Combatentes da oposição síria liderados por Hayat Tahrir al-Sham continuam seu avanço em direção à cidade de Homs [Izettin Kasim - Anadolu]

Combatentes da oposição síria liderados por Hayat Tahrir al-Sham continuam seu avanço em direção à cidade de Homs [Izettin KasimAnadolu]

Durante o avanço dos rebeldes em direção à cidade de Homs, aviões de combate do regime executam vários ataques aéreos na cidade de Talbiseh

Província de Homs: Aviões de combate do regime realizaram dois ataques aéreos na cidade de Talbiseh e nas áreas próximas ao departamento de recursos hídricos, na parte noroeste da cidade.

Da mesma forma, aviões de combate realizaram dois ataques aéreos na rodovia Talbiseh-Al-Ghantu, no campo norte de Homs. No entanto, não foram relatadas vítimas.

Isso coincidiu com o avanço das facções da oposição no campo norte de Homs, onde elas chegaram a cerca de cinco quilômetros da cidade de Homs.

Isso também coincidiu com disparos de artilharia pelas forças do regime estacionadas na vila de Al-Mushayrifah contra a cidade de Talbiseh.

Com o avanço sucessivo dos rebeldes, as forças do regime se retiraram de várias cidades e vilarejos, incluindo Talbiseh, Al-Za’faranah, Al-Majdal, Deir Foul, Asilah, Abu Hammamah, Al-Farhaniyah oriental e ocidental, Al-Wazi’iyah, Al-Ghasibiyah, Al-Makramiyah, Al-Saan e Izz Al-Din.

O Exército Sírio não conseguiu estabelecer uma linha defensiva ao longo do Rio Orontes e não conseguiu demolir a ponte Al-Rastan. O HTS continua a divulgar vídeos de comboios e preparativos visando Homs

Hayyaat Tahrir Al-Sham e facções que operam sob a bandeira da sala de operações “Dissuasão da Agressão” tomaram o controle das cidades de Talbiseh e Al-Rastan, no campo norte de Homs, onde vários veículos pickup equipados com metralhadoras pesadas chegaram às duas cidades vindos da cidade de Hama, que foi capturada pelas facções ontem, em meio à completa ausência das forças do regime.

Os moradores receberam os rebeldes com alegria e expressaram satisfação com a chegada das facções às áreas do campo norte de Homs.

Mais cedo hoje, a cidade de Talbiseh foi alvo de disparos de artilharia pelas forças do regime, mas não foram relatadas vítimas.

FONTE: The Syrian Observatory For Human Rights

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

87 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Victor Filipe
Victor Filipe
1 mês atrás

A Situação está bem feia para as tropas sirias e seus aliados, apesar de estarem tentando demonstrar algum tipo de controle a unica coisa que ta acontecendo é uma debandada geral, inclusive com relatos dos Russos serem os primeiros a sairem correndo com varios equipamentos deles sendo capturados, o mais notavel até o momento sendo um 48Y6-K1 Podlet, simplesmete o radar de varredura do sistema S-400… se eles não estivessem fugindo com o rabo entre as pernas eles teriam realocado o radar ou pelo menos destruido eles.

Hamom
Hamom
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

Para mim criado dentro da cultura ocidental, o regime laico de Assad é mais amigável do que este que está sendo imposto pela forças do islamismo salafista extremista [financiadas, apoiadas e treinadas por EUA/Israel, Arábia Saudita e Turquia…].

Porque o domínio do regime destes extremistas tambem significa o fim de costumes ocidentais e das comunidades cristãs do Líbano e da Síria.

Como testemunham a destruição de todas as decorações de Natal, a destruição de todas as bebidas alcoólicas e a imposição forçada do véu às mulheres em Aleppo após sua invasão e imposição forçada para toda população de uma Sharia [leis islamicas] ultra-ortodoxa.

