vão levar chumbo de Munição Turca e CIA

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Li que estão abrindo todas as prisões e libertando os perseguidos, torturados etc…

Uma hora acaba.

Acaba….

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 mês atrás

Infelizmente eu prevejo que a queda do regime de Assad não vai significar o fim dos conflitos no país. Provavelmente agora haverá um esforço das partes pelo controle do poder e pela criação de estados independentes, especialmente para os Kurdos. E a Turquia irá tentar evitar que isso aconteça.

Diego
Diego
Responder para  Clésio Luiz
1 mês atrás

Sempre tem que ter um inimigo, os curdos vão ter que segurar bronca agora.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Clésio Luiz
1 mês atrás

vai haver uma certa pacificação, o caminho para um gasoduto que “salvará a Europa da Rússia”, agora está aberto, a questão é se os peões vão aceitar isso.

Roger Diniz
Roger Diniz
1 mês atrás

Onde Ruzzia se envolve a derrota é certa

Lamentavel

Bosco
Bosco
Responder para  Roger Diniz
1 mês atrás

É dito que os EUA perderam no Vietnã porque não conseguiram evitar que o sul fosse tomado pelo norte após quase 10 anos.
Acho que podemos por na conta da Rússia essa derrota.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Essa história está na Barça mas tbm dá pra achar no Wikipedia.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Bosco
1 mês atrás

E na guerra da Ucrania está a caminho

Iran
Iran
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Sem dúvidas, e isso vai custar mt contorcionismo dos propagandistas

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Roger Diniz
1 mês atrás

Os nazistas pensam diferente

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Nao confunda URSS com a Rússia.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

É a mesma coisa.
Na essência.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Na URSS era Russia + Ucrania. Sem URSS Russia X Ucrânia.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Os nazistas nem existem mais.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

E quem acabou com eles? Se bem que muita gente quer a volta dos “bons tempos”…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Vai na fé..rs

Mig25
Mig25
Responder para  Roger Diniz
1 mês atrás

Acho que Napoleão e AH não souberam disso…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

Efeito colateral da guerra na Ucrânia: foi a Rússia que derrotou o ISIS (os ocidentais, especialmente França e Inglaterra foram covardes, tiveram medo das reações nas redes sociais) e a partir de então bancou o regime de Assad, que já não tinha apoio nem do povo, nem das forças de segurança, manteve-se no poder pela força do apoio russo. Mas a Rússia precisa cuidar de questões mais urgentes e isso facilitou a ofensiva rebelde, especialmente por não ter mais o receio de enfrentar Vladimir Putin.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

Tudo errado. O avanço do ISIS foi interrompido na batalha conhecida como “cerco a Kobani” pelos curdos; e também foram os curdos quem retomaram a Raqqa a “capital” do ISIS.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Sinceramente? Não foi uma batalha que definiu isso, foi a vontade declarada de Putin em exterminar o ISIS sem preocupar-se com a opinião pública do Ocidente, onde teve gente que queria negociar com aqueles terroristas medievais. Enquanto ingleses e franceses se preocupavam com as redes sociais, o ISIS decapitava inimigos e transmitia pelas redes sociais que o protegiam, teve a Rússia que ir lá e definir quem eram os bandidos daquela história, até proque Putin não precisa prestar contas para wokes que não entendem a realidade de uma guerra.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

Se a vontade do Putin contasse alguma coisa o Assad estaria reinando em Damasco.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Putin tem coisas mais urgentes a tratar neste momento, ele invadiu a Ucrânia e agora precisa manter a besteira que fez…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

E, cada escolha é uma renuncia.

Hcosta
Hcosta
Responder para  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

É, a culpa é dos Wokes…
É Putin o grande salvador da humanidade…

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

O embusteiro do Putin no Brasil consegue agradar a gregos e troianos. rsss
Agrada a turma da canhota dos wokes por representar um contraponto ao Ocidente opressor em geral e aos EUA em particular.
E agrada alguns destros emocionados por conta do seu discurso “conservador” rsss.
Ambos os grupos não veem estarem numa clara dissonância cognitiva já que não há como um mesmo indivíduo servir a essas duas causas ao mesmo tempo.
O sujeito é um mesmo um mestre da manipulação , digno mesmo de ter sido um alto oficial da KGB.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 mês atrás

A mais Pura verdade, os EUA deram armas para os Curdos e o FSA, membros do FSA pegaram essas armas e foram para o EI, Rússia macetou o EI de norte a Sul do país, enquanto o esforço do EUA foi manter os poços de petroleo sob seu controle e estão até na sua base na Síria até hj, mesmo sabendo que a Turquia estava ajudando o EI e a Al Qaeda nos últimos meses,não fizeram nada. e o Imperio das Leis foi enfiado no @nus, pois não houve pressão nenhuma em retirar tropas da Turquia que ocupam uma área gigante pra matar curdo, fora a base para vigiar poços de petroleo dos EUA

Hcosta
Hcosta
1 mês atrás

É o resultado da Rússia e do Irão esticarem muito a corda…
Com a faixa de Gaza, Iémen, Líbano, etc.