lucena
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

Senhores, o grupo AL-nursa até o momento quando este grupo guerrilheiro faça o jogo dos EUA e de Israel … sempre será para eles rebeldes.
.
Para Israel … isso não é nenhuma novidade…. para se ter uma ideia, o Hamas que hoje é tido terrorista … no passado era um grupo opositor do arqui-inimigo de Israel, Yasser Arafat, ( OLP)…. Bim Laden, foi recrutado e treinado pela CIA e junto com os talibãs combatiam contra o arqui-inimigo do tio Sam… URSS.
.
Bem como terminará essa nova novela aí … a história já mostrou.
.
Isso ai tem até um nome …” geopolítica do terrorismo” … muitos governos que se passa como” sérios” … que levanta a bandeira contra o terrorismo, usado e abusando da hipocrisia , fazem esse jogo maestralmente.
.
OBS : também tem a “geopolítica das drogas”, usando esses argumentos para invadir outros países…. assim como fazem com o argumento do combate contra o terrorismo… a “geopolítica da democracia….da ecologia etc.

marku
marku
1 mês atrás

ah tá esses aí não são terroristas, são guerreiros da liberdade, da democracia e do amor ? ah ok

Maurício.
Maurício.
Responder para  marku
1 mês atrás

“ah tá esses aí não são terroristas, são guerreiros da liberdade, da democracia e do amor ? ah ok”

Sim, a moda agora é chamar esses terroristas decapitadores de “rebeldes” e “combatentes da oposição síria”.

Quero só ver se vão chamar os terroristas do Hamas e do Hezbollah de “combatentes da oposição israelense” ou “rebeldes”.
Dá pra ver nitidamente o jogo de palavras e de termos nos dois casos, mas, o negócio é relativizar conforme os interesses…

Yuri
Yuri
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

A Síria é uma ditadura. Então, não, eles não são terroristas.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Terroristas são terroristas, não importa onde estejam.
Relativizar e defender terroristas, pelo visto está na moda, até acontecer outro 7 de outubro, aí todos voltam a chamar terroristas de terroristas…

Yuri
Yuri
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Que eu saiba, eles não fizeram nenhum ato terrorista.
Melhor que o assad, com certeza eles são.
E se fizeram algo de ruim, isso só faz eles serem tão ruins quanto o assad.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Acabamos de descobrir que o 11 de setembro não foi um atentado terrorista, pois a Al Qaeda, hoje chamada de HTS, nunca fez nenhum ato dessa natureza.

É impressionante como a internet nunca cansa de nos surpreender.

Yuri
Yuri
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

*que eu sabia
Deixei bem claro que não tinha conhecimento de quem são esses rebeldes.
Se isso é verdade, só faz eles serem tão ruins quanto assad.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Na verdade, você não tem conhecimento sobre provavelmente qualquer coisa relacionada ao Oriente Médio.

Para chegar ao ponto de dizer que o governo sírio atual é pior ou melhor do que algum grupo com tanta certeza mesmo não sabendo o básico sobre a origem de um dos principais bandos opositores que operam na região, muito me surpreenderia se você soubesse ao menos apontar a Síria no mapa.

Yuri
Yuri
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Eu sei muito bem o que o governo sirio faz com qualquer um que o critica… só isso já faz ele ser tão ruim quanto qualquer outro grupo terrorista, assim como o saddam Hussein era.
E pelo menos eu admito quando eu não tenho conhecimento suficiente sobre algo.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Yuri
1 mês atrás

São pagos, equipados e treinados pela Turquia, Israel e (infelizmente) os Estados Unidos. O Erdogan, apesar de subir no palenque e condenar Israel, anda de mãos dadas com eles, pois reinvidica parte da Síria como parte da Turquia.

Binho Dias
Binho Dias
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Ex braço da Al Qaeda não é terrorista???

Yuri
Yuri
Responder para  Binho Dias
1 mês atrás

Lutar contra uma ditadura por si só, não é terrorismo. Se eles fazem atrocidade além disso( e provavelmente o fazem, por ser um ex braço da Al Qaeda ), é outra história.
Enfim, vejo muita gente aqui defendendo ditadura, quando na verdade, não deveriam estar defendendo ninguém nessa história. Os dois são igualmente péssimos.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Acho bem difícil. Não lembro de ter visto alguma notícia mostrando um soldado sírio decapitando uma criança ou comendo o coração de um inimigo igual os “rebeldes” fizeram. Por mais que o Assad tenha muita sujeira por baixo do tapete, isso é outro patamar.

A conclusão que eu chego é: se você acha que “os dois são igualmente péssimos”, ou vc está bem desinformado (provável, se baseando nas respostas que vc dá) ou então possui alguma falha moral bem estridente.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

O Clausewitz dizia que guerra é a política por outras formas, e o terrorismo é uma forma de guerra. Por isso, é comum que grupos terroristas se tornam, com o tempo, partidos políticos (ou se associem a ele). Isso é a parte do processo de pacificação porque as idéias defendidas por estes grupos e as pessoas que participaram dele precisam ser reintegradas ao tecido social. Ou as pessoas aceitam a possibilidade de transformação de grupos terroristas em grupos políticos e a reintegração destas pessoas ao tecido social, ou as suas sociedades estarão sempre sujeitas a ataques terroristas. Guerra eterna.

É por isso que no mundo real, existem dezenas de casos de grupos que iniciaram suas atividades como terroristas e no processo de pacificação acabaram se tornando partidos políticos, nos casos mais bem sucedidos, abandonando as armas, em outros casos, mantendo as armas, mas reduzindo a violência ou direcionando-a contra alvos mais palatáveis.

E aqui mesmo no Brasil ocorreu isto também. Pessoas que, no passado pegaram em armas contra o Estado e praticaram atos que poderiam ser consideradas terrorismo, hoje fazem parte do cenário político nacional, atuando de forma pacífica.

Exemplos
IRA – Sinn Féin
ETA – EH Bildu
OLP – Autoridade Palestina
MILF – UBJP
FMLN  – FMLN

As sociedades em que a luta política descambou para o terrorismo precisam escolher entre aceitar a transformação destes grupo e ter paz, ou viver uma guerra eterna. O que escapa disso é, sinceramente, um pensamento infantil.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Jacinto Fernandes
30 dias atrás

Salve.

Eu concordo que pacificação é de fato o caminho natural de todo grupo que recorre ao terrorismo para derrubar alguma elite com o intuito de substituí-la, mas nessa equação existe um pequeno detalhe que não pode ser esquecido: não é todo grupo que é capaz de seguir esse caminho, seja pela falta de uma estratégia clara após a derrota do regime anterior, ausência de apoio da sociedade ou até mesmo devido a realidade de que muitos desses grupos são formados basicamente por pessoas incapazes de pensar em qualquer coisa além da guerra eterna (e esses últimos existem aos montes, principalmente no Oriente Médio).

Eu não faço a menor ideia de como vai terminar o segundo round dessa guerra, mas uma coisa eu sei: no mundo real, onde “existem dezenas de casos de grupos que iniciaram suas atividades como terroristas e no processo de pacificação acabaram se tornando partidos políticos”, também existem dezenas de casos onde o caos se instalou de maneira permanente e a sociedade regrediu de uma maneira brutal, vide a Líbia, onde há relatos até mesmo da venda de escravos a céu aberto.

Não é sensato esperar sensatez de gente que tá disposta a se desfazer de qualquer trava moral no seu processo de criação de sociedade ideal. No caso da Síria, isso é inclusive mais problemático ainda, dado o nível das pessoas que estão na luta.

Enfim, é uma pena que um país relativamente estável até uns anos atrás tenha se tornado um açougue a céu aberto.

Yuri
Yuri
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Então você não viu o suficiente, porque eu já vi.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Argumento fraco de ditadura.

Diego
Diego
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Sei… fala assim até aparecer o primeiro vídeo deles dacaptando as pobres mulheres e crianças como já aconteceu.
Aí não tem santo não, tanto um ou outro não vale nada

Yuri
Yuri
Responder para  Diego
1 mês atrás

Nada que o governo sirio também faça.

Diego
Diego
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Como disse… Os dois não vale nada,mas o importante e a torcida ne

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Ditadura= qualquer país que o “ocidente’ e especialmente os EUA não gostam .

Diego
Diego
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Oque mais tem ao redor aí é ditadura,da uma olhadinha no mapa ao redor, a única diferença é as amizades

Heinz
Heinz
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

depende de onde você acessa a informação, se for no UOL ou folha de São Paulo, Hamas é chamado de grupo de resistência palestina

Maurício.
Maurício.
Responder para  Heinz
1 mês atrás

“depende de onde você acessa a informação, se for no UOL ou folha de São Paulo, Hamas é chamado de grupo de resistência palestina.”