Na tentativa de causarem o caos no médio oriente, e talvez orientados pelo regime Russo com o objetivo de influenciar as eleições Americanas e dispersar o apoio Americano, acabam por enfraquecer as suas posições.

Mas havia quem previsse que Israel se renderia aos ataques vindos de grupos terroristas do Iémen, do Líbano, da Síria e do Irão…

Se a minha teoria estiver certa, é mais uma grande jogada geoestratégica de Putin e do Irão…

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Desde antes da SGM a “Rússia” é responsável direta por toda a confusão no mundo islâmico, tendo o AK-47 e o RPG-7 como o símbolo mor da “causa”.
Com sua doutrina de “amor” incondicional onde ela via opressores a serem trucidados em todo lugar claramente se vislumbrou para ela uma forma de enfraquecer o Ocidente opressor colocando os oprimidos do Islã contra o Ocidente e os judeus.
No final das contas os istas que consideram que o fim justifica os meios e prometem igualdade e liberdade no final , não dão nem uma coisa nem outra, muito pelo contrário.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Bosco
1 mês atrás

EDITADO

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Me parece que muitos estão a subestimar o Irão.
É no mínimo o corresponsável e, na minha opinião, o maior derrotado.

Se o Hezbollah não tivesse sido ordenado para atacar Israel, talvez o resultado fosse diferente. Como foi no início do conflito onde conseguiram evitar a derrota do regime.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Cara de a tão afamada e poderosíssima mãe russa não é nada além de uma propaganda, imagina o Irã.

Quer resumir?
O Irã é nada mais nada menos do que o caça invisível de controle remoto que pelo tempo em que foi propagado já deveria ter sido construído a milhares de centenas e destruído Israel, o que obviamente não aconteceu.

O Irã é um discurso.
Nada além disso.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

então diga isso para as muitas dezenas de milhares de soldados armados em vários países que são patrocinados pelo Irão.

Ou acha que os houthis desenvolveram mísseis anti navio sozinhos?

O Irão é um dos principais intervenientes no Médio Oriente e com mais poder e influência do que os Russos.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Jesus amado.

Bosco
Bosco
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Opa! tudo bem? Pressão tá boa? Glicose???
Qualquer coisa avisa aí que a gente liga para o SAMU.

Diego
Diego
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Bosco e sua torcida pelos banzinhos americanos kkkkkkk

Bosco
Bosco
Responder para  Diego
1 mês atrás

Só há dois lados nessa guerra civilizacional pelo qual o mundo atravessa.
Há os canhotos que apoiam descaradamente as ditaduras, estados gigantescos e opressores governados por seres iluminados, há os isentões que também apoiam ditaduras, estados gigantescos e opressores governados por seres iluminados mas não descaradamente e há os que apoiam o modelo democrático, de um estado menos opressor , onde o indivíduo ainda tem valor e onde a liberdade e a vida ainda são direitos inalienáveis. Eu sou desse terceiro grupo.
Esse grupo é imperfeito e cheio de problemas mas é o grupo que eu faço parte.
Pode chamar de “universo bolha do Bosco” se isso de deixa feliz.

Satyricon
Satyricon
1 mês atrás

9 de Novembro de 1989 – Queda do muro de Berlin

A história se repete

Tão inesperado e repentino, é simplesmente inacreditável, até tornar-se realidade.

Este é o primeiro dominó a cair do “Novo Império” Russo. Muitos outros virão à seguir. Apostas abertas para qual será:
Transnistria?
Georgia?
Ucrânia?
Kalinigrado?
Chechênia?
Daguestão?

1991 está logo ali, à espreita. Será que tocarão o lago dos cisnes novamente?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Satyricon
1 mês atrás

Muitos ficam excitados com o Donbass mas se esquecem que perderam a Ucrânia.
Mas na ânsia de negar a realidade para encontrarem algum sentido nesta guerra se agarram a qualquer coisa para não terem um choque com o falhanço Russo.

E ainda temos a Bielorrússia…

E os países Europeus com proto ditadores, como a Hungria e outros, que se colam a Putin para ter algum apoio.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Na Ucrania e Russia já esta estrategicamente derrotada.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Explique essa afirmação ?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Os russos vão sair da Guerra na Ucrânia em uma posição pior do que estavam quando entraram.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Sei … ocupando 20% do território ucraniano…e claro “devolvendo” a Crimeia… e pagando a reconstrução da Ucrânia e pensões, e o Putin tem que usar tornozeleira eletrônica ..rs

Já acordou ?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bispo de Guerra
30 dias atrás

Aumentar o território soluciona qual problema russo? Nenhum, porque o território russo é tão grande e sua população proporcionalmente tão pequena que ela é incapaz de explorar economicamente este território. É trocar algo que ela já tem em grande quantidade (território) por algo que ela tem pouco e vai acabar sem nenhum (influência política). Depois que a China fez o encontro China – Asia Central no ano passado, a Rússia perdeu a única região em que ela exercia alguma influência – a Asia Central. Na Europa já não tem influência, no Oriente Médio a sua proteção mostrou-se irrelevante e mais do que isso: em breve vai ficar claro que os russos rifaram o Assad em troca de não ter as suas bases atacadas.

Wagner
Wagner
1 mês atrás

Al qaeda em 23 anos derrubou as torres nos EUA e ganhou um país.
Bin Laden venceu a guerra.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Logo logo os russos negociam com eles. É isso ou perder sua presença no Mar Mediterrâneo e, com ela, enfraquecer sua posição no Norte da África.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Pior que essa foi talvez uma das maiores ironias do destino que aconteceram nos últimos anos.

Eles surgiram como combatentes da liberdade, se tornaram demônios e agora, depois de décadas, voltaram ao palco novamente como combatentes da liberdade, inclusive com uma mãozinha das mesmas pessoas que os apoiavam e perseguiam.

Os caras não estavam brincando quando disseram que vingariam a morte do Bin Laden.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

E não é sempre assim?
A OLP do Yasser Arafat começou sua carreira atacando ônibus de transporte escolar infantil e escolas e hoje é “Autoridade Palestina”.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

O terrorista de ontem é o lutador da liberdade de hoje.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

E o estadista de amanhã.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

E um provável ganhador do nobel da paz!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Nobel da paz não serve para nada, só para dar dinheiro para quem ganha.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Nessa vida voce morre como terrorista que mata o irmão de um rei, ou sobrevive pra virar herói de uma nação.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Tiradentes e um herói braseiro, mas um traidor para os portugueses.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

E dizem que a imagem dele como herói só foi construída no século 20…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

aí menos né, quem sabe a história da inconfidencia mineira sabe que esse papo de herói nacional é propaganda republicana

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Todos os heróis são propaganda. É para isso que eles existem.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Ben Gurion

AMBAR
AMBAR
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Não é bem ironia do destino, parece mais tratar-se de estratégia indireta para atingir as posições da Rússia. É um jogo de geopolítica pesada. A Ucrânia, nessa fase de estertores, enquanto não é fortalecida pelo Ocidente, é substituída por essa frente desestabilizadora sempre a espera de explodir no Oriente Médio. Ali ninguém parece interessar-se pela paz.

Zé Rato
Zé Rato
1 mês atrás

Com os Russos mergulhados na Guerra da Ucrânia e o Hezbollah de volta ao Líbano para reiniciar a sua guerra interminável com Israel, poucos meios humanos e materiais sobraram para segurar a cadeira do Assad.

Mas não me parece que a Guerra Civil Síria tenha acabado?
Não sei se haverá entendimento entre a coligação de grupos rebeldes e os Curdos, que não quererão perder os territórios onde gozam de autonomia?
Não sei se os rebeldes sírios se entenderão, uma vez que são uma manta de retalhos de diversos grupos com entendimentos poucos fiáveis?
Não sei se os EUA aceitarão a Síria controlada por grupos inspirados na Al-Qaeda?
Não sei se a Turquia não quererá tentar acabar com as forças curdas nas regiões fronteiriças?

AMBAR
AMBAR
Responder para  Zé Rato
1 mês atrás

O que a gente pode saber é que os “senhores da guerra”, fabricantes e mercadores do caos estão satisfeitos e riquíssimos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Zé Rato
1 mês atrás

Hezbollah está com … que não passa nem wifi, pois a Síria é a rota de armas deles, sem os rebeldes a mando dos EUA ou Turquia pararem de fornecer armas, Israel vai acabar com o pouco que sobrou

José 001
José 001
1 mês atrás

A liberdade venceu.

Cada grupo tribal vai poder fundar seu próprio califado.

A Rússia não continuará lá, vai pegar o que tem e sair rápido.

ONU melhor nem comentar.

O Trump disse essa semana que a Síria não é amiga dos EUA e eles que se virem.

Depender da Europa é piada.

Os curdos são cerca de 13 milhões só no Curdistão turco, mais uns 15 milhões no restante do mundo, agora a Turquia vai ter que organizar o quintal onde é odiada.

Israel vai anexar alguns territórios e expulsar quem não for judeu.

Vai sobrar mão de obra especializada em combate e terrorismo procurando uma nova causa para defender.

E vai sobrar para o Iraque também.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  José 001
1 mês atrás

Liberdade com grupos extremistas parece e é uma confusçao de entender

José 001
José 001
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Essa liberdade foi para os que acreditam que os “rebeldes moderados” são a salvação da Síria e estão aplaudindo sem se preocupar com quem será o sucessor de Assad.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Agora veremos um milagre como a visão do São Paulo a caminho de Damasco. Os russos terão uma revelação e eles, que até 2 dias atrás classificavam os rebeldes como “terroristas”, vão começar a tratá-los como “oposição legítima” ou coisa parecida e vão negociar com eles a manutenção das bases russas.
E veremos os brasileiros que chamavam os rebeldes de terroristas também terão uma mudança de percepção muito parecida com a dos russos.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Brasileiro senta no sofá e assiste aos conflitos no Oriente Médio como um filme que ele não entende. Sua percepção é a que os americanos lhe dão. Assim, pouco importa o que aconteça, veremos mais uma “versão brasileira” AIC São Paulo ou Herbert Richards (desculpe o mote). A gente não entende por qual motivo aquele povo milenar ainda não parou de brigar e nem por quê tanto briga.