Se o Uol ou Folha chamam os terroristas do Hamas de resistência palestina, também estão errados, até porque, um erro não justifica o outro.
E tu Heinz, acha que os terroristas que estão na Síria são terroristas ou “rebeldes”? Até agora eu não vi a tua opinião.

Heinz
Heinz
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Al Qaeda, ISIS, e etc, tudo terrorista também. Na Síria eu torço pela briga. O Exército Sírio é frouxo, estão se cagando nas calças, o que vai acontecer com Assad o mesmo que ocorreu com Gadafi, morto e arrastado pelas ruas. E depois a guerra civil continuará, pois há várias milícias, facções terroristas e interesses americanos, Turcos, Russos, Iranianos, Iraquianos e etc.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  marku
1 mês atrás

São, sim. É só beneficiar Israel, e os colocam no pedestal da liberdade…

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
1 mês atrás

Típica situação que não tem “santo” nessa história… A fragmentação das áreas de controle do território sírio não poderiam gerar outro resultado senão esse… Iraque 2.0

Augustus
Augustus
1 mês atrás

Isso é muito triste. Esqueçam a paixão e birras ideológicas. Por mais que Assad seja um “ditador”, ele defende o estado laico. Igrejas Coptas, Ortodoxas, Maronitas funcionam normalmente em plena liberdade. Agora com o avança desses terroristas apoiados pela Turquia, será um massacre de cristãos como ocorreu no Iraque na época do ISIS.

gordo
gordo
Responder para  Augustus
1 mês atrás

Desculpe, mas não vou esquecer as birras não. Os EUA fazendo suas escolhas estratégicas e levando ódio e morte mundo a fora pra ganhar e lavar dinheiro. O Assange ficou preso porque denunciou a máquina de lavar dinheiro dos EUA. Foi assim no Norte da África, Afeganistão e Iraque, com os refugiados invadindo a UE, alimentando discursos extremistas que vão levar a governos extremistas. Pobre Síria, Estado laico e multicultural. Para Nós, que fique mais essa lição sobre instabilidade criada via encomenda.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  gordo
1 mês atrás

Estado laico cuja constituição exige que o presidente seja muçulmano e aplica em parte a sharia?

Dworkin
Dworkin
Responder para  Augustus
1 mês atrás

Depois pesquisa sobre documentários sobre a síria, mas aqueles feitos antes dessa guerra. Cara, era um país interessante e tinha bastante turismo até, principalmente pelo acervo arqueológico que existe/existia lá (alguns foram destruidos pelos tais “rebeldes”). Tem um programa de tv bem legal com o chef andrew zimmerman que ele vai na síria, passa em damascus, passa em vários mercados, toma sorvete e é bem interessante. Hoje o que existe lá ?

RODES
RODES
1 mês atrás

Homs está para cair. As portas para Damasco estarão abertas.

welter
welter
Responder para  RODES
1 mês atrás

agora israel vaiterque lidar com o califado
provavelmente a jordania e libano vai cair tambem

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Ao sul de Damasco, na região de Daraa, também recomeçaram os conflitos.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Rebeldes, vindo de Deraa estão dentro de Damasco na região da base aérea de Mezzeh, que é a principal base aérea de Damasco.

Matheus
Matheus
1 mês atrás

Sai Autocracia, entra Lei Sharia.

Síria vai da panela pro fogo.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Matheus
1 mês atrás

Como era a Síria antes da tal “primavera árabe” e como está a Síria atualmente?
Não é preciso dizer mais nada…

Victor Filipe
Victor Filipe
1 mês atrás

Não vou afirmar nada, porque que né, não boto a minha mão no fogo por ninguem. mas o lider do HTS (o grupo que esta organizando essa ofensiva) já declarou varias vezes que não vai atacar ou perseguir outros grupos religiosos, inclusive ja prometeu isso para cristãos varias vezes, anunciaram recentemente tambem que vão retirar suas tropas de Alepo e retornar o policiamento da cidade para a policia local.

Reinterando, não estou dizendo que ele vai ser um santo, mas as declarações dele sao mais positivas que a da maioria dos lideres desses grupos

Juggerbr
Juggerbr
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

No Afeganistão, o Talibã prometeu exatamente as mesmas coisas quando retomou o controle…. Evidente que não cumpriram a palavra por mais que algumas semanas…

Maurício.
Maurício.
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

“Reinterando, não estou dizendo que ele vai ser um santo, mas as declarações dele sao mais positivas que a da maioria dos lideres desses grupos.”

De boas intenções, o inferno está cheio…

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

“O caminho do inferno é pavimentado de tijolinhos de boas intenções.”

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

Está claro que o HTS atua sob controle turco e hoje o Erdogan, na prática, confirmou isso. O Erdogan é suficientemente inteligente para saber que a única forma dele consolidar o poder na Síria – se o Assad realmente cair – é obtendo apoio internacional, o que ele só obterá se o HTS mostrar contenção no trato, não apenas das minorias, mas no trato dos antigos inimigos. Não é impossível e na verdade é o normal. Michael Collins, Yasser Arafat e outros eram considerados terroristas até fazerem as pazes com os antigos inimigos. Ai passaram a ser “estadistas”.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Já que tu citou Yasser Arafat, eu digo mais, se Shimon Peres, Menachem Begin, Yasser Arafat, e Obama já receberam o Nobel da paz, não é de duvidar se amanhã ou depois o líder desses terroristas ou o Erdogan também receba um Nobel da paz! Afinal, pelo histórico, tudo é possível!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

A guerra civil da Síria já matou 600 mil pessoas e criou 6 milhões de refugiados. Se ele for capaz de encerrar o conflito e pacificar o país seria muito bom.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

“A guerra civil da Síria já matou 600 mil pessoas e criou 6 milhões de refugiados.”

Um dos culpados por isso tudo, é justamente o Erdogan! Que ele para de patrocinar esses terroristas, já ajudaria bastante!

“Se ele for capaz de encerrar o conflito e pacificar o país seria muito bom.”

Não faz sentido, o Erdogan é um dos responsáveis pelo caos na Síria, quem tem que tentar pacificar a Síria, como era antes da “primavera árabe” é o Assad.

Séria a mesma coisa se o Hamas ou o Hezbollah invadissem Israel, tocassem o terror, aí, o patrocinador deles, o aiatolá Ali Khamenei, quisesse encerrar o conflito e pacificar o país, claro, essa “pacificação” seria nas regras do aiatolá, o Netanyahu iria aceitar? Não, não iria e nem faria sentido.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Maurício já está claro que na Síria não há possibilidade de paz sem haver um vencedor porque, nem o Assad aceita sair do poder, nem quem o desafia aceita mantê-lo no poder. A questão é que a capacidade do Assad se manter no poder parece cada vez menor e a pouca combatividade dos sírios em seu favor só surpreende quem não conhece a história dele. Hama, que caiu sem lutar, por exemplo. Hama é uma cidade sunita (o Assad é alauita) e em 1982 ela tinha 250 mil pessoas. Houve uma revolta lá, e o Assad pai bombardeou e atacou a cidade e no final de 1 mês dos 250 mil habitantes, 40 a 50 mil morreram, 100 mil foram expulsos. È surpreendente que a cidade não lute pelo Assad? E é assim por toda a Síria, porque os alauítas vivem na Latakia. No restante da Síria existem pouquíssimos alauitas e ninguém vai lutar por eles. É por isso que os rebeldes avançam tão rápidos, porque os sunitas não vão lutar contra outros sunitas para proteger os aluítas que há 60 anos estão no poder.

E esta idéia que a Síria era pacífica com o Assad e mentirosa. O que havia era um regime extremamente repressor que oprimia qualquer manifestação contrária a ele dando esta aparência de “pacífico”. Dizer que o regime do Assad era pacífico encampa a mesma idéia de que a Ditadura Militar Brasileira era uma “ditabranda”, ou seja, encampa a idéia de que é válido – e até bom – usar violência para suprimir críticas ao governo.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

Jacinto, vamos aos fatos, a Síria com o Assad, nunca foi uma Suécia ou Dinamarca, isso é um fato! Mas, também é um fato que a Síria era um país bem melhor do que é hoje, e o mesmo vale para o Iraque e Líbia, e isso não tem como negar, na verdade, não dá nem para comparar. Os países do OM não aceitam muito bem as formas de “democracia” que o ocidente tenta impor.