Bosco
Bosco
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Ambar,
Acho que você subestima a capacidade de outras “forças” que não a americana de fazer a cabeça do povo brasileiro. Russos, chineses, palestinos, iranianos … todos têm grande capilaridade na mídia nacional… e no imaginário popular.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Sucede, caro Bosco que as “forças não americanas” não têm visibilidade e nem credibilidade na mídia nacional e, no imaginário popular, são tidas como “as forças do mal”.

Bosco
Bosco
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Será, AMBAR?
A “pequena” amostragem que temos aqui na Trilogia não parece corroborar essa sua percepção.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Ambar, eles lutam pelos mesmo motivos de sempre. Poder e riqueza. Na Síria, 10% da população alauíta, com apoio de cristãos e xiitas (25% no total) controlavam os 75% dos sírios que são sunitas. E lembre-se: xiitas e sunitas começaram a lutar uns contra os outros poucas décadas após a morte de Maomé e estão se matando desde então (1400 anos), da mesma forma que os cristão se mataram por séculos nas guerras religiosas da Europa.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Jacinto Fernandes
30 dias atrás

Pois é, amigo, que falta que faz um estado laico. MAS, considerada a natureza belicosa dessas nações elas sempre arranjarão um motivo para guerrear, infelizmente.

Vingadores
Vingadores
1 mês atrás

Quem governa agora? EI? Al Qaeda? Outro?

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Vingadores
1 mês atrás

Quem for mais forte ganha um pedaço maior do país.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Vingadores
1 mês atrás

Eu aposto no EI, pois desde muito antes, a relação deles com a Turquia era melhor

Wagner
Wagner
1 mês atrás

Qual o nome do comandante das Forças Tigres? Ele foi cotado na época para assumir o lugar do Assad. E ele está sumido tinha uma grande força dentro do comando sírio. Estaria ele reconfigurado as forças e retornar para tentar assumir o poder?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Maj. Gen. Saleh Abdullah. Eles estava em Hama quando a cidade foi perdida sem luta. Provavelmente percebeu que o regime ia cair e fez um acordo, o que foi bom para todos.

Wagner
Wagner
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Esse já está morto, era Iemita.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Wagner
1 mês atrás

São homônimos.

Wagner
Wagner
1 mês atrás

AK 47 da ” Liberdade a opressão”, a arma do século XXI.

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Mais um golpe bem sucedido da CIA e amigos…coincidentemente num país onde o governo não era alinhado com os “interesses ocidentais”… tentaram depor Assad na porrada há alguns anos atrás e fracassaram (quem lembra da noite que Trump lançou centenas de Tomahawks contra a Síria e quase todos foram abatidos)… mas agora com o jeitinho ocidental de criar grupos rebeldes do bem (terroristas não, mesmo sendo um braço da Al Qaeda) conseguiram, com apoio ucraniano, de A-10 americanos e tudo.

Wagner
Wagner
Responder para  Felipe
1 mês atrás

As forças amadas sírias já estavam cansadas,mal pagas chega o momento que não tem mais capacidade de suportar a crise, não duvido que muitos debandaram para o lado terrorista para dar fim no conflito.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Uma situação como esta i mplica necessariamente em as FFAA aderirem aos rebeldes, um ditador não cai se tem apoio delas…

Luis
Luis
1 mês atrás

-1

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Vai é piorar a Síria como piorou Iraque,Líbia e Afeganistão.

Joanderson
Joanderson
1 mês atrás

A Rússia tava indo até bem até começar a querer brincar de união soviética com um pib uns 90 % menor do que a do seus adversários .
Esticou a corda de mais,não teve cobertor obra cobrir tudo e deu no que deu,se a pressão continuar a Rússia ainda perde mais.
Azerbaijão
Geórgia.
Cazaquistão.
E o resto sa Ásia Central.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
Responder para  Joanderson
1 mês atrás

Essa linha de raciocínio é na verdade o que os serviços de inteligência estão plantando e já conseguindo os resultados. Putin deu um passo muito grande e ficou cego na Ucrânia. Essa aventura vai ficar muito cara.

Diego
Diego
Responder para  Henrique de Freitas
1 mês atrás

Acredito também que isso mostra também que o Irã não é essa bola toda que eles pinta.
O grande perdedor ao meu ver foi o Irã.
Como você mencionou,Rússia mostrou sua limitação aos inimigos e pagará um preço alto
Japão está de olho e dentro de poucos anos vamos ver algumas escaramuças por la

Kkce
Kkce
Responder para  Diego
1 mês atrás

Irã é um coitado.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Joanderson
1 mês atrás

Vai perder.
Não tem outra saída.
É fácil analisar isso
Após a queda do muro de Berlim, muitos já vieram para o lado de cá, ocidente.