“O que havia era um regime extremamente repressor que oprimia qualquer manifestação contrária a ele dando esta aparência de “pacífico”.”

Tipo a Arábia Saudita e outras ditaduras aliadas do ocidente, né? E isso que o povo sírio tinha muito mais liberdade do que na Arábia Saudita e outras ditaduras da região.
Tu acha, sinceramente, que se esses terroristas tomarem a Síria, eles serão melhores que o Assad? Eu duvido muito, basta ver alguns vídeos que eles colocam na internet.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Se o Assad é tão bom assim e os rebeldes tão ruim, porque ninguém o defende, nem seu próprio exército? E se o problema é a Turquia, porque a região Deraa, que é drusa também está se rebelando?
Veja, Deraa que fica na fronteira com Israel e Jordânia foi praticamente o berço da guerra civil e lá a Turquia não apita nada.
Em um país muçulmano – e a idéia de que a Síria é laica é outro delírio, já que a constituição exige que o presidente seja muçulmano e o país emprega parcialmente a sharia – é impossível uma minoria controlar uma maciça maioria (10% x 75%) pacificamente,

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

“Se o Assad é tão bom assim e os rebeldes tão ruim, porque ninguém o defende, nem seu próprio exército?”

Rebeldes tão ruins? Isso é sério?

Quanto ao exército sírio, sempre foi um exército pífio, fraco e mal organizado, se o Assad dependesse apenas do seu exército, essa hora ele já estaria fazendo companhia pro Kadafi!
A única esperança pro Assad, é se o Irã, Iraque e Rússia se meterem com tropas, mas se demorarem muito, é melhor o Assad já ir arrumando suas malas, isso se ele já não está bem longe da Síria.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

O que os rebeldes fizeram que o regime do Assad não fez também? Eles matam pessoas? O regime do Assad também. Eles torturam pessoas? O regime do Assad também. Eles expulsam pessoas de suas casas? O regime do Assad também. A diferença é que o regime do Assad faz isso desde a década de 60 do século passado e se você pegar a soma dos mortos pelo regime do Assad vai dar um número muito maior do que o dos rebeldes. Aliás, se você pegar a lista de massacres na Guerra Civil da síria, vais perceber que a maior parte deles foi cometido pelas forças do que lutam pelo Assad. Link aqui.

E se você analisar o começo da Guerra Civil você vai ver que dos 10 primeiros massacres, 9 foram cometidos pelas forças do Assad.

E você sabe porque o exército sírio não luta pelo Assad? Porque o Assad é alauíta, e a maior parte dos soldados do exército é sunita. É difícil convencer um sunita a lutar contra outro sunita por um alauíta que todo mundo sabe que, se a coisa apertar, vai fugir.

Yuri
Yuri
Responder para  Jacinto Fernandes
1 mês atrás

A regra é bem clara: se o cara tá contra o “imperialismo norte americano malvadão”, ele pode fazer as maiores atrocidades que você pode imaginar, tem um pessoal aqui que ainda vai passar pano e defender o cara, mesmo sendo tão ruim quanto o que eles dizem estar contra, as vezes até pior.

Victor Carvalho
Victor Carvalho
Responder para  Yuri
1 mês atrás

Por favor, pare de distorcer as coisas. Ninguém aqui está defendendo atrocidades de pessoas só por serem contra os EUA.

O ponto levantado pelo Maurício é simples de entender. Instigaram uma instabilidade política na Síria para depor a ditadura de Assad. Melhorou algo? Não, só piorou muito para muita gente: Guerras, mortes, perseguição religiosa, limpeza étnica, crise de refugiados e crise no bloco europeu.

Conseguiu compreender?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Victor Carvalho
1 mês atrás

E porque você acredita que antes do Assad não existia ” mortes, perseguição religiosa, limpeza étnica, crise de refugiados e crise no bloco europeu”? O mais provável é que você não estava prestando atenção ao que acontecia na Síria.

Sobre mortes e repressão e limpeza étnica: em 1982 houve uma rebelião em Hama Uma cidade sunita) contra o Assad pai (a família Assad é alauíta, um ramo não tradicional do islamismo que os sunitas consideram politeístas). Em um mês, ele cercou a cidade, mandou sua força aérea bombardeá-la destruindo 60% dela. Quando houve a invasão dela, mataram entre 40 e 50 mil (20% da população da cidade que era de 250 mil) e expulsaram 100 mil pessoal (40%) da população.

Não há nada no lamentável currículo dos rebeldes que chegue perto do igualmente lamentável currículo do regime Assad.

A maioria dos massacres na guerra civil síria foram causados pelas forças do Assad. Há uma lista neste link.

9 dos 10 primeiros massacres que culminaram com a guerra civil foram praticados pelas forças do Assad, como você pode ver no link anterior.

Yuri
Yuri
Responder para  Victor Carvalho
1 mês atrás

Tudo isso já acontecia antes.

Charle
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

Você acredita nessas declarações?

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Ao que parece vai surgir mais uma teocracia radical e a batata do Assad está assando.

Italo
Italo
1 mês atrás

Rússia está sendo chutada para fora da Síria, já está retirando os navios da base de Tartus. Acabou a presença russa no Mediterrâneo

wilhelm
wilhelm
1 mês atrás

Acho que dessa vez não tem salvação pra Síria.

Com a Rússia mais preocupada com a Ucrânia, o Hezbollah ainda lambendo as feridas e o Irã mais preocupado com Israel, me parece que a tendência é o governo sírio cair, a Síria se fragmentar e a guerra civil continuar ainda um bom tempo entre as facções que controlam esses escombros.

Talvez a Turquia abocanhe o norte da Síria pra manter os curdos na coleira e a Rússia faça algum acordo com os “rebeldes” pra manter suas bases ali.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 mês atrás

Estranho demais. A KGB não viu a quantidade de insurgentes se preparando para esse contra ataque?

A Rússia não monitora via satélite as áreas controladas por estes terroristas?

Até os americanos e ucranianos estavam por lá dando ajuda material e técnica. Ninguém viu nada?

Mas segundo o sargento farinha, esses avanços não são relevantes, pois a Rússia tem o controle de tudo.

Italo
Italo
Responder para  Antunes 1980
1 mês atrás

Devem ter visto, mas escreveram no relatório que eram facos e não representavam perigo. Igual falaram que os ucranianos em Kherson e kharkiv iram se render porque tem gente que fala russo na cidade

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Antunes 1980
1 mês atrás

A veracidade da eficiência russa é tão real quanto o passeio da missão especial na Ucrânia que acabaria em uma semana.

Resumo.
A Rússia não é nada mais do que uma super propaganda.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
1 mês atrás

Os EUA ficaram 20 anos no Afeganistão sendo a maior economia do mundo tendo a OTAN inteira no colo e aliados e não conseguiram gastando trilhões de dólares e derrotar meros camponeses de chinelos vai falar da Rússia mesmo ? Sendo que o conflito não acabou lol

Kkce
Kkce
Responder para  Senhor Maskarado
1 mês atrás

Invasão soviética no Afeganistão mandou lembranças.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Antunes 1980
1 mês atrás

E os EUA não viram os barbudinho a de sandálias tomando o Afeganistão justamente com a Cia e todo apoio por lá e saíram as pressas lol.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 mês atrás

EUA , Israel e Turquia… novamente se unem para, destroçar mais um país…visando seus interesses não do país , óbvio.

Irã e Iraque com apoio da Rússia e China estão para enviar “botas”.

Será mais um festival de mortalidade…mal começou.

Diego
Diego
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Acredito que nesse caso Israel não teve participação pois esses rebeldes tem pensamentos piores do que o Irã e Israel sabe disso.
Nos primeiros anos vai ser tudo mil maravilhas aí depois vem a briga por poder e assim os mais radicais mostra as armas e o ódio.
Uma pena a Síria terminar assim.

Todd Ianuzzi
Todd Ianuzzi
1 mês atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
1 mês atrás

Ue a poderosa russia ta fugindo da síria ?? E tinha gente do canal do farinha que falava que a russia armou a siria até os dentes kk

Eromaster
Eromaster
1 mês atrás

Tudo isso que está acontecendo na Síria não é algo normal. Terroristas não tem força para lugar contra um governo e vencer.
Esses terroristas são financiados e treinados pelo Império do Norte e pela Turquia, com objetivo de derrubar o Governo Sírio.
O objetivo deles nunca foi lutar para acabar com terrorismo, mas sim, usar esses terroristas para o seu propósito político e militar.