O rumo natural do mundo será cada dia mais estes e outros estados ligados a Rússia migrarem tbm.

As armas nucleares de Putin não vão assegurar ninguém ao seu lado.

Até pq eu acho que não teem tanto assim.

O episódio da Ucrânia revelou uma Rússia que de urso poderoso não tem essas garras e que não verdade é o tão somente o Pimpão mesmo.

Diego
Diego
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Mas isso não quer dizer que o ocidente seja o lado bom, todos comete suas atrocidades.
Oque importa é atingir sem objetivos e o bem do seu povo.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Curioso sobre o assad é que o maior ódio de grande parte da população Síria desde antes da primavera árabe nem era tanto dele mas da primeira dama.

Mulher fútil, interesseira e cruel.

Com grande e negativa influência sobre ele é imensamente paparicada pela imprensa e elite do país…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Sergio
1 mês atrás

Isso, na verdade,, é uma forma de criticar o próprio Assad, colocando-o como um homem fraco por ser influenciado por uma mulher.

Salim
Salim
1 mês atrás

Turquia apoia ex Isis, Tem os kurdos contra Turquia, hisbola , ira e Rússia apoiavam regime asad. Líder terrorista falou que vai invadir Líbano para destruir Hisbola. OS perdedores já temos , Irã, Rússia , hisbola e de certa forma iraque

RDX
RDX
1 mês atrás

Boa sorte para os sírios. Trocaram o regime que mais se aproximou de um Estado- nação pela Sharia.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  RDX
1 mês atrás

E a mídia ocidental aplaude daqui uns anos vão vir falar de direitos humanos ou esconder isso

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  RDX
1 mês atrás

Não trocaram. A Síria já aplicava a soaria antes.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Não mesmo , cristãos e mulçulmanos viviam em paz

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

A Sharia não impede cristãos e muçulmanos (e judeus) de viverem em paz.. O Corão tem uma passagem que obriga os muçulmanos a protegerem os “povos do livro” (cristãos e judeus) podendo exigir o pagamento de um tributo para tanto (Jyzia).

AMBAR
AMBAR
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Surreal!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Surreal mas verdadeiro. Eu acho que estado e religião devem andar separados, o mais distante possível um do outro. Mas na Siria não era assim. A Síria, como outros países muçulmanos, aplicavam a sharia.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Sim, o Corão tem 14 séculos e, tecnicamente, não pode ser interpretado. A proibição de interpretação vai tão longe que as traduções do Corão não são consideradas Corão, e servem apenas como material didático. Por este motivo, se você for observar as orações muçulmanas em que eles repetem algum trecho do Corão, elas são iguais em todo o mundo. Eles não as traduzem.

Abymael2
Abymael2
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Eis que surge agora “a Sharia do Bem” kkkkk

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Abymael2
1 mês atrás

Só se você estiver defendendo isso. O que eu estou tentando fazer é ensinar, para quem não sabe, é que a convivência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos não apenas é possível como está previsto no Corão. Pessoalmente, acho que estado deve andar separado da religião. Mas isso não acontecia na Síria do Assad que aplicava a sharia.

RDX
RDX
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

A Sharia fala em conversão ou tributo. Tributo também conhecido como extorsão. Na prática os homens judeus, yazidis, cristãos e de outras minorias seriam mortos e suas mulheres transformadas em escravas sexuais pelos militantes, assim como aconteceu durante o avanço do ISIS poucos anos atrás. A Sharia, aliás, também prevê a morte de adúlteras por apedrejamento e outras práticas indefensáveis.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  RDX
1 mês atrás

A sharia é terrível – e era aplicada na Síria. Pesquise na internet e você descobrirá que é verdade.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Mesmo assim não existia sharia law lá

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Existia Carlos.
A constituição da Síria está aqui

O artigo 3º fala em “jurisprudência islâmica” – que é o nome técnico da Sharia.

A Síria aplicava a Sharia, mas não de forma integral – mas nenhum país, nem mesmo os mais radicais como a Arábia Saudita e o Irã aplicam a sharia integralmente..

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
1 mês atrás

Israel em uma tacada só se livrou do regime sírio (isarel tem muito mais dialogo com sunitas) e isolou o Hezbolar que não tem como ser rapidamente armado pelo Irã. Atacar Israel aquele dia foi a declaração de obito do levante.

Diego
Diego
Responder para  Rodrigo G C Frizoni
1 mês atrás

Aí é que você se engana, prefiro o inimigo que conheço,desdentado e combalido.
Preste bem atenção nas medidas Israelences nos próximos dias.
Vão fortalecer muito aquela área da fronteira pois a mente desses barbudinhos são piores do que os Iranianos.
Mas nada que Israel não consiga atingir

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Mais uma G R A N D I O S A vitória para o Putin

Quem for chorar manda audio….

Diego
Diego
Responder para  Francisco
1 mês atrás

Acredito que quem mais perdeu foi o Irã, esse sim deve esta lambendo as feridas

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Francisco
1 mês atrás

Disse o expert* em tiktok …

*no mínimo fica 8hs por lá…rs

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
1 mês atrás

Os Assad foram uma desgraça, mas abrir a caixa de Pandora pode produzir resultados ainda piores.
De toda forma, não tinha mesmo jeito bom.
Regimes violentos terminam em transições violentas.

Adriano madureira
Adriano madureira
1 mês atrás

Aaaaaaaaah, pelo visto a Rússia rifou Assad, para não perder suas bases e certamente irá se aproximar do novo rei, já que não quer perder seu posto no OM…

E se estão entrando em contato com a oposição,é porque quer continuar a ser um bom inquilino…

Mas nessa rifa, ferraram com os cristão sírios, que terão seus direitos preservados, assim como o povo do Afeganistão…

Bardini
Bardini
1 mês atrás

Essa revolução se dá em um espaço de tempo tão curto, por conta de dois fatores primordias: amplo apoio da população e coordenação entre diferentes grupos sírios entorno de um objetivo comum. É uma vitória dos sírios, conquistada pelos sírios…
.
Muita gente quer tentar explicar algo complexo, apontando com grande certeza e simplicidade, culpados e ações obscuras de A ou B, nesta derrubada de al Assad. É muita necessidade de tocar adiante narrativas, rsrsrs.

Léo Neves
Léo Neves
Responder para  Bardini
1 mês atrás

Exatamente o apoio popular contou muito.
A Rússia também ficou muito passiva .
Creio que depois que começou ficar feio para Assad, a Rússia combinou com Israel e turcos para se manter na Síria e abandonou o regime Assad.
No final a Turquia e aparentemente Israel ganharam , mas não dá pra confiar nos rebeldes .
Minha dúvida é se a Rússia terá que abandonar suas bases ou poderá continuar …

Adriano madureira
Adriano madureira
1 mês atrás

Assad a essa hora deve estar em algum lugar, onde passará o resto de sua vida ,usufruindo dos bilhões que ele deve ter juntado nesses anos…

Certamente ele deveria ter um plano de contingência e deve ter feito algo como o Xá do Irã, que saiu com um cargueiro lotado de coisas.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Adriano madureira
1 mês atrás

Logo logo será encontrado como Sadam.

Saindo de um buraco feito um mendigo.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Parece que já está em Moscou.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Adriano madureira
1 mês atrás

Tivesse feito isso 13 anos atrás teria levado uma vida muito melhor e menos estressante e ainda teria poupado muitas e muitas vidas. Mas o poder vicia.

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

“Combatentes entraram no centro da capital anunciando uma “nova era” sem vinganças e convidando os sírios no exterior a retornarem.”

Quero só ver como esses “combatentes” vão comandar a Síria, e quero ver também como a grande mídia e os sites de defesa vão tratar do assunto se a Síria se transformar em uma Líbia 2.0…

José 001
José 001
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Quero ver os comentários depois que a matança começar.

Eles são vingativos e sempre viveram em guerra uns com os outros.

Sem alguém no controle das rédeas os mais fortes irão pulverizar os mais fracos.

Minorias respeitadas?

Respeitar mulheres?

Outras religiões?

Kkkkkk

Todos sabem como os fundamentalistas islâmicos pensam e agem.

Nada está tão ruim que não possa piorar.

Heinz
Heinz
Responder para  José 001
1 mês atrás

“Quero ver os comentários depois que a matança começar.”
ué, estão em guerra desde 2011, e a matança ainda não começou?
O senhor está só uns 14 anos atrasado.

José 001
José 001
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Já disse que fui orientado pelos editores a não entrar em debates com você e outros sujeitos, da última vez seu comentário foi excluído devido a sua falta de civilidade.

Heinz
Heinz
Responder para  José 001
30 dias atrás

au revoir

Diego
Diego
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Quando os americanos começar a jogar bomba na cabeça deles aí você volta a chamar eles de terroristas, certo?

Mig25
Mig25
Responder para  Diego
1 mês atrás

Hahahahaha boa!

Heinz
Heinz
Responder para  Diego
30 dias atrás

Mas são terroristas kkk, aonde eu disse que não eram?

Maurício.
Maurício.
Responder para  José 001
1 mês atrás

José, estamos vendo um pessoal defendendo terroristas, defendendo membros da Al-Qaeda! Que dia! Anotem bem esse dia, o mundo dá voltas…
Depois, quando esses mesmos terroristas se virarem contra seus patrocinadores de hoje, não vai adiantar nada ficarem reclamando, aí já vai ser tarde, todos aqui já vimos esse filme!

José 001
José 001
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Isso é para tentar chamar atenção, eu espero.