Tenho esperança que o governo Sírio vai virar o jogo, como já aconteceu inúmeras vezes.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

Cada vez que a Turquia se meteu com os seus militares nessa guerra da Síria, ela se deu mal, inclusive perdendo tanques Leopard, a solução foi usar seus fantoches.
Quero ver se a Rússia começa a financiar os curdos separatistas e também terroristas do PKK, contra a Turquia, seria só um chumbo trocado.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

O objetivo é derrotar a Rússia e o Irã que abriram duas frentes de guerra, Assad hoje é só um fantoche deles.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Eromaster
1 mês atrás

Sim os rebeldes ditos pela mídia ocidental são terroristas financiados por alguns países como Turquia e afins como os EUA para derrubarem assad como era previsto no início da escalada

Adriano madureira
Adriano madureira
1 mês atrás

Se Assad tiver armas químicas, é melhor começar a usar sem parcimônia…

A chegada desses muçulmanos será como o talibã no Afeganistão, vão ferrar os poucos cristão e oprimir quem não é da religião doente deles

paulof
paulof
1 mês atrás

Parece que Erdogan emulou o plano do Paquistão do Afeganistão 2.0 quando aquele rápido ataque tomou Cabul com a fuga do presidente do país e várias tropas intactas desistindo de lutar, foi um levante Pashur para muitos analistas contra um regime sustentado por forças externas , no caso da Síria parece um levante sunita, tira-se o Talibã para uma coligação terrorista, no final teremos vários acertos de conta, mas a HTS deve prevalecer e o que se mostra que Assad só se aguenta com forte sustentação de seus aliados, como eles estão com outros problemas, os alicerces do regime ruíram, se Homs tiver o mesmo destino de outras cidades, a única saída é se ajoelhar e aceitar os ditames de Ancara.

Vingadores
Vingadores
1 mês atrás

Os caras estão entrando da Turquia? É isso mesmo????

Heinz
Heinz
1 mês atrás

É uma vergonha para as forças de Assad e para Rússia perderem tantas cidades rapidamente para esses caras ai.

Ronca
Ronca
1 mês atrás

cia+mi6+mossad

Tutor
Tutor
1 mês atrás

Deve ser triste ser um Exército e estar perdendo para um monte de barbudinhos em motos velhas de 125CC.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Tutor
1 mês atrás

O exército sírio vem lutando há muito tempo amigo, por mais ajuda que tenham recebido nesses anos e ganhado experiência nesses anos, guerreiros envelhecem…

E agora o país pode cair na mão daqueles lixos extremistas islâmicos.

João Moita Jr
João Moita Jr
1 mês atrás

Uma boa entrevista com Pepe Escobar, muito versado em tudo isso;
https://www.youtube.com/live/-5S5md0JsZQ?si=26XwQ6LevgB7upEO

paulof
paulof
1 mês atrás

Se as cenas forem reais, Jaranama caiu, é praticamente uma cidade encostada na velha Damasco, é difícil acreditar que as tropas vão lutar agora, então só resta para Assad a costa Alauita e os baluartes cristãos para Assad. Depois da queda Damasco, possível veremos o que ocorrerá com eles e os curdos. Já os drusos parece que apoiam abertamente a rebelião.

Paulo
Paulo
1 mês atrás

Os “rebeldes” atacam com pick ups com uma .50 espetada na carroceria e os soldados empoleirados nelas, gritando e atirando ???
Não querendo menospreza – los, mas uma guarnição de viaturas guaicurus com remax 4 e algumas viaturas guaranis com torre UT 30 br2 fariam a festa. Não sobraria nenhum rebelde vivo, principalmente se as viaturas atacassem á noite com sensores termais e óculos de visão noturna. Isto sem empregar artilharia de saturação de batalhão, como os armadillos da mac jee.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Espero que Assad permaneça no poder, sei que é difícil, mas é preferível ele no controle do país do que aqueles terroristas islâmicos fanáticos apoiados por turcos e israelenses…

Pena Assad não ter mais armas químicas, nessa hora matar a rataria com baygon serviria de algo…

Francisco
Francisco
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

KKKKKK perdeumané