Porque se não for esse o motivo, então é simpatizante de extremistas muçulmanos.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Dizem que esse pessoal não tolerava reclamação nos territórios que ocupavam. Bobo vai ser quem voltar pra Síria agora..

Diego
Diego
Responder para  Comenteiro
1 mês atrás

Eu esperaria mais uns trinta anos até tudo acalmar rsrsrsrs

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Diego
1 mês atrás

Corre o risco de nunca mais voltar…

cerberosph
cerberosph
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Tem vídeos no telegram desses moderados brincando de passar por cima de pessoas de mãos e pés amaradas usando carros de combate.

Maurício.
Maurício.
Responder para  cerberosph
1 mês atrás

Sim, eu vi! E isso porque são apenas ‘moderados”, “rebeldes” e “forças democráticas”…

RDX
RDX
1 mês atrás

O objetivo desse grupo é implantar o Estado Islâmico. Para quem tem memória curta esse grupo é o antigo Al-Nusra, um antigo aliado da Al-Qaeda (para não chama-lo de braço operacional) e que lutou ao lado do ISIS para implantar o califado. Tal relação foi providencialmente apagada pelos estados que financiam a Jihad islâmica.
Qual é o próximo estado da região a ser eliminado? provavelmente o Iraque, um importante aliado do Irã. Essa lua de mel com o ocidente deve durar pouco tempo. Questão de tempo para iniciarem as decapitações, atentados terroristas, ameaças a Israel, implantação da Sharia e a luta interna pelo poder. Em breve o ISIS deve ressurgir com força para disputar os espólios do antigo Estado Sírio. A propósito: não existe mais a Síria mas o embrião do Estado Islâmico.

RDX
RDX
Responder para  RDX
1 mês atrás

Até o nome foi providencialmente mudado para fins de propaganda. De Al-Nusra para HTS. Lembrando que Al-Nusra é classificada como organização terrorista pelos EUA e tem laços históricos com a Al-Qaeda, aquele mesmo que cometeu o maior atentado terrorista da história no dia 11 de setembro de 2001.

deadeye
deadeye
1 mês atrás

O maior cala a boca para o pessoal que ficava falando “you cant mossad the Assad”

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  deadeye
1 mês atrás

Acho que nesse caso, ele não foi alMOSSADo, mas sofreu uma AlQaeda e foi derrubado.

Trocadilhos horríveis.

h.saito
h.saito
1 mês atrás

O ditador Assado conseguiu asilo na Rússia.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Golpe de Mestre dos EUA- Usou Turquia, Al Qaeda e Estado Islâmico
Quem achar que esses Rebeldes são a favor da democracia, liberdade individual, direitos humanos, liberdade da mulher, estude mais a fundo quem faz parte desses grupos, A Turquia comprava na cara de pau petroleo do Estado Islâmico, Estado Islâmico é Sunita, e o Erdogan também, existem provas dessa ligação que até espantou os EUA, que indiretamente ajudou o EI e Al Nusrah (Al Qaeda), pois sabiam que armas dadas aos FSA, exército rebelde anti assad, iam cair nas mãos desses grupos, mas não importava, desde que o Assad caísse, só vamos saber a extensão do envolvimento dos EUA na Síria, quando mais documentos vierem a tona além da Operação Timber Sycamore, ou o quão fundo foi essa ajuda, talvez nunca saibamos.

Assad não era santo

Assad não era santo, mas era melhor ele que um grupo de radicais muçulmanos, pelo menos ele conseguia manter a paz entre curdos, cristãos e islamistas, mulheres andavam na rua como ocidentias, iam pra faculdade e etc.

Rússia Perde um aliado Vital
Rússia tinha na Síria um aliado que impedia rotas de gás para Europa vinda das Monarquias Árabes, o que acabaria com o Gás russo e sua enorme influência na Europa, assim tirando poder da Rússia e até arruinando sua economia, Vencer na Ucrania é necessário, pois perder pode acabar com a Rússia.

Hezbollah

Sem a Síria como aliada sua conexão com o Irã éafetado, seu poder pode cair rapidamente e já estava em frangalhos, pode ser que se esfacelhe e Israel matando os últimos homens que poderim unir o grupo.

Vimos um fato histórico importante que vai gerar resultados para as próximas décadas

Maurício.
Maurício.
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

“seu poder pode cair rapidamente e já estava em frangalhos, pode ser que se esfacelhe e Israel matando os últimos homens que poderim unir o grupo.”

Só um detalhe, não estava muito em “frangalhos” não.
No dia 12 de outubro, o Hezbollah disparou mais de 300 foguetes contra Israel, no dia 24 de novembro, o Hezbollah disparou mais de 180 foguetes, Israel estava perdendo bastante soldados no Líbano, o acordo de cessar-fogo foi apenas dois dias depois.
Ou seja, não é bem assim que o Hezbollah está enfraquecido, até porque, se estivesse tão enfraquecido assim como alguns dizem, seria muito fácil pra Israel acabar de uma vez com eles (em teoria, é um desejo do Netanyahu), o que não aconteceu, e acharam melhor fazerem o acordo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Maurício.
30 dias atrás

Realmente Israel está perdendo muitos soldados lá, porém o Hezbollah como organização tá esfacelado sim, ele já era dividido em unidades, não sabemos se essa divisão se acentuou ou não, mas parece que sim, quem sabe onde estão os foguetes ta atirando em Israel, e estão combantendo seu inimigo em terra, afinal Israel é inimigo de todos ali

AMBAR
AMBAR
Responder para  Carlos Campos
30 dias atrás

A única e incontestável realidade: “Israel é inimigo de todos ali” , e se não for parado governará sobre todo o oriente médio e mais adiante.

Bigliazzi
Bigliazzi
1 mês atrás

Cadê os patéticos Russos que cuidavam da segurança da Síria?????? Mais uma vergonha para o idiota do Putin. Ninguém vê isso??? Imagine o escarcéu se fosse os EUA no lugar dos patéticos Russos??????????????

Cassini
Cassini
Responder para  Bigliazzi
30 dias atrás

Você é obcecado com russos e com a Rússia. Chega a ser patológico.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
1 mês atrás

Uma nova Líbia!!! Vai virar uma colcha de retalhos!! Israel está aplaudindo!!! Trocaram uma Ditadura por várias!!!

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Assad saiu com uma bela aposentadoria !

A riqueza de al-Assad, de acordo com uma estimativa do serviço de inteligência britânico MI6, chega a 200 toneladas de ouro, 16 bilhões de dólares e 5 bilhões de euros.

Quanto aos russos:

Os militantes antigovernamentais e jihadistas que derrubaram o governo do presidente Bashar Assad na Síria garantiram a segurança das bases militares e postos diplomáticos da Rússia no país, disse uma fonte do Kremlin à agência de notícias TASS.

Os jihadistas de Hayat Tahrir-al-Sham (HTS) e os militantes do Exército Livre da Síria (FSA) armados pelos EUA invadiram Damasco no sábado, enquanto o Exército Sírio se retirava e Assad deixava o país para obter asilo na Rússia. O líder do HTS, Abu Mohammed al-Jolani, um ex-comandante da Al-Qaeda, proclamou vitória em uma declaração televisionada no domingo, declarando que “o futuro é nosso”.
Falando à agência de notícias russa TASS mais tarde no domingo, uma fonte não identificada do Kremlin disse que autoridades russas “estão em contato com representantes da oposição armada síria”.
Esses representantes “garantiram a segurança das bases militares e instituições diplomáticas russas em território sírio”, disse a fonte, acrescentando que “esperamos a continuação do diálogo político em nome dos interesses do povo sírio e o desenvolvimento das relações bilaterais entre a Rússia e a Síria”.

Acho que Assad foi rifado!



Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  adriano Madureira
30 dias atrás

Acho que Assad foi rifado!

Os russos rifariam até a mãe pelas bases sírias. Sem elas, eles não têm como sustentar presença militar no Mar Mediterrâneo ou na África.

Werner
Werner
1 mês atrás

Que os ventos da liberdade soprem no “SUL GLOBAL” para desespero de alguns .
Quanto à Síria,só o tempo dirá se estão trocando 6 por 6/12.

Vitor Monteiro
Vitor Monteiro
30 dias atrás

Estou vendo que a Síria vai virar a nova Líbia… vai ser um estado falido, dividido, com radicais religiosos impondo a Shariya. Em 2021, boa parte da população da Líbia lançou o filho do falecido Gaddaf como candidato à presidente, em uma tentativa desesperada de unificar o país…não conseguiram. Em 2024, vê-se uma Líbia sem qualquer sinal de salvação…
As minorias na Síria serão perseguidas, os alauitas (grupo étnico do Bashar al-Assad terá que fugir de suas casas). Daqui uns 10/15 anos veremos uma Síria pior do que está hoje e do que jamais este nos últimos 20 anos.

José Pereira
José Pereira
29 dias atrás

Acabei de ver um noticiário que o Estado islâmico capturou e matou 54 militares sírios que estavam em fuga do HTS.
Tempos sombrios continuam.
Tenho pena do povo inocente Sírio.

Bernardo
Bernardo
28 dias atrás

Achei um super erro da Turquia tirar o Assad ao inves de forçar Assad a Atacar os Curdos assim minar as forças, agora a Turquia terá diversos grupos a serem calados como também os Curdos fortalecidos dominando a parte mais rica do país onde esta o petróleo, sendo que pra p atacar os primeiro precisa organizar o país. Lembrando que Assad não é burro com certeza ele levou todo o dinheiro embora pra Russia

Fabio
Fabio
28 dias atrás

O correto na verdade é Damasco conquistada, agora que a desestabilização vai começar com força.Essa 3G já está no ponto irreversível.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
27 dias atrás

Finalmente a Síria foi libertada da ditadura. Atrasou, mas a Primavera Árabe trouxe a paz e a democracia para o país, homens e mulheres. Liberdade, enfim